Está en la página 1de 11

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO

HISTRIA DO MARANHO / PROF. PAULA AQUINO EXPANSO MARTIMA E O MARANHO A expanso martima europia, processo histrico ocorrido entre os sculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos sculos XIV e XV. Atravs das Grandes Navegaes h uma expanso das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulao de capitais na Europa. O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, sia, frica e Amrica ) torna possvel uma histria em escala mundial, favorecendo uma ampliao dos conhecimento geogrficos e o contato entre culturas diferentes. Expanso martima portuguesa Portugal foi a primeira nao a realizar a expanso martima. Alm da posio geogrfica, de uma situao de paz interna e da presena de uma forte burguesia mercantil; o pioneirismo portugus explicado pela sua centralizao poltica que, como vimos, era condio primordial para as Grandes Navegaes. A formao do Estado Nacional portugus est relacionada Guerra de Reconquista - luta entre cristos e muulmanos na pennsula Ibrica. A primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Borgonha ( a partir de 1143 ) caracterizada pelo processo de expanso territorial interna. Entre os anos de 1383 e 1385 o Reino de Portugal conhece um movimento poltico denominado Revoluo de Avis -movimento que realiza a centralizao do poder poltico: aliana entre a burguesia mercantil lusitana com o mestre da Ordem de Avis, D. Joo. A Dinastia de Avis caracterizada pela expanso externa de Portugal: a expanso martima.

de Lepe, mas h afirmaes de que Vicente Pizon e Alonso de Ojeda tenham chegado antes.

A expanso Martima fez com que europeus explorassem novas terras que vai incentivar as invases dos franceses no Rio de Janeiro em 1555 e no Maranho em 1612. A insero do Maranho nos moldes do Antigo Sistema Colonial deve ser entendido como consequncia da crise econmica da Baixa Idade Mdia ocorrida nos sculos XIV e XV e da poltica mercantilista, mas no foi to explorado no incio por que a maior concentrao do pau-brasil era entre o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro. Alguns historiadores afirmam que o primeiro a chegar no Maranho em maro de 1500 foi Diogo

No h s uma hiptese para a origem do nome do estado do Maranho. A teoria mais aceita que Maranho era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da regio antes dos navegantes europeus chegarem ou que tenha alguma relao com o rio Maran no Peru. Mas h outros possveis significados como: grande mentira ou mexerico segundo o portugus antigo. Outra hiptese seria pelo fato do Estado ter um emaranhado de rios. Tambm pode ser referente ao caju, fruta abundante no litoral ou ainda mar grande ou mar que corre. A Expedio de Martim Afonso de Sousa e Diogo Leite (1530-1532) Em 1530, com o propsito de realizar uma poltica de colonizao efetiva, Dom Joo III, "O Colonizador", organizou uma expedio ao Brasil. A esquadra de cinco embarcaes, bem armada e aparelhada, reunia quatrocentos colonos e tripulantes. Comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha uma trplice misso: combater os traficantes franceses, penetrar nas terras na direo do Rio da Prata para procurar metais preciosos e, ainda, estabelecer ncleos de povoamento no litoral. Portanto, iniciar o povoamento do "grande deserto", as terras brasileiras. Para isto traziam ferramentas, sementes, mudas de plantas e animais domsticos. Em 1532 foi ordenado por Martim Afonso de Sousa que um dos navios fosse explorar o norte, que saiu de Pernambuco no comando de Diogo Leite e chegou ao Maranho, l foi constatado que havia Drogas de Serto, cuja riqueza foi explorada mais tarde.

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


O MARANHO HEREDITARIAS DENTRE OUTRAS CAPITANIAS intentaram apossar-se dela, sem resultado. Eram lotes enormes, de cerca de 350 km de largura, at linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, interior a dentro. A capitania de Joo de Barros no foi adiante; na primeira tentativa toda a frota de 10 navios, segundo a Histria, perdeu-se nos baixios do Boqueiro, defronte da ilha do Medo. Contrariando essa verso, ficou-nos a notcia da existncia de uma cidade, chamada Nazar, fundada pelos sobreviventes do naufrgio.

Somente duas capitanias prosperaram graas lavoura canavieira, Pernambuco e So Vicente, as outras malograram por diversos motivos.
UPAON-AU

Em 1534 o rei de Portugal decidiu repartir o Brasil em lotes (15) as capitanias hereditrias, que iam do litoral at o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas , sistema j utilizado pelo governo portugus na Ilha da Madeira e nos Aores, doandoos em carter vitalcio e hereditrio aos cidados da pequena nobreza portuguesa, os donatrios, comandantes dentro de sua capitania. Eles tinham por obrigao governar, colonizar, resguardar e desenvolver a regio com recursos prprios. Dessa forma, a Coroa portuguesa pretendia ocupar o territrio brasileiro e torn-lo uma fonte de lucros.A ligao jurdica existente entre o rei de Portugal e cada um dos donatrios era fundamentada por dois documentos capitais: Carta de Doao: atribua ao donatrio a posse hereditria da capitania, quando de sua morte seus descendentes continuavam a administr-la, sendo proibida a sua venda. Carta foral : Estabelecia os direitos e deveres dos donatrios para com as terras.
Joo de Andrade que, Barros e Fernando lvares de associando-se a Aires da Cunha,

OCUPAO FRANCESA NO MARANHO

Em 1612, aguados pelo sucesso da atividade aucareira, comerciantes e nobres franceses se associaram em um empreendimento comercial. Contando com o incentivo do rei, tentaram organizar uma colnia no Brasil, a Frana Equinocial, em um vasto territrio ainda no ocupado pelos portugueses - o atual estado do Maranho. A expedio francesa, comandada por Daniel de La Touche, fundou o Forte de So Lus, em homenagem ao rei da Frana, e que deu origem cidade de So Lus, hoje capital do Maranho.

Entretanto, os portugueses expulsaram os franceses em 1615 na batalha de Guaxenduba, sob o comando de

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


Jernimo de Albuquerque Maranho, e passaram a ter controle das terras maranhenses. Nesse episdio, foi importante a participao dos povos indgenas que somaram foras a ambos os lados e estendendo o tamanho da batalha. alguns, fundada pelos portugueses e no pelos franceses. Mincias de especialistas. Iniciou-se assim, com Jernimo de Albuquerque, o governo dos Capites-mor, que se estendeu at 1824, com a nomeao de Miguel Incio dos Santos Freire e Bruce, primeiro presidente constitucional da Provncia do Maranho.

A JORNADA MILAGROSA Conta a lenda que em 19 de novembro de 1615, diante do forte de Santa Maria de Guaxenduba, a situao dos portugueses era crtica, no s em virtude de sua inferioridade numrica, mas principalmente porque lhes faltavam as armas e munies com que poderiam sustentar suas posies e depois arremeter sobre os inimigos. Em determinado instante, quando o nimo dos soldados lusitanos havia atingido o seu ponto mais baixo, surgiu entre eles uma formosa mulher irradiando luz brilhante, e ela, com suas mos, passou a transformar a areia em plvora e o cascalho em balas. Diante disso, os combatentes de Jernimo de Albuquerque se reanimaram e acabaram infligindo aos franceses uma severa derrota, e a estes s restou, ento, o recurso da rendio. Este feito militar foi comemorado com o entusiasmo que merecia, e mais tarde, para que sua lembrana no se apagasse e casse ento no esquecimento popular, a Virgem foi aclamada como padroeira da cidade de So Luiz do Maranho, sob a invocao de Nossa Senhora da Vitria.

INVASO HOLANDESA NO MARANHO A UNIO IBRICA Chamamos de Unio Ibrica ou Unio das Monarquias Ibricas, o perodo que vai de 1580 a 1640, quando Portugal e suas colnias passaram para o domnio da Espanha.Isto aconteceu devido questo da sucesso dinstica em Portugal. Depois de D. Joo III reinou, em Portugal, seu neto D. Sebastio. Mas este morreu na batalha de AlcceQuibir (1578), na frica combatendo os muulmanos . sucedido pelo seu tio-av, o velho Cardeal D.Henrique, que reinou apenas dois anos, pois morreu em 1580. Ao falecer, surgiu a questo da sucesso dinstica: o cardeal D. Henrique no possua filho e seu parente mais prximo era Felipe II, rei da Espanha, da dinastia dos Habsburgos, que se impe como herdeiro legtimo e passa a governar Portugal e todas as suas colnias, inclusive o Brasil. Conseqncias da Unio Ibrica (1580 - 1640)
A ruptura prtica da linha de Tordesilhas; Em 1621, o Brasil foi dividido em dois Estados: ESTADO DO MARANHO, com capital em So Lus e depois Belm; Estado do Brasil (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), tendo como capital, Salvador; Depois de terem ocupado a maior parte do territrio do Nordeste da Colnia portuguesa na Amrica, os holandeses dominaram as terras da Capitania do Maranho em 1641. Eles desembarcaram em So Lus e tinham como objetivo a expanso da indstria aucareira com novas reas de produo de cana-deacar. Depois, expandiram-se para o interior da Capitania. Os colonos, insatisfeitos com a presena holandesa, comearam movimentos para a expulso dos holandeses do Maranho em 1642, sendo o primeiro movimento contra a dominao holandesa. As lutas s acabaram em 1644 e nelas se destaca Antnio Texeira de Melo como um dos lderes do movimento.

Ano de 1616 9 de janeiro Primeiro capito-mor do Maranho


Assume o governo da colnia Jernimo de Albuquerque Maranho (como passou a assinar) com o ttulo de capito-mor da Conquista, retirando-se Alexandre de Moura. So nomeados: Ouvidor e Auditor Geral, Lus Madureira; Sargento-mor,. Baltazar lvares Pestana; Capito do mar, Salvador de Melo; Capito das entradas, Bento Maciel Parente; Capito de Cum, Martin Soares Moreno; Ambrsio Soares, Comandante do forte de So Felipe (o forte de So Lus teve o nome mudado para de So Felipe, em honra a Felipe II de Espanha. O Capito-mor tratou da remodelao do forte principal, de acordo com a planta do Engenheiro-mor do Brasil, capito Francisco Frias de Mesquita, bem como da disposio das ruas, segundo o plano do mesmo engenheiro, e outras providncias, inclusive a construo da residncia dos governadores. Da a discusso acadmica acerca da cidade de So Lus, para

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


REVOLTA DE BECKMAN

Em 1682, a Coroa Portuguesa decidiu criar a Companhia de Comrcio do Maranho. Tal Companhia tinha o dever de enviar ao Estado do Maranho um navio por ms carregado de escravos e alimentos como azeite e vinho. Assim, Portugal pretendia aumentar o comrcio da regio. Mas a estratgia no dera certo. A Companhia abusava nos preos e, por vezes, atrasava os navios. Isso somado s pssimas condies de vida na poca, fizeram com que entre os colonos se criasse um clima de hostilidade contra a Metrpole. Liderada por Manuel Beckman em 1684, comea uma revolta nativista conhecida como a Revolta de Beckman. Os revoltosos queriam o fim da Companhia de Comrcio do Maranho e a expulso dos jesutas, pois a Companhia de Jesus era contra a escravido indgena (principal fonte de mo-deobra na poca). Os revoltosos chegaram a aprisionar o Capito-Mor de So Lus e outras autoridades, e expulsaram os jesutas, mas foram derrotados pelas foras da Coroa. Manuel Beckman foi condenado morte e enforcado em praa pblica, apesar de seu irmo, Toms Beckman ter ido Portugal para falar diretamente ao rei o motivo da revolta. O movimento conseguiu fazer com que a Companhia fosse extinta mas no foram atendidos sobre a expulso dos jesutas. ERA POMBALINA E O MARANHO

D. Jos I nomeou a Primeiro-Ministro, em Portugal, o Marqus de Pombal que teve importante papel na Histria do Maranho.Pombal fundou o Estado do Gro-Par e Maranho com capital em Belm e subdivido em quatro capitanias (Maranho, Piau, So Jos do Rio Negro e Gro-Par). Alm disso, expulsou os jesutas e criou a Companhia Geral de Comrcio do Gro-Par e Maranho cuja atuao desenvolveu a economia maranhense. Na fase pombalina, a Companhia de Comrcio do Gro-Par e Maranho incentivou as migraes de portugueses, principalmente aorianos, e aumentou o trfico de escravos e produtos para a regio. Tal fato fez com que o cultivo de arroz e algodo ganhasse fora e logo colocou o Maranho dentro do sistema agroexportador. Essa prosperidade econmica se refletiu no perfil urbano de So Lus, pois nessa poca foi construda a maior parte dos casares que compem o Centro Histrico de So Lus que hoje Patrimnio Mundial da Humanidade. A regio enriqueceu e ficou fortemente ligada Metrpole, quase inexistindo relao comercial com o sul do pas. Mas os projetos do Marqus de Pombal foram abalados quando subiu ao trono D. Maria I que extinguiu a Companhia de comrcio e muitas outras aes do Marqus na Colnia.

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


ADESO DO MARANHO INDEPENDNCIA DO BRASIL bloqueada por mar e ameaada de bombardeio pela esquadra do Lord Cochrane, sendo obrigada a aderir Independncia em 28 de julho de 1823. Os anos imperiais que seguiram foram vingativos com o Maranho; o abandono e descaso com a rica regio levaram a um empobrecimento secular, ainda hoje no rompido.
PERIODO REGENCIAL A Balaiada

Vrias rebelies marcaram o perodo regencial. As rebelies eclodiram, num perodo de nove anos, em quase todo o pas. As principais rebelies do perodo foram: A Independncia do Brasil foi um processo que culminou com a emancipao poltica desse pas do reino de Portugal, no incio do sculo XIX. Oficialmente, a data comemorada a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episdio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a histria oficial, nesta data, s margens do riacho Ipiranga o Prncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independncia ou Morte!. No Maranho, as elites agrcolas e pecuaristas eram muito ligadas Metrpole e a exemplo de outras provncias se recusaram a aderir Independncia do Brasil. poca, o Maranho era uma das mais ricas regies do Brasil. O intenso trfego martimo com a Metrpole, justificado pela maior proximidade com a Europa, tornava mais fcil o acesso e as trocas comerciais com Lisboa do que com o sul do pas. Os filhos dos comerciantes ricos estudavam em Portugal. A regio era conservadora e avessa aos comandos vindos do Rio de Janeiro. Foi da Junta Governativa da Capital, So Lus, que partiu a iniciativa da represso ao movimento da Independncia no Piau. A Junta controlava ainda a regio produtora do vale do rio Itapecuru, onde o principal centro era a vila de Caxias. Esta foi a localidade escolhida pelo Major Fidi para se fortificar aps a derrota definitiva na Batalha do Jenipapo, no Piau, imposta pelas tropas brasileiras, compostas por contingentes oriundos do Piau e do Cear. Fidi teve que capitular, sendo preso em Caxias e depois mandado para Portugal, onde foi recebido como heri. So Lus, a bela capital e tradicional reduto portugus, foi finalmente

Balaiada (1838 1841) Cabanagem (1835 1840) Sabinada (1837 1838) Revoluo Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (1835 1845)
A Balaiada foi uma revolta de carter popular, ocorrida entre 1838 e 1841 no interior da ento Provncia do Maranho, no Brasil,e que aps a tentativa de invaso de So Lus, dispersou-se e estendeu-se para a vizinha provncia do Piau. Foi feita por pobres da regio, escravos, fugitivos e prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local. A definitiva pacificao s foi conseguida com a anistia concedida pelo imperador aos revoltosos sobreviventes. As causas foram a misria promovida pela crise do algodo. Durante o Perodo regencial brasileiro o Maranho, regio exportadora de algodo, passava por uma grave crise econmica, devido concorrncia com o gnero estadunidense. Em paralelo, a atividade pecuria absorvia importante contingente de mo-de-obra livre nessa regio. Esses fatores explicam o envolvimento de elementos escravos e de homens livres de baixa renda no movimento. No campo poltico ocorria uma disputa no seio da classe dominante pelo poder, que se refletia no Maranho opondo, por um lado, os liberais (bem-te-vis) e os conservadores (cabanos). O evento que deu incio revolta foi a deteno do irmo do vaqueiro Raimundo Gomes, da fazenda do padre Incio Mendes (bem-te-vi), por determinao do sub-prefeito da Vila da Manga (atual Nina Rodrigues), Jos Egito (cabano). Contestando a deteno do irmo, Raimundo Gomes, com o apoio de um contingente da Guarda Nacional, invadiu o edifcio da cadeia pblica da povoao e libertou-o, em dezembro de 1838. Em seguida, Raimundo Gomes conseguiu o apoio

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


de Cosme Bento, ex-escravo frente de trs mil africanos evadidos, e de Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Para combat-los foi nomeado Presidente e Comandante das Armas da Provncia o coronel Lus Alves de Lima e Silva, que venceu os revoltosos na Vila de Caxias. Por isso foi promovido a General e recebeu o seu primeiro ttulo de nobreza , Baro de Caxias, e inicia a a sua fase de O Pacificador. Apesar das tentativas de manipulao por parte dos bem-te-vis, o movimento adquiriu feio prpria, saindo de controle. Diante da proporo alcanada, envolvendo as camadas populares, as elites locais se aproximaram em busca de estratgias para derrotar os revoltosos. O movimento, aps uma tentativa frustrada de invaso da capital da provncia, So Lus, dispersou-se aps represso sofrida de um destacamento da Guarda Nacional, e alcanou a vizinha provncia do Piau. Diante desse esforo, o governo regencial enviou tropas sob o comando do ento Coronel Lus Alves de Lima e Silva, nomeado Presidente da Provncia. Conjugando a pacificao poltica com uma bem sucedida ofensiva militar, em uma sucesso de confrontos vitoriosos obtida pela concesso de anistia aos chefes revoltosos que auxiliassem a represso aos rebelados, obteve a pacificao da Provncia em 1841. Foi auxiliado no Piau por Manuel de Sousa Martins, lder conservador, Presidente da Provncia, e conhecido repressor de movimentos liberais ocorridos em toda a provncia, destacando-se por sua excepcional ajuda em reprimir a adeso Balaiada na provncia. Os lderes balaios foram mortos em batalha ou capturados. Destes ltimos, alguns foram julgados e executados, como Cosme Bento, por enforcamento. Pela sua atuao na Provncia do Maranho, Lima e Silva recebeu o ttulo de Baro de Caxias. Pouco aps o fim da revolta, tambm Sousa Martins recebeu um ttulo, o de Visconde da Parnaba.

A euforia dessa economia no Maranho, durou pouco, pois vrios fatores levaram o parque ao declnio, dentre eles temos: altos impostos, incapacidade gerencial, falta de incentivo do governo, falta de tecnologia, escassez de mo-deobra e energia eltrica.

A PROCLAMAO DA REPBLICA E O MARANHO

A FORMAO DO PARQUE FABRIL TEXTIL MARANHENSE


No Maranho a economia agrria e escravagista encontrou-se falida, por causa da lei urea de 1888.Com isso a desvalorizao das terras foi a maior consequncia dessa falncia. Com o capital parado os grandes latifundirios resolveram investir em algo novo, A INDSTRIA. O parque fabril txtil Maranhense tinham suas fbricas voltadas para a fiao, tecelagem de algodo, sabo, prego, calado, cermica ... Podemos dizer que o dinheiro empregado no parque fabril txtl foi proveniente do algodo.

A proclamao do regime republicano brasileiro aconteceu em decorrncia da crise do poder imperial, ascenso de novas correntes de pensamento poltico e interesse de determinados grupos sociais. O maior centro de propaganda republicana no Maranho foi BARRA DO CORDA. Em So Luis ocorreu quando se deu a presena do Conde DEu na capital. Os estudantes foram as ruas demonstrar o descontentamento da aristocracia rural com a abolio dos escravos e o no recebimento da indenizao. Em 1889, um comando militar do Rio de Janeiro fez com que o Maranho aderisse a Repblica. .Dessa forma, considerou-se muito mais fcil a adeso do Maranh Repblica do que Independncia do Brasil em 1822.

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


GOVERNADORES DO MARANHO APS A PROCLAMAO DA REPBLICA

Pedro Augusto Tavares Jnior Eleutrio Frazo Muniz Varela Jos Toms da Porcincula Augusto Olmpio Gomes de Castro Manuel Incio Belfort Vieira Jos Viana Vaz Tarqunio Lopes Loureno Augusto de S e Albuquerque Junta governativa maranhense de 1891 Manuel Incio Belfort Vieira Alfredo da Cunha Martins Casimiro Dias Vieira Jnior Manuel Incio Belfort Vieira Casimiro Dias Vieira Jnior Alfredo da Cunha Martins Casimiro Dias Vieira Jnior Alfredo da Cunha Martins Jos de Magalhes Braga Joo Gualberto Torreo da Costa Manuel Lopes da Cunha Benedito Pereira Leite Artur Quadros Colares Moreira Mariano Martins Lisboa Neto Amrico Vespcio dos Reis Frederico de S Filgueiras Lus Antnio Domingues da Silva Afonso Gifwning de Matos Herculano Nina Parga Antnio Brcio de Arajo Jos Joaquim Marques Raul da Cunha Machado Urbano Santos da Costa Arajo Raul da Cunha Machado Godofredo Mendes Viana Jos Maria Magalhes de Almeida Jos Pires Sexto Junta governativa maranhense de 1930 Jos Luso Torres Jos Maria dos Reis Perdigo Astoldo de Barros Serra

17 de dezembro de 1889 3 de janeiro de 1890 4 de julho de 1890 7 de julho de 1890 25 de julho de 1890 28 de outubro de 1890 4 de maro de 1891 14 de maro de 1891 18 de dezembro de 1891 8 de janeiro de 1892 30 de novembro de 1892 27 de outubro de 1893 2 de fevereiro de 1895 13 de agosto de 1895 16 de dezembro de 1895 29 de abril de 1896 26 de maro de 1897 1 de maro de 1898 11 de agosto de 1898 1 de maro de 1902 1 de maro de 1906 25 de maio de 1908 25 de fevereiro de 1909 29 de junho de 1909 5 de fevereiro de 1910 1 de maro de 1910 1 de maro de 1914 1 de maro de 1914 20 de maro de 1917 1 de maro de 1918 9 de outubro de 1918 21 de outubro de 1918 25 de fevereiro de 1922 20 de janeiro de 1923 1 de maro de 1926 1 de maro de 1930 8 de outubro de 1930 15 de novembro de 1930 27 de novembro de 1930 9 de janeiro de 1931

3 de janeiro de 1890 4 de julho de 1890 7 de julho de 1890 25 de julho de 1890 28 de outubro de 1890 4 de maro de 1891 14 de maro de 1891 18 de dezembro de 1891 8 de janeiro de 1892 30 de novembro de 1892 27 de outubro de 1893 2 de fevereiro de 1895 13 de agosto de 1895 16 de dezembro de 1895 29 de abril de 1896 26 de maro de 1897 1 de maro de 1898 11 de agosto de 1898 1 de maro de 1902 1 de maro de 1906 25 de maio de 1908 25 de fevereiro de 1909 29 de junho de 1909 5 de fevereiro de 1910 1 de maro de 1910 1 de maro de 1914 26 de abril de 1914 20 de maro de 1917 1 de maro de 1918 9 de outubro de 1918 21 de outubro de 1918 25 de fevereiro de 1922 20 de janeiro de 1923 1 de maro de 1926 1 de maro de 1930 8 de outubro de 1930 14 de novembro de 1930 27 de novembro de 1930 9 de janeiro de 1931 18 de agosto de 1931

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


Joaquim Gaudie de Aquino Correia Lourival Seroa da Mota Amrico Wanick lvaro Jnsen Serra Lima Saldanha Antnio Martins de Almeida Aquiles de Faria Lisboa Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendona Paulo Martins de Sousa Ramos Clodomir Serra Serro Cardoso Eleazar Soares Campos Saturnino Bello Joo Pires Ferreira Sebastio Archer da Silva Traia Rodrigues Moreira Eugnio Barros Csar Alexandre Aboud Eugnio Barros Alderico Novais Machado Eurico Bartolomeu Ribeiro Jos de Matos Carvalho Newton de Barros Belo Jos Sarney Pedro Neiva de Santana Jos Murad Osvaldo da Costa Nunes Freire Joo Castelo Ribeiro Gonalves Ivar Saldanha Luz Alves Coelho Rocha Epitcio Cafeteira Afonso Pereira Joo Alberto de Sousa Edison Lobo Jos de Ribamar Fiquene Roseana Sarney Jos Reinaldo Carneiro Tavares Jackson Lago Roseana Sarney 18 de agosto de 1931 8 de setembro de 1931 10 de fevereiro de 1933 30 de abril de 1933 29 de junho de 1933 22 de julho de 1935 14 de junho de 1936 15 de agosto de 1936 25 de abril de 1945 9 de novembro de 1945 16 de fevereiro de 1946 10 de abril de 1947 14 de abril de 1947 31 de janeiro de 1951 28 de fevereiro de 1951 14 de maro de 1951 18 de setembro de 1951 31 de janeiro de 1956 26 de maro de 1956 9 de julho de 1957 31 de janeiro de 1961 1 de fevereiro de 1966 15 de maro de 1971 15 de maro de 1975 31 de maro de 1975 15 de maro de 1979 14 de maio de 1982 15 de maro de 1983 15 de maro de 1987 3 de abril de 1990 15 de maro de 1991 2 de abril de 1994 1 de janeiro de 1995 5 de abril de 2002 1 de janeiro de 2007 17 de abril de 2009 8 de setembro de 1931 10 de fevereiro de 1933 30 de abril de 1933 29 de junho de 1933 22 de julho de 1935 14 de junho de 1936 15 de agosto de 1936 25 de abril de 1945 9 de novembro de 1945 16 de fevereiro de 1946 10 de abril de 1947 14 de abril de 1947 31 de janeiro de 1951 28 de fevereiro de 1951 14 de maro de 1951 18 de setembro de 1951 31 de janeiro de 1956 26 de maro de 1956 9 de julho de 1957 31 de janeiro de 1961 31 de janeiro de 1966 15 de maro de 1971 15 de maro de 1975 31 de maro de 1975 15 de maro de 1979 14 de maio de 1982 15 de maro de 1983 15 de maro de 1987 3 de abril de 1990 15 de maro de 1991 2 de abril de 1994 31 de dezembro de 1994 5 de abril de 2002 31 de dezembro de 2006 16 de abril de 2009

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


QUESTES
SIMBOLOS DO MARANHO

BRASO

A Frana Equinocial colnia francesa no norte das possesses lusitanas na America, tinha como objetivo: A instituio de uma colnia com o objetivo de inserir a Frana na corrida colonial monopolizada pelas potncias Ibricas. O estabelecimento de indstrias txteis para fortalecer a economia francesa. O estabelecimento da mo-de-obra escrava necessria produtividade de regio. Articular esse territrio no contexto das colnias francesas. Fazer intercmbio comercial com os nativos. A Revolta de Beckman, no Maranho teve como causa, entre outras a: A revolta dos colonos contra o monoplio da Companhia de Comrcio do Estado do Maranho e Gro-Par; A apoio dado pelo imperador Companhia de Comrcio, contrariando os interesses da burguesia; A participao de elementos marginalizados ,pela defesa de princpios democrticos; d)O dio de todos os brasileiros contra os portugueses; e)O descontentamento diante das leis de Pombal, que propiciavam total liberdade aos indgenas. A Balaiada foi: Um movimento financeiro da classe militar; Uma luta de cunho religioso liderado por Gomes Bento; Uma luta de massas populares, insuflada por idias liberais; Uma revolta das classes pobres mais sofridas contra os conservadores do Maranho; Um movimento de polticos poderosos e grandes fazendeiros do Maranho. Existiram dois fatores que foram responsveis pela decadncia do parque industrial txtil, so eles: A falta de uma tecnologia avanada e seu atrelamento a uma agricultura estvel; A falta de uma tecnologia avanada e seu atrelamento a uma agricultura frgil,dependente e decadente;

HINO DO MARANHO

Entre o rumor das selvas seculares Ouviste um dia no espao azul vibrando O troar das bombardas nos combates Aps um hino festival soando (2x) Estribrilho:
Salve ptria, ptria amada Maranho, maranho beros de heris Por divisa tens a glria Por nume nossos avs (2x) Era a guerra, a vitria, a morte e a vida E com a vitria a glria entrelaada Caa do invasor a audcia estranha Surgia do direito a luz dourada (2x) Quando s irms os braos estendeste Foi com a glria a fugir no seu semblante Sempre envolta na tua luz celeste Ptria de heris, tens caminhado avante (2x) Reprimiste o flamengo aventureiro E o foraste a no mar buscar guarrida Dois sculos depois dissestes ao luso: - a liberdade o sol que nos d vida (2x) E na estrada esplendente do futuro Fitas o olhar altiva e sobranceira D-te o porvir as glrias do passado Seja de glria tua existncia inteira (2x)

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


A alta tecnologia do parque industrial e o aumento da mo-de-obra; A transferncia do trabalho escravo para o trabalho livre proporcionando um excedente de mo-de-obra; Falta de uma indstria de base e a existncia de alta tecnologia evidenciada no maquinrio importado. No final do sculo XIX, mesmos assolados pela crise na lavoura grande nmero de fazendeiros tentou reerguer a economia maranhense atravs: Da reaplicao do capital, vendendo propriedades e aplicando num parque fabril que se instalava; Da reformao da poltica agrria visando atender o mercado interno; Da reaplicao do capital, atravs da extrao do babau; Da reaplicao do capital atravs da venda de propriedades e investimento na pecuria em expanso nesse perodo; De investimentos na pecuria e minerao. Sobre a sociedade colonial maranhense no final do perodo colonial correto afirmar: A base da pirmide social era composta por servos e mestios e o vrtice composto por jesutas; A base da pirmide social era composta por escravos, indios,mestios e no vrtice a aristocracia rural, administradores e comerciantes; A base da pirmide era composta por mestios e o vrtice pelos crioulos; No havia distino social; Todas esto corretas.

Brasil.Identifique as afirmaes que estejam associadas corretamente ao contexto socioeconomico e politico na qual emergiu essa revolta. Como outras revoltas do periodo, a Balaiada limitou-se a uma disputa politica entre membros das elites locais, de um lado os conservadores e do outro os liberais. As divergncias polticas entre lideres e falta de unidade entre os rebeldes acarretaram o declinio do movimento, facilitando sua derrota pelas tropas do governo Os lideres populares da revolta eram liberais e tinham como objetivos principais a proclamao de uma republica democratica e a distribuio igualitaria da terra. A revolta aglutinou imensa massa de excluidos, que acabou atemorizando os grandes proprietarios e mobilizando as autoridades regenciais contra os insurrectos. Est correto o que se afirma APENAS em : a) I e II b)I e III c) II e III d) II e IV e) III e Iv 9-Quanto ao Maranho no Sistema de Capitanias Heredetrias Houve um amplo desenvovmento da agromanufatura. Houve povoamento, mais no prosperou devido aos naufrgios das frotas de abastecimentos. As expedies colonizadoras fracassaram em seus objetivos em funo dos naufrgios e dificuldades de acesso. A cooperao dos indgenas ocasionou a fundao de So Lus. A colonizao obteve pleno xito. 10- Foram os primeiros donatrios das capitanias do Maranho: Pero Coelho de Sousa e Aires da Cunha. Joo de Barros e Ferno lvares de Andrade. Mm de S e Tom de Sousa. Fernando de Noronha e Diogo Leite. Diogo Leite e Martin Afonso. 11- Sobre a colonizao portuguesa no Maranho:

Em 1684, eclodiu uma revolta de proprietrios de terra no Maranho, conhecida por Revolta de Bequimo.Os revoltosos posicionaram-se. Contra o monoplio da companhia de comrcio e contra os jesuitas. Contra a escravido dos africanos e dos indigenas maranhenses. A favor da catequizao dos indigenas realizada pelos jesutas. A favor do monoplio real sobre a explorao dos produtos da regio. Contra a expulso dos jesuitas determinada pela coroa portuguesa. A Balaiada foi uma revolta que ocorreu na provncia do Maranho, no periodo regencial (1831-1840).Ela estava inserida no contexto histrico de grande efervescncia poltica nas provincias do

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

HISTRIA DO MARANHO PAULA AQUINO


Iniciou-se com a invaso francesa ao Maranho. Comeou no momento de instalao das Capitanias hereditrias. Foi iniciada com a expedio de Diogo Leite que fundou uma povoao na foz do rio Gurupi. Nunca foi iniciada, pois as primeiras vilas foram organizadas apenas no imprio. Foi iniciada com a invaso holandesa. 12- A diviso do Brasil, em 1621, quando foi criado o Estado Colonial do Maranho deve-se principalmente: A necessidade de estimular a procura de metais preciosos na Amaznia A necessidade de colonizar a parte norte do Brasil, diretamente por Lisboa, pois os contatos mantidos entre Salvador e a regio era difcies, o que deixava essa regio bastante vulnervel s invases estrangeiras. A necessidade de estimular a catequese na regio Norte onde as tribos se mostravam muito hostis presena portuguesa. Ao interesse portugus de implantar a lavoura algodoeira no litoral norte, favorecido pelo crescimento da indstria txtil na Europa. Ao fim da Unio Ibrica. 13- O domnio holands na Maranho: Processou-se em conjunto com a dominao francesa; Ocorreu aps a unio das coroas ibricas; Antecedeu a invaso francesa; Ocorreu antes da unio das coroas ibricas; Resultou na fundao de So Lus. 14- Sobre a revolta de Beckman podemos afirmar: Foi uma rebelio que no chegou a explodir sendo reprimida no seu nascedouro. Foi uma rebelio vitoriosa, pois a metrpole atendeu as exigncias dos revoltosos no punindo nigum; Deve seu xito a colaborao dos senhores de engenho e dos comerciantes da Companhia de Comrcio do Maranho. Apesar de reprimida, obrigou a metrpole a mudar a sua poltica na regio, na medida em que a Companhia de Comrcio foi extinta e a escravido indgena voltou a ser tolerada. 15- Justifique a afirmao: A adeso do Maranho independncia ocorreu de fora para dentro.

16- observando-se a conjuntura histrica na qual ocorreram as rebelies do perodo regencial, afirma-se que a balaiada foi: Um levante que no teve a participao de gente pobre e trabalhadora; Uma luta que envolveu um grande nmero de sertanejos; A mais longa das revoltas regenciais; Um movimento que surgiu exclusivamente do desejo de justia de um mestio. Um movimento de vaqueiros; 17- A economia maranhense no sculo XIX caracterizou-se por surtos de crescimentos ocasionados por: Um aumento na mo-de-obra do escravo propiciando um aumento no nvel de produo agrcola; Incentivos dados pelo governo central agricultura do note do imprio; Uma diminuio da mo-de-obra negra a partir de 1850 ocasionando uma estagnao gradativa da produo; Perdas no mercado produtor internacional (EUA), permitindo a entrada de novos concorrentes, entre eles o Maranho, favorecido pelo clima e pela terra favorvel a produo de produtos comercializveis; Entrada gradativa da mo-de-obra do imigrante. 18- No final do sculo XIX, mesmo assolados pela crise na lavoura um grande nmero de fazendeiros tentou reerguer a economia maranhense atravs: Da reaplicao de capital, vendendo propriedades e aplicando num parque fabril que se instalava; Da reformao da poltica agrria visando atender o mercado interno; Da reaplicao do capital, atravs da extrao de babau; Da reaplicao do capital atravs da venda de propriedades e investimento na pecuria em expano nesse perodo; De investimentos na pecuria e minerao. 19- Cite e explique 4 fatores que contriburam para a decadncia do Parque Fabril Txtil maranhense.

Seja Perseverante. Tenha Esforo, Dedicao, AVANOS e Vitria

También podría gustarte