Está en la página 1de 7

1

Uma tentativa de interpretao da fortuna crtica cortazariana Joo Marcos Reis de Faria1

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma breve avaliao de alguns discursos crticos sobre a obra de Julio Cortzar. Sobretudo a partir do final da dcada de 1960, momento em que a voz de Cortzar comea a destoar do grupo de intelectuais comprometidos com o ambiente poltico latino-americano, sua produo literria fica ocultada pela sua figura pblica, deslocando-se de sua funo inicial de motivadora do exerccio crtico rumo a um papel menor dentro do conjunto da sua obra. Palavras-chave: Julio Cortzar; crtica literria; fortuna crtica; Libro de Manuel; recepo.

A necessidade de buscar uma interpretao da fortuna crtica cortazariana nasceu da constatao do pouco interesse demonstrado pela crtica literria diante das obras que Julio Cortzar escreveu e publicou nos ltimos quinze anos de sua vida. Se estabelecermos como marco referencial o lanamento do Libro de Manuel (1973) ltimo romance publicado em vida pelo autor e talvez o mais claro expoente de seu envolvimento com um certo ambiente polticocultural instaurado na Amrica Latina no comeo da dcada de 1960, cuja capital foi estabelecida em Havana , podemos identificar o papel menor que relegado a estas obras dentro do conjunto de sua produo literria e ensastica. Em resumo, pode-se dizer a respeito das obras seguintes ao Libro de Manuel que estes textos compem uma srie quase totalmente dedicada adeso de Cortzar aos movimentos de esquerda latino-americanos, que, naquele tempo, atuavam na clandestinidade em grande parte dos pases do continente e encontravam no apoio de artistas e intelectuais seu principal espao de divulgao. Este o caso do movimento de oposio ao governo ditatorial de Pinochet no Chile e da guerrilha sandinista na Nicargua, que ao longo dos anos setenta tiveram no escritor argentino um de seus mais fervorosos defensores, dedicao que extrapolou os limites do ofcio literrio e se tornou uma atuao pblica, marcada pela busca constante pela incorporao da criatividade na prxis revolucionria2.

1 2

Mestrando em Estudos Literrios pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Alm do apoio aos chilenos e ao nicaraguenses, Cortzar tambm ajudou a custear a visita de familiares dos presos polticos argentinos aos centros de deteno no interior do pas com a receita das vendas do Libro de Manuel, como relata o prprio escritor em entrevista televiso espanhola.

No entanto, a relao entre Cortzar e a esquerda latino-americana j havia rendido importantes e polmicos frutos desde a dcada anterior, quando o trajeto entre Paris e Havana se converteu em uma verdadeira ponte area para o escritor. Sua adeso Revoluo Cubana representou um empurro definitivo rumo quela perceptvel mudana de atitude intelectual identificada desde a publicao do conto El Perseguidor em 1959, caracterizada por uma busca no apenas pelas brechas em que se revela a dimenso oculta (ou fantstica, por assim dizer) da vida, mas por um contato mais centrado no humano e na figura do outro, sentimento que encontra no romance Rayuela (1963) sua expresso mais aclamada. A participao de Cortzar na famlia intelectual de esquerda3 permeada por coincidncias, debates e mal-entendidos, episdios dentre os quais se destacam a publicao de alguns de seus livros mais bem-sucedidos em termos de vendagem caso da edio ampliada de Final del Juego (1964) e de Todos los fuegos el fuego (1966), apoiados no fenmeno de pblico e crtica que o mesmo Jogo da Amarelinha (1963) at hoje representa , a conhecida troca de cartas com os diretores da Casa de las Amricas e com Mario Vargas Llosa e scar Collazos que rendeu a publicao da ntegra do debate em um livro capital para a compreenso dos desafios do escritor politizado na Amrica Latina e o polmico episdio da priso do poeta cubano Heberto Padilla, possivelmente o grande responsvel pela dissoluo do grupo de intelectuais que frequentavam a ilha de Fidel Castro naquele momento. Ao mesmo tempo em que os livros de Cortzar atingem nveis at ento inditos de circulao, comea a formar-se uma verdadeira indstria cortazariana, cujos mais excntricos produtos so discos de vinil com textos lidos pelo prprio escritor. Paralelamente a esta invaso da figura do escritor nos variados mbitos do mercado cultural, comeam a ser geradas nos ncleos acadmicos as primeiras publicaes dedicadas quele que , junto com Garca Mrquez e Vargas Llosa, o maior nome ligado ao fenmeno do boom literrio hispano-americano. Embora o alcance de muitas destas anlises esteja at hoje limitado ao prprio ambiente universitrio, inegvel que estes discursos crticos, frutos da ento produtiva proximidade entre escritores e intelectuais, representaram uma importante contribuio para que a obra de Cortzar se situasse onde at hoje permanece, inclusive com as curvas mais ou
3

A expresso da crtica argentina Claudia Gilman, que a define ao afirmar: Es cierto que tambin se habl de amiguismo y mafia, poniendo acentos crticos y negativos para caracterizar el poder de la trama de relaciones personales para fabricar inclusiones y exclusiones en el campo literario. (...) Lo que me interesa, sin embargo, es la fuerte decisin de todos los miembros de ese campo por establecer relaciones institucionales a lo largo de la poca (GILMAN, 2003, p.103-104).

menos acentuadas que descrevem a importncia de obras particulares dentro da bibliografia cortazariana. Neste contexto que buscamos delinear, evidente a subvalorao da obra tardia de Cortzar em relao aos livros publicados at o fim dos anos sessenta. Declaraes de crticos como Georg Lind, que afirmou, em 1972, que tanto o romance Modelo para Armar como o almanaque chistoso ltimo Round, amlgama de ideias, anedotas e observaes curiosas so muito inferiores construo babilnica do seu grande romance (LIND, 1972, p.17), mostram a aura totmica de que se revestiram Rayuela e suas revolucionrias propostas tica e esttica. No entanto, o intenso contexto de formao da fortuna crtica de Cortzar nos leva a concordar com a norte-americana Lucille Kerr, que, no comeo dos anos 1980, ao estabelecer uma primeira tentativa de interpretao da vertente acadmica da indstria cortazariana, afirma:
In fact, the diversity of concerns informing Cortzar criticism, as well as the quantity of studies published in recent years, might seem a natural or inevitable by-product of the authors own variegated and voluminous production over the past three decades or so. (...) The problems that such a diverse corpus might present are indeed borne out in the multitude of studies undertaken in the past twenty years studies that, if they do not focus on one particular work or collection, must choose among or deal simultaneously with distinct and sometimes hybrid literary forms. (KERR, 1983, p.266)

Desta forma, lidando com a variedade de temas e problemas propostos por Cortzar, a crtica literria e sobretudo a acadmica se consolidou como mais uma voz na complexa rede de foras que definiu as coordenadas da obra do escritor argentino. Cinco anos aps a publicao do volume que pode ser considerado a pedra fundamental para o estabelecimento deste corpus crtico o estudo de Nstor Garca Canclini sobre a Antropologia Potica de Cortzar (1968) , o paulista Davi Arrigucci Jr. publicou aquela que , at hoje, a mais importante contribuio brasileira para a fortuna crtica cortazariana: O escorpio encalacrado, que conta com o sugestivo subttulo A potica da destruio em Julio Cortzar. Neste longo ensaio, Arrigucci busca aliar uma leitura hermenutica, baseada na perseguio por eficientes chaves de leitura dos textos fundamentais de Cortzar, com o estabelecimento de uma linhagem de poetas e escritores cujas obras se caracterizaram pela rebeldia diante da tradio literria. Desta forma, Arrigucci chega concluso de que a potica cortazariana desenvolve-se a partir de um movimento pendular entre a busca incessante por uma esttica autocrtica, o que acaba por definir uma atitude potica bastante pessoal em relao tradio literria hispanoamericana (sobretudo se comparada obra de Jorge Lus Borges), e a revelao do carter

inventivo dos espaos intersticiais, ambientes abstratos e privilegiados de contato do homem com sua natureza criativa fundamental, que ecoa, nas palavras do autor, um certo Surrealismo (ARRIGUCCI JR., 1995, p.92). Outro crtico que se ocupou exaustivamente da obra cortazariana foi Sal Yurkievich, que publicou, ao longo de quatro dcadas, uma longa srie de ensaios dedicados, em sua maioria, celebrao da criatividade de Cortzar, de quem Yurkievich era amigo ntimo. Reunidos enfim em um nico volume, chamado Cortzar: mundos y modos (1994), seus textos caracterizam-se por uma prtica ensastica de objetivos muito menos estabelecidos do que os traados por Davi Arrigucci Jr. Lidos em seu conjunto, os textos de Yurkievich, recheados de enumeraes e parfrases, pouco oferecem em termos da crise que o termo crtica insinua, refletindo uma tentativa de exercitar as possibilidades abertas pela prtica ensastica. Provas maiores da importncia dada por Yurkievich figura do escritor so os textos de abertura e encerramento de sua coletnea: na introduo intitulada Nada de proemios, Yurkievich afirma:
Proemio es una palabra que Julio no hubiese empleado nunca, por considerarla afectada o porque no le sonaba. Sin duda, su relacin con el idioma nuestro espaol rioplatense fue diferente de la ma, como lo fueron el timbre de nuestras voces el suyo ms grave, ms resonante y a la vez muy clido (YURKIEVICH, 2004, p.9).

Por sua vez, no diferente o clima do testemunho que fecha a coletnea, intitulado Sob el calor de tu sombra e do qual destacamos o ltimo pargrafo: Sombra y fulgor: el escritor, del lado de la apagadura, yndose, hacia su noche, va; sus signos fulgen, activos gravitan, hacia su luz, atraen. Julio Cortzar: oscuridad y aura (YURKIEVICH, 2004, p.355). Assim como Yurkievich, Jaime Alazraki outro amigo pessoal de Cortzar que dedicou sua obra grande parte de seu trabalho crtico. Sua coletnea intitulada Hacia Cortzar: aproximaciones a su obra contm vrios textos centrados sobre as diferentes fases da trajetria literria do escritor, divididos no em anlises individualizadas das obras, mas por temas abrangentes, como quem busca uma compreenso de carter mais global. Embora seus objetivos e sua prpria escrita tenham um teor bastante distinto do operado por Yurkievich, ainda encontramos sob a epiderme dos textos de Alazraki um biografismo insistente, que embora no comprometa as hipteses do crtico, acaba por atuar como elemento confirmador e legitimador. No texto intitulado Imaginacin e Historia en Julio Cortzar, em que so traadas as linhas evolutivas desde uma conscincia histria embrionria rumo a uma potica de cunho fortemente politizado cujo filtro o totem Rayuela , Alazraki termina por concluir que a tica adotada por

Cortzar em seus ltimos vinte anos de produo literria o tornou um homem melhor, dando sua arte nuevas razones para seguir creciendo, y a su cuerpo, nuevas razones para seguir viviendo (ALAZRAKI, 1994, p.322). O recurso leitura da imagem do escritor no privilgio dos amigos pessoais de Cortzar. Em um primeiro momento, seria razovel dizer que David Vias merece apenas uma nota de rodap neste corpus crtico que delineamos; no entanto, a efmera polmica criada em meio publicao de sua coletnea de ensaios intitulada De Sarmiento a Cortzar (1971) encerrou-se sobre si mesma de uma maneira to implosiva que seus reflexos podem ser vistos at hoje em meio esquerda latino-americana. Em resumo, a tnica dos textos de Vias era a anlise das variaes de uma certa atitude tpica das elites intelectuais argentinas, a de buscar realizar uma viagem de peregrinao Frana mais especificamente a Paris , postura da qual Cortzar seria o exemplar mais recente e mais condenvel, haja vista seu envolvimento ambguo com a esquerda e com o mercado despiadado (VIAS, 1972, p.127). Antes mesmo da publicao de seus ensaios, Vias j havia insinuado para Cortzar que seus textos eram bastante polmicos. De fato, a leitura de Vias prima mais por uma leitura de aspectos relacionados ao ofcio literrio do que aos experimentos e resultados estticos, sobre os quais se centrava a produo de Cortzar daquele momento. A resposta de Cortzar, contida em carta a Sal Sosnowski, curta e busca ser diplomtica, apesar de revelar um profundo descontentamento com a perspectiva adotada e com os objetivos traados por seu compatriota:
(...) el nivel en que se sitan las reflexiones de Vias me parece hoy bastante rebasado por cosas que estn sucediendo en plena calle o en la secretara de la presidencia. (...) Lo del viejo mito argentino de la santificacin de Pars () es algo que perdi todo el inters, all y aqu, salvo para los resentidos de la literatura, y como no es con ellos que vamos a hacer la revolucin, le ponemos punto y se acab. (...) Sigo creyendo que no debemos perder ms tiempo con discusiones que cada da deja vertiginosamente atrs. (...) Lo importante, en el fondo, es que sean otros los que nos lean y saquen sus propias conclusiones. (CORTZAR, 2004, p.78-82)

Bastante diferente da postura de Vias a de ngel Rama, que publica em 1974 uma resenha sobre o Libro de Manuel centrada especificamente sobre a matria literria do romance. Apontando no Libro problemas de acabamento incomuns na obra cortazariana, Rama acaba por compreender as limitaes da empreitada de Cortzar como decorrentes de uma j complicada epistemologia. Diz Rama que, apesar de representar um testemunho impressionante de uma polmica intelectual vlida, Cortzar apaixonou-se por suas criaturas narrativas, perdendo autonomia para v-las independentemente da sua generosidade militante (RAMA, 1974, p.147).

Rama toca aqui em um ponto central no que diz respeito quele papel menor que at hoje desempenham as narrativas polticas de Cortzar: tendo nascido ainda sob a sombra do monstro Rayuela, cujas crias demonstravam a maturidade de Cortzar como artista, o Libro de Manuel pecava por um misto de falta e de excesso, na medida em que seu projeto ambicioso representou uma busca to assumida pela convergncia entre esttica e poltica que acabou se afastando daquilo que melhor caracterizava a trajetria de Horacio Oliveira, as tenses subterrneas (RAMA, 1974, p.148). E o motivo principal do projeto malogrado de Cortzar seria desvelado por Rama anos depois, em texto dedicado anlise do fenmeno do boom: a posio ambgua de Cortzar naqueles anos de militncia, isto , ao mesmo tempo em que se dedicava diplomacia cultural da Revoluo Cubana, corria contra o relgio para cumprir com seus compromissos editoriais (RAMA, s/d, p.21). Ao traarmos estas distintas posturas diante da obra de Cortzar, podemos colocar em questo os motivos que levaram a sua produo tardia a ser deixada de lado pela crtica. Por um lado, as crticas atuao pblica de Cortzar como membro da famlia intelectual de esquerda fizeram com que seu projeto se assim pudermos chamar o conjunto de ensaios e textos de criao que expressavam suas ideias no campo poltico se dilusse e casse no ostracismo, sombreado pela tica amalgamada na dana dos captulos de Rayuela. Por outro, a tendncia a desqualificar o material literrio posterior histria de Horacio Oliveira nos incita a buscar uma renovao dos instrumentos crticos com que o texto abordado, para que enfim os textos dos ltimos quinze anos de vida de Cortzar possam ser lidos como o deveriam ter sido, isto , como uma proposta de avaliao do compromisso poltico, proposta da qual faz parte a convergncia entre esttica e poltica, que constitui o pacto de leitura do Libro de Manuel.

RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo establecer una breve evaluacin de discursos crticos sobre la obra de Julio Cortzar, buscando demostrar que sobre todo a partir del final de los aos sesenta, cuando la voz de Cortzar empieza a disonar del grupo de intelectuales comprometidos con el ambiente poltico latinoamericano, su producin literaria se queda ocultada por su figura pblica, desplazndose de su funcin inicial de generadora del ejercicio crtico hacia un papel menor en el conjunto de su obra. Palabras-llave: Julio Cortzar; crtica literaria; fortuna crtica; Libro de Manuel; recepcin.

Referncias Bibliogrficas

ALAZRAKI, Jaime. Imaginacin y historia en Julio Cortzar. In: ______. Hacia Cortzar: aproximaciones a su obra. Barcelona: Anthropos, 1994. p.299-322. ARRIGUCCI Jr., Davi. O Escorpio Encalacrado. A potica da destruio em Julio Cortzar. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. CORTZAR, Julio. Carta a Sal Sosnowski (a propsito de una entrevista a David Vias). In: ______. Obra crtica 3. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, 2004. p.77-83. GILMAN, Claudia. Entre la pluma y el fusil: debates y dilemas del escritor revolucionario en Amrica Latina. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2003. KERR, Lucille. Critics and Cortzar. In: Latin American Research Review XVIII. Vol 2. p.266-275. University of New Mxico: 1983. LIND, Georg Rudolf. Julio Cortzar um argentino procura de uma nova realidade. In: Colquio Letras. Lisboa, v.6, p.12-20, mar. 1972. RAMA, ngel. O boom em perspectiva. Disponvel em:

<http://www.ufrgs.br/cdrom/rama/rama.pdf> Acesso em: 30 jun. 2009. RAMA, ngel. Sem ser ainda a grande obra de compromisso e risco que dele se pode esperar, Cortzar oferece um testemunho, por vezes impressionante, do nosso presente. In: Argumento. n.4. p.145-148. Rio de Janeiro: Paz e Terra, fev.1974. VIAS, David. De Sarmiento a Cortzar. Buenos Aires: Ediciones Siglo Veinte, 1972. 2 ed. YURKIEVICH, Sal. Julio Cortzar mundos y modos. Buenos Aires: Edhasa, 2004.

También podría gustarte