Está en la página 1de 77

Comunicao e Expresso I

Material elaborado e organizado pela Prof.: Neide Elias

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Observe o texto abaixo e discuta com um colega de classe com o que ele se parece. Faa um levantamento de elementos que voc conhece.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Indicadores do paratexto: ttulo, ndice, imagens, subttulos, negrito, tamanho de letra


PARATEXTO Etimologicamente o que rodeia ou o que acompanha o texto, para (junto a, ao lado de), ainda que no seja evidente qual a fronteira que separa o texto do seu entorno. Genette (Apud Alvarado, 1994:20) define o paratexto como um discurso auxiliar, a servio do texto, que sua razo de ser. O elementos paratextuais cumprem em muitos casos a funo de reforo, j que compensam a ausncia do contexto compartilhado pelo emissor e receptor. Em revistas, jornais, relatrios, manuais, livros tcnicos e cientficos, os elementos paratextuais tais: como ttulo, ndice, imagens, subttulos, negrito, tamanho de letra, antettulo, legendas, olho, olhinho, fotos, ilustraes, ttulos de quadros e grficos, contribuem para a construo ou desconstruo dos sentidos do texto. Alguns elementos de paratexto prprios dos livros Capa Orelha Prlogos Subttulos Indicao de fontes Eplogos Ilustraes Epgrafes de texto Glossrio Uso de negrito, aspas e sublinhado Contracapa ndice Ttulos Notas Advertncias Bibliografia Quadros (grficos) Legendas de ilustraes e quadros Apndices

Alguns elementos de paratexto prprios dos jornais e revistas ndice Subttulo Olho Quadros (grficos) Legenda de ilustraes e quadros Ttulo Chamada Notas Olhinho (fragmentos separados do texto e realados) Uso de negrito, aspas

TTULO O ttulo facilita a leitura porque ativa os conhecimentos que o leitor tem sobre o assunto do texto. No entanto, h quem considere seu aspecto desfavorvel, Eco (apud, Alvarado, 1994:48) afirma que 1 infelizmente, um ttulo j uma forma de interpretao . Segundo Genette (apud Alvarado, 1994) o ttulo de um livro tem trs funes: 1. Identificar a obra; 2. designar seu contedo; 3. atrair o pblico. Se considerarmos sua relao com o texto, os ttulos se classificam em: ttulos que classificam contedo ou tema: A peste / Guerra e paz ttulos genricos: Histria de um homem jovem ttulos mistos, em obras cientficas ou tericas podemos encontrar: Teorias cognitivas da aprendizagem: um estudo sobre crenas, teorias pedaggicas e professores do ensino fundamental.

Traduo nossa.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

SUBTTULO Organiza o texto. OLHO Tem a funo de esclarecer o ttulo e deixar claro de que tipo de texto se trata. As notcias de jornal (impresso ou Internet), artigos de divulgao cientfica normalmente apresentam nos ttulos um resumo que antecipa ao leitor o contedo da totalidade do texto. Algumas revistas e jornais incluem informao sobre o autor e a importncia do tema. Estes resumos tm a funo de condensar o contedo do texto, orientar a leitura e apresentar de algum modo uma das possveis interpretaes do texto (ASSUMPO e BOCCHINI, 2002). ITLICO Estilo de letra que aparece no texto deitada. Usado para destacar palavras e expresses estrangeiras. LEGENDA Texto explicativo que acompanha uma ilustrao, foto, um grfico, etc. NEGRITO Letras em bold. Mais grossas que as usadas no texto. Para destacar. NDICE (SUMRIO)
2

Lista de ttulos do texto por ordem de apario com a indicao da pgina correspondente, que pode estar no comeo ou no final do livro. Sua funo no somente facilitar ao leitor a busca dos temas de seu interesse, mas sobretudo refletir a estrutura lgica do texto (centro e periferia, tema central e ramificaes). IMAGENS Alm de dar beleza ao texto e atrair a ateno do pblico, as imagens podem ter tambm a funo de dialogar com outros elementos do texto construindo um jogo discursivo. PRLOGOS (PREFCIO OU PREMBULO) Texto que aparece no comeo do livro. Habitualmente tem as seguintes funes: - informativa e explicativa j que informa e explica o contedo do texto e como est organizado; e, - instrumental: apresenta instrues ou recomendaes para a utilizao do livro. NOTA DE RODAP Tem a funo de agregar informao sem interromper o texto, pode apresentar: - uma ampliao, - um esclarecimento; - uma explicao de um conceito em um contexto mais amplo; - indicao de que algo se diz no texto pertence a outro autor; - remisso a outra parte do livro ou revista; - meno a outro texto (referncia bibliogrfica).
2

. A ABNT oficializou o uso de sumrio com o sentido de ndice. Segundo Rezende (2005) as duas palavras, ndice e Sumrio so antigas e de uso corrente em portugus; a primeira para indicar a relao da matria e sua localizao no texto, e a segunda para designar um pequeno resumo destinado a orientar o leitor (...) possvel que a confuso entre as duas tenha surgido em conseqncia da apresentao de sumrios to resumidos a ponto de conterem apenas os ttulos dos artigos ou dos captulos.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

BIBLIOGRAFIA Lista de livros, artigos ou outros textos que aparecem no final de livros ou artigos. Algumas diferenas na apresentao deste elemento de paratexto: BIBLIOGRAFIA: este elemento apresenta em ordem alfabtico os nomes dos autores de todos os textos que foram consultados para escrever o livro ou artigo. Possibilita ao leitor consultar fontes bibliogrficas para conhecer o tema com mais profundidade. A bibliografia permite tambm conhecer a orientao terica na qual o texto est apoiado, alm disso refora o carter cientfico do texto. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: em muitos textos aparecem citaes de autores ao longo do texto, como por exemplo (Fvero, 1999), neste caso, ao final do texto dever aparecer sob o ttulo Referncias bibliogrficas os dados completos do livro do autor, desta maneira:

FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. So Paulo, Editora tica, 1999.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: lista de autores e obras que aparece ao final de alguns textos com o propsito de que os leitores ampliem seus conhecimentos sobre o tema. Dados que aparecem nas listas de bibliografias ou nas notas: Sobrenome e nome do autor Ttulo do livro Lugar de edio Editora Data da edio

FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. So Paulo, Editora tica, 1999.
Sobrenome e nome do autor Ttulo do livro Lugar de edio
3

Editora

Data da edio

TTULO

Por que o ttulo do texto informativo precisa dizer logo do que se trata? As pesquisas mostram que difcil compreender rapidamente um texto, se a pessoa no tem alguma indicao que ative seus conhecimentos sobre o assunto. por isso que o ttulo precisa dizer logo do que se trata. Os bons ttulos de textos informativos dizem rapidamente ao leitor qual o contedo do texto, ajudam o leitor a saber, antecipadamente, qual a estrutura do texto, quais so as subdivises. Os bons ttulos economizam o tempo do leitor A leitura confortvel no o nico benefcio dos bons ttulos. Eles tambm ajudam o leitor a tomar decises que economizam tempo, como s passar os olhos pelo texto, ler apenas um trecho que interessa mais ou at desistir de ler, porque no interessa.

O texto e exerccios a seguir foram extrados do livro Para escrever bem das autoras Maria E. Assumpo e Maria O. Bocchini, So Paulo, Manole, 2002. pp. 18-22.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Na literatura, ttulo outra histria Ttulo de conto e romance no ttulo de reportagem, ensaio, relatrio. O leitor de literatura tem objetivos diferentes daqueles do leitor de textos informativos. Quem l um romance, por exemplo, no quer saber tudo de sada. Ao contrario, quer uma sugesto, quer sonhar, quer ficar curioso, quer ler o livro at o fim, para s ento entender o significado do ttulo. Exemplos: RECORDAES DA CASA DOS MORTOS, de Fidor Dostoievski. SENHORA, de Jos de Alencar JANGADA DE PEDRA, de Jos Saramago. PERTO DO CORAO SELVAGEM, de Clarice Lispector VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos. Se o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos fosse um relatrio, o ttulo provavelmente seria: Elementos da histria de uma famlia de retirantes em perodo de seca no Nordeste brasileiro. Como fazer bons ttulos Escreva ttulos, subttulos, olho e legendas que informem o leitor sobre o assunto do texto, seus temas e subtemas. Veja como isso foi feito numa reportagem sobre o 13 salrio, na revista Viva Mais. Antettulo Voc e sua grana Ttulo Faa o seu 13 salrio durar mais Olho Adiar a compra dos presentes e poupar o dinheiro pode ser ma boa opo. Subttulos Fuja das dvidas No se iluda! Crie um p-de-meia Fundos de renda fixa Compre vista Consumidor linha-dura Ttulos formais e informais Os ttulos podem dizer logo de que tratam os textos, em linguagens diferentes. Isso vai depender do tipo de publicao e dos leitores a que se destinam. Na revista feminina Viva Mais, o redator usou expresses informais, como sua grana e linha-dura, p-demeia. Tambm escreveu ttulos com ordens ao leitor, como Fuja das dvidas e Compre vista. Mesmo na forma de ordens, esses ttulos expressam os assuntos que vo ser tratados. Para textos explicativos e relatrios, convm usar ttulos descritivos, em linguagem mais formal. Exemplos: Relatrio anual do Departamento de Fsica O funcionamento dos pulmes Como funcionam os pulmes Nmeros primos: conceituao e propriedades Para entender a conceituao e as propriedades dos nmeros primos Situao do abastecimento de leo combustvel no sul do pas, no segundo dia de greve das transportadoras Somente 13% dos postos de gasolina da regio Sul ficam sem estoque de leo combustvel no segundo dia de greve das transportadoras Informe sobre as providncias da Secretaria de Sade quanto ao surto de dengue na cidade Secretaria da Sade pe 350 novos profissionais na preveno da dengue. Ttulos narrativos em ordem direta Para textos narrativos, como notcias de jornal e certos relatrios, a informao do ttulo pode ser dada por uma orao simples em ordem direta (sujeito+verbo+complemento), como Congresso aprova novo salrio mnimo. Esse ttulo bem melhor do que Final feliz de votao em Braslia, que no tem verbo nem diz de que se trata. Sujeito+verbo+complemento a estrutura da maioria dos ttulos do jornalismo dirio. Por conveno, ttulos so redigidos sem ponto final.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Ttulos e sumrio de trabalhos extensos Antes de comear a ler um relatrio ou qualquer trabalho extenso, o leitor precisa saber qual o contedo geral e como o redator organizou as partes. O ideal oferecer ao leitor um ttulo descritivo e logo em seguida apresentar o sumrio, isto , a lista de ttulos das partes principais do trabalho. Convm colocar sempre os nmeros das pginas, para que o leitor encontre rapidamente a parte que deseja ler. Todas essas informaes do satisfao a quem l, porque a pessoa sente-se com liberdade de folhear o conjunto e comear a ler pela parte que julgar mais interessante. Exemplo: Ttulo descritivo Relatrio anual do Grupo de Criao de Produtos Sumrio Instalao do Grupo de Criao: objetivos e metas Seleo de projetos Produo de prottipos Testes com consumidores Avaliao e perspectivas para o prximo trinio Ttulos de fantasia Se o redator desejar, pode escrever um ttulo de fantasia para um relatrio, com um toque potico ou bemhumorado, contanto que apresente o ttulo descritivo logo em seguida. No exemplo acima, o ttulo de fantasia poderia ser Criar para crescer ou Um ano de vitrias. Exemplos: Alguns autores escreveram dois ttulos para seus livros, um de fantasia e o outro, descritivo. ALMANAQUE DE BICHOS QUE DO EM GENTE Vermes, vrus, bactrias, fungos e outros bichos. Como reconhecer, evitar e tratar. Sonia Hirsch, CorreCotia, 1999. A LINGUA DE EULLIA Novela sociolingstica. Marcos Bagno, Contexto, 1997. COMO VENDER SEU PEIXE NA INTERNET Um guia prtico de marketing e comrcio eletrnicos. Tom Venetianer, Campus, 1999. Exerccios Leia os textos a seguir e crie ttulos com a funo de ativar os conhecimentos que o leitor tem sobre o assunto. Texto 1 ______________________________________________________________________________________ Os maiores vulces em atividade so meros brinquedos de criana, se comparados com a caldeira hoje adormecida sob o Parque Yellowstone, nos Estados Unidos, alguns quilmetros abaixo da superfcie. Cientistas acham que o vulco pode voltar ao e que sua capacidade de destruio to grande que poderia at acabar com a civilizao. Por enquanto, no h sinais de atividade. O despertar do monstro pode levar alguns anos, dez milnios ou no acontecer nunca. Texto adaptado de Superinteressante, maro de 2000. Texto 2 ______________________________________________________________________________________ Delegar dar a outra pessoa uma tarefa cuja responsabilidade, em ltima instncia, cabe a quem a delega. Essa tarefa pode variar de pequenos afazeres cotidianos de uma empresa como organizar confraternizaes ou entrevistar o candidato para uma vaga a trabalhos tais como liderar uma equipe que est desenvolvendo um novo produto. Texto adaptado do livro Como delegar tarefas, de Robert Helle, Publifolha, 1999.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Texto 3 ______________________________________________________________________________________ A mais recente pesquisa sobre a poluio do ar em vinte grandes cidades do mundo, feita pelo Imperial College, da Inglaterra, revelou que So Paulo ocupa a quinta colocao, dividindo o posto com Manila, nas Filipinas, e Pequim, na China. A primeirssima posio ficou com a capital do Egito, Cairo. O Rio de Janeiro aparece na 12 posio. Adaptado de Terra, maro de 2000. Texto 4 ______________________________________________________________________________________ Levantamento realizado em 271 empresas mostrou que a participao dos salrios e contribuies no passivo das empresas caiu de 3,4% em 1998 para 2,8% em 1999! Traduzindo, no so os salrios que pressionam o custo Brasil... Jornal Em Tempo, fevereiro de 2000 Texto 5 ______________________________________________________________________________________ No s nos livros de ortografia que h distino entre vogais e consoantes. Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a diferena entre esses dois tipos de sons est gravada no fundo do crebro, que os processa em reas separadas. Os cientistas perceberam isso ao testarem dois pacientes com leses em regies cerebrais diferentes. Um dos doentes trocava uma vogal por outra, mas no confundia as consoantes, e o outro falhava nas consoantes, acertando as vogais. Adaptado de Superinteressante, maro de 2000.

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

GNEROS DISCURSIVOS Segundo Bakhtin (2005) o que define o gnero discursivo do texto a atividade ao qual est relacionado, estrutura interna, tema e o estilo. Emissor e receptor no compartilham o mesmo espao e tempo, para compensar esta ausncia, os gneros discursivos apresentam uma regularidade no uso da linguagem, que visa assegurar que o contedo do texto e a inteno com que foi composto se mantenha e se transmita sem equvocos. As esferas de atividade do homem e os gneros do discurso discurso tudo o que o homem fala ou escreve, isto , produz em termos de linguagem. Dessa forma, h um nmero enorme e bastante varivel de discursos produzidos ou que esto sendo produzidos na sociedade. dessa forma que falamos em discurso cientfico, religioso, poltico, jornalstico, do cotidiano etc. Como pelo texto que temos acesso aos discursos, para estudar o discurso religioso, por ex., devemos ler textos como: sermo, oraes, cantos religiosos, livros da Bblia, o Alcoro, escritos de autores que tratam do tema etc. Os discursos so produzidos de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem. Por ex., em relao ao discurso escolar: a escola um lugar em que aparecem diferentes esferas de atuao; cada uma dessas esferas de atividade gera uma srie de discursos tambm diferentes. Assim, temos uma esfera de atividade que a aula, outra que a reunio da APM, ou a reunio dos professores, o encontro dos alunos no recreio, etc. Cada uma dessas situaes que constitui uma esfera de atividade vai exigir do falante um uso diferente de linguagem, isto , um gnero de discurso* diferente: a aula, a reunio, a conversa. Os gneros do discurso so, portanto, diferentes formas de uso da linguagem conforme as esferas de atividade em que o falante/escritor est engajado. A lngua usada no dia a dia, a lngua usada no trabalho, nas narraes literrias, no tribunal, nos textos polticos etc. so modalidades diferentes de usos da linguagem e mostram a necessidade de um falante verstil que tenha mltiplos conhecimentos: conhecimento gramatical da lngua, do gnero adequado situao, do nvel de linguagem (formal ou informal) apropriado. Isto , para dar conta da linguagem nas diferentes situaes, necessrio que os falantes dominem a lngua nas suas diferentes variedades de uso. Se, por ex., um indivduo est sendo entrevistado para obter emprego usar uma linguagem informal, cheia de grias, adequada a uma conversa entre amigos, mas inadequada situao de entrevista, provavelmente ele ser reprovado. Assim, quando falamos ou escrevemos, lemos ou ouvimos, ns o fazemos dentro de gneros de discurso adequados situao de comunicao. Em cada esfera de atividade social, os falantes utilizam a lngua de acordo com gneros de discurso especficos que so construdos, codificados coletivamente. Somos sensveis desde o incio de nossas atividades de linguagem aos gneros do discurso, isto , sabemos como nos comportar e como usar o gnero de discurso adequado a cada esfera de atividade. Assim, quando um indivduo fala/escreve ou ouve/l um texto, ele de antemo tem uma viso do texto como um todo acabado justamente pelo conhecimento prvio dos gneros que ele adquiriu nas suas relaes de linguagem. Os gneros do discurso constituem a economia da linguagem, pois, se eles no existissem e se, a cada vez que, em nossas atividades, tivssemos que interagir criando novos gneros, a troca verbal seria impossvel (Bakhtin,1992). justamente baseado em um conhecimento de como se do nossas interaes, que o falante, muitas vezes, especifica, durante a sua fala, o gnero do texto que esto produzindo ou a que esto se referindo (Marcuschi, 2002). Assim, comum ouvirmos as pessoas dizerem: - no telefonema de ontem... - na palestra de hoje... - na conversa que tivemos... - a entrevista do presidente... - o noticirio desta noite... em que telefonema, palestra, conversa, entrevista, noticirio referem-se a gneros discursivos. Muitas vezes, esses gneros discursivos tm marcas lingsticas mais ou menos fixas, que identificam o gnero j logo de incio. Ex.: - era uma vez (abertura de uma narrativa) - prezado amigo (abertura de carta, bilhete) - tome 2 xcaras de acar e adicione... (receita culinria) - al, quem ? (telefonema)
BRANDO, Helena H. N. Analisando o discurso. Disponvel em http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Exerccios 1. Leia os textos e identifique o gnero discursivo ao qual pertence cada um. Texto 1: _______________________________________________________________
16/08/2006 - 09:56:54

Paris Hilton enterra bode de estimao ao lado do tmulo de Marilyn Monroe


A socialite e cantora Paris Hilton chocou a comunidade artstica de Hollywood ao comprar, num cemitrio de estrelas, um jazigo para enterrar Billy, o seu bode de estimao. O local reservado fica ao lado do tmulo da atriz Marilyn Monroe. Segundo informaes do blog HollywoodRag, quando Paris comprou o jazigo no cemitrio Pierce Bros Westwood Village Memorial Park, os funcionrios pensaram que o local estaria guardado para algum parente de Paris Hilton. Alm do jazigo, Paris contratou o coral de uma igreja da regio para se apresentar no funeral de Billy. Paris uma confessa adoradora de animais, possuindo um furo, um macaco e dois ces chihuahua, entre outros. No cemitrio, esto enterradas estrelas como Truman Capote, Dean Martin e Jack Lemmon.
Extrado de http://www.tecontei.com.br/site/noticia_msn.php?noticia=25427 16/08/06

Texto 2: : _______________________________________________________________ Drama Quase dois irmos Lcia Murat O amadurecimento da histria poltica de um pas passa pela anlise de todos os lados de uma questo. O Brasil no tem o hbito de rever o seu passado para aprender com ele. Por isso, nesta poca de Severinos, crises e feridas abertas, vem a calhar este belo filme de Lcia Murat, que mergulha em suas experincias pessoais de presa poltica durante a ditadura, nos anos 70 no Rio de Janeiro, e escrutina tanto medo de uma classe mdia desengajada e chafurdada na burocracia e na violncia quanto o processo de criminalizao de um lder. como se ela dissesse que o Brasil no tem jeito, mas olhar para os erros e personagens l de trs funciona como um bom comeo.
Lcia Valentim Rodriques, Folha de So Paulo, 18 de setembro de 2005.

Texto 3: _______________________________________________________________ Vem do latim testimonium, derivado de testi, principalmente no plural testes: jurar sobre os testculos. O termo testiculus diminutivo de testi, que vem do osco, lngua pr-latina na Pennsula Itlica, dizem Ernout e Meillet (Dictionnaire tymologique de la Langue Latine). O ensurdecimento do o de testimonium teria ocorrido no portugus (a verso arcaica em 1255 era testemyo). Muitas culturas antigas levavam em alta conta o juramento dado empenhando-se a prpria virilidade. Nos tribunais gregos, rkos era juramento, termo semelhante a rkhis (testculo), embora o grego clssico denominasse a testemunha propriamente dita de mrtyr. Juan Corominas confere vnculo entre testculo e testemunho, mas Antenor Nascentes duvida da vinculao, em Dicionrio Etimolgico (1932), invertendo o parentesco: testculo viria de testiculu (pequena testemunha), como seriam chamados os depoentes na abertura dos processos antigos.

Testemunho

(In Lngua Portuguesa Especial Sexo & Linguagem, So Paulo, Editora Segmento, p. 19.)

10

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Texto 4: _______________________________________________________________

PORTUGUS DA GENTE, O Autores: Renato Basso ,Rodolfo Ilari O portugus do Brasil falado por mais de 170 milhes de pessoas em um imenso territrio, mas muita gente teima em afirmar que ele no existe, ou, pior, no deveria existir. Ilari e Basso, seguindo uma tradio iniciada nos anos 20 por Mrio de Andrade e Amadeu Amaral, oferecem-nos, em O portugus da gente, um estudo da lngua que ns falamos e que pouco a pouco vai conquistando seus direitos. Este um livro para ler, estudar e discutir, na sala de aula e fora dela. Mrio A. Perini (PUC-Minas)
Preo:R$ 35,00 ISBN: 85-7244-328-2 N de pginas: 272 Formato: 16X23 Orelha: Sim Peso: 0,41 Kg
Extrado de http://www.editoracontexto.com.br/ficha.asp?codlivro=330

Texto 5: _______________________________________________________________

(Extrado de http://pcworld.uol.com.br/galerias/dezmaisfeios/)

11

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Texto 6: _______________________________________________________________

Para evitar esse problema, as baterias de on-ltio de celular possuem um chip, que no permite a carga completa da bateria, nem mesmo sua descarga completa, explica Ricardo Hauch Ribeiro de Castro, professor de engenharia da FEI. Ribeiro de Castro explica que nos PC portteis que utilizam baterias compostas por quatro ou seis clulas - ou seja, grupo de baterias de on-ltio trabalhando como se fossem apenas uma - quem responsvel por essa regulagem de segurana o prprio computador. Por conta disso, o usurio deve ficar atento freqncia com a qual recarrega a bateria do notebook. Isso necessrio uma vez que a rotina com que isso realizado armazenada pelo chip ou pelo computador, que com o tempo passa a trabalhar de acordo com ela. Procedimento ideal O que isso quer dizer? Se a bateria sempre recarregada quando ela est com metade da carga, com o tempo o carregador ir reconhecer a carga total da bateria como 50%, dando somente a carga necessria para completar esse desgaste, mesmo se 70% da bateria tiverem sido consumidos. O ideal utilizar a bateria at 40% de sua carga, explica Ribeiro de Castro, da FEI. Para no deixar que o computador vicie a recarga de sua bateria, o professor recomenda que o procedimento dos 40% seja executado de 20 a 30 vezes, realizando uma descarga completa em seguida. Esse processo evita que a bateria receba carga demais e que se vicie em liberar cargas menores que a capacidade real da bateria. Outro cuidado do usurio deve ser a velocidade com a qual a carga da bateria drenada. Aplicaes mais pesadas, muito brilho no LCD e gravao e execuo de DVDs so processos que consomem muita energia, diminuindo a autonomia da bateria.

12

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

A dica: mantenha o equipamento ligado corrente eltrica toda vez que for realizar alguma dessas tarefas. Se tais tarefas forem imprescindveis, pode-se reduzir o consumo da bateria diminuindo a luminosidade do LCD, desconectar dispositivos externos USB e desligar a luminosidade do teclado (se houver). So pequenos detalhes que podem garantir alguns minutos a mais de carga. O professor da FEI afirma que um outro mito, de que utilizar o notebook sempre com o carregador pode danificar a bateria, no passa de folclore. H pessoas que inclusive retiram a bateria do notebook quando ele est ligado na fonte de alimentao. Ribeiro de Castro explica que isso pode gerar problemas mais srios. Quando o notebook recebe uma sobrecarga de energia, ele envia essa energia a mais para a bateria, evitando que algum circuito seja queimado. Retirar a bateria ir deix-la intacta, mas o mesmo pode no acontecer com o notebook, adverte. Um outro fator que contribui para o mau funcionamento das baterias o calor. O ltio muito instvel. Acima de 60 Celsius, o que no difcil em um computador, a bateria comea a apresentar problemas, explica Ricardo. Portanto, os que gostam de trabalhar com o notebook fora de casa, evitem ao mximo exp-lo ao sol. Isso serve tambm para os celulares, que esto mais sujeitos ao aquecimento que os notebooks. Esquecer um celular no painel do carro [ou deixar o notebook no porta-malas] um problema. Um carro fechado num dia de sol pode chegar temperatura de 50, afirma Castro. Seguindo essas recomendaes, tomando cuidado com as recargas e fugindo do calor pode garantir a sua bateria um funcionamento mais eficiente, evitando dores de cabea por falta de energia.

(Extrado de http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/02/15/como-tirar-o-maximo-proveito-da-bateria-do-notebook-e-do-celular/)

13

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Texto 7: _______________________________________________________________

1. 1 A Escrita: um Fazer Dialgico Para Bakhtin (1992), a fala (e a escrita) sempre de natureza social, pressupondo-se, portanto, a existncia de um interlocutor o Outro , mesmo que potencialmente; isto vale dizer que o discurso sempre e inevitavelmente constitudo pelo discurso do Outro. Decorrem da duas concepes: a primeira de que a homogeneidade sempre uma iluso, ou seja, um efeito de sentido imposto pela ideologia e a segunda a de que o discurso sempre heterogneo e a subjetividade revela-se atravs da disperso e difuso dos sentidos. A homogeneidade ou unicidade consiste, nessa linha, como um efeito de sentido que produzido pelo autor (do discurso monogrfico, por exemplo), em seu texto, atravs de seus argumentos, organizados previamente. Pode-se dizer, outrossim, que os contraargumentos que marcam lingisticamente as eventuais interferncias das palavras do Outro. Assim, o sujeito-enunciador acomoda no seu discurso o discurso do Outro, por isso, ele nunca original (1a iluso), e sempre original (pelas novas condies de produo) e tambm nunca vai ser entendido da mesma maneira (2a iluso), pois mudam-se sempre as condies, at para o mesmo sujeito. Tendo, nesses termos, explicitado um pouco o que diz respeito produo do discurso, do ponto de vista discursivo, voltemos nosso olhar para a sua recepo, ou seja, para a leitura. 1. 2 A leitura como processo discursivo A partir dos pressupostos assinalados nos itens anteriores, chegamos a algumas definies de texto e de leitura4. Texto no um receptculo de sentidos, no passando de um conjunto amorfo de sinais grficos, incapazes de reter sentido fora do jogo discursivo (Wittgenstein, 1969; apud Coracini, 1995: 17). Se considerarmos que as verdades so estabelecidas a partir da racionalidade inscrita num determinado momento scio-histrico-ideolgico e que tais condies de produo encontram-se irremediavelmente perdidas, definimos textos como:
// grafismos empilhados sob a poeira das bibliotecas, dormindo um sono profundo em direo ao qual no pararam de deslizar desde que foram pronunciados, desde que foram esquecidos e que seu efeito visvel se perdeu no tempo. (Foucault, 1969)

Sendo assim, no o texto que determina a leitura, mas o sujeito, enquanto participante de uma determinada formao discursiva, pois apenas uma nova situao de enunciao ser capaz de conferir sentido a esses sinais grficos, transformando-os em sinais lingstico-textuais (cf. Coracini, 1995: 17). Quanto leitura, podemos postular que existem tantas leituras quantas situaes de enunciao se puder conceber. A leitura consiste em uma transcodificao desses sinais grficos em sinais lingstico-textuais, dentro de uma determinada condio de produo, operada pelo sujeito, enquanto participante de uma formao discursiva, sujeito esse clivado, heterogneo e perpassado pelo inconsciente. Portanto, no o texto que determina o sentido, mas o sujeito enquanto inserido em um determinado contexto ideolgico. As diferentes leituras referem-se no s leituras realizadas por diferentes indivduos, mas aos diferentes momentos histrico-sociais que podem variar de indivduo para indivduo. Trata-se da disseminao de sentidos (Derrida, 1972). Na postura terica que privilegia as condies de produo e o imaginrio discursivo, desconstruindo as verdades inerentes ao texto, no possvel, portanto, falar em oposies do tipo "leitura literal" x "leitura metafrica", pois o que literal em uma determinada posio discursiva pode ser metafrica em outra. Tais acepes, assim como tudo o mais, s tm sentido dentro de uma determinada formao discursiva. Assim sendo, a objetividade, neutralidade e homogeneidade do texto monogrfico no passam de iluses (2a iluso), iluses essas necessrias para que se constitua o discurso. Porm, preciso ressaltar que este se revela como uma porta aberta pela qual atravessaro muitas interpretaes,
1 Para uma melhor explicitao das concepes de leitura na linha discursiva, remetemos o leitor ao captulo de livro intitulado Leitura: uma Proposta Discursivo-Desconstrutiva, de autoria de Mascia, no prelo, pela Mercado de Letras.
4

14

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

calcadas e legitimadas pelas novas condies de produo. 1. 3 O estatuto do autor Com base nos pressupostos da escrita como um fazer dialgico e da leitura como um processo discursivo, perguntamo-nos, qual o papel do autor nessa linha (sempre pensando no discurso monogrfico)? Para tanto, fazemos nossas as palavras de Coracini (1999: 173-174), para a qual:
O autor aquele que imprime unidade ao texto, efeito discursivo que deriva do princpio de autoria, efeito esse que faz parecer nico o que mltiplo, transparente o que opaco, desempenhando, assim uma funo jurdica de responsabilidade, ento, a ascenso da autoria se d quando o sujeito, ocupando uma determinada posio numa dada formao discursiva, consegue organizar o j dito, segundo as regras de um discurso legitimado.

Assim, a identidade do sujeito e do autor do discurso monogrfico, em nosso caso, deve ser concebida na sua heterogeneidade, sempre constitutiva, e no na homogeneidade, j que esta se apresenta de modo aparente e enganoso. Decorre, da, as mltiplas re-significaes provocadas pelo estranhamento da presena do Outro (ou de outros) no fio do discurso monogrfico, desestruturando e desestabilizando a sua prpria identidade.
MASCIA, Mrcia Aparecida Amador. Os discursos monogrficos nos movimentos da globalizao versus virtualizao e da ps-modernidade. In Reverte 2, 2004.

15

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Exerccios
TEXTO 1 Autor TEXTO 2 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 5 TEXTO 6 TEXTO 7

Atividade humana ao qual est relacionado

Estilo

Organizao interna

Finalidade

Gnero discursivo

16

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TIPOS DE SEQNCIA TEXTUAL Organizao interna: Do ponto de vista da organizao interna os gneros discursivos se caracterizam pelo predomnio de um tipo de seqncia: narrativa descritiva explicativa argumentativa instrucional dialogal

Essas seqncias so conjuntos relativamente autnomos de oraes (sub-oraes ou proposies, em alguns casos), vinculados entre si de uma maneira prpria e com propriedades especficas que os distinguem do resto. NARRAO E DESCRIO Caractersticas: Exemplo: O homem entrou em casa e com passadas firmes foi reto procurar a mulher que estava na cozinha, enchendo a chaleira dgua. Estas oraes expressam acontecimentos com uma ordem temporal, isso configura o que habitualmente denominamos seqncia narrativa. Na seqncia do texto anterior, temos: Ele tinha a cara rubra, os olhos brilhantes mas os lbios estavam brancos e secos, teve que passar a ponta da lngua entre eles para separ-los, a saliva virou cola? Estas oraes constituem uma descrio, j que apontam traos de um personagem. NARRAO A narrao consiste em contar uma srie de acontecimentos reais ou imaginrios ordenados no tempo. Esta ordem no necessariamente linear, mas intuitivamente o leitor a busca. Elementos do texto narrativo: Ordem Temporal: linear (ordem cronolgico) ou no-linear (rompimento da ordem cronolgica). Espao: Onde acontecem os fatos. Narrador: narrador-personagem (em 1 pessoa) ou onisciente (em 3 . pessoa). Interno Narrador Externo Narrador protagonista Narrador personagem secundrio Onisciente Observador
a a

17

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Caractersticas lingsticas da narrao: verbos no pretrito perfeito do indicativo ou no presente do indicativo (presente histrico) marcadores de tempo DESCRIO Os textos descritivos tm como objetivo representar a aparncia e/ou a composio de objetos, pessoas, espaos, situaes, animais, processos, emoes, etc. Tipos de descrio Topografia: descrio de um lugar: Ordem espacial dos elementos, extenso, localizao e aspecto geral. Prosopografia: Descrio fsica de uma pessoa: olhos, nariz, orelhas, cabelo, altura, peso, vestimenta e outros aspectos importantes Etopia: Descrio da personalidade de uma pessoa: atitudes, carter, hbitos, etc Descrio de um objeto: Material, para que serve, tamanho, como se usa, forma, cor, etc Como se organiza um texto descritivo? 1.- Selecionar a informao mais importante. 2.- Ordenar essa informao do geral ao particular ou vice-versa. Estrutura: a) Segundo o referente ou objeto descrito: baseia-se na distribuio e organizao da estrutura, as partes do objeto descrito e a relao que existe entre eles. O todo e suas partes.

b) Segundo a redao: apresentao ou introduo do referente desenvolvimento: detalhamento

Caractersticas lingsticas: verbos em presente e/ou pretrito imperfeito advrbios de lugar estruturas comparativas substantivos acompanhados de adjetivos advrbios de modo acompanhados de verbos

18

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Na maioria dos textos narrao e descrio se combinam, com a predominncia de alguma delas. Nos textos histricos, por exemplo, a predominncia da seqncia narrativa. Leia os textos a seguir, sobre a o livro na Idade Mdia e renncia do ex-presidente Jnio Quadros, e localize neles partes narrativas e partes descritivas. Os Livros na Idade Mdia Sem refazer aqui toda a histria do livro medieval, convm antes recordar que sua confeco e circulao foram sempre cercadas por mltiplos obstculos que tornavam difcil o acesso a ele. O primeiro e principal obstculo era de ordem econmica. O livro custava caro. Esse custo vinha, antes de mais nada, do preo do suporte. Um livro requeria grande quantidade de pergaminho (de acordo com o formato do livro, obtinha-se de dez a dezesseis folhas por pele) e o pergaminho era um material oneroso. A difuso do papel chiffon, ocorrida na Espanha desde o sculo XII, na Frana no XIII, permitiu baixar o preo. Mas somente no sculo XIV e, sobretudo, no XV que o uso do papel se difundiu largamente no domnio do livro manuscrito. Com igual superfcie, calculando-se a partir de documentos franceses, o papel podia tornar-se cinco vezes mais barato que o pergaminho no sculo XIV e at treze vezes mais barato no sculo XV, graas melhoria das tcnicas de papelaria e multiplicao das oficinas de papel. Mas em outros lugares, especialmente na Alemanha, a diferena foi, sem dvida, menor. De qualquer modo, o ganho sobre o preo total do livro permanecia relativamente limitado, na ordem de 10 a 20% somente em relao s obras em pergaminho. A relativa modstia desse ganho permitiu a esse tipo de livro guardar uma posio suficientemente slida, visto que muitos letrados parecem ter tido um preconceito desfavorvel contra o livro de papel, julgado, ao mesmo tempo, menos nobre e menos slido, sobretudo para os textos importantes e para obras pelas quais o dono se apegava, desejando transmiti-las aos descendentes. Na realidade, o fator principal do elevado preo dos livros era o custo da cpia. Os bons copistas eram raros. No final da Idade Mdia, os scriptoria monsticos haviam perdido o essencial de sua importncia e a maior parte dos escribas seriam, doravante, artesos profissionais que se encontravam principalmente em grandes cidades, especialmente aquelas que abrigavam uma clientela importante, quer dizer, as capitais da nobreza e as cidades universitrias. Mesmo deixando de lado o caso dos livros de luxo ornados de miniaturas, verdadeiras obras de arte destinadas sobretudo aos prelados, aos grandes senhores e aos reis, a confeco de livros tomava tempo. Os bons copistas trabalhavam lentamente> por volta de duas folhas e meia por dia, em mdia. Por outras palavras, em um ano, um bom copista produzia apenas cinco livros de duzentas folhas; ou ainda, se preferirmos, para chegar a fornecer mil livros deste tipo em um ano, no se poderia ter menos de duzentos copistas trabalhando o tempo inteiro. Nas cidades universitrias, onde mestres e estudantes tinham necessidade de muitos livros, mas dispunham de limitados recursos financeiros, procurou-se reduzir a um mnimo o preo de revenda dos livros: pequenos formatos, linhas apertadas, escrita mais cursiva, multiplicao das abreviaturas permitiam economizar o pergaminho ou o papel, sempre ganhando um pouco de tempo de cpia. A adoo do sistema de pecia, que acelerava a rotao dos exemplares a serem reproduzidos, permitia igualmente melhorar a produtividade dos escribas, sempre preservando a qualidade dos textos postos em circulao.
VERGER, Jacques. Homens e Saber na Idade Mdia.

O presidente vinha administrando o pas sem contar com uma base poltica de apoio. O PSD e o PTB dominavam o Congresso; Lacerda passara para a oposio, martelando suas crticas a Jnio com a mesma veemncia com que o apoiara. A UDN tinha vrias razes de queixa. O presidente agia praticamente sem consultar a liderana udenista no Congresso. Alm disso, a poltica externa independente causava preocupaes, assim como a simpatia presidencial pela reforma agrria. Na noite de 24 de agosto de 1961, Lacerda que tinha sido eleito governador da Guanabara fez um discurso, transmitido pelo rdio, denunciando uma tentativa de golpe janista articulado pelo ministro da justia Oscar Pedroso Horta. Estranhamente, teria sido convidado a aderir a ele. Pedroso Horta negou a acusao. Logo no dia seguinte, Jnio renunciou presidncia da Repblica, comunicando a deciso ao Congresso Nacional. A renncia no chegou a ser esclarecida. O prprio Jnio negou-se a dar uma verso clara dos fatos, aludindo sempre s foras terrveis que o levaram ao ato. A hiptese explicativa mais provvel combina os dados de uma personalidade instvel com um clculo poltico equivocado. Segundo esta hiptese, Jnio esperava obter com uma espcie de tentativa de renncia maior soma de poderes para governar, livrandose at certo ponto do Congresso e dos partidos. Ele se considerava imprescindvel para os partidos na campanha presidencial e se julgava imprescindvel para o Brasil como presidente. Acaso os conservadores e os militares iriam querer entregar o pas a Joo Goulart?
FAUSTO, Boris, In.:. Historia do Brasil.

A renncia

19

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TIPOS DE SEQNCIA TEXTUAL EXPOSITIVA-EXPLICATIVA e ARGUMENTATIVA


5

Normalmente h uma predominncia dos textos expositivos-explicativos no mbito didtico. Alguns gneros discursivos nos quais predomina a seqncia expositiva/explicativa: aulas, verbetes de enciclopdia, exposies orais, relatrios, manuais de diferentes cincias.

Os textos argumentativos em geral aparecem no mbito jurdico, poltico, jornalstico. Alguns gneros discursivos nos quais predominam a seqncia argumentativa: falas no congresso ou cmara, debates, editorial, acusao ou defesa em um julgamento, ensaio, propaganda.

Embora apresentem diferenas os textos expositivos e argumentativos se caracterizam por desenvolver uma exposio elaborada de um tema ou da soluo de um problema, ou fundamentar uma opinio. Ambos os tipos de textos apresentam a propriedade de expor idias, mas se considerados individualmente, podem tender ao plo expositivo-explicativo ou argumentativo (ARNOUX, 2005). Exemplos: Um texto que trate o tema de como se sucedem as estaes do ano, hoje objeto de explicao mas antes, quando no havia comprovao socialmente legitimada era objeto de argumentao. Um texto que trate as principais causas da delinqncia juvenil objeto de argumentao, j que no h um consenso sobre o assunto que possibilite a sua explicao. Assuntos que poderiam ser objeto de argumentao em certas ocasies so abordados de maneira explicativa, na tentativa de apresentar argumentos como verdades aceitas.

O material que segue uma adaptao de ARNOUX, Elvira, DI STEFANO, Mariana, PEREIRA, Ceclia. La lectura y la escritura en la universidad. Buenos Aires, Eudeba, 2005.

20

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O DISCURSO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO Tipos de exposio: exposio de um saber construdo alhures e j reconhecido socialmente.
muito recente a inveno histrica da nao, entendida como Estado-nao, definida pela independncia ou soberania poltica e pela unidade territorial e legal. Sua data de nascimento poder ser colocada por volta de 1830. De fato, a palavra nao vem de um verbo latino, nascor (nascer), e de um substantivo derivado desse verbo, natio ou nao, que significa o parto de animais, o parto de uma ninhada. Por significar o parto de uma ninhada, a palavra natio / nao passou a significar por extenso, os indivduos nascidos ao mesmo tempo 6 de uma mesma me, e , depois os indivduos num mesmo lugar.
CHAUI, Marilena. Brasil Mito fundador e sociedade autoritria, 2000.

exposio de um saber terico ou quase terico constatado por um observador.


(...) Medimos a atividade cerebral de voluntrios enquanto ouviam trs tipos de sentenas: frases corretas, frases cuja semntica era incorreta, ou seja, que continham uma palavra com significado absurdo ou frases com erros sintticos-gramaticais. Para definir que regies elaboram informaes semnticas, os participantes escutavam frases nas quais a sintaxe e a prosdia permaneciam constantes e apenas a semntica mudava. Observou-se, ento, que o significado das palavras responsvel por mudanas na atividade neuronal todos os outros aspectos 7 permaneceram iguais.
FRIEDERICI, ngela D. A escuta da mente. In.:Viver Mente & Crebro, 2005, no. 151.

Caractersticas: tendncia a no apresentar as marcas de um sujeito enunciador com a eliminao de marcas valorativas, afetivas ou apreciativas. Este recurso instaura uma distncia entre o sujeito enunciador e o enunciado (tema ou problema exposto) e gera um efeito de objetividade.

Um novo grupo para os desgarrados


No oeste da Europa, na sia e na Amrica do Norte, lnguas isoladas, como o basco, parecem desprovidas de qualquer parentesco. Comparaes recentes mostram que elas pertencem a uma nica famlia, o deno-caucasiano. POR MERRITT RUHLEN O conceito de famlias de lnguas conhecido: todos sabem que o portugus e as outras lnguas romanas, como o romeno, italiano, catalo, espanhol e francs, evoluram a partir do latim, falado no Imprio Romano h 2 mil anos. A classificao por famlias revela a origem histrica de semelhanas observadas entre as lnguas contemporneas. A famlia romana apresenta uma particularidade rara: sua lngua-me, o latim, era escrita e deixou documentos, o que nos permite fazer a reconstituio de sua histria e desenvolvimento. Para a maioria das outras famlias de lnguas, como a germnica (alemo, neerlands, ingls, sueco, etc) ou a eslava (russo, polons, theco, sebo-croata, blgaro etc), a ancestral da qual se originaram as lnguas modernas no era escrita e no dispomos de uma atestao histrica direta. No entanto, a realidade das famlias germnica ou eslava no menos evidente do que a da famlia romana: cada uma caracterizada por uma srie de vocbulos que so semelhantes nas lnguas filhas (ou herdeiras), tenha a lngua-me sido escrita ou no. Para um falante de uma lngua de origem romana, fcil identificar os outros membros da famlia pela simples comparao. O vocbulo mo em portugus assemelha-se ao romeno mn, ao espanhol e ao italiano mano, ao francs main ou ainda ao sardo manu, bem mais do que ao ingls hand, ao russo ruka, ou ao japons te, todos como o mesmo significado. As lnguas que pertencem a uma mesma famlia resultam da evoluo divergente de uma nica anterior, a protolngua. Por exemplo, a palavra camundongo, que se diz mouse em ingls, mus em sueco, Maus em alemo, muis em neerlands, muus em latim, ms em grego clssico, myS em russo, myz em polons e miS em serbo-croata, deriva, segundo especialistas, do vocbulo proto-indoeruopeu *muus (o asterisco indica que se trata de uma palavra reconstruda).
6 7

Grifo nosso. Idem.

21

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Apesar desses 200 anos de pesquisas taxonmicas, inmeras lnguas continuam isoladas, aos menos aparentemente: elas parecem no pertencer a nenhuma famlia identificvel. O exemplo mais famoso est na Europa. Trata-se do basco, idioma distinto da outras lnguas europias. O buruchasqui falado no norte do Paquisto e o ket da Sibria central so dois outros desses casos lingsticos isolados. Essas trs lnguas eram consideradas desprovidas de parentesco e para vrios especialistas ainda hoje continuam sendo. Contudo, nos ltimos 20, graas a uma das hipteses mais audaciosas da histria da taxonomia lingstica, esses trs casos isolados encontram seu lugar na classificao das lnguas do mundo. Alm disso, de modo inesperado foi confirmado que as trs pertencem mesma famlia, atualmente chamada deno-caucasiana. Alm do basco, do buruchasqui e do ket, o denocaucasiano, o sino-tibetano e o na-deno.
Fragmento extrado da revista Biblioteca entre livros no. 4.

presena de recursos que respaldem e autorizem consideraes expostas, e indiquem rigor cientfico, como por exemplo: linguagem tcnica;
Quadro 3 comparando a linguagem corrente com a linguagem tcnica Linguagem corrente Linguagem tcnica O cncer de boca mata muita gente. Parece que esta A transio epitlio-mesenquimal um processo doena causada pelo fumo, que provoca um chave na invaso e mesttase em carcinomas, sendo conjunto de alteraes nas clulas da gente. O responsvel pela ativao de genes mesenquimais bilogo Wirshow, que pela primeira vez estudou o como a Vimentima e pela inibio de genes epiteliais cncer, dizia que esta doena como uma loucura como as Citoqueratinas. Uma srie de eventos segue que causa nas clulas. Elas mudam de a transio epitlio-mesenquimal, como a perda de comportamento mas quem paga o pato voc. Ainda adeso celular, a sntese de componentes exclusivos mais quando as doidinhas do de invadir o seu da matriz extracelular como a glicosaminoglicana corpo. Acho que isso a. Fibronectina e a sntese de proteases como a Estromelisina-1. Rogrio Moraes de Castilho (2003). Transio epitliomesenquimal em carcinomas epidermides bucais. So Paulo: Universidade de So Paulo, tese de doutoramento.
CASTILHO, Ataliba. Saber uma lngua saber separar o certo do errado? Disponvel em http://www.museudalinguaportuguesa.org.br.

uso do discurso direto com citaes textuais entre aspas (ou itlico) dentro do pargrafo ou separado do pargrafo com fonte menor.
4.1 Teoria 1: a lngua uma atividade mental De acordo com esta vertente, a lngua uma atividade mental, por meio de que representamos semntica e gramaticalmente os elementos do mundo nossa volta, captados por nossos rgos de percepo. Seu estudo, portanto, implica em descobrir como a mente humana, cuja sede o crebro, funciona no que diz respeito produo de uma lngua. Uma pergunta e tanto, no mesmo? Inspecionar a mioleira, e entender seu funcionamento! Logo de cara voc pode perceber que esse programa ter de envolver muitas especialidades cientficas: a biologia, a neurologia, a psiquiatria, a neurolingstica, as cincias cognitivas - numa palavra, a miolologia, que no brinca em servio. No toa que muitos desses cientistas afirmam cheios de razo que a pergunta que eles fazem a ltima das perguntas, a mais bsica dentre todas. Alis, faz tempo que os homens fazem esta pergunta. A teoria da lngua como uma atividade mental entronca em vertentes racionalistas clssicas e modernas tendo sido retomada no sc. XIX por Wilhelm von Humboldt, e no sc. XX por Chomsky, a partir de 1957, para ficar apenas com estes dois. Humboldt (1836: 63) havia traado um programa de pesquisas que o identifica plenamente com o que estou chamando aqui de Teoria 1. Ele afirmou que "se deve considerar a lngua no tanto como um produto inerte, mas sobretudo como produo; [deve-se] abstrair em maior medida sua ao designadora de objetos, e mediadora da compreenso, remontando com maior afinco sua origem, to estreitamente unida atividade interior do esprito, e influncia que exercem a linguagem sobre esta, e esta sobre aquela". Aprofundando sua definio da lngua como uma entidade dinmica, ele diz que "a lngua mesma no uma obra (rgon), mas uma atividade (enrgeia); por isso, sua verdadeira definio s pode ser gentica": pg. 65. Voc j notou: ele est separando a lngua como enunciado, como obra acabada (rgon), da lngua como enunciao,

22

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

como uma atividade sem fim (enrgeia). Em seguida, Humboldt passa a operar com os conceitos de "forma da lngua" e "matria da lngua". Ele mostra que a matria da lngua heterognea, catica, e tem sido descrita e sistematizada pela gramtica e pelo dicionrio, que servem ao aprendizado, mas no explicam a verdadeira natureza da lngua. J a forma um "elemento constante e homogneo que subjaz ao trabalho do esprito por meio do qual o som articulado elevado expresso das idias"; [esse elemento] "apreendido da maneira mais cabal possvel em seu travejamento interno, e exposto com sistema". Naturalmente, a forma da lngua "uma abstrao construda pela cincia" (pgs. 66 e 67), e "no deve ser entendida to somente como a chamada forma gramatical": pg. 68. Numa clara priorizao da forma sobre a matria enquanto objeto de estudos e de definio da lngua, ele afirma que "num sentido absoluto, dentro da lngua no pode haver matria sem forma", e at o som articulado deriva sua natureza "justamente pela forma que ele recebe": pg. 69. A contribuio maior de Humboldt foi secundarizar a funo comunicativa como uma considerao central para a compreenso da linguagem. Ele afirma repetidas vezes que a importncia maior da lngua est em permitir a construo de uma viso do mundo, em constituir nossas experincias para que, secundariamente, possamos compartilh-las com o outro - da ser ela uma enrgeia, pois constantemente retorna sobre si mesma, e se reconstri: Humboldt (1836: 157). Franchi (1977) tematizou cuidadosamente estas idias, quando escreveu sobre a "lngua como uma atividade constitutiva". Chomsky comea por separar a Lngua I, ou internalizada a lngua como uma entidade mental da Lngua E, ou externalizada aquela que a gente ouve, e na qual escreve. Ele mostra que, enquanto a Lngua E corresponde mais ou menos s descries das manifestaes lingusticas, o verdadeiro alvo da cincia est em entender a Lngua I. Ou seja, ele est de acordo com Humboldt. Para isso, ele prope diferentes princpios, para garantir que o raciocnio seja cuidadosamente guiado, evitando associaes intuitivas que possam prejudicar o trabalho. A partir dessas idias, Chomsky construiu um programa de investigaes, assim sintetizado por Raposo (1992): 1. Qual o contedo do sistema de conhecimentos do falante, por exemplo, do Portugus? O que que existe na mente desse falante que lhe permite falar e compreender expresses do Portugus e ter intuies sobre os sons, as construes e os sentidos dessa ou de outras lnguas? 2. Como que esse sistema de conhecimentos se desenvolve na mente do falante? Que tipo de conhecimentos necessrio pressupor que a criana traz a priori para o processo de aquisio de uma lngua particular, ou seja, para explicar o desenvolvimento dessa lngua em sua mente? 3. Como que o sistema de conhecimentos adquirido utilizado pelo falante em situaes discursivas concretas? 4. Quais so os sistemas fsicos do crebro do falante que servem de base ao sistema de conhecimentos lingsticos? Diversas teorias esmiam a compreenso da lngua como uma atividade mental: os estudos sobre aquisio da linguagem*, a gramtica gerativa*, a gramtica cognitivista*, e a Lingustica cognitivista*. Outros textos do Portal trataro desses ramos de estudos.
CASTILHO, Ataliba de. O que se entende por lngua e linguagem? Disponvel em http://www.museudalinguaportuguesa.org.br

uso da forma do discurso indireto (parfrase) com remisso clara s fontes bibliogrficas.
A contribuio maior de Humboldt foi secundarizar a funo comunicativa como uma considerao central para a compreenso da linguagem. Ele afirma repetidas vezes que a importncia maior da lngua est em permitir a construo de uma viso do mundo, em constituir nossas experincias para que, secundariamente, possamos compartilh-las com o outro - da ser ela uma enrgeia, pois constantemente retorna sobre si mesma, e se reconstri: Humboldt (1836: 157). A partir dessas idias, Chomsky construiu um programa de investigaes, assim sintetizado por Raposo (1992): 1. Qual o contedo do sistema de conhecimentos do falante, por exemplo, do Portugus? O que que existe na mente desse falante que lhe permite falar e compreender expresses do Portugus e ter intuies sobre os sons, as construes e os sentidos dessa ou de outras lnguas? 2. Como que esse sistema de conhecimentos se desenvolve na mente do falante? Que tipo de conhecimentos necessrio pressupor que a criana traz a priori para o processo de aquisio de uma lngua particular, ou seja, para explicar o desenvolvimento dessa lngua em sua mente? 3. Como que o sistema de conhecimentos adquirido utilizado pelo falante em situaes discursivas concretas? 4. Quais so os sistemas fsicos do crebro do falante que servem de base ao sistema de conhecimentos lingsticos?

23

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

o uso da primeira pessoa do plural ns que caracteriza o enunciador como um membro de uma comunidade cientfica.
Lembramos aqui que a classe dirigente romana foi centralizadora no plano militar e poltico, mas no no plano lingstico e cultural, pois nunca impuseram com a fora de lei o uso da lngua latina (De Mauro 1979). A aquisio da lngua de Roma era uma escolha do povo dominado. Por outro lado, falar latim foi considerado sinal de grande distino social para todos os verdadeiros cidados, orgulhosos da prpria lngua e do prprio prestgio poltico. A importncia capital de Roma, o fato de que nela estivessem concentrados os direitos civis, o prestgio imenso que derivava do pertencer ao Estado mais forte do Mediterrneo, tornaram o latim um objetivo de elevao social para vastas camadas de populao. Participar da latinidade queria dizer conquistar um espao poltico (Gensini 1985:408 41).
OLIVEIRA, Marilza. Para a Histria social da lngua portuguesa em So Paulo: sculos SVI-XVIII. Lingstica 2002. So Paulo, ALFAL, 2002, vol. 14.

o uso de citaes (discurso direto) ou parfrases (discurso indireto) serve tambm para ampliar ou esclarecer a informao sobre determinado tema ou problema.

1. 3 O estatuto do autor Com base nos pressupostos da escrita como um fazer dialgico e da leitura como um processo discursivo, perguntamo-nos, qual o papel do autor nessa linha (sempre pensando no discurso monogrfico)? Para tanto, fazemos nossas as palavras de Coracini (1999: 173-174), para a qual:
O autor aquele que imprimi unidade ao texto, efeito discursivo que deriva do princpio de autoria, efeito esse que faz parecer nico o que mltiplo, transparente o que opaco, desempenhando, assim uma funo jurdica de responsabilidade, ento, a ascenso da autoria se d quando o sujeito, ocupando uma determinada posio numa dada formao discursiva, consegue organizar o j dito, segundo as regras de um discurso legitimado.

Assim, a identidade do sujeito e do autor do discurso monogrfico, em nosso caso, deve ser concebida na sua heterogeneidade, sempre constitutiva, e no na homogeneidade, j que esta se apresenta de modo aparente e enganoso. Decorre, da, as mltiplas re-significaes provocadas pelo estranhamento da presena do Outro (ou de outros) no fio do discurso monogrfico, desestruturando e desestabilizando a sua prpria identidade.
MASCIA, Mrcia Aparecida Amador. Os discursos monogrficos nos movimentos da globalizao versus virtualizao e da ps-modernidade. In Reverte 2, 2004.

Grifo nosso.

24

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O DISCURSO ARGUMENTATIVO Os textos argumentativos apresentam a construo de novos conceitos a partir do prprio desenvolvimento discursivo. Caractersticas: tendncia a construo de novos conceitos a partir do prprio desenvolvimento discursivo apresentam a marca de um sujeito enunciador que se ope opinio de outros. o enunciador se prope a persuadir seu destinatrio presena da subjetividade do enunciador dada pelas marcas valorativas, afetivas ou apreciativas na linguagem
9

Vamos observar um fragmento de um texto de Noam Chomsky, Professor de Lingstica no MIT Massachusetts Institute of Technology.
Em qual dos diversos sentidos que atribumos democracia queremos que esta sociedade seja uma sociedade democrtica? Permitam-me contrapor duas concepes de democracia. Em uma delas o pblico pode participar de uma maneira significativa na direo dos seus prprios assuntos, e os meios de informao so abertos e livres. Se algum procurar a palavra democracia no dicionrio obter mais ou menos essa definio. Uma concepo alternativa de democracia que o pblico deve ser excludo da administrao de seus prprios assuntos e os meios de informao devem ser rgida e estritamente controlados. Esta poderia soar como uma concepo extravagante de democracia, mas, no entanto a que prevalece, no somente nos fatos mas tambm na teoria. H uma longa histria deste ponto de vista que comea nas primeiras revolues democrticas da Inglaterra do sculo XVII. Vejamos agora como e por qu o problema dos meios de comunicao e da desinformao cabem neste contexto. A primeira operao de propaganda em um governo moderno aconteceu durante a administrao de Woodrow Wilson. Wilson foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1916 com uma plataforma cujo lema era Paz sem vitria. Era um lema acertado em plena Primeira Guerra Mundial. A populao norte-americana era extremamente pacifista e no via razo alguma para intervir no conflito europeu. Mas a administrao de Wilson havia se comprometido em atuar e devia fazer algo a respeito. Estabeleceu assim uma comisso de propaganda do governo, denominada comisso Creel, que em menos de seis meses conseguiu converter uma populao pacifista em uma histrica e belicosa massa que ansiava destruir a Alemanha, despedaar os alemes membro por membro, ir guerra e salvar o mundo. Foi uma conquista fenomenal, e deu lugar a outras conquistas. Nesta mesma poca e depois da guerra, as mesmas tcnicas foram empregadas para estimular o Medo aos Vermelhos. Como se sabe, com elas se alcanou um enorme sucesso na destruio dos sindicatos e na delimitao de perigosos problemas como a liberdade de imprensa e a liberdade de pensamento poltico. Esta cruzada contou com um forte apoio dos meios de comunicao e das grandes empresas, que organizaram e impulsionaram o trabalho. Linguagem persuasiva Entre os que participaram com entusiasmo havia alguns intelectuais progressistas, gente do crculo de John Dewey (filsofo e educador), que sentiam grande orgulho em mostrar como se pode ver por seus escritos dessa poca que os mais inteligentes membros da comunidade como eles se denominavam a si prprios faziam desviar em direo guerra uma populao que no a desejava, aterrorizando-a e inflamando-a com um fanatismo patriota. Os meios que se empregaram foram dos mais imaginativos. Houve, por exemplo, uma abundante fabricao de 10 atrocidades cometidas: criancinhas belgas com os braos arrancados e adolescentes alsacianas que tinham as cabeas arremessadas contra a parede e toda a sorte de coisas terrveis que ainda se podem ler nos livros de histria.Tudo isso foi inventado pelo Ministrio de Propaganda britnico, cujo compromisso central naquele momento tal como escreveram nas atas de suas deliberaes secretas era controlar o pensamento de todo o mundo. Mas aquilo que mais interessava era controlar o pensamento dos membros mais inteligentes da comunidade dos Estados Unidos, que poderiam difundir a propaganda que o ministrio havia tramado e converter um pas pacifista em um histrico guerreiro. A propaganda para a democracia o que o cassetete ou os instrumentos de tortura so para os governos totalitrios. Os Estados Unidos foi o pioneiro na indstria das relaes pblicas. O objetivo dessa indstria controlar a mente das massas. Os Estados Unidos aprendeu muito da Comisso Creel e com o lucro obtido com o Medo aos Vermelhos. uma vasta indstria. Gasta atualmente um bilho de dlares por ano. A mensagem essencial que devemos trabalhar todos juntos e em harmonia em prol do ideal norte-americano . Quem poderia se opor a isso? Quem poderia se opor a um slogan como Apie nossos soldados? So todas frases vazias. De fato, se te perguntam: Voc apia as pessoas de Iowa? Voc responderia que sim, claro, sem saber muito bem o que isso significa. O que tudo isso significa : apie nossa poltica. Mas voc no quer que as pessoas percebam isso. Aqui est a sutileza da boa propaganda. Trata-se de criar um slogan ao qual ningum se oponha e que todos apiam porque ningum sabe o que significa, porque a ateno est desviada daquilo que de fato significa algo: Voc apia nossa poltica?

10

Traduo nossa. Alsaciano.: ADJ 1 natural ou habitante da Alscia (Frana).

25

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Para convencer o destinatrio de seu julgamento sobre a funo dos meios de comunicao de massa nas democracias atuais Chomsky lana mo de diferentes estratgias: interpelao do destinatrio com uma pergunta inicial O texto inicia com uma pergunta que envolve o leitor ao convid-lo a pensar sobre a democracia que queremos:
Em qual dos diversos sentidos que atribumos democracia queremos que esta sociedade seja uma sociedade democrtica?

Este tipo de pergunta se distingue daquelas que encontramos no discurso expositivo-explicativo, normalmente neste tipo de texto a pergunta se apresenta de forma mais neutra e tem a funo de esclarecer uma questo que o leitor desconhece:
O que a fenomenologia? (..) A fenomenologia o estudo das essncias, e segundo ela, todos os problemas se resolvem no estudo das essncias:...
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologa de la percepcin, Barcelona, Planeta, 1985.

No texto argumentativo de Chomsky, a pergunta do enunciador compromete o leitor. O uso da primeira pessoa do plural nesse caso tem a funo de incluir o destinatrio (que sentido atribumos democracia que queremos / voc e eu....?), como se enunciador e destinatrio compartilhassem das mesmas opinies. uso argumentativo da definio do conceito de democracia O autor apresenta a definio de democracia com seleo de algumas caractersticas do significado de democracia (tomada de decises e a liberdade de imprensa), o que permite a introduo de um novo conceito que se constri no desenvolvimento discursivo na confrontao com a definio do dicionrio, com a qual dialoga polemicamente:
Permitam-me contrapor duas concepes de democracia. Em uma delas o pblico pode participar de uma maneira significativa na direo dos seus prprios assuntos, e os meios de informao so abertos e livres. Se algum procurar a palavra democracia no dicionrio obter mais ou menos essa definio. Uma concepo alternativa de democracia que o pblico deve ser excludo da administrao de seus prprios assuntos e os meios de informao devem ser rgida e estritamente controlados. Esta poderia soar como uma concepo extravagante de democracia, mas no entanto a que prevalece, no somente nos fatos mas tambm na teoria. H uma longa histria deste ponto de vista que comea nas primeiras revolues democrticas da Inglaterra do sculo XVII.

uso de segmento narrativo com inteno argumentativa O terceiro pargrafo introduz uma seqncia narrativa que contribuiu com explicaes que fundamentam a analogia que aparece nas concluses do pargrafo oito: A propaganda para a democracia o que o cassetete ou os instrumentos de tortura so para os governos totalitrios.

incluso de outras vozes de forma fragmentada No texto de Chomsky o discurso de outrem est acompanhado pelos comentrios do enunciador.
Entre os que participaram com entusiasmo havia alguns intelectuais progressistas, gente do crculo de John Dewey (filsofo e educador), que sentiam grande orgulho em mostrar como se pode ver por seus escritos dessa poca que os mais inteligentes membros da comunidade como eles se denominavam a si prprios faziam desviar em direo guerra uma populao que no a desejava, aterrorizando-a e inflamando-a com um fanatismo patriota.

A incluso de outras vozes no texto aparece de forma hbrida, ou seja, sem marcas definidas, isto supe uma interpretao do discurso do outro pelo argumentador que deixa transparecer sua posio ideolgica ou afetiva.

26

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

criancinhas belgas com os braos arrancados e adolescentes alsacianas que tinham as cabeas arremessadas contra a parede e toda a sorte de coisas terrveis que ainda se podem ler nos livros de histria.Tudo isso foi inventado pelo Ministrio de Propaganda britnico, cujo compromisso central naquele momento tal como escreveram nas atas de suas deliberaes secretas era controlar o pensamento de todo o mundo.

Neste tipo de seqncia textual predomina o discurso indireto, a contaminao de vozes e o discurso indireto livre. interpelao do destinatrio em segunda pessoa No ltimo pargrafo o enunciador, de forma mais direta, volta a interpelar o enunciador para compromet-lo em um suposto dilogo em que trata de evidenciar o funcionamento dos meios de comunicao de massa nas democracias:
uma vasta indstria. Gasta atualmente um bilho de dlares por ano. A mensagem essencial que devemos trabalhar todos juntos e em harmonia em prol do ideal norte-americano . Quem poderia se opor a isso? Quem poderia se opor a um slogan como Apie nossos soldados? So todas frases vazias. De fato, se te perguntam: Voc apia as pessoas de Iowa? Voc responderia que sim, claro, sem saber muito bem o que isso significa. O que tudo isso significa : apie nossa poltica. Mas voc no quer que as pessoas percebam isso. Aqui est a sutileza da boa propaganda. Trata-se de criar um slogan ao qual ningum oponha e que todos apiam porque ningum sabe o que significa, porque a ateno est desviada daquilo que de fato significa algo: Voc apia nossa poltica?

Neste pargrafo h a representao de diferentes vozes com a finalidade de acentuar o controle social exercido pelos meios de comunicao. Quadro esquemtico das caractersticas dos textos expositivo-explicativo e argumentativo: expositivo-explicativo apresenta-se como um saber construdo alhures e j reconhecido socialmente, ou como um saber terico. Tendncia a apagar as marcas do sujeito enunciador e instaurar uma distancia que gere o efeito de objetividade. As fronteiras entre discurso citante e citado so ntidas. Prope-se a informar. A dimenso relativa ao conhecimento central. argumentativo Apresenta-se como a construo de novos conceitos a partir do prprio desenvolvimento discursivo. O sujeito enunciador se manifesta e confronta sua opinio com a de outros. Aparecem distintas combinaes de vozes. Prope-se a persuadir. dimenso relativa ao conhecimento se acrescenta a emocional. formas de

ATIVIDADES Leia os textos Valores universitrios e Teoria 1: a lngua uma atividade mental). Considere a caracterizao dos textos expositivo-explicativo e argumentativo e compare entre ambos: tipo de seqncia predominante tendncia ausncia ou presena do sujeito enunciador formas de incluso da palavra de outros finalidade

27

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

EXPLICAO/EXPOSIO Aspectos a serem considerados no texto explicativo-expositivo: Recursos discursivos: tendncia a apagar marca enunciativas do sujeito para gerar efeito de objetividade; delimitao clara do discurso citado, com citaes textuais ou remisso clara s fontes bibliogrficas.

Recursos retricos: definio comparao e analogia reformulao exemplo reiterao organizadores de discurso

A SEQNCIA EXPLICATIVA-EXPOSITIVA Esquema tpico: apresentao (facultativa) formulao do problema (explcita ou implcita) resposta ao problema avaliao (facultativa)
Os tomos esto compostos de prtons, nutrons e eltrons. Podemos cortar um eltron? Se bombardearmos prtons com outras partculas elementares a grandes energias outros prtons, por exemplo comeamos a vislumbrar unidades mais fundamentais que se ocultam dentro do prton. Os fsicos propem atualmente que as chamadas partculas elementares como os prtons e 11 os nutrons esto compostos na realidade por partculas mais elementares, chamadas quarks,...
SAGAN, C. Cosmos. Buenos Aires, Planeta, 1980.

Podemos observar as seguintes partes no texto anterior: apresentao:


Os tomos esto compostos de prtons, nutrons e eltrons

Aqui temos a situao inicial que neste caso trata-se de um saber j reconhecido socialmente, e que se presume que o leitor conhea. formulao do problema
Podemos cortar um eltron?

O problema a ser explicado aparece em forma de pergunta. Encontrar partculas menores um dilema para a cincia, como se trata de um livro de divulgao cientfica pressupe-se que o leitor necessite da informao. resposta ao problema
Se bombardearmos prtons com outras partculas elementares a grandes energias outros prtons, por exemplo comeamos a vislumbrar unidades mais fundamentais que se ocultam dentro do prton.

Temos aqui a resposta ao problema com os conhecimentos constatados pela cincia at o momento da publicao do livro.
11

Traduo nossa.

28

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

avaliao
Os fsicos propem atualmente que as chamadas partculas elementares como os prtons e os nutrons esto compostos na realidade por partculas mais elementares, chamadas quarks,...

Nesta ltima parte so apresentadas as especulaes dos cientistas sobre a existncia de partculas subatmicas, podemos entend-la como uma avaliao que o autor faz do estado do conhecimento da cincia. Nem sempre temos estas quatro partes em todas as seqncias explicativas, h casos em que alguma delas pode estar implcita. Normalmente quando se supe que o leitor conhece a situao inicial no h apresentao, em alguns casos at mesmo a formulao do problema pode estar ausente. ATIVIDADE: Leia o texto e identifique o problema que explicado. ______________________________________________________________________
Durante mais de quatro sculos o discurso oficial se referiu ao descobrimento da Amrica para designar a chegada de Colombo a Guanahan, em 12 de outubro de 1492. No entanto, em torno do Quinto Centenrio registrou-se um gesto que merece ser observado e explicado: seus promotores o Estado espanhol e os governos latino americanos descartaram o conhecido descobrimento em beneficio de um termo que expresse melhor sua tica atual. Assim passaram a usar para comemorar aquele acontecimento histrico o nome Encontro de dois mundos. Descobrimento ou conquista? Faanha civilizadora ou lenda negra? Encontro de dois mundos ou genocdio? So termos de uma polmica que no cessa, porque o nome das coisas sempre um terreno de disputa. Dar nome a um fato, longe de ser um ato de objetividade, envolve necessariamente uma valorizao que no arbitraria, nem responde a simples vontades individuais, mas materializa a viso que se 12 produz a partir de uma determinada linha ideolgica, poltica, cultural e social. (...).
Di Stefano, M. E Gorini, U.: El nombre de la cosa. In: El descubrimiento, Buenos Aires, Desde la gente, 1992.

12

Traduo nossa.

29

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O QUE DESENCADEIA A EXPLICAO Normalmente o ponto de partida para o desenvolvimento do discurso explicativo a existncia de um problema que pode ser enunciado das seguintes formas: oraes interrogativas diretas
Alimentos transgnicos O que so? Sementes transgnicas so as que tm seu material gentico alterado por meio da inoculao de outros organismos para gerar plantas resistentes a herbicidas ou pragas. Vantagens Podem produzir alimentos mais nutritivos e baratos Seu cultivo mais eficiente do que o convencional Riscos potenciais Causar alergias ou danificar o sistema imunolgico Transmitir seus genes a outras espcies, gerando superpragas Genes das sementes modificadas podem afetar animais e insetos
Folha de So Paulo, 22/04/99.

oraes interrogativas indiretas


Quem jovem corre mais riscos H 25 doenas relacionadas com o cigarro, segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade). Algumas atingem mais diretamente quem comea a fumar antes dos 20 anos. Todo mundo sabe que fumar pode causar cncer no pulmo. Mas poucos sabem que o cigarro responsvel por 90% das mortes por cncer do pulmo, ou seja, quase todas.
Ftima Gigliotti. Folha de So Paulo, 31/05/99.

O texto anterior poderia apresentar o problema da seguinte forma: Neste estudo os especialistas trataram de investigar se existe um grupo que corre mais riscos de doenas relacionadas com o cigarro. com ttulos que antecipem o problema Calvcie e queda de cabelo Nossos cabelos esto constantemente caindo e sendo repostos. A calvcie acontece quando a taxa de queda de cabelos superior ao normal e no h a reposio dos fios de cabelo. A calvcie tambm ocorre em mulheres, porm, ao contrrio dos homens nos quais a esmagadora maioria dos casos decorrente da gentica ou hormnios, no sexo feminino as causas so mais complexas.
http://www.copacabanarunners.net/calvicie.html 31/10/05

sem uso de formas interrogativas

A descoberta de que o mundo se tornou mundo, de que o globo no mais apenas uma figura astronmica, de que a Terra o territrio no qual todos se encontram relacionados e atrelados, diferenciados e antagnicos, essa descoberta surpreende, encanta e atemoriza. Trata-se de uma ruptura drstica nos modos de 13 ser, sentir, agir, pensar e fabular. Um evento heurstico de amplas propores, abalando no s convices, mas tambm vises do mundo. Ocorre que o mundo no mais exclusivamente uma coleo de naes, sociedades nacionais, estadosnaes, em suas relaes de interdependncia, dependncia, colonialismo, imperialismo, bilateralismo, multilateralismo. Simultaneamente, o centro do mundo no mais principalmente o indivduo, tomado singular e coletivamente, como povo, classe, grupo, minoria, maioria, opinio pblica. Ainda que a nao e o indivduo continuem a ser muito mais reais, inquestionveis e presentes todo o tempo, em todo lugar, povoando a reflexo e 14 15 a imaginao, ainda assim j no so hegemnicos . Foram subsumidos formal ou realmente pela sociedade
13 14 15

Heurstico.: Adj. que busca inveno ou a descoberta; investigativo. Hegemnico.: Adj. que tem hegemonia. (Hegemonia.: 1 preponderncia de um povo ou uma classe social sobre a outra. 2 posio destacada; supremacia; superioridade). Subsumir. V. considerar como dependente ou como compreendido.

30

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

global, pelas configuraes e movimentos da globalizao. O mundo mundializou-se, de tal maneira que o globo deixou de ser uma figura astronmica para adquirir mais plenamente sua significao histrica. Da nascem a surpresa, o encantamento e o susto. Da a impresso de que se romperam modos de ser, 16 sentir, agir, pensar e fabular. Algo parecido com as drsticas rupturas epistemolgicas representadas pela descoberta de que a Terra no mais o centro do universo, conforme Coprnico, o homem no mais filho de Deus, segundo Darwin, o individuo um labirinto povoado de inconsciente, de acordo com Freud. claro que a descoberta da sociedade global, que o pensamento cientfico est realizando no declnio do sculo XX, no apresenta as mesmas caractersticas das descobertas mencionadas. Mesmo porque so diversas e antigas as instituies e indicaes mais ou menos notveis da globalizao. Desde que o capitalismo desenvolveu-se na Europa, apresentou sempre conotaes internacionais, multinacionais, transnacionais, mundiais, desenvolvidas no interior da acumulao originria, mercantilismo, colonialismo, imperialismo, dependncia, interdependncia. E isso est evidente no pensamento de Adam Smith, David Ricardo, Herbert Spencer, Karl Marx, Max Weber e muitos outros. Mas inegvel que a descoberta de que o globo terrestre no mais apenas uma figura astronmica, e sim histrica, abala modos de ser, pensar, fabular. Nesse clima, a reflexo e a imaginao no s caminham de par-em-par como multiplicam metforas, imagens, figuras, parbolas e alegorias destinadas a dar conta do que est acontecendo, das realidades no codificadas, das surpresas inimaginadas. As metforas parecem florescer quando os modos de ser, agir, pensar e fabular mais ou menos sedimentados sentem-se abalados. claro que falar em metfora pode envolver no s imagens e figuras, signos e smbolos, mas tambm parbolas e alegorias. So mltiplas as possibilidades abertas ao imaginrio cientifico, filosfico e artstico, quando se descortinam os horizontes da globalizao do mundo, envolvendo coisas, gentes e idias, interrogaes e respostas, explicaes e intuies, interpretaes e previses, nostalgias e utopias. A problemtica da globalizao, em suas implicaes empricas e metodolgicas, ou histricas e tericas, pode ser colocada de modo inovador, propriamente heurstico, se aceitamos refletir sobre algumas metforas produzidas precisamente pela reflexo e imaginao desafiadas pela globalizao. Na poca da globalizao, o mundo comeou a ser taquigrafado como aldeia global, fbrica global, terra ptria, nave espacial, nova babel e outras expresses. So metforas razoavelmente originais, suscitando significados e implicaes. Povoam textos cientficos, filosficos e artsticos. IANNI, Octavio. In: Sociedade e Linguagem. Unicamp, Campinas, SP, 1997

Qual o problema que o texto tenta explicar? _____________________________________________________________________

16

Epistemolgico.:Adj. de ou relativo a epistemologia. (Epistemologia.: conjunto de estudos sobre a origem, natureza e limites do conhecimento).

31

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

FORMAS DE EXPLICAR: recursos retricos Para dar resposta a uma pergunta a explicao pode usar diferentes recursos, como por exemplo tratar de apresentar as causas que explicam o fenmeno, ou narrar a origem de algum acontecimento, definies que facilitem a compreenso do que se pretende explicar, exemplos, etc. Explicaes que remetem a enunciados gerais
O objetivo deste ensaio discutir as sempre delicadas relaes entre sociedade e literatura, privilegiando, no amplo aspecto destas relaes, o processo pelo qual, em diferentes momentos, distintas formaes sociais estabeleceram formas diversas de gerenciamento da literatura. Identificando-se muitas vezes com a proibio do literrio ou de algumas de suas manifestaes, mas no se esgotando no puro gesto censrio, pois que outras vezes manifesta-se na recomendao ou mesmo na obrigao de determinadas leituras, o gerenciamento que a sociedade impe literatura sugere a grande influncia desta sobre aquela. Encenando, simbolizando ou exprimindo identidades, valores, emoes, sentimentos, pontos de vista e linguagens sociais, a literatura ela prpria, uma dessas linguagens simultaneamente radar e espelho, reflexo e sinal. Os olhos mais do que ressabiados com que a sociedade costuma encarar a literatura talvez se devam exatamente a este perfil instvel e ubquo de uma prtica social simblica que vem h sculos acompanhando o homem. Impiedade, loucura, excentricidade, marginalidade, criminalidade, subverso... so conceitos que, implcita ou explicitamente se fazem presentes em diferentes discursos sociais sobre prticas literrias, na expectativa de cortar-lhes as arestas, modul-las e model-las. de alguns destes discursos que se ocupa o presente ensaio, que seleciona diferentes formas de gerenciamento da literatura pelo Estado, para, a partir delas, refinar questes, levantar hipteses e sugerir concluses. (...)
LAJOLO, Marisa. Sociedade e literatura: parceria sedutora e problemtica. In: Sociedade e Linguagem. Unicamp, Campinas, SP, 1997.

Qual o assunto mais geral, e qual o mais particular que o texto aborda? ___________________________________________________________________________ Reformulao Procedimento para facilitar a compreenso do leitor, consiste em apresentar um enunciado que esclarea o segmento anterior do texto, ou que acrescente informao sobre este. Marcadores de reformulao: isto , a saber, ou, ou seja, em outras palavras, sintetizando Estes no so marcadores exclusivos de reformulao.
Um terremoto que mede 7 na escala Richter (em torno de 25 por ano), libera 10 ergs de energia, isto , dez trilhes de trilhes de ergs, a energia equivalente queima de 38 bilhes de litros de gasolina! (GLEISER, 17 Marcelo) Usando o fato de que ondas-S jamais so detectadas em pontos diametralmente opostos do planeta, ou seja, que elas no atravessam a Terra passando pela sua regio central,deduzimos que essa regio deve ser lquida.
25

Funes mais habituais da reformulao em um texto expositivo: 1) 2) 3) definir o sentido da formulao original ou indicar em que sentido deve ser interpretada indicar equivalncia na significao desenvolver ou exemplificar o conceito original propor um enunciado mais fcil de compreender

4)

A partir das funes 1 e 3 podemos perceber que a definio e o exemplo so procedimentos de reformulao. No texto explicativo funcionam tambm como recurso para facilitar a compreenso.

17

Folha de So Paulo, 24/10/99.

32

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Exemplos O exemplo apresenta um caso concreto, particular, do conceito que est sendo explicado. Todo exemplo estabelece uma relao entre o caso particular, por um lado, e o conceito abstrato por outro. Normalmente este recurso no texto explicativo tem a finalidade de esclarecer. Marcadores do exemplo: expresses: por exemplo, como por exemplo (exclusivas da exemplificao) a saber, assim, como, o caso de signos de pontuao: dois pontos, parnteses, hfen. Exemplo:
Seja, por exemplo, o caso de uma companhia eltrica que necessita manter o cadastro de toda a rede eltrica, com seus com seus vrios elementos constituintes, tais como: transformadores, capacitores, 18 cabos, postes, etc. (SILVA, 2002:18)

Definio
O termo banco de dados significa um conjunto de dados organizados de maneira a atender uma determinada finalidade, ou um conjunto de finalidades integradas. O termo banco de dados espaciais utilizado quando os dados a serem armazenados possuem caractersticas espaciais, ou seja, possuem propriedades que descrevem a sua localizao no espao e a sua forma de representao. Seja, por exemplo, o caso de uma companhia eltrica que necessita manter o cadastro de toda a rede eltrica, com seus vrios elementos constituintes, tais como: transformadores, capacitores, cabos, postes, etc. Alm disso, importante para a concessionria saber quem so seus clientes, como se comporta o consumo desses clientes e a que parte da rede eles esto conectados. (SILVA, 2002:18)

A definio de um termo tem como funo reduzir a opacidade e ambigidade das palavras. Tipos de definies: descritiva - descreve ou caracteriza o conceito. Marcadores: expresses como est formado por, est constitudo por, est composto por, consiste em, etc. Exemplo:
O Processamento da Consulta Espacial consiste na interpretao (sinttica e semntica) de uma consulta escrita em linguagem de alto nvel para instrues de baixo nvel, gerando-se um plano estratgico de execuo e diretrizes para o processamento. (SILVA, 2002:18)

de denominao - indica o termo cientfico ou tcnico usado para denominar o conceito explicado. Marcadores: verbos como chamar, designar, denominar, etc. Exemplo:
A parte da DML responsvel pela recuperao de dados chamada Linguagem de Consulta. (SILVA, 2002:21)

funcional apresenta o objeto indicando sua funo, finalidade ou uso. Marcadores: expresses como se utiliza para, serve para, cuja funo , tem como finalidade. Exemplo:

18

SILVA, Rosngela. Banco de Dados Geogrficos: uma anlise das arquiteturas dual (spring) e integrada (oracle spatial). 2002. Dissertao (Mestrado em Engenharia), Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo

33

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O Processador de Consultas, tambm chamado de Gerenciador de Consultas, interpreta a Linguagem de Manipulao de Dados (DML) utilizada pelo banco de dados (...) (SILVA, 2002:20)

por equivalncia explica um conceito por equivalncia de significaes. Marcadores: verbo ser ou signos de pontuao como parnteses, vrgula, hfen ou dois pontos. Comparao Para explicar um objeto, fenmeno ou conceito mais abstrato ou menos conhecido a explicao pode vincul-lo a outro mais conhecido. Marcadores expresses: a saber, assim, como, o caso de signos de pontuao: dois pontos, parnteses, hfen. Exemplo:
Em linguagem comum, sentenas como x irmo de y e x primo de y so denominadas relaes entre x e y. Em linguagem matemtica, as sentenas anteriores so sentenas abertas de duas variveis, ou seja, so afirmaes que no sabemos se so verdadeiras ou falsas; elas se tornam verdadeiras quando atribumos valores a x e a y. (SILVA, 2002:23)

Analogia um tipo especfico de comparao em que se estabelece uma equivalncia ampla entre o objeto ou idia a ser explicado e outro objeto de outra natureza ou carter

Exemplos:
a perda de confiabilidade no mercado como uma geada em uma plantao: tudo precisa ser refeito. A propaganda para a democracia, o que o cassetete ou os instrumentos de tortura so para os governos autoritrios.

34

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

ATIVIDADES
A fria do interior terrestre O interior da Terra est longe de ser um meio passivo. Pelo contrrio, a imagem que prevalece hoje a de um interior dividido em vrias camadas, como uma cebola. A parte central, com um raio de 3.500 km, dividida em duas partes, a mais interior, slida, com um raio de 1.300km, e a mais exterior lquida. A densidade no centro da Terra pode ser 12 mil vezes maior do que a da gua, e a temperatura pode chegar a 5.000 C, comparvel da superfcie do sol. Essa energia toda vem ainda do processo de criao e evoluo inicial da Terra, com alguma contribuio de decaimentos radioativos. A Terra continua esfriando at hoje. Essa parte central envolta por outra camada, chamada manto, que tambm tem em torno de 3.000 km de raio. Mesmo que no possamos, como os heris da aventura Viagem ao centro da Terra, de Jules Verne, visitar o manto, podemos conhecer sua composio por meio de exploses vulcnicas. A lava que expulsa nessas exploses vem do manto, o que nos d uma idia da incrvel complexidade subterrnea de nosso planeta. O manto, por sua vez, envolto pela crosta terrestre, a fina capa com espessura variando entre 8km e 15km que nos protege do caos sob nossos ps. Mas essa proteo nem sempre eficaz. O leitor mais ctico pode se perguntar: Mas os cientistas podem conhecer to bem o interior da Terra sem irem l?. tima pergunta. O mapeamento do interior terrestre um dos vrios exemplos em cincia que extramos informao sobre algum sistema sem observ-lo diretamente. As informaes sobre o mundo subterrneo nos so reveladas por um dos eventos mais catastrficos do mundo natural, os terremotos. Se, como descrevi acima, a densidade do interior terrestre aumenta em direo ao centro e a parte superior do manto feita de material rochoso lquido (o magma, que vira lava quando expelido por vulces), basicamente ns aqui na superfcie boiamos sobre esse material. A caldeira infernal do interior gera quantidades enormes de gases que procuram por um escape em direo superfcie. A presso to grande que chega a locomover pedaos da crosta, s vezes aproveitando falhas e fissuras. Esses movimentos so os terremotos, como os que ocorreram recentemente na Turquia e em Taiwan, causando a morte de milhares de pessoas. Ns, no Brasil, somos abenoados pela ausncia de terremotos. E de vulces, furaces... Um terremoto que mede 7 na escala Richter (em torno de 25 por ano), libera 10
25 o

ergs de energia, isto , dez

trilhes de trilhes de ergs, a energia equivalente queima de 38 bilhes de litros de gasolina! Essa violncia se propaga pela Terra em forma de ondas de dois tipos, as ondas de presso (onda-P) e as ondas de toro (onda-S, do ingls shear). As ondas-P se propagam frontalmente, como uma coluna de domins que vai caindo quando o primeiro empurrado, enquanto a onda-S mais parecida com as vibraes verticais de corda de um violo. Essas ondas partem dos focos do terremoto e se propagam pela Terra em vrias direes, emergindo em pontos diferentes do planeta, onde elas so estudadas por estaes sismogrficas. A partir das medidas obtidas nessas estaes e das propriedades dessas ondas, podemos inferir qual a composio material do interior da Terra, como uma espcie de raio X. Por exemplo, sabemos que as ondas-S so absorvidas por meios lquidos. Usando o fato de que ondas-S jamais so detectadas em pontos diametralmente opostos do planeta, ou seja, que elas no atravessam a Terra passando pela sua regio central,deduzimos que essa regio deve ser lquida. Claro, o grande desafio para os que estudam terremotos a possibilidade de prever quando eles iro ocorrer. Infelizmente, ainda no podemos prever a ocorrncia de terremotos, apenas locais de maior risco. A resposta, por enquanto, permanece soterrada no caos subterrneo. GLEISER, Marcelo. Folha de So Paulo, 24/10/99.

I. Considere o texto A fria do interior terrestre e responda s perguntas a seguir. 1. . Qual o problema ou tema que o texto se prope a desenvolver? _____________________________________________________________________ 2. A que gnero discursivo pertence? _______________________________________________________________________

35

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

3. Qual o tipo de seqncia predominante? _______________________________________________________________________ 4. Que tipo de pblico o texto pretende alcanar? _______________________________________________________________________ 5. No 5 pargrafo o autor faz comparaes, complete o quadro a seguir: Idia conhecida queima de 38 bilhes de litros de gasolina as ondas-P se propagam frontalmente vibraes verticais de corda de um violo 6. O ltimo pargrafo do texto A fria do interior terrestre apresenta as consideraes finais, podemos afirmar que estas: a) confirmam ou negam a tese inicial do texto? Idia nova ou desconhecida
o

b) fazem crer que a cincia esgotou os conhecimentos sobre o assunto?

7. Que tempo e modo predominam entre as formas verbais empregadas? __________________________________________________________________ 8. Apresenta tendncia presena ou ausncia de um sujeito enunciador no texto?

___________________________________________________________________

36

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Componentes dos textos argumentativos Esquema bsico da seqncia argumentativa: Componente 1: Componente 2: a. hiptese / idia / postura a ser defendida b. n argumentos a. contra-argumentos b. refutao dos contra-argumentos

Matria publicada em 16 de outubro de 2005 no Dirio do Grande ABC

Dez razes para voc votar SIM


1- O Brasil o pas do mundo com o maior nmero de pessoas mortas por armas de fogo. Em 2003 foram 108 mortes por dia, quase 40 mil no ano. As armas de fogo so a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil. Mata mais que acidentes de trnsito, Aids ou qualquer outra doena ou causa externa. 2- Em caso de assalto mo armada, a chance de morrer ao reagir 180 vezes maior de que a de morrer sem reagir. A chance de ficar ferido 57 vezes maior quando h reao. 3- Armas de fogo transformam desavenas banais em tragdias irreversveis. Com o fim do comrcio de armas, ser possvel reduzir alguns tipos especficos de homicdio aqueles motivados por conflitos entre conhecidos ou por causas fteis. 4- Armas de fogo em casa tambm causam acidentes. Principalmente entre crianas. Duas crianas (entre 0 e 14 anos) so feridas por tiros acidentais todos os dias. 5- As tentativas de suicdio com arma de fogo tambm so mais eficazes: 85% dos casos acabam em morte. 6- As armas de fogo constituem uma grande ameaa vida das mulheres. Nas capitais brasileiras, quase metade dos homicdios de mulheres cometido com arma de fogo, a maioria vtima do prprio marido ou companheiro. 7- As armas compradas legalmente correm o risco de cair nas mos erradas por meio de roubo, revenda ou perda. Tirar as armas legais de circulao tambm diminui o arsenal dos bandidos. 8- Em So Paulo, latrocnios (roubo seguido de homicdio), chacinas e confronto entre polcia e criminosos somam apenas 11% dos homicdios no Estado. Brigas de bar, desavenas no trnsito e conflitos entre parentes e conhecidos esto entre as situaes mais corriqueiras na origem de tragdias. 9- A arma no garante proteo no confronto com bandidos. Na maioria dos assaltos, mesmo pessoas treinadas no tm tempo de reagir e sacar a arma. 10 - As leis de controle de armas ajudam a diminuir os riscos para todos. Na Austrlia, cinco anos depois de uma lei que praticamente proibiu a venda de armas de fogo, a taxa de homicdios por arma de fogo caiu 50%. Entre as mulheres, a diminuio foi de 57%.

Dez razes para voc votar NO 1- A proibio da venda legal de armas no vai desarmar os bandidos, nem vai acabar com a violncia e a falta de segurana. 2- Proibir a venda legal de armas pode aumentar ainda mais o contrabando de armas e munies e criar mais espao para a ao dos bandidos.

37

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

3- Com o fim do comrcio legal de armas e munies, apenas o cidado comum ser desarmado. Bandidos no compram armas legalmente. 4- O veto s armas uma limitao abusiva do direito de autodefesa. No existe norma jurdica que determine conformismo, sem qualquer reao, em uma situao de assalto, seqestro, estupro ou assassinato. Reagir ou no uma deciso pessoal. 5- A culpa pelos altos ndices de criminalidade e de homicdios no da arma, mas de quem a tem em mos. Revlveres no transformam cidados em assassinos. 6- A polcia brasileira incapaz de garantir sozinha a segurana dos cidados. 7- O referendo desvia a ateno daquilo que deve realmente ser feito: a reestruturao e o aparelhamento da polcia, da Justia e das penitencirias. 8 - O criminoso ficar mais seguro para agir porque ter a certeza, garantida por lei, de que nenhum cidado ter uma arma para se defender. 9- O fim do comrcio de armas prejudicar a indstria nacional, alm de causar desemprego. 10- Decretar o desarmamento geral como principal medida para coibir a criminalidade pode ser um tiro pela culatra. A Jamaica, um dos pases mais violentos da Amrica, baniu as armas de fogo em 1974. De l para c, a situao piorou, e com o acrscimo de um novo elemento: o mercado negro de armamentos.

ATIVIDADES Dada a seguinte hiptese ou postura a ser defendida em um texto argumentativo: O ingresso da Venezuela no Mercosul comercialmente positivo para o Brasil. Classifica as informaes relacionadas embaixo segundo sejam: a) argumentos favorveis b) argumentos contrrios (contrargumentos) c) informaes no vinculadas com a hiptese (inadequadas para articular-se com ela) 1. A Venezuela possui petrleo a custo menor que outros parceiros do Mercosul. 2. A Argentina aceita preos mais altos do que a Venezuela para produtos como caf ou cacau. 3. Chvez est disposto a reduzir as taxas para importao de carros brasileiros. 4. A Venezuela tem altos ndices de alfabetizao em comparao com outros pases da Amrica Latina. 5. Empresas norte-americanas deixariam de comprar alguns produtos brasileiros, devido relao tensa entre Hugo Chvez e os E.U. 6. Na Venezuela, projetos sociais brasileiros como Fome Zero ou Bolsa-Escola so estudados com interesse. 7. A Venezuela, em termos gerais, um pas mais importador do que a Argentina. 8. A mortalidade infantil na Venezuela muito maior do que na Argentina ou no Uruguai. Dada a seguinte hiptese ou postura a ser defendida em um texto argumentativo: O controle de mensagens de correio eletrnico na empresa necessrio para a segurana. Construa um argumento favorvel ou contrrio.

38

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Resumo
Objetivo Na universidade Produzir um texto que guarde relaes com o texto de origem, a partir da reproduo breve dos seus contedos. Diferentes falantes produziro diferentes resumos, razes:

Seleo de informao de um mesmo texto nem sempre a mesma; Contexto de produo; Caractersticas ou inteno de quem produz o resumo; Caractersticas gerais do texto;
Resumos que circulam no meio acadmico

Anotaes de aula Resumos de textos da bibliografia para estudar Resumos solicitados pelo professor, para a avaliao da compreenso do texto Resumo ou abstract de textos cientficos Resumo que o autor de um texto (monografia, dissertao, tese, artigo cientfico) faz de outros autores a
fim de resenhar, expor o estado de uma questo ou polemizar. RESUMIR NO RECORTAR E COLAR Atividades implicadas no resumo

Omitir Selecionar Generalizar Construir ou integrar


Orientaes para resumir: 1o. passo Identificar:

Gnero do texto O meio de circulao O autor (posio ideolgica, posicionamento terico) Data de publicao
Orientaes para resumir: 2o. passo 1a. leitura Identificar o tema/problema que o autor se prope a desenvolver que se apresenta em forma de pergunta ou hiptese. Orientaes para resumir: 3o. passo 2a . Leitura do texto:

Sublinhar no texto as informaes centrais. Determinar os conceitos centrais (chave) e linguagem especfica. Organizar e estabelecer a hierarquia e relao entre os conceitos
Orientaes para resumir: 4. passo: Idias mais relevantes do texto

39

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Em textos argumentativos (artigos de jornal ou cientfico) Organizar em esquemas ou quadros: A questo que discutida (problema); A posio (tese) que o autor rejeita; A posio (tese) que o autor sustenta; Argumentos que sustentam ambas as posies; A concluso final do autor. Aps a localizao e explicitao das relaes entre as idias mais relevantes do texto, organiz-las em forma de texto. Orientaes para resumir: 5o. passo Escrita do resumo Escrever o resumo estabelecendo vnculo entre as informaes selecionadas de forma coerente e coesiva. Elementos importantes na escrita do resumo acadmico

Lxico da especialidade; Uso de conectivos; Meno ao autor do texto resumido; Atribuio de atos ao autor do texto resumido.
Lxico da especialidade A reformulao de textos acadmicos deve manter: o lxico da especialidade, e algumas afirmaes do texto original que funcionam como resumos. Uso de conectivos Uso de organizadores do discurso: conectivos que estabeleam relao de exemplificao, causa/conseqncia, explicao, concluso. Meno ao autor do texto resumido Resumo um texto sobre outro texto de outro autor. Formas de mencionar o autor

expresso: o autor sobrenome do autor: Freire, Orlandi, Bosi meno do autor a partir de sua funo ou profisso: o filsofo, o crtico, o historiador, o lingista Promomes: ele, ela.
Exemplo: Seguindo a linha de pensamento neoconservador, Fukuyama mantm sua defesa de uma mudana dos regimes ditatoriais e continua a acreditar numa tendncia democracia. Mas, em O dilema americano, o cientista poltico mostra que os EUA no respeitaram esse processo natural, sendo extremamente otimistas quanto possibilidade de uma guerra rpida e de uma fcil instaurao da democracia liberal no Iraque. O autor faz um retrospecto da atuao americana em conflitos externos, mostrando como seu apoio a transies democrticas s foi eficaz quando as sociedades internamente desejavam essas mudanas. http://www.rocco.com.br/shopping/exibirlivro.asp?Livro_ID=85-325-2093-6 Atribuio de atos ao autor do texto resumido Atribuio dada pelo autor do resumo aos atos do autor, em funo da interpretao que faz do texto original. Exemplo: Alm de fundamentar seu ponto de vista, o autor confronta o prprio pensamento com o de importantes tericos que defenderam outros modos de atuao norte-americana. Fukuyama expe a histria do neoconservadorismo, com seu surgimento a partir de intelectuais anticomunistas, seu auge durante o governo de Ronald Reagan, e sua transformao no governo Bush. Portanto, mais do que expor os motivos pelos quais a guerra preventiva ao Iraque no foi acertada, Fukuyama faz uma anlise profunda dos caminhos da democracia, at a virada para o sculo XXI, e de seus possveis rumos daqui para a frente. http://www.rocco.com.br/shopping/exibirlivro.asp?Livro_ID=85-325-2093-6

40

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Os atos podem indicar: Posicionamento do autor em relao sua crena na verdade do que dito: afirma, nega, acredita, duvida Indicao do contedo geral: aborda, trata de

Organizao das idias

define, classifica, enumera, argumenta

Indicao da relevncia de uma idia do texto: enfatiza, ressalta Ao do autor em relao ao leitor: Organizao das idias Incita, busca levar a

define, classifica, enumera, argumenta

Indicao da relevncia de uma idia do texto: enfatiza, ressalta Incita, busca levar a _______________________________________________________________________________________________ Referncias Bibliogrficas Machado, Anna Rachel (coord.). Resumo. So Paulo, Parbola, 2006. __________________________. Resenha. So Paulo, Parbola, 2004. Nogueira, Sylvia (coord.). Manual de lectura y escritura universitaria. Buenos Aires, Biblos, 2005. Atividades 1. Complete as lacunas do texto seguinte, fazendo meno ao autor de diferentes formas. Saturno nos Trpicos, de Moacyr Scliar (Companhia das Letras; 274 pp. 29 reais) Em seu novo livro, o __________________ gacho Moacyr Scliar deixa a fico de lado e investe em outra de suas especialidades: o ensaio. Saturno nos Trpicos um estudo sobre a melancolia, e custou cinco anos de pesquisa ao escritor. No se trata de uma obra difcil: ao contrrio, sua linguagem sempre acessvel e envolvente. __________________ enfoca o tema em vrios momentos histricos. Fala da Idade Mdia dos tempos da peste negra e da Renascena dos grandes avanos cientficos. Mas seu objetivo , sobretudo, compreender a melancolia moda brasileira e traar uma histria dela. __________________ examina a cultura nacional desde os primeiros tempos at o sculo XX tratando de personagens como Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, e Macunama, de Mrio de Andrade. 2. Observe o exemplo em que destacamos os verbos utilizados para indicar diferentes atos do autor do texto resumido. Em seguida, leia os trechos e preencha os espaos dos resumos correspondentes com os verbos mais adequados, dentre os do quadro abaixo. apontar definir descrever elencar enumerar classificar caracterizar dar caractersticas exemplificar dar exemplos contrapor confrontar comparar opor diferenciar comear iniciar introduzir desenvolver finalizar terminar concluir acreditar pensar julgar afirmar negar questionar criticar descrever narrar relatar explicar expor comprovar provar defender a tese argumentar dar argumentos justificar dar justificativa apresentar mostrar tratar de abordar discorrer esclarecer convidar sugerir incitar levar a Exemplo Um amigo me disse: - No guarde nada para uma ocasio especial. Cada dia que se vive uma ocasio especial. Ainda estou pensando nestas palavras..., j mudaram minha vida. Agora estou lendo mais e limpando menos. Sento-me no terrao e admiro a vista sem preocupar-me com as pragas. Passo mais tempo com minha famlia e menos tempo no trabalho. Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experincias a desfrutar, no para sobreviver. J no guardo nada. Uso meus copos de cristal todos os dias. Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado, se me d vontade. J no guardo meu melhor perfume para ocasies especiais, uso-o quando tenho vontade. Ao do autor em relao ao leitor:

41

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

(mensagem distribuda por e-mail) Resumo O autor relata o que um amigo lhe disse e mostra como as palavras desse amigo influenciaram sua vida, elencando diversas aes de seu cotidiano que ele realiza de forma diferente. Trecho 1 Em 1948 e em 1976, as Naes Unidas proclamaram extensas listas de direitos humanos, mas a imensa maioria da humanidade s tem o direito de ver, ouvir e calar. Que tal comearmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar? Que tal delirarmos um pouquinho? Vamos fixar o olhar num ponto alm da infmia para adivinhar outro mundo possvel: - o ar estar livre do veneno que no vier dos medos humanos e das humanas paixes; - nas ruas, os automveis sero esmagados pelos ces; - as pessoas no sero dirigidas pelos automveis, nem programadas pelo computador, nem compradas pelo supermercado e nem olhadas pelo televisor. (Eduardo Galeano, Frum Social Mundial 2001. Caros Amigos 01/2000) Resumo do trecho 1 O autor _____________________ a contradio entre a existncia de extensas listas de direitos humanos e o fato de a maioria da humanidade no ter nenhum. Diante disso, __________________ o leitor a sonhar com um mundo possvel e _____________________ algumas das caractersticas desse mundo. Trecho 2 H trs tipos de jornalistas: 1) o reprter, que escreve o que viu; 2) o reprter interpretativo, que escreve o que viu e o que ele acha que isso significa; 3) o especialista, que escreve a respeito do significado daquilo que no viu. (Adaptado de Elio Gaspari, Folha de S. Paulo, 13/09/1998) Resumo do trecho 2 O autor ____________________ os jornalistas em trs tipos. Trecho 3 s vezes ainda se ouve por a algum dizendo que sexo sem amor no d. Soa um tanto ingnua a alegao, meio fora de tempo, como um simca chambord atrasando o trfego. Amor, o que isso? Coisa mais anos 50... (...) O que se quer dizer, quase sempre, no que sexo precisa de amor, mas que sexo precisa de narrativa. (Eugnio Bucci, O melodrama e a gente, Folha de S. Paulo, 24/02/2002) Resumo do trecho 3 O autor ____________________ a afirmao corrente de que sexo sem amor no d; questiona-a (ironicamente) e ____________________ o seu sentido. Trecho 4 (...) E resolvi escrever sobre essa antiga dualidade: sexo e amor. (...) O amor tem jardim, cerca, projeto. O sexo invade tudo. Sexo contra a lei, no fundo de tudo. O amor depende de nosso desejo, uma construo que criamos. Sexo no depende do nosso desejo, nosso desejo que tomado por ele. Ningum se masturba por amor. Ningum sofre sem teso. O sexo um desejo de apaziguar o amor. O amor uma espcie de gratido a posteriori pelos prazeres do sexo. (Arnaldo Jabor, Amor atrapalha o sexo. O Estado de S. Paulo, 29/08/2003) Resumo do trecho 4 O autor ____________________sexo e amor, _________________ as caractersticas de cada um. Trecho 5 Chat, pra quem no sabe, um lugar onde fica uma poro de chatos, todos com pseudnimos (homem diz que mulher e mulher vira homem) a te perguntar: voc est a?

42

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

(Mrio Prata, Chats e chatos pela Internet. O Estado de So Paulo, 02/12/1998) Resumo do trecho 5 O autor _____________________ o chat de forma irnica. Trecho 6 As obras mais significativas no campo da economia foram redigidas por especialistas de outras reas. Adam Smith, por exemplo, tido como o pai da economia, era um professor de filosofia moral. Resumo do trecho 6 O autor _____________________ que as obras mais importantes da economia so feitas por especialistas de outras reas, _____________________ com Adam Smith. (Atividades extradas de Machado, Anna Rachel (coord.). Resumo. So Paulo, Parbola, 2006.)

43

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

RESENHA
TEXTO 1
Livro:Eu, Rob Autor:Isaac Asimov Editora:EDIOURO Resenha: Um dos maiores clssicos da fico cientfica,Eu, Rob a pedra fundamental de um universo em que mquinas existem imagem e semelhana dos homens. Em seus nove contos, Asimov mostra o desenvolvimento desses seres,desde primitivos homens mecnicos mudos at a mquina que controlaria o mundo e tornaria obsoleto os seres humanos.Alm disso, traz uma das mais perenes criaes da fico cientfica:as trs leis da robtica que garantem auto preservao dos robs,a obedincia deles e, principalmente a superioridade dos humanos.
(http://www.lendoeaprendendo.sp.gov.br/2006/Modulo/ver_Livro.asp?OP)CAO=GTI0001806)

TEXTO 2
12 de maio, 2003 - Publicado s 11h56 GMT

Crtica: Apesar dos efeitos, 'Matrix Reloaded' chato


Ana Maria Bahiana, de Los Angeles

Se voc f absoluto de Matrix, leva a srio toda a proposta "filosfica" conjurada pelos irmos Wachowski e esperava ansiosamente, h quatro anos, pela continuao da saga de Neo, Trinity e Morpheus, nem se importe em ler os prximos pargrafos. Com certeza voc estar na fila para pegar a primeira sesso de Matrix Reloaded e adorar cada segundo do novo filme, alm de consumir vorazmente todos os infinitos novos subprodutos da srie voc o alvo primordial de todos os esforos da Warner Brothers e do produtor Joel Silver, e no h de ser minha opinio que ir mudar as coisas. Mas se voc no se enquadra nesse perfil, no perca seu tempo. Tirando algumas seqncias genuinamente espetaculares, graas a novssimos, trabalhosos e engenhosos efeitos especiais, Matrix Reloaded um dos filmes mais chatos, pretensiosos e confusos dos ltimos tempos. E olha que os ltimos tempos estiveram lotados de ttulos generosos em todas as trs categorias. Inquebrvel Duas coisas, basicamente, aconteceram com o conceito e com o time criador de Matrix: primeiro, todos esto se levando absolutamente a srio; segundo, o padro Joel Silver de produo tomou precedncia sobre o bem articulado picadinho de influncias alheias que o cinema dos Wachowskis. O resultado o que se v na tela uma sucesso inquebrvel de cenas nesta seqncia, com mnimas variantes: discurso pseudofilosfico, desfechado em tons monocrdios, em geral como solilquio (o recorde pertence a Lambert Wilson, no papel de um francfono chamado Merovingian: 12 minutos ininterruptos). Imagina-se que a proposta seja embasar a "seriedade" do filme, mas o contedo idntico a uma dissertao escrita por um aluno do segundo grau que acabou de descobrir Schopenhauer, Nietzche e Sartre. O discurso invariavelmente seguido por uma das duas seguintes opes: longa seqncia de luta " oriental", envolvendo armas, trabalho areo em fios e uma pletora de efeitos visuais; ou uma igualmente longa seqncia de tiroteio/perseguio, tambm envolvendo uma pletora de efeitos visuais e culminando, inexoravelmente, com uma exploso. Tudo isso longo, auto-indulgente e barulhento demais (no-fs, tragam protetores de ouvido para o cinema) e, por mais boa vontade que se tenha, no faz sentido. Se voc realmente quer saber, a histria tem alguma coisa a ver com um ataque das mquinas a Zion, a ltima cidade de seres humanos, e as dvidas existenciais de Neo (Keanu Reeves) a respeito de sua misso messinica. A sensao de absoluto desnorteamento agravada pelo fato de que muitas cenas do filme so, na realidade, meras continuaes de enredos desenvolvidos no videogame Enter The Matrix e nos curtas Animatrix. Um excelente golpe de marketing, com certeza. Gibi com efeitos Os irmos Larry e Andry Wachowski, com todo o bem administrado mito que criaram sua volta, no so gnios, mas tambm no so bobos. Matrix foi o enorme sucesso que foi graas sua bem temperada mistura de esttica gibi (os dois so ex-roteiristas de quadrinhos), cinema kung-fu e vastas doses da (essa sim, genial e original) viso distpica do futuro de escritores da gerao cyberpunk, especialmente William Gibson, de quem os irmos "pediram emprestado" todo o conceito da matrix. Em Matrix Reloaded e, presume-se, em Matrix Revolutions, o filme que encerra a saga, e que tem lanamento previsto para novembro esse guisado est claramente submisso a uma outra esttica: o barulhento um-elemento-de-ao-a-cada10-minutos dogma de Joel Silver, o produtor responsvel pelo cnon do cinema de violncia como entretenimento dos anos 80 e 90. Neo lutando contra cem rplicas do agente Smith (Hugo Weaving) ou Trinity (Carrie-Ann Moss) caindo em cmera lenta, de costas, ao travar um duelo com um agente, so, sem dvida, momentos de pura alegria cinematogrfica. E quase valem o preo do ingresso. O bom cinema pop uma das coisas que Hollywood ainda sabe fazer melhor. Mas, nesta temporada, pelo menos at agora, o exemplo que vale a pena X-Men 2, de Bryan Singer, e no essa indigesta salada de lo-mein com gasolina.
(Extrado de http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/030512_matrixanamariaml.shtml acesso 02/06/08)

44

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 3 Livro: A TICA E O ESPELHO DA CULTURA Autor: Jurandir Freire Costa ISBN:85-325-0493-0

Discusses sobre tica e crise de valores tm proliferado nos ltimos anos. Notava-se, no entanto, a ausncia de uma anlise que conjugasse a reflexo sobre os problemas prticos com a discusso dos fundamentos das premissas ticas. Este livro vem, assim, preencher uma lacuna. Num estilo claro, imaginativo e rigoroso na argumentao terica, e preciso nas observaes empricas, o autor articula uma fina discusso conceitual com uma vigorosa anlise dos problemas contemporneos referidos tica. A perspectiva neopragmtica de Jurandir Freire Costa permite-lhe extrair as conseqncias dos princpios ticos que constituem a herana democrtica, pluralista, tolerante da tradio oriental moderna, e enfatizar o papel do sujeito moral, aquele a quem se atribui o poder de escolher e inventar o prprio destino. (www.rocco.com.br/shopping/ExibirLivro.asp?Liv...)

1. Os textos foram produzidos em situaes de produo diferentes. Na primeira coluna do quadro abaixo temos elementos que caracterizam a situao de produo de um texto, complete o quadro conforme sugerido. Texto 1 Autor Texto 2 Texto 3 Texto 4

Funo social

Imagem que o autor tem de seu destinatrio Tema/objeto

Locais e/ou veculos onde o texto possivelmente circular Momento da produo Objetivo do autor do texto

45

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Resenha Acadmica
I. Plano global de uma resenha acadmica.19 1. Antes de ler integralmente o texto Trabalhadores e Cidados, de Paulo Roberto Ribeiro Fontes, complete o quadro abaixo.

Livro resenhado Autor do livro Contextualizao do livro Tema do livro Autor da resenha rea em que se insere o resenhista Veculo em que ela foi publicada Livros citados nas referncias bibliogrficas

2. A partir das respostas que voc deu para a atividade 1, levante hipteses e responda: a) Quais seriam as caractersticas profissionais do resenhista? ________________________________________________________________________________________ b) Qual seria o tema do livro resenhado? ________________________________________________________________________________________ c) Por que ser que o autor da resenha cita outros livros no que ele chama de referncias bibliogrficas? ________________________________________________________________________________________ 3. Preencha o quadro abaixo com os trechos da resenha que voc acabou de ler, que correspondam aos dois movimentos sugeridos. Trechos descritivos/resumidores da obra Trechos de comentrios

19

Atividades adaptadas de Machado, Anna Rachel (coord.). Resenha. So Paulo, Parbola, 2004.

46

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

4. Considerando que a resenha apresenta trechos descritivos sobre um determinado livro, seus objetivos, seus contedos, sua estrutura etc., verifique: a) O que apresentado no primeiro pargrafo? ________________________________________________________________________________________ b) O que apresentado no segundo pargrafo? Qual verbo, neste pargrafo, indica o que apresentado? ________________________________________________________________________________________ c) O que apresentado no terceiro pargrafo? Qual verbo indica o que apresentado? ________________________________________________________________________________________ d) Verifique o que o resenhista apresenta sobre a obra resenhada em cada um dos pargrafos, do quarto ao oitavo. 4. e 5. pargrafos: _________________________________________________________________________ 6. pargrafo: ______________________________________________________________________________ 7. e 8. Pargrafos: _________________________________________________________________________ Liste as expresses que introduzem os tpicos tratados nesses pargrafos. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 5. A resenha tambm apresenta trechos de comentrios sobre a obra, verifique: a) O que o resenhista acrescenta no nono pargrafo? ( ) um comentrio negativo ( ) um comentrio positivo

Sublinhe no texto as palavras que o indicam. b) No dcimo pargrafo, o resenhista introduz outros autores, citados na bibliografia. Qual a relao desses autores com a obra resenhada? Como o resenhista qualifica essa relao? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ c) O que o resenhista apresenta do 11. ao 13. pargrafos? ( ) um comentrio negativo ( ) um comentrio positivo

Sublinhe no texto as palavras que o indicam. d) Qual a avaliao mais marcante do resenhista sobre a obra? Positiva ou negativa? Justifique com trechos da resenha. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

47

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

6. Relacione as idias abaixo com o(s) pargrafo(s) em que elas aparecem. ( ( ( ( ( ) comentrio positivo ) resumo do 5. Captulo ) meno ao nmero de captulos que o livro contm ) apresentao do livro e do tema por ele abordado ) resumo do 4. Captulo ( ( ( ( )concluso positiva ) resumo do 1. Captulo ) comentrio negativo ) objetivo do livro resenhado

7. De acordo com a organizao dos contedos, podemos dizer que a resenha lida apresenta 8 grandes partes, conforme indicamos no quadro abaixo, com a enumerao do agrupamento dos pargrafos. Nos espaos em branco, escreva uma frase resumindo o que apresentado em cada uma dessas partes. 3 primeiros pargrafos

4. e 5. pargrafos

6 pargrafo

7. e 8. pargrafos

9. pargrafo

10. pargrafo

11, 12 e 13. pargrafos

14. pargrafo

8. A resenha acadmica organizada globalmente em diferentes partes. Reveja as atividades e complete o texto com as palavras do quadro, assim teremos concluses sobre os contedos que aparecem neste gnero discursivo. comentrios objetivos a concluso sobre o contexto e o tema do livro a apreciao informaes

No

incio

de

uma

resenha,

encontramos

_________________________________

Em

seguida,

_________________________________ da obra resenhada. Antes de apontar os comentrios do resenhista sobre a obra, importante apresentar a descrio estrutural da obra resenhada. Isso pode ser feito por captulos ou agrupamento de captulos. Depois, encontramos _________________________________ do resenhista sobre a obra. Alis, importante que haja tanto _________________________________ positivos quanto negativos. Finalmente, _________________________________ , em que o autor dever explicitar/reafirmar sua posio sobre a obra resenhada.

48

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 1

Truculncia na internet
A indstria fonogrfica norte-americana -ou seja, mundial- deu um passo radical h duas semanas, quando iniciou 261 processos judiciais contra pessoas que baixaram da internet canes protegidas por direitos autorais. Pode ser um passo rumo ao abismo. Antes que a coluna seja acusada de apologia do crime (atentado contra a propriedade de obras artsticas e intelectuais), bom reafirmar inteiro apoio ao direito autoral. Nada parece mais correto do que fazer reverter para o artista ou para o intelectual o fruto de seu trabalho, ou que parte dele v para pessoas e organizaes que tenham auxiliado na distribuio dessas obras. Na vida prtica, porm, todo direito enfrenta limitaes. No caso da mania de copiar msicas da internet, a primeira limitao justamente de ordem prtica: como processar todas as pessoas que fazem downloads? So milhes, provavelmente dezenas ou centenas de milhes de pessoas espalhadas pelo mundo. Soa no mnimo arbitrrio escolher a esmo 43 meias dzias de indivduos entre os que usam os recursos KaZaA, iMesh, Blubster, Grokster e Gnutella. So bodes expiatrios, escolhidos para dar um exemplo para l de duvidoso. Primeiro, de um ponto de vista mais probabilstico, porque no parece que v ter muita eficcia. As chances de ser pego e processado ainda so minsculas (da ordem de uma em 1 milho, se houvesse pelo menos 261 milhes de internautas baixando msicas da rede). S nos EUA estima-se em 60 milhes o total de criminosos. Seria preciso entupir a Justia com outros milhares de processos antes que a garotada hormonalmente inclinada contestao de fato se intimidasse. Depois, porque isso equivale a cutucar a ona com vara curta. A medida tornar os produtores e fabricantes de discos ainda mais impopulares do que j so entre jovens, seus futuros e atuais consumidores. Se voc duvida e tem uma adolescente conectada por perto, pergunte a ela o que pensa do preo dos CDs. Ningum gosta de bancar o truculento e ter de recorrer a processos, disse ao jornal The New York Times Cary Sherman, presidente da Associao da Indstria Fonogrfica dos Estados Unidos. Para ele, a Justia se tornou o nico meio de frear uma atividade ilegal que est causando muitos prejuzos. verdade que os empresrios foram espertos, indo atrs daqueles usurios que participam ativamente da distribuio de msicas e no tanto dos que s fazem a sua copiazinha para ouvir. Parece que esto seguindo risca o ensinamento da recm-nascida cincia das redes, que manda atacar os mais conectados para derrubar uma rede inteira. O problema que a indstria desconsidera que a maioria dos criminosos no faz isso para ganhar dinheiro, mas para se divertir. Baixar msicas da internet j se tornou uma prtica social, um costume, uma forma de cultura. Tentar impedir isso aparece como censura. Tudo indica que a popularizao dos computadores e a crescente conexo das pessoas permitida pela internet tornaro cada vez mais difcil controlar a cpia e o intercmbio de produtos culturais discos ou livros, filmes ou fotografias. Est mais do que na hora de os gnios do marketing queimarem seus miolos, to criativos, para inventar uma forma de ganhar dinheiro com as novas redes -como elas so. No vo conseguir enfi-las no figurino acanhado do mercado nutrido com bolachas negras de vinil."
(Marcelo Leite, Folha de So Paulo, 21/09/03, extrado de http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp2309200399.htm)

49

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 2

P2P: 9,4 mi de brasileiros baixam contedo pela internet, diz Ibope


Por Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now! Publicada em 05 de maio de 2008 s 07h00 So Paulo Nmeros de usurios que baixam filmes, vdeos e msicas online quase dobra em um ano, com ascenso de sites de compartilhamento. O nmero de brasileiros que baixam msicas, filmes e seriados na internet em casa chegou a 9,4 milhes durante maro, com alcance de 41,4% de todos os internautas residenciais no pas, segundo dados do IBOPE//NetRating obtidos pelo IDG Now!. A estatstica mostra que, em um ano, o contingente de brasileiros que baixam contedo da internet quase dobrou, saltando de 5 milhes de internautas em maro de 2007 para os atuais 9,4 milhes. Entre servios de P2P e sites de compartilhamento de arquivos, o eMule o meio mais popular para brasileiros baixarem contedo, com participao de 17,2%. Em segunda lugar, aparece o RapidShare, usado por 12,3% dos internautas brasileiros. Leia mais sobre msica digital >Setor movimenta US$ 2,9 bi em 2007 >CEO da IFPI explica processos no Brasil >Brasil: venda pelo celular modelo ideal Os nmeros do IBOPE//NetRatings refletem o nmero de usurios nicos que, em conexes domsticas, usam redes P2P ou servios de compartilhamento de arquivos para baixar contedo multimdia - os dados no contemplam a quantidade de msicas, filmes ou sries baixados sem pagamento de direitos autorais. No dado mais recente de msicas baixadas por redes P2P no Brasil, a Associao brasileira de Produtores de Discos (ABPD) apontava que 1,1 bilho de canes digitais foram baixadas no primeiro semestre de 2006. No ano seguinte, a IFPI estimou que 1,8 bilho de msicas, sejam elas legais ou no, foram baixadas no Brasil. "Entre os homens de 12 a 17 anos, comea a crescer o uso de compartilhadores de arquivos, como o RapidShare. Ainda um uso menos diversificado que o dos jovens de 18 a 24 anos, que utilizam essas redes de troca de maneira mais variada e sofisticada", explica Jos Calazans, analista do Ibope Inteligncia. Alm do eMule, os brasileiros usam, em escala de popularidade, os softwares P2P LimeWire (lder isolado nos Estados Unidos), AresGalaxy, Shareza Gnutella, K-Lite Nitro ( que "s aparece nos dados do Brasil", segundo Calazans), Soulseek, BitComet e FrostWire. A ascenso dos servios de compartilhamento de arquivos, cujo setor vem ganhando participao de sites como 4Shared e EasyShare, alm do prprio RapidShare, tem relao direta com o Orkut, a popular rede social do Google no Brasil. Segundo a consultoria, nada menos que 30% do trfego do RapidShare se originou da rede social em maro, com foco principalmente em comunidades que congregam discografias de artistas, altamente populares no Orkut. Da mesma forma, os servios Badongo e MediaFire tiveram 28% do trfego originrio do Orkut, assim como Megaupload (26%), ZShare (21%) e EasyShare (10%). "Outros grandes geradores de trfego para esses sites so os blogs que promovem o compartilhamento de arquivos principalmente de udio e de vdeo, mas tambm de programas e games, e at arquivos em geral, como revistas, apostilas e livros em PDF", diz Calazans. Pirataria x mercado legal Os nmeros, continua Calazans, refletem diretamente iniciativas para download legais - quanto mais lugares para comprar contedo o usurio tem, menos o uso de redes P2P e servios de compartilhamento. Calazans ilustra o problema usando como exemplo a iTunes Music Store, loja de filmes, sries e msicas da Apple que completou cinco anos no final de abril. "Dos usurios ativos, o iTunes atinge 22% na Austrlia, 17% no Reino Unido e 18% nos Estados Unidos. Pases como o Brasil, em que a compra pelo iTunes ainda no funciona adequadamente, ele chega a 4% de alcance, deixando um espao de mercado que ocupado amplamente pelos downloads compartilhados", explica. Em balano divulgado pela ABPD sobre o mercado de msica digital durante 2007, o faturamento do setor cresceu 185%m atingindo 24,2 milhes de reais.
(Extrado de http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/05/05/p2p-9-4-mi-de-brasileiros-baixam-conteudo-pela-internet-dizibope/paginador/pagina_2)

50

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 3

Certezas e o erro de Galileu


Diferentemente da religio, a cincia no se baseia em dogmas, e o cientista deve ter a humildade de abandonar sua idia caso se comprove que ela est equivocada Marcelo Gleiser
O Universo est contido no nosso crebro. Como assim? Pensei que fosse justamente o contrrio, protestaria o leitor, indignado. No o Universo que, por definio, contm tudo o que existe? Pois . Essa a verso mais bvia. Afinal, o Universo estava aqui antes de voc ou eu existirmos e continuar depois que partirmos. Nossa existncia uma parcela de tempo microscpica na imensido da existncia csmica. No entanto, o que sabemos sobre a realidade est contido em nossos crebros. Toda a cincia, a filosofia, a msica, a poesia e a literatura, tudo o que a humanidade criou at agora veio dos nossos crebros. E essas criaes mudam com o tempo, medida que o conhecimento avana, e as condies sociais e culturais tambm. Conseqentemente, a concepo do Universo de hoje, incio do sculo 21, muito diferente da de algum do sculo 16 como, por exemplo, Pedro lvares Cabral. Para ele, o Universo era fechado, com a Terra esttica no centro e tudo girando sua volta. O Universo est contido no nosso crebro. Se isso verdade, por que s vezes se afirma que a cincia a busca "At a gravidade de Newton foi da verdade? Ser que existem verdades absolutas? Ou ser que tudo o que substituda pela Teoria da podemos afirmar est necessariamente limitado pela nossa tica humana, pela relatividade de einstein, que nossa perspectiva limitada da realidade, pelo Universo que est contido em eventualmente ser substituda por outra teoria" nossos crebros? Aqui, devemos diferenciar entre conjecturas e certezas. A matemtica pura lida com verdades absolutas, resultados que independem da perspectiva humana. Por exemplo, quando um matemtico afirma que 2+2=4 (no sistema decimal) ou que a soma dos ngulos internos de um tringulo 180 graus (numa geometria plana), no existe discusso. Qualquer inteligncia extraterrestre poderia reproduzir esses resultados, mesmo que fossem representados de forma diferente. O smbolo equivalente ao nmero dois pode mudar, mas seu significado (a soma de duas unidades) universal. O mesmo ocorre com certos resultados da fsica. Por exemplo, quando escuto que a interpretao da fsica depende de fatores culturais e subjetivos, sugiro ao meu interlocutor que pule duma altura de 10 metros (numa piscina, claro). Eu garanto que qualquer que seja seu ponto de vista sobre a cincia, sua queda seguir a lei que Galileu obteve h 400 anos, em que a distncia percorrida num movimento com acelerao constante (o caso da queda livre na Terra) proporcional ao quadrado do tempo. Mas veja o que Galileu dizia sobre as mars: que eram devido combinao de dois movimentos de rotao, o da Terra em torno de si mesma e em torno do Sol. Ele tinha certeza disso, embora fosse apenas uma conjectura. Sua certeza, alis, era tanta que convenceu at o papa para que lhe permitisse incluir esse argumento num livro, como prova do modelo de Coprnico, no qual o Sol, e no a Terra, era o centro do Cosmo. Foi Newton quem mostrou que as mars so conseqncia da atrao gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra (e a Terra sobre a Lua e o Sol, mas estes no tm oceanos). O erro de Galileu nos ensina muito. Mesmo que tenhamos convico de que uma idia ou teoria esteja correta, ela s se torna uma explicao vivel quando comprovada por experimentos ou, no caso de descobertas astronmicas, por observaes. Essa lio muitas vezes esquecida. Uma idia torna-se to cativante que fica difcil no afirmar que seja verdadeira, antes mesmo de ela ser comprovada. Essa a diferena essencial entre cincia e f. Um cientista pode ter f numa conjectura ou idia, mas apenas aps a prova ela aceita pela comunidade cientfica. Ainda assim, a explicao aceita at que outra melhor a substitua. Porque a cincia, diferentemente da religio, no se baseia em dogmas. At a gravidade de Newton foi substituda pela Teoria da Relatividade de Einstein. E esta ser eventualmente substituda por outra teoria. Todo cientista, mesmo convicto de que sua idia esteja correta, deve ter a humildade de abandon-la se for demonstrada errada. A cincia ensina a humildade, a coragem de admitir que, s vezes, nossas idias esto erradas, por mais belas e cativantes que sejam. Galileu seria o primeiro a concordar com isso.
Marcelo Gleiser, de 48 anos, professor do Dartmouth College, nos Estados Unidos, e autor de cinco livros sobre cincia e conhecimento (Extrado de http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG81257-8076-199,00-CERTEZAS+E+O+ERRO+DE+GALILEU.html, fev de 2008.)

51

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 4
Exitus Letalis

A bula, da mesma forma que a poesia, tem as suas metforas, os seus eufemismos, os seus mistrios, e as partes melhores so sempre as que vm sob os ttulos "precaues" e/ou "advertncias" e "reaes adversas". Essa parte da bula certamente produzida por uma equipe da qual fazem parte cientistas, gramticos, advogados especializados em aes indenizatrias, poetas, criptgrafos, advogados criminalistas, marqueteiros, financistas e planejadores grficos. Voc tem que alertar o usurio dos riscos que ele corre (e no se iludam, todo remdio tem um potencial de risco), ainda que eufemicamente, pois se o doente sofrer uma reao grave ao ingerir o remdio, o laboratrio, atravs dos seus advogados, se defender dizendo que o doente e o seu mdico conheciam esses riscos, devidamente explicitados na bula. Vejam esta maravilha de eufemismo, de figura de retrica usada para amenizar, maquiar ou camuflar expresses desagradveis empregando outras mais amenas, ou incompreensveis. Trecho da bula de um determinado remdio: "Uma proporo maior ou mesmo menor do que 10% de..." (no cito o nome do remdio, aconselhado pelo meu advogado) "pode causar uma toxidade que pode evoluir para exitus letalis". (o itlico da bula). Qual o poeta, mesmo entre os modernos, os hermticos ou os concretistas, capaz de eufemizar, camuflando, de maneira to rica, o risco de morte "evoluir para exitus letalis"?
(Fragmento da crnica Exitus Letalis de Ruben Fonseca extrada de http://portalliteral.terra.com.br/Literal/calandra.nsf/0/A4D6B35362350157032572D0006BC688?OpenDocument&pub=T&proj=Literal&se c=Rubem%20LadoB)

52

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 5

Amor de internet
A coluna Amores de adolescncia acabou provocando recordaes em leitores e em um velho amigo que reencontrei h seis anos, depois de muito tempo de desencontros, o qual me contou a histria que narro a seguir. No sei se por anos, dcadas ou sculos, esperei bater minha porta certa mulher. Onde estaria? Talvez escondida num desvo de meus 21 anos, numa curva daquela estrada abrupta que ingressei, quando encarei a vida. Mas eis que a fantasia me assombra no dia em que completei um ciclo de vida, uma batalha inquieta que sai da adolescncia e chega muito rapidamente perto dos meus 50 anos. E pela internet, ainda no incio, sem a banalizao de hoje, fao um trato, uma proposta indecorosa e safa para a moleca que, dizendo-se Heddy Lammar, malandramente entra no chat para provocar com sua jovem erudio. Abriria a ela as portas e os sales da intelectualidade eloquente da capital, que, com seus vanilquios interminveis, fascina a intelectualidade contida do interior. Em troca, seria confidente e cmplice, incumbida de trazer ao chat a mulher que um dia idealizei, para um ltimo papo, duas, trs lembranas, um arremate para a conversa inconclusa cujo desfecho ficou parado no ar. A moleca ouviu um tanto intrigada a proposta descabida e louca, vinda de quem mal conhecia -um nick provocador e debochado cuja diverso mais ostensiva consistia em ironizar sua erudio. Pensou em tratar com desaforo a proposta que a subestimava. Mas no resistiu a penetrar, quela altura, na porta que inesperadamente se entreabria. Aonde iria dar, em algum louco, em algum misgino, em um fantasma delirante, ou, pior, um gozador? Ou um ctico contaminado pelas libaes da internet? E o que viu a deixou mais intrigada. Quem era aquele desbocado que inesperadamente lhe fazia confidncias doloridas, que usava mensagens reservadas, no para corte ou cantadas, mas para confisses de vida? Aceitou de pronto a proposta e montando em conjunto a conspirata criou-se total cumplicidade entre os dois tipos mais trocistas da sala. A cada noite, depois do batente, encontrvamo-nos no ICQ para balano e aprimoramento da estratgia traada. E aproveitvamos as pausas da grande armao para confidncias, revelaes discretas plantadas distraidamente na conversa como intervalos comerciais da grande novela. E de revelao em revelao rapidamente penetramos nos recantos mais secretos de cada um. Em breve, ela me viu um solitrio, rapidamente a intu to s. E, enquanto as comportas se abriam, jorravam torrentes de dor e de agonia, de dois nufragos navegando pela csmica solido de um mundo novo. Pressentindo Heddy Lammar sozinha, sentindo em mim a solido latente, tornamo-nos hspedes permanentes de nossa solido vizinha: eu abrigando minha solido na dela, ela amparando sua solido na minha. Que sentimento era aquele que jamais sentimos, nos fazendo ansiar, arfantes, loucos, buscando incessantemente um ao outro como viciados em drogas e poesia? Que sentimento aquele, que jamais previmos, nos fazendo derrubar muralha, paliada, elmo, armadura, e almas to fechadas pela grande solido que construmos? No sabamos decifrar a emoo, que nos fazia vibrar a cada nervo como as cordas tesas de um bandolim. S sabia que eu queria a ela e ela sabia que queria a mim. E doeu, meu Deus, como doeu, desvestir cada vu, cada escama, revolver cada lenol na cama, farejar resqucios de paixo. Como doeu espreitar a energia, a vitalidade jovem e sadia de quem aprendeu sem carregar as culpas que carregou a minha gerao. Ao final do processo, eu exaurido, reflexivo, apaixonado e sbio, como leitor de velhos alfarrbios que decifravam a condio humana, entendi o incio e o meio, compreendi o desfecho, a concluso. E foi assim que esse amor to louco atracou como o barco ao porto depois de noite de mil provaes. Hoje, a cada manh que amanheo, a espreito no leito e me enterneo com o reencontro, o reincio. E recomeo.
(Lus Nassif, Folha de S. Paulo, 21/09/03 extrado de http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp2309200399.htm)

53

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Como voc avalia o texto a seguir? 1 Senhores de Marketing 2 3 Com muito respeito: 4 5 Tendo em vista este grande relacionamento de muitos anos 6 com esta Empresa, consideramos explicar fatos que esto 7 acontecendo. Para seu conhecimento e rpidas 8 9

providencias, seguimos com os fatos acima arrolados.

Apartir do dia 4 de janeiro ltimo, fomos surpriendidos 10 com a troca de vendedor (Sr. Cludio), por esse outro 11 vendedor que colocaram (Sr. Rafael): passamos a ser 12

atendidos por um profissional de poucos recursos, onde 13 esse vendedor no explica s nossas necessidades de 14

informao sobre os produtos, durante o mes de fevereiro 15 as visitas foram interrompidas desinteresse em vir nos atender. e retomada mostrando o 16 17

Em maro teve preos com reajuste sem prvio aviso quando 18 no sabamos, assim, ningum consegue todo prever tipo a 19 de 20 nos 21 com 22 23

necessidade transtornos. informava as

financeira, O antigo novas

causando vendedor de

anteriormente preos sempre

lista

antescedncia.

Em vista, pedimos informaes, j que sabemos de nossos 24 direitos como clientes. Obrigado! 25 26

Com que tipo de texto que voc conhece ele se parece? Por qu?
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

54

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

b) Que tipo de problemas h no texto? Localize-os na classificao a seguir: Coerncia

Organizao Distribuio dos pargrafos

Referncia / Coeso

Articulao entre frases e pargrafos

Pontuao

Concordncia (gnero, nmero, pessoa)

Inadequao lxica

Ortografia

Acentuao

55

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

PROPRIEDADES GERAIS DO TEXTO

COESO O que ? Propriedade textual que garante a continuidade de significado em um texto, produzindo vinculao entre segmentos e pargrafos. Como se consegue? Por meio de dois tipos de procedimentos: gramaticais e lexicais. A coeso gramatical dada por formas pronominais e morfemas verbais, a coeso lexical da por relaes como a sinonmia, antonmia, hiperonmia, hiponmia entre termos do texto. Procedimentos gramaticais: elementos de correferncia a pessoas e coisas, morfemas verbais, advrbios de tempo e lugar que funcionam pronominalmente. Elementos de correferncia a pessoas e coisas pronomes pessoais sujeito; pronomes pessoais complemento; pronomes demonstrativos; pronomes possessivos; pronomes relativos Exemplo: Ricardo diz que est muito feliz no novo emprego. O pai dele no acha que isso seja verdade. morfemas verbais Exemplo: Uma empresa faz parte de um contexto social e, por isso, precisa valorizar as pessoas e as iniciativas comunitrias. A natureza plural da instituio acadmica oferece ao estudante a observao permanente do conflito das idias, que um dos mais apaixonantes fenmenos da vida intelectual. Com os elementos recolhidos nessa observao cotidiana, o jovem constri livremente seu projeto de vida, desenha seu perfil de cidado pensante, aprende a compreender a diversidade. advrbios de lugar e tempo Exemplo: Perto da faculdade havia uma lanchonete. Costumvamos ir l depois das aulas.

56

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Exerccios 1. Ordene os pronomes do quadro segundo sua classificao: esta meu aqueles vosso seu me teus esses ns vs/vocs o/a/lhe/se teu mim/comigo estes vos te quanto/quanta/quantos/quantas ti/contigo meus como que minhas nossa isto tu/voc aquela aquelas tuas esse quem cujo/cuja/cujos/cujas

sua

onde eu seus

ele/ela minha

essas

eles/elas este nossas nos

qual/quais

si/consigo nossos tua

ns/conosco vossas estas suas

vs/convosco isso essa nosso aqueles aquilo

os/as/lhes/se si/consigo vossa

vossos

1) Pronomes pessoais a) sujeito


singular 1. Pessoa 2. Pessoa 3. Pessoa Plural

b) complemento Formas tonas


1. Pessoa 2. Pessoa 3. Pessoa Formas tnicas

singular

Plural

singular 1. Pessoa 2. Pessoa 3. Pessoa

Plural

2) Pronomes possessivos Possuidores Um s possuidor Mais de um possuidor Um s possuidor ou vrios 3) pronomes demonstrativos 1 srie masc fem neutro singular plural Um objeto possudo masculino feminino Vrios objetos masculino Feminino

masc

2 srie fem

neutro

masc

3 srie fem

neutro

4) Pronomes relativos

57

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

2. Ordene os verbos segundo seu tempo e modo: constitui haja vejamos for tiveram tm expe ramos ramos conservars caram constituram virem ia vo perca

ocupassem

visse lesses couber

dirs poderei

fizesse mantn venho quisessem fareis passado indicativo subjuntivo

ponha dermos vender partirdes

presente indicativo subjuntivo

futuro indicativo subjuntivo

3. Observe os morfemas dos verbos da atividade anterior e classifique segundo a pessoa do verbo ao qual est relacionado singular 1. Pessoa Plural

2. Pessoa

3. Pessoa

4) Para evitar a repetio e manter a coerncia, una as duas frases e substitua os termos sublinhados pelos pronomes relativos convenientes apresentados dentro dos parnteses. a) Eis as fotografias. Sua revelao apresentou defeitos. (cuja que da qual as quais pelas quais) ______________________________________________________________________ b) Comprarei os fichrios naquela loja. Irei quela loja na prxima semana. (onde aonde em cuja da qual a qual) ______________________________________________________________________ c) Encontrei o desembargador. Entreguei a petio ao desembargador. (que do qual pelo qual a quem cujo) ______________________________________________________________________

58

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O portugus precisa ser treinado O assunto de hoje treinamento. Uma das preocupaes das empresas ou, pelo menos, das boas empresas garantir que seus funcionrios estejam sempre atualizados. E uma das maiores consultorias do mundo, a PricewaterhouseCoopers, um belo exemplo dessa preocupao com a atualizao. Em seus escritrios no Brasil, Price constatou que seus novos contratados precisavam se aperfeioar em um idioma... o portugus. Do total de horas de treinamento por que passavam os novos contratados da Price, quase 10% so dedicadas a aulas de portugus. Pode parecer surpreendente, mas naquelas avaliaes iniciais da Price tem ficado claro que os jovens brasileiros esto muito mais preocupados em aprender ingls o que bom do que em aprender portugus o que uma obrigao. Com a chegada do correio eletrnico nas empresas, e com ele a necessidade dos profissionais se comunicarem uns com os outros diretamente e sem interferncia da secretria que, antes, redigia os memorandos em papel, a deficincia em escrever corretamente em portugus ficou mais evidente. E no aquele portugus erudito, que s os bacharis entendem. So as coisas bem bsicas, dos tempos do Ensino Fundamental, como concordncia verbal, grafia e acentuao. Eu conheo muitas empresas que esto pagando curso de ingls ou espanhol para seus funcionrios. Mas so rarssimas as que pagam cursos de portugus. A, acontece o que aconteceu num recente teste escrito de uma empresa. Nele, foi constatado que, de cada dez candidatos com curso superior que discorreram sobre o tema ascenso profissional, nove no sabiam soletrar a palavra ascenso. E cinco responderam questo como voc pretende ascender na sua vida profissional? mencionando fsforos e isqueiros.
Gehringuer, Max. O melhor de Max Geheringuer na CBN vol 1. So Paulo, Globo, 2006, p. 137.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

COESO: Procedimentos lexicais


Vnculo semntico entre palavras em um texto. Como mecanismos de coeso lexical temos: Correferncia lexical Diferentes denominaes dadas mesma coisa ou pessoa ao longo de um texto. sinonmia: Relao de equivalncia entre dois vocbulos que permite a substituio de um pelo outro em alguns contextos, sem alterar o sentido literal da sentena como um todo. antonmia Relao de sentido que ope dois termos contrrios, ex.: grande/pequeno, jovem/velho, comprar/vender, perguntar/responder, ele no casado/ele solteiro. hiperonmia Relao estabelecida entre um vocbulo de sentido mais genrico e outro de sentido mais especfico (p.ex., animal est numa relao de hiperonmia com leo, gato etc.). hiponmia Relao existente entre uma palavra de sentido mais especfico e outra de sentido mais genrico, que tem com a primeira traos semnticos comuns (p.ex., mamfero est numa relao de hiponmia com animal).

59

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Valores Universitrios
Jacques Marcovitch

A universidade que todos queremos tem nos valores humanos uma dimenso fundamental. Cada instituio deve agregar ao seu papel pedaggico a obrigao de formar cidados crticos. Configurando-se como refgio de valores, ela poder oferecer aos estudantes algo mais que um diploma e habilidades profissionais. Vivemos um tempo violentado pela mais selvagem materialidade o que explica essa desesperada corrida para a f que se manifesta no Brasil e no mundo, como aspectos benficos ou preocupantes. Benficos quando tornam os homens conscientes das suas limitaes terrenas, preocupantes quando os empurram para o caminho do fanatismo. Nesse quadro, a difuso de valores assume importncia vital, principalmente no espao em que se formam as mentalidades. importante qualificar esses valores, para que no sejam tomados como preceitos superficiais de educao moral e cvica, ensinados nos perodos totalitrios da vida nacional. Valores no se ensinam como se fossem disciplinas curriculares; isso pressupe que os mestres sejam virtuosos por definio e os estudantes, apenas aprendizes ou seguidores dos seus padres ticos. Esses valores devem ser construdos coletivamente na vida em academia. Quando, por exemplo, nos reunimos na USP para discutir polticas pblicas e direcionar nossa competncia tcnica em favor de solues mais justas para os problemas nacionais de sade, emprego ou meio ambiente, estamos praticando os valores da solidariedade. Valores no so s conceitos abstratos invocados em cerimnias universitrias. O pluralismo, a excelncia, a solidariedade e o universalismo devem permear aes concretas, circular nas veias da universidade, garantindo sua verdadeira natureza. A natureza plural da instituio acadmica oferece ao estudante a observao permanente do conflito das idias, que um dos mais apaixonantes fenmenos da vida intelectual. Com os elementos recolhidos nessa observao cotidiana, o jovem constri livremente seu projeto de vida, desenha seu perfil de cidado pensante, aprende a compreender a diversidade. A discriminao, a injustia, o preconceito e a intolerncia, to presentes na vida em sociedade, tm espao mais restrito na vida em academia. Isso no se d porque nascemos melhores do que os outros concidados, mas em decorrncia do convvio respeitoso a que nos habituamos com as mais variadas tendncias de pensamento. Esse no um quadro difuso em nosso meio universitrio. A universidade brasileira, que ainda no atingiu seu primeiro centenrio, tambm padece de imaturidade no que se diz respeito ao culto dos valores humanos. Enquanto no incorporar esse ponto sua misso acadmica, uma universidade no merecer por inteiro essa denominao. A palavra universidade, em sentido largo, no traduz apenas um conjunto de faculdades voltadas para o progresso cientfico. Ela tambm uma escola formadora de agentes crticos, indivduos capazes de ampliar os horizontes da sociedade em que atuaro. O empobrecimento da vida cvica na moderna sociedade de consumo, to lamentado pelos crticos da cultura liberal, assume propores ainda mais perigosas em pases jovens, como o Brasil. Aqui a escassez de oportunidades cria perigoso espao para a ambio desmedida, a inveja, a disputa feroz, a falta de coeso social. A universidade, nesse contexto selvagem, tem um enorme papel corretivo e civilizador a exercer. O culto aos valores humanos o caminho para desempenh-lo.
Jacques Marcovitch 52, ex-reitor da USP (Universidade de So Paulo) e autor de A Universidade (Im)possvel. (Editora Furura/Siciliano). Texto publicado na Folha de So Paulo, 9 de maro de 1999.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48
49 50 51

60

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

COERNCIA O que ? Articulao temtica dos componentes do universo textual que se unem de forma a garantir reciprocidade e relevncia entre os usurios. Como se consegue? Articulao Temtica: todos os enunciados de um texto se articulam em torno de um tema, e a mudana de tema se explicita devidamente. Ordenao conceitual: as idias aparecem ordenadas e hierarquizadas. Aproveitamento de Pressuposies: informao que o emissor pressupe que o receptor conhece. Conhecimento de mundo: Abrange tanto o conhecimento das convenes de um meio ou de uma situao, quanto o saber adquirido pelos interlocutores mediante experincias, leituras, vida profissional, etc. Por exemplo, ao ouvir, na msica Codinome Beija-Flor, de Cazuza, no fragmento dizer segredos de liquidificador, devido a nosso conhecimento de mundo, inferimos que a referncia no propriamente a um liquidificador. Adequao ao contexto: Finalidade e situao comunicativa em que o texto se produz. A coerncia de um texto depende, tambm, de sua adequao ao contexto em que produzido. O enunciado anterior dizer segredos de liquidificador tem pertinncia e coerncia na cano de Cazuza e seu contexto potico. Coeso x Coerncia Observe os exemplos20 (1) Meu filho no estuda nesta Universidade. Ele no sabe que a primeira Universidade do mundo romnico foi a de Bolonha. Aquela Universidade possui imensos viveiros de plantas. A Universidade possui um laboratrio de lnguas. (2) Maria est na cozinha. A cozinha tem as paredes com azulejos. Os azulejos so brancos. Tambm o leite branco. (3) Luiz Paulo estuda na Cultura Inglesa. Fernanda vai todas as tardes ao laboratrio de fsica do colgio. Mariana fez 75 pontos na FUVEST. Todos os meus filhos so estudiosos. Coeso e coerncia so dois fenmenos distintos porque: palavras ligadas por mecanismos coesivos no garantem a formao de um texto; a textualidade pode dar-se a nvel de coerncia e prescindir da coeso.

Conte apud Fvero (2004) a partir dos exemplos anteriores conclui que: a) a retomada de elementos no garante a relao entre as frases; b) a coerncia no est unicamente na sucesso linear dos enunciados, mas tambm na ordenao hierrquica. c) a coerncia no independente do contexto pragmtico, isto , devemos considerar fatores como escritor/locutor, leitor/alocutrio, lugar e tempo do discurso.
20

Extrado de FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais,p. 11.

61

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

EXERCCIOS: 21 I) Leia este texto de J Soares e responda s questes : O perigoso vrus No sei se verdade, mas circula um boato nos meios da Informtica de que est sendo preparado um novo vrus de computador, feito especialmente para interferir nos programas que escrevem os discursos do presidente. A caracterstica mais fantstica desse vrus que sua influncia, ao contrrio dos outros, no aparece dentro da mquina, mas apenas na hora que ele instalado no teleprompter, aparelho que permite s pessoas ler olhando diretamente para a televiso. o que se usa normalmente nos telejornais, e teme-se que o vrus depois se propague, mas a inteno inicial coloc-lo apenas para os discursos presidenciais. No h dvida de que esse vrus vai revolucionar e dinamizar todos os pronunciamentos feitos nao. Os testes realizados tm sido muito promissores mas ainda faltam alguns aperfeioamentos, pois, por mais que mexam na programao, o vrus ainda insiste em dar algum nexo a certos trechos do discurso. Os tcnicos acham que esse pequeno problema poder ser resolvido em pouco tempo, inclusive com o auxlio do prprio texto dos pronunciamentos, j fico pensando nas maravilhas que poderiam acontecer. Oito horas da noite, todos sentados em frente televiso, ansiosos pelas palavras do presidente, entra o emblema anunciando a cadeia nacional, contam-se os segundos regressivos e aparece a imagem simptica e descontrada do presidente Itamar. Olha direto para a cmara e comea: Senhoras e senhores, moos e moas. fundamental, antes de mais nada, que neste pronunciamento eu informe nao que o rato roeu a roupa do rei de Roma. Mas s os pessimistas no percebem que isso nunca impedir o nosso desenvolvimento porque, enquanto a aranha arranha a jarra, a jarra a aranha arranha. claro que ainda no dominamos a inflao, mas continua a nossa luta contra esse monstro, esse pato, que papou a pinta do Pluto, e o papa, num papo, passou um pito no Pepe, que pintava pipa no p da papaia. Aos detratores da nossa poltica econmica, respondo que o nosso desenvolvimento jamais se far farinha farinhada, porque no esfarela farofa de faroleiro fazendo farol, e s favas o povo. Evidentemente que o Brasil um pas de caractersticas prprias, pois se aqui nevasse aqui se usava esqui, mais como aqui no neva aqui no se usa esqui. No posso deixar de dizer tambm que no sou daqueles que se intimidam na hora da batalha. Quanto maior o desafio, maior o meu empenho prenhe de pinho de pamonha do pampa. Finalmente, para terminar, pois j est na hora da novela, afirmo que claro que, quando aqui cheguei, constatei na hora que aqui h eco e que aqui o eco h. E aos cticos que me perguntarem: O qu? Aqui h eco? Aqui h eco? Que eco ? Eu respondo sem medo: o eco que h c. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

1. Do ponto de vista da textualidade, as quebras que ocorrem no texto so de coeso ou de coerncia? Justifique com base no texto. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. A textualidade s pode ser avaliada no contexto discursivo para o qual o texto foi produzido. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
21

(Veja, 2/2/94.)

Exerccio extrado e adaptado de CEREJA, W.R., MAGALHES, T. C. Texto e Interao,39.

62

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

a) Considerando a situao em que o presidente fala nao, o texto seria incoerente? Por qu? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ b) Considerando que o discurso do presidente faz parte de uma crnica de um conceituado humorista, publicada numa revista de grande circulao nacional, o texto seria incoerente nesse outro contexto? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ c) Qual seria a funo das quebras lgicas no texto? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. Identifique na linha 9 2 (dois) elementos de correferncia e seu respectivo referente. a) correferncia ___________________________________ referente: _______________________________________ b) correferncia ___________________________________ referente: _______________________________________ ______________________________________________________________________

63

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

A ARTICULAO DA FRASE E DO PARGRAFO NO TEXTO Conectivos A conexo adequada entre partes da frase e do pargrafo no texto se produz mediante os conectivos. Trata-se de palavras ou locues que conectam partes da orao e eventualmente do texto, estabelecendo entre elas uma determinada relao semntica, por exemplo, causa, conseqncia, condio, oposio, equivalncia, etc. As conjunes e alguns advrbios funcionam como conectivos.

Ingressei na faculdade a fim de ascender socialmente. (finalidade) Ingressei na faculdade porque pretendo ser tecnlogo. (causalidade) Ingressei na faculdade depois de concluir o curso tcnico. (temporalidade) Ingressei na faculdade embora houvesse muita concorrncia. (oposio) Ingressarei na faculdade se passar no vestibular. (condicionalidade) Ingressei na faculdade e consegui um trabalho novo. (adio) Ingresso na faculdade ou viajo para o exterior. (disjuno) Alguns conectivos segundo a relao que estabelecem: adio causalidade condicionalidade disjuno finalidade oposio temporalidade conseqncia comparao concesso e, tambm, no s...como tambm, tanto...como, alm de, alm disso, ainda, nem, etc. porque, visto que, j que, uma vez que, pois, etc. se, caso, desde que. ou...ou, seja...seja, quer...quer, ora..ora. para, a fim de, para que. mas, embora, porm, todavia, contudo, no entanto. quando, enquanto, antes que, depois de, depois que, logo que, assim que, no momento em que, etc. portanto, logo, pois, ento, por conseguinte tanto(to)...como, tanto(to, tal)...quanto, mais...(do)que, assim como. conquanto, mesmo que, ainda que, apesar (de) que, apesar de, se bem que, por muito que, por menos que, nem que, ainda quando, no obstante Pausas As pausas (marcadas por dois pontos, vrgula ou ponto final) podem funcionar como articuladores, j que podem indicar tipos de relaes semnticas. Voc s tem uma vida. Cuide bem dela. Use cinto de segurana. (por isso) (e) Enunciados com verbo no gerndio Verbos no gerndio quando introduzem oraes reduzidas estabelecem valores como os seguintes: Havendo problemas na documentao, entraremos em contato. (condio) Percebendo que era impossvel que a encomenda chegasse no prazo, ficou muito nervoso. (causa) No estado de So Paulo o consumidor poder verificar estes valores consultando, pela Internet, o endereo eletrnico. (modo)

64

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Exerccios
I) Leia o artigo e responda s perguntas que seguem.

(Extrado de http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/12/20/idgnoticia.2007-12-20.7791001767/)

1) Identifique nos pargrafos relacionados abaixo os articuladores e as relaes estabelecidas por eles. conectivo a) pargrafo 1: relao semntica

65

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

conectivo b) pargrafo 4

relao semntica

c) pargrafo 6

d) pargrafo 7

e) pargrafo 8

2) Reformule o fragmento do texto a seguir utilizando outro conectivo que estabelea o mesmo tipo de relao entre as frases. Embora a ps-graduao tenha crescido expressivamente, o Brasil forma apenas cerca de cem doutores por ano na rea de TI. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ II. Organize as frases em pequenos textos. Empregue os conectivos adequados e faa as adaptaes necessrias. Voc poder usar tambm elementos de correferncia.22 Exemplo: a) O exemplo dos pais que lem fundamental. b) A criana encara a leitura como uma atividade em seu cotidiano. c) Produzir-se- na criana a idia de que a leitura importante como lazer e como meio de procurar respostas s suas perguntas.

22

Exerccio extrado de GIERING, M. E. et al (1999). Anlise e produo de textos.

66

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

O exemplo dos pais que lem fundamental para que a criana encare a leitura como uma atividade comum em seu cotidiano. Isso produzir nela a idia de que a leitura importante no s como lazer, mas tambm como meio de procurar repostas s prprias perguntas. 1. a) Nenhuma recesso boa. b) Ela provoca desemprego, quebra de empresas, arrasa com a poupana das pessoas, faz com que a sociedade se mova num terreno minado pela insegurana e pela intranqilidade. c) Alguns economistas gostam de recesso. d) A recesso pode ser, segundo eles, o remdio extremo para que as contas do pas sejam colocadas em ordem. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. a) b) c) d) Os Estados Unidos tm uma dvida de um trilho de dlares. Essa dvida simplesmente rolada. No interessa aos outros pases exportadores que baixe o poder aquisitivo do povo americano. Ela est sendo em parte compensada pelos juros cada vez mais altos cobrados aos pases do Terceiro Mundo.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

67

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

3. a) A greve geralmente decorre de deficincias da competncia gerencial em lidar com o permanente potencial de insatisfao dos trabalhadores. b) A empresa desenvolve um programa honesto e intensivo de valorizao e participao dos empregados. c) A empresa exercita a competncia em dialogar com seus trabalhadores e dirigentes sindicais. d) A empresa detecta e administra eficazmente os primeiros sinais de insatisfao. e) O sistema imunolgico da empresa estar preservado para reduzir as propores e os efeitos da crise. (b, c e d se opem a e so condies para e) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4. a) A escala mnima de eficincia de montagem de automveis, hoje em dia, da ordem de duzentos mil veculos por ano. b) No Brasil, apenas as famlias Uno e Gol alcanaram esse padro. c) Todas as demais linhas so insuficientes. d) A Fiat tem proposto uma redefinio estratgica para a indstria automobilstica. e) A redefinio estratgica estimula a produo de carros populares e baratos. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

68

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Ateno com o sotaque Ns somos um pas enorme, e normal que no Brasil exista uma imensa variedade de sotaques. Profissionalmente, isso leva a duas concluses. A primeira que todo sotaque bonito. Um gacho dizendo bah, tch, um cearense dizendo vixe, um carioca dizendo merrrimo ou um paulistano dizendo orra, meu esto apenas repetindo os sons que fazem parte de suas infncias e de suas culturas. A segunda concluso mais delicada. Profissionalmente, quando queremos passar uma idia falando, preciso tomar muito cuidado para que a ateno do interlocutor no se desvie do contedo da idia para o sotaque de quem a est apresentando. Antonio Palocci, ex-Ministro da Fazenda, aprendeu que, ao contrrio do que falava em seus tempos de prefeito de Ribeiro Preto, no podia mais dizer a infrao est sob controle. Mas nem todo mundo aprende isso rpido, porque a maioria das pessoas no percebe o prprio sotaque. Eu me lembro de que, certa vez, um diretor de uma empresa foi encarregado de entregar, numa cerimnia com perto de mil convidados, um prmio para o vencedor de um concurso. O tema do concurso era Cultura Empresarial, mas o diretor, fiel a suas origens interioranas, falava Curtura. Nos ensaios da vspera, algum ponderou para o diretor que a televiso estaria presente ao evento e que no pegaria bem o Brasil inteiro ouvir algum falando Curtura. O diretor concordou e passou horas repetindo cullltura, cullltura, cullltura... E, na hora da cerimnia, foi ao microfone e falou: Estamos neste momento entregando o trofu Culltura. E a grande vencedora ... dona Orga Bertro. No dia seguinte, ningum comentava a importncia do prmio ou o sucesso do concurso. O que ficou de saldo foi apenas o sotaque do diretor. Sotaque como sapato marrom. bonito, mas no pode ser usado em qualquer ocasio.
Gehringuer, Max. O melhor de Max Geheringuer na CBN vol 1. So Paulo, Globo, 2006.

ADEQUAO DE ESTILO O que ? Propriedade que garante que os textos sejam apropriados situao comunicativa. Como se consegue? Utilizando normas que afetam o receptor, o objeto e a situao comunicativa. Assim devemos considerar: o interlocutor: conhecimento, idade, nvel cultural e social o tema o registro: coloquial ou formal a linguagem especfica dos diversos tipos de textos: cientfico, jornalstico, literrio, administrativo, comercial, tcnico, publicitrio, poltico, jurdico.

69

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Leia o texto e responda as perguntas que o seguem 23. NVEIS DE LINGUAGEM Diferentes nveis de linguagem Voc j deve ter observado que a lngua portuguesa no falada do mesmo modo em todas as regies do pas, no falada do mesmo modo por todas as classes sociais e, alm disso, passou por muitas alteraes no decorrer do tempo. Ou seja, o portugus, como qualquer outra lngua, no esttico e imutvel. Assim sendo, podemos dizer que uma lngua no uma unidade homognea e uniforme. Ela poderia ser definida como um conjunto de variedades. Essa diversidade na utilizao do idioma, que implicou o surgimento de diversos nveis de linguagem, conseqncia de inmeros fatores, como o nvel sociocultural. Pessoas que no freqentaram sequer a escola primria utilizam o idioma de modo diferente daquelas que tiveram um contato maior com a escola e com a leitura. Ainda no plano social, importante observarmos as diferenas na utilizao da lngua em funo da situao de uso. Falamos de um modo mais informal quando estamos entre amigos, por exemplo, e de um modo mais formal quando estamos no ambiente de trabalho. Assim, as condies sociais so determinantes no modo de falar das pessoas, gerando o que podemos chamar de variaes socioculturais. Um outro fator determinante na utilizao do idioma a localizao geogrfica. Nas diversas regies do Brasil, observamos diferenas no modo de pronunciar as palavras, ou seja, h diferentes sotaques: o sotaque mineiro, o gacho, o nordestino, etc. Tambm no vocabulrio observam-se diferenas entre regies e tambm na fala de quem mora na capital e de quem vive na zona rural. Alm desses fatores, importante destacar as variaes que a lngua sofre no decorrer do tempo, ou seja, a variao histrica. Por exemplo, o vocabulrio muda: muitas palavras usadas freqentemente no sculo XIX caram em desuso nos sculos XX e XXI. Por outro lado, novas palavras e expresses surgiram no sculo em decorrncia de diversos fatores, como o desenvolvimento tecnolgico. Palavras como avio, satlite espacial, computador e televiso certamente no faziam parte da conversa das pessoas no sculo XIX... Esses diversos nveis de linguagem tambm podem ser observados no texto escrito. Ao abrirmos um jornal ou uma revista podemos perceber uma diversidade de linguagens nos diversos textos existentes: crnica esportiva, o horscopo, a pgina policial, a de poltica e a de economia; todos apresentam termos e jarges especficos da rea que esta sendo tratada. Essas diferenas se relacionam diretamente inteno de quem produz o texto, ao assunto e tambm ao destinatrio, ou seja, a quem o texto se dirige. Certo, errado ou adequado? Tendo em vista que existem vrios nveis de linguagem, natural que se pergunte o que considerado certo e o que errado em um determinado idioma. Na verdade, devemos pensar a lngua em termos de adequao. A fim de que o processo de comunicao seja eficiente, devemos sempre ter em vista o que vamos dizer (a mensagem), a quem se destina (destinatrio), onde (local em que acontece o processo de informao) e como ser transmitida a mensagem. Levando em considerao esses fatores, escolheremos uma forma adequada de estabelecer a comunicao. Por exemplo, uma propaganda de um determinado produto dirigido ao pblico infantil dever ser veiculada em um tipo de linguagem diferente daquela dirigida a adultos. O meio de comunicao rdio, TV ou revista tambm dever ser levado em conta. Ou seja, no se trata de estar certo ou errado, e sim de estar adequado, a fim de ser eficiente. Se pensarmos em termos de roupa, o raciocnio o mesmo: terno e gravata muito elegante, mas se vamos praia tomar sol... Acontece que, normalmente, a escola nos diz que certo tudo aquilo que est de acordo com a gramtica normativa. O problema que, a partir dessa afirmao, somos levados a utilizar a norma gramatical em todas as situaes. E, em muitos casos, a linguagem pode soar um tanto afetada, sem naturalidade. Uma frase como Havia muitas pessoas na festa promovida pelos alunos do curso de Odontologia est, seguramente, de acordo com a gramtica normativa ensinada nas escolas; em uma situao de comunicao informal, porm, soar muito mais natural dizer Tinha muita gente na festa da Odonto, embora a gramtica tradicional no aprove o uso do verbo ter como sinnimo de haver quando significa existir. No devemos concluir, entretanto, que a norma gramatical que aprendemos na escola intil. Ao contrrio. Desde que usada no momento adequado, ela se revela extremamente til. De novo o
23

Texto e atividades 1, 2 e 3 adaptadas de MOYSS, C. A. Lngua portuguesa atividades de leitura e produo de textos, pp. 1-4.

70

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

critrio da adequao: ao responder por escrito a questes de uma prova, por exemplo, ou em trabalhos acadmicos, como resumos de livros, relatrios, resenhas e monografias, a norma gramatical fundamental. No devemos escrever do mesmo modo como falamos. A lngua escrita uma outra realidade. De fato, falamos de um modo e escrevemos de outro, pois lngua escrita e lngua falada so duas modalidades de comunicao, tendo cada uma delas suas caractersticas prprias. Quando falamos, alm das palavras utilizamos outros elementos como os gestos, os olhares, a expresso do rosto e, principalmente, algo chamado entoao da frase. Pela entoao, distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com seriedade de outra dita com ironia, por exemplo. Quando escrevemos, entretanto, no h mais gestos, nem olhares, nem entoao. Sobram apenas as palavras. por isso que, ao redigirmos relatrios, documentos, resenhas ou quaisquer outros tipos de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuao, a ortografia, a concordncia e a colocao das palavras. Alem disso, fundamental pensar tambm em aspectos relacionados estrutura do texto, como assunto (tema), a diviso em pargrafos e a coeso. Do contrrio, corremos o risco de no sermos devidamente interpretados; nosso texto ficar confuso, comprometendo, assim, a comunicao. importante ressaltar que a lngua escrita no nem mais nem menos importante que a lngua falada. No existe superioridade de uma ou outra. So apenas modalidades diferentes que se realizam em contextos de escritores considerados clssicos na lngua portuguesa. Acredita-se que esses textos deveriam servir como exemplos de bom uso do idioma. O tempo passou, mas a gramtica tradicional ainda insiste em apresentar construes antigas que, embora sejam muito expressivas e de grande efeito esttico, no refletem a lngua exatamente como e utilizada hoje, mas como ela foi escrita em uma outra poca. natural, portanto, que haja defasagens em relao realidade lingstica atual.
EXERCCIOS: 1. O que significa dizer que a lngua um conjunto de variedades?

2. O que significa pensar a lngua em termos de adequao?

3 Por que no devemos escrever do mesmo modo como falamos?

71

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

4. Considere a seguinte situao: um estudante universitrio responde por escrito a perguntas propostas sobre o texto acima. Qual a opo que apresenta uma redao adequada? Qual o problema com as demais opes?
Pergunta 1- O que significa dizer que a lngua um conjunto de variedades? Resposta A A lngua um conjunto de variedades por que podem falar sempre de um jeito s que faz sentido em situaes diferentes. Resposta B Por motivos diversos: - diferente de regio p/ regio -diversas classes sociais -variedade histrica Resposta C De acordo com o texto, uma lngua no esttica e imutvel. Ela apresenta variaes regionais, sociais e histricas. Resposta D A lngua conjunto de variedades no apresentando forma esttica e imutvel e com variao regionais, histricas e social. Pergunta 2 O que significa pensar a lngua em termos de adequao? Resposta A P/ ser eficiente o sujeito deve pensar: -o que vai dizer -quem vai ouvir -onde -como a mensagem p/ser uma comunicao Resposta B Pensar a lngua em termos de adequao significa perceber que nao h uma nica forma de redigir a mensagem. Para que a comunicao seja eficiente, devemos ter em mente o que vamos dizer, a quem dirigida a mensagem, onde ocorre processo de comunicao e tambm como ser transmitida a mensagem. Em outras palavras, devemos adequar a linguagem aos diferentes contextos em que a comunicao pode ocorrer. Resposta C A lngua no pode ser certo errado depende de vrios fatores como o que dizer a quem, como e onde para ocorrer a comunicao eficiente e no uma nica forma correta ou incorreta. Resposta D A lngua que falamos no se trata de estar certo ou errado mas devem considerar a adequao para saber o que falar e onde dizer e tambm como para acontecer uma mensagem eficiente. Pergunta 3 Por que no devemos escrever do mesmo modo como falamos? Resposta A Lngua falada entoao, gestos olhares, etc. Lngua escrita sem entoao, sem gestos, sem olhares, etc. Resposta B A lngua escrita precisa ter ateno com concordncia, pontuao e ortografia para ter sentido a lngua falada no precisa assim possuem gestos, olhares e entoao para fazer sentido, pois so duas modalidades diferentes de comunicao. Resposta C Para obter o sentido a lngua escrita concordncia, pontuao, acentuao e ortografia. Para obter sentido a lngua falada entoao principalmente mas tambm com gestos e olhares que no tem a lngua escrita pois so duas coisas diferentes. Resposta D A lngua escrita e a falada so duas modalidades distintas de comunicao. Na fala h elementos que no ocorrem na escrita, como olhares, gestos e entoao. Assim, ao escrever preciso observar aspectos como pontuao, concordncia e ortografia, entre outros, para que o texto seja coeso e coerente.

72

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

2- Considere as situaes de comunicao apresentadas abaixo e selecione a opo que apresenta o texto mais adequado: 1.1Um anncio que pretende atingir um grupo social jovem urbano:

a) O Guia do estudante uma verdadeira luz pra voc. Com ele voc vai poder acertar na escolha da profisso que mais faz sua cabea. b) O Guia do estudante muito importante para voc escolher a profisso que mais vem ao encontro de sua vocao. c) O Guia do estudante uma publicao serssima que tem como intuito precpuo permitir que voc seja feliz na escolha da profisso que mais lhe apraz. 1.2Um mdico em conversa com seu paciente em um posto do INSS:

a)As cefalias tm etiologia desconhecida. b)Ainda no so bem conhecidas as origens das cefalalgias. c)Ns ainda no sabemos muito bem por que as pessoas tm dor de cabea. 1.3- Trecho de um trabalho escolar escrito por um estudante universitrio: a) Ao trmino dessa guerra, vencida pelos Estados Unidos, o Mxico foi obrigado a ceder metade de seu antigo territrio. b) Quando essa guerra acabou, os Estados Unidos ganhou e o Mxico teve que dar metade do territrio velho que era seu antes. C )No fim da guerra, os gringos venceram ela e o Mxico tendo que dar a metade das terras deles pros gringos. 3- Leia os textos abaixo. Considere o assunto, o vocabulrio e a redao dada, o destinatrio (a quem o texto se dirige), a inteno de cada um deles e responda: a) Quais textos poderiam aparecer em um livro didtico para o ensino mdio? ________________________________________________________________________________ b) Quais textos seriam adequados a publicaes especializadas? ________________________________________________________________________________ c) O texto 2 seria adequado primeira pgina de um jornal? ________________________________________________________________________________ d) Quais textos poderiam aparecer na primeira pgina de um jornal? ________________________________________________________________________________ TEXTO 1 Os ndices de desigualdade de renda crescem ao longo do perodo. A inflao e os sistemas de indexao foram uma alavanca de transferncia de renda a favor dos estratos superiores da distribuio. A instabilidade e a perda de produtividade da economia brasileira tambm corroboram essa transferncia, pois, durante o perodo, verifica-se expressivo crescimento de ocupados em atividades de baixa produtividade e baixos salrios, muitos dos quais contratados sem registro em carteira de trabalho ou exercendo o seu trabalho por conta prpria. As restries de ordem poltica e financeira do Estado limitaram a implementao de polticas sociais redistributivas em praticamente todas as reas, especialmente educao, sade e habitao e impediram um enfrentamento mais direto com os elementos estruturais da concentrao da renda do pas, como a estrutura fundiria, programas de combate pobreza, massificao do ensino fundamental, acesso ao crdito e tecnologia para as empresas de menor porte, entre outros.

73

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

TEXTO 2 A idia subjacente abordagem equivalente certeza a de separar a durao dos fluxos de caixa de seu risco. Os fluxos de caixa so convertidos em fluxos de caixa sem risco (certos), que so descontados, ento, pela taxa livre de risco. Geralmente, a taxa paga pela letra do Tesouro dos Estados Unidos aceita e usada como taxa livre de risco. TEXTO 3 Os shoppings centers vo abrir uma hora mais tarde a partir de sexta-feira para economizar energia. O horrio de abertura passar das 10h para as 11h. A associao do setor est orientando os shoppings a adotar outras medidas, como reduzir o uso do ar condicionado e escadas rolantes. TEXTO 4 Testes de suscetibilidade de rotina no so indicados quando o organismo causador pertence a uma espcie com suscetibilidade previsvel a uma droga especfica. Este o caso do Streptococcus pyogenes e da Neisseria meningitis, que, at agora, so geralmente suscetveis penicilina.

74

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Leia o texto a seguir e responda as perguntas que o seguem.


De: Enviada em: quarta-feira, 6 de fevereiro de 2006 15:56 Para: Assunto: pareceria de eventos

So Paulo 06/02/06 Ao

Estamos enviando uma futura proposta de parceria nos eventos que realizamos a mais de 8 (oito) anos. Esta parceria de grande repercursso para nossa empresa , pois estariamos divulgando durante toda a temporada em nossos eventos o nome desta Instituio. Os projetos realizados pela Selo Eventos e Publicidade , destaca-se pelo seu desenpenho e conquista como o melhor evento todo ano em temporadas. Bate o Record de publico em seus projetos , tais como Pista de gelo , na enseada , Beach Soccer , restaurantes, lojas de suvennir, praa de alimentao , e stands de patrocinadores e lojas diversas. Aonde se localiza a pista de gelo na enseada , contamos com um publico ativo de 600 pessoas por dia a pista fica aberta das 10:00hs e fecha somente as 24hs. Contamos com patrocinadores como a coca cola , agua cristal , Rdio Mix , e outros patrocinadores de grande importancia. Caso haja interesse em estar participando, poderiamos estarmos discutindo sobre testeiras, fys , bunner , e outros que poderiam estarmos divulgada o Acredito e tenha certeza que nossos projetos e eventos , sero de grande valia , pois estariamos fazendo parte da divulgao e crescimento de mias alunos para esta escola. Caso este interesse venha disperta-los levarei um projeto par que possamos discutir as bases iniciais. Atenciosamente

Dir de Marketing Fone : a) Com tipo de texto que voc conhece ele se parece? Por qu?

75

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALVARADO, Maite (1994). Paratexto. Buenos Aires, Universidad de Buenos Aires. ANDRADE, Clio, DVILA, Cristina, OLIVEIRA, Ftima (2002). Um olhar sobre a prxis pedaggica do mestrado profissional em Administrao da Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Ps-Graduao, Capes, Novembro, no. 2. ARNOUX, Elvira, DI STEFANO, Mariana, PEREIRA, Ceclia (2005). La lectura y la escritura en la universidad. Buenos Aires, Eudeba. ASSUMPO, Maria E., BOCCHINI, Maria O. (2002) Para escrever bem, So Paulo, Manole. ATORRESI, Ana, ZAMUDIO, Bertha (2000). La explicacin. Buenos Aires, Eudeba. BAKHTIN, M. (2003), Esttica da criao verbal, So Paulo, Martins Fontes. BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita. So Paulo: Editora tica, srie Princpios, 22a ed. 2006. BORBA, Francisco S. (org.) (2004) Dicionrio Unesp do Portugus Contemporneo. So Paulo, Unesp, 2004. BRAIT, Beth.(org.) Bakhtin - Conceitos-chave. So Paulo: Editora Contexto, 2005. CHAUI, Marilena (2000). Brasil Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo, Fundao Perseu Abramo. CUNHA, Celso Ferreira da; CINTRA, Luis Filipe Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. Lexikon Editorial, 2007, 3 ed.. FAUSTO, Boris (2002). Historia do Brasil. So Paulo, Edusp. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. So Paulo: Editora tica, 6a. ed., 1999. FRIEDERICI, ngela D. A escuta da mente. Viver Mente & Crebro, So Paulo, Agosto, 2005, no. 151. GIERING, M. E. et al (1999). Anlise e produo de textos. LAJOLO, Marisa (1997). Sociedade e literatura: parceria sedutora e problemtica. In: Sociedade e Linguagem. Unicamp, Campinas, SP. MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilian Santos. Resenha. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilian Santos. Resumo. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus Instrumental. So Paulo: Atlas, 2004, 25a ed.. MOYSS, C. A (2005). Lngua portuguesa atividades de leitura e produo de textos. So Paulo, Saraiva. NEVES, Maria Helena de Moura. Gramtica de usos do Portugus. So Paulo, Unesp, 200. OLIVEIRA, Marilza (2002). Para a Histria social da lngua portuguesa em So Paulo: sculos SVIXVIII. Lingstica 2002. So Paulo, ALFAL, vol. 14. REVERTE 1 - Revista de Estudos Tecnolgicos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, SP: Indaiatuba, 2003. ISSN 1806-0803. (Editores Responsveis: Maria das Graas Junqueira Machado Tomazella, Neide Elias, Sullivan S. Pouza, Vanderlei de Souza). REVERTE 2 - Revista de Estudos Tecnolgicos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, SP: Indaiatuba, 2004. ISSN 1806-0803. (Editores Responsveis: Maria das Graas Junqueira Machado Tomazella, Neide Elias, Sullivan S. Pouza, Vanderlei de Souza). REVERTE 3 - Revista de Estudos Tecnolgicos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, SP: Indaiatuba, 2005. ISSN 1806-0803. (Editores Responsveis: Maria das Graas Junqueira Machado Tomazella, Neide Elias, Sullivan S. Pouza, Vanderlei de Souza). Revista Biblioteca entre livros Lnguas, So Paulo, Duetto, Ano 1, Nmero 4. REZENDE, Joffre M. Linguagem mdica. Disponvel em http://usuarios.cultura.com.br, acesso em 04/05/09. SILVA, Rosngela (2002). Banco de Dados Geogrficos: uma anlise das arquiteturas dual (spring) e integrada (oracle spatial). Dissertao (Mestrado em Engenharia), Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, Disponvel em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde31102002-103811/publico/RosangelaSilva.pdf>. Acesso: em 26 maio, 2006. VANOYE, Francis. Usos da linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2003, 12a ed.. VERGER, Jacques (1999), Homens e saber na Idade Mdia, Bauru/SP, Edusc.

76

Comunicao e Expresso I Prof.: Neide Elias

1 SEMESTRE DE 2008

Referncias Eletrnicas O que se entende por lngua e linguagem? Ataliba T. de Castilho


HTTP://WWW.MUSEUDALINGUAPORTUGUESA.ORG.BR/WPS/WCM/CONNECT/RESOURCES/FILE/EB1FBF0E5AB64A3/ATA LIBA%20-%20QUE%20SE%20ENTENDE%20POR%20LINGUA.PDF?MOD=AJPERES

Saber uma lngua saber separar o certo do errado? Ataliba T. de Castilho


HTTP://WWW.MUSEUDALINGUAPORTUGUESA.ORG.BR/WPS/WCM/CONNECT/RESOURCES/FILE/EB31290E6FE5B4F/ATA LIBA%20-%20O%20CERTO%20E%20O%20ERRADO.PDF?MOD=AJPERES

Analisando o discurso Helena H. N. Brando


HTTP://WWW.MUSEUDALINGUAPORTUGUESA.ORG.BR/WPS/WCM/CONNECT/RESOURCES/FILE/EB32220E722F547/VIN CULO%203%20-%20HELENA%20BRANDAO%20-%20ANALISE%20DO%20DISCURSO.PDF?MOD=AJPERES

Analisando o texto Cllia Cndida Abreu Spinardi Jubran HTTP://WWW.ESTACAODALUZ.ORG.BR/WPS/WCM/CONNECT/RESOURCES/FILE/EB32290E7247B23/VINVULO%203% 20-%20CLECLIA%20-%20ANALISE%20DO%20TEXTO.PDF?MOD=AJPERES

http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3361 acesso em 04/09/05 http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3361 acesso em 04/09/05. http://www.copacabanarunners.net/calvicie.html acesso em 31/10/05. http://www.editoracontexto.com.br/ficha.asp?codlivro=330 Acesso em 13/08/2006. http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/empresasetecnologia/empresas/Vender+meia+preta+pel a+web+um+negocio+milionario,,,51,3840237.html Acesso em 13/08/2006. http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/05/26/idgnoticia.2006-0526.3472228226/IDGNoticia_view Acesso em 13/08/2006. http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/08/02/idgnoticia.2006-0801.9748313292/IDGNoticia_view?pageNumber=4 Acesso em 13/08/2006. http://pcworld.uol.com.br

77

También podría gustarte