Está en la página 1de 16

Dinmicas de Grupo

Pgina 1

Curso Profissional de Animao Sociocultural

"Nenhum de ns to inteligente quanto todos ns" Ken Blanchard.

Trabalho elaborado por: Ana Silva n3 Ana Cristina Ferreira n5 ngela Raquel n9 Cristiana Domingues n12 Lusa Rodrigues n16 No mbito da disciplina de: Animao Sociocultural Referente ao mdulo 6- Deontologia e Animao Sociocultural 17 de Outubro de 2012 Ano Lectivo 2012/2013

Dinmicas de Grupo

Pgina 2

ndice
Introduo ..Pg.4 Dinmicas..Pg.5 a 14 Dinmicas de Apresentao . Pg.5 Dinmicas de Conhecimento..................Pg.6/7 Dinmicas de Comunicao.Pg.8 Dinmica de Cooperao Fsica/IntegraoPg.9 Dinmica de Confiana..Pg.10 Dinmicas de Expresso de Sentimentos.Pg.11/12 Dinmicas de Resoluo de Conflitos Pg.13/14 Concluso...Pg.15 Bibliografia..Pg.16

Dinmicas de Grupo

Pgina 3

Introduo
Este livro enquadra-se no Mdulo 6 da disciplina de Animao Sociocultural intitulado por Deontologia e Animao Sociocultural. O tema deste projeto so as dinmicas de grupo, tendo como destinatrios jovens entre os 16 e os 18 anos. Os objetivos deste Mdulo so conseguir descobrir mais sobre as dinmicas, como trabalh-las, apresenta-las e como escolher a melhor dinmica para cada situao ou para cada grupo. As dinmicas de grupo so metodologias, procedimentos ou meios de organizar, desenvolver e alcanar um determinado objectivo na actividade de grupo. H quem confunda dinmicas com jogo, mas isso no verdade. Um jogo para divertir e no tem objectivo nenhum, enquanto na dinmica o grupo tem um objectivo em comum e trabalham todos para o atingir. As dinmicas para alm de ter a funo de socializao do grupo, servem tambm para aprendizagem. Com cada dinmica aprende-se sempre mais. Este projeto surge para auxiliar na busca de mtodos para trabalhar com diferentes grupos. Este projeto teve 4 etapas. A primeira etapa foi utilizada para a pesquisa das dinmicas, a segunda foi para a discusso e escolha, a terceira para a experimentao de todas e a quarta foi para a realizao do livro. O que pretendemos do produto final um pequeno livro com dinmicas de grupo com vrias finalidades, como por exemplo dinmicas para apresentao, conhecimento, comunicao, cooperao fsica/integrao, confiana, expresso de sentimentos e resoluo de conflitos.

Dinmicas de Grupo

Pgina 4

Dinmicas de Apresentao
Memorizar para dinamizar 10-15 Pessoas no mximo. Material: No necessrio. Objectivo: Memorizar os nomes dos membros do grupo e melhorar a integrao do grupo favorecendo o conhecimento mtuo. Procedimento: Todos deveram formar um crculo. De seguida, cada um dir o seu nome e um adjectivo que o caracterize comeado pela letra do seu nome. Quando chegar a vez do parceiro do lado ele ter de repetir o do colega e acrescentar o seu, e assim sucessivamente. Por exemplo: Miguel meigo, Rita risonha, Mariana morena No final partilha-se a experincia, reflectindo como se sentiram a dizer o seu nome e um adjectivo que o caracterizasse. Ser que s tu? 15-20 Pessoas no mximo. Material: preciso 1 papelzinho para cada pessoa. Objectivo: Procedimento: Comeasse por distribuir 1 papel a cada um para que escrevam o seu nome. Passando algum tempo recolhe-se os papis e colocam-se espalhados no cho, com os nomes virados para baixo. Cada um pega um para si. Caso pegue o seu, tem que trocar. Depois de ver o nome que lhe calhou dever procurar o dono dele. Depois de ter encontrado dever dialogar um pouco com o colega que calhou, perguntando tudo o que deseja saber, defeitos, qualidades, sonho Depois de toda a gente j ter dialogado partilhamos tudo com o grupo, tendo cada colega ter que falar um pouco sobre quem lhe saiu.

Dinmicas de Grupo

Pgina 5

Dinmicas de Conhecimento

Procura da Minha Metade 10-15 Pessoas no mximo. Objectivo: Promover a aproximao das pessoas do grupo, incentivar o dilogo e novas amizades. Material: Cartolinas cortadas, aproximadamente, de 10cm x 15cm, em nmero suficiente de modo a que d uma pea para cada elemento do grupo. Em cada pea escrever uma frase (pode, por exemplo, ser parte de uma msica, uma frase de autores conhecidos, etc.) Exemplos: Amor fogo que arde sem se ver. (Lus Vaz de Cames) Riem de mim por eu ser diferente, eu rio de vocs por serem todos iguais.(Bob Marley) Todos caem mas, apenas os fracos continuam no cho.(Bob Marley) Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho. (Rui Veloso) Tudo vale a pena quando a alma no pequena. (Fernando Pessoa) De seguida, corta-se as peas a meio, dividindo a frase. Procedimento: Inicia-se com a distribuio das duas metades das peas, tendo em ateno que todos recebam. Estabelecer tempo para as pessoas procurarem quem tem a outra metade da sua frase. medida que cada dupla encontra a sua metade, ambos procuraro um lugar para dialogar, tendo como assunto inicial a frase. Aps 10 minutos, mais ou menos, o animador pede que as duplas falem sobre a experincia, por exemplo, o que sentiram, se a comunicao foi fcil, etc.

Dinmicas de Grupo

Pgina 6

A Fotografia Preferida 10-15 Pessoas no mximo. Objectivo: Comear a integrao do grupo, partindo do conhecimento mtuo. Material: Oito fotografias, numeradas, exibindo cenrios diversos, colocadas num lugar visvel a todos. Procedimento: A motivao feita pelo animador, com as seguintes palavras: Na nossa comunicao diria, ns servimo-nos de smbolos para expressarmo-nos, identificarmos pessoas, acontecimentos e instituies. Neste momento, vamos fazer algo semelhante. O animador convida os participantes a observarem as fotografias em silncio e escolherem aquela com que se identificam. De seguida, em grupo, cada um indica a foto escolhida e faz os seus comentrios sobre esta. No final, o animador intervm e pergunta aos participantes Para que serviu o exerccio?, Como se sentiram durante a experincia?, etc.

Dinmicas de Grupo

Pgina 7

Dinmicas de Comunicao

Rtulos 10-15 Pessoas no mximo. Objetivos: Interaco dos membros do grupo, de maneira a fazer trabalho de grupo. Materiais: Crach (rtulos) para o grupo com adjectivos, como por exemplo: Tmido(a) / extrovertido(a) , Mentiroso(a) /Verdadeiro(a) , Simptico(a) /Antiptico(a) , Feliz /Triste , Falador(a) / Calado(a). Procedimento: Colocam-se os crachs nas costas dos participantes e cada um, ter de procurar o seu oposto (antnimo). Enquanto procuram, tero de ter o cuidado de esconder o seu, sem se encostarem as paredes, nem algo do gnero. Aps todo o grupo ter encontrado o seu oposto, todo o grupo senta-se em crculo e falam sobre esta dinmica, dizendo qual o adjectivo que lhes saiu e se so ou no so isso e porqu, promovendo o dialogo.

Uma histria sem fim 10-15 Pessoas no mximo. Objectivos: Capacidade de concentrao do grupo. Materiais: No necessrio. Procedimento: O animador inicia a narrao da frase, por exemplo O homem para sobreviver Todos os membros devem ter muita ateno, pois o primeiro participante diz a frase e acrescenta a sua opinio, o segundo diz a frase, a opinio do anterior e a sua, e assim sucessivamente. Quando algum se perder ou no souber o que dizer tm que inventar outra frase e todo o grupo tem que dizer essa mesma. No final, o dialogo imprescindvel, tendo cada um que falar sobre os aspectos positivos/negativos, o que gostou mais e menos e o que poderia ter corrido melhor.

Dinmicas de Grupo

Pgina 8

Dinmica de Cooperao Fsica/Integrao


Todos contra um 10-15 Pessoas no mximo. Objectivos: Reconhecer as dificuldades ao ultrapassar um obstculo, quando as pessoas que nos rodeiam dificultam ainda mais e trabalhar o relacionamento do grupo. Material: No necessrio. Procedimento: O grupo deve formar um crculo de maneira que os membros fiquem com os braos entrelaados. O animador deve pedir um voluntrio, sem dar explicaes. Explicar que o voluntrio que deve tentar sair do crculo, de todas as maneiras possveis e que os membros que esto a formar o crculo devem impedir que o voluntrio saia. Depois muda-se o voluntrio algumas vezes e repete-se o procedimento. No final, em grupo, discutem-se o que acharam da dinmica. O animador pode orientar a discusso fazendo algumas perguntas, por exemplo O que sentiu ao ser voluntrio a tentar sair do crculo com tanta dificuldade?, O que o grupo sente? Houve vontade de ceder?, O que esta dinmica tem a ver com a vida real?, etc.

Dinmicas de Grupo

Pgina 9

Dinmica de Confiana

Valorizar o mais importante 10-15 Pessoas no mximo. Objectivos: Motivar para a valorizao pessoal e compreender os seus valores. Material: Um espelho escondido numa caixa. Procedimento: O ambiente deve ser de silncio e interiorizao. O animador comea por motivar o grupo ao dizer um texto do gnero: Pensem em algum que seja muito importante para vs, uma pessoa a quem gostariam de dedicar toda a ateno em todos os momentos, algum que amem de verdade e que conheam profundamente, uma pessoa que merece todo o vosso cuidado. Agora pensem porque essa pessoa to importante e o que faz dela o grande sentido da vossa vida. O grupo deve ficar alguns minutos a reflectir no assunto. De seguida o animador pede que, um a um, vo espreitar a caixa e sem referir nada, voltem para o seu lugar. Por ltimo, cada um partilha o que sentiu, quais foram as suas reflexes e concluses.

Dinmicas de Grupo

Pgina 10

Dinmicas de Expresso de Sentimentos


A Fora da Esperana 20 Pessoas no mximo. Objectivos: Fortalecer amizades, formar ligaes no grupo e fazer com que o grupo se exprima sem problemas. Material: No necessrio. Procedimento: Enquanto todos se sentam no cho relaxados, de olhos fechados animador deve contar a seguinte histria ao grupo: Numa localidade, um casal estava prestes a separarem-se, at dormiam em camas separadas. Um dia resolveram darem mais uma oportunidade ao casamento e procuraram ajuda de um homem sbio do lugar onde viviam. Este deu-lhes uma pequena planta e disse para que eles a plantassem no jardim de casa. O sbio disse que se a planta no morresse, o casamento estaria salvo. Mas aquela era uma regio de grande seca. Nessa noite, a planta j estava no jardim, e com medo que a planta no vivesse, a esposa foi de madrugada rega-la, pois ela queria salvar o casamento. Saiu em silncio para que o marido no a ouvisse sair, mas para seu espanto, quando l chegou, o marido estava a regar a planta. Os dois abraaram-se e reconciliaram-se. Neste momento, o grupo fica a reflectir um pouco e de seguida o animador orienta uma discusso onde devero falar sobra a histria, sobra o que acharam dela e da atitude do casal.

Dinmicas de Grupo

Pgina 11

O Feitio Virou-se Contra o Feiticeiro 20 pessoas no mximo. Objectivos: Exerccio onde o grupo deve avaliar as suas atitudes perante com os outros. Material: Papel e lpis para cada participante. Procedimento: Todos se devem sentar num crculo enquanto o animador distribui papel e lpis a cada um. Explica-se aos participantes que devem escrever alguma coisa que gostavam que o vizinho da direita fizesse (imitar um animal, cantar uma msica, fazer alguma acrobacia, ) e assinar o papel. O animador recolhe os papis e diz ao grupo aquilo que no querem que vos faam, no devem desejar aos outros, por isso o que cada um de vocs escreveu, vo ser os prprios a fazer. Ao fim de todos terem concludo, discute-se as concluses da dinmica.

Dinmicas de Grupo

Pgina 12

Dinmicas de Resoluo de Conflitos


A troca de um segredo 10-15 pessoas no mximo Material: lpis e papel Objectivo: fortalecer o esprito de amizade entre os membros do grupo. Procedimento: O animador comea por distribuir um pedao de papel e um lpis, onde nesse mesmo pedao de papel escrevem algum problema, angustia ou dificuldade que esto a passar e no conseguem diz-lo oralmente. Os papis no devem ter a identificao de quem os escreveu. De seguida dobram-se-os e misturam-se. O animador distribui aleatoriamente os papis de cada um. Agora cada membro deve analisar o problema que lhe calhou e procurar uma soluo como se fosse um problema seu. Depois de todos darem a sua opinio aberto o debate com relao aos problemas colocados e as solues apresentadas.

Exerccio de exame pessoal 10-15 pessoas o mximo Material: lpis e papel Objectivo: Conscientizar-se acerca das estratgias usadas nas situaes de conflito e examinar os mtodos usados para resolvlas. Procedimento: O animador convida para que todos tomem uma posio confortvel, fecharem os olhos e procurarem recolher-se , desligando-se do resto. Distribui os papis e lpis e de seguida o animador diz: esto todos agora a caminhar pela rua, e de repente reparam, a certa distancia que se aproxima uma pessoa familiar . Eis que a reconhecem. Uma pessoa no qual esto em conflito. Todos sentem que devem decidir rapidamente como enfrentar a pessoa, decidindo agora mesmo o que fazer e o que ir acontecer () A pessoa passou. Como se sentem? Esto a sentir-se bem agora?
Dinmicas de Grupo

Pgina 13

O animador pede para voltarem ao normal e abrirem os olhos. Agora no papel os membros tero de responder por escrito s seguintes perguntas: - Em que alternativas pensaram? - Qual a alternativa que escolheram? - Que nvel de satisfao sentiram no final? O animador no final dialogar com o seu grupo a sua opinio.

Dinmicas de Grupo

Pgina 14

Concluso
O trabalho que se apresentou foi elaborado no mbito da disciplina de Animao Sociocultural do Curso Profissional de Animao Sociocultural. Pretendeu-se com este projeto mostrar a importncia das dinmicas de grupo. Depois da elaborao deste trabalho percebemos que as dinmicas se forem bem preparadas e bem estruturadas so um bem essencial no trabalho com os grupos, pois h varias dinmicas para as diferentes situaes e para os diferentes grupos. Este projeto teve como grupo de trabalho os jovens entre os 16 e os 18 anos, pois as dinmicas que aqui esto requerem alguma maturidade e sobretudo capacidade crtica, tendo achado estas a melhor idade. A finalidade deste projeto era conseguir por em prtica estas dinmicas, experiment-las com um grupo para ver as reaces e como funcionavam. Para tal, utilizamos os nossos colegas de turma para a realizao das mesmas, promovendo a participao deles. Enquanto fomos elaborando este projeto, foram ocorrendo alguns problemas nomeadamente na escolha das dinmicas certas, tendo em ateno o nosso grupo de trabalho e os grandes objetivos das dinmicas que propusemos, tendo sido sem dvida o que ns trabalhamos mais. Mas apesar destas dificuldades, ns gostamos muito de realizar este trabalho, foi bastante interessante pois ficamos a conhecer mtodos para trabalhar com os grupos, o que achamos imprescindvel na nossa futura profisso. A bibliografia e a Netografia utilizada foram os pilares da realizao deste projeto, foi bastante til tanto na pesquisa das dinmicas como descobrir o verdadeiro conceito das dinmicas. A realizao do projeto decorreu muito bem e achamos que os objetivos foram bem concretizados pois tambm nos esforamos para tal. Por isso, achamos que merecemos um 14 devido ao nosso empenho, dedicao, interesse e porque achamos que o projeto correu bem e o livro tambm.

Dinmicas de Grupo

Pgina 15

Bibliografia
Textos fornecidos pelo professor com muitas dinmicas de grupo, definio e principais caractersticas das dinmicas.

Netografia http://www.esoterikha.com/coaching -pnl/curso-de-dinamicas-de-grupoonline-gratuito-gratis.php


Dinmicas de Grupo

Pgina 16

También podría gustarte