Está en la página 1de 7

A FORMAO DOS PARLAMENTARES E O PRINCIPIO DA SEGURANA JURIDICA NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

SUMRIO: 1.INTRODUO; 2.FORMAO PARLAMENTAR E A SEGURANA JURIDICA; 2.1 A SEGURANA JURIDICA NA CONSTITUIO DA REPBLICA DE 1988; 3. INSTRUMENTOS DE ATUAO E FORMAO PARLAMENTAR; 4. CONSIDERAES FINAIS; 5. REFERENCIAS.

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal examinar a importncia da formao politica, tcnica e profissional dos parlamentares no desenvolvimento de suas funes legislativas frente ao Estado Democrtico de Direito, bem como defender uma capacitao permanente dos mesmos, tendo como fundamento o principio constitucional da segurana jurdica em nosso ordenamento.

PALAVRAS CHAVE: SEGURANA JURIDICA FORMAO DOS PARLAMENTARES ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

1 . INTRODUO A segurana imposio que decorre da noo do prprio Estado de Direito e a atividade politica o exerccio do poder numa sociedade, e bem defini Aristteles, o homem como Zoon politicon sendo que referido principio, emerge, precipuamente, de dispositivos constitucionais referentes s garantias individuais. No tocante a segurana jurdica no Estado Democrtico de Direito e a formao dos parlamentares nosso ordenamento no tem ainda previso especifica quanto ao tema. Esta pesquisa se deter na importncia da formao dos parlamentares como decorrncia da definio do critrio de repartio dos direitos e encargos sociais pela sociedade, num ambiente marcado pelo pluralismo poltico e social, caracterstico do Estado Social e Democrtico de Direito visando o fortalecimento do principio constitucional da segurana juridica.

2. FORMAO PARLAMENTAR E A SEGURANA JURIDICA Buscando a etimologia da palavra segurana, Jos Roberto Vieira (2005, p.319) informa: Do latim securus (livre de perigo), ou, com maior detalhe, da conjuno de vocbulos latinos sine + cura (sem preocupaes), segurana significa iseno de cuidados. Celso Antnio Bandeira de Mello assevera que o Direito se prope a ensejar certa estabilidade, um mnimo de certeza na regncia da vida social. Da o chamado princpio da segurana jurdica, o qual, bem por isto, se no o mais importante dentre todos os princpios gerais de Direito , indisputavelmente, um dos mais importantes entre eles. Celso Antnio (2009, p.125) argumenta, ainda, que a segurana jurdica coincide com uma das mais profundas aspiraes do Homem: a da segurana em si mesma, a da certeza possvel em relao ao que o cerca, sendo esta uma busca permanente do ser humano. Pode-se dizer que o conceito de segurana jurdica no se afasta do significado das palavras seguro e segurana, foi ampliado e moldado na seara

jurdica. Esta em seu cerne a estabilidade e a certeza das relaes. A existncia de uma ordem jurdica regulando a sociedade traz segurana aos indivduos dada a previsibilidade das regras. Mesmo considerando que a segurana seja imanente ao Direito, Crmen Lcia Rocha procura qualific-la como qualidade do sistema, e no como valor, reservando este ltimo enquadramento para a justia:
A segurana no , contudo, valor, qualidade de um sistema ou de sua aplicao. Valor a justia, que buscada pala positivao e aplicao de qualquer sistema. O que seguro pode no ser justo, mais o inseguro faz-se injustia ao ser humano, to carente de certeza em sua vida. Segurana jurdica o direito estabilidade em sua relaes jurdicas. (ROCHA, 2004, p.168)

2.1 A segurana jurdica na Constituio da Repblica de 1988 A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 garante a inviolabilidade do direito segurana em seu art. 5:
Art. 5 todos so iguais perante a lei sem distino de qualquer natureza garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito a vida, liberdade, a igualdade, segurana e a propriedade (...).

Para Christine Mendona (2005, p.48) o princpio da segurana jurdica fruto de uma interpretao sistemtica dos enunciados veiculados pela Constituio Federal. J a segurana jurdica entendida como formas prescritas pelo sistema do direito para evitar que o fator tempo cause uma instabilidade na produo das relaes jurdicas. Segundo Leandro Paulsen (2006, p.28) o princpio da segurana jurdica no proclamado de modo expresso na Constituio Federal. Porm revela-se no texto constitucional, se apresentando como principio constitucional implcito, igualmente importante. Salienta, ainda, que estando os princpios, expressos ou implcitos embasados no prprio ordenamento jurdico positivo, constituem normas jurdicas integrantes do ordenamento e plenamente vlidas, gozando, inclusive, da mesma eficcia, no havendo que se perquirir a cerca de qualquer distino

no grau de imperatividade de princpios implcitos relativamente aos expressos. (PAULSEN, 2006, p.32) Neste sentido, um dos requisitos indispensveis para que o parlamentar exera com independncia sua funo deveria ser a capacitao profissional. Sem ela, o parlamentar no pode cumprir a contento sua tarefa, mesmo porque no lograr gozar da credibilidade dos eleitores e da sociedade. A capacitao profissional hoje exigida tampouco pode limitar-se ao saber tradicional. O parlamentar de nossos dias necessita tambm de uma formao interdisciplinar, nos diversos setores da cincia e do saber. Sabemos que todo conhecimento comporta o risco do erro e da iluso e que a educao deve mostrar que no existe conhecimento que em algum momento tambm no possa comportar erro e iluso. Dessas constataes nasce, em primeiro lugar, a exigncia de uma legislatura profissional, tecnicamente bem dotada, que tenha condies de sustentar confrontaes com tcnicos, especialistas, partes e os poderosos. Legislatura profissional implica formao adequada, inicial e permanente, para a qual indispensvel uma escola legislativa. Para a garantia da segurana jurdica em nosso ordenamento no podemos perder de vista a importncia da formao de nossos parlamentares, para que possam criar leis que venham efetivamente de encontro aos anseios da sociedade que representam.

3. INSTRUMENTOS DE ATUAO E A FORMAO PARLAMENTAR

Sabemos que os parlamentares possuem instrumentos de atuao para o desenvolvimento de suas funes. Tais instrumentos encontram-se elencados em nossa Constituio da Repblica, bem como em leis esparsas e regimentos das casas legislativas. Temos como exemplos a participao nas Mesas Diretoras, Tribunas, plenrio e comisses, dentre outros espaos de discusso e formao das leis. A formao de alto nvel fator necessrio para o fortalecimento do Poder Legislativo e para a garantia da independncia do parlamentar e dos direitos dos cidados. Cabe, no entanto, refletir sobre algumas questes. Formao

para quem e para qu? Que tipo de formao, para qual parlamentar e para fazer o que? Para responder a essas indagaes, indispensvel saber oque significa ser parlamentar hoje. O papel do parlamento tem sofrido alteraes relevantes. Com o decorrer do tempo, mudou o sentido do principio de se fazer politica. Houve uma poca em que o senhor do direito era o legislador, e esses elementos que compem o direito se encontravam todos reunidos nele, na lei. Hoje no mais assim. Na realidade, mudou a funo da legislao que, progressivamente, vem perdendo seu carter geral e abstrato. As leis so aprovadas sob a influencia das mais contrastantes exigncias, de maioria no homogneas, que, frequentemente, no tomam uma deciso, mas fazem apenas uma aparente mediao entre os distintos interesses em conflito. O ordenamento jurdico apresenta-se, portanto, como um universo formado por fontes mltiplas, s vezes incoerentes e com diferentes graus de fora imperativa. A complexidade do ordenamento, a pluralidade das fontes, a fragmentao social que produz a legislao setorial, s vezes contraditria, criam para o parlamentar uma tarefa complicada e difcil: a da reconstruo do sistema jurdico e da recepo e tutela de demandas e exigncias provenientes da sociedade e da cidadania. Essa uma operao complexa, a qual no falta elementos de criatividade, no sentido de um trabalho capaz de extrair do ordenamento e de seus princpios o embasamento institucional necessrio para enfrentar situaes e problemas inditos. A tudo isso preciso acrescentar que o Estado constitucional transformou ainda mais a relao do parlamentar com a lei. Hoje, o legislador deve resignar-se a ver suas leis tratadas como partes do Direito, e no como todo o Direito. Desse modo, a atividade parlamentar tem um irredutvel e intrnseco papel diante da sociedade. Isso faz dessa funo um elemento fundamental de propulso do ordenamento, em direo adequao das aspiraes da sociedade. O papel do parlamentar, nesse contexto, de enorme relevncia, seja no plano politico, jurdico ou social. Com efeito, reconhecer e garantir direitos significa interferir concretamente na organizao dos poderes, impedir abusos e tornar efetivo o Estado Democrtico de direito previsto na Constituio da Repblica de 1988, bem como tornar efetiva uma distribuio racional da autoridade.

4. CONSIDERAES FINAIS

No contexto atual, os princpios alcanaram tamanha importncia que se torna inegvel o seu carter de norma, lado a lado com as regras jurdicas. Com o advento da nova ordem constitucional em 1988 todas as leis infraconstitucionais devem passar por uma filtragem no intuito de se adequarem nova ordem jurdica. Os princpios, reconhecido seu carter de norma, passam a ocupar lugar de destaque, vindo em socorro dessa nova interpretao que se impe. Estar-se-ia, nas palavras de Leonardo Zehuri Tovar (2009), numa fase interpretativa-constitucional e, por isso, os princpios jurdicos tm reconhecido seu intenso grau de juridicidade, ou seja, de norma jurdica potencializada e predominante. Logo, no h como continuar restringindo a norma jurdica s regras, pois os princpios so tambm normas. E mais: os princpios, cuja ambincia natural a Constituio, so normas jurdicas com um grau mximo de juridicidade, cuja normatividade , por conseguinte, potencializada (LIMA, 2009). S o investimento na capacitao dos nossos legtimos representantes e a independncia dos mesmos em relao aos grandes jogos de interesses institucionais e de classes transformam efetivamente a sociedade. Hoje necessrio no se limitar a capacitao tcnica, mas estimular tambm o espirito critica a atividade criadora, o sentido de liberdade e a conscincia do exerccio de uma funo a servio dos cidados e da coletividade. Por fim os parlamentares tm de viver a politica no como uma coisa prpria, mas como instrumento para realizar os direitos do cidado, como poder do brasileiro comum. Ou seja, de quem no tem outro poder, a no ser a fora do direito, no qual possa depositar a esperana para melhorar sua vida e almejar uma sociedade mais justa e igualitria.

7. REFERNCIAS

LIMA, George Marmelstein. A fora normativa dos princpios constitucionais. Mundo Jurdico. Disponvel em: www.mundojuridico.adv.br. Acesso em 25 abr. 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. So Paulo: Malheiros, 2009. MENDONA, Christine. Segurana na ordem tributria nacional e internacional. In: BARRETO, Aires Fernandino et all. Segurana Jurdica na Tributao e Estado de Direito. So Paulo: Noeses, 2005. MORAES, Alexandre. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2005. PAULSEN, Leandro. Segurana Jurdica, Certeza do Direito e Tributao. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. ROCHA, Crmem Lcia Antunes. O princpio da Coisa Julgada e o Vcio de Inconstitucionalidade. In: ROCHA, Crmem Lcia Antunes (Coord.) Constituio e Segurana Jurdica: Direito Adquirido, Ato Jurdico Perfeito e Coisa Jugada. Belo Horizonte: Frum, 2009. VIERA, Jos Roberto. Medidas provisrias tributrias e segurana jurdica: a inslita opo estatal pelo viver perigosamente. In: BARRETO, Aires Fernandino et all. Segurana jurdica na tributao e Estado de Direito. So Paulo: Noeses, 2005. TOVAR, Leonardo Zehuri. O papel dos princpios no ordenamento jurdico . Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 696, 1 jun. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6824>. Acesso em: 07 nov. 2010.

También podría gustarte