Está en la página 1de 8

HOMICDIO- Captulo I- Crimes Contra a Vida CRIMES HEDIONDOS LEI 8072/90 alterada pela lei 8930/94 (Incluiu o Homicdio

o no rol dos crimes Hediondos, inclusive o Simples Caput, quando praticado em atividade caracterstica de GRUPO DE EXTERMNIO, ainda que por uma s pessoa. GRUPO DE EXTERMNIO: Grupo formado por pelo menos DUAS PESSOAS, ainda que, a EXECUO, seja de UMA S DELAS. Especial Finalidade- eliminar vidas de pessoas que ocasionalmente estejam juntas em determinados lugares (exemplo) os que estavam mas escadarias da Igreja da Candelria no Rio de Janeiro. ART. l21 do CP- CAPUT
Matar algum. Pena 06 a 20 anos de recluso

ART. 121 1- HOMICDIO PRIVILEGIADO


Motivo RelevanteValor MoralValor SocialSOB O DOMNIO DE VIOLENTA EMOOLOGO EM SEGUIDA A INJUSTA PROVOCAO DA VTIMA-

* A Hediondez do Homicdio reconhecida pelo Juiz Presidente do Tribunal no Momento da fixao da pena, portanto CAUSA JUDICIAL E NO LEGAL Circunstncias de Incomunicabilidade - ART. 30 do CP So no se comunicam as CIRCUNSTNCIAS DE CARTER PESSOAL, Aquelas de CARTER ELEMENTAR SE COMUNICAM.

Carter Elementar- Aquilo que essencial configurao, perfeio do delito. ATENUANTES GENRICAS DO ART. 65, III, C: Estas devem ser invocadas a favor do ru em quaisquer delitos, excetos naqueles em que o legislador de forma expressa, abordou CIRCUNSTNCIAS DE PRIVILGIO.

ART. 121 2 - HOMICDIO QUALIFICADO

IIIIII-

Motivo Torpe Motivo FtilCom emprego de Veneno, Asfixia, Fogo, Explosivo, Asfixia, Tortura ou outro MEIO INSIDIOSO ou Cruel .

TORTURA
ART. 121, 2, III do CP

TORTURA
ART. 1, 3 da LEI 9.455/97

TORTURA DO CP- sinnimo de CRUEL. A TROTURA foi o Meio de se chegar ao resultado MORTE, infligindo sobre a vtima um grave e intenso sofrimento. TORTURA DA LEI 9.455/97 Aqui a TORTURA se qualifica pela MORTE, que no foi querida e nem pretendida pelo Agente. Exemplo: Um Policial para obter a confisso de uma pessoa, exagera em seus mtodos, praticando TORTURA e como conseqncia advm a MORTE da pessoa.

*NO CASO DA TORTURA DA LEI 9455/97, a MORTE um resultado culposo, portanto poderemos estar diante de uma situao PRETERDOLOSA (Dolo no antecedente e culpa no conseqente)

IV-

TRAIO- falsa demonstrao de amizade EMBOSCADA- esconder-se at que possa eliminar a vtima MEDIANTE DISSIMULAOesconder o real propsito ou inteno criminosa. OUTRO RECURSO (Dificulte ou torne impossvel a defesa da vtima)-

V- Aqui ns temos o HOMICDIO QUALIFICADO pela CONEXO ou FINALIDADE. ASSEGURAR: EXECUO- basta que se queira praticar outro crime. Exemplo: Um homem invade uma casa para estuprar a mulher, contudo, esta ainda no retornou do trabalho, O homem mata o marido e aguarda tranquilamente a chegada da mulher. Se a Polcia chega antes e prende o autor, o segundo crime no chegou a ser realizado. 01- Haver um s crime, mas basta o intento para que se QUALIFIQUE o Homicdio. (Qualificado pela Finalidade) 02- Se ocorreu os dois crimes: Qualificado pela conexo, responder em concurso formal. OCULTAO- Aqui j ocorreu o primeiro CRIME o Autor MATA para assegurar a ocultao do primeiro fato. Exemplo: esconder um furto praticado.

IMPUNIDADEO Objetivo do Autor no ESCONDER O primeiro crime e sim MANTER A AUTORIA INCGNE. As pessoas vo saber que houve o outro crime, mas o AUTOR, no quer que saibam que foi ele. Quando ele est terminando a prtica do latrocnio, dentro da casa de pessoa muito rica, chega algum que o v com a res furtiva, a arma de fogo e o corpo do dono sem vida no cho, o AUTOR MATA. esta pessoa para que ela no divulgue o que viu.

VANTAGEM SOBRE OUTRO CRIMEAqui se mata para que a vantagem ou o valor aferido com o primeiro crime, no tenha que ser dividido com seus comparsas.

HOJE a pergunta que se faz : PODE O HOMICDIO QUALIFICADO SER SIMULTANEAMENTE PRIVILEGIADO? Por muito tempo entendeu-se que no era possvel compatibilizar estas duas circunstncias, UMA DE PRIVILGIO COM OUTRA QUALIFICADORA, Contudo, A DOUTRINA, atualmente entende e a JURISPRUDNCIA ENCAMPOU que em certas situaes, desde que compatveis, o HOMICDIO QUALIFIADO PODE SER TAMBM PRIVILEGIADO.

ART.121, 3- HOMICDIO CULPOSO

Culpa- qualquer conduta que viole o


DEVER OBJETIVO CUIDADO. *IMPRUDNCIA DO

FORMAS *IMPERCIA
*NEGLIGNCIA

También podría gustarte