Está en la página 1de 12

A EDUCAO NO ESTADO JUSTO

Felizes os Estados, se os filsofos fossem soberanos, ou se os soberanos fossem filsofos (Plato).

RESUMO A educao no estado justo. Analisa a partir da concepo platnica, a formao do homem envolto na conservao do estado ideal. Busca uma investigao sobre a essncia da educao atrelada ideia do bem e como ela se amplia e se reflete na estrutura da comunidade. De igual modo, busca definir a mesma como processo virtuoso da vida homem.

Palavras chave: Justia. Estado. Alma. Governo. Educao.

1. INTRODUO

A concepo de mundo segundo Plato, se d a partir de duas teses: a primeira de que existe um mundo inteligvel, perfeito e eterno; e a segunda, de que existe um mundo oposto a essa realidade inteligvel, que ele a denomina de mundo sensvel. Deste modo, tudo o que problematizarmos a partir de uma concepo platnica, devemos ter em vista este aspecto geral sistemtico que de certo modo, se torna o prisma de toda as problemticas platnicas sobre o mundo. O objetivo final de Plato em uma dimenso tica e poltica a educao do sujeito moral, vivendo a partir das exigncias de um Estado justo. Plato discpulo de Scrates e precedente de Aristteles rejeitava a Educao que se praticava na Grcia em sua poca, que estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos tcnicos, sobretudo oratria aos jovens da elite para torn-los aptos a ocupar as funes pblicas. Plato, ao contrrio, pensava em termos de uma busca continuada da virtude, da justia e da verdade.

Para Plato, toda a virtude conhecimento. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira do homem. Portanto, o instrumento base e fundamental para tal prtica a Educao. E a mesma to importante para uma ordem poltica baseada na justia. A vida do homem ante de mais nada, se apresenta atravs da relao comunitria, com a possibilidade de se tornar sempre melhor diante da vida e do Estado. essa possibilidade aberta ao homem que, ns a chamamos de educao. Ademais, a educao tem como tarefa fundamental a humanizao, a humanitas do individuo. Assim, temos como pano de fundo uma antropologia, que de certo, direciona a vida humana para uma sociedade pelo qual desejamos. Por essa razo, o desejo chave de Plato consiste em tentar reconstruir com novos pilares a Paidia grega, que a partir de sua obra clssica, A Repblica, busca formar o homem para uma sociedade ideal. Este trabalho de cunho bibliogrfico, que problematiza a questo da educao, apresentando inicialmente sua investigao a partir do livro II da Repblica, e posteriormente retomada no livro IV da mesma obra. Buscamos tambm suportes em outros autores, para que o trabalho venha a ganhar mais propriedade argumentativa. Assim, este busca uma anlise sinttica daquilo que venha a ser a educao no estado justo, a sua essncia e como essa educao deve ser trabalhada e organizada a partir da estrutura da Polis Grega. Por conseguinte, a partir dessa obra, a proposta platnica primeiramente no identificar se tal cidade existe ou no, mas que cada um viva de fato segundo as leis dessa Cidade, no que diz respeito educao, o bem e a justia, que antes de se realizar na vida exterior do homem, deve se realizar na sua vida interior, ou seja, em sua alma.

2. O IDEAL DA POLIS COMO CRITRIO PARA FORMAO HUMANA. O grego Plato [...] foi o primeiro pedagogo no s por ter concebido um sistema educacional para seu tempo, mas, principalmente, por t-lo integrado a uma dimenso tica e poltica (GRANDES PENSADORES, 2009, p.11) Ao estudarmos Plato, percebemos que o mais importante em seu ideal, o ideia de sociedade. Que a partir desse ideal de Sociedade e Estado1, formar-se o indivduo enquanto tal.
1

[...] Em geral, a organizao jurdica coercitiva de determinada comunidade. O uso da palavra E. devese a Maquiavel ( O prncipe, 1513, 1). Podem ser distinguidas em trs concepes fundamentais: 1 a concepo organicista, segundo a qual o E. independente dos indivduos e anteriores a eles; 2 a concepo atomista ou contratualista, segundo a qual o E. criao dos indivduos; 3 a concepo

Conceitualmente falando, Polis se entende uma cidade independente e soberana, cujo seu quadro institucional se caracteriza por uma ou vrias magistraturas, por um conselho e por uma assemblia de cidados. Para os gregos, a Polis representa um novo paradigma, uma nova forma de estrutura de vida social e cultural, com grande significado e relevncia para os gregos. Assim, temos o seguinte conceito de Polis:
A palavra Polis pode ser traduzida tanto por Estado como por cidade. Do conceito de polis derivam as palavras poltica, e poltico, que ainda se mantm vivas entre ns e lembram-nos que foi com a Polis grega que apareceu, pela primeira vez, o que ns denominamos Estado. (BORGES TEIXEIRA, 2003, p. 27).

Historicamente falando, Polis o ncleo principal que de acordo com a histria se tornou o perodo mais importante do progresso grego. A Polis adquire assim um carter espiritual, aonde se consolida e se rene as mais diversificadas formas da existncia humana, fundamentada no princpio filosfico. Pois segundo Plato, o filsofo mais bem preparado para governar a cidade, pois, graas sua cincia e sabedoria, adquirida com a educao, poder conduzir o Estado e promulgar boas leis que venham garantir, portanto, a harmonia e o equilbrio da sociedade.

3. A EDUCAO DO HOMEM: A IMPORTNCIA DO GUARDIO Inicialmente temos a problemtica da educao apresentada no livro II, que segundo Plato ao imaginar a cidade ideal, percebe que medida que a cidade cresce, necessita-se de guardio, para cuidar do cumprimento das leis, e conseqentemente da administrao da cidade e do bem estar dos cidados. Para exercer tal ofcio, o guardio precisa ter uma instruo mnima, precisa ser educado para saber distinguir, por exemplo, os amigos dos inimigos. E o mais indicado para a essa funo de educador o filsofo. Nesta educao,o guardio da Polis, deve-se atentar para as qualidades fsicas e psquicas. Ele deve ser por natureza um filsofo, pois somente assim ter a virtude da temperana e um verdadeiro amor a sabedoria e conseqentemente o conhecimento que lhe proporcionar a possibilidade de distinguir os familiares dos estranhos. Aquele que quiser ser guardio da cidade ter que ser por natureza filosofo, fogoso, rpido e forte. Precisa ter sade fsica e psquica em perfeitas condies. (PLATO, 1999, p.63) Ao
formalista, segundo a qual o E. uma formao jurista. [...] Plato considera que o E. as partes e os caracteres que constituem o indivduo esto escritos em tamanho maior e, portanto, so mais visveis (Rep., II, 368 d). Cf. ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia: Estado. 4. ed . Martins Fontes, 2000, p. 364.

criar a Cidade ideal a partir do ideal grego de mundo por meio de uma Paidia;2 Plato apresenta a identidade humana no como uma autrquica, no sentido de que cada um basta a si mesmo, mas que cada um de ns necessitamos uns dos outros comunitariamente. Assim nos apresenta Giovanni Reale, em sua obra: Historia da filosofia: antiguidade e idade mdia, ao afirmar:
A cidade, portanto necessita de trs classes scias: [...] a primeira classe, (dos lavradores, artesos e comerciantes) constituda de homens nos quais prevalece o aspecto concupiscvel da alma, que o aspecto mais elementar. Essa classe boa quando nela predomina a virtude da temperana, que consiste numa espcie de ordem, domnio e disciplina dos prazeres e desejos, supondo tambm a capacidade de se submeter s classes superiores de modo conveniente. As riquezas e os bens administrados exclusivamente pelos membros dessa classe no devero ser nem muitos poucos demais. A segunda (a dos guardas) constituda de homens nos quais prevalece a fora irascvel volitiva da alma, isto , deve ser composta de homens que se assemelham aos ces de raa, ou seja, dotados ao mesmo tempo de mansido e ferocidade. Os guardas devero permanecer vigilantes quer em relao aos perigos que possam advir do exterior com em relao a perigos que se originam no interior da Cidade. [...] Alm disso, devero cuidar para que o estado no se torne demasiadamente grande ou exageradamente pequeno. Devero tambm providenciar para que as tarefas confiadas aos cidados correspondam ndole de cada um e para que se proporcione a todos a educao conveniente. Finalmente a terceira classe (os governantes que devero ser aqueles que tenham amado a Cidade mais do que os outros, tenham cumprido com zelo sua prpria misso e, especialmente, tenham aprendido a conhecer e contemplar o Bem. Nos governantes, portanto, predomina a alma racional e sua virtude especfica a sabedoria. (REALE, 1990, p. 163).

JAEGER: Coloca a dificuldade de se definir a palavra Paidia. Em geral identificamos Paidia com cultura. A dificuldade que aparece o fato de estarmos habituados a usar a palavra cultura, no no sentido ideal prprio da humanidade, herdeira da Grcia. Mas para ns a palavra cultura, converteu-se num simples conceito antropolgico descritivo. J no significa um alto conceito de valor, um ideal consciente. Os gregos so criadores da idia de cultura e estabelecem, pela primeira vez, um ideal de cultura como princpio. Paidia no para os gregos um aspecto exterior da vida, incompreensvel, fluido e anrquico. Na Paidia grega est presente a idia de uma educao do homem de acordo com a verdadeira forma humana, com seu autntico ser. No se pode evitar o emprego de expresses modernas, como o que os gregos entendiam por Paidia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global, e, para abranger o campo total do conceito grego, teramos de empreg-los de todos de uma s vez. Paidia tem que ver com a educao da pessoa fsica, esttica, moral, religiosa e poltica, ou seja, uma educao integral. (Cf. Paidia, a formao do homem grego. So Paulo, Martins Fontes, 1995).

No livro IV de A Repblica de Plato, retoma-se a questo no ultimada sobre a formao da Cidade Ideal, sendo assim responsveis todos os membros dessa cidade medida que cada um viva sendo o que , ou seja, o guardio sendo guardio, sapateiro sendo sapateiro, o arteso sendo arteso, etc. Assim, faz-se necessrio que os guardies sejam homens verdadeiros, que nunca venham a ser profissionais de aparncia, enquanto que qualquer outro profissional sendo dessa forma, no trar prejuzo para o Estado. Assim deve ser a educao dos guardies, homens que de fato no se deixem conduzir pela corrupo. Por essa razo, Plato d uma grande nfase e importncia mxima ao guardio ao dizer: [...] Contudo, quando os guardies das leis, e da cidade so guardies apenas na aparncia, vs que arrunam de alto a baixo, enquanto, por outro lado, so os nicos a ter o poder de administr-la bem e torn-la feliz. (PLATO, 1999, p.116). Assim, o guardio deve ser aquele que zela com cuidado com tudo aquilo que diz respeito ao aspecto administrativo da cidade justa, desde a educao ou at mesmo a sade, e que, venha a conserv-la proporcionalmente, para que no seja nem pequena e nem grande, para que seja de proporo suficiente, conservando ao mesmo tempo a sua unidade. Como nos mostra em seu livro: tica a nicmaco de Aristteles, afirma que a cincia poltica entendida com o bem maior, deve busca a unidade e a capacidade de governar de tal modo que busque o bem humano:
[...] Ora, parece que est a cincia poltica, pois ela que determina quais as cincias que devem ser estudadas em uma cidade-estado, quais as que cada cidado deve aprender, e at que ponto; e vemos que at as estratgias, a economia e a retrica. Visto que a cincia poltica utiliza as demais cincias e, ainda, legisla sobre o que devemos fazer e necessariamente abranger a finalidade das outras, de maneira que essa finalidade dever ser o bem humano.

4. A EDUCAO DOS JOVENS: GINSTICA PARA O CORPO E MSICA PARA A ALMA. A educao apresentada segundo Plato, deve ser uma prtica que deve-se comear de cedo, logo na fase da infncia, para mais tarde se chegar com maior propriedade fase adulta. Pois se de fato os jovens forem convenientemente educados e se tornarem homens esclarecidos, compreendero facilmente tudo isto e que de momento deixamos de lado. (PLATO, 1999, p.120).

Ento, no prprio processo de desenvolvimento da cidade com um bom sistema de educao e instruo, criam-se deste modo, cidados de bom carter, que de certo modo venham a lhes promover uma honestidade que receberam desse processo educacional, tornando-os melhores do que os antecessores que j passaram pela experincia de guardio e de cidado do Estado. Outra preocupao apresentada por Plato a questo dos responsveis pelo Estado, ao se colocar:
[...] faz-se necessrio que os responsveis pela cidade se esforcem por que a educao no se altere sem seu conhecimento, que velem por ela a todo o momento e, com todo o cuidado possvel, evitem que nada de novo, no que diz respeito ginstica e msica, se introduza contra as regras estabelecidas, com receio de que, se algum disser: os homens apreciam mais os cantos mais novos,3 v se imaginar talvez que os poeta se refere no a rias novas, mas a uma nova maneira de cantar, que disso se fao o elogio. (PLATO, 1999, p.120).

De igual modo, Plato faz relevncia msica e aos jogos como processo importante para a formao do ser humano ao se expressar:
[...] se os jogos so desregrados, eles tambm o sero e no podero tornar-se, quando adultos, homens obedientes s leis e virtudes. [...] Ao passo que, quando as crianas jogam honestamente desde o comeo, a ordem, por meio da msica, penetra nelas e , ao contrrio do que acontece no caso que citavas, acompanha-os por toda a parte, aumenta-lhes a fora e revigora na cidade o que nela estiver em declnio. (PLATO, 1999, p.121).

Essa uma das preocupaes de Plato: possibilitar uma educao harmoniosa de corpo e do esprito de modo que venha a proporcionar ao indivduo futuramente verdadeira cincia. Ambas, ginstica e a msica, juntas foram estabelecidas em ateno alma. Cada uma em individualidade estabelece uma educao ao seu prprio modo, que venha assim a promover dentro do homem virtudes pelo qual lhe guiar em sua vida. Porm, adverte Borges Teixeira:
Um exemplo prtico est naqueles que do nfase exclusivamente ginstica: tornam-se grosseiros, demasiados tensos; cultivam demais a dureza e a irascibilidade. Em contrapartida, aqueles que se dedicam apenas msica tornam-se moles e demasiadamente delicados. (BORGES TEIXEIRA, 2003, p.80)

Por isso, msica e ginstica so dois ingredientes importantes na educao dos jovens. A msica infunde naquele que a prtica ritmo e harmonia, penetrando desse
3

Homero, Odissia

modo no fundo da alma, e lhe proporcionando ideal de beleza e perfeio. Uma educao musical, no seu sentido mais profundo, forma o sujeito ao domnio de se mesmo, de coragem, generosidade, amabilidade, etc. Assim a msica e a ginstica, com todas as suas contribuies educativas tanto para corpo como para alma, deve fazer parte da vida das crianas, para que a posteriore tenham um bom equilbrio.

5. EDUCAO: A FORMAO VIRTUOSA Uma das perguntas centrais em Plato a pergunta pela virtude. O que a virtude?4 Na concepo Aristotlica, virtude : [...] um meio termo, em que sentido devemos entender esta expresso, e que um meio termo entre dois vcios, um dos quais envolve excesso e o outro falta. [...] por conseguinte, no fcil ser bom, pois em todas as coisas difcil encontrar o meio termo. (ARISTLTELES, 2001, p.54). Para Plato, a virtude a coisa mais preciosa e mais valiosa da vida, pois somente sendo virtuoso, o homem poder de fato ser feliz. No mesmo sentido, a virtude diz respeito quilo que belo e bom na vida. Entendendo que o bom e belo fazem parte de um mesmo aspecto. So apresentadas quatro virtudes fundamentais indispensveis na cidade ideal. A primeira virtude a sabedoria. Um das grandes preocupaes de Plato quando se fala em Estado justo fomentado pela educao, com o seu guardio. Aqui entendido como aquele que governa e administra. Assim, a sabedoria partindo do

[...] seu significado especifico pode-se resumir em trs: 1 capacidade ou potncia em geral; 2 capacidade ou potncia do homem; 3 capacidade ou potncia moral do homem. No primeiro sentido, que o da definio geral, a V. indica uma capacidade ou potncia qualquer, como por exemplo: de uma planta, de um animal ou de uma pedra. Maquiavel fala da V da arte da guerra (O prncipe, 14), e Berkeley fala das V. da gua de alcato (Subttulo de Sris, 1744). No segundo sentido, a V, uma capacidade ou potncia prpria do homem. Assim, p. ex., chama-se de virtuoso/ virtuose quem possui uma habilidade qualquer, com p. ex., para cantar, tocar um instrumento ou usar a gazua Nietzsche quis retomar esse sentido de V: Reconheo a V. no seguinte: 1 ela no se impe; 2 ele no supe a V, em todo lugar, mas precisamente outra coisa; 3 ela no sofre pela ausncia como uma relao de distncia graas qual h algo de venervel na V.; 4 ela no faz propaganda; 5 no permite que ningum se erija em juiz, porque sempre uma V. por si mesma; 6 ela faz exatamente tudo o que proibido (a V., como e entendo, verdadeira vetitum em toda a legislao do rebanho); 7 ela V no sentido renascentista, V livre de moralidade (Willem zur Macbt, ed. 1901, 431). 3 sentido, o termo designa uma capacidade do homem no domnio moral. Deve-se tratar-se de uma capacidade uniforme ou continuativa, como j declarava Hegel. [...] Porque um ato moral no constitui virtude. (Cf. ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia: Virtude. 4. ed . Martins Fontes, 2000, p. 1004).

mesmo ponto, se d em sua prudncia nas suas deliberaes, do conjunto que compe o Estado. De igual modo, diz Plato sobre o governante do Estado:
Por isso, na classe menos numerosa e na cincia que nela reside, naqueles que esto cabea e governam que toda a cidade, fundada segundo a natureza, deve ser sbia e os homens desta raa so naturalmente muito raros e a eles competem participar na cincia que, nica entre as cincias, merece o nome de sabedoria. (PLATO, 1999, p.126).

A segunda virtude a coragem. Apresentada como uma salvaguarda, aquela que a lei faz nascer em ns, por intermdio da educao, a respeito das coisas a temer, o seu nmero e a sua natureza. Ou seja, trata-se de uma coragem que desempenhada para um melhor conhecimento das leis do Estado, promova no cidado por meio de sua natureza e uma educao apropriada, uma opinio indelvel, que no venha a se apagar pelos prazeres. Assim, a coragem trata-se da opinio reta e legitima no que diz respeito s coisas que so ou no de recear, que eu invoco, que eu considero coragem, se nada tens a objetar. (PLATO, 1999, p.128). A terceira virtude apresentada a temperana. Ela no outra coisa seno o domnio que se exerce sobre certos prazeres e paixes. E essa caracterstica identificada quando o cidado senhor de si mesmo e escravo de si mesmo. Ou seja, essa identidade colocada do seguinte modo:
[...] Essa expresso parece-me quer dizer que existe duas partes na alma humana: uma superior em qualidade e outra inferior; quando a superior comanda a inferior, diz-se que o homem senhor de si mesmo o que , sem dvida, um elogio; mas quando, devido a uma m educao ou uma m freqncia, a parte superior, que menor, dominada pela massa dos elementos que compem a inferior, censura-se este domnio como vergonhoso e diz-se que o homem em semelhante estado escravo de si mesmo e corrupto. (PLATO, 1999, p.129).

A educao se torna dessa maneira algo fundamenta para a formao virtuosa do cidado. De igual modo, podemos dizer que a moderao consiste em uma concrdia, uma harmonia natural adquirida por uma boa educao entre o superior e o inferior. Assim, trs virtudes fundamentais foram descobertas pela cidade ideal: sabedoria, coragem e moderao para os chefes; coragem e equilbrio para os guardas; comedimento para o povo. Ademais, temos ainda a quarta virtude caracterizada na Cidade: a justia. Aqui, ela apresentada como complemento das virtudes para a formao da cidade ideal. [...] o complemento das virtudes que examinamos

moderao, coragem e sabedoria, esse elemento que deu a todos o poder de nascerem, e aps o nascimento, as preserva na medida em que est presente. (PLATO, 1999, p.132). A justia identificada segundo Plato, quando cada cidado desde homens de negcios, os guerreiros e os prprios magistrados exercem a sua funo prpria e s se ocupam dessa funo, ou seja, quando cada membro da cidade exerce bem a sua prpria funo. No mesmo aspecto, para que tenha uma cidade justa, necessrio que se tenha tambm homens justos e bem formados. Analisando este ultimo ponto, para que se tenha um bom andamento e harmonia de uma sociedade, necessrio requerer que os indivduos desempenhem diferentes funes e que a direo da cidade no deve ser entregue a qualquer um, mas queles que se distinguirem pela experincia, maturidade, virtude e educao. Sendo assim, a ideia de que se tenha um Estado organizado pelos guardies denominados governantes filsofos indispensvel educao, que segundo Borges Teixeira, funciona:
A ideia platnica de uma educao orgnica para um Estado, funcionando como um organismo vai determinar a definio de justia que dada no Livro IV. O conceito de justia em Plato est diretamente associado sua tentativa de busca de maior organicidade educacional, que possibilite um desenvolvimento mais harmonioso do Estado. A justia consiste, portanto, no seguinte: Que cada um deve ocupar-se de uma funo na cidade, aquela para a qual a sua natureza a mais adequada. Alm disso, executar a tarefa prpria, e no se meter nas dos outros 5. (BORGES TEIXEIRA, 2003, p.41)

6. CONCLUSO

A partir disso, Plato imagina um Estado constitudo exatamente como o ser humano. Assim como o corpo possui cabea, peito e baixo ventre, tambm o Estado possui governantes, sentinelas (ou soldados) e trabalhadores (dentre os quais se incluem, alm de comerciantes, tambm os artesos e os camponeses). Fica claro aqui que Plato adotou como modelo a cincia mdica grega. Do mesmo modo como um indivduo saudvel e harmnico mostra equilbrio e moderao, um Estado justo se caracteriza pelo fato de cada um conhecer o seu lugar no todo. (Cf. GAADER, Jostein. O mundo de Sofia. So Paulo, Cia. Das Letras, 1995, p. 106).

Este trabalho teve como ncleo problemtico a educao segundo o estado justo. Buscou a partir de uma concepo platnica de mundo, uma analise da formao do homem a partir de uma perspectiva grega de Paidia. Trouxe uma investigao do que seja de fato a educao, envolta na idia do bem supremo do estado, segundo a tradio grega platnica. Da mesma forma, apresentamos o a importao da Polis para o povo grego segundo o critrio do seja a formao do humano para tal tradio. Entendendo assim que, que o grego Plato se tornou o primeiro pedagogo no s por ter concebido um sistema educacional para sua poca, mas, principalmente, por t-lo se integrado a uma dimenso tica e poltica. Tambm foi abordada a importncia do guardio, vendo assim que existe em Plato uma grande preocupao com aquele que futuramente governar a cidade. O guardio segundo Plato, deve ter um bom carter, uma educao virtuosa que lhe promovesse uma personalidade responsvel, segura, incorruptvel e de autodomnio. Ainda foi apresentado que para quer se tenha bons administradores no Estado, necessariamente nos preocupar bem antes com a educao dos jovens. E para este propsito, de fundamental importncia a educao para o corpo (pela ginstica) e a do esprito (pela msica). Por fim, atrelado ao conceito de virtude, definimos a partir a concepo platnica, quatro virtudes fundamentais que se deve encontra dentro da estrutura da cidade ideal. Aps ter explicado, ainda que de modo sucinto, o pensamento de Plato em alguns pontos sobre a educao, percebemos que Plato enfatiza uma educao integral, que forme o individuo em todas as suas potencialidades e capacidades, uma educao que no separe o individuo e o compromisso coletivo. Em um mundo globalizado pelo qual nos encontramos, marcado pelo slong da HIPERMODERNIDADE, e conseqentemente pelo consumismo e o individualismo, somos convidados a estarmos atentos aos nossos modelos administrativos, se esto de fato cumprindo com suas obrigaes em meio a um mundo de diversidades. Portanto, qual seria ento a maior contribuio de Plato para histria da educao? No nosso modo de entender as coisas, seja a sua o seu imperativo tico sobre o modelo de um estado justo. Que atrelado a idia de estado, se identifica a educao. Assim, traduzir a desordem em ordem, do caso para o cosmo da sociedade, devemos

fazer a passagem, do mal para o supremo bem, da ignorncia para o conhecimento, ou seja, o conhecimento entendido como um processo necessrio para a vida humana.

EDUCATION IN THE STATE FAIR

ABSTRACT The education in the state fair. Scans from the Platonic conception, the formation of man wrapped in maintaining the ideal state. Search an investigation into the essence of education linked to the idea of good and how it expands and is reflected in community structure. Similarly, attempts to define the same process as a virtuous man's life.

Key - words: justice. State. Soul. Government. Education.

REFERNCIAS ARISTTELES. tica a nicmaco. 4. ed. So Paulo, Martin Claret, 2001. 241 p.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia: Estado. 4. ed . So Paulo, Martins Fontes, 2000. 839 p.

BORGES TEIXEIRA, Evilzio F. A educao do homem segundo Plato. 3. ed. So Paulo, Paulus, 2003. 138 p.

GAADER, Jostein. O mundo de Sofia: Romance da histria da filosofia. So Paulo, Cia. Das Letras, 1995, 555 p.

GRANDES PENSADORES. Plato: O primeiro pedagogo. So Paulo, V.G, n 25, p 11 13. Julho de 2009.

JAGGER, Werner. Paidia: a formao do homem grego. So Paulo, Martins Fontes, 1413 p.

PLATO. A Repblica. Trad. Enrico Corvisesi. So Paulo, 1999, Nova Cultura, 352 p. (Coleo os Pensadores).

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e idade mdia. 2.ed. So Paulo, Paulus, 1990. 889 p.

También podría gustarte