Está en la página 1de 16

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

MENSURAO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A CONTABILIDADE


Cristiane Cervi Bassan1 Rogrio Hauschildt2 RESUMO Este trabalho apresenta alguns modelos de mensurao do capital intelectual. Por meio desses modelos, procurou-se evidenciar suas vantagens, limitaes e caractersticas adequando-se ao atual contexto econmico e social. Do mesmo modo buscou-se proporcionar novas informaes ao sistema de mensurao patrimonial alm de uma viso mais sistmica. Frente era do conhecimento, a Cincia Contbil no deixou de buscar novas formas de comunicao com seus usurios, necessitando criar demonstraes capazes de registrar valores das empresas mais prximos da realidade e modelos de mensurao em que sejam evidenciados os valores dos bens intangveis, valiosos e considerados as novas riquezas das organizaes. O trabalho trata ainda da importncia do conhecimento das pessoas nas organizaes, do capital intelectual, seus conceitos e suas consideraes atravs do capital humano, estrutural e de clientes. So apresentados modelos de mensurao do capital intelectual com suas caractersticas prprias, finalizando com as consideraes da autora sobre os resultados obtidos. Palavras-chaves: capital intelectual; contabilidade; mensurao.

ABSTRACT This paper presents some models of intellectual capitals measurement. By exemplifying and explaining their working process, and fitting them in the
Especialista em Contabilidade e Controladoria. E-mail: criscervi@zipmail.com.br. 2 Especialista em Controladoria UFRGS e Professor Universitrio E-mail: hauschil@terra.com.br.
1

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

present economic and social context; their advantages, limitations and features will be showed up. Furthermore, this paper attempts to propose new information concerning the patrimonial measurement system, such as a systemic view about it. In this age of knowledge, the science of accounting has not stopped its search for new ways of communication with its users, what demands the generation of demonstrations able to registers companys values closer to reality and measurement models that present intangible goods values, which are considered as the new wealth of organizations. The paper also deals with the importance of staffs personal knowledge in organizations, such as the intellectual capital, its concepts and considerations through human, structural and clients capital. As a final point, authors personal considerations are presented. KEY WORDS: intellectual capital, accounting, measurement.

1 INTRODUO Com a existncia de novas tecnologias e servios, as empresas necessitam adequar-se a uma nova realidade, onde o conhecimento tornase um recurso econmico muito mais essencial do que a matria-prima, e muitas vezes mais do que o capital econmico. Com isso, pode-se observar a importncia das pessoas nas organizaes. comum pensar que seres humanos no devem ser tratados como despesa, mas como ativos da empresa, j que essas pessoas produzem o pensamento e o raciocnio, e que o conhecimento produzido e adquirido, habilidades e motivao dos colaboradores substituem os investimentos em modernas mquinas utilizadas na produo. Portanto, conclui-se que o ser humano o maior capital, sendo ele um ser humano que acredita nele mesmo, que tem f e que busca o que quer, tornando-se um diferencial competitivo para as empresas.

92

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

Assim, este artigo tem o objetivo de demonstrar a importncia do capital intelectual na Contabilidade, atravs de sua mensurao pelos modelos sugeridos, obtendo informaes de extrema importncia para as tomadas de decises e gerenciamento nas empresas. 2 O CONHECIMENTO Conhecimento poder no mundo tradicional dos negcios. A questo que no se deve reter o conhecimento, e sim difund-lo, pois quanto mais informaes so compartilhadas, maior ser o retorno. Com a era da Informao, o conhecimento passou a ser o elemento primordial para o sucesso da organizao, e as empresas esto utilizando a tecnologia da informao como instrumento gerencial. Com isso, passa a existir descentralizao de tarefas, uma vez que, com o avano tecnolgico, a informao flui com mais rapidez e tambm cresce a quantidade de informaes recebidas pelas empresas. Paiva (1999, 79) diz que o conhecimento passou a representar um importante diferencial competitivo, para as empresas que sabem adquiri-lo, mant-lo e utiliz-lo de forma eficiente e eficaz. Esse conhecimento passou a gerar o Capital Intelectual que, s vezes, bem mais importante que o Capital Econmico. Desta forma, vemos que hoje, acrescenta-se o conhecimento e a inteligncia aos recursos naturais, mo de obra e ao capital, agregando valor aos produtos e servios. Com isso o conhecimento assume o papel de principal recurso econmico. Para Stewart (1998, 37), as noes de economia de conhecimento e empresa baseada no conhecimento tm um certo carter abstrato, mas no h nada de abstrato no trabalho do conhecimento. A informao provavelmente a matria-prima mais importante de que precisamos para realizar nosso trabalho. Assim, o conhecimento tornou-se um recurso presente em todas as atividades e as empresas vm investindo cada vez mais nos seus funcionrios para lhes proporcionar qualidade nos produtos e/ou servios, objetivando o retorno do capital investido e tambm a aquisio de

93

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

certificados de qualidade. Ter uma economia baseada em conhecimentos uma grande chance de obter sucesso nessa nova era da informao e um avano para a histria econmica do mundo. 3 CAPITAL INTELECTUAL O capital intelectual passou a ser tratado com maior interesse nos meios empresariais e acadmicos a partir do incio da dcada de oitenta, em funo de diversos estudos desenvolvidos na rea. Stewart (1998, p.13), um dos grandes especialistas sobre o assunto, afirma que:
capital intelectual a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrrio dos ativos, com os quais os empresrios e contabilistas esto familiarizados - propriedade, fbricas, equipamento, dinheiro -, o capital intelectual intangvel. Constitui a matria intelectual: conhecimento, informao, propriedade intelectual, experincia, que pode ser utilizada para gerar riqueza.

Observa-se que os tempos modernos e o fenmeno da globalizao tm exigido muito dinamismo dos empresrios, e as empresas sentem maior necessidade de investir em recursos humanos para ter condies de enfrentar a competitividade que cada vez maior. Portanto, o capital intelectual abrange o conhecimento e a inteligncia das pessoas agregando valor aos produtos e servios, apesar de, ainda, no possuir registros na contabilidade. O mesmo autor (p. 51) acredita que:
quando o mercado de aes avalia empresas em trs, quatro ou dez vezes mais que o valor contbil de seus ativos, est contando uma verdade simples, porm profunda: os ativos fsicos de uma empresa baseada no conhecimento contribuem muito menos para o valor de seu produto (ou servio) final do que os ativos intangveis - os talentos de seus funcionrios, a eficcia de seus sistemas gerenciais, o carter de seus relacionamentos com os clientes que, juntos, constituem seu capital intelectual.

O capital intelectual possui o intuito de facilitar o aprendizado para estimular a criatividade, desenvolver a capacidade individual e do grupo, e gerar um diferencial de competncia obtendo vantagem competitiva para as empresas que esto destinando a devida importncia a este novo capital.

94

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

Stewart (1998) indaga a respeito de onde procurar o capital intelectual, e afirma que este est em um destes trs lugares: pessoas, estruturas e clientes, que so pontos estrategicamente importantes. Assim, pode-se concluir que o capital intelectual formado por trs componentes as caractersticas de cada um deles: 3.1 Capital Humano O capital humano aquele incorporado nas pessoas que possuem talentos para criao de produtos e servios de qualidade, com o intuito de atrair clientes e satisfaz-los da melhor maneira possvel. Talento a essncia da pessoa, o que compreende seus pensamentos e sentimentos. Nenhum talento igual a outro: as pessoas so diferentes e todos os tipos de talentos so importantes. A questo encontrar a pessoa certa, com o talento certo, para realizar a tarefa certa. Conhecimento e habilidades podem ser ensinados, transferidos de uma pessoa para outra; talento o prprio estilo da pessoa, e no pode ser transferido para outro. A grande chave do sucesso de uma empresa ajudar seus funcionrios a conduzirem seus talentos na busca de um excelente desempenho. De acordo com Stewart (1998, 83) quando o principal executivo diz as pessoas so nosso ativo mais importante, ele est falando das pessoas que sabem como servir aos clientes de modo a proporcionar empresa vantagem competitiva. Ou seja , deve-se esclarecer que funcionrios que no agregam valor empresa no sentido de doao, colaborao e interesse, no devem ser considerados ativos; valiosos para a empresa, pois no fazem diferena alguma e at atrapalham o progresso dos demais. A empresa deve saber diferenciar os tipos de funcionrios, pois alguns so ativos importantssimos e outros so apenas custos, muitas vezes de grande valor. Por isso necessita-se fazer essa diferenciao para descobrir quem quem. Faz-se necessria a existncia de gastos com treinamentos e formao para a obteno de um retorno em forma de atitudes, pois quanto mais motivados e interessados os colaboradores, mais se sentem parte da que interagem: capital humano, capital estrutural e capital de clientes. Vejamos

95

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

empresa. Nota-se a uma disposio desses colaboradores em participar, oferecer novas idias e aprender novas tarefas. Assim, Straioto (2000, 36) considera que o capital humano um recurso empresarial e deve ser considerado um ativo, pois possui capacidade de gerar benefcios futuros para a empresa. As pessoas so os nicos verdadeiros agentes na empresa, pois todos os ativos resultam de aes humanas e pode-se dizer que a medida verdadeira da eficcia a agilidade com que uma empresa aumenta o seu capital humano. A mensurao do capital humano envolve a verificao do nvel de formao, a competncia, a participao e a motivao do grupo humano. 3.2 Capital Estrutural Este capital refere-se ao conhecimento contido e retido, o conhecimento de propriedade da empresa, e inclui dados, tecnologias, estrutura e sistemas, rotinas e procedimentos organizacionais. A infra-estrutura que apia o capital humano, como equipamentos de informtica, softwares, bancos de dados, tambm forma o capital estrutural. O mesmo autor (p. 98) confirma que o capital estrutural pertence empresa como um todo. Pode ser reproduzido e dividido. Parte do que pertence categoria de capital estrutural tem direito aos direitos legais de propriedade: tecnologias, invenes, dados e publicaes. Desta forma, o objetivo do Capital Estrutural relacionar pessoas com especialistas e informaes e clientes empresa. 3.3 Capital do Cliente No momento em que o Capital Intelectual transforma-se em dinheiro, surge o capital do cliente, e extremamente importante para as empresas que exista uma gerncia desse capital. Os investimentos no capital do cliente devem ser realizados em conjunto com os clientes, ocasionando benefcio para ambos no que se refere s informaes e conhecimentos gerados. Stewart(1998, 138) diz que

96

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

o capital do cliente muito semelhante ao capital humano: no se pode possuir os clientes do mesmo modo como no se pode possuir pessoas. Mas da mesma forma como uma organizao pode investir em funcionrios no apenas para aumentar seu valor como indivduos mas tambm para criar ativos de conhecimento para a empresa como um todo, a empresa e seus clientes podem aumentar o capital intelectual que sua propriedade em conjunto e em particular.

Para investir no capital do cliente, deve-se analisar alguns fatores, tais como: inovar com os clientes; concentrar-se nos clientes como indivduos, atendendo s necessidades dos clientes individuais; dividir os ganhos com os clientes; conhecer o negcio do cliente para melhor servi-lo e tornar-se indispensvel. Verifica-se, ento, a necessidade de controle desses trs fatores que interagem entre si: capital humano, estrutural e de clientes, para obter um capital intelectual bem estruturado, que possa ser mensurado e avaliado, de acordo com as caractersticas e particularidades de cada organizao para obter resultados satisfatrios e contribuir com a contabilidade atravs de novas informaes, proporcionando uma viso mais moderna e atual. 4 MODELOS DE MENSURAO DO CAPITAL INTELECTUAL Mesmo sendo considerado um ativo intangvel, o capital intelectual pode ser mensurado. Esta mensurao ir complementar e enriquecer a contabilidade, fazendo com que alcance o seu papel de fornecer informaes teis da melhor maneira possvel, j que a contabilidade necessita de demonstraes contbeis com informaes atuais de natureza intelectual, humana, ecolgica e social. A mensurao do Capital Intelectual gera informaes teis para os gestores, possibilitando uma detalhada verificao da competncia dos profissionais geradores de receitas da organizao, proporcionando auxlio para a tomada de decises a respeito de clientes, pessoal e investimentos. Alguns modelos tm sido utilizados para mensurar o capital intelectual. Estes sero demonstrados com suas caractersticas, vantagens e limitaes por diversos autores, dentre os quais destacam-se: - Diferena entre o Valor de Mercado e o Valor Contbil;

97

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

- Modelo de Edvinsson & Malone Modelo Skandia - Modelo de Sveiby - Modelo sugerido por Straiotto 4.1 Diferena entre o Valor de Mercado e o Valor Contbil Neste modelo, o valor do capital intelectual obtido atravs da diferena entre o valor contbil e o valor de mercado (valor de cotao em bolsa) de uma empresa. Este calculado utilizando-se a equao CI = VM VC, onde CI = Capital Intelectual; VM = Valor de Mercado (preo por ao multiplicado pelo nmero total de aes do capital da empresa) e VC = Valor Contbil (valor registrado no Patrimnio Lquido da entidade). Caracterizado por sua simplicidade, j que, se o valor de mercado maior do que seu valor contbil, a diferena ser o capital intelectual da empresa. Por outro lado Wernke (2002, p.29) nos faz refletir que no caso em que uma empresa negociada abaixo do seu valor contbil como acontece algumas vezes isso demonstraria que esta no possui mais ativos intelectuais. Alm disso, os valores podem estar subestimados, interferindo na avaliao do capital intelectual. Assim, esse modelo possui a vantagem da sua simplicidade de utilizao. No entanto, frgil frente s influncias do mercado. 4.2 Modelo de Edvinsson & Malone Modelo Skandia A Skandia foi a primeira empresa que desenvolveu este instrumento, denominado Navegador Skandia, visto que ela possua a misso de incentivar o crescimento e desenvolver o capital intelectual como um valor visvel que complementasse o Balano Patrimonial. Este modelo mostra como criar valor financeiro atravs do capital humano combinado com o capital do cliente, a capacidade de inovao e os processos internos da empresa. Ele usado como modelo de planejamento de negcios, fornecendo uma perspectiva geral do passado da empresa (foco financeiro), seu presente (foco no cliente, foco no processo e foco no aspecto humano) e seu futuro (renovao ou foco de desenvolvimento).

98

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

Existem diversos indicadores que devem ser representativos de cada um dos focos que permitem mensurar seu desempenho, a fim de que se estabelea uma equao de capital intelectual. Podemos citar alguns, tais como: Foco Financeiro: 1. Ativo total ($). 2. Ativo total/empregado ($). 3. Receitas/ativo total ($). 4. Lucros/ativo total ($). 5. Valor de mercado ($). Foco no Cliente: 1. Participao de mercado (%). 2. Nmero de clientes (%). 3. Vendas anuais/cliente ($). 4. Nmero de clientes/nmero de empregados. 5. ndice de satisfao do cliente (%). Foco no Processo: 1. Despesas administrativas/receita total. 2. Equipamentos de informtica adquiridos. 3. Meta corporativa de qualidade. Foco de Renovao e Desenvolvimento: 1. Despesas com o desenvolvimento de competncia/empregado ($). 2. ndice de satisfao dos Empregados. 3. Despesas de Marketing/Cliente ($). 4. Porcentagem das horas de treinamento. 5. Despesas de treinamento/despesas administrativas (%). Foco Humano: 1. ndice de Liderana (%). 2. ndice de Motivao (%). 3. Rotatividade dos empregados (%). 4. Idade mdia dos empregados. 5. Durao mdia dos contratos.

99

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

O modelo Skandia considerou vinte ndices, um nmero razovel, para facilitar a medio e o clculo do capital intelectual, embora existem alguns fatores que podem ser adicionados perante uma anlise individual da situao da empresa. Edvinsson & Malone (1998, p.166) definiram a seguinte frmula: Capital Intelectual Organizacional = iC Em que C o valor monetrio do capital intelectual e i representa o coeficiente de eficincia na utilizao daquele Capital. O coeficiente de eficincia (i) obtido atravs dos indicadores mais representativos de cada foco em porcentagens, quocientes e ndices. Obtm-se o valor monetrio do capital intelectual (C) a partir dos indicadores mais representativos de cada foco, estimados monetariamente. Assim, esta frmula mede o capital intelectual em funo da quantidade de investimento, em termos monetrios, realizados nos elementos que podem ser mensurados objetivamente. Esse modelo, aparentemente, representa uma mensurao objetiva, mas devido natureza de alguns ndices, torna-se um tanto subjetiva, j que fornece uma perspectiva geral do passado e do futuro da empresa e possui uma elaborao complexa, j que baseada em diversas perspectivas: clientes, processos, humanas, financeiras e de renovao. 4.3 Modelo de SVEIBY Este autor afirma que os tipos de estruturas hoje existem em forma de perspectiva do conhecimento, com a utilizao de medidas de avaliao da competncia dos funcionrios, da estrutura interna e da estrutura externa. O monitor de ativos intangveis que ser visualizado a seguir exibe de maneira simples indicadores relevantes, adotados de acordo com a estratgia da empresa, com intuito de mensurar os ativos intangveis, classificando-os em trs grupos: competncia das pessoas, estrutura interna e estrutura externa. Este monitor deve ser integrado ao sistema de gerenciamento de informaes, acompanhado de vrios comentrios.

100

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

ATIVOS INTANGVEIS Estrutura interna Crescimento/Renova o Crescimento orgnico do Volume de vendas. Aumento da participao de mercado. ndice de clientes satisfeitos ou ndices da qualidade. Estrutura interna Crescimento/Renovao Investimentos em tecnologia da informao. Parcela de tempo dedicado s Atividades internas de P&D. ndice da atitude do pessoal em relao aos Gerentes, cultura e aos Clientes. Competncia Pessoas das

Crescimento/Renovao Parcela de vendas geradas por clientes que aumentam a competncia. Aumento da experincia mdia profissional (nmero de anos). Rotatividade de Competncia.

Eficincia

Lucro por Vendas profissional.

Eficincia cliente. Proporo de pessoal de Vendas por Mudana no valor por Suporte. funcionrios de suporte. agregado por profissional. Mudana na proporo de profissionais. Estabilidade Estabilidade

Eficincia

Freqncia da Idade da organizao. Estabilidade Taxa de novatos. repetio Taxa de rotatividade dos De pedidos. Estrutura Profissionais. etria Fonte: (Sveiby, 1998, p. 238). A finalidade desta avaliao cobrir todos os ativos intangveis, a fim de que cada empresa possa selecionar os indicadores mais representativos para si. Os fatores mais importantes a serem analisados so: crescimento e renovao, eficincia e estabilidade. Este modelo visa a avaliar a evoluo do capital intelectual sem avaliar financeiramente o conhecimento. Comparando este modelo, de Sveiby, com o Navegador Skandia, podese fazer as seguintes comparaes: para a Skandia, o foco no cliente equivale categoria da estrutura externa; o foco no processo equivale

101

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

categoria da estrutura interna e o foco humano equivale categoria da competncia. Esse modelo possui a vantagem de ter uma apresentao simples e de fcil interpretao. No entanto, a escolha dos indicadores complexa e no possui nfase financeira. baseada em perspectivas diversas, como estrutura interna, externa e competncia das pessoas. 4.4 Modelo sugerido por STRAIOTO Este modelo inclui os recursos humanos no ativo, os gastos de investimentos em ativos humanos e sua amortizao no Balano Patrimonial, que poder ser elaborado pela Contabilidade juntamente com o departamento de administrao de recursos humanos da empresa, conforme demonstrado a seguir: BALANO PATRIMONIAL EMPRESA X (Incluindo os itens relacionados a Contabilizao dos Recursos Humanos) 1 ATIVO - Ativo Circulante - Ativo Realizvel a Longo Prazo - Ativo Permanente - Ativo Imobilizado Estrutura de apoio aos RHs Depreciao Acumulada - Ativo de Investimento Investimentos em RHs Avaliao Reavaliao Desvalorizao - Ativo Diferido Gastos de Investimentos em RHs Amortizao de gastos em RHs Fonte: (Straiotto, 2000, p. 38)

102

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

Sugere-se, tambm, outro modelo atravs de uma frmula de mensurao do valor agregado ao valor da empresa em todos seus nveis de acordo com o grau de escolaridade dos funcionrios, ou seja, o Capital Intelectual aplicado de cada nvel ao produto ou servio nas fases do ciclo operacional da empresa. Para isso, necessita-se abrir a conta salrios no plano de contas da Contabilidade em nveis, como pode ser visualizado abaixo: BALANO PATRIMONIAL EMPRESA X (Incluindo os itens relacionados a Contabilizao dos Recursos Humanos) 2 PASSIVO Passivo Circulante Obrigaes Trabalhistas e Sociais nvel 1 (1 a 4 srie Ensino 01 Salrios e Encargos Sociais Fundamental) 02 Salrios e Encargos sociais nvel 2 ( Primrio Completo) 03 Salrios e Encargos sociais nvel 3 ( Ensino Mdio e/ou Curso Tcnico) 04 Salrios e encargos sociais nvel 4 (Graduao) 05 Salrios e encargos sociais nvel 5 (Especializaes em Geral) Passivo Exigvel a Longo Prazo Fonte: (Straioto, 2000, p. 39) O prximo passo calcular o quanto cada nvel agrega de valor empresa em cada fase do processo produtivo. Isto envolve o valor total do valor agregado da empresa, o que significa a receita total da empresa (faturamento com vendas e/ou servios) menos todos os impostos e despesas de compras. Em seguida, necessrio subtrair o valor agregado dos acionistas, que o valor total do capital dos acionistas multiplicado pela taxa de juros referente a esse capital. Este valor agregado compreende os juros que os acionistas teriam direito se aplicassem o dinheiro em outro

103

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

investimento com a mesma taxa de risco que corresponde ao Custo de Oportunidade. Alguns fatores ainda devero ser deduzidos, como custos operacionais e administrativos, obtendo-se, assim, o valor da contribuio de cada nvel ao valor agregado. Estes custos referem-se folha de pagamento e depreciao Assim, este modelo tem o intuito de contribuir para o gerenciamento do capital intelectual, tornando-se uma ferramenta muito til, pois evidencia o custo e a necessidade de nveis de escolaridade para as diversas funes na empresa; a determinao da necessidade de treinamento em relao ao nvel de tecnologia empregada; o custo dos funcionrios para verificar se ou no maior que o valor que agregam empresa; a visualizao de quais nveis de gerenciamento so realmente necessrios, e a comparao entre os investimentos feitos em educao e treinamento e o retorno sobre esses investimentos. Aps a demonstrao destes modelos de mensurao do capital intelectual, com suas vantagens, desvantagens e caractersticas, observa-se que so vrias as tentativas de mensurar este novo capital, e cabe aos profissionais da contabilidade pesquisar cada vez mais, aprofundando as pesquisas na tentativa de encontrar um modelo nico que possa agregar valor s empresas e que atenda s exigncias do mercado. 5 CONCLUSO Com as mudanas tecnolgicas, econmicas, polticas e sociais, houve uma profunda alterao de valores na sociedade, e o conhecimento passou a ter uma importncia fundamental em todas as atividades dessa nova era. Frente a isso, no se pode utilizar o capital intelectual de forma to ineficiente, j que ele pode proporcionar aumento da rentabilidade da empresa atravs da liberao de recursos financeiros. Deve-se saber identificar e disseminar o conhecimento gerado dentro da empresa, transformando-o e em Capital pois, Intelectual, sem para em garantir pontos desenvolvimento crescimento localiz-lo

104

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

estrategicamente importantes, onde a gerncia fundamental, no se pode gerenci-lo. Portanto, esse estudo teve o intuito de apresentar alguns modelos para mensurao do capital intelectual, atravs de diversos autores, cada um com suas caractersticas, vantagens e limitaes. Sabe-se que existe a conscincia de continuao e aprimoramento dos estudos relativos a este tema , a fim de tornar o Capital Intelectual um instrumento gerencial cada vez mais eficiente, integrando as Demonstraes Contbeis. Logo, a Contabilidade necessita encontrar maneiras de mensurar e registrar os ativos intangveis de acordo com as exigncias atuais, adequando-se realidade, e no apenas ignorando-os. Este um grande desafio para a Contabilidade nos dias de hoje: demonstrar a natureza intangvel da criao de valor da empresa moderna. E a classe contbil vem buscando novas metodologias e conceitos para satisfazer as necessidades dos usurios cada vez mais exigentes. Fica a certeza de que so necessrios cada vez mais estudos e anlises a respeito do assunto Capital Intelectual, sendo de responsabilidade da cincia contbil a mensurao deste capital, no deixando para as demais cincias esta mensurao.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano: o talento, a inteligncia e o conhecimento como foras econmicas, seu impacto nas empresas e nas decises de investimento. So Paulo: Atlas, 1994. EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital intelectual. So Paulo: Makron Books, 1998. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1997. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos, So Paulo: Atlas, 1972. PAIVA, Simone Bastos. O capital intelectual e a contabilidade: o grande desafio no alvorecer do 3 milnio. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, ano 28, n. 117, p. 76-82, maio/jun. 1999.

105

5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH D( {QL DGH&RQW GDGH &XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60 RGH& V&RQW V8

VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005

_________________________________________________________________________________________________________

RAUPP, Elena Hahn. A Contabilidade e o valor real das empresas mediante identificao dos valores internos. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 30, n. 128, p. 50-68, mar./abr. 2001. S, Antnio Lopes de. Ativo Intangvel e potencialidades dos capitais. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 29, n. 125, p. 46-53, set./out. 2000. SANTOS, Antnio dos. Desmistificando o capital intelectual na contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 29, n. 121, p. 67-71, jan./fev. 2000. SOUZA, Almir Dias de. Avaliao do capital intelectual: um caso prtico. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 29, n. 126, p. 87-97, nov./dez. 2000. STEWART, Tomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998. STRAIOTO, Dilza Maria Goulart. A contabilidade e os ativos que agregam vantagens superiores e sustentveis de competitividade o capital intelectual. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 29, n. 124, p. 33-42, jul./ago. 2000. SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizaes: gerenciando e avaliando patrimnios de conhecimento. Traduo de Luiz Euclydes Trindade Frazo Filho Rio de Janeiro: Campus, 1998. WERNKE, Rodney. Consideraes acerca dos mtodos de avaliao do capital intelectual. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, ano 31, n. 137, p. 23-39, set./out. 2002.

106

También podría gustarte