Está en la página 1de 38

e [pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Atividade de produo textual PORTFOLIO EM GRUPO: CONCEITOS DO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DO 4 SEMESTRE.

atividade de produo textual PORTFOLIO EM GRUPO: CONCEITOS DO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DO 4 SEMESTRE.

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para as disciplinas do 4 semestre. Profs. Paulo Nishitani Polyanna P. Gomes Fabris Srgio Goes Anderson Macedo Mrcio Chiaveli

Arapiraca 2012

SUMRIO

INTRODUO QUESTO 1 5 QUESTO 2 6 QUESTO 3 21 QUESTO 4 22 CONCLUSO 65 REFERNCIA INTRODUO

66

Nesta atividade proposta, ir demonstrar os principais quesitos para uma boa produtividade em nossa locadora de livros, que vai dos direitos e deveres e conceitos ticos para com o consumidor e o funcionamento correto da empresa, as principais ferramentas e recursos utilizados para o gerenciamento e controle dos dados da empresa. Em Nossa Locadora de Livros ser trabalhado com o intuito de promover a cultura e educao para nossa gerao de forma sustentvel e principalmente de forma transparente com toda documentao fiscal para garantir o mximo de clareza em nossa atividade comercial. Ser utilizado um sistema de gesto e controle Bibliotecrio desenvolvido em linguagem C# pela empresa Alunos da Unopar que ser especificamente focado no seguimento de locao de livros, totalmente preparado para atender toda as necessidades comerciais e com toda segurana para garantir a integridade do banco de dados. A Nossa Locadora de Livros ter uma filial totalmente integrada com a matriz, atravs de fibra ptica com velocidade de comunicao de dados de 10 mb e um link de internet compartilhado entre elas, de 3 mb, para garantir uma grande velocidade e melhor qualidade no atendimento.

QUESTO 1 Levante aes ticas e no ticas envolvendo a locadora de livros do lado empresarial e do cliente. A tica uma caracterstica inerente a toda ao humana e, por esta razo, um elemento vital na produo da realidade social implementada na nossa locadora de livros. Todo homem possui um senso tico, uma espcie de conscincia moral, estando constantemente avaliando e julgando suas aes para saber se so boas ou ms, certas ou erradas, justas ou injustas. Existem sempre comportamentos humanos classificveis sob a tica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individuais, essas classificaes sempre tm relao com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos histricos. A tica est relacionada opo, ao desejo de realizar a vida, mantendo com as outras relaes justas e aceitveis. Via de regra est fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existncia plena e feliz. Cidadania o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente

atrelado noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, sejam ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo pblico (indireto). importante ressaltar que um indivduo pode discordar dos valores morais de sua comunidade. Uma pessoa que tem conscincia de seu direito de liberdade pessoal no sentir confortvel em viver limitado com suas aspiraes, uma vez admitindo que pense diferente dos demais individuo, poder optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser tica por agir com seu prprio jeito de ser. Os primeiros a usar a palavra tica foram os filsofos gregos. Ela seria uma compreenso das noes e dos princpios que sustentam as bases da moralidade social da vida. Seria uma reflexo sobre o valor de aes coletivas e individuais. Sendo assim, no existiria apenas uma tica, mas diversas ticas elaboradas a partir de situaes vividas pelo individuo ou por uma sociedade. tica e moral esto ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam transmitidos por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivduos de determinada sociedade. Quando uma pessoa desobedece a normas estabelecidas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus prprios interesses, causa um desequilbrio no bem-estar do grupo. As regras morais foram institudas para proporcionar segurana aos indivduos que se submetem a elas, que pode ser modificada com o tempo e o grupo social. A importncia da tica est a. quando o individuo compreende suas atitudes sociais institudas em prol da conservao pessoal como da social em que ele vive.

QUESTO 2 Descreva os equipamentos de comuncao de dados necessrios para a integrao das filiais da locadora. A integrao entre a locadora de livros matriz e a filial ser feita atravez de fibra ptica com velocidade de transmisso de dados de 10Mb, e com um link de internet dedicado de 3Mb compartilhado entre elas, com uma grade de 5 Ips validos. Para o projeto de integrao, ser necessario um investimento em alguns equipamentos indispensveis para garantir o maximo de proveito e de estabilidade na integrao entre os dois pontos. Utilizaremos os seguintes equipamentos: Cabo de Fibra ptica [pic] Cado de fibra ptica O cabo de fibra ptica a forma mais rapida de estvel para comunicao, totalmente imune a interferncia eletromagntica, antioxidao e bsicamente dividido em 3 (trs) partes, que so: Capa protetora composto de um material plstico resistente a temperatura, umidade, chuva e ventos fortes que protege o interior do cabo. Interface composto de um material cermico resistente principalmente a leves impactos que protege o nucleo contra rompimentos ou quebra. Ncleo composto principalmente de vidro, material extremamente frgil, onde as informaes so transmitidas atraves de pulsos luminosos.

Modem ptico [pic] Modem ptico Modem tico um dispositivo que serve tanto para demodular como modular. Ele interpreta os feixes de luz emitidos pelo cabo de fibra ptica e os converte para que o computador ou dispositivo eletrnico consiga se comunicar com outro local. ONT (Optical Network Interface) [pic] Modem ptico ONT ONT um quipamento de pequeno porte usado somente para a recepo do sinal emitido pela fibra ptica, esse modem deve estar fixo no ponto de recebimento do link, ou seja, nesse caso, na filial da locadora.

RouterBoard [pic] RouterBoard RB450G Routerboard um equipamento de rede de alto nivel tcnico usado para o gerenciamento e transmisso internet. O sinal convertido pelo modem enviado para a routerboard para ser feito todo o gerenciamento e controle da rede e internet. Atravs da routerboard possivel tambem direcionar os IPs validos fornecidos pelo provedor para cada dispositivo desejado para o acesso externo. Roteador [pic] Roteador wireless Roteador um equipamento de rede de nivel mdio usado principalmente para o gerenciamento de rede e de internet wireless interno. Ser ultilizado servidor DHCP ( distribuio de IPs automatico ) para facilitar a manuteno da rede na locadora de livros matriz e filial.

Switch [pic] Switch Switch um equipamento para distribuio de cabos de rede local. Um cabo ir conectar o roteador com o switch que far a distribuio dos cabos de rede para cada computador local. Estrutura Prevista [pic] Topologia da integrao Matriz e Filial QUESTO 3 Identifique os possveis estados do livro na locadora. E de acordo com o cenrio apresentado faa a representao do ambiente do cliente atravs do diagrama de implantao. Para as duas situaes utilize o ASTAH. [pic] QUESTO 4 Com base no item 3 (trs) crie uma interface com foco no cadastro de livro. Crie um projeto Windows application no Visual Studio 2010 utilizando a linguagem C# com tcnicas de orientao a objetos, para alterao dos estados do livro no banco de dados, imaginando que o usurio ir mudar o estado do livro. Ex: Quando o livro est emprestado e ser devolvido, apresente uma mensagem que mostre essa mudana. Envie uma imagem da tela e o cdigo fonte da aplicao. De acordo com a pergunta proposta foi criado um sistema para fazer essa manipulao, de locado para devolvido, no banco de dados, como na questo no especifica o banco de dados a ser utilizado utilizamos o Microsoft Access 2010. Nessa primeira imagem que ser mostrada, ir mostra o nome do banco de dados, e o local onde ele se encontra no computador. [pic] Na prxima imagem a ser exibida, iremos mostrar as tabelas que foram criadas para o melhor gerenciamento das informaes em nosso sistema. [pic] A terceira imagem a ser exibida, mostra alguns dos campos da tabela livro, como tambm alguns livros j cadastrados na prpria tabela. [pic] A prxima tela mostra o C# aberto e o nome da nossa soluo.

[pic] Ainda nas prximas imagens iremos mostra a conexo com o banco de dados, na imagem abaixo vocs podem ver que na Solution Explorer, encontra se o nosso banco de dados criado com o nome DBLivros.mdb, como tambm o DBLivrosDataSet.xsd. [pic] Na imagem 6, vamos mostrar o Data Sources do projeto, onde mostra algumas tabelas do nosso banco de dados, com tambm todos os campos da tabela livro. [pic] Na imagem 7, mostra o nosso DataSet criado quando foi realizada a conexo com o bando de dados Access 2010. [pic] Imagem 8, nessa imagem iremos mostra o nosso banco de dados dentro do prprio C#, com todas as consultas criadas para um maior e melhor gerenciamento de seus dados. [pic] Na imagem 9, foi criado uma tela de splash, para a abertura do sistema, dando uma elegncia a mais no sistema, e abaixo da imagem encontrasse o cdigo de programao da tela. [pic] using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class Form1 : Form {

public Form1() { InitializeComponent(); } private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e) { if (progressBar1.Value < 100) { progressBar1.Value = progressBar1.Value + 2; } else { timer1.Enabled = false; FrmLogin frl = new FrmLogin(); frl.Show(); this.Visible = false; } } private void pictureBox1_Click(object sender, EventArgs e) { } } } Na imagem 10, mostra a tela de login do sistema, onde encontra se salvo no banco de dados, usurio Claudemir, e senha 123, e como a tela acima e nas demais telas, cdigo de programao esta a abaixo. [pic] using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmLogin : Form { public FrmLogin() { InitializeComponent(); } private void button2_Click(object sender, EventArgs e)

{ Application.Exit(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { int result = funcionarioTableAdapter.FillByFuncionarioLogin(dBLivrosDataSet.Funcionario, textBox1.Text, textBox2.Text); if (result == 1) { FrmPrincipal frmp = new FrmPrincipal(); frmp.Show(); this.Visible = false; } else { MessageBox.Show("Usurio ou Senha Invlidos", "Ocorreu um Erro ao Autenticar", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void funcionarioBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.funcionarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void FrmLogin_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Funcionario' table. You can move, or remove it, as needed. this.funcionarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Funcionario); } private void panel1_Paint(object sender, PaintEventArgs e) { } } } Na imagem 11, mostra a tela principal do sistema, onde ns temos os menus: Cadastrar, Utilitrios, Manuteno, Sobre e o Sair, como tambm a barra de status, mostrando a seguinte mensagem: Bem vindo ao sistema, como tambm a data e a hora atualizadas. [pic] using System;

using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmPrincipal : Form { public FrmPrincipal() { InitializeComponent(); } private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e) { toolStripStatusLabel2.Text = DateTime.Now.ToShortDateString(); toolStripStatusLabel3.Text = DateTime.Now.ToShortTimeString(); } private void FrmPrincipal_FormClosed(object sender, FormClosedEventArgs e) { Application.Exit(); } private void toolStripButton6_Click(object sender, EventArgs e) { System.Diagnostics.Process.Start("calc"); } private void wordToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { System.Diagnostics.Process.Start("winword"); } private void livrosToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmCadLivros frmcl = new FrmCadLivros(); frmcl.Show(); } private void locatrioToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmLocatario frmloc = new FrmLocatario(); frmloc.Show(); } private void funcionrioToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmFuncionario frmfunc = new FrmFuncionario(); frmfunc.Show(); }

private void editorasToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmCadEditora frmcadeditora = new FrmCadEditora(); frmcadeditora.ShowDialog(); } private void sairToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Application.Exit(); } private void sairToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { } private void sairToolStripMenuItem2_Click(object sender, EventArgs e) { Application.Exit(); } private void toolStripButton1_Click(object sender, EventArgs e) { if (saveFileDialog1.ShowDialog() == DialogResult.OK) { if (System.IO.File.Exists(saveFileDialog1.FileName)) { System.IO.File.Delete(saveFileDialog1.FileName); } System.IO.File.Copy(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb", saveFileDialog1.FileName); MessageBox.Show("Backup Realizado com sucesso!", "Backup", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Operao abortada", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void toolStripButton2_Click(object sender, EventArgs e) { try { if (openFileDialog1.ShowDialog() == DialogResult.OK) { if (System.IO.File.Exists(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb")) {

System.IO.File.Delete(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb"); } System.IO.File.Copy(openFileDialog1.FileName, Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb"); MessageBox.Show("Backup Restaurado com sucesso!", "Restaurao do Backup", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Operao abortada", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Ocorreu um Erro" + ex.Message); } } private void calculadoraToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { System.Diagnostics.Process.Start("calc"); } private void toolStripButton7_Click(object sender, EventArgs e) { new frmCadLocacao().ShowDialog(); } private void locaoToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { new frmCadLocacao().ShowDialog(); } private void toolStripButton8_Click(object sender, EventArgs e) { new frmDevolucao().ShowDialog(); } private void FrmPrincipal_Load(object sender, EventArgs e) { } private void devoluoToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { new frmDevolucao().ShowDialog(); } private void sobreToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { new Sobre().ShowDialog(); }

private void toolStripButton3_Click(object sender, EventArgs e) { new Sobre().ShowDialog(); } } }

Na imagem 12, mostra as opes que dispomos para utilizar em nosso menu cadastrar, e como vocs podem ver a opo que vamos selecionar para ver a prxima imagem j esta selecionada, e s clicar para aparecer a prxima tela que ser a imagem 13, que a tela de cadastro de locatrio. [pic] private void locatrioToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmLocatario frmloc = new FrmLocatario(); frmloc.Show(); Na imagem 13, mostra a tela de cadastro de locatrio, onde nesta mostra o primeiro cliente cadastrado, para podermos inserir um novo cliente s clicar nesse boto com o sinal de +, depois s preencher os campos, e quando clicarmos em salvar ou no boto cadastrar ele ira salvar as informaes no banco de dados e atualiza-lo, consequentemente aparecer a mensagem abaixo Registro Salvo com Sucesso, e para excluir clicasse no boto com o sinal do X, quando clicarmos no X, aparecer a seguinte mensagem Deseja excluir este registro, se sim ele informara com outra mensagem Registro excludo com sucesso. [pic] using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmLocatario : Form { public FrmLocatario() { InitializeComponent(); } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { this.Dispose();

} private void locatarioBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.locatarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void FrmLocatario_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Locatario' table. You can move, or remove it, as needed. this.locatarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Locatario); } private void locatarioBindingNavigatorSaveItem_Click_1(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.locatarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.locatarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Locatario); this.locatarioBindingSource.MoveLast(); } private void bindingNavigatorDeleteItem_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Deseja Excluir o Registro", "Questionamento", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) { this.Validate(); this.locatarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro Excluido com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Operao Abortada", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.locatarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Locatario); } } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { locatarioBindingNavigatorSaveItem_Click_1(sender, e); } private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e)

{ this.locatarioTableAdapter.FillByNome(this.dBLivrosDataSet.Locatario, textBox1.Text); } } } Na imagem 14, mostra a guia consulta do formulrio cadastro de Locatrio, se tivermos 100 clientes, e precisarmos saber o cdigo de um desses clientes s digitar parte do nome ou o nome completo que o sistema ira procurar automaticamente. [pic] private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e) { this.locatarioTableAdapter.FillByNome(this.dBLivrosDataSet.Locatario, textBox1.Text); } Na imagem 15, mostra como abrir o formulrio de cadastro de funcionrios. [pic] private void funcionrioToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmFuncionario frmfunc = new FrmFuncionario(); frmfunc.Show(); Na imagem 16, mostra o formulrio de cadastro de funcionrio, se na hora do cadastro o usurio esquecer de confirmar a senha, o sistema mostra uma mensagem dizendo: As senhas no conferem, quando o usurio corrigir o erro, informando as senhas corretas, o prximo passo clicar em salvar ou em cadastrar. [pic] using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmFuncionario : Form { public FrmFuncionario() { InitializeComponent(); } private void button2_Click(object sender, EventArgs e)

{ this.Dispose(); } private void funcionarioBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.funcionarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void FrmFuncionario_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Funcionario' table. You can move, or remove it, as needed. this.funcionarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Funcionario); } private void funcionarioBindingNavigatorSaveItem_Click_1(object sender, EventArgs e) { if (senhaTextBox.Text == textBox2.Text) { this.Validate(); this.funcionarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro Salvo com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.funcionarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Funcionario); this.funcionarioBindingSource.MoveLast(); } else { MessageBox.Show("As senhas no conferem", "Divergncia", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void bindingNavigatorDeleteItem_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Deseja Excluir o Registro", "Questionamento", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) { this.Validate(); this.funcionarioBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro Excluido com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else {

MessageBox.Show("Operao Abortada", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.funcionarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Funcionario); } } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { funcionarioBindingNavigatorSaveItem_Click_1(sender, e); } private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e) { this.funcionarioTableAdapter.FillByNome(this.dBLivrosDataSet.Funcionario, textBox1.Text); } } } Na imagem 17, mostra a guia de consulta do formulrio de cadastro de funcionrio, se precisarmos saber o cdigo de um desses funcionrios s digitar parte do nome ou o nome completo que o sistema ira procurar automaticamente. [pic] private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e) { this.funcionarioTableAdapter.FillByNome(this.dBLivrosDataSet.Funcionario, textBox1.Text); } Na imagem 18, ele mostra com abrir o formulrio de cadastro de livros. [pic] private void livrosToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmCadLivros frmcl = new FrmCadLivros(); frmcl.Show(); Na imagem 19, mostra a tela de cadastro de livros, onde nesta mostra o primeiro livro cadastrado, para podermos inserir um novo livro s clicar nesse boto com o sinal de +, depois s preencher os campos, e quando clicarmos em salvar ou no boto cadastrar ele ira salvar as informaes no banco de dados e atualiza-lo, consequentemente aparecer a mensagem abaixo Registro Salvo com Sucesso, e para excluir clicasse no boto com o sinal do X, quando clicarmos no X, aparecer a seguinte mensagem Deseja excluir este registro, se sim ele informara com outra mensagem Registro excludo com sucesso. [pic]

using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmCadLivros : Form { public FrmCadLivros() { InitializeComponent(); } private void livroBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void FrmCadLivros_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Editora' table. You can move, or remove it, as needed. this.editoraTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Editora); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Livro' table. You can move, or remove it, as needed. this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); } private void livroBindingNavigatorSaveItem_Click_1(object sender, EventArgs e) { try { this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro salvo com sucesso!" , "Sucesso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); this.livroBindingSource.MoveLast(); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Ocorre um erro ao salvar" + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } }

private void bindingNavigatorDeleteItem_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Deseja excluir esse livro", "Excluir?", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) { this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro excluido com sucesso!", "Sucesso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); } else { this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); MessageBox.Show("Operao abortada com sucesso!", "Sucesso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } } private void toolStripButton1_Click(object sender, EventArgs e) { try { if (Convert.ToInt32(idLivroTextBox.Text) > 0) { openFileDialog1.ShowDialog(); Bitmap bmp = new Bitmap(openFileDialog1.FileName); Bitmap bmp2 = new Bitmap(bmp, pictureBox2.Size); pictureBox2.Image = bmp2; pictureBox2.Image.Save(Application.StartupPath.ToString() + "\\CapasLivros\\" + idLivroTextBox.Text + ".png", System.Drawing.Imaging.ImageFormat.Png); capaTextBox.Text = Application.StartupPath.ToString() + "\\CapasLivros\\" + idLivroTextBox.Text + ".png"; this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } else { MessageBox.Show("Salve primeiro o livro para inserir a imagem", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } catch (Exception ex) {

MessageBox.Show("Insero de capa cancelada", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.Dispose(); } } private void tabControl1_SelectedIndexChanged(object sender, EventArgs e) { if (capaTextBox.Text != "") { pictureBox2.ImageLocation = capaTextBox.Text; } else { pictureBox2.ImageLocation = Application.StartupPath.ToString() + "\\capaslivros\\" + "semcapa2.png"; } } private void toolStripButton2_Click(object sender, EventArgs e) { pictureBox2.ImageLocation = Application.StartupPath.ToString() + "\\capaslivros\\" + "semcapa2.png"; if (capaTextBox.Text != "") { if (System.IO.File.Exists(capaTextBox.Text)) { System.IO.File.Delete(capaTextBox.Text); } capaTextBox.Text = ""; this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { this.Dispose(); } private void toolStripButton3_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Capa salva com sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {

this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro salvo com sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } private void pictureBox2_Click(object sender, EventArgs e) { } } } Na imagem 20, mostra a tela de cadastro de livros, mais s que outra guia, a guia Comentrios, nessa guia os usurios do sistema pode adicionar comentrios sobre o livro inserido. [pic] this.Validate(); this.livroBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Comentrio salvo com sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); Na imagem 21, mostra a tela de cadastro de livros, mais s que outra guia, a guia Imagem da Capa, nessa guia os usurios do sistema pode adicionar comentrios sobre o livro inserido. [pic] Na imagem 22, mostra com abrir o formulrio de cadastro de editoras. [pic] private void editorasToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { FrmCadEditora frmcadeditora = new FrmCadEditora(); frmcadeditora.ShowDialog(); } Na imagem 23, mostra a tela de cadastro de editoras, onde nesta mostra a primeira editora cadastrada, para podermos inserir uma nova editora s clicar nesse boto com o sinal de +, depois s preencher os campos, e quando clicarmos em salvar ou no boto cadastrar ele ira salvar as informaes no banco de dados e atualiza-lo, consequentemente aparecer a mensagem abaixo Editora Salva com Sucesso, e para excluir clicasse no boto com o sinal do X, quando clicarmos no X, aparecer a seguinte mensagem Deseja excluir este registro, se sim o sistema ira apagar a editora do banco de dados. [pic] using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel;

using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class FrmCadEditora : Form { public FrmCadEditora() { InitializeComponent(); } private void editoraBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { } private void FrmCadEditora_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Editora' table. You can move, or remove it, as needed. this.editoraTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Editora); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { try { this.Validate(); this.editoraBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Editora Salva com sucesso", "Informa", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Falha ao salvar a Editora", "Informa", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void editoraBindingNavigatorSaveItem_Click_1(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.editoraBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); }

private void editoraBindingNavigatorSaveItem_Click_2(object sender, EventArgs e) { try { this.Validate(); this.editoraBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Registro Salvo com sucesso", "Informa", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Falha ao salvar o registro", "Informa", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { this.Dispose(); } private void bindingNavigatorDeleteItem_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Deseja Excluir o Registro", "Pergunta", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) { this.Validate(); this.editoraBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } else { this.editoraTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Editora); } } private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e) { this.editoraTableAdapter.FillByEditoraNome(dBLivrosDataSet.Editora, textBox1.Text); } } }

Na imagem 24, mostra a guia de consulta do formulrio de cadastro de editoras, se precisarmos saber o cdigo de uma dessas editoras, s digitar parte do nome ou o nome completo que o sistema ira procurar automaticamente.

[pic]

Na imagem 25, mostra o menu cadastros, uma das opes desse menu cadastros a opo sair, que esta selecionada, essa opo fechar o sistema. [pic] private void sairToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Application.Exit(); }

Na imagem 26, mostra o menu utilitrios, e suas duas opes; abrir a Calculadora e abrir o Word. [pic] private void calculadoraToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { System.Diagnostics.Process.Start("calc"); } private void wordToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { System.Diagnostics.Process.Start("winword"); }

Na imagem 27, mostra o menu Manuteno, e suas duas opes; abrir o formulrio locao e abrir o formulrio Devoluo, agora vamos mostrar a opo Locao.

[pic] private void locaoToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { new frmCadLocacao().ShowDialog(); } private void devoluoToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { new frmDevolucao().ShowDialog(); }

Na imagem 28, mostra o formulrio de locao, quando foi ele programado, j foi estabelecido que a data de devoluo ficasse 8 dias (uma semana), depois do dia da locao. [pic] Na imagem 29, mostra o formulrio de locao, quando foi ele programado, j foi estabelecido que o cdigo do locatrio quando fosse selecionado e buscasse automtica o nome do usurio correspondente ao cdigo no combobox, e o combobox do nome do locatrio fizesse o mesmo com o textbox do cdigo. [pic] Na imagem 30, mostra o formulrio de locao, quando foi ele programado, j foi estabelecido que a partir do momento que o cdigo seja selecionado apaream automaticamente os livros no combobox. Obs: Todos os textboxs dos cdigos do formulrio de locao foram programados para que selecionem as opes sem precisar de auxilio de boto no formulrio apenas pressionando o Enter do teclado, e o locatrio selecionado para a locao foi o claudmir. [pic] Na imagem 31, mostra o formulrio de locao, depois de selecionados os livros, se for selecionado algum livro por desateno, s clicar no boto Excluir Livro, para remove-lo da lista, se o usurio tentar colocar o mesmo livro na lista de locao o sistema mostrar a seguinte mensagem: O livro j esta na cesta, quando os livros desejados estiverem na lista, s clicar em Retirar Livro, que aparecer a mensagem Locao Realizada com Sucesso. [pic]

using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class frmCadLocacao : Form { public frmCadLocacao() { InitializeComponent(); }

private void AlteraData() { dataSaidaDateTimePicker.Text = DateTime.Now.ToShortDateString(); horaDateTimePicker.Text = DateTime.Now.ToShortTimeString(); dataEntradaDateTimePicker.Text = DateTime.Now.AddDays(8).ToShortDateString(); } private void locacaoBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.locacaoBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void frmCadLocacao_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Livro' table. You can move, or remove it, as needed. this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); this.locacaoBindingSource.AddNew(); AlteraData(); locacaoBindingNavigatorSaveItem_Click(sender, e); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Locatario' table. You can move, or remove it, as needed. this.locatarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Locatario); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.itemLocacao' table. You can move, or remove it, as needed. this.itemLocacaoTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.itemLocacao); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.locacao' table. You can move, or remove it, as needed. this.locacaoTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.locacao); this.locacaoBindingSource.MoveLast(); } private void bindingNavigatorAddNewItem_Click(object sender, EventArgs e) { AlteraData(); } private void idLocatarioTextBox_TextChanged(object sender, EventArgs e) { } private void idLocatarioTextBox_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e) { if (e.KeyChar == 13) { comboBox1.SelectedValue = idLocatarioTextBox.Text;

if (comboBox1.Text == "") { MessageBox.Show("Locatrio No Cadastrado", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } } private void comboBox1_SelectionChangeCommitted(object sender, EventArgs e) { idLocatarioTextBox.Text = comboBox1.SelectedValue.ToString(); } private void button3_Click(object sender, EventArgs e) { if ((idLocacaoTextBox.Text != "") && (comboBox1.Text != "")) { if (itemLocacaoDataGridView.RowCount > 1) { locacaoBindingNavigatorSaveItem_Click(sender, e); MessageBox.Show("Locao Realizada com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Informe os Livros", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } else { MessageBox.Show("Informe o Locatrio", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void textBox1_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e) { int idx; bool flag = false; try { if (e.KeyChar == 13) { idx = this.livroTableAdapter.FillByIdLivro(dBLivrosDataSet.Livro, Convert.ToInt32(textBox1.Text)); this.livroTableAdapter.Fill(dBLivrosDataSet.Livro); if (idx == 1)

{ String Titulo = this.dBLivrosDataSet.Livro.FindByidLivro(Convert.ToInt32(textBox1.Text)).Titulo; for (int i = 0; i < itemLocacaoDataGridView.RowCount; i++) { if (itemLocacaoDataGridView[2, i].EditedFormattedValue.ToString() == Titulo) { flag = true; break; } } if (flag) { MessageBox.Show("O Livro j esta na Cesta", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } else { this.dBLivrosDataSet.itemLocacao.Rows.Add(null, Convert.ToInt32(idLocacaoTextBox.Text), Convert.ToInt32(textBox1.Text), null); } textBox1.Clear(); } else { MessageBox.Show("Livro no foi encontrado", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Ocorreu um erro" + ex.Message); } } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { this.itemLocacaoBindingSource.RemoveCurrent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { } } }

Na imagem 32, mostra o menu Manuteno, e suas duas opes; abrir o formulrio locao e abrir o formulrio Devoluo, agora vamos mostrar a opo Devoluo.

[pic] Na imagem 33, mostra o formulrio de devoluo, com o locatrio Claudemir selecionado, que foi o cliente que vez a primeira locao no sistema, quando clicamos as locaes realizadas j aparecem automtica, depois que selecionamos os locatrios.

[pic]

Na imagem 34, quando selecionamos um locatrio que no possui nenhum livro locado, o sistema manda a seguinte mensagem: O locatrio no possui locaes pendentes.

[pic]

Na imagem 35, mostra que o usurio no precisa devolver todos os livros, podendo prorrogar o tempo de locao dos livros que ele ainda no terminou de ler.

[pic]

Na imagem 36, mostra os livros que no foram devolvidos, que podero ter as datas prorrogadas.

[pic]

Na imagem 37, mostra que se o usurio do sistema no possuir ou esquecer o cdigo do locatrio, ele poder localizar no sistema atravs desse boto ( ... ), clicando nesse aparecer uma janela onde de digitarmos a metade ou o nome completo o sistema buscara no banco de dados.

[pic]

using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class frmDevolucao : Form { public frmDevolucao() { InitializeComponent(); } private void itemLocacaoBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e) { this.Validate(); this.itemLocacaoBindingSource.EndEdit(); this.tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); } private void frmDevolucao_Load(object sender, EventArgs e) { // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Livro' table. You can move, or remove it, as needed. this.livroTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Livro); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.Locatario' table. You can move, or remove it, as needed. this.locatarioTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.Locatario); // TODO: This line of code loads data into the 'dBLivrosDataSet.itemLocacao' table. You can move, or remove it, as needed. // this.itemLocacaoTableAdapter.Fill(this.dBLivrosDataSet.itemLocacao); }

private void textBox1_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e) { if (e.KeyChar == 13) { ConsultaLocatario(); } } private void ConsultaLocatario() { int countUsuario = this.locatarioTableAdapter.FillByIdLocatario(this.dBLivrosDataSet.Locatario, Convert.ToInt32(textBox1.Text)); if (countUsuario == 1) { textBox2.Text = this.dBLivrosDataSet.Locatario.FindByidLocatario(Convert.ToInt32(textBox1.Text)).No me; int CountLocacoes = itemLocacaoTableAdapter.FillByidLocatario(this.dBLivrosDataSet.itemLocacao, Convert.ToInt32(textBox1.Text)); if (CountLocacoes == 0) { MessageBox.Show("O Locatrio no possue locaes pendentes", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } } else { textBox2.Clear(); dBLivrosDataSet.itemLocacao.Clear(); MessageBox.Show("Locatrio no Existe", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { new frmConLocatario(this).ShowDialog(); } public void setCodigoAndNomeLocatario(int codigo, string nome) { textBox1.Text = codigo.ToString(); textBox2.Text = nome; ConsultaLocatario(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { for (int i = 0; i < itemLocacaoDataGridView.Rows.Count; i++)

{ if (bool.Parse (itemLocacaoDataGridView[0,i].EditedFormattedValue.ToString())) { itemLocacaoDataGridView[4, i].Value = dateTimePicker1.Value; } } itemLocacaoBindingSource.EndEdit(); tableAdapterManager.UpdateAll(this.dBLivrosDataSet); MessageBox.Show("Devoluo Realizada com Sucesso", "Informao", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); this.Dispose(); } } }

Na imagem 38, mostra o menu Sobre. [pic]

private void sobreToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { new Sobre().ShowDialog(); } Na imagem 39, mostra o formulrio sobre, que foi um formulrio criado para falar o por da criao do sistema, e tambm quem criou o mesmo. private void sobreToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { new Sobre().ShowDialog(); } [pic]

using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq;

using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace LocaodeLivrosPortfolio { public partial class Sobre : Form { public Sobre() { InitializeComponent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { this.Dispose(); } private void Sobre_Load(object sender, EventArgs e) { } } }

Na imagem 40, mostra o ultimo menu do sistema o menu sair.

[pic] private void sairToolStripMenuItem2_Click(object sender, EventArgs e) { Application.Exit(); } Na imagem 41, mostra como abrir a janela de fazer backup.

[pic] Na imagem 42, mostra a janela de fazer backup, quando ela abrir s clicar s abrir a pasta desejada e selecionar o nome do arquivo.

[pic] Na imagem 43, mostra que quando o usurio clicar em salvar, aparecer a mensagem: Backup realizado com sucesso, e o mesmo se encontrar na pasta selecionada.

[pic] Na imagem 44, mostra a confirmao da realizao do backup. [pic] private void toolStripButton1_Click(object sender, EventArgs e) { if (saveFileDialog1.ShowDialog() == DialogResult.OK) { if (System.IO.File.Exists(saveFileDialog1.FileName)) { System.IO.File.Delete(saveFileDialog1.FileName); } System.IO.File.Copy(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb", saveFileDialog1.FileName); MessageBox.Show("Backup Realizado com sucesso!", "Backup", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Operao abortada", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } Na imagem 45, mostra como abrir a janela de fazer a restaurao do sistema atravs dos backups salvos.. [pic] Na imagem 46, mostra que s selecionar o backup salvo e clicar em abrir. [pic] Na imagem 47, mostra que quando o backup restaurado aparece a seguinte mensagem: Backup restaurado com sucesso,

[pic] private void toolStripButton2_Click(object sender, EventArgs e)

{ try { if (openFileDialog1.ShowDialog() == DialogResult.OK) { if (System.IO.File.Exists(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb")) { System.IO.File.Delete(Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb"); } System.IO.File.Copy(openFileDialog1.FileName, Application.StartupPath.ToString() + "\\DBLivros.mdb"); MessageBox.Show("Backup Restaurado com sucesso!", "Restaurao do Backup", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information); } else { MessageBox.Show("Operao abortada", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Ocorreu um Erro" + ex.Message); } }

Na imagem 48, mostra os nomes dos botes da barra de ferramentas, que possuem as mesmas funes do menus. [pic]

CONCLUSO

Diante do que foi analisado, necessrio um investimento em equipamentos, infraestrutura e o desenvolvimento de um sistema focado de qualidade, total clareza nas atividades comerciais e principalmente a qualificao dos funcionrios. REFERNCIA NISHITANI, Paulo Kiyoshi. Comunicao de dados e Teleprocessamento. So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2010.

SILVA, Flvio de Almeida e. Desenvolvimento Orientado a Objetos II. So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2009.

FLORES, Emerson Ricardo. Linguagem e Tcnicas de Programao III. So Paulo, Pearson Education, 2009.

TANAKA, Simone Sawasaki. Anlise de Sistemas III. So Paulo, Pearson Education, 2009.

TANAKA, Simone Sawasaki. Anlise de Sistemas II. So Paulo, Pearson Education, 2009.

CALDEIRO, Denise Morselli Fernandes; BAZOLI, Thiago Nunes; BRUNETTA, Ndia. tica e Responsabilidade Social. So Paulo, Pearson Education, 2009. Site, Comunicao de dados, Disponvel em http://www.brasilescola.com/informatica/comunicacao-dados.htm, Acesso em 25/04/2012. Site, Comunicao de dados, Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica %C3%A7%C3%A3o_de_dados, Acesso em 05/05/2012. Site, Equipamentos de interligao de redes, Disponvel emhttp://jbgsm.wordpress.com/2010/06/17/equipamentos-de-interligacao-de-redes/, Acesso em 05/05/2012.

Site, Componentes de sistemas de comunicao, Disponvel em http://www.slideshare.net/MauroWillson/componentes-de-sistemas-de-comunicao, Acesso em 10/05/2012. Site, Aula 1 Tela de Splash, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=Pw4PgOGPcNE, Acesso em 25/04/2012. Site, Vdeo aula 2 tela de login, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=CIld0d5z4bo&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 3 Formulrio Principal, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=HXi5ZHc9QQg&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 4 Barra de Ferramentas, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=yPq5tSMGjlA&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 5 Formulrio Cadastro de livros, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=TteLjhS5Btc&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 6 Formulrio de Editora, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=qf77ViXkII0&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 7 Formulrio de Locao, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=5dwcVCfqkrE&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 8 Criao do banco de dados para conexo C#, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=Z3O_mRtblXE&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 9 Conexo banco de dados C# e Access, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=ERzHZhtF1HY&feature=relmfu, Acesso em 25/04/2012. Site, Aula 10 Melhorando o Formulrio de Editoras, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=4TBEKupLEMQ&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012. Site, Aula 11 Consulta de Editoras, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=OiKqzmjbf_0&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012. Site, Aula 12 Login em Banco, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=NH4kzgGo1Gk&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012. Site, Aula 13 Cadastro de Livros Parte 1, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=08sUW9WMOl4&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012.

Site, Aula 14 Cadastro de Livros Parte 2, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=fnMStwnW8vg&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012. Site, Aula 15 Cadastro de Livros Salvar Imagem Banco de Dados, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=3PP6XCvwNeY&feature=relmfu, Acesso em 05/05/2012. Site, Aula 16 Correes Salvar Imagem, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=2yFvnuNBQK8&feature=relmfu, Acesso em 15/05/2012. Site, Aula 17 Excluir Imagem Banco, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=K2Ub96r6nHQ&feature=relmfu, Acesso em 15/05/2012. Site, Vdeo 18 DBLookup em C#, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=xx0sTtGGnY4&feature=relmfu, Acesso em 15/05/2012. Site, Aula 19 Backup e Restore em Banco Access C#, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=0-yjV5_6TBY&feature=relmfu, Acesso em 15/05/2012. Site, Aula 20 Cadastro de Funcionrio, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=GaEfn8_ofIQ, Acesso em 15/05/2012. Site, Aula 21 Consulta Funcionrio, Disponvel em http://www.youtube.com/watch? v=OV70RZ9CzVA&feature=relmfu, Acesso em 15/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 1, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=VT5HV3bTU68&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 2, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=f2SC_A2qEqk&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 3, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=nlUxC3PAQQE&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 4, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=Z7x84dxpUJ0&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 5, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=cCHFCXAnjTM&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012.

Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 6, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=kaFoA_BnIGk&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 7, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=XKF06FqmNTY&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 22 Formulrio de Locao Parte 8, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=bq0t4oRr8KE&feature=relmfu, Acesso em 18/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 1, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=80rKpFHBiT0, Acesso em 22/05/2012.

Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 2, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=n7kvzqiLFJ4&feature=relmfu, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 3, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=XHczicV74Bk&feature=relmfu, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 4, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=KJHzVHDswxM, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 5, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=MQ1jR5NZkGM&feature=relmfu, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 6, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=5fxwBdjklqc&feature=relmfu, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 7, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=gMtzFK_BOxo&feature=relmfu, Acesso em 22/05/2012. Site, Aula 23 Formulrio de Devoluo Parte 8, Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=mTH6ZMrcJgo, Acesso em 22/05/2012.

También podría gustarte