Está en la página 1de 2

13 de abril ; Gazeta on line. Sobre vida sexual : http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/vida_saudavel/noticias/11905 32-a-relacao-esfriou-veja-como-esquenta-la.

html

A relao esfriou? Veja como esquent-la

Especialistas orientam casais a lembrarem que a vida sexual investimento e, como todo investimento, a pessoa deseja retorno
Laila Magesk - Da Redao Multimdia No comeo, tudo caminha muito bem e com bastante animao por ambas as partes. Mas com o passar do tempo, aparece a rotina e a relao sexual pode ir esfriando. s vezes, sem perceber, o casal substitui os encontros amorosos pela distncia. Se o seu relacionamento passa por essa fase, hora de virar o jogo e esquentar a relao. O Vida Saudvel convidou a psicloga Eneida Von Eckhardt e a ginecologista e professora do curso de Medicina da Unesc Sandra Helena Pereira para falarem sobre o que leva um casal a esse distanciamento e o que eles podem fazer para reascender a chama. A primeira atitude ficar de olho na rotina. Com o tempo, os casais tendem a cair na rotina e ela vai tornando a relao desestimulante e cansativa. O casal deve apelar para a fantasia, comear a lembrar do tempo de namoro. Quando existe o amor, existe uma motivao para resgatar esse relacionamento, diz a professora. Sandra recomenda o jogo de seduo entre os dois. Mulheres adoram surpresas, jantares romnticos e os homens gostam das mulheres com 'roupinhas' diferentes. Algo que faa estimular novamente a fantasia. Dedicar tempo com qualidade ao relacionamento a dica da psicloga Eneida Von Eckhardt . Viajar, divertir-se, dividir as coisas difceis tambm! Saber que pode contar com seu companheiro(a), h algo que d mais prazer? Isso no lhe desperta o interesse? No agua o desejo?, questiona.

A psicloga destaca que cada pessoa tem caractersticas prprias e histria de vida. Por isso, cada caso deve se visto individualmente. O afastamento, o desinteresse sexual como uma febre do afeto e da sexualidade. O que os afasta? um sintoma do casal ou do tipo/qualidade de vida que esto levando?, indaga. Eneida orienta os casais a lembrarem que o relacionamento e a vida sexual so investimentos e, como todo investimento, a pessoa deseja retorno. O que est acontecendo? Que tal pensar na vida do casal ou da famlia como um todo? Uma resposta geral seria lembrar que a cama comea fora dela. Como andam os planos em comum? A parceria? Tenho vivido s em funo de mim mesmo ou s em funo do outro? Nenhum dos dois extremos bom. E o trabalho de cada um? Tudo conta. Mudar no esfriar Casais que esto juntos h tempos relatam que h modificaes, sim. Modificar diferente de esfriar. H muitas coisas fora da cama que a determinam. Mas se o desejo pelo outro se foi pode se pensar que o vnculo tambm. H casos nos quais as pessoas sofrem de muitas dificuldades e isso se sobrepe ao afeto, fazendo dar a impresso que no h mais interesse, mas na verdade existem grandes problemas a serem superados. Sinais de alerta Quando a frequncia sexual comea a diminuir, a relao no mais muito prazerosa, o orgasmo fica mais difcil. Se isso comear a acontecer, preciso parar e procurar entender onde est faltando o tempero da relao. Outros sinais so o brilho do olhar que foi embora, pouca disponibilidade, mau humor e a falta de cuidado com o outro. Tem que falar O dilogo essencial porque nenhum parceiro tem bola de cristal. a prpria pessoa que conhece as suas vontades. A franqueza essencial. Nascimento dos filhos No nascimento dos filhos h uma grande modificao na dinmica do casal, mas pode haver at uma aproximao afetiva entre o homem e a mulher, mesmo que isso no represente o pice da vida sexual deles. Eles devem se lembar que sexualidade no compreendida apenas pela vida sexual em si, mas de forma ampla na busca das realizaes que tragam prazer. Invista no bom dia O cortejo sexual comea ao acordar. D um super carinho logo cedo. Durante o dia mande um torpedo um pouco mais picante. Faa o parceiro sentir que voc tem o desejo, porque o desejo de um atia o do outro. (Fontes: psicloga Eneida e ginecologista Sandra Helena)

También podría gustarte