Está en la página 1de 4

06/11/2012

Tema: Teoria da burocracia


Bibliografia:
Tema: Teoria da burocracia Max Weber
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Saraiva, 2005. (Ou publicao mais recente)

Origens da Teoria da Burocracia


A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clssica e da Teoria das Relaes Humanas. Um modelo de organizao racional amplo e completo, aplicvel a qualquer organizao. O crescente tamanho e complexidade das empresas.

Modelo burocrtico

Tema: Teoria da burocracia Max Weber

O ressurgimento da Sociologia da Burocracia.

ABRINDO A DIVISO DE PEDRO


Pedro Almeida um funcionrio pblico federal h 22 anos. Em sua longa experincia em reparties pblicas, Pedro conseguiu quatro promoes sucessivas e hoje chefe de gabinete em um ministrio ligado ao poder executivo. Em seu cargo de confiana, Pedro chefia uma diviso composta de quatro departamentos hermeticamente fechados entre si. So quatro feudos Inacessveis a qualquer tentativa externa de acesso. Pedro tem trs dificuldades a transpor: Como integrar os quatro departamentos que funcionam com total ignorncia a respeito dos demais. Como melhorar gradativamente o desempenho dos funcionrios. Como mudar e inovar.

Autoridade legal, racional ou burocrtica


A ideia bsica fundamenta-se no fato de que as leis podem ser promulgadas e regulamentadas atravs de procedimentos formais e correios. A obedincia no devida a alguma pessoa em si, mas a um conjunto de regras e regulamentos legais previamente estabelecidos.

Quais as sugestes que voc daria para Pedro?

Tema: Teoria da burocracia Max Weber

Tema: Teoria da burocracia Max Weber

A burocracia uma forma de organizao humana que se baseia na racionalidade, isto , na adequao dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a mxima eficincia possvel no alcance desses objetivos.

06/11/2012

Autoridade legal, racional ou burocrtica


Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem especfica seja obedecido Poder, portanto, a possibilidade de imposio de arbtrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras Legitimidade o motivo que explica por que um determinado nmero de pessoas obedece s ordens de algum, conferindo-lhe poder A autoridade legtima quando aceita. Se a autoridade proporciona poder, o poder conduz dominao. Dominao significa que a vontade manifesta (ordem) do dominador influencia a conduta dos outros (dominados)

Autoridade legal, racional ou burocrtica

Aparato administrativo
As normas e regulamentos (aparato administrativo) so legais porque conferem s pessoas investidas da autoridade um poder de coao sobre os subordinados e os meios coercitivos capazes de impor a disciplina. Assim, a burocracia uma estrutura social legalmente organizada.

Caractersticas da burocracia
Erroneamente o conceito popular, a burocracia entendida como uma organizao onde o papelrio se multiplica e se avoluma, impedindo solues rpidas ou eficientes. O termo tambm empregado com o sentido de apego dos funcionrios aos regulamentos e rotinas, causando ineficincia organizao. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunes) e no ao sistema em si mesmo. O conceito de burocracia para Max Weber exatamente o contrrio. Para ele, a burocracia a organizao eficiente por excelncia.

Caractersticas da burocracia

Caractersticas da burocracia

06/11/2012

Caractersticas da burocracia

Caractersticas da burocracia

Caractersticas da burocracia

Vantagens da burocracia
Racionalidade

Disfunes da burocracia (consequncias imprevistas)


Internalizao das regras e apego aos regulamentos Excesso de formalismo e de papelrio

Definio clara dos papeis e funes Uniformidade de rotinas e procedimentos Uniformidade de rotinas e procedimentos Resistncia s mudanas Despersonalizao do relacionamento Categorizao como base do processo decisrio Trabalho profissionalizado Superconformidade s rotinas\procedimentos (iniciativa e criatividade) Dificuldade e conflitos com o pblico

Isomorfismo

Coordenao e cooperao de um grande nmero de pessoas.

06/11/2012

Disfunes da burocracia (consequncias imprevistas)

Graus da burocracia

Dimenses da burocracia:
1. 2. 3. 4. Diviso do trabalho; Hierarquia; Sistema de regulamentos; Formalizao das comunicaes; 5. Impessoalidade; 6. Seleo e promoo baseadas na competncia tcnica.

POSIO DA TEORIA DA BUROCRACIA DENTRO DA TEORIA DAS ORGANIZAES

También podría gustarte