Está en la página 1de 45

1 Mestiagem, degenerescncia e crime Dr.

Nina Rodrigues Professor de Medicina Legal da Faculdade da Bahia1

Mestiagem. - A mestiagem humana um problema biolgico dos mais apaixonantes intelectualmente e que tem o dom especial de suscitar sempre as discusses mais ardentes. A questo da unidade ou da multiplicidade da espcie humana, do monogenismo e do poligenismo, que parece pertencer ao domnio das cincias naturais e apresentar um interesse pura e exclusivamente antropolgico, provoca as mais ardentes disputas. No calor do debate, reconhecemos freqentemente que nesta questo est contida outra, transcendente, filosfica, e at teolgica: a da origem natural ou sobrenatural do homem, do transformismo ou da criao divina. Ao aceitar como critrio fundamental da espcie a fecundidade indefinida dos cruzamentos, era natural que os poligenistas apoiassem o hibridismo dos cruzamentos humanos, contra os monogenistas, que se esforam por demonstrar a viabilidade perfeita de todos os mestios. Assim, o critrio de viabilidade e de capacidade dos mestios foi posta no terreno das cincias naturais. Tanto como para os animais, esse critrio deveria ser a perfeita eugenesia dos mestios humanos, que uns apoiavam e os outros negavam.
1

Traduo de Mariza Corra. NT. Conforme o frontispcio do artigo nos Archives dAnthropologie Criminelle de 1899. O exemplar usado para esta traduo, cpia do existente na Faculdade de Medicina da Bahia, trazia uma dedicatria em francs, manuscrita, para Alfredo Britto , na qual s legvel a palavra amiti, assinada por Nina Rodrigues, com a data de 10 de janeiro de 1900. Abaixo, a informao sobre a editora: Lyon: A.. Storck & Cie, Imprimeursditeurs, e a data.

2 Colocados nesse campo, foi fcil aos monogenistas declarar os que os contraditavam como vencidos, demonstrando, com numerosos fatos em seu apoio, a eugenesia exuberante de produtos do cruzamento, ainda que provenientes das raas consideradas pelos poligenistas como espcies distintas, tais como as raas branca, negra e vermelha. O debate entre o monogenismo e o poligenismo estava, entretanto, destinado a perder afinal quase todo seu interesse filosfico, j que, admitindo com os transformistas que a origem do homem se deu entre os primatas, e no entre os smios ou pr-smios, admissvel tanto que ela tenha se originado de um s tronco quanto de troncos diversos, de tal modo que atualmente h tanto transformistas que aceitam a hiptese polifiltica (Haeckel, Popinard, etc.), quanto os que aceitam a hiptese monofiltica (Keane, etc.). A psicologia mrbida entrou ento em cena e restituiu questo o seu interesse original. No se trata mais de saber se os mestios so, sim ou no, eugensicos, mas se so um produto normal, socialmente vivel, ou, se, ao contrrio constituem raas abastardadas, inferiores, uma descendncia incapaz e degenerada. A questo apresentava, evidentemente, duas faces distintas, uma social, a outra mdica, indevidamente destinadas a serem durante muito tempo vistas separadamente. A psicologia coletiva em suas especulaes sobre o futuro e o destino dos povos, ocupou-se dela em primeiro lugar. Gobineau, em 1855, j a havia desenvolvido longamente, e, em 1875, Spencer a formulou em termos que h muito contm a soluo definitiva. Outros trabalhos se seguiram aos desses dois autores, mas o quadro que estamos traando no nos permite fazer a histria completa e detalhada da questo. Limitamo-nos a lembrar, entre os trabalhos mais recentes, os de Keane2 e de Gustave Le Bon.3

2 3

Keane, Ethnology. Cambridge, 1896. Gustave Le Bon, Lois psychologiques de lvolution des peuples. Paris, 1895.

3 O estudo mdico da influncia degenerativa da mestiagem bem mais recente. Morel, criador da noo clnica de degenerescncia, a desconhecia. Influenciado pela controvrsia antropolgica, muito viva na poca em que escrevia, e partidrio pessoal e convencido da unidade da espcie humana, no podia conciliar a crena na perfeita viabilidade social do mestio com o reconhecimento de uma influncia degenerativa nos cruzamentos humanos. Foi a psicologia criminal, creio, que acentuou ou afirmou a possibilidade dessa conseqncia do cruzamento. No segundo Congresso de Antropologia Criminal, em Paris, em 1889, Mme. Clmence Royer invocou pela primeira vez a influncia desta causa, surpresa que o professor Lombroso tivesse at ento omitido a influncia degenerativa da mestiagem na etiologia do crime. Essa autora, no entanto, apenas exps uma doutrina que ainda precisa ser bem documentada e apoiada por provas, j que - e essa uma observao geral sobre a mestiagem , se as opinies a favor ou contra seu valor so abundantes, as provas imediatas de sua ao, positiva ou negativa, esto comumente ausentes. E notvel que, ainda que os criminalistas antroplogos tenham admitido essa opinio, a documentao sobre essa questo continue a estar ausente nos trabalhos posteriores. Na obra profunda e documentada de Ferri4 sobre o homicdio, o autor se limita a tratar da tendncia ao homicdio em paises com populao em parte branca e em parte de cor como uma consequncia da impulsividade das raas inferiores, que fornecem o maior contingente de criminosos, mas no toca no problema da mestiagem. A razo principal para essa ausncia de documentao a dificuldade de separar de maneira segura a influncia do cruzamento da de muitas outras causas, de ordem biolgica e social, que
4

Enrico Ferri, Lomicidio nellAntropologia criminale. Torino, 1895.

4 podem ter simultaneamente exercido influncia na degenerescncia ou na decadncia precoce desses povos mestios e que so dadas ou invocadas como provas da ao degenerativa da mestiagem. curioso observar que esses povos mestios so invocados tanto pelos partidrios quanto pelos adversrios da mestiagem como uma prova completa, absoluta, da legitimidade de suas concluses contraditrias. Esta , precisamente, a posio que a mestiagem da Amrica Latina tem ocupado na discusso. As grandes propores que o cruzamento de raas que deviam ser consideradas como espcies distintas tem tomado nesses pases deveriam forosamente atrair a ateno dos debatedores e o Brasil, assim como as repblicas sul-americanas, tem se tornado o exemplo obrigatrio, lembrado por todos nesse debate. No trabalho que publicou em 1855, Gobineau5 j fazia um quadro bem negro da decadncia dos mestios sul-americanos. Mas em 1861, Quatrefages6 invocava, precisamente contra ele, o exemplo da Amrica do Sul a favor do sucesso completo da mestiagem e punha em relevo a intrepidez e a energia da empresa dos paulistas7 brasileiros. Mais tarde, em 1863, Agassiz8 que por sua vez v a mestiagem como a causa fundamental da decadncia miservel dos mestios do Vale Amaznico. Sem ir mais longe, recentemente vemos Gustave Le Bon9 considerar as repblicas sul-americanas como a prova incontestvel da influncia social desastrosa dos mestios, ao passo que Keane10 os apresenta como a prova no menos conclusiva das vantagens da mestiagem.

5 6

Gobineau, Essai sur linegalit des races humaines. Paris, 1855. Quatrefages, LUnit de lespce humaine. Paris, 1861. 7 Habitantes do estado ou provncia de So Paulo. 8 Agassiz, Voyage au Brsil, trad., 1869. 9 Gustave Le Bon, cit. 10 Keane, cit.

II

Em tais condies, a utilidade de procurar resolver o problema atravs da observao direta e imediata indiscutvel. A observao, tal como feita at hoje, voltando-se para todo um povo ou para casos muito limitados e muito especficos, no pode trazer seno provas muito discutveis e no pode iluminar a questo com as luzes soberanas da verdade. Num pas inteiro e sem o recurso a estatsticas no caso dos povos que se prestam a essa discusso, quase impossvel distinguir a influncia da mestiagem dentre as mil outras causas complexas suscetveis de produzir sua decadncia. Em alguns casos muito especiais sempre justo suspeitar de uma exceo ou de uma influncia degenerativa local, responsvel pela ao imputvel ao cruzamento. Para evitar esses escolhos, procurei, em minhas observaes, preencher duas condies fundamentais: estudar pequenas localidades, nas quais mais fcil distinguir as diferentes causas degenerativas, dado que a populao local no se distingue em nada do tipo mdio geral da provncia ou estado; e completar o estudo da capacidade social da populao atravs do exame de sua capacidade biolgica escalonada sobre sua histria mdica. Infelizmente, a falta absoluta de estatsticas regulares cria os maiores embaraos para uma apreciao rigorosa das condies de vitalidade de nossa populao. Somos, assim, obrigados a generalizar os dados de nossa observao pessoal, o que nos obriga a atribuir um valor especial ao estudo clnico das manifestaes da degenerao fsica e psquica.

6 As observaes clnicas que registramos h vrios anos nos levaram a fazer um julgamento muito favorvel ao vigor fsico e sade mental de nossa populao mestia. Mas at agora, este julgamento era fruto de observaes esparsas, feitas a respeito de consulentes que podiam vir de pontos muito diferentes e criar sries ou selees mrbidas de ocasio, sobre as quais no se poderia julgar rigorosamente as condies de uma populao. Eis porque resolvemos, apresentando-se a ocasio, submeter a uma avaliao mais especfica uma circunscrio administrativa do Estado da Bahia. A que nos foi dado estudar mais de perto foi a comarca (circunscrio, distrito, ou canto) de Serrinha. Esta circunscrio fica cerca de 150 quilmetros do litoral, situada s margens de uma estrada de ferro que corta o centro do estado. Pertence zona rida dos gneiss, dos sertes da Bahia, estudada por Agassiz11; a 320 metros acima do nvel do mar, tem um clima excelente, com duas estaes anuais, a estao quente e chuvosa e a estao seca e fresca. O terreno plano, ligeiramente acidentado. Falta gua nesta parte do pas, que s possui, por assim dizer, guas pluviais, recolhidas em grandes depsitos ou reservatrios artificiais. Sua salubridade proverbial e reconhecida unanimemente. reconhecida no estado como sanatrio de primeira ordem para a tuberculose pulmonar. At hoje foi atingida apenas por pequenas epidemias de varola e pela febre amarela, importada da capital do estado, que a atacou com fora em 1885-1886. No h endemias srias; s a malria reina a, alis como em todo o estado, mas de forma relativamente benigna. Encontramos tambm casos freqentes de sfilis, bem como de ancilostomose, na vizinhana dos

Frederick Hart, Scientific results of a journey in Brazil by Louis Agassiz and his travelling companions. Geology and physical geology of Brazil. London, 1870.

11

7 pntanos. A populao composta de mestios, tais como os encontrados nas regies centrais da Bahia. O tipo pardo, que rene em propores muito variveis as trs raas, branca, negra e amarela, predomina. Em seguida vem, por ordem numrica, os mulatos mais ou menos escuros, em nuances muito variadas. Os negros so muito numerosos. Os indivduos brancos, de boa cor muito clara e de cor, evidentemente mestios de volta raa branca, so uma pequena minoria. Os curibocas (mestios de negros e ndios) so mais numerosos do que na capital. Descendentes genunos de ndios so muito raros. De acordo com os clculos mais confiveis, a populao desta circunscrio de cerca de dez a doze mil habitantes, dois mil na cidade de Serrinha, que o local central. Os habitantes dessa cidade tem fama de trabalhadores, pacficos, e uma grande reputao de sobriedade. O consumo de cachaa certamente alto, mas relativamente baixo se o comparamos ao do Brasil em geral, e sem dvida muito inferior ao das capitais. A populao rural, que se dedica ao cultivo de cereais, de mandioca, de feijo e de tabaco, bem como criao de gado, sobretudo do gado vermelho, pobre, mas no miservel: no se vem mendigos. Cada um busca o necessrio sem pesar sobre seus conterrneos, o que certamente no a regra geral na populao mestia do pas. Se existe uma localidade na qual os mestios brasileiros constituem uma populao capaz de oferecer esperanas de futuro, certamente Serrinha. No se deveria acreditar, no entanto, a partir da reputao da qual goza, que ela uma exceo regra. Em primeiro lugar, se ela no padece de uma indolncia invencvel, como muitas outras, no obstante est longe de ser realmente trabalhadora. Os procedimentos de cultivo so de fato primitivos; cultiva-se apenas os produtos mais comuns: cereais, tabaco, mandioca. disso que se ocupam os trabalhadores durante uma pequena parte do ano, o

8 que s exige deles um trabalho intermitente, leve, bom para mulheres e crianas mais do que para homens. As pessoas se dedicam criao de gado, mas utilizam o mais primitivo dos sistemas; os animais, deixados soltos a pastar nos campos naturais ou no cultivados, quase voltaram ao estado selvagem e seus donos no tomam outro cuidado que o de saber onde eles foram parar. Nada mais apropriado para manter o gosto da vida nmade nesse povo semibrbaro. Em segundo lugar, sua previdncia no vai muito longe; ele fica satisfeito assim que encontra o estritamente necessrio vida cotidiana; o desejo de riquezas, de bem estar, at do simplesmente confortvel, no o aguilhoa nem o estimula ao trabalho. Entre os raros indivduos que fazem exceo a essa regra, o esprito empreendedor pouco progressista, sempre estreito e quase nulo.

III

Degenerescncia. Me propus a verificar se esta populao, que sob todos os aspectos no se separa nem se distingue do tipo mdio da populao mestia do estado, tinha o vigor, a atividade que podemos esperar de uma populao nova, saudvel e fortificada pelo cruzamento. A tendncia degenerescncia ao contrrio to acentuada aqui quanto poderia ser num povo decadente e esgotado. A propenso s doenas mentais, s afeces graves do sistema nervoso, degenerescncia fsica e psquica das mais acentuadas. Como em todas as pequenas localidades nas quais a populao se desenvolve gradualmente em torno de um pequeno ncleo de habitantes, os laos de parentesco, mais ou menos estreitos, fazem deles, em Serrinha, especialmente na cidade, uma nica grande famlia.

9 Na tbua genealgica que vou esboar, tentei representar a histria mdica dessa localidade tal como a pude reconstituir com os dados de minhas observaes diretas e com as informaes que recolhi cuidadosamente sobre pessoas ainda vivas. Ela compreende perto de seis geraes e demonstra, com uma eloqncia indiscutvel, os acmulos notveis de tara hereditria degenerativa. Obrigado a omitir todos os esclarecimentos que pudessem tornar reconhecveis as pessoas, observarei apenas que nessa tbua se encontram apenas os indivduos que foram atingidos por formas degenerativas to evidentes que elas so reconhecveis at pelo vulgo. No incluo os casos nos quais a degenerescncia no se revestiu de formas mrbidas suscetveis de serem reconhecidas pelos leigos e de serem conservadas pela tradio. Aceitei, igualmente, como pertencendo ao estado normal todos os indivduos que, ainda no tendo se submetido a um exame mdico, passam atualmente por sos e normais, assim como as crianas nas quais a insuficincia mental ainda no se tenha mostrado. Alguns enfermos so evidentemente enfermos mentais que no perderam certas faculdades elementares e brilhantes, como a memria, a associao e a imaginao automticas, mas que so quase desprovidos de vontade, de sntese mental. Seu crebro suficiente na infncia, na vida simples, regular e fcil; mas na juventude, quando comeam a se colocar os problemas da vida material e moral, as preocupaes com o futuro, com o amor, a insuficincia do rgo cerebral se revela.12 Os casos que pude observar durante o curto espao de alguns meses confirmaram peremptoriamente as indicaes desse quadro.

12

Pierre Janet, Traitement psychologique de lhystrie. (Trait de thrapeutique appliqu dAlbert Robin). Paris, 1898.

10 Ofereceremos alguns extratos das observaes mais curiosas, das que pem mais em evidncia a influncia tnica. A neurastenia extremamente frequente entre os habitantes de Serrinha e ela ataca indistintamente as pessoas que exercem qualquer tipo de profisso. Sobre os vinte e poucos neurastnicos representados nos casos mais importantes e dos quais conservei notas, doze so do sexo masculino e pelo menos sete viviam a rude vida dos campos. Entre as mulheres, cinco se ocupavam de trabalhos domsticos; as outras trabalhavam nos campos. Todos os casos srios de neurastenia eram da forma hereditria e a neurastenia evidentemente emprestava degenerescncia uma forte parte da sintomatologia. Abaixo, o resumo de algumas notas, a ttulo de documentao demonstrativa.

Observao I. Linna, mestia, mulata clara; trinta e quatro anos, constituio robusta, casada, dois filhos. Atacada por um acesso h alguns anos, seu estado melhorou, mas atualmente sofre de novo e o mal mais intenso. Insnia rebelde, confuso mental; ela teme um ataque de apoplexia; a idia de sair sozinha a aterroriza, verdadeira fobia do isolamento: carapaa neurastnica, amiostenia invencvel; forte constipao. Dez anos de doena. Observao II. Manoel, negro, trinta e oito anos, alto; desengonado; diversos estigmas fsicos de degenerescncia; plagiocfalo; fenda da plpebra incompletamente aberta. Neurastenia sexual rebelde, hipocondria h mais de seis anos. Observao III. J..., vinte e oito anos, mestia branca, bem situada. Ocupa-se de

trabalhos domsticos. Contaminada pela tara hereditria. Dispnia, tremores, carapaa neurastnica, insnia, abulia, fobias e obsesses diversas.

11 Observao IV. Maria, mulata quase negra, trinta e seis anos, cinco filhos, trabalha no campo. Repugnncia por qualquer trabalho, confuso mental, ansiedade, inquietaes, desejo de correr pelos campos. Insnia rebelde de tempos em tempos. Observao V. N.O., trinta e dois anos, mestia quase branca, bem situada, mas se ocupa com trabalhos domsticos fatigantes; cinco filhos. Antes de casar teve um acesso de depresso melanclica acompanhado de fenmenos neurastnicos que permanecem h um ano. Volta das tendncias melanclicas depois de seu ltimo parto; tristeza, vontade de chorar, repugnncia pelo trabalho, insnia, sensao de cabea estalando; impossibilidade de fixar a ateno, dores ceflicas. Tem um pai degenerado, alcolatra. H tudo para crer numa forte tara hereditria. A histeria, to freqente na populao mestia do estado, relativamente rara em Serrinha. Encontramos a perturbaes e crises histeriformes freqentes entre os neurastnicos, mas quase no h a histeria convulsiva comum, doena das mais freqentes na Bahia entre os mestios e os brancos. Mencionarei apenas alguns casos de histeria major. Observao VI. Arm..., vinte e oito anos, mestia de ndio apresentando sinais bem marcantes da raa vermelha, verdadeiro tipo indgena. Mulher estril, casada duas vezes. Bem situada, quase sem ocupao. Desde sua mais tenra infncia teve acidentes histricos graves, e mais tarde numerosos acessos de grande histeria que por vezes lhe causam contraturas rebeldes, s vezes estados delirantes prolongados; mesmo em estado de viglia, ela constantemente atormentada por iluses sensoriais e alucinaes visuais e auditivas; manifestaes dermopticas notveis. Forte tara hereditria. Observao VII. A.., mestia parda, quase branca; bem situada, sem ocupao. Casada duas vezes. Fortemente histrica, foi tratada vrias vezes na nossa cidade. Tara hereditria.

12 Observao VIII. J..., quarenta anos, mulata clara, considerada cega h muito tempo. Simples blefarospasmo muscular bilateral, no doloroso. As plpebras estando abertas com a ajuda dos dedos, a doente pode ver perfeitamente. Estigmas histricos, anestesia, ovrio, etc. Me de uma jovem que no pude ver e que tem acessos de histeria convulsiva, comum, ou pequena histeria. A epilepsia tambm muito freqente; tenho anotaes sobre seis casos que observei em pardos, mulatos claros e escuros, negros e brancos. A degenerescncia fsica e mental excessivamente frequente. Desde verdadeiras monstruosidades at simples estigmas de degenerescncia, tais como lbio leporino, palato fendido, surdo-mudez associam-se a numerosas manifestaes de degenerescncia inferior. As anomalias e as monstruosidades sobre as quais conservei anotaes compreendem tipos diferentes, alguns muito curiosos por sua associao a manifestaes muito complexas de degenerescncia. Diferentes casos de no viabilidade de recm-nascidos devido a esta causa chegaram ao meu conhecimento e pude recolher alguns esclarecimentos a esse respeito. Observao IX. Recentemente atendi uma senhora de Serrinha atingida por um violento aceso de melancolia que sofreu aps ter dado luz a um monstro com hipertrofia cartilaginosa do tecido sseo, bi-abdominal, com um encurtamento dos membros superiores encaixados no trax. Natimorto. Os casos de anomalia que tambm pude observar so importantes pelo nmero e por seu significado clnico. Na pequena cidade de Serrinha, vi oito crianas cujas anomalias apresentam os graus mais avanados de degenerescncia fsica, resultados ampliados e gritantes de degenerescncia familiar.

13 Observao X. Menino, ano infantil, com quatorze anos. Altura de um metro; fisionomia imberbe de criana pequena sulcada pelas rugas de uma velhice precoce. Muito nervoso, medroso. Observao XI. Irm do anterior, mais velha que ele; mesma altura. Extremamente feia. Imbecil, incapaz de aprender a ler; carter infantil. Observao XII.- Mulatinha escura, irm ilegtima dos precedentes; tambm an infantil.

As duas crianas de que tratam as observaes XIII e XIV pertencem famlia objeto do quadro 3 e no tem qualquer relao de parentesco com aquela representada na tbua genealgica que apresentaremos [ao final]. Numa famlia cuja histria ser contada quando falarmos da criminalidade, encontrei quatro casos muito curiosos. Dois casos de idiotia, quatro de imbecilidade e dois de surdo-mudez me foram apresentados. Os casos de loucura so numerosos. Durante minha estadia em Serrinha, contavam-se doze perfeitamente declarados. Para fazer a distribuio etnogrfica, daremos sobre cada um deles notas muito breves. Observao XV. M..., quarenta anos, solteira, mestia quase branca. Pertence grande famlia degenerada e carrega uma tara hereditria muito forte. Teve um ataque sbito de mania aguda que durou trs meses; se restabeleceu, mas quando a vi estava ameaada de um novo ataque. Pai epilptico. Observao XVI. X..., homem branco, cinqenta e seis anos, pai de muitas crianas; forte tara hereditria. Esteve internado no asilo por ter tido um ataque de mania aguda que durou vrios meses. Atualmente restabelecido.

14 Observao XVII. A ..., homem jovem, mestio pardo, constituio forte, vinte e trs anos, membro da mesma famlia. Entrega -se bebida pela qual parece atrado por uma fora irresistvel como se estivesse tomado pela dipsomania. Teve vrios ataques de delirium tremens. Observei-o num momento em que estava em meio a um forte delrio alucinatrio. Observao XVIII. G..., trinta anos, mestia branca. Lao de parentesco com a grande famlia estudada. Antes de casar teve um acesso de melancolia lcida que durou vrios meses. A gravidez se declarou pouco tempo aps o casamento: ela d a luz a um monstro do qual j falamos Depois do parto, novo acesso de melancolia gemedora com sitiofobia opinitica que nos obrigou a recorrer durante vrios dias sonda alimentar, fazendo cateterismo do esfago pelas fossas nasais. A doena persiste; a famlia se recusou a internar a doente. Observao XIX. A.J..., mulata escura, cinqenta e cinco anos, teve onze filhos, seis dos quais esto vivos. Delrio de alucinao alcolica h longos anos com alternncias de melhora e de agravamento. Me alienada. Observao XX. Joanna, jovem de dezesseis anos, mestia de sangue indgena bem marcada pelos caracteres da raa vermelha. Tara hereditria pesada. Mal desenvolvida fisicamente; j teve duas ou trs vezes delrios polimorfos, mais ou menos longos. Nscia. Quando a vi, estava atacada por um delrio agitado, mas incoerente. Observao XXI. Valeriano Baptista, quarenta anos, mulato baixo e musculoso. Casado, quatorze filhos. Antecedentes hereditrios desconhecidos. Trabalha no campo. Delrio de perseguio com alucinaes mltiplas, sobretudo auditivas. Sem ser alcolatra, com

freqncia no est sbrio. Alienado h cerca de seis anos, a doena apresenta perodos de calma que lhe permitem voltar ao seio da famlia e retomar seus trabalhos habituais.

15 Observao XXII. Antonio Oliveira, cinqenta e cinco anos, mulato alto, magro, mas bem constitudo e ainda vigoroso. Falta de sobriedade. Casado com uma mulata j velha; tem vrios filhos que atingiram a idade adulta, alguns dos quais so casados. Antecedentes hereditrios desconhecidos. Delrio de perseguio sob a forma de um violento delrio de cimes; v em toda parte amantes de sua mulher, a quem acusa de infidelidade com a cumplicidade de seus prprios filhos. Toma mil precaues ridculas para surpreend-la; freqentemente a maltrata e a ameaa de morte. Por causa de suas perseguies, fui chamado a examin-lo a pedido das autoridades. Observao XXIII. F..., trinta anos, mulato claro, alto, vigoroso, bem constitudo. Antecedentes hereditrios desconhecidos. Atingido pela loucura h cerca de cinco anos, numa poca em que no morava em Serrinha. Parece ter tido um ataque de melancolia; atualmente delirante polimorfo; delrio hipocondraco, de perseguio, religioso, poltico, de grandeza, etc. Tendncia pronunciada demncia. Observao XXIV. - A..., mulato, vinte e oito anos, antecedentes desconhecidos. Hipocondraco, concepes delirantes provenientes de uma nevrose do estmago. Pouco tempo depois de minha partida de Serrinha, o revi no Asilo desta cidade; ele pedia que lhe abrissem o ventre para retirar os animais que o carcomiam. Observao XXV. M..., negra, trinta anos; histeria, delrio de possesso demonaca h meses. Antecedentes: descobri que ela descendia de pais africanos filiados seita iorub e conseqentemente exposta aos xtases e aos fenmenos de sonambulismo. Observao XXVI. J..., trinta anos, negro com lbio-leporino, imbecil; delrio de perseguio h dois anos. Antecedentes desconhecidos. As doenas orgnicas do sistema nervoso, tais como as mielites difusas e sistematizadas, especialmente tabes, so freqentes nessa zona e examinei mais de seis

16 casos. Deve ser observado que no estado da Bahia a tabes dorsalis uma molstia muito comum, como so comuns as localizaes da sfilis no sistema nervoso.

IV As notas e observaes precedentes mostram como so freqentes as manifestaes de degenerescncia na populao mestia. Trata-se agora de examinar e de discutir quais so suas causas e quais so as condies originrias. As condies locais, climticas, higinicas, sanitrias ou de consanginidade devem ser as mais importantes. A existncia de condies climticas locais, capazes de criar em Serrinha uma exceo no estado da Bahia inadmissvel. Foi a observao de casos semelhantes aos de Serrinha, provenientes de diferentes pontos do estado, alm do estudo direto da populao mestia do pas, que me convenceu do alto grau de freqncia entre ns da degenerescncia fsica e mental. Os casos observados em Serrinha me eram inteiramente desconhecidos e no houve tampouco uma escolha especial da localidade: me encontrei ali por acaso. No se pode, tampouco, invocar condies sanitrias especiais. No h, nessa circunscrio, nem endemias, nem epidemias que possam caus-las, e a localidade goza de uma grande reputao de salubridade. Sem dvida, a sfilis e o abuso de bebidas alcolicas devem ser vistos como responsveis por uma boa parte das manifestaes de degenerao e em nossas observaes insistimos em enfatizar sua influncia. Mas, primeiro, o uso de bebidas alcolicas nos centros rurais obrigatoriamente menos difundido que nas cidades, onde as bebidas fermentadas ou alcolicas so vendidas em toda parte; em segundo lugar, preciso atentar para a tendncia que a degenerescncia

17 cria em relao a essas bebidas, de modo que a embriaguez ao invs de ser uma causa poderia muito bem ser o simples sintoma de um desequilbrio mental destinado a se agravar sob a sua influncia, tanto no indivduo quanto em sua descendncia. uma idia que devemos ter sempre presente, para no nos enganarmos atribuindo ao vcio o que na realidade sua causa. Para tornar-se alcolatra, diz Fer13, preciso ser alcoolizvel e no h quem venda a sede de bebidas fermentadas. Entre o bbado e o dipsomanaco existe apenas uma diferena de moralidade e de impulso mrbida; mas s em aparncia que eles se constituem em espcies distintas. Poderamos dizer o mesmo dos excessos venreos, dos excessos do trabalho intelectual, etc., de tal modo que os hbitos viciosos que parecem as causas determinantes das psicoses, so em realidade os primeiros sintomas dum estado neuroptico. Nossas concluses sero as mesmas no que tange as localizaes nervosas da sfilis, cuja freqncia pode denunciar apenas uma degenerescncia latente. Mas sobretudo a consanginidade que vemos geralmente como causa eficiente dessas manifestaes, essa sendo a opinio corrente na localidade, o que contm

certamente uma grande parte de verdade. Os belos estudos sobre a consanginidade, no topo dos quais, como estudo de conjunto, quero colocar o importante artigo de meu eminente mestre e amigo, o professor Lacassagne14, deixaram fora de dvida a sua impossibilidade de causar sozinha a degenerescncia, no obstante ser uma causa de seu agravamento. Ora, no podemos negar que nossa tbua genealgica principal demonstra com eloqncia a grande influncia da hereditariedade consangnea sobre a degenerescncia da populao de Serrinha, mas impossvel atribuir-lhe uma ao maior.

13 14

Fer, La famille nvropathique. Paris, 1894, p. 14. Artigo Consanguinit, Dict. Encycl. des Sciences mdicales, de Dechambre.

18 Como fica evidente nesse estudo, no apenas existem em Serrinha vrias famlias degeneradas sem laos de parentesco entre elas, como vemos ainda a hereditariedade atravessar facilmente as barreiras do parentesco consangneo. realmente curioso ver na grande rvore genealgica o mesmo indivduo, casado sucessivamente com duas mulheres estranhas sua famlia, transmitir a tara hereditria aos filhos nascidos dessas duas unies. A observao XII nos mostra o marido infectado, verdadeiro louco moral, que transmite aos filhos legtimos que ele teve com uma prima a mesma manifestao de degenerao que transmitiu a uma filha adulterina, nascida de uma negra. As causas reais das manifestaes mrbidas ou de degenerescncia estudadas na populao de Serrinha devem ser mais longnquas e mais poderosas, e essas causas no so outras que as ms condies nas quais se efetivaram os cruzamentos raciais dos quais saiu a populao da localidade analisada. O cruzamento de raas to diferentes, antropologicamente, como so as raas branca, negra e vermelha, resultou num produto desequilibrado e de frgil resistncia fsica e moral, no podendo se adaptar ao clima do Brasil nem s condies da luta social das raas superiores. A degenerescncia das populaes mestias se constitui, sem dvida, num fenmeno muito complexo que no podemos reduzir a manifestaes mrbidas fatais ou irremissveis. Proteiforme, ela pode bem tomar formas que vo desde brilhantes manifestaes de

inteligncia, como entre os degenerados superiores, passando por uma mdia de capacidade social de tipo inferior, mal tocada por tendncias degenerativas, que tomaro corpo mais e mais nas geraes futuras, at as manifestaes estridentes da degenerescncia-

19 enfermidade, nas quais os estigmas se impem pelo franco desequilbrio mental ou sob a forma impressionante de monstruosidades fsicas repugnantes. Temos de convir, no entanto, que a degenerescncia-enfermidade aqui a conseqncia de uma fragilidade congnita, do germe de um desequilbrio diattico que trabalha para a extino da raa sem ser incompatvel com a existncia de uma sade vigorosa dos indivduos, nem, conseqentemente, com uma certa organizao social, ainda que precria, defeituosa e pouco slida. No seria, assim, justo considerar essas populaes mestias como enormes arraiais de enfermos ou de seres anormais; devemos ver a, sobretudo, predispostos, nos quais a porcentagem da degenerescncia-enfermidade pode ser bastante elevada, o que, nesse caso, pode servir para medir o grau de predisposio. Compreendida assim a degenerescncia das populaes mestias e conhecida a parte das manifestaes mrbidas que lhe cabe, torna-se evidente a fragilidade das objees que inferimos de excees aparentes ou de fenmenos mal interpretados. De fato, quis-se fazer acreditar que na esterilidade dos produtos do cruzamento que devemos procurar a demonstrao mais evidente da degenerescncia dos mestios; quis-se at ver uma identidade perfeita entre essa esterilidade e a esterilidade terminal da degenerescncia. Dixon afirma que a fecundidade dos mulatos se extingue na quarta gerao. No sei se essa afirmao do mdico americano se refere a uma degenerescncia mais aguda do mestio afro-anglo-saxnico, a dificuldade desse cruzamento sendo extrema, como se sabe. Mas, no que diz respeito aos nossos mulatos, ela est errada. As tbuas genealgicas que acompanham este trabalho demonstram uma exuberncia inesgotvel da eugenesia dos mestios brasileiros; at nas famlias mais degeneradas, vemos a linhagem se ampliar em

20 uma dezena de crianas. Este um fato constante e geral nas populaes mestias das regies centrais do Brasil: a fecundidade at excessiva. Vi com freqncia famlias que tinham mais de dez crianas: muitas tinham quinze, e algumas mais de vinte. Dessa perspectiva a doutrina monogenista no poderia ser mais falsa, j que pretendia fundamentar-se na esterilidade do cruzamento para provar a multiplicidade da espcie humana. Mas isso no demonstra de modo nenhum que as populaes mestias no sejam degeneradas; e, como tais, elas se conformam s regras gerais da degenerescncia humana. fcil ver em nossos quadros a freqncia da esterilidade degenerada das famlias com mais taras (tbua genealgica; obs. VI e VII) em manifesta oposio com a fecundidade geral das famlias mestias. Assim, a eugenesia dos mestios no contradiz a existncia da tendncia ou predisposio degenerao, que certamente no ainda a degenerescncia- enfermidade na qual, at entre os mestios, a esterilidade se manifesta com as caractersticas e o significado que lhe so prprios. A existncia de mestios que em tudo muito se aproximam, pelas caractersticas fsicas, das raas inferiores das quais provm, e so, no obstante, dotados de um grande talento, uma objeo que no tem mais valor. A inteligncia brilhante de alguns mestios conhecida e reconhecida. Mas esta inteligncia brilhante, salvo excees, geralmente superficial, incapaz de esforos, de uma ao continuada e durvel, alm do que esta vivacidade da inteligncia longe de ser uma negao pode ser uma simples manifestao de degenerescncia, freqentemente suscetvel de se associar a outras manifestaes similares. Um estudo minucioso e aprofundado dos mestios de talento ou de grande inteligncia seria instrutivo e til a esse respeito. Pelo menos o que se pode concluir do pouco que sabemos de nossos mestios dotados de grandes capacidades. Os trs irmos Rebouas foram notveis. Um deles foi

21 mdico e professor da Faculdade da Bahia; outro, engenheiro, foi professor da Escola Politcnica do Rio de Janeiro; o terceiro foi um eminente jurista. So eles em geral citados entre ns como sendo a negao mais formal da degenerescncia dos mestios. Mas esquece-se facilmente, ou finge-se ignorar, que o mdico foi atingido pela loucura, e dela morreu, e que o engenheiro recentemente ps fim a sua vida, recorrendo ao suicdio. Silva, tambm professor na Faculdade da Bahia, outro mestio notvel pelo talento, apresentado como prova do valor da mestiagem. Ora, todos sabem que Silva morreu de uma mielite e sua degenerescncia gensica que fazia dele um homossexual ativo notria. O eminente Barreto, um de nossos mestios de maior valor intelectual, levou sempre uma vida desregrada e morreu em conseqncia dela. Um de seus crticos (Araripe), antigo condiscpulo dele, observa, falando de seu lirismo como poeta, que ele se ressente da incurvel lubricidade da raa negra, qual pertencia. Outros mestios se mostraram superiores em nosso pas; talvez fosse fcil demonstrar sua degenerescncia ou a existncia de taras em suas famlias. que as caractersticas fsicas e morais das duas raas no se fundem nos mestios de modo a resultar sempre num produto mdio. Muitos exemplos, que no vale a pena lembrar aqui, demonstram que as qualidades fsicas e morais podem se transmitir formando combinaes muito variadas. Um mestio pode herdar a inteligncia da raa superior e outras caractersticas da raa inferior, como o caso do engenheiro Lislet Geoffray, correspondente do Instituto Francs15, inversamente, ou ainda em caso de fuso proporcional, certas qualidades das tendncias, dos instintos ou dos sentimentos das raas puras podem predominar. Esta desigualdade, entre os mestios, da influncia das duas raas que se cruzam um fato sancionado pela prtica mais distanciada da especulao cientfica.
15

In Quatrefages, Lunit de lespce humaine. Paris, 1861.

22 Nossos antroplogos j observaram que os mestios brasileiros no so igualmente dotados de boas qualidades. Couto de Magalhes afirma que o melhor mestio (de branco com ndio) aquele que resulta do tronco branco com no mximo um quinto de sangue indgena. Ladislau Netto observou em famlias mulatas que os filhos nos quais se acentuam as caractersticas da raa negra que so por vezes os mais inteligentes. Nesses casos, os mestios so mais ou menos retornados ao equilbrio de uma das raas puras, e se distanciam dos tipos rigorosamente mdios nos quais parece se revelar em toda sua plenitude, em toda sua brutalidade, o conflito que irrompeu entre qualidades psquicas e condies fsicas e fisiolgicas muito desiguais de duas raas profundamente diferentes, caractersticas que a hereditariedade fundiu numa combinao, num amlgama defeituoso, no produto resultante da unio, do cruzamento, das duas raas. Ora, se do antagonismo e da diferena entre as caractersticas antropolgicas ou tnicas das raas que se cruzam que devem vir todos os defeitos dos produtos mestios, como conseqncia de anulaes ou combinaes que podem ser feitas entre elas, claro que no podemos julgar a mestiagem em bloco, como fez Mme Clmence Royer, mas que preciso, ao contrrio, distinguir entre o cruzamento das raas prximas e pouco diferentes e aquele de raas antropologicamente muito distintas. Atualmente, todos os fatos confirmam inteiramente a seguinte opinio de Spencer, dada h um bom quarto sculo: Podemos acrescentar aqui, escreveu ele16, um problema geral de tipo diferente. Qual o efeito da mistura de raas na natureza mental?

Spencer, Essais scientifiques. La Psychologie compare de lhumanit, 1875. Trad. Francesa de A. Bendon, Paris, 1879.

16

23 Em todo o reino animal, temos razo para crer, todo cruzamento entre variedades que se tornaram muito estranhas umas s outras no produzem nada de bom fisicamente, ao contrrio, a unio entre variedades ligeiramente diferentes d bons efeitos fsicos. Ser que o mesmo ocorre na natureza mental? Considerando certos fatos, parece que a mistura entre raas de homens muito diferentes produz um tipo mental sem valor, que no serve nem para levar a vida da raa superior, nem a da inferior, que no apropriada a nenhum gnero de vida. Ao contrrio, povos com a mesma origem, que tenham vivido durante vrias geraes em circunstncias diferentes, e se separaram ligeiramente uns dos outros, apresentam, no cruzamento, como se v s vezes, um tipo mental superior, em certos aspectos. sobre essa distino que se funda o estudo recente de Fouille17, sobre a influncia dos cruzamentos no carter das raas. A dissoluo do carter provm aqui dos desdobramentos de tendncias hereditrias opostas que criam no mesmo indivduo correntes e motivos de deliberao, de ao, diferentes ou contraditrios. De fato, no se compreende que as caractersticas psquicas das raas possam ser respeitadas pelo cruzamento que desorganiza todas as caractersticas fsicas. Falando sobre as garantias necessrias de estabilidade e de certeza que permitem usar as caractersticas dos cabelos para a determinao dos tipos raciais, Topinard18 afirma que os cruzamentos os alteram, os desorganizam, como fazem com todas as outras caractersticas.

17 18

Fouille, Temperament et caractere selon les milieux, les sexes et les races. Paris, 1895. Topinard, Lhomme dans le nature. Paris, 1871.

24 preciso ainda acrescentar influncia da condio degenerativa do cruzamento simples a que resulta da no adaptao de uma das raas puras ao habitat fsico no qual os produtos mestios so destinados a viver, como no Brasil. Um erro no qual sempre incorremos o de supor que o cruzamento de raas diferentes, especialmente o da raa branca com uma raa inferior, pode oferecer a uma delas a fora da resistncia que ela precisa para enfrentar o clima inspito dos trpicos. Creio que esta iluso causada por uma induo no fundamentada, proveniente dos cruzamentos artificiais preconizados para os criadores de animais que conseguiram, atravs de uma interveno constante e inteligente, manter entre os mestios algumas qualidades teis ou rendosas. Seja permanecendo pura em relao a qualquer cruzamento, seja aliando-se s raas nativas, a raa branca degenera e se extingue quando limitada a viver nos climas tropicais. Vemos, sem grande esforo, entre os brancos do norte do Brasil, que em geral no obtm seus meios de subsistncia de rudes trabalhos agrcolas, uma raa que perece e se apaga. Seguindo uma famlia algo numerosa durante algumas geraes, descobre-se sem dificuldades sinais evidentes de degenerescncia mrbida que se acentuam. E se comparamos os brancos do norte do pas, inteligentes, mas plidos, anmicos, com um desenvolvimento fsico frgil, com os habitantes do sul, robustos, vigorosos, sadios e rosados, o contraste ser chocante. Pois bem, o elemento branco que se mistura no deixa de se extinguir, no cria uma causa menor de degenerescncia. Conheo inmeros casos nos quais os mestios, ainda que de segundo ou de terceiro sangues, tendo recebido uma dose nova de sangue branco, continuam a degenerar ao invs de melhorar. Os casos seguintes esclarecero esse aspecto.

25 Observao XXVII.- Portugus casado com uma mulata clara; seis filhos, muito claros. O mais velho, impetuoso, violento, nervoso; o segundo, neurastnico hereditrio desde muitos anos; uma menina atingida pela pequena histeria; uma segunda degenerada:

assimetria facial, histero-epilepsia, outra com boa sade, mas com tendncia a engordar; enfim, uma ltima, ainda pequena, tem boa sade at agora. Observao XXVIII. Portugus casado com uma mestia de branco e indgena. Seis filhos. O mais velho tem um temperamento nervoso; o segundo, degenerado, perturbado, tuberculoso; uma menina com histeria e tuberculose pulmonar; outra menina, mstica, pretende-se poeta; uma menina completamente degenerada; doenas com tiques, com acessos histrico-epilticos. Por ltimo, um adolescente que at agora apresenta um estado normal. Observao XXIXX.- Italiano, casado com uma senhora mestia quase branca, cinco filhos. O mais velho idiota, epilptico; a segunda, muito bonita, histrica, com muitas fobias. Duas crianas pequenas com uma assimetria facial notvel; outro taciturno. Observao XXX. Alemo casado com uma mulata escura, cinco filhos. Um taciturno, concentrado, dissimulado; outro alienado, esteve internado na Alemanha e no nosso Asilo; um que parece normal e duas meninas nas mesmas condies. No pretendo discutir a no adaptao da raa branca aos climas trridos nem a dos negros aos climas frios. Permitam-me, no entanto, lembrar que os holandeses, que ocuparam o norte do Brasil durante quase trinta anos, no deixaram outros vestgios de sua linhagem que no alguns nomes de famlia, ao passo que as colnias alems do extremo sul, nas quais os negros decrescem numericamente, esto em plena prosperidade.

26 Quatrefages19, monogenista notvel, e partidrio decidido da unidade da espcie humana, pode escrever: verdade que o europeu branco transportado abaixo da linha [do Equador] ou s regies intertropicais definha e perece freqentemente sem deixar posteridade ou essa se extingue ao fim de um pequeno nmero de geraes. verdade que o negro africano emigrado para a Europa freqentemente morre de tsica. tambm verdade que na nossa colnia da Arglia a mortalidade dos adultos, e sobretudo a das criana , bastante superior a que observamos na me ptria. Mas de que perspectiva podem essas verdades ser invocadas a favor do poligenismo? A raa, como vimos, antes de tudo um produto do meio. Formada sob o imprio de certas condies de existncia e encontrando-se bruscamente sob novas condies de existncia, surpreendente que ela sofra e as vezes sucumba na luta entre o organismo e o mundo exterior? Ao contrrio, a aclimatao imediata em tais condies que seria inexplicvel a partir das idias que defendemos. Esta eliminao das raas inadaptveis se d naturalmente por processos de degenerescncia que tem como mediadores os estados anormais ou mrbidos cuja freqncia entre os mestios brasileiros nos parece abundantemente demonstrada neste estudo. Eis porque afirmo h muito tempo que a populao do norte do pas est fatalmente destinada a diferenciar-se mais e mais da populao do sul num sentido desfavorvel, primeiro pela raridade, e em seguida pela completa extino do elemento branco. As questes que se vinculam aclimatao so muito complexas, mas ningum poder afirmar que a mestiagem, de fato, cumpre as condies necessrias para a aclimatao lenta e progressiva.

19

Quatrefages, Lnit de lspece humaine. Paris, 1861, p. 368.

27 Na mestiagem, o elemento no adaptvel encontra assim, bruscamente, novas condies de existncia; ele degenera, enfraquecendo-se gradualmente pela sobrevivncia dos mais adaptveis, isto , daqueles nos quais predomina o sangue indgena.

V Crime. A criminalidade dos povos mestios ou de populao mista como a do Brasil do tipo violento: um fato que nos parece suficientemente demonstrado A impulsividade das raas inferiores representa certamente um fator de primeira ordem nesse tipo de sua criminalidade, mas se compreende facilmente que a impulsividade criminal pode ser e ser em grande parte uma simples manifestao da anomalia que faz com que os criminosos sejam seres que no podem se adaptar, se acomodar ao seu meio social, refratrios que so norma social sob a qual deveriam viver. Essa anomalia uma verdadeira equivalncia de outras formas de degenerao com as quais o crime pode, segundo o caso, se aliar ou se alternar na mesma famlia. A degenerescncia dos mestios devia ter uma influncia decisiva e predominante sobre sua criminalidade, o que era de prever, mas no seria justo inferir da que essa criminalidade deva ser forosamente muito elevada, pois compreendemos perfeitamente que a degenerescncia, sob a influncia de causas mltiplas e difceis de precisar, difceis mesmo de conhecer, pode tomar formas variadas: mais criminosas aqui, mais vesnicas l, e assim por diante. Assim entendeu Mme. Clmence Royer20 quando dizia: Se cada indivduo o resultado hereditrio de sua genealogia total, concebe-se que, dado o fato das variaes indefinidas desse resultado, as anomalias anatmicas se reproduzem em certos indivduos
20

Actes du deuxime Congrs international danthropologie criminelle, tenu Paris, 1890, p. 171.

28 sem estarem ligadas a anomalias morais, ou inversamente; e que, finalmente sob as

mesmas influncias do meio, indivduos inatamente diferentes, reagem de modo to diferente que uns permanecem honestos enquanto outros se deixam levar pelo crime. ... Se os mestios no so, de modo nenhum, em geral, degenerados fsicos; se as vezes eles parecem ricamente dotados, tanto do ponto de vista da energia vital quanto do da inteligncia, podemos dizer que entre eles a inteligncia parece mesmo tanto mais ativa e mais potente porque ela no nunca perturbada pela conscincia. Se a violncia, e at a impulsividade inata das raas inferiores, deve exercer uma influncia decisiva sobre a qualidade dos crimes, pode bem no ter nenhuma influncia sobre sua quantidade. Spencer observou que existem muitos selvagens, sobretudo os da Amrica, dotados de uma apatia extrema; ele busca explicar esse fato por uma predisposio constitucional orgnica. Pode ser, diz ele21, se as raas americanas no se mostram dispostas a agir depois do primeiro impulso, que esse defeito provenha de uma inrcia constitucional. E no entanto esta apatia no exclui entre eles as exploses de um furor violento provocadas as vezes por causas da menor importncia. Pois bem, em Serrinha a criminalidade muito baixa: estamos longe de poder dizer o mesmo da populao mestia do pas. A falta de estatsticas no nos permite fazer um estudo comparativo da criminalidade baiana. Neste pas, os ensaios de estatstica feitos at hoje nos autorizam apenas a confirmar, de maneira geral, as concluses as quais chegaram em seus estudos, em grande parte sem estatsticas rigorosas, de Flaix22, para os Estados

21 22

Spencer, Principes de sociologie, trad. Par E. Cazelles, Paris, 1886, p. 83. Fournier de Flaix, La criminalit aus tats-Unies, Revue scientifique, 1893.

29 Unidos; Kocher23, para a Arglia; Bertholon24, para os muulmanos da Tunsia; de Lorion25, para a Conchincina; Gentini26, para o Mxico; Corre27, para as colnias francesas, isto , que o tipo violento predomina na criminalidade da populao de cor. o que podemos concluir, no que diz respeito ao Brasil, das estatsticas limitadas ou muito incompletas de Clovis Bevilaqua28, para o Cear; de Candido Motta29, para So Paulo; de Saraiva30, para Minas Gerais. Mas do fato de que em Serrinha a criminalidade seja baixa, no se pode concluir que a degenerescncia, to nitidamente existente nesse local com seus traos mrbidos, no exera uma influncia muito forte nas manifestaes criminosas. Para convencer-se de que a criminalidade tambm a uma simples manifestao da degenerescncia produzida pela mestiagem, suficiente ler a histria das duas famlias das quais se vai falar, nas quais vemos a criminalidade associar-se franca e intimamente com as mais graves manifestaes mrbidas da degenerescncia fsica e psquica. Os dois casos so extremamente curiosos. Primeira famlia. Publiquei, em 189431, uma observao sobre um menino preso na penitenciria da Bahia por ter assassinado seu pai. Esse menino, que mostrava a perversidade mais profunda, no apresentava nenhum estigma fsico de degenerescncia; no conhecendo a histria de sua famlia, me limitei a

Kocher, La criminalit chez les Arabes en Algrie, Paris, 1884. Bertholon, Esquisse de lanthropologie criminelle des Tunisiens Musulmans, Archives dAnthropologie Criminelle, 1889. 25 Lorion, Criminalit et Mdecine judiciaire em Cochinchine, Archives dAnthropologie Criminelle, 1887. 26 Gentini, La criminalit nel Messico, Archivio di psychiatria, scienze penali ed anthropologia criminale, vol.IX. 27 Corre, Etnographie criminelle, Paris, e Le crime em pays croles, Paris. 28 Bevilaqua, Criminologia e Direito, Bahia, 1896. 29 Candido Motta, Relatrio, So Paulo,1894. 30 Saraiva Salvinho, Relatrio, Minas Gerais, 1894. 31 Nina Rodrigues, As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil, Bahia, 1894, p. 148.
24

23

30 concluir que nos encontrvamos em presena de um criminoso nato. A reproduo dessa observao talvez tenha interesse. Observao XXXI32. O menor Jos dArajo, de Santo Antonio das Queimadas, recolhido casa de correo at completar dezessete anos [ (artigo 13 do cdigo penal do imprio)] por haver, na idade de nove para dez anos, assassinado o prprio pai, obrando com discernimento. H mais de quatro anos conheo este *jovem* criminoso e tem sido sempre a mesma a narrao do seu crime, feita alis sem revelar o menor sentimento de pesar. A mandado de um inimigo do pai, o qual lhe deu de recompensa uma moeda de quarenta ris, resolveu cometer o parricdio. O pai estava ausente. Na noite do crime, deitou-se o menor, como de costume, numa mesma cama com os irmos e adormeceu. Acordado alta noite, viu o pai que era chegado e dormia em uma rede no mesmo aposento da choupana que habitavam. Levantou-se ento, foi a um canto, onde se achavam as armas de caa, tomou uma velha espingarda de pedra que sabia carregada, foi buscar um tio aceso e com ele fez disparar a arma, matando instantaneamente o pai, que foi ferido na cabea. Esta a histria que ele tem sempre referido, e sabida de todos na penitenciria. Interrogando-o convenientemente, verifiquei que ele no havia dado desde o comeo esta informao s autoridades, e s acusou de mandante ao inimigo do pai dois meses depois de preso. Da guia que o acompanhou penitenciria, *lacnica*, consta que no ficou provada a existncia de um cmplice, no havendo provas contra o acusado. No pude consultar o processo.

32

NT. O caso vai aqui transcrito conforme est em As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil, pp.189- 193, Salvador: Livraria Progresso Editora, 1957. Salvo outras pequenas variaes, decorrentes da verso, as palavras ou trechos entre colchetes constam do livro e foram omitidos na verso francesa; as palavras ou trechos entre asteriscos foram acrescentados na verso francesa.

31 Este menino, que j era rfo de me, morta de parto, vivia com mais cinco irmos, *ou irms*, em companhia do pai que, sendo pobre, com eles se ocupava na pequena lavoura de que subsistiam. Nem ele, nem os irmos, havia recebido instruo de espcie alguma. Transferido para esta cidade, *este criminoso precoce*, foi colocado na penitenciria para aprender o ofcio de sapateiro. O tratamento moral que devia receber naquele meio j produziu todos os seus efeitos naturais e lgicos, e a obra est completa. O *criminoso* tem dezoito anos, ladro, pederasta passivo, jogador, bbado, um ser completamente desmoralizado, enfim, um incorrigvel temvel. H pouco tempo, servindo-se de chaves falsas, roubou matria prima de arrecadao, a mandado de terceiro protesta ele. A administrao est informada de que esteve amasiado com um companheiro como pederasta passivo durante dois meses. Por infraes disciplinares de toda sorte, jogo, embriaguez, vive constantemente em castigo. O administrador afirma que no sabe mais o que h de fazer dele. [Resolvi-me a completar o estudo deste criminoso.] um pardo em que o os caracteres do mulato e do mameluco
33

esto bem

combinados. Ainda completamente imberbe; apenas ligeiro buo. No apresenta deformao ou estigma fsico, no canhoto, nem ambidextro. As medidas ceflicas tomadas do os seguintes resultados: Dimetro antero postero mximo............180 mm Dimetro transverso mximo.................. 155mm Dimetro frontal mnimo......................... 110mm Dimetro frontal mximo......................... 150mm
33

*Produto de branco e ndio*.

32 Altura nasal................................................... 52 mm Largura nasal..................................................42 mm Donde calculamos um ndice ceflico hiperbraquicfalo de 86,11 e um ndice nasal de 80,75 [80,76]. A fisionomia do criminoso sem expresso, tem aparentemente um ar de submisso que parece convencional; de fato ele impassvel referindo o crime em todas as suas minudncias como se se tratasse da coisa mais natural do mundo.[Todavia nem faz garbo do crime, nem revela logo primeira vista o cinismo do menor que far objeto da observao seguinte.] Por que parte entram nesta conduta a perversidade congnita e o lapidamento da priso, o que no posso dizer. [Embora com dificuldade, consegui hipnotizar o criminoso e desde ento] procurei indagar que influncia podiam ter exercido no seu esprito a suposta ordem do inimigo do pai e a do companheiro a quem imputa a sugesto do roubo. [Hipnotizado, revelou o criminoso] *Assim, tentei hipnotiz-lo, mas o criminoso logo confessou* que tal ordem nunca havia existido e que o verdadeiro mvel do crime havia sido a circunstncia de ter ele, na ausncia do pai, cortado um p de mandioca e prometido um tio que assim que o pai chegasse lhe havia de comunicar o fato para que ele castigasse o filho. Foi, pois, para evitar o castigo que este cometeu o parricdio. Da em diante [mesmo em viglia] o menor passou a contar-me o fato por este modo, confessando que tinha sido falsa a inveno de um mandante.[Tambm por este meio consegui] *Obtive igualmente * a confisso completa dos seus hbitos pederastas que at ento ele teimava em negar.

33 Nada indica que este rapaz tenha sido vtima de sugestes estranhas na prtica dos seus crimes.[ Continuo a estud-lo, mas no de difcil hipnotizao34] *Ele difcil de hipnotizar * e ope * rudes * obstculos s sugestes, aparentando aceit-las, mas sendo realmente muito dissimulado. Trata-se neste caso de um criminoso nato, ou de criminoso de hbito aperfeioado pelo meio? Esta ltima classificao tem em seu favor a falta dos grandes estigmas fsicos do criminoso nato. Mas a [precocidade]* perversidade * deste criminoso, a natureza do seu crime em que se revela uma ausncia completa do sentimento de piedade, ou pelo menos de simpatia para com o seu progenitor, a futilidade do mvel, pois que para evitar um castigo, qualquer criana normal teria fugido ou procurado apadrinhar-se, a inveno mentirosa * e perversa * de um mandante, atribuindo o crime a um indivduo que sabia inimigo de seu pai, a insensibilidade moral, a indiferena que revela em todos os seus atos, tudo enfim me faz crer que se trata de um grande criminoso da classe dos criminosos natos.35 Pois bem, hoje, quatro anos aps a publicao dessa observao, encontro em Serrinha uma parte da famlia deste criminoso, e pude me convencer que nesta criana a criminalidade nata apenas a manifestao de uma degenerescncia muito grave da famlia que, se nele revelou-se pela obliterao moral que conhecemos, em seus primos se traduz nos defeitos fsicos mais graves. Ele tem cinco primos, quatro dos quais examinados por mim tem as mais graves manifestaes teratolgicas. Alm disso, contam-se entre seus ascendentes, trs casos anlogos, trs pessoas que so o que a famlia chama em sua

34

NT.De acordo com a frase seguinte, talvez o no tenha sido includo por erro de composio na edio brasileira. 35 NT: Aqui termina o trecho do original em portugus de As raas humanas.

34 linguagem vulgar de entrevados. Apresentamos abaixo a tbua genealgica (2) dessa famlia mestia. Essa associao, numa mesma famlia, de casos de teratologia fsica e moral como manifestaes independentes uma da outra no poderia ser mais instrutiva. Nada demonstra melhor que o crime ou o vcio, de um indivduo em aparncia so e normal, pode ser expresso da mais profunda anomalia mental. A parada no desenvolvimento, e outras manifestaes teratolgicas da constituio mental, comparveis s que observamos no fsico, no portanto, como se h dito, uma simples inveno terica. Segunda famlia. Se a famlia da qual acabamos de falar notvel do ponto de vista de diversas manifestaes que esto a ela associadas, aquela da qual vamos tratar em seguida no o menos, pela evidncia com que ela demonstra a influncia da transmisso hereditria de qualidades tnicas aos mestios, como fator de sua criminalidade degenerada. Observao XXXII.- Duplo assassinato cometido por um soldado que, tomado de um acesso de furor destrutivo, s pode ser dominado a tiros de espingarda. A dez de fevereiro de 1898, o soldado de polcia Lino, irritado com seus camaradas, se ps a percorrer a cidade de Serrinha, bebendo cachaa em todos os bares que encontrava e declarando a todo mundo que faria uma desgraa naquele dia. Pelas trs horas da tarde, no porto do quartel, ele conversava com a sentinela, que lhe dizia para no acrescentar atos a tais bravatas, quando de sbito se apropriou de uma espingarda Comblain e a descarregou quase toda sobre seu camarada, que foi derrubado: a bala atravessara seu peito. Os outros soldados que compunham o pequeno destacamento encarregado de policiar a cidade fugiram espantados. Lino se apoderou ento de todas as armas e munies, encheu a cartucheira e os bolsos de cartuchos e, arma em punho, se

35 colocou na defensiva. O sub-tenente Costa, comandante do destacamento, dirigiu-se a ele e lhe ordenou que depusesse as armas; em resposta, Lino abriu fogo contra o oficial que, com o peito atravessado por uma bala, conseguiu com grande custo chegar a uma casa vizinha onde em seguida encontrou abrigo do furor daquele possudo e a morte duas horas depois. O criminoso, evidentemente excitado, mas sem aparncia de uma embriaguez bem caracterizada, ficou passeando frente ao quartel, sempre com a arma na mo, ameaando todo mundo aos gritos; provocante, desafiava a todos e a cada um a vir prend-lo, apontando a arma para aqueles que o olhavam. Num piscar de olhos, todas as portas da pequena cidade se fecharam e o lugar no qual os crimes foram cometidos ficou deserto. Testemunha ocular desse fato, acompanhei todas as peripcias da janela de uma casa na qual morava, situada em frente. Durante mais de uma hora, vi Lino, sempre num estado de extrema agitao, passeando de um lado para outro no lugar, apontar a espingarda na direo das casas vizinhas, ir at aquela na qual o oficial encontrara abrigo, tentar forar a porta a coronhadas, continuando a falar em altos brados e a ameaar todo mundo. Por fim, e sob ordens da autoridade, um soldado fez fogo sobre ele e o deixou estendido. Fui v-lo imediatamente. Encontrei-o expirando, a boca cheia de uma espuma sangrenta, a fronte coberta por um suor abundante. Fiz sua autpsia e escrevi meu relatrio do qual apresento aqui alguns trechos: Lino no apresenta nenhuma anomalia importante. um mulato escuro de cabelos crespos, quase imberbe, com apenas alguns fios de bigode. Tomei suas medidas que deram os seguintes resultados: Altura..............................................1,70m Envergadura...................... ............. 1,75m Circunferncia torxica....................0,86cm

36 A cabea era bem conformada, o crnio no apresentava nenhuma anomalia. A calota craniana se encontra no laboratrio de medicina legal de nossa Faculdade. Medidas craniomtricas: Dimetro antero-posterior.....................................180mm Dimetro transversal.............................................166mm Circunferncia horizontal total............................. 520mm Circunferncia transversal.................................... 310mm Circunferncia antero- posterior........................... 270mm Arco frontal........................................................... 120mm Arco parietal......................................................... 110mm Arco ocipital......................................................... 090mm Donde calculamos um ndice ceflico ultra-braquicfalo de 90,22. O rosto, sem assimetrias, mede: Do queixo linha dos cabelos......................180mm Dimetro bi-zigomtico...............................125mm Altura nasal................................................... 040mm Largura nasal................................................ 043mm Donde um ndice nasal de 107,40. A orelha direita um pouco maior do que a esquerda. V-se no antebrao esquerdo as letras A M J tatuadas grosseiramente como so as tatuagens de nossa populao, e sobre o peito, abaixo da clavcula esquerda, as iniciais do criminoso, L F P. No descobrimos qualquer aderncia de membranas no encfalo, que no apresenta qualquer alterao notvel; as circunvolues mais importantes eram normais.

37 Infelizmente o encfalo no pode ser conservado, por falta de reativos. No entanto, eu o pesei. Encfalo............................................1.275 gramas Crebro total...................................................1.093 Hemisfrio direito............ ............................... 550 Hemisfrio esquerdo....................................... 545 Cerebelo.......................................................... 148 Medula alongada, istmo do encfalo................. 28 A diferena de peso entre os dois hemisfrios no deve ser vista como uma anomalia Ela causada naturalmente por uma desigualdade na separao das duas metades do crebro. Atribuo tambm a um efeito da diviso a pequena diferena que existe entre o peso total do encfalo e o de suas partes separadas. Seja como for, o peso enceflico deste criminoso baixo. A histria de Lino bem instrutiva. Ningum disse que ele tinha ataques. Mas no h dvida de que se tratava de um impetuoso, um violento. Ele era reservado, taciturno, falava pouco, calma e pausadamente, mas frequentemente tinha acessos de clera violenta. Vivia em concubinato com a viva de um soldado, me de um filho de alguns meses, e vrias vezes ameaara pegar a criana pelas pernas e lhe quebrar a cabea na parede, e isso por futilidades. No regimento de polcia, um dia feriu gravemente um de seus camaradas e foi posto na priso por causa disso. Bebia muito, mas no era propriamente o que se pode chamar de um bbado contumaz. Seu estado de furor no momento em que cometeu os ltimos crimes pode ser evidentemente considerado como uma manifestao de ebriedade patolgica num indivduo de temperamento epilptico; mas esse temperamento vinha da famlia, um legado

38 hereditrio que a mestiagem no alterou, mas, ao contrrio, exagerou a impulsividade de seus avs selvagens.

Abaixo, a rvore genealgica de Lino [quadro 4]:

Primeira famlia Dois filhos 1 A. homem 2 B. mulher

Segunda famlia Dois filhos 1 C.- homem 2 D. mulher

A . casa com D. Nascem E. homem, violento e impetuoso (Obs.XXXIII) Felipe, assassino (Obs.XXXIV)

C. casa com B. Nascem Vrios filhos, um, Bude, normal e pacfico. Casado. Bude tem onze filhos, um Lino (Obs. XXXII)

Linha colateral cujos antecedentes so desconhecidos: Clemente, mestio quase negro. Briguento, tentou assassinar seu patro, que acusa de ter atentado contra a honra de sua filha e que recusava-se a pagar indenizao. Tio de C. e D. por aliana, , portanto X., mulher de Clemente

39 irmo do bisav/bisav deLino.36 Muitos filhos, um negro e alcolatra contumaz Muitos filhos, um assassino(Obs. XXXV)

A histria dos membros anormais dessa famlia, ainda que resumida, tem grande valor, j que facilita extremamente a compreenso exata da impulsividade dos mestios. Observao XXXIII. O mestio C..., irmo do assassino Manoel Felipe, um homem de cerca de cinqenta anos, escuro, com caractersticas bem ntidas de negro e indgena. um vaqueiro, considerado pelas pessoas da vizinhana como um homem srio. Extremamente colrico, no pode tocar em bebidas alcolicas sem se tornar provocativo, briguento e sempre acaba por chegar violncia e at ao crime. Ele me disse que evita as discusses e tem tanto medo de no poder se controlar que, quando insultado, foge dos lugares onde se encontra. Observao XXXIV. Manoel-Felipe, irmo do anterior, mestio escuro, mostrando igualmente as caractersticas do negro e do indgena bem acentuadas (ver a fotografia 2, tirada na penitenciria). No dia 9 de dezembro de 1888, s sete horas da noite, Manoel assassinou a jovem Isabelle, a quem queria simplesmente castigar. Encontrando Isabelle na porta da cabana em que moravam, comeou a discutir com ela, cobriu-a de golpes de faca e quando abandonou sua vtima ela no era mais que um cadver coberto de feridas. O assassino estava sob o jugo de um forte acesso de violncia.

36

NT. Se Clemente era tio por aliana de C. e D., teria sido casado com uma irm do pai ou da me deles e, portanto, no era irmo do bisav ou bisav de Lino, mas sim seu cunhado. Ver, no final, as genealogias recompostas a partir da descrio de Nina Rodrigues, onde esta entra como a de nmero 4.

40 Ele tentou fazer com que os vizinhos acreditassem que a jovem infeliz tinha cado vtima de um ataque; preso, ainda procurou resistir. Felipe magro e alto, mede um metro e 72 de altura e um metro e 76 de

envergadura. ainda vigoroso apesar de ter cerca de sessenta anos, e no apresenta anomalias nem estigmas dignos de chamar a ateno. Alegre, ele conversa e brinca por iniciativa prpria e ri de si mesmo. Sua conduta na cadeia, onde est desde 1889, exemplar: um prisioneiro moderado, obediente, trabalhador. Quando o interrogo sobre as causas de seu crime, ele me responde que no estava bbado e que no sabe como pde fazer tal coisa. O cime tinha se apoderado dele h algum tempo; ele queria castigar a vtima, com quem vivia maritalmente, e que o enganava: tomado de fria, ele viu tudo vermelho e quando voltou a si, sua amante estava morta. As testemunhas declararam que ele no estava bbado e ele observa que tem o hbito de beber, o que o torna simplesmente alegre e falador quando se embriaga. Todos concordam em dizer que ele sempre foi moderado, pacfico, e em geral se surpreendem de que ele tenha cado no crime. Nesse individuo violento, o cime num grau extremo e provavelmente tambm um pouco de lcool constituram as causas emotiva e txica da embriaguez patolgica. Observao XXXV. O jovem Paulino, de 13 anos, primo de Lino, tambm um assassino precoce em quem se revela, de maneira bem acentuada, o sentimento de vingana adiada, costume entre seus avs ndios. No natal de 1893 (noite de 24 de dezembro), Paulino foi pedir ao pai de Jos, outro menino de treze anos, para deixar que este sasse noite; eles iriam juntos participar da festa. A autorizao foi dada e os meninos saram.

41 Enquanto se divertiam, Paulino, aproveitando-se de um momento em que seu camarada estava distrado, o assassinou a pauladas na cabea e na nuca. Jos caiu inerte e pouco depois exalou seu ltimo suspiro. Qual era a causa do crime? No natal do ano anterior, Jos havia dado algumas pancadas em Paulino, derrubando as laranjas que ele apanhava da rvore para vender. Paulino jurou ento matar seu amigo um ano mais tarde, na mesma festa, e acabava de cumprir de maneira triste sua ameaa. Esta raiva concentrada durante um ano, e que se traduziu num ato de vingana premeditada e executada com data fixa, caracteriza bem a perverso desse menino, ou um simples legado hereditrio de seus avs indgenas para quem a vingana era uma obrigao moral e quem deixasse de cumpri-la seria banido da tribo, desonrado como covarde? Algum lhe perguntara na manh na qual aconteceu o evento porque ele estava armado com um porrete anguloso. para beber sangue na Pedra (lugar onde ocorreu o crime), respondeu ele. A facilidade com que a impulsividade selvagem se transforma em manifestaes mrbidas de clera entre as raas inferiores supostamente civilizadas e entre os mestios, tomando uma forma obviamente epileptide, mostra o alto grau de desequilbrio no qual eles vivem e as condies precrias de sua adaptao vida civilizada. Os equivalentes psquicos da epilepsia so muito freqentes nessa populao e se, para se conformar s exigncias da doutrina do livre-arbtrio, ainda que relativa, da escola clssica, devssemos avaliar a represso dos crimes cometidos entre ns, considerando os criminosos como alienados violentos, a regra geral seria a impunidade.

42 Encontramos casos, como na observao seguinte, que, alis, no provm de Serrinha, nos quais os estigmas da degenerescncia so evidentes e nos quais o diagnstico de epilepsia psquica encontra, para os que sabem ver, o apoio dos sinais fsicos. Geralmente, no entanto, a impulsividade epilptica de nossa populao trai apenas uma adaptao imperfeita ou a degenerescncia da mestiagem. Observao XXXVI. Francisco V..., negro, quarenta e cinco anos, assassinou duas mulheres, na estrada, a golpes de foice, durante a jornada de trabalho do dia primeiro de outubro de 1889. Uma delas, sua antiga concubina, que o tinha abandonado porque ele era preguioso e violento, era incessantemente perseguida e ameaada por ele. Na penitenciria, V... nos relatou o crime da seguinte maneira: Embora separado de sua amante, ele decidiu um dia de manh ir at sua casa buscar uma foice que tinha deixado l. No encontrando ningum na casa, viu uma garrafa que conhecia bem e bebeu um pouco de cachaa. Sentiu-se fora de si, excitado, exaltado, no podendo se dar conta do que fazia. Foi nesse estado que saiu, tomou a estrada, e a uma certa distncia encontrou as duas mulheres que seriam suas vtimas; ele se joga sobre elas, corta a cabea da primeira, abate a segunda, que tentava fugir, e corre atrs de um jovem que as acompanhava. Mais adiante, ele encontra uma criana que no conhecia, persegue-a inutilmente, e, tendo perdido a noo exata das coisas, vai em direo a cidade de Nazar, e ao acordar encontra-se no hospital. Ao chegar na cidade, o criminoso entra numa venda , compra e toma um pouco de bicloruto de mercrio e vai se entregar autoridade judicial, confessando seu crime. Ele acrescenta que est envenenado; comea a vomitar; ento que o levam ao hospital no qual d entrada como emergncia.

43 Nos exames que fiz nesse individuo, estive principalmente preocupado com as modificaes pelas quais a memria passou ou podia ter passado. V... se lembra perfeitamente de ter atacado as duas mulheres e conserva, ainda que de maneira confusa, a lembrana de sua posio e do lugar onde elas caram; ele lembra em parte da fuga, da perseguio da criana, mas sua memria no conserva trao do que se passou a partir de sua entrada na cidade, e o que ele sabe, ouviu dos soldados ou de outros detentos. Tem, no entanto, algumas lembranas e parece que com algumas informaes sua memria revive, ao menos no que diz respeito a alguns pontos. Ele acredita em seu envenenamento, mas o atribui bebida alcolica que tinha tomado. Como podemos ver ao examinar a figura 3, V... um negro muito preto com um leve grau de assimetria frontal; suas orelhas so muito deformadas. Ele canhoto e tem uma certa fraqueza no membro inferior direito. Os membros superior e inferior do lado esquerdo so maiores do que os do lado direito. Ele conta que na adolescncia contraiu uma molstia na floresta que comeou com uma completa perda de sentidos. Mas este um ponto que no pude elucidar e no sei a verdade a este respeito. Ao chegar penitenciria, ele mostrou uma perda absoluta da memria e se queixava de fraqueza; tais incidentes desapareceram. Ele est detido na penitenciria da Bahia h oito anos, sua conduta excelente e ele aprendeu o ofcio de charuteiro. Nunca teve ataques de qualquer tipo e ningum observou que tenha tido ausncias; sua humildade beira o servilismo: poder-se-ia falar de uma verdadeira apatia. Esse servilismo deve ser considerado como elemento do carter epilptico, se lembrarmos que antes do crime ele era visto como violento e preguioso. Assim, nesse indivduo degenerado e impulsivo, as exaltaes de uma briga com sua amante, talvez ampliadas pelas decepes causadas pela perda dos bens que ela herdou, e

44 um certo cime, com a ajuda dos efeitos do lcool, provocaram uma crise de epilepsia psquica que teve o crime como conseqncia e no mais se apresentou desde ento. O jri o condenou s gals perptuas, considerando que o crime teve por motivo o desejo de se apropriar dos bens da vtima.

Podemos, ento, concluir que o crime, como as outras manifestaes de degenerescncia dos povos mestios, tais como a teratologia, a degenerescnciaenfermidade e a degenerescncia simples incapacidade social, est intimamente ligado, no Brasil, decadncia produzida pela mestiagem defeituosa de raas antropologicamente muito diferentes e cada uma no adaptvel, ou pouco adaptvel, a um dos climas extremos do pas: a branca ao norte, a negra ao sul. A associao do crime a francas manifestaes degenerativas e sua caracterstica de retorno aos sentimentos indomveis dos instintos inferiores, brbaros ou selvagens, no deixa qualquer dvida a esse respeito. Vemos com freqncia entre pessoas da raa negra a sensualidade tomar um aspecto francamente patolgico, ou pelo menos de degenerescncia manifesta. Sabemos que nos Estados Unidos uma das causas mais freqentes de linchamento nos estados do sul a violao de jovens brancas pelos negros que geralmente terminam por matar suas vtimas. Temos procurado ver esses crimes como uma das conseqncias do dio entre raas, to intenso naquele pas. A observao prova que entre ns casos anlogos no podem ser interpretados desse modo e que eles freqentemente se explicam por uma tendncia sdica dos negros com temperamento epilptico. A observao seguinte, publicada pelo Dr. Souza

45 Gomes na Revista mdico-legal da Bahia37 curiosa a este respeito e de fato comprovadora. Observao XXXVI. No dia 31 de janeiro de 1895, s 11,30 da noite, num bairro do

Rio de Janeiro, o negro Antonio Victor bateu porta de uma famlia composta de trs pessoas: o marido, a esposa e uma criana de cinco anos. A famlia tendo recusado abrir e o agressor tendo insistido, o marido saiu com a esposa em busca de socorro, deixando na casa a criana dormindo. Ao voltar, encontraram a janela arrombada, a criana morta e violada, o negro deitado ao lado e, diz-se, fingindo dormir. O cadver da criana estava coberto de contuses e o perneo inteiramente despedaado. Antonio Victor (figura 4) tem trinta e cinco anos. O Dr. Souza Gomes o descreve da seguinte maneira: Grande corpulncia, fronte estreita, rosto largo, arcadas superciliares proeminentes, espao inter-ocular grande, nariz pequeno(bem achatado), lbios grossos, prognatismo bem acentuado do maxilar superior, queixo afundado, lbulos das orelhas aderentes, partes sexuais normais. Altura de 1, 74. Envergadura de 1.84. ndice ceflico 77,94. A impulsividade do agressor que se traduziu na extenso das leses produzidas; a imprevidncia inexplicvel de que ele deu provas ao permanecer deitado ao lado de sua vtima, os rgos sexuais descobertos, at a volta dos pais, quando teria sido simples fugir; a recusa formal em confessar seu ato apesar da evidncia esmagadora, tudo concorre para provar, ou ao menos permite acreditar, que o sono que fechava seus olhos no momento no qual foi encontrado, na posio que conhecemos, no era fingido, e devemos mais bem crer que era o final de uma crise epilptica que no deixou no criminoso a menor lembrana de seu crime, da sua negao obstinada.
37

Souza Gomes, Criminologia brasileira, Revista mdico-legal, 1897, p. 135.

También podría gustarte