Está en la página 1de 8

MESTRADO EM MEMORIA SOCIAL E BENS CULTURAIS UNILASALLE

DISCIPLINA DE MEMRIA SOCIAL

Cemitrios de Animais
Locais de Memria

HIR SOARES JUSTO

Julho de 2011

CEMITRIO DE ANIMAIS: REAIS E VIRTUAIS

O tema deste artigo o espao urbano e virtual construdo especificamente para acomodar os animais de estimao aps sua morte, na sua dimenso fsica e simblica. Ao pesquisar na web o vocbulo cemitrios aparecem estes espaos dedicados guarda dos corpos e memrias de animais de estimao. O relato emocionado de pessoas que rendem homenagens os corpos dos seus bichinhos queridos desperta o interesse pelo assunto, ainda pouco explorado no meio acadmico. Examinando os relatos gravados nas lpides virtuais ou mesmo a forma fsica que se apresenta o local de sepultamento nos leva a refletir sobre qual o significado que se apresenta os animais na moderna urbanidade. Os cemitrios de animais so um terreno do concreto e do simblico, expresso de um momento histrico, de um agrupamento social que vive e sente, produz e reproduz, inova, transforma e deixa vestgios sobrepostos de tudo que construiu ao longo do tempo. Tempo esse, que no apenas cronolgico, mas assume a dimenso psicolgica do homem com toda a sua complexidade. Este local de enterro de restos mortais de animais se insere no conceito de espao urbano de CORREA (1995), onde afirma que, a sociedade materializada em suas formas espaciais e tem como caractersticas ser fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de smbolos e campos de lutas. A existncia de locais especficos de sepultamento de animais no um fenmeno moderno. Segundo relato da Revista Planeta (2009) os egpcios j enterravam e mumificavam comprovadamente animais desde o perodo do baixo imprio. O site fascnio egpcio relata:
O prncipe Tutmsis, irmo mais velho de Akhenaton (c. 1353 a 1335 a.C.), mandou mumificar e enterrar sua gata preferida com o ttulo de Osris Tamit justificado. Seguindo o modelo dos sarcfagos do Imprio Antigo, o caixo de pedra imita uma capela: as paredes

laterais so mais elevadas. Os textos inscritos no sarcfago pedem a proteo deusa Nut e aos quatro filhos de Hrus, enquanto que a gata aparece com um colar diante de uma mesa de oferendas. Site Fascnio Egipcio.

Tumulo de um gato mil anos A.C. 1- fonte:1

A Revista Hyper Science afirma que arquelogos encontraram no norte da Jordnia um terreno com restos, mortais de homens e um animal, datado de 16.500 anos. O animal descobertos um esqueleto de raposa que pode ter sido domesticada. Portanto a relao dos homens com os animais e o simbolismo da morte no novidade do sculo XX e XXI. Na internet aparecem milhares de sites de Cemitrios de Animais e para reduzir o foco deste trabalho, o artigo a pesquisa, se limitar aos endereos eletrnicos: www.cemiteriodeanimais.com.br .e o www.petmemorial.com.br/depoimentos.html. A razo da escolha deste site o fato do Cemitrio de Animais ser o primeiro estabelecimento no estado de Minas Gerais, existindo desde seis de setembro de 1998, com uma estrutura profissionalizada aos moldes dos mais modernos estabelecimentos morturios humanos. O segundo, o Pet Memorial, um crematrio que afirma ser o primeiro do gnero da Amrica Latina. Ambos possuem um site, informativo, com extensa descrio dos servios oferecidos, e com um conjunto de valores especficos de referencia dirigidos ao seu pblico alvo.

Fonte http://www.fascinioegito.sh06.com/gata.htm acesso em 2/6/11

Os cemitrios de animais como locais de memria


Em uma primeira reflexo se poderia pensar nestes locais, sejam eles urnas com poeira, lpides reais ou virtuais, como cpsulas do tempo que o homem procura preservar do seu passado. Segundo DELEUZE a memria a sntese fundamental do tempo que constitui o ser do passado (o que faz passar o presente), (1988,1999: p.155-156). Na concepo bergsoniana, se evidencia a simultaneidade do presente e do passado, da percepo e da memria, breves instantes em que o tempo mostra seu passar como imagens em nossa conscincia. A forma como abstramos o tempo nos cristais deixa bem claro essa fico que criamos A imagem-cristal no o tempo, mas vemos o tempo no cristal. (DELEUSE,1990). Quando o homem dota de significado um local porque no consegue internamente manter este conjunto completo de sentido sem o apoio de meios para resgat-los. Afirma Nora que se fala tanto de memria porque ela no existe... H locais de memria porque no h mais meios de memria. Segundo Nora, se habitssemos ainda nossa memria, no teramos necessidade de lhe consagrar lugares e, por conseguinte, no haveria lugares porque no haveria memria transportada pela histria. A criao desses locais para armazenarem as memrias de seus animais de estimao so os meios que o homem encontra para vivenciar no presente um passado que cronologicamente no existe mais, entretanto nem por isso menos vvido ou menos significativo para essas pessoas.

Os animais na viso de seus donos

O Pet Memorial, na pgina inicial de seu site, afirma que se existe para aqueles que acreditam que seu pet um membro da famlia. No portal Ig, em matria sobre morte de animais apresenta um exemplo:

A cadela Flick viveu durante 10 anos ao lado da famlia Padilha, e era uma daquelas cachorras que so consideradas um membro do cl. At festa de aniversrio ela tinha, com direito a bolo, velinhas e bexigas. Portal Ig.

Na pgina de relatos do mesmo Pet Memorial visualizamos outro depoimento com afirmao no mesmo sentido:
MINHA AMIGA E COMPANHEIRA FIEL! VOCE FOI E SER SEMPRE A MINHA FAMLIA, PORQUE FAMLIA: NO SANGUE NEM RAA, SINTONIA!. Dona da Cachorra Raquel

Na Revista poca temos o relato de uma fonoaudiloga que no momento do enterro de sua cadela Duda exclama para o reprter: Foi nossa primeira filha. No espao dedicado a mensagens de pessoas que perderam seus animais e desejam deixar gravadas na pgina do Cemitrio dos Animais encontramos uma expresso semelhante:
Quando perdemos um animal de estimao, a dor, o sofrimento o mesmo que sentimos quando perdemos uma pessoa querida, ficamos com o corao partido sangrando pois afinal ele faz parte da famlia. Editorial do Cemitrio dos Animais Aqui esto os restos mortais de uma ave que fez parte da Famlia Veado durante 30 anos! Cravo era uma maritaca especial, presente em todos os acontecimentos importantes da nossa famlia. Lpide 1024 Cemitrio dos animais

Todos esses emocionados relatos tem em comum, a imagem de uma relao familiar, que se estabelecem entre as pessoas com seus animais. Essa ligao pode ter um vnculo de construo de um novo ncleo familiar para pessoas solitrias, casais ainda sem filhos, com filhos adultos e fora de casa, idosos sentindo-se abandonados e diversos outros fatores de carncias emocionais.

Em outros casos aparece o sentimento de amizade, de companheirismo como se pode desprender dessas duas lpides virtuais no Cemitrio dos Animais:
Lyon, meu querido amigo, eu no deixo de pensar em ti, um minuto sequer da minha vida, no esqueo do seu jeito carinhoso, brincalho, meigo, alegre e risonho; Os dias sem voc no so to agradveis, voc foi o melhor amigo que eu ja tive, jamais o esquecerei; Se no fossem os seus irmos e sobrinhos, com os quais adoravas brincar ,no sei se eu suportaria a sua falta; Todos ns sentimos muito a sua ausncia; Um abrao bem apertado do seu eterno amigo. Jazigo 1060 Cemitrio dos Animais

Agradeo pelos momentos de alegria, pela sua amizade sempre fiel, pelo amor, pacincia, dedicao e principalmente, por ter me ensinado muito sobre perdo, com seu jeito sempre alegre de me receber. Lembro-me muito bem da manh que voc nasceu, filha nica, to grande e to linda... A minha princesinha! Esses ltimos dias a casa est to vazia e to triste sem voc.. Sei que vai ser muito difcil me acostumar com a sua falta, afinal, crescemos juntas e vivemos tantas coisas juntas... Mas a, veio essa doena triste e mesmo formando uma dupla e lutando com todas as foras contra ela, a gente perdeu... Jazigo 6028 Cemitrio dos Animais

Esse conjunto de relatos demonstra que uma srie de sentimentos emerge dessa relao dos homens com os animais de convivncia. As prprias denominaes de alas no setor virtual do cemitrio dos animais um timo exemplo das emoes que o local procura evocar nos clientes. Utilizam para dividir os espaos os adjetivos amizade, fidelidade, afeto, ternura, carinho, saudade, silncio, descanso, repouso e lembrana. Todo tem em comum a ideia de expressar sentimentos ou desejos, tal qual fariam ao um morto humano.

Berzins (2000) citam algumas vantagens do convvio com animais de estimao tais como: alvio em situaes de tenso, disponibilidade ininterrupta de afeto, maior tendncia a sorrir, companhia constante, amizade incondicional, contato fsico, proteo e segurana, fazendo a pessoa ter o que fazer e no que pensar. o que expressa alguma das histrias gravadas nas lapides:
Voc a criatura mais doce e amiga que j conhecemos. Sua lembrana est em toda parte da casa. Tristes esto todos. Aprendemos com voc, querido, o que o amor, fidelidade e carinho. Um dia nos encontraremos, todos Duqueza, Lyon, Lord, Ted, Scooby, stila e suas lindas filhas, Branquinha e Pretinha. Saudades eternas, Guto e papai Nmero do Jazigo: 1060 Cemitrio dos Animais.

Os ritos presentes no processo de sepultamento sejam eles, com capelas atribudas a um santo catlico como So Francisco ou ecumnicas, a cerimnia de cremao ou colocao de um corpo de um animal morto em um tmulo nos remete a um questionamento: O que leva o ser humano ao apego com estes animais, ao ponto de considera-los quase humanos, como membros de sua famlia? Sem dvida uma questo complexa e de razes culturais, aqui entendendo cultura no conceito de GEERTZ (1978) como uma ampla teia de significados construda pelo prprio homem. Nos relatos verifica-se claramente que a memria a base para a construo dessas imagens simblicas de momentos de alegria ou conforto passados ao lado do seu animalzinho falecido. Ao trazer ao presente esses relatos as pessoas vivenciam novamente os momentos de felicidade do passado e ao mesmo tempo constroem novas imagens daqueles momentos sob a tica do momento atual de suas vidas. Parafraseando Clarisse Lispector talvez preservar em cemitrios os animais seja lembra-se do que nunca tenha existido.

REFERENCIAS

BERGSON, H. (1990). Matria e memria. So Paulo: Martins Fontes. BERZINS Mavs. Velhos, ces e gatos: interpretao de uma relao [tese]. SoPaulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo; 2000. CORRA, Roberto Lobato.O Espao Urbano. Editora tica, Srie Princpios, 3a. edio, 1995. P.1-16. DELEUZE, Gilles. Diferena e repetio. Traduo de Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relgio Dgua Editores, 2000. http://hypescience.com/arqueologos-descobrem-cemiterio-de-mais-de16-mil-anos-no-oriente-medio/ NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria, Revista do programa de estudos ps-graduados em Histria e do Departamento de Histria. So Paulo, n. 10, p. 1-78, dez.,1993. Revista poca eletrnica acesso em 4/06/11 http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI221339-15228,00.html Revista Planeta edio eletrnica 442, de julho de 2009 com acesso em 1/6/2011 http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/442/artigo1440433.htm Revista Type Scients electronica em 7/11/2011 acesso em 1/6/11 de GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

También podría gustarte