Está en la página 1de 4

Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento para sua empresa A partir do momento que os lderes realmente acreditam que

atravs do desenvolvimento das suas equipes podero ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas. Este plano comea com a conceituao de fundamentos bsicos:
O primeiro fundamento a ser conceituado a funo de treinamento que qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funes atuais e prepar-la para novas oportunidades. O segundo fundamento oriundo deste conceito a questo de competncia. Competncia a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador competente preciso analisar trs aspectos que se complementam. A prxima ilustrao esclarece e bem este conceito.

Ser que sua equipe competente para desempenhar as tarefas que elas realizam? Vamos agora ver na prtica como podemos estruturar um plano de treinamento? Estruturando um plano de treinamento Segundo as normas da ISO 10015, o Processo de Treinamento deve ser dividido em quatro etapas:
Identificao das necessidades de treinamento.

Planejamento e programao do treinamento. Execuo do treinamento. Avaliao dos resultados do treinamento.

Identificao das necessidades de treinamento O gestor neste momento precisa ter uma viso clara dos membros da sua equipe para poder fazer a clara identificao das reais necessidades de treinamento. neste momento que ele identifica o nvel de eficincia e competncia do seu colaborador e compara com os nveis desejados para aquela funo. A partir disso o lder comear a construir o que seus colaboradores devero aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua funo com maestria. Planejamento e programao do treinamento A partir do momento que as lideranas identificaram as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento ir desenvolver a estrutura contedo a ser abordado, de forma sinrgica com o pblico-alvo e da cultura da empresa. Neste momento tambm definiremos os recursos que sero necessrios para atingir este objetivo. Uma forma simples de estruturar esta fase usar a ferramenta 5W2H, que apesar do nome lembrar uma frmula qumica, nada mais do que transcrio em ingls de perguntas fundamentais em qualquer planejamento. Vejam o quadro:

Execuo do treinamento A execuo do treinamento o pice de todo um planejamento. Se a execuo no for bem feita compromete-se todo o programa. Para isso devem-se concentrar esforos para que esta parte do processo seja bem sucedida.

Voltando a Crotonville, nossa referncia em treinamento de profissionais, tanto Jack Welch (chamado de executivo do sculo pela revista Fortune) quanto Jeff Immelt atual presidente da GE, visitam Crotonville, acompanham e discutem com os alunos durante as aulas a cada quinze dias. Como podemos ver uma questo de estabelecer prioridades. Avaliao dos resultados do treinamento Indicadores so essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizaes porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas. Com base nestes indicadores podemos elaborar anlises crticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento, e redirecionar caso seja necessrio, para novos pontos onde poderemos atingir os objetivos previamente traados. Vamos listar alguns exemplos de indicadores que poderemos utilizar para avaliar um programa de treinamento:
ndice de satisfao de clientes tempo mdio de produo taxa de assiduidade taxa de rotatividade taxa de no conformidades crescimento de vendas aumento de lucratividade da empresa

Treinamento no substitui gerenciamento Como forma de concluso e reflexo, no devemos considerar o treinamento como uma ferramenta nica de desenvolvimento das equipes. Ele no substitui o gerenciamento adequado das equipes e cabe aos bons lderes colaborarem para que o aprendizado obtido nos treinamentos torna-se uma ferramenta efetiva de sucesso. A melhora das competncias de um membro da equipe no depende somente dele. Depende tambm da equipe e principalmente dos gestores que iro apoi-lo e conduzi-lo para patamares superiores de performance. E se o seu objetivo ter lucratividade sustentvel para sua organizao, fao como a GE e crie sua Crotonville, afinal s a capacitao e qualificao da sua equipe poder garantir a perpetuidade com rentabilidade para sua empresa. A Evoluo Humana oferece dezenas de servios e treinamentos Saiba mais:http://www.evolucaohumana.com.br/treinamentos-oficinas-deaprendizagem-workshops-e-palestras A Evoluo Humana trabalha a favor da Expanso da Conscincia. Essa nossa razo para existir! http://www.evolucaohumana.com.br/quem-somos

También podría gustarte