Está en la página 1de 2

Exerccios sobre 1 Lei de Mendel (Segregao Monofatorial)

1) Talassemia um tipo de anemia comum nas populaes humanas da rea do Mediterrneo, porm rara em outras populaes. Existem duas formas da doena, uma chamada menor e outra chamada maior. A forma maior, mais grave, ocorre em indivduos homozigotos para o gene da doena; a forma menor, mais suave, ocorre nos heterozigotos; os indivduos normais so homozigotos para o alelo normal. Um homem com talassemia menor casa-se com uma mulher normal. Que tipo de talassemia se espera que ocorra na descendncia e em que freqncia? 2) Groff e Odland encontraram uma variedade de pepinos cujas flores no podiam se abrir ao atingirem a maturao. No entanto, tais flores podiam ser polinizadas abrindo-as artificialmente. Os resultados dos experimentos foram: Progenitores Flores fechadas x flores abertas F1 x F1 Flores fechadas x F1 Flores abertas Todas 145 81 Flores fechadas Nenhuma 59 77

Proponha um modelo de herana para esta caracterstica, indicando o nmero de genes envolvidos e a interao allica existente. Indique o gentipo: a)dos progenitores com flores fechadas; b) dos progenitores com flores abertas; c) da F1. 3) Tomando como base as hipteses e observaes de Mendel, prever os resultados dos seguintes cruzamentos em ervilhas: a) uma variedade alta (dominante e homozigota) cruzada com uma variedade an; b) a prognie de (a) autofertilizada; c) a prognie de (a) cruzada com a variedade parental alta; d) a prognie de (a) cruzada com a variedade parental an. 4) Mendel cruzou ervilhas que produziram sementes lisas com aquelas que produziram sementes rugosas. De um total de 7324 sementes na F2, 5474 eram lisas e 1850 eram rugosas. Usando os smbolos W e w para os genes, represente: a) o cruzamento P original; b) os gametas; c) a prognie F1; d) Represente um cruzamento entre duas plantas da F1 (ou uma autofertilizada); e) simbolize os gametas; f) resuma os resultados esperados na F2, sob os ttulos: fentipos, gentipos, freqncia genotpica e proporo fenotpica. 5) Em uma certa planta, o cruzamento prpura x azul gera uma prole com flores prpura e azul em propores iguais, mas azul x azul sempre origina somente azul. a) O que isto lhe diz quanto aos gentipos das plantas com flores azuis e prpura? b) Qual o fentipo dominante?

6) Em tomate, o estame de cor prpura ou verde, dependendo da presena ou ausncia do pigmento antocianina. Cruzando-se plantas de tomate de estame prpura com plantas de estame verde, todos F1 apresentaram estame prpura. Retrocruzando-se plantas F1 com plantas de estame verde, obtiveram-se 482 prpura e 526 verdes. Qual o tipo de herana da cor do estame? Quais os gentipos das plantas cruzadas? 7) No tomateiro a folha pode ser normal (bordos recortados) ou batata (bordos lisos). Foram realizados vrios cruzamentos envolvendo esses dois fentipos e obtidos os seguintes resultados:
Fentipos das plantas envolvidas nos cruzamentos Fentipos dos descendentes Normal Batata

1) 2) 3) 4) 5)

Normal x Batata Normal x Normal Batata x Batata Normal x Batata Normal x Normal

92 155 0 47 85

0 52 83 43 0

a) Fornea uma provvel explicao para a herana do carter. b) Especifique o gentipo das plantas envolvidas nos cruzamentos. 8) Um touro mocho (sem chifres) foi cruzado com trs vacas. Com a vaca A chifruda foi obtido um descendente sem chifres. Com a vaca B, tambm chifruda, obteve-se um descendente chifrudo. E, finalmente, com a vaca C mocha foi produzido um descendente chifrudo. a) Qual o provvel gentipo dos animais envolvidos nos cruzamentos? b) Como proceder para obter um plantel com pelo menos 20 animais mochos homozigticos a partir do cruzamento do touro com a vaca C?

También podría gustarte