Está en la página 1de 20

1 Eucaristia

Solenidade de Jesus Cristo, Reino do Universo


25 de Novembro de 2012

Diocese de Nova Friburgo Parquia Nossa Senhora da Sade Pastoral da Catequese Celebrao da 1 Eucaristia Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo Ano B Comentrio Inicial: Queridos irmos e irms, hoje nossa comunidade est em festa! Somos convidados a participar da alegria desse grupo de catequese que hoje inicia uma nova etapa na vida da comunidade. Esse grupo ainda muito jovem, mas estimula nossa f com sua descoberta de que a Eucaristia o centro da vida crist. Participamos da alegria desta descoberta e pedimos a Deus que todos encontrem na Eucaristia a perseverana, a coragem e o entusiasmo para seguir Jesus e viver o seu projeto durante toda vida. E diante de Poderes opressivos, Jesus nos revela: Meu reino no deste mundo. Qual mundo? O mundo gerador de violncia, diviso, perseguio, mentira e morte. No Reino de Jesus a vida partilhada! Atentos, escutemos a Palavra revelada do poder e da glria de um Deus que , que era e que vem, para que seu reinado de amor esteja em ns. Canto de Entrada Como povo redimido, resgatado por Tua Cruz, Povo eleito, povo santo, celebramos Teu amor! Entraremos por Tuas portas entre hinos de louvor Novas vestes, novo canto. Nossa herana s Tu, Senhor! Glorioso Rei! Vencedor na Cruz! Por Teu sangue, enfim, temos a Paz! Todas as naes viro Te adorar Neste dia que no terminar.

Seja uma a nossa voz! Seja eterno o nosso Sim! Ao redor do Teu altar, para sempre! Ao Rei dos reis que vem: Honra, glria e louvor Nossa vida, nosso amor, para sempre! Saudao P. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. T. Amm. P. A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Ato Penitencial P. Queridas crianas, ns viemos aqui para conversar com Jesus, o nosso grande amigo. A primeira coisa que vamos fazer, agora, pensar se somos mesmos amigos de Jesus, ou se algumas vezes o ofendemos, no agindo como Ele pediu. Para celebrarmos dignamente os seus mistrios, reconheamos que somos pecadores. Canto Senhor, que Te deixaste ferir, Do Teu sangue vem a Paz! Aqui estou, perdoa-me! Kyrie eleison. (3x) Oh Cristo, elevado na Cruz, s Amigo do pecador! Aqui estou, perdoa-me! Christe eleison. (3x)

Senhor, da morte, Vencedor. Verdadeiro filho de Deus! Aqui estou, perdoa-me! Kyrie eleison. (3x) P. Deus eterno e todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. T. Amm. Hino de Louvor Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso: ns Vos louvamos, ns Vos bendizemos, ns Vos adoramos, ns Vos glorificamos, ns Vos damos graas, por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns; Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica; Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. S Vs sois o Santo; s Vs, o Senhor; s Vs, o Altssimo, Jesus Cristo; com o Esprito Santo na glria de Deus Pai. Amm. Orao do Dia

P. Oremos (silncio): Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravido e servindo vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. T. Amm. Liturgia da Palavra Com. O Reino de Jesus diferente do reino do mundo. Os poderosos do mundo pensam em si mesmos, oprimem, enganam o povo e matam. No Reino de Jesus, a explorao d lugar partilha e a opresso d lugar fraternidade. Quem acolhe o Reino de Jesus, faz o que Ele fez: d testumunho da verdade e da justia. 1 Leitura (Dn 7,13-14) Leitura da Profecia de Daniel "Continuei insistindo na viso noturna, e eis que, entre as nuvens do cu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do ancio de muitos dias, e foi conduzido sua presena. Foram-lhe dados poder, glria e realeza, e todos os povos, naes e lnguas o serviam: seu poder um poder eterno que no lhe ser tirado, e seu reino, um reino que no se dissolver". Palavra do Senhor T. Graas a Deus. Salmo de Resposta (Sl 92(93)) R. Deus Rei e se vestiu de majestade, glria ao Senhor! 1. Deus rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

2. Vs firmastes o universo inabalvel, vs firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, Senhor, vs existis! 3. Verdadeiros so os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos sculos dos sculos, Senhor! 2 Leitura (Ap 1,5-8) Leitura do Livro do Apocalipse Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e que fez de ns um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glria e o poder, em eternidade. Amm. Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o vero, tambm aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra batero no peito por causa dele. Sim. Amm! "Eu sou o Alfa e o mega", diz o Senhor Deus, "aquele que , que era e que vem, o Todo-poderoso". Palavra do Senhor T. Graas a Deus. Aclamao ao Evangelho Canto Aleluia Evangelho (Jo 18,33b-37) P. O Senhor esteja convosco T. Ele est no meio de ns. P. Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo.

T. Glria a vs, Senhor. Naquele tempo, Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: Tu s o rei dos judeus? Jesus respondeu: Ests dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim? Pilatos falou: Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste? Jesus respondeu: O meu reino no deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu no fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino no daqui. Pilatos disse a Jesus: Ento tu s rei? Jesus respondeu: "Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que da verdade escuta a minha voz". P. Palavra da Salvao. T. Glria a vs, Senhor. Homilia Renovao das Promessas Batismais Catequista: Convidamos os padrinhos ou os pais de cada Criana, que ao ouvirem o nome do(a) afilhado(a), se aproximem do altar, acendam a vela e d a seu afilhado (a) lembrando o compromisso que assumiram, dando assistncia, carinho e ateno; elevando-o na f, na esperana e na caridade. Enquanto isto vamos ficar em silncio, pensando e nos perguntando se de fato estamos vivendo este compromisso. (Leitura dos nomes das crianas). (um de cada vez) Catequista: Em unio com estas crianas que vo assumir suas vidas crists, suas responsabilidades de crescer e dar testemunho vamos todos juntos, pais,

padrinhos e crianas, renovar os compromissos assumidos no dia do Batismo. P.: Vocs prometem procurar viver de acordo com o compromisso do seu Batismo, como filho de Deus e membro da Igreja? Criana: Prometemos. P.: Que significa fazer PROFISSO DE F? Todos: Significa aceitar viver, com mais compreenso, convico e coragem, a nossa vida crist, iniciada no dia do nosso Batismo. P.: Em nome de quem foram vocs batizados? Todos: Fomos Batizados em nome de Deus, que Pai, Filho e Esprito Santo. P.: O que Deus fez de vocs, no Batismo, por meio de Jesus Cristo atravs da Igreja? Todos: Ele fez de ns, filhos de Deus, irmos de Jesus Cristo, templo vivo do Esprito Santo. E fez-nos entrar no seu povo, a igreja. P.: Vocs querem progredir, crescer na vida de amizade com Deus e com os homens, iniciada no Batismo e alimentada na Eucaristia? Todos: Sim, queremos! P.: O que pedem hoje a Deus e a Igreja, povo de Deus? Todos: Queremos aprofundar a nossa f. P.: E como aprofundaremos nossa f? Todos: Transformando nossa vida em amor, vivendo o mandamento novo de Jesus Cristo: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado. Comprometendo-nos a agir como cristos. P.: E vos crem realmente que Jesus Cristo o Filho de Deus, que esteve em nosso meio, viveu e ensinou a verdadeira vida feliz, que para alcanar a felicidade para ns, morreu na Cruz e em seguida Ressuscitou?

Todos: Sim, cremos firmemente que Jesus Cristo o Filho de Deus, Caminho, Verdade e Vida! P.: Jesus Cristo venceu todo o mal e nos deu todos os meios para evitar o mal e fazer o bem. Com Ele, querem vocs lutar contra todo o mal e promover a justia, a paz, o amor? Todos: Sim, queremos. P.: Jesus Cristo disse: Faa sempre a vontade de Deus o que do agrado de meu Pai. Querem vocs, a exemplo de Cristo sempre dizer SIM a Deus, nosso Pai? Todos: Sim, queremos. P.: Vocs crem que Deus nosso Pai e Criador, que Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, que o Esprito Santo Nosso Santificador Cristo e povo de Deus? Todos: Sim, Cremos! P.: Agora, ento, vamos renovar e reafirmar nossos compromissos. Com Deus no se brinca. Por isso s vai se comprometer quem de fato for fazer esforos para cumprir. Promete vocs esforar-se para viver como filhos de Deus, como Cristos? Todos: Sim, ns nos comprometemos! P.: Prometem vocs libertarem-se sempre do mal, libertar os outros do mal, da opresso, da injustia, da ignorncia, da doena, da explorao, de todas as necessidades... Promovendo a paz, o progresso, a fraternidade? Todos: Sim ns nos comprometemos! P.: Animados pelo Esprito do Cristo que nos d vida, e alimenta a nossa f, rezemos. Profisso de F (Smbolo NicenoConstantinopolitano) Creio em um s Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do cu e da terra, de todas as coisas visveis e invisveis.

Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos. Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, no criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por ns, homens, e para nossa salvao, desceu dos cus, e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai. E de novo h de vir, em sua glria, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica. Professo um s batismo para a remisso dos pecados, e espero a ressurreio dos mortos e a vida do mundo que h de vir. Amm. S as Crianas: Senhor Jesus Cristo eu me consagro a Vs assumindo meu Batismo e todos os compromissos que ele me encerra: ser filho de Deus, ser irmo de todos, ser membro da Igreja, construir um mundo justo, Ajudai-me, Senhor, para a medida que creso, eu viva com mais profundidade, convico e maturidade meu Batismo. Orao dos Fiis

10

P. Supliquemos a Deus Pai pedindo-lhe que a Eucaristia nos ensine a partilhar os bens, para que o po jamais falte na mesa dos pobres. Criana: Pelo Papa Bento XVI, pelo nosso Bispo D. Edney, pelo nosso Proco Pe. Tonny, e todo clero, para que sejam dispensadores da graa eucarstica e conduzam seu rebanho ao caminho do cu onde todos reinaro com Cristo, rezemos ao Senhor. T. Senhor, fazei-nos instrumento de vosso amor! Um pai: Para que a Primeira Eucaristia de nossos filhos nos lembre o compromisso de vivermos nossa f como cristos comprometidos com o Reino de Cristo, rezemos ao Senhor. T. Senhor, fazei-nos instrumento de vosso amor! Criana: Por ns que hoje vamos comungar o corpo e o sangue de Jesus pela primeira vez, para que a Eucaristia nos ajude a viver o amor do jeito novo que Jesus nos ensinou, rezemos ao Senhor! T. Senhor, fazei-nos instrumento de vosso amor! Me: Por nossa comunidade aqui reunida, para que esta celebrao da Primeira Eucaristia nos ajude a descobrir a presena de Cristo no rosto de nossos irmos empobrecidos, rezemos ao Senhor! T. Senhor, fazei-nos instrumento de vosso amor! Criana: Para que Jesus, que tanto ama as crianas, recompense nossos pais, irmos, parentes e catequistas, pelo empenho em nos ajudar a conhecLo e segui-Lo, rezemos ao Senhor! T. Senhor, fazei-nos instrumento de vosso amor! P.: Pai Santo olhai com carinho para esta comunidade que busca na Eucaristia a fora necessria para viver o amor fraterno. Abenoai estas crianas e seus pais para que vivam sempre mais unidos na f, na esperana e no amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo. T. Amm!

11

Liturgia Eucarstica Ofertrio Canto Mos na terra e o corao alm deste cu, E a semente que brota um germe de eternidade Vai brotando, crescendo, esperando a vida que vem despontar E este trigo maduro, a colheita o recolher Estar em tuas mos, Pai E a vida ofertar No po e no vinho a Ti O cu se abrir Estar em tuas mos, Senhor E a vida entregar A minha oblao em Ti Se perder, frutificar. Frutificar, frutificar, frutificar! Da videira a flor no restar, passar E o fruto da terra surgir, brotar Pela fora do vento, da chuva E do sol que traz vida e calor Cada dia, crescendo e aprendendo a recomear. P. Orai, irmos e irms, para que esta nossa famlia, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifcio que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. T. Receba Senhor por Tuas mos este sacrifcio, para glria de seu nome, para nosso bem e de toda santa Igreja. Orao sobre as ofertas

12

P. Oferecendo-vos estes dons que nos reconciliam convosco, ns vos pedimos, Deus, que o vosso prprio Filho conceda paz e unio a todos os povos. Por Cristo, Nosso Senhor. T. Amm. Orao Eucarstica I Prefcio de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo P. O Senhor esteja convosco. T. Ele est no meio de ns. P. Coraes ao alto. T. O nosso corao est em Deus. P. Demos graas a Deus. T. nosso dever e nossa salvao. Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com leo de exultao, consagrastes sacerdote eterno e rei do universo vosso Filho nico, Jesus Cristo, Senhor nosso. Ele, oferecendo-se na Cruz, vtima pura e pacfica, realizou a redeno da humanidade. Submetendo ao seu poder toda criatura, entregar vossa infinita majestade um reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graa, reino da justia, do amor e da paz. Por essa razo, hoje e sempre, ns nos unimos aos anjos e arcanjos, aos querubins e serafins, e a toda a milcia celeste, cantando (dizendo) a uma s voz: Santo, Santo, Santo... P. Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores, ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abenoeis estas oferendas apresentadas ao vosso altar.

13

T: Abenoai nossa oferenda, Senhor! P. Ns as oferecemos pela vossa Igreja santa e catlica: concedei-lhe paz e proteo, unindo-a num s corpo e governando-a por toda a terra. Ns as oferecemos tambm pelo vosso servo o Papa (N.), por nosso Bispo (N.), e por todos os que guardam a f que receberam dos apstolos. T: Conservai a vossa Igreja sempre unida. P. Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicao em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifcio de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vs as suas preces para alcanar o perdo de suas faltas, a segurana em suas vidas e a salvao que esperam. T: Lembrai-vos, Pai, de vossos filhos! P.: Em comunho com toda a Igreja, veneramos a sempre Virgem Maria, Me de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e tambm So Jos, esposo de Maria, os santos Apstolos e Mrtires: Pedro e Paulo, Andr (Tiago e Joo, Tom, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simo e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornlio e Cipriano, Loureno e Crisgono, Joo e Paulo, Cosme e Damio) e todos os vossos Santos. Por seus mritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteo. T: Em comunho com toda Igreja aqui estamos! P. Recebei, Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa famlia; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenao e acolhei-nos entre os vossos eleitos.

14

Dignai-vos, Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T: Santificai nossa oferenda, Senhor! P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o po em suas mos, elevou os olhos a vs, Pai, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! T: Salvador do mundo, salvai-nos, vs que nos libertastes pela cruz e ressurreio. P. Celebrando, pois, a memria da paixo do vosso Filho, da sua ressurreio dentre os mortos e gloriosa ascenso aos cus, ns, vossos servos, e tambm vosso povo santo, vos oferecemos, Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifcio perfeito e santo, o po da vida eterna e clice da salvao. T: Recebei, Senhor, a nossa oferta! P. Recebei, Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifcio de Abrao e os dons de Melquisedeque. Ns vos suplicamos que ela seja levada vossa presena, para que, ao participarmos deste

15

altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graas e bnos do cu. T: Recebei, Senhor, a nossa oferta! P. Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da f. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz. T: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! P. E a todos ns pecadores, que confiamos na vossa imensa misericrdia, concedei, no por nossos mritos, mas por vossa bondade, o convvio dos Apstolos e Mrtires: Joo Batista e Estvo, Matias e Barnab; e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso. T: Concedei-nos o convvio dos eleitos! P. Por ele no cessais de criar e santificar estes bens e distribu-los entre ns. P. Por Cristo, com Cristo, em Cristo... T: Amm. Rito da Comunho P. Antes de partilhar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliao e vnculo de unio fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou: T. PAI NOSSO... P. Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

16

T. Vosso o reino, o poder e a glria para sempre! P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz... T. Amm. P. A paz do Senhor esteja sempre convosco! T. O amor de Cristo nos uniu. P. Como filhos e filhas do Deus da Paz, saudai-vos com um gesto de comunho fraterna. Abrao da Paz Frao do Po T. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo... P. Felizes sois vs os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de deus aquele que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu no sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo. Canto de Comunho Quando entro nesta procisso, no consigo explicar Entrego o meu corao que somente quer te amar Como a noiva que caminha rumo ao altar E o noivo a te esperar Jesus teu Corpo e Sangue me sustenta Jesus toda minh'alma se estremece Jesus s razo da minha vida

17

s o amor, o amor (1. vez) O motivo maior do meu viver (2. vez) No, no h momento igual a este, no, no h lugar melhor No h nada que se possa comparar a esse amor que me faz feliz Somos a noiva que caminha rumo ao altar E o noivo bem aqui a nos esperar Ao de Graas Fica Senhor comigo, preciso da Tua presena para no te ofender. Sabes quo facilmente sou fraco e te abandono preciso de Ti para No cair. Fica Senhor comigo, se queres que eu Te seja fiel. Sejame aquele abrigo pois embora minh'alma, muito pobrezinha, deseja ser pra Ti Lugar de consolao, carinho e adorao. Um ninho de amor ento quietude e profunda orao. No peo o que no mereo, mas tua presena Deus quero ter. Fica Senhor comigo, para que eu oua a Tua voz... Fica Senhor comigo, fica meu grande amigo (2x) Tu s minha luz, sem Ti ando nas trevas... Fica Senhor, para me dar a conhecer a Tua vontade. Fica Senhor comigo, fica meu grande amigo. Minh'alma to pobrezinha, seja meu nico abrigo.

18

Quero sua companhia, muito preciso ouvir-te Senhor, Tanto desejo amar-te, fica meu grande amor. Orao Ps Comunho P. Oremos: Alimentados pelo po da imortalidade, ns vos pedimos, Deus, que, gloriando-nos de obedecer na terra aos mandamentos de Cristo, Rei do universo, possamos viver com ele eternamente no reino dos cus. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amm. P. Depois que prometemos seguir os ensinamentos de Jesus, cumprir os mandamentos e evitar tudo o que no conforme os seus ensinamentos, vamos, todos juntos, consagra-nos a Nossa Senhora, para que ela nos ajude a cumprir tudo o que prometemos. Canto Consagrao a Nossa Senhora Entrega do Santo Evangelho e do Certificado Com. Queridas crianas, vocs compreenderam que somente os que seguem Jesus sero felizes e que a felicidade no est nas riquezas, nas ambies desta vida, mas que a felicidade consiste em ser bom e fazer o bem, como Jesus fez e ensinou. Queridas crianas, vocs querem seguir os ensinamentos de Jesus, por isso vocs recebero de seus pais, a Palavra de Deus Que este livro seja sempre o guia de suas vidas. Juntamente com a Bblia, vocs tambm recebero o Certificado da Primeira Eucaristia e o smbolo de todo cristo, o crucifixo. P. Receba o Evangelho do Senhor Jesus. Leia e guarde suas palavras em seu corao.

19

Ritos Finais P. O Senhor esteja convosco. T. Ele est no meio de ns. P. Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Esprito Santo. T. Amm. P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. T. Graas a Deus. Canto Final

Filho e

20

También podría gustarte