Está en la página 1de 34

CADERNOS DE ESTUDOS

LOJAS SIMBLICAS OU AZUIS

RITO YORK
CADERNO N 2
(Escriba)

2010
1

No te mostres orgulhoso pelo fato de seres instrudo. Aprende a escutar, trabalha, estuda, medita, ama. E, no secreto do corao, guarda em silncio o DIVINO MISTRIO.
3

CAPTULO 5
Prticas Ritualsticas 1. A Loja, o centro da Maonaria. 2. Ingressando no Templo. 3. Movimentao dos Oficiais. 4. Visitantes em Loja. 5. Cobrir o Templo. 6. Sada de Loja. 7. Cortejos ou Prstitos. 8. Ingresso e sada de autoridades da Loja. 9. Expresses usuais em Loja. 10.Sinais. 11.Ausncia de uma ou mais Luzes. 12.Abrindo os trabalhos Reflexo Inicial. 13.Velas. 14.Chama Votiva. 15.Compromisso de lealdade Bandeira Nacional. 16.Ordem do dia. 17.Descanso e Retorno aos trabalhos ritualsticos. 18.Cadeia de Unio. 19.Levantamentos. 20.Tronco de Benevolncia.

SEEK YOUR TRUTH BUSCA A TUA VERDADE!


(Escriba)

................................................................................................................................................

A LOJA, O CENTRO DA MAONARIA


(Maonaria Regular Ir. Jos Manuel Anes, Portugal)

Loja o ncleo tradicional do convvio e do trabalho manico. Ela o centro da Maonaria, pois s a Loja inicia os Aprendizes, eleva os Companheiros e exalta-os a Mestres. O trabalho manico um trabalho coletivo, embora com um profundo respeito pela liberdade individual de cada maom. um trabalho coletivo, desde logo na aprendizagem manica, na vivncia comum dos smbolos e dos mitos manicos. Constitui tambm, um trabalho coletivo a aprendizagem da liberdade e da tolerncia, pois, particularmente na maonaria, que formada por homens das mais diversas correntes filosficas, religiosas e polticas, preciso
5

aprender a fazer obra coletiva com maons que no pensam exatamente como ns, e por vezes muito diferentes de ns. fcil trabalharmos com pessoas que pensam como ns, onde no h um esforo de abertura ao outro e de compreenso do outro. Alm disso, o trabalho coletivo uma obra de solidariedade fraterna, entre os Irmos da Loja, entre estes e os Irmos de todas as demais Lojas, e tambm, e comeamos muitas vezes por a, com os outros homens no maons que esto em dificuldades e precisam do nosso auxilio.

Neste sentido a Maonaria, para alm duma escola espiritual, tambm uma escola de cidadania, de tolerncia, de liberdade e de solidariedade fraterna com todos os homens. Os Maons devem procurar assistir assdua e pontualmente as sesses, conscientizando-se que muito significativo o fato de pertencerem aos quadros da Loja e, por conseqncia da Maonaria Universal. indispensvel o uso de traje manico para a participao dos trabalhos na Loja. Por traje manico entendemos o uso de terno, gravata, meias, sapatos pretos, camisa branca, avental e luvas brancas. Tolera-se o uso de balandrau desde que as demais vestes expostas sejam de tonalidade escura (calas, meias, meias, sapatos) alm de usar o avental e as luvas brancas. terminantemente proibido em qualquer sesso simblica o uso de paramentos dos Altos Corpos Manicos ou qualquer insgnia que no seja atinente a Maonaria Simblica. Os cargos de Capelo, Mestres de Cerimoniais, Guardas ou Cobridores Interno Externo devem ser exercidos preferencialmente por Past Mast Instalados ou Mestres com reconhecidos conhecimentos manicos. Antes de serem iniciados os trabalhos, os Mordomos e os Cobridores devero cuidar da preparao da Loja, verificando que todos os objetos e materiais (rituais, malhetes, cartas constitutivas, velas, abafadores, Livro da
6

Lei, tbua de delinear, etc.) estejam em condies e nos seus devidos lugares. Ao final dos trabalhos providenciaro o seu recolhimento. No interesse da Loja o Venervel Mestre poder designar outro Irmo para realizar esta tarefa lembrando sempre que este dever ter o grau de Mestre.

INGRESSANDO NO TEMPLO
Os trabalhos manicos tm incio, simbolicamente, ao meio-dia. Nesta hora por sua posio, o Sol no faz sombras. o momento em que deve existir a igualdade absoluta entre os homens livres e de bons costumes. O Templo deve estar coberto isto protegido. A cobertura do Templo dever ser feita por um Mestre Maom, pois ao mesmo caber observar a aproximao de intrusos e de espies e no permitir que ningum entre ou saia do Templo, exceto aqueles que estejam devidamente qualificados e tenham autorizao do Venervel-Mestre. Da a importncia de ser esta funo exercida pelo por um Mestre Maom visto que o mesmo j possuidor das condies para o cumprimento da guarda externa do Templo. Seu instrumento de trabalho uma espada desembainhada. O acesso feito atravs de alarme na porta do Templo. No caso do Cobridor no estar em seu posto o alarme dever ser feito pelo visitante dando-se as trs batidas, o que geral para todos os graus: ( - )

Ser ento feito o telhamento que a cobertura, o exame feito pelo cobridor para se certificar da qualidade manica do visitante. Havendo confirmao de sua qualidade ser franqueado o acesso ao Templo. No confundir com trolhamento que o ato de apaziguar as diferenas entre os Irmos.

MOVIMENTAO DOS OFICIAIS


A movimentao em Loja s permitida aos Oficiais atendendo determinaes do Venervel Mestre ou de seus Vigilantes. O deslocamento feito sempre na direo dos quatro pontos cardeais, devendo-se cortar em ngulo reto (esquadrejar) ao mudar de direo. No permitido atravessar a regio situada entre o Altar e a estao do Venervel Mestre. Durante as cerimnias dos ritos de passagem a movimentao toma o nome de circunvoluo ou perambulao durante a qual no se pratica o esquadrejar e permitida a passagem pela regio situada entre o Altar e o pedestal do Venervel Mestre. A circunvoluo sempre feita ao redor do pavimento de mosaico. Os Oficiais que possuem bastes utilizados durante as suas perambulaes os seguram com a mo direita sendo que o brao e o antebrao formam um esquadro, o basto fica em posio perpendicular ao
7

solo. Quando os Oficiais esto posicionados nos seus assentos ou diante do Altar os bastes ficam colocados em suportes especiais para tal fim.

VISITANTES EM LOJA
Em conformidade com os Landmarks, todos os maons regulares tm direito de visitar as Lojas de sua ou de outras jurisdies, sujeitando-se, porm, as prescries do telhamento e as disposies disciplinares estabelecidas pela Loja visitada. Se o Maom visitante conhecido ou apresentado por obreiro do quadro que ir por ele se responsabilizar ou ainda se j tenha visitado a Loja em outra ocasio o Venervel Mestre poder conceder permisso para sua entrada e participao dos trabalhos. Os Irmos visitantes sentar-se-o nos lugares que lhe forem indicados pelo Mestre de Cerimnias. Em se tratando de Venervel Mestre ou Mestre Instalado, dever ser conduzido ao Oriente onde ter assento. Tratando-se de uma pessoa desconhecida que procura buscar acesso Loja, o Guarda ou Cobridor externo far o devido telhamento, ou seja, atravs da cobrana de sinais, toques e palavras caracterizaro se esta pessoa ou no um Irmo, prevenindo-se contra uma eventual fraude. Confirmado o reconhecimento manico o Cobridor atravs de batidas especficas com seu instrumento de trabalho na porta comunicar a presena do visitante ao Guarda interno ou se for o caso ao Segundo Dicono que ir dar seqncia aos procedimentos ritualsticos de ingresso na Loja. COMO INGRESSAR EM LOJA COM OS TRABALHOS J INICIADOS? Uma vez iniciados os trabalhos, todo o ingresso em Loja dever ser sempre "na forma ritualstica" independentemente do Rito praticado pelo Irmo que solicita o acesso. Estando o Cobridor em seu posto, aps a qualificao do visitante, ele dar uma batida na porta do Templo e informar ao Guarda Interno ou Segundo Dicono, dando seqncia aos procedimentos de ingresso. Caso o Cobridor interno esteja dentro do Templo o Irmo ou Visitante dar trs batidas simples na porta e, esta ao ser aberta o por em contato com o responsvel pela guarda do Templo que, saindo far o devido telhamento permitindo ou no se for o caso o ingresso do mesmo. Ingressando em Loja, recepcionado e conduzido pelo Primeiro Dicono ou Mestre de Cerimnias, ambos rompem a caminhada com o p esquerdo e colocam-se no Ocidente real (Oeste do Altar), frontalmente a estao do Venervel Mestre. Neste momento executa o Passo e o Sinal do grau em que a Loja estiver trabalhando, saudando apenas ao Venervel Mestre e lhe solicitando a permisso para participar dos trabalhos da Loja. Este lhe dar as boas vindas e determinar a sua conduo ao lugar que lhe compete.
8

Imediatamente aps a fala do Venervel Mestre os Irmos aplaudem o ingresso do Irmo com uma batida com a palma da mo na coxa direita.

COBRIR O TEMPLO
Nas transformaes dos trabalhos de Aprendizes ou de Companheiros para grau superior Venervel Mestre faz o anncio de que devem preparar-se para cobrir o Templo. "Preparar-se para cobrir o Templo" se aprontar dispuser-se a cumprir a ordem. Dispor-se a cumprir a ordem estar de p com o sinal do grau composto, ou seja, " Ordem". Portanto, ao anncio "Irmos Aprendizes (ou Companheiros), preparai-vos para cobrir o Templo". Os Aprendizes e, ou, Companheiros se pem de p, compem o sinal do grau e aguardam o convite do Mestre de Cerimnias para cobrirem o Templo. Conduzidos pelo Mestre de Cerimnias tomam posio Oeste do Altar onde sadam o Venervel Mestre executando o Passo, o Sinal do Juramento e o Sinal Penal do grau em que a Loja estiver trabalhando. A seguir ainda conduzidos pelo Mestre de Cerimnias retiram-se do Templo. Nenhum Irmo poder retirar-se da Loja sem solicitar e obter a autorizao do Venervel Mestre.

SAIDA DA LOJA
Quando um Irmo necessitar se afastar dos trabalhos em Loja, seja de um modo temporrio ou definitivo dever ficar de p e a ordem e fazer a solicitao ao Venervel Mestre. Este autorizando, o Mestre de Cerimnias tomar com sua mo esquerda a direita do solicitante, o conduzir ao Oeste do Altar onde sada o Venervel Mestre e ento ser conduzido pelo Mestre de Cerimnias at a porta do Templo que uma vez aberta pelo Guarda Interno permitir-se- a sua sada. Se a sada for temporria o mesmo aps as batidas ter o acesso franqueado pelo Guarda Interno e ingressando dirige-se ao Oeste do Altar, faz as saudaes ao Venervel Mestre e solicita o seu re-ingresso indo aps a devida autorizao, ao seu lugar. SAIDA DA LOJA AO FINAL DOS TRABALHOS Aps a determinao do Venervel Mestre encerrando os trabalhos, mantendo-se o silncio, os Irmos se retiram do Templo. Aps a sada, os Cobridores e os Mordomos recolhem e guardam o material utilizado na sesso ritualstica.

CORTEJOS OU PRSTITOS Cortejo: quando h necessidade de sua formao?


Em ocasies especiais como, por exemplo, nos rituais de passagem, recepo de autoridades, o ingresso no Templo ser feito atravs de um
9

cortejo ou prstito. Existem variantes para o ingresso desta forma no Templo. Os Mestres de Cerimnias, auxiliado pelos Mordomos, se encarregaro da sua organizao. Modelo 1: O Organista e o Guarda Interno permanecem no interior do Templo ocupando os seus lugares. O cortejo formado na ante-sala, por duas filas. Na frente se posicionam o Primeiro Mestre de Cerimnias e o Marechal seguido do Primeiro Dicono fica do lado direito seguido pelo Primeiro Vigilante. O Segundo Dicono fica do lado esquerdo seguido pelo Segundo Vigilante. O Venervel Mestre se coloca no centro. Seguem-se os Mestres, Companheiros na coluna do Sul e Aprendizes na fileira do Norte e os Mordomos ao final. O Organista colocar um fundo musical. O Mestre de Cerimnias bate com seu basto junto porta e comunica e solicita ao Guarda Interno o ingresso dos Irmos. O cortejo rompe a sua caminhada com o p esquerdo e adentra no Templo no sentido dos ponteiros do relgio (marcha do Sol) passando pelo lado Sul da estao do Primeiro Vigilante, contornam o Pavimento Mosaico e ao chegarem ao Oriente, os Diconos, sob a coordenao do Primeiro Mestre de Cerimonial, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Venervel Mestre e o conduz sua estao. O plio se desfaz. O cortejo retoma a sua caminhada seguindo em direo ao Oeste e ao chegarem estao do Primeiro Vigilante os Diconos, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Primeiro Vigilante e o conduz sua estao. O plio se desfaz. A seguir o cortejo se dirige ao Leste, contorna o Pavimento Mosaico e segue novamente em direo ao Oeste. Ao chegarem junto estao do Segundo Vigilante os Diconos, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Primeiro Vigilante e o conduz sua estao. O plio se desfaz. Os Mestres de Cerimnias orientam os Irmos para se dirigirem aos seus lugares que esto bem definidos e imutveis na Loja: os Aprendizes na coluna do Norte (J), os Companheiros na coluna do Sul (B) Oeste da estao do Segundo Vigilante, os Mestres na coluna do Sul ao Leste estao do Segundo Vigilante. O cortejo desfeito e todos ocupam os seus lugares. O Organista coloca um fundo musical adequado reflexo.
10

Modelo 2: O Venervel Mestre na ante-sala convida os seus oficiais a ingressar na Loja e a ocuparem os seus devidos lugares. O Organista e o Guarda Interno permanecem no interior do Templo ocupando os seus lugares. O Venervel Mestre determina aos Mestres de Cerimoniais ou na sua ausncia o Primeiro Dicono, que verifiquem se na sala dos passos perdidos s se encontram Maons. A sala dos passos perdidos est situada antes da ante-sala e destina-se recepo e permanncia dos Irmos antes da sesso. Neste local colocado o livro de presenas. Uma vez confirmado que todos os presentes so Maons, o Mestre de Cerimnias bate o basto trs vezes no cho e pede que os Irmos preparem-se para a sesso paramentando-se. Estando todos paramentados, o Mestre de Cerimnias bater novamente trs vezes o seu basto no cho, convidando a todos para que o sigam em cortejo, aos pares e em silncio. A frente da fileira ocupada pelo Primeiro Mestre de Cerimonial e Marechal seguindo-se os Mestres Instalados, Mestres e Companheiros (fileira do Sul) e Aprendizes (fileira do Norte). A fileira do Sul corresponde a B e a fileira do Norte a J. Se estiverem presentes Grandes Oficiais da Obedincia, estes ocuparo a cabea das fileiras, adiante dos Mestres Instalados. Havendo assuntos de interesse exclusivo da Loja a serem discutidos, os visitantes s entraro depois. O Primeiro Mestre de Cerimonial d uma batida na porta do Templo que aberta pelo Guarda Interno e mediante solicitao permite o acesso. O cortejo ingressa no Templo e caminha no sentido dos ponteiros do relgio (marcha do Sol) chegando ao Leste onde os Mestres de Cerimonial indicam os lugares aos Mestres Instalados e a seguir aos demais Irmos das fileiras, nas tomadas de seus assentos. O Organista coloca um fundo musical adequado reflexo Modelo 3: As Luzes da Loja permanecem na ante-sala do Templo. Os Irmos ingressam no Templo e se dirigem aos seus lugares. No interior da Loja os Irmos colocam suas insgnias, paramentos e ocupam os seus lugares. Os Aprendizes no podem ter acesso coluna dos Companheiros por insuficincia de evoluo manica. Os Companheiros no podem ter acesso ao Oriente visto que o fim da evoluo inicitica e exclusivo para Mestres Maons.
11

O Organista colocar um fundo musical. Os Irmos devidamente acomodados mantm silncio absoluto. O Primeiro Mestre de Cerimnias auxiliado pelo Segundo Mestre de Cerimnias organiza na ante-sala cortejo para propiciar o ingresso das Luzes que esto aguardando na Sala dos Passos Perdidos. Na frente, o Primeiro Mestre de Cerimnias esquerda e o Marechal direita. Atrs do Primeiro Mestre de Cerimnias postam-se sucessivamente o Primeiro Dicono e o Segundo Vigilante. Atrs do Marechal postam-se sucessivamente o Segundo Dicono e o Primeiro Vigilante. No final do cortejo, no centro, est posicionado o Venervel Mestre. O Marechal ou o Primeiro Mestre de Cerimnias abre a porta do Templo, d trs batidas no cho com o seu basto e anuncia o ingresso das Luzes em Loja. Todos os Irmos se levantam. O cortejo adentra no Templo no sentido dos ponteiros do relgio (marcha do Sol) passando pelo lado Sul da estao do Primeiro Vigilante em direo ao Norte, contornam o Pavimento Mosaico e ao chegarem ao Oriente, os Mestres de Cerimnias, Diconos, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Primeiro Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Venervel Mestre e o instala em sua estao. O plio se desfaz. Ateno: Os Oficiais entram sempre pelo lado direito das suas estaes e as deixam pelo lado esquerdo. Quando se diz lado direito o lado direito do ocupado pelo Oficial quando este estiver sentado. O cortejo retoma a sua caminhada agora para o Sul, seguindo em direo ao Oeste e ao chegarem estao do Primeiro Vigilante os Diconos, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Primeiro Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Primeiro Vigilante e o instala em sua estao. O plio se desfaz. A seguir o cortejo se dirige ao Leste, contorna o Pavimento Mosaico e segue novamente em direo ao Oeste. Ao chegarem junto estao do Segundo Vigilante os Diconos, voltam-se um de frente para o outro e com seus bastes formam um plio. O Primeiro Mestre de Cerimnias com sua mo esquerda pega a mo direita do Primeiro Vigilante e o instala em sua estao. O plio se desfaz. O Segundo Dicono retoma o seu lugar e o resto do cortejo prossegue seguindo pelo Norte em direo ao Oriente onde retoma o seu lugar. Os Primeiro e o Segundo Mestre de Cerimnias dirigem-se aos seus postos. O Organista coloca um fundo musical adequado reflexo Cortejo de sada Concludos os trabalhos, todos os Irmos de p, o Organista coloca um hino de encerramento.
12

O Marechal, o Primeiro e o Segundo Mestres de Cerimonias levantam-se dos seus lugares e avanam at o Sul onde convidam o Segundo Vigilante a se agregar. Retomam sua caminhada at o Oeste onde se une o Segundo Dicono e convidado o Primeiro Vigilante a participar do cortejo. A marcha retomada e segue em direo ao Leste onde o Primeiro Dicono se agrega ao cortejo. O Primeiro Mestre de Cerimnias convida todos os membros do Leste que esto na qualidade visitantes e em seguida o Venervel Mestre e em continuao so convidados todos os Past Master Instalados. O cortejo retoma sua marcha e, ao chegar prximo da porta, a marcha para e os quatro oficiais que esto frente voltam-se de frente pelo outro, formam um plio e os componentes do cortejo e abandonam o Templo.

INGRESSO E SADA DE AUTORIDADES DA LOJA


Estando a Loja aberta, o Primeiro e o Segundo Mestre de Cerimnias convidam os Diconos e mais quatro Mestres, preferencialmente PastMasters para formarem um cortejo para a entrada da autoridade. O cortejo organizado na ante-sala. A autoridade fica na posio central. Ao ingressar no Templo, o Primeiro Mestre de Cerimnias solicita que todos os Irmos se levantem. A caminhada rompida sempre com o p esquerdo e se dirige para o Oriente onde para uns trs passos da estao do Venervel Mestre, do lado esquerdo, todos integrantes do cortejo viram-se, ficando um em frente ao outro. Os Diconos cruzam os seus bastes; o Primeiro Mestre de Cerimnias conduz a autoridade ao seu lugar. Os Diconos descruzam os seus bastes e a procisso desfeita retornando todos aos seus lugares. O Venervel Mestre senta-se. Todos os Irmos sentam-se. Saudao: o Primeiro Mestre de Cerimnias vai ao centro da Loja e pede aos Irmos que se levantem. Todos ficam de p as excees do Venervel Mestre e a autoridade que vai receber a saudao. O Primeiro Mestre de Cerimnias estando munido de basto coloca-o junto ao seu p direito, encostando-o no seu ombro direito; d o passo e o sinal do grau em que a Loja estiver aberta e faz a saudao. Concluda a saudao o Primeiro Mestre de Cerimnias volta ao seu lugar. Todos se sentam. A autoridade agradece a saudao e os trabalhos tm prosseguimento. Observaes Sendo a autoridade visitante o Soberano Gro-Mestre, o Venervel Mestre oferece-lhe o malhete. Nas tradies do Rito s o Venervel Mestre deve conduzir uma sesso Ritualstica de York. Por esta razo o Soberano Gro13

Mestre sendo conhecedor do Rito, ao receber o malhete, agradece e o devolve ao Venervel Mestre e a seguir passa a ocupar a cadeira situada direita da estao do Venervel Mestre e destinada a autoridade mxima da Potncia o Soberano Gro-Mestre entra s e por ltimo. o primeiro a fazer a saudao. Se houverem outras autoridades, estas entraro juntas na procisso a no ser que, em carter oficial estejam representando o Soberano Gro-Mestre

EXPRESSES USUAIS EM LOJA


Erguer-se: os irmos levantam-se, corpo ereto, cabea direcionada para o seu interlocutor, ps unidos formando um ngulo de 45, fazendo o Sinal de Fidelidade. Todos os Oficiais e irmos erguem-se logo que o Venervel Mestre ou um Oficial se dirige a ele e nesta posio respondem ou escutam. Para solicitar a palavra no momento devido, os irmos erguem-se e aguardam que a autorizao para tal seja concedida pelo Venervel Mestre. De p e ordem: significa estarem de p na Loja durante uma cerimnia executando o Sinal penal, os ps unidos formando um ngulo de 45. Esta posio deve ser praticada sempre que se dirigir ao Venervel Mestre e no momento em que o Primeiro Dicono ajustar ou dissociar as Trs Grandes Luzes. Sinais: so constitudos pelo Passo, o Sinal do Juramento ou Saudao e o Sinal Penal dos trs graus. Ao se dirigir ao Venervel Mestre o Irmo dever saud-lo por todos os sinais do grau em que a Loja estiver trabalhando mais o sinal de Fidelidade. Golpes de malhete: o malhete de uso privativo do Venervel Mestre. Os vigilantes se utilizam de um pequeno batente. ( )

Um golpe de malhete para dar uma ordem, chamar a ateno dos Irmos em Loja. ( )

Dois golpes de malhete determinam que fiquem de p todos os Oficiais. ( - )

Trs golpes de malhete determinam que fiquem de p todos os irmos Bater ritualisticamente: o ato executado por um Oficial atravs de golpes dados com a mo, o p ou um basto durante as cerimnias.
14

SINAIS Os sinais so classificados como de devida guarda (juramento), penais e fidelidade. O Maom s poder faz-los quando a Loja estiver aberta e estiver de p e a ordem. O sinal de fidelidade no um sinal de grau, mas sim um sinal de respeito. Neste caso o Maom colocar a sua mo direita com os dedos unidos e o polegar em esquadria sobre o peito do lado esquerdo. AUSNCIA DE UMA OU MAIS LUZES Nos casos em que estiver ausente o Venervel Mestre ele ser substitudo na direo dos trabalhos por um dos Past Master Instalados de preferncia o mais recente. Na ausncia destes, o Primeiro ou o Segundo Vigilante podero promover uma reunio no ritualstica (de cunho administrativo, por exemplo). Em algumas jurisdies internacionais quando da ausncia do Venervel Mestre o Primeiro Vigilante quem o substituir. Ainda neste caso, ausente o Primeiro Vigilante quem assume o Segundo Vigilante. ABRINDO OS TRABALHOS - REFLEXO INICIAL Os trabalhos ritualsticos da Loja sempre sero abertos no grau em que a mesma for trabalhar. H um momento de reflexo preparatrio para o incio dos trabalhos. O Templo dever estar na penumbra e colocado um fundo musical pelo Organista. O Venervel Mestre ou um Irmo por ele designado far uma breve preleo motivadora para que todos se conscientizem na importncia dos trabalhos que iro ser desenvolvidos. Um modelo sugerido: Grande Arquiteto do Universo, Criador de todas as coisas, ns suplicamos a Tua beno e proteo sobre ns. Que Tu habites dentro deste templo para que no haja contenda nem desunio. Concede aos que aqui hoje trabalham um corao justo e generoso. bom recordar que o Rito York o mais Testa de todos os ritos, ou seja, o que mais invocaes e preces faz a Deus. VELAS O acendimento de velas tem um significado simblico devocional e esotrico na Maonaria. Acender uma vela significa seguir um ritual, invocar foras magnticas no Templo. A luz com que se ilumina um Templo de vital importncia para o desenvolvimento de nossos trabalhos manicos. a Luz do mundo. identificada com o esprito, com a moral e a sabedoria. Conhecer a luz conhecer a verdade.
15

As velas no Templo manico so o fogo sagrado e o seu uso nunca deveria ser abandonado ou substitudo por lmpadas eltricas por exemplo. Lembramos que as velas dos tocheiros nunca devem ser apagadas com um assopro. Evita-se assim a contaminao das mesmas. Usa-se um abafador.

CHAMA VOTIVA
Um trabalho escrito por C. W. Leadbeater 33, relacionado ao acendimento e/ou abafamento de uma Chama Votiva antecedendo ou aps a finalizao dos trabalhos ritualsticos, passou a ser usado em vrios ritos na forma de usos e costumes. A Luz representa o smbolo da Divindade. Uma vela acessa atrai do alto um fluxo de energia fortalecendo as egrgoras que formam durante uma sesso ritualstica. Um dos grandes mritos o de se obter com o mesmo uma harmonizao dos Irmos em Loja que se isolam do mundo externo e preparam-se para vivenciar os momentos de reflexo e realizao de um trabalho justo e perfeito.

A circulao no interior do Templo com a Chama Votiva, passando pelo espao situado entre o altar e a estao do Venervel Mestre neste caso permitida, pois a Loja ainda no est aberta o que s ir ocorrer quando o Primeiro Dicono abrir o Livro da Lei dispuser o Esquadro e o Compasso.

COMPROMISSO DE LEALDADE A BANDEIRA NACIONAL


Este compromisso realizado em ocasies ou sesses especiais e a critrio do Venervel Mestre. uma homenagem de honra prestada a bandeira brasileira e inserido na ritualstica manica. VM: Irmo 1 Dicono. (O 1 Dicono fica de p, faz e desfaz os sinais e aguarda as determinaes do Venervel Mestre) VM: Apresentai a Bandeira da nossa Ptria junto ao Altar. (O 1 Dicono desloca-se, busca o Pavilho Nacional e se posta junto ao Altar) VM: Irmos acompanhem-me no compromisso de lealdade Bandeira de nossa Ptria.
16

(Todos fazem o Sinal de Fidelidade) VM: Bandeira do Brasil! A Ordem Manica te glorifica! Ns, Maons te saudamos, te veneramos e te defenderemos. (Todos desfazem o Sinal de Fidelidade; o 1 Dicono conduz de volta e coloca no seu lugar o Pavilho Nacional).

ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia devem ser tratados os assuntos de interesse Manico da Loja, tais como Cerimnias de Iniciao, Elevao, Exaltao, instrues do Grau, apresentarem trabalhos, correr o tronco de beneficncia e afins. Assuntos de interesse geral da Loja e dos de interesse da sociedade civil, tais como finanas ou propostas que no tenham a ver diretamente com assuntos manicos devem ser debatidos, tratados aps colocar a Loja em Descanso ou, o que seria ideal, em reunio administrativa especfica, no podendo, portanto ser abordados em Loja Aberta. Comunicaes gerais e pequenas mensagens dos Irmos devem ser apresentadas nos Levantamentos. A leitura dos atos e decretos do Gro Mestrado ao serem feitas todos os Irmos devero ficar de p e a ordem. No transcurso dos trabalhos os Irmos devero ter a sensibilidade de evitar perder tempo com assuntos irrelevantes. O Venervel Mestre o fiel para que a sesso no se estenda demasiadamente e sem um motivo justificado. No h uma ordem preestabelecida para a concesso da palavra. Pode falar um Irmo no Oriente, depois outro de qualquer lugar da Loja, ou seja, no h a precedncia salvo se assim o Venervel Mestre determinar.

DESCANSO/RETORNO AOS TRABALHOS RITUALSTICOS


O perodo de descanso no um recesso da Loja, mas o perodo em que a ritualstica suspensa para que se possam praticar as instrues e assuntos que no necessitem discusses em Loja. Uma vez cessados os motivos o Venervel Mestre faz a chamada para o retorno aos trabalhos ritualsticos.

CADEIA DE UNIO
A cadeia de unio por disposio regimental formada para a transmisso da Palavra Semestral. Esta palavra foi estabelecida como forma de identificao dos membros regulares de uma corporao. Deve ser exigida sempre que houver dvidas sobre visitantes para atestar a sua regularidade como Maom. O momento de sua realizao logo aps o encerramento da Ordem do Dia. Segundo o Irmo Antnio Fadista em trabalho especfico a a expresso Cadeia de Unio tornou-se conhecida internacionalmente a partir de 1902,
17

pela ao do Irmo Eduard Quartier La Tente, Gro-Mestre da Grande Loja Sua Alpina (da Sua). Mozart, iniciado em 1784 na Loja Beneficncia, na ustria, comps em 1791 o cntico Irmos, Colocai as Mos na Cadeia de Unio. At hoje, este o hino da Maonaria na Alemanha. A execuo como parte integrante dos procedimentos ritualsticos das Lojas tm carter facultativo. Um dos objetivos primordiais da Maonaria unir os irmos de tal modo que parea um s esprito, um s corpo, uma s vontade, formando um Templo compacto. A Cadeia de Unio tem o significado de unidos pelo amor fraternal. Ao se formar fica composta por elos humanos, unidos pela comunho de sentimentos, solidariedade e desejos. Nela todos so iguais, no h elo maior do que outro. Neste caso a Cadeia de Unio poder ser feita sempre que o Venervel Mestre entender necessrio reforar o esprito de coeso da Loja. DISPOSIO DA CADEIA DE UNIO A disposio na Cadeia de Unio a seguinte: No momento em que o Venervel Mestre ordena a sua formao, os Irmos se dirigem para o centro do Templo formando um crculo em torno do Altar tomando uma forma oval ou circular, estendendo-se do Oriente ao Ocidente. Ateno: se a Cadeia de Unio for formada para a transmisso da Palavra Semestral, somente os Irmos do quadro da Loja que podero fazer parte. O Venervel Mestre fica no Oriente, o mais prximo possvel do Altar. ladeado pelo Capelo direita e o Secretrio esquerda. sua frente no lado oposto do crculo est o Primeiro Mestre de Cerimonial ou o Primeiro Dicono ladeado pelo Primeiro Vigilante ao Norte e pelo Segundo Vigilante ao Sul. Os demais Irmos completam o crculo.

Os Irmos do-se mutuamente as mos, sem luvas, com os braos cruzados o direito sobre o esquerdo, calcanhares unidos e as pontas dos ps tocando as dos Irmos do lado. O Venervel Mestre aps breves momentos de silncio profundo, reflexo e de estmulo concentrao do grupo faz uso da palavra podendo pedir uma complementao ao Capelo ou a outro Irmo. Ao ser transmitida a Palavra o Venervel a diz, em voz baixa, na orelha esquerda do Irmo que est sua direita, e na orelha direita do que se
18

encontra sua esquerda, da a palavra circula pelos dois lados, sendo recebida pelo Primeiro Mestre de Cerimnias ou se for o caso, pelo Primeiro Dicono, em ambas as orelhas, ocasio em que esse oficial confirmar ao Venervel Mestre que est correto. Se a palavra estiver errada, o processo todo repetido. Estando certa, o Venervel dir, simplesmente: "Meus Irmos, a palavra est correta, guardemo-la como condio de regularidade e penhor de nossa fraternidade". Aps as manifestaes os Irmos elevam e abaixam os braos (que continuam cruzados) por trs vezes exclamando por trs vezes: Sade, Fora e Unio! Que assim seja que assim seja que assim seja!. Desfeita a Cadeia de Unio retornam em silncio e ordenadamente a seus lugares permanecendo de p, aguardando as determinaes do Venervel Mestre.

LEVANTAMENTOS
Antes do encerramento da Loja so feitos trs levantamentos por parte do Venervel Mestre. O primeiro levantamento refere-se apresentao de proposies para o bem da Franco-Maonaria Universal. O segundo levantamento oportuniza aos Irmos do quadro manifestaes para o bem do Grande Oriente do Rio Grande do Sul e o ltimo para manifestaes do interesse da Loja em particular. Os Irmos permanecem sentados. Se algum Irmo quiser se manifestar basta ficar de p fazer e desfazer os sinais do grau e aguardar que lhe seja concedida a palavra pelo Venervel Mestre.

TRONCO DE BENEMERNCIA
A Maonaria no uma instituio filantrpica, mas sim um mtodo de trabalho que cultiva o esprito da filantropia e de ajuda aos demais como uma simples e espontnea manifestao da fraternidade. O exerccio da benemerncia se realiza de vrias formas. Em Loja, ao final dos trabalhos, o Irmo Primeiro Dicono atendendo determinao do Venervel Mestre, se posta na porta de sada do Templo onde coloca a disposio dos demais irmos o Tronco da Benemerncia ou Tronco da Viva onde os irmos depositam fundos para serem utilizados nestas causas. O Primeiro Dicono e o Tesoureiro fazem a conferncia dos valores. O Tesoureiro registra em ata e faz a comunicao do valor arrecadado na sesso seguinte da Loja.

19

QUE A SABEDORIA DE SALOMO NOS INSPIRE QUE A FORA DE HIRAM REI DE TIRO NOS MANTENHA FIRMES, UNIDOS E QUE A BELEZA DO MESTRE HIRAM ABIFF ADORNE OS NOSSOS PENSAMENTOS, AS NOSSAS PALAVRAS, GESTOS E ATITUDES PARA QUE POSSAMOS PASSAR ESSA IMAGEM DA MAONARIA, NA VIVNCIA DE TOSOS OS INSTANTES DO COTIDIANO DE CADA UM DE NS. ASSIM DEUS NOS AJUDE!
(V. Souza)

20

CAPTULO 6
Layouts 1. Layout Geral. 2. reas de Circulao Pontos Cardeais. 3. Ingresso em Loja. 4. Ingresso em Loja aberta. 5. Movimentao do Primeiro Dicono. 6. Movimentao do Segundo Dicono 7. Abertura e fechamento das Grandes Luzes. 8. Sada da Loja. 9. Ingresso da Loja com Cortejo. 10.Sada da Loja com Cortejo.

SEEK YOUR TRUTH BUSCA A TUA VERDADE!


(Escriba)

................................................................................................................................................

LAY-OUT GERAL

21

AREAS DE CIRCULAO

O LAYOUT MOSTRA AS REAS DE CIRCULAO PASSVEIS DE SEREM UTILIZADAS DURANTE OS TRABALHOS RITUALSTICOS. ESTANDO A LOJA ABERTA NENHUM IRMO PODER PASSAR PELA LINHA IMAGINRIA SITUADA ENTRE O ALTAR E A ESTAO DO VENERVEL MESTRE. ESTO APONTADOS NESTE LAYOUT OS PONTOS CARDEAIS CORRESPONDENTES EM LOJA.

22

INGRESSO EM LOJA

DEVIDAMENTE TELHADOS QUANDO FOR O CASO E ANUNCIADOS AO GUARDA INTERNO OU AO SEGUNDO DICONO PELO COBRIDOR OS IRMOS OU VISITANTES MAONS TERO FRANQUEADO SEUS ACESSOS AO INTERIOR DA LOJA.

23

INGRESSO EM LOJA ABERTA

SE O IRMO DO QUADRO OU IRMO VISITANTE CHEGAR ATRASADO E SOLICITAR INGRESSO EM LOJA SERO TELHADOS PELO GUARDA EXTERNO E, UMA VEZ COMPROVADAS, AS SUAS QUALIFICAES MANICAS, O GE DAR UMA BATIDA NA PORTA COM SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO E SER FRANQUEADO O ACESSO. O MESTRE DE CERIMNIAS OU O SEGUNDO DICONO OS CONDUZIRO DIANTE DO ALTAR ONDE FARO A SAUDAO AO VENERVEL MESTRE E DEPOIS ORIENTADOS A OCUPAREM OS SEUS DEVIDOS LUGARES.

24

MOVIMENTAO DO PRIMEIRO DICONO

O PRIMEIRO DICONO SE DESLOCA NO SENTIDO ORIENTE (LESTE) PARA O OCIDENTE (OESTE). NO DESENVOLVER DOS TRABALHOS RITUALSTICOS PODER SE DESLOCAR PARA DIANTE DO ALTAR PARA EXPOR AS GRANDES LUZES E/OU NOS RITUAIS DE PASSAGEM CONDUZIR CANDIDATOS.

25

MOVIMENTAO DO SEGUNDO DICONO

O SEGUNDO DICONO SE DESLOCA NO SENTIDO OCIDENTE (OESTE) PARA O ORIENTE (LESTE). NO DESENVOLVER DOS TRABALHOS RITUALSTICOS PODER SE DESLOCAR PARA DIANTE DO ALTAR APRESENTANDO IRMOS, VISITANTES E TAMBM AUXILIAR NOS RITUAIS DE PASSAGEM EM PERAMBULAES OU CORTEJOS.

26

ABERTURA E/OU FECHAMENTO GRANDES LUZES

O PRIMEIRO DICONO O OFCIAL RESPONSVEL PELA EXPOSIO DAS TRS GRANDES LUZES. O ORGANISTA DEVER COLOCAR UM FUNDO MUSICAL APROPRIADO.

27

SADA DA LOJA

O IRMO DO QUADRO QUANDO SOLICITAR PARA COBRIR O TEMPLO SE POSTAR COM O AUXLIO DO MESTRE DE CERIMNIAS DIANTE DO ALTAR FAR A SAUDAO AO VENERVEL MESTRE E SER CONDUZIDO AT A PORTA DO TEMPLO PARA SE RETIRAR.

28

INGRESSO NA LOJA COM CORTEJO

O CORTEJO OU PRSTITO ANUNCIADO PELO MARECHAL, ROMPE A CAMINHADA COM O P ESQUERDO E RECEPCIONADO NA PORTA DO TEMPLO PELOS MORDOMOS QUE CRUZAM AS SUAS VARAS. SEGUE EM DIREO AO NORTE, SEM ESQUADREJAR, VAI AO ORIENTE ONDE O VM OCUPA O SEU PEDESTAL, CONTINUA AT AO OESTE ONDE O PRIMEIRO VIGILANTE OCUPA O SEU PEDESTAL E APS SEGUE ORIENTE, OESTE AT O PEDESTAL DO SEGUNDO VIGILANTE QUE PASSA A OCUPAR O SEU POSTO.

29

SADA DA LOJA COM CORTEJO

O CORTEJO DE SADA FORMA-SE, COM ORIENTAO DOS MESTRES DE CERIMNIAS E MARECHAL, A PARTIR DA ESTAO DO SEGUNDO VIGILANTE E SEGUEM NO SENTIDO 1, 2, 3 AT A PORTA. DA ANTE-SALA.

30

ESPIRAL DA MAONARIA DE YORK DOS GRAUS SIMBOLICOS AOS ALTOS GRAUS

CONSTRI HOJE, COM BASE FIRME E AMPLA E O AMANH ENCONTRAR SEU LUGAR ASCENDENTE E SEGURO (Longfellow) 31

32

BIBLIOGRAFIA
A Trolha - Revista Manica Editora Manica "A Trolha" Ltda. - Londrina - Paran - 1975 -2001 Aslan, Nicola - Instrues para Lojas de Perfeio - Editora "A Trolha" - Londrina -1994. Assis de Carvalho - A Maonaria, Usos e Costumes - Vol. 2 Editora Manica "A Trolha" Ltda. - Londrina Paran - 1995 Assis de Carvalho - Ritos e Rituais - Vol. 1 - Editora Manica "A Trolha" Ltda - Londrina - Paran - 1993. Assis de Carvalho - Ritos e Rituais - Vol. 4 - Editora Manica "A Trolha" Ltda - Londrina - Paran - 2001. Bastos, Octaviano de Mendes Bastos Pequena Enciclopdia Maonica Vol. 1 Edit. O Malhete So Paulo SP 1952. Boucher, Jules A Simblica Manica Editora Pensamento So Paulo - S. P. -1997 Branco, Ailton Trindade - Rito de York - Estudo Histrico - Artigo publicado na revista manica "Coluna Gacha" RS Cavalcante, Sergio & Borges, Hugo - Rito York O simbolismo Aprendiz Maom Editora IMPREB Joo Pessoa PB 2008. Cavalcante, Sergio Roberto Instruo Complementar de Aprendiz Grande Loja Manica da Paraba Joo Pessoa- PB 2008. Daza, Juan Carlos - Diccionario Akal de Francmasonera - Edies Akal -Espanha - 1997. Diccionario Masnico Del Gran Oriente de Francia Ediciones Obelisco Barcelona Espanha 1998 Duncan, Malcon Masonic Ritual and Monitor Of Freemasonry - Editora David Mckay Company, Inc. New York - USA. Figueiredo, J.Gervsio - Dicionrio de Maonaria - Editora Pensamento - So Paulo - 1990. Filho, Theobaldo Varoli Curso de Maonaria Simblica Aprendiz Editora A Gazeta Manica - So Paulo SP. Foltz, Carlos Coletnea de Instrues e Procedimentos Ritualsticos para Lojas simblicas de York Grande Oriente do Rio Grande do Sul Porto Alegre RS 1997. Grande Loja de New York -The Standard Work and Lectures of Ancient Craft Masonry. Henderson, K. Maonaria Universal As Amricas Editora Madras So Paulo 2001 Jeffers, H. Paul La Masonera, Histria de Una Sociedade Secreta Editora El Ateneo Buenos Aires Argentina 2005. Mellor, Alec - Dicionrio da Franco-Maonaria e dos Franco-Maons - Editora Martins Fontes - So Paulo - 1989. Naudon, Paul - A Franco-Maonaria - Publicaes Europa - Amrica - Portugal - 1963. Pusch, Jaime ABC do Aprendiz - Editora Dehon Tubaro SC 1993. Ragon, J.M. Ritual do Aprendiz Maom Editora Pensamento So Paulo SP 1999. Rito Ancien York New Scotia Monitor Grand Lodge Nationale Franaise Rituais diversos: Grande Loja de Nevada Grande Loja de Ilinois Grande Loja da Florida. Siete Maestros Masones Smbolo, Rito e Iniciao Editora Obelisco Barcelona Espanha - 1992 Speidel, Frederick G. - The York Rite of Freemasonry - Mitchell-Fleming Printing, Inc. - EUA - 1989. Smyth, Frederick - A Reference Book For Freemasons - Q.C.Correspondence Circle Limited - London 1998. The Masonic Ritual for use of Ancient Free and Accepted Masons Masonic Supply Co.

33

Albert Einstein

FILA INDIANA
Para mim os homens caminham pela face da Terra em fila indiana. Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrs. Na sacola da frente, ns colocamos as nossas qualidades. Na sacola de trs guardamos os nossos defeitos. Por isso durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possumos presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do companheiro que est adiante, todos os defeitos que ele possui. E nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrs de ns, est pensando a mesma coisa a nosso respeito.

"A vida como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltar azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltar verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltar fraca; Se a bola for jogada com fora, ela voltar com fora. Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que voc no esteja pronto a receb-la. A vida no d e nem empresta; no se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz retribuir e transferir aquilo que ns lhe oferecemos"

34

También podría gustarte