Está en la página 1de 21

A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira

LEILA BIJOS1 VERNICA ARRUDA2

RESUMO
O objetivo deste trabalho analisar a diplomacia cultural empreendida pelo governo brasileiro, como instrumento de poltica externa para a promoo dos programas de incluso social do Brasil no exterior. A anlise ressalta que a poltica externa e a cultura fazem parte de um projeto de Estado que busca o desenvolvimento nacional atravs da promoo da diversidade cultural. Nesse sentido, o estudo da diplomacia cultural permite a compreenso de novas formas de insero internacional, com a participao de instituies de ensino superior, centros de pesquisa e organizaes no governamentais. PALAVRAS-CHAVE: Incluso cultural. pblicas e sociais. Diplomacia cultural. Polticas

INTRODUO

ABSTRACT
This paper aims at analyzing the cultural diplomacy undertaken by the Brazilian government, as a tool of foreign policy for promoting the country abroad. The analysis shows that the Brazilian foreign policy and culture are part of a State project that seeks the national development through the promotion of cultural diversity. In this way, the study of cultural diplomacy allows us a broad understanding of new forms of international insertion, with the support of universities, research centers and international non-governmental organizations. KEYWORDS: Cultural inclusion. Public and social Policies. Cultural diplomacy.

O fim da Guerra Fria e os efeitos do processo de globalizao levaram o Brasil a se ajustar nova realidade internacional, sair de seu isolacionismo, e buscar um papel de maior relevncia no cenrio externo. O desenvolvimento brasileiro das ltimas duas dcadas, aliado ao crescente envolvimento do Brasil nos grandes temas internacionais: direitos humanos, programas de erradicao da fome, Bolsa Escola, liderana da misso de paz da ONU no Haiti, participao como credor do FMI, produo e disseminao dos bicombustveis, entre outros, so respaldados por uma poltica externa que visa a uma insero cada vez maior no cenrio internacional. Consequentemente, o nmero de parceiros internacionais aumenta exponencialmente a cada dia, o que mostra a necessidade de consolidar novas parcerias, bem como atrair outras. A partir dessa insero externa mais pr-ativa, imperativo que o pas multiplique os mecanismos que possam contribuir para a consecuo das metas traadas por sua poltica externa, assim como seu compromisso com as Metas de Desenvolvimento
1 Leila Bijos doutora em Sociologia pela Universidade de Braslia (UnB), professora do Mestrado em Direito da Universidade Catlica de Braslia, pesquisadora visitante da Universidade da Califrnia em San Diego, U.S.A, e da Universidade de Tsukuba, no Japo. E-mail: lbijos@ucb.br. 2 Vernica Arruda Bacharel em Relaes Internacionais pelo UDF e Mestranda pela Universidade de Braslia, membro do ncleo de pesquisa Laboratrio de Poltica Internacional, sob a coordenao da Profa. Dra. Leila Bijos.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

33

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

do Milnio das Naes Unidas1. Desse modo, a diplomacia cultural emerge como uma das mais completas ferramentas capazes de consolidar a posio brasileira em lugar destacado no cenrio internacional, por permitir um intercmbio entre os ganhos de cunho poltico, econmico e de cooperao. No que se refere cooperao, o Governo brasileiro conta com o apoio das instituies de ensino superior, como a Universidade Catlica de Braslia, atravs da Pr-Reitoria de Extenso (PROEx), que tem olvidado esforos para ampliar os acordos de cooperao com outros pases, e incentivar os discentes da graduao e ps-graduao na pesquisa e extenso, interagindo com a sociedade civil.

A anlise abrange o estudo das polticas de insero internacional, especificamente atravs da cultura, dos dois ltimos chefes do Governo brasileiro, Fernando Henrique Cardoso e Lula, que se destacam por serem os consolidadores da democracia no pas. Ao se analisar os anseios brasileiros em prol da erradicao da fome e da misria, verifica-se a repercusso das polticas pblicas e sociais implementadas no territrio brasileiro, aliadas ao ensino e pesquisa; numa viso de futuro.
1 As Metas de Desenvolvimento do Milnio (MDM) surgem da Declarao do Milnio das Naes Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenas que matam milhes e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentvel dos povos so algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declarao do Milnio, e que se pretendem alcanar at 2015.

34

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

A diplomacia cultural emerge como uma das mais completas ferramentas capazes de consolidar a posio brasileira em lugar destacado no cenrio internacional, por permitir um intercmbio entre os ganhos de cunho poltico, econmico e de cooperao.

Partindo da premissa de que o Governo de Luiz Incio Lula da Silva adotou o tom de continuidade do Governo de Fernando Henrique Cardoso em matria de poltica externa cultural, o que se pode verificar a consecuo de objetivos nacionais, destacando-se a participao das burocracias especializadas na formulao de poltica externa especfica, com resultados concretos na utilizao de uma ferramenta e diretrizes especficas que se configuram como balizadoras de um novo marco na histria da poltica externa brasileira, que tem sido difundida nos mais diversos pases.

CULTURA E RELAES INTERNACIONAIS Os fluxos de relacionamentos entre as sociedades sempre existiram, em diversos campos de interao como o econmico, poltico e cultural, e, com o tempo, tornaram-se mais complexos, dinmicos e importantes. Assim como essa interao se tornou inevitvel, ficou claro que o que se passava nas outras sociedades tambm influenciava o contexto interno, na dinmica domstica de cada povo; e que as aes tomadas em mbito interno, pelos diversos organismos de comando, teriam repercusso em outras sociedades2. A esse conjunto de aes, atores e organismos, nos permitimos denominar de Relaes Internacionais. Essas relaes entre os Estados, seus atores por excelncia, as Organizaes Internacionais, as empresas multinacionais, instituies de ensino superior, com o intercmbio entre docentes e discentes, as Organizaes No Governamentais situam-se no que chamamos hodiernamente como soft power e smart power, num contexto de globalizao, cultura e diplomacia. Soft power (poder brando) um conceito introduzido por Joseph Nye na dcada de 1980 e tem como objetivo facilitar a compreenso da abordagem feita pela poltica externa dos Estados Unidos. De acordo com Nye, soft power [...] the ability to get what you want through attraction rather than coercion or payments. It arises from the attractiveness of a countrys
2 PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introduo s Relaes Internacionais: temas, atores e vises. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. p. 13.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

culture [grifo nosso], political ideals, and policies. When our policies are seen as legitimate in the eyes of others, our soft power is enhanced (NYE, 2004, p. 14)3. O chamado poder brando se utiliza da persuaso e da atrao para conseguir os objetivos, e o instrumento utilizado para tal empreendimento seria a atrao cultural e a atrao por valores polticos e ideolgicos, destacando-se uma cultura e uma ideologia atraentes, servindo de marco para que os outros pases o acompanhem em suas aes. O soft power mais utilizado por aqueles pases que no possuem vantagens na rea militar ou econmica, e portanto se utilizam de meios alternativos para exercer influncia. A partir de uma globalizao abrangente, preconizar o uso da fora, o hard power4 , em detrimento a uma aproximao menos agressiva, pouco inteligente, pois a informao instantnea, com uma rede de instrumentos miditicos que mostram, atravs de imagens, o que acontece em cada uma das cidades, por mais pequena que ela seja. O poder brando emana em grande parte dos nossos valores, que se expressam na nossa cultura, na poltica que adotamos internamente e no modo como nos comportamos internacionalmente. Por outro lado, o smart power, conceito lanado em 2004 por Suzanne Nossel, seria o ponto de equilbrio entre hard power e soft power para o exerccio da hegemonia, seria a capacidade de influenciar e de agir tanto pela fora quanto pelo consenso. No prximo tpico, explicaremos o que globalizao e como esse fenmeno interfere nas Relaes Internacionais de um pas. GLOBALIZAO E CULTURA A globalizao um termo de difcil definio que se manifesta nos campos social, poltico, econmico e cultural. Para Thomas L. Friedman (2001, p. 29), trata-se de um sistema internacional abrangente que modela as polticas nacionais e as
3 NYE JR., Joseph S. O paradoxo do poder americano: por que a nica superpotncia do mundo no pode prosseguir isolada.So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2002. p. 14. 4 Hard power o uso da coero, da induo e da intimidao como ferramenta para o exerccio do poder.

relaes internacionais de praticamente todos os pases. A globalizao, de acordo com Held 5 se refere a padres arraigados e duradouros de interligao mundial. Ela fruto da vontade dos seres humanos de conhecer o outro, de se aproximar e de auferir ganhos com essa aproximao, conforme evidenciou-se no perodo das grandes navegaes, fato tido por muitos como o incio da globalizao. Sem entrar nesse questionamento, certo afirmar que a globalizao nasceu [...] impulsionada pela transnacionalizao da produo e do consumo, pela volatilizao das finanas, pela atribuio de um papel maior para os atores transnacionais, pela acelerao das inovaes tecnolgicas [...]6. A globalizao implica em uma magnitude ou intensidade crescente de fluxos globais, o que redunda em Estados e sociedades enredados em sistemas mundiais e redes de interao. Na verdade, o sonho de uma repblica igualitria, democrtica, onde os cidados gozem da mesma igualdade de direitos, vivam em liberdade, tornou-se uma utopia. Como consequncia, ocorrncias e fenmenos distantes passam a ter srios impactos internos, enquanto acontecimentos locais e podem gerar repercusses globais de peso. O sonho de todos que se viva numa repblica que saiba rejeitar o imperialismo, a imposio e a corrupo. 7
5 HELD, David; McGREW, Anthony. Prs e Contras da Globalizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 6 ORTIZ, Renato. Mundializao da Cultura, So Paulo: Brasiliense, 1994. 7 BIJOS, Leila. A Tempestade ou o Pesadelo da globalizao. Texto para Discusso N 2, Srie Relaes Internacionais, Braslia: Editora Universa, outubro de 2001, p. 6.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

35

Na verdade, o sonho de uma repblica igualitria, democrtica, onde os cidados gozem da mesma igualdade de direitos, vivam em liberdade, tornou-se uma utopia.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

Atualmente, a sociedade vive interconectada. As barreiras de custo e tempo diminuram consideravelmente, o desenvolvimento tecnolgico, principalmente na rea da informtica, transporte e comunicao, revoluciona o comportamento das sociedades, aproximando-as de uma forma nunca antes imaginada. A globalizao se nos apresenta como um contexto global crescentemente interconectado no qual distintos grupos socioculturais so colocados em contato de maneira intensa e acelerada, razo pela qual necessitamos operacionalizar a extenso nas instituies de ensino superior, voltada para a ao concreta do conhecimento.8 Desejos, sonhos, construes? Pesadelos de globalizao? Horrores e incertezas? A globalizao apresenta uma caracterstica de integrao e de incluso, uma dinmica de universalizao de particularismos, valorizando realidades identitrias especficas, e, ao mesmo tempo, a intensificao da noo de que o mundo um lugar comum.9 As vrias construes percebidas nas Amricas se constituem como resultado de novas formas, dinmicas, nveis e intensidade de inter-relacionamentos sociais entre mltiplos agrupamentos humanos, mas tambm como lugares de assimetrias, de dificuldades, de pobreza e misria. Essa dinmica de fragmentao e de excluso se transforma em conflitos, entre grupos de origens culturais distintas, postos em um contato aproximado e acelerado num mundo comprimido sob si mesmo. Levando-se em considerao a velocidade com que as informaes atravessam o globo, a tecnologia utilizada diariamente por milhares de pessoas e o vasto intercmbio entre povos e culturas, enfim, toda essa cadeia de aes a que chamamos de globalizao da informao, dos costumes e da tecnologia, ter-se- um fluxo de trocas culturais realizadas em favor das relaes diplomticas. O objetivo do Estado torna-se evidente, em funo da emergncia do fator cultural que procura ampliar essas avenidas espontaneamente abertas pelos homens, multiplicando suas interligaes culturais e,
8 Referncias adicionais podem ser encontradas em: IORIS, Rafael R. A Globalizao cultural e os desafios para uma governana global democrtica. Mural Internacional. Rio de Janeiro, ano I, n.1, p. 33-39, jan./jun 2010. Disponvel em:< http://www.ppgri.uerj.br/pdf/Mural_internacional. pdf.>. 9 Our Global Neighborhood the Report of the Commission on Global Governance, Oxford: Oxford University Press: 1995.

por meio delas, prover seus cidados de novas ideias, da imposio de produtos e as perspectivas de alianas que ultrapassam as fronteiras nacionais. A cultura pode desempenhar um papel importante na superao de barreiras, na promoo da cooperao e na reduo de desconfianas mtuas. Pases como Estados Unidos, Frana, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Japo, entre outros, j reconheceram o valor do uso da cultura como facilitador

de sua insero internacional.10 A Frana foi pioneira ao incorporar a cultura em favor de sua poltica externa, mesmo antes do sculo XIX, ainda nos reinados de Luis XIII e XIV, que prestaram apoio aos missionrios e, atravs deles, difundiu a lngua e cultura francesas na Europa, tornando o francs, ao final do sculo XVIII, a lngua da nobreza e dos intelectuais. A Frana tambm foi a primeira a criar uma diviso especfica em seu Ministrio dos Negcios Estrangeiros com vistas a coordenar o trabalho de difuso da lngua e cultura francesas no exterior. Cabe ressaltar que, na Frana, assim como em outros pases, o papel do governo essencial no auxlio e superviso dos programas culturais exibidos no exterior, relegando o xito dessas aes ao apoio poltico e financeiro do governo, mas no abdicando, porm, do apoio de entidades privadas. A Frana s seria seguida por outros pases, como a Gr-Bretanha e a Itlia, entre as duas Grandes Guerras, e mais tarde pelos Estados Unidos da Amrica e do
10 RIBEIRO, Edgar Telles. Diplomacia Cultural: seu papel na poltica externa brasileira. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 1989.

36

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Essa dinmica de fragmentao e de excluso se transforma em conflitos, entre grupos de origens culturais distintas, postos em um contato aproximado e acelerado num mundo comprimido sob si mesmo.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

Canad, ao fim da Segunda Guerra e; posteriormente, Alemanha e Japo tambm iniciaram seus projetos de insero internacional por meio da cultura. Destarte, faz-se mister as exitosas aes dos Estados Unidos da Amrica, que em meio ao conflito poltico, ideolgico, tecnolgico-militar e, cultural da Guerra Fria, conseguiram efetuar uma das propagandas mais influentes, at os dias atuais, de sua cultura, com o conhecido American way of life. Sobressai-se no cenrio internacional, o exemplo da diplomacia cultural espanhola, por meio do Instituto Cervantes e da Agncia Espanhola de Cooperao Internacional; bem como a diplomacia portuguesa, que

em extenso11), grande populao (mais de 190 milhes de habitantes12) e forte economia (pelo PIB figura entre as 10 maiores do mundo), percebe-se suas ambies de conseguir um assento permanente no Conselho de Segurana das Naes Unidas, para ter voz ativa nos foros internacionais e alcanar objetivos mais amplos no que tange ao desenvolvimento econmico, cultural, opinio pblica, sentimento nacional e respaldo para sua poltica exterior. Para isso, premente que se eliminem as mazelas sociais, e que a sociedade organizada alcance objetivos transnacionais. A fim de que esses objetivos sejam alcanados, os objetivos de insero internacional do pas devem ser trabalhados a partir de algumas ferramentas tericas que podem auxiliar na tarefa proposta: diplomacia cultural e poltica externa. O conceito de diplomacia, segundo Martin Wight o sistema e a arte da comunicao entre os Estados. O sistema diplomtico a instituio mestra das relaes internacionais. A diplomacia exercida por embaixadores, ministros, nncios apostlicos, diplomatas etc. ou, em uma definio mais aplicada ao nosso campo de estudo, A diplomacia compreende a ao externa de governos expressa em objetivos, valores e padres de conduta vinculados a uma agenda de compromissos pelos quais se pretende realizar determinados interesses.14
13

atua por meio do Instituto Cames, nas mais diversas capitais brasileiras. importante frisar que existem modelos diferentes de atuao, por exemplo, atravs de interveno e controle do Estado (Frana e Itlia); atravs de agncias autnomas (Gr-Bretanha com o British Council e, no Japo, com a Japan Foundation); por grupos mistos e apoio privado como o caso dos Estados Unidos e Alemanha. Portanto, percebida dessa maneira, a diplomacia cultural responsvel por criar e implementar projetos nos quais a cultura ser difundida, atuando na defesa dos valores nacionais, visando insero internacional daquele pas. Ao se contextualizar o Brasil, com suas dimenses continentais (8.547.403 Km - o quinto pas do mundo

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

A diplomacia cultural responsvel por criar e implementar projetos nos quais a cultura ser difundida, atuando na defesa dos valores nacionais, visando insero internacional daquele pas.

Ao nos debruarmos sobre a anlise do termo cultura, encontraremos escritores como Edward Tylor (1871), antroplogo britnico, que explicita que este todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Em outra definio, de Antonio Houaiss, cultura um conjunto de padres de comportamento, crenas, conhecimentos, costumes etc., que distinguem um grupo social. A cultura cria elos antes inexistentes entre os diferentes povos, ela independe de origens, localizao
11 Dados estatsticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), 2010. 12 Idem. 13 WIGHT, Martin. A Poltica do Poder. Traduo Carlos Srgio Duarte. So Paulo: 2002. p. 4. 14 CERVO, Amado Luiz. Insero Internacional: formao dos conceitos brasileiros. So Paulo: Ed. Saraiva, 2008.

37

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

Dessa forma, a cultura, aqui entendida como instrumento diplomtico de poltica externa, proporciona ao Estado facilidades de insero internacional de uma forma mais amena, ou de acordo com Joseph Nye16 , utilizando soft power. Esse poder brando nos concedido pela academia, atravs da extenso, e projetada para relaes que atendem tanto o pblico quanto o privado, como uma plataforma que garantir a eficcia de polticas, efetivadas no seio da sociedade. Em outra concepo, a cultura tambm pode ser entendida como varivel capaz de conduzir ao conflito, a partir do pressuposto de que a globalizao cultural apresenta, conforme afirmado em tpico anterior, dinmicas de excluso e fragmentao, como por exemplo, conflitos religiosos entre alguns seguidores fundamentalistas islmicos e a sociedade ocidental com seus costumes e modo de vida to dspares dos primeiros, o que foi identificado por Samuel Huntington, em sua obra O Choque de Civilizaes, onde o autor divide o mundo em sete grandes civilizaes a partir do critrio religioso, a saber: a Ocidental, a Africana, a Islmica, a Snica, a Hindu, a Ortodoxa, a Latinoamericana, a Budista e a Japonesa. Em sua explanao, infere que:
A poltica mundial est sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais. Nesse mundo, os conflitos mais abrangentes, importantes e perigosos no se daro entre classes sociais, ricos e pobres, ou entre grupos definidos em termos econmicos, mas sim entre povos pertencentes a diferentes identidades culturais. As guerras tribais e os conflitos tnicos iro ocorrer no seio das civilizaes. [...].17
15 RIBEIRO, Edgar Telles, op. cit. 16 NYE JR., Joseph S. O paradoxo do poder americano: por que a nica superpotncia do mundo no pode prosseguir isolada, op. cit., p. 14. 17 HUNTINGTON, Samuel P. O Choque de Civilizaes e a Recomposio da Ordem Mundial. Traduo de M.H.C. Crtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.p. 50-51.

Como promover a reconciliao entre os povos? A complexidade de uma realidade imersa em falhas humanas analisada por Harrison e Huntington,18 que afirmam:

[...] Os movimentos de auto-afirmao nacional, cultural e ou religiosa tero importncia cada vez maior. O alinhamento ou distanciamento dos diferentes atores na sociedade internacional depender em grande parte de suas afinidades ou diversidades culturais.

Penso no papel dos mestres e suas preocupaes com a formao dos jovens, em prepar-los para o mundo do trabalho, mas adequando-os a um ambiente de reflexo e interao com a comunidade. Penso tambm com Michelet que o verdadeiro conceito de educao abarca no s o cultivo do esprito dos filhos pela experincia dos pais, mas tambm, e com freqncia muito mais, o cultivo do esprito dos pais pela inspirao inovadora dos filhos.19 Balizados nessas premissas, resta-nos utilizar da diplomacia cultural para evitar os conflitos entre os povos, fortalecer os recursos existentes em prol do entendimento, da cooperao e do comrcio. O fenmeno da globalizao deve ser analisado como transformao do espao e do tempo, deve ser confrontado por questes que desafiam as premissas fundamentais do prprio sistema social e poltico, consequncias de um movimento de civilizao, como diria Wagner, o grande terico alemo do Estado
18 HARRISON, Lawrence E.; HUNTINGTON, Samuel P. A cultura importa: os valores que definem o progresso humano, Rio de Janeiro: Record, 2002. 19 ROD, Jos Enrique. Ariel. Traduo de Denise Bottmann. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991. p. 26 apud BIJOS, Leila. A Tempestade ou o Pesadelo da globalizao, op. cit., p.10.

38

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

geogrfica, economia etc., ela possui um carter universal, pois seu alcance infinito.15 Nesse sentido, a cultura de um pas representa sua identidade, aquilo que o difere de outras naes, o que torna cada pas nico. Em nosso campo de estudo, significa a primeira imagem do pas, a apresentao para a manuteno de relaes com outras naes, o carto de boas-vindas.

Nesse sentido, a cultura de um pas representa sua identidade, aquilo que o difere de outras naes, o que torna cada pas nico.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

Social.20 Como manter um perfeito entendimento entre o capitalismo e a democracia, sem pender para o nacionalismo e o racismo exacerbado?21 Como promover a cultura no interior do pas e alm de nossas fronteiras? O INCENTIVO CULTURA POR MEIO DA POLTICA EXTERNA BRASILEIRA O fim da Guerra Fria e os efeitos do processo de globalizao levaram o Brasil a se ajustar nova realidade internacional, numa preparao para o terceiro milnio, retirando-o de seu isolacionismo. Nesse sentido, de acordo com Amaury de Souza, essas novas realidades visivelmente condicionaram as agendas de dois presidentes brasileiros: o Presidente Fernando Henrique Cardoso, e seu sucessor, o Presidente Luiz Incio Lula da Silva.22 O estudo das polticas de insero internacional, especificamente atravs da cultura, dos dois ltimos chefes do governo brasileiro, FHC e Lula, extremamente importante para se entender os anseios brasileiros no exterior e como esse trabalho vem se desenvolvendo, alm de ser um campo pouco explorado nas relaes internacionais e no Brasil. O perodo (1995-2010), que abrange os dois mandatos de Fernando Henrique e os dois mandatos de Lula, mostra-se de fundamental importncia devido ao fato de serem os maiores representantes do poder ps-abertura comercial e econmica, iniciada na dcada de 1990, e por serem consolidadores da democracia no pas. Com a ascenso de Lula ao poder em 2002, muitos analistas polticos, pesquisadores e estudiosos intensificaram os estudos sobre as aes de seu governo no intuito de identificar as rupturas com o governo anterior, de FHC. A poltica externa diz respeito ao de um pas em prol da defesa de seus interesses; e est diretamente ligada necessidade de atuar no cenrio internacional, com vistas a defender os objetivos nacionais permanentes.23
20 ROSANVALLON, Pierre. A Crise do Estado-Providncia, Goinia: Editora UnB e Editora UFG, 1997, p. 17. 21 BIJOS, Leila. A Tempestade ou o Pesadelo da globalizao, op. cit., p.12. 22 SOUZA, Amaury de. A Agenda Internacional do Brasil: a poltica externa brasileira de FHC a Lula. Rio de Janeiro: Elsevier: CEBRI, 2009. 23 ALTEMANI, Henrique. A Poltica Externa Brasileira. So Paulo: Saraiva, 2008.

Nesse contexto, a poltica interna torna-se determinante para a poltica externa. No campo interno, necessrio um dilogo com diversas camadas da sociedade, visando garantir sempre maiores benefcios aos seus usurios, independentemente de a sua execuo ficar sob a responsabilidade do Estado, do setor produtivo ou do movimento social.24 Assim, a diplomacia deve partir dos interesses nacionais para tornar-se mais representativa. Para o sucesso da diplomacia, h que se criar uma sintonia entre projetos nacionais e internacionais, em que a dinmica das organizaes encontra-se como foco aglutinador. Na esfera internacional, o objetivo revelar o perfil do Pas aos demais membros da comunidade internacional. Para a concretizao desse ideal, necessria a definio do projeto internacional, que atravs da instrumentalidade das cincias e das tecnologias, dos recursos humanos e da fora cidad, permitir que se atinjam as metas propostas. A consistncia entre a poltica nacional e os projetos internacionais o fator determinante da credibilidade de um pas, inclusive no que se refere sua autonomia. Tanto como decorrncia da aproximao de um dos polos de poder mundial quanto como resultado da diversificao das parcerias ou da maior participao nas instituies internacionais. O cerne desta anlise centra-se na busca de recursos de poder que garantam maior autonomia ao Pas no plano mundial. Como contrapartida dessas ideias ou, ainda, como uma de suas partes constituintes, encontram-se, sem dvida
24 SVERES, Luiz (Org.). Diretrizes de extenso. Braslia: Universa, 2009. p. 9.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Para o sucesso da diplomacia, h que se criar uma sintonia entre projetos nacionais e internacionais, em que a dinmica das organizaes encontra-se como foco aglutinador.

39

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

alguma, os interesses em prol do desenvolvimento, que traz no seu bojo o contexto poltico, econmico, militar e cultural, levando busca por tecnologia e capacitao. Nos ltimos 20 anos, a emergncia de novos temas na agenda internacional, tais como: direitos humanos, a gesto do meio ambiente, o terrorismo, a cooperao internacional, e outros, transformaram as prioridades dos Estados, inclusive do Brasil.25 Essas transformaes contriburam para mudanas na conduo da poltica externa no mundo atual. No entanto, a poltica externa no exclusivamente determinada pela simples interao entre os Estados como entes soberanos e unitrios de acordo com os interesses de sua segurana a nvel internacional, mas deve responder tambm s condicionantes internas. Para Robert Putnam, a poltica externa de um pas pode ser entendida como um jogo de dois nveis (two-level game), no qual o primeiro plano (instituies domsticas) busca seus interesses pressionando o segundo plano (Estado) que tentar conciliar as demandas internas com os objetivos internacionais. Assim,
At the national level, domestic groups pursue their interests by pressuring the government to adopt favorable policies, and politicians seek power by constructing coalitions among those groups. At the international level, national governments seek to maximize their own ability to satisfy domestic pressures, while minimizing the adverse consequences of foreign developments.26

pela continuidade, que se manifesta, em termos prticos, com a predominncia do Itamaraty, com sua burocracia especializada, como rgo responsvel pela formulao da poltica externa do Pas. Acompanhando a predominncia do Itamaraty como responsvel pela formulao de poltica externa, v-se que, segundo Maria Regina Soares de Lima27, a continuidade se deve ao fato de essa poltica ser vista pelos detentores do poder nacional como uma poltica de Estado e no de governo, assegurando assim a continuidade das aes. Para o Embaixador Arajo Castro, a poltica externa um dos principais instrumentos do projeto de desenvolvimento nacional:
A Poltica Internacional do Brasil tem como objetivo primordial a neutralizao de todos os fatores externos que possam contribuir para limitar o seu Poder Nacional. Essa poltica no poderia ser mais autntica nem mais brasileira. O nacionalismo no , para ns, uma atitude de isolamento, de preveno ou de hostilidade. , ao contrrio, uma grande vontade de participao nacional. um esforo para colocar o Brasil no mundo, mediante a utilizao de todos os meios e com o concurso de todos os pases que queiram colaborar conosco no equacionamento e soluo dos problemas mundiais. Esse nacionalismo uma posio de afirmao e de maturidade do Brasil dentro da comunidade das naes.28

No Brasil, esse jogo ocorre com a intensificao da interdependncia econmica, com a adoo de uma agenda positiva nas negociaes internacionais; com a democratizao e a abertura econmica, no plano domstico, positivando a natureza da poltica externa brasileira, que, no presente, precisa levar em conta a negociao de interesses setoriais. Por outro lado, apesar dessa mudana infligida, a poltica externa brasileira tambm pode ser caracterizada
25 CASTRO NEVES, Joo Augusto. O Congresso Nacional e a Poltica Externa Brasileira. In: ALTEMANI, Henrique; LESSA, Antonio Carlos (Orgs.). Relaes Internacionais do Brasil: temas e agendas, v. 2. So Paulo: Ed. Saraiva, 2006. p. 365-387. 26 PUTNAM, Robert D. Diplomacy and Domestic Politics: The Logic of Two-Level Games. International Organization, v. 42, n. 3, p. 427-460,Summer, 1988.

Essa continuidade corroborada, desde o incio do sculo XX, com declaraes em relao ao destino de grandeza do Brasil, pois se acredita que o Brasil deve ocupar um lugar especial no cenrio internacional em termos poltico-estratgicos. Na verdade, existem duas correntes de pensamento poltico no Ministrio das Relaes Exteriores, segundo as quais foi balizada a poltica externa brasileira nos dois ltimos governos, com a posio dos institucionalistas pragmticos e a dos autonomistas. No mbito das correntes autonomista e institucionalista pragmtica, cada uma delas defende,
27 LIMA, Maria Regina Soares de. Aspirao Internacional e Poltica Externa. Revista Brasileira de Comrcio Exterior, n. 82, ano XIX, jna./ mar. 2005. 28 ARAJO CASTRO, J.A. Organizao e notas de Rodrigo Amado. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1982.

40

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

conforme era de se esperar, posio diferente sobre as estratgias e comportamento da poltica externa brasileira. De acordo com Saraiva (2010),
Um pensamento [] mais favorvel abertura econmica embora sem abrir mo da poltica industrializante adotada no perodo desenvolvimentista, e um pensamento mais tradicional, nacionalista e desenvolvimentista que defende o desenvolvimento baseado na ampliao de setores de infraestrutura e de uma projeo industrial no exterior.29

Os institucionalistas pragmticos constituem uma corrente de pensamento poltico que se estabeleceu e se consolidou durante o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, com a gesto do chanceler Luiz Felipe Lampria. seminal a anlise de Miriam Gomes Saraiva, que contextualiza a respeito dos institucionalistas pragmticos, que, na verdade, priorizam o apoio do Brasil aos regimes internacionais em vigncia. Esse posicionamento se deve ao entendimento de que a regulamentao das relaes internacionais favorvel ao desenvolvimento econmico do Brasil, pois todos os pases devero respeitar as regras, inclusive os desenvolvidos. Esse pensamento influenciou a atuao do pas que passou a ser um global player, caracterizado por um comportamento mais ativo nos foros multilaterais. Outra caracterstica marcante a defesa da noo de soberania compartilhada, na qual os pases, juntos, defenderiam os valores universais, tendo os regimes internacionais como garantia. Aos pases emergentes, como Rssia, ndia e China, o pas no dispensou muita ateno. Houve a possibilidade do estabelecimento de parcerias estratgicas com esses pases, em primeiro lugar, atravs da cooperao nuclear, aeroespacial e o exerccio de uma ampla diplomacia voltada para a estruturao de um sistema internacional multipolar, como forma de contornar uma nova unilateralidade norte-americana. 30

Os resultados no se fizeram sentir, uma vez que o Brasil no cumpriu com os compromissos assumidos, impossibilitando o relacionamento com as potncias emergentes. mister afirmar que o Brasil cumpria apenas os compromissos com os pases do Primeiro Mundo e com os organismos internacionais, deixando de priorizar o relacionamento com Estadosmembros que viriam exponencialmente a participar da agenda internacional contempornea. Outro ponto marcante, salientado pela corrente pragmtica, foi a construo de uma liderana brasileira na Amrica do Sul, baseada nas ideias de estabilidade democrtica e desenvolvimento de infraestrutura, sendo aplicadas

pela soberania compartilhada. Contudo, a diplomacia brasileira no foi capaz de vencer os obstculos inerentes a essa empreitada, com receio de que a integrao pudesse atrapalhar o relacionamento do pas com outros parceiros e, consequentemente, sua projeo internacional. No segundo mandato, o Governo de FHC conseguiu identificar os vizinhos da Amrica do Sul como parceiros e como peas importantes em sua ascenso internacional, j que a consolidao de um processo de integrao regional, do ponto de vista

29 SARAIVA, Miriam Gomes. A Diplomacia Brasileira e as Vises sobre a Insero Externa do Brasil: institucionalistas pragmticos x autonomistas. Mural Internacional, ano I, n. 1, p. 45-52, jan/jun 2010. 30 VIZENTINI, Paulo Fagundes. De FHC a Lula: uma dcada de poltica externa (1995-2005). Civitas Revista de Cincias Sociais, vol. 5, n. 2, p. 381-397, Porto Alegre, jul-dez 2005.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

41

Na verdade, existem duas correntes de pensamento poltico no Ministrio das Relaes Exteriores, segundo as quais foi balizada a poltica externa brasileira nos dois ltimos governos, com a posio dos institucionalistas pragmticos e a dos autonomistas.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

diplomtico, fortaleceria a posio negociadora do Brasil em diferentes foros multilaterais. Em termos prticos, o que foi feito para a consecuo desses objetivos foi, em 2000, a construo da Comunidade Sul Americana de Naes e tambm da Iniciativa para a Integrao Regional Sul Americana (IIRSA). Em relao ao MERCOSUL, a inteno era que o bloco atuaria como um reforo para a insero internacional do Brasil, mesmo sem os condicionamentos prprios de um mercado comum ou de traos supranacionais, incluindo o ensino do idioma portugus nas escolas dos pases vizinhos, e o ensino do espanhol nas escolas brasileiras. No que se refere aos Estados Unidos, a poltica externa brasileira sofreu certos abalos, principalmente com os obstculos colocados pelo governo brasileiro em relao negociao para a formao da rea de

Em suma, a corrente autonomista, utilizada pela diplomacia do Governo Lula, tem como objetivo tornar o Brasil uma liderana regional e utilizar essa posio para se tornar uma potncia mundial. Um dos objetivos dessa administrao a reforma institucional do Conselho de Segurana das Naes Unidas de forma a garantir um assento permanente para o Pas. Para isso, o Brasil vem se envolvendo cada vez mais em temas que considera primordial para o equilbrio do sistema internacional, tais como: estabilidade econmica, atuando como credor na crise financeira de 2008; defesa de condies mais justas no comrcio para todos os pases, principalmente os menos desenvolvidos; participao ativa nos foros multilaterais, o G7, o IBAS, o BRIC e; em negociaes de defesa do meio ambiente; dentre outras aes. Uma das caractersticas mais marcantes da diplomacia no Governo Lula a aproximao dos vizinhos da Amrica do Sul, por meio da integrao regional, conforme demonstrou o presidente Lula em discurso em 2002, logo aps ser eleito: Queremos impulsionar todas as formas de integrao da Amrica Latina que fortaleam a nossa identidade histrica, social e cultural.31 Para isso, o Brasil vem utilizando o soft power na construo de sua liderana regional, aceitando o papel de playmaster da regio, com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) para obras de infraestrutura em outros pases. No arco de toda reflexo sobre a busca da liderana na regio como forma de alcanar seus objetivos globais, o Brasil lidera as Foras de Paz da ONU no Haiti, aportando recursos financeiros, desenvolvendo projetos sociais, treinando sua fora militar, com uma viso de orientar as diretrizes da poltica externa brasileira para um cenrio internacional que lhe traga maiores resultados e benefcios concretos para a sociedade. Hodiernamente, percebe-se uma mudana diferenciada na nfase imputada poltica externa brasileira, uma tendncia de aproximao aos pases emergentes como a Rssia, a ndia e a China , aproveitando-se da propaganda gratuita gerada pela
31 MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Discurso do Presidente Eleito Luiz Incio Lula da Silva. Compromisso com a Mudana. Braslia: Presidncia da Repblica. Discurso proferido em So Paulo, em 28.10.2002.

Livre Comrcio das Amricas (ALCA), que sofreu vrias crticas internas, inviabilizando o acordo com a parte americana. A outra corrente de pensamento poltico, que ficou conhecida como autonomista ou nacionalista, e tem ligao com o partido do Presidente da Repblica, o Partido dos Trabalhadores (PT), evidencia a postura autnoma e universalista da poltica externa brasileira e, como trao mais marcante, ressalte-se o fortalecimento da presena brasileira na poltica internacional.

42

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Uma das caractersticas mais marcantes da diplomacia no Governo Lula a aproximao dos vizinhos da Amrica do Sul, por meio da integrao regional.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

classificao do Brasil como um dos BRIC. Em janeiro de 2003, o presidente Lula demonstrou como seria o relacionamento do Brasil com o mundo:
Procuraremos ter com os Estados Unidos da Amrica uma parceria madura, com base no interesse recproco e no respeito mtuo. Trataremos de fortalecer o entendimento e a cooperao com a Unio Europia e os seus Estados-Membros, bem como com outros importantes pases desenvolvidos, a exemplo do Japo. Aprofundaremos as relaes com grandes naes em desenvolvimento: a China, a ndia, a Rssia, a frica do Sul, entre outros.32

pelos executores dessas polticas aponta para a defesa da autonomia e a busca do desenvolvimento, porm, com estratgias diversas. O balano provisrio dos resultados alcanados pela diplomacia mostra que os avanos nas diversas reas variam da mesma forma como varia tambm a distncia entre as pretenses brasileiras e a realidade.

Desse modo, no prximo tpico, analisaremos, com base no que foi discutido anteriormente, as aes realizadas especificamente no que diz respeito diplomacia cultural. REFLEXES ACERCA DA DIPLOMACIA CULTURAL E GOVERNO As transformaes ocorridas no cenrio internacional nos ltimos trinta anos e o debate sobre o desenvolvimento socioeconmico do Brasil nos remetem ao papel e a importncia do Estado, cenrio marcado pela diversidade cultural. necessrio e significativo compreender o papel exercido pela cultura nas relaes internacionais, principalmente nas relaes diplomticas, que so pautadas pela reciprocidade, seja em relao troca ou domnio seja na relevncia da sociabilidade.

Ao concluirmos essa anlise terica, procuramos demonstrar duas importantes correntes que influenciaram as aes da poltica externa do Brasil nos ltimos anos; certo afirmar que o caminho trilhado
32 MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Discurso do Presidente Eleito Luiz Incio Lula da Silva na Sesso de Posse, no Congresso Nacional. Braslia: Presidncia da Repblica, 01.01.2003. 33 Para dados adicionais e comentrios, ver: VIZENTINI, Paulo Fagundes. De FHC a Lula: uma dcada de poltica externa (1995-2005), op. cit., p. 381-397.

O uso da diplomacia cultural como instrumento de poltica externa colabora para o reconhecimento dos Estados por meio do

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

43

Ao analisarmos as proposies do Chefe de Estado, ao tomar posse em 1 de janeiro de 2003, e o Brasil de hoje, percebe-se que h uma sensao aguda de que vivemos um perodo de grande responsabilidade nas nossas relaes externas, na consolidao de uma Marca Brasil, de uma cultura rica e diversificada, que inclui a msica, a dana, o futebol, o Programa BolsaFamlia, Programa de Erradicao do Trabalho Infantil, e um novo despertar para a difuso do conhecimento, arte e cultura; desenvolvimento da comunidade, dentre outras iniciativas. Para que se efetive o discurso do Presidente Lula, torna-se prioritrio elencar trs dimenses da poltica externa, a saber: uma diplomacia econmica, outra poltica e um programa social.33 A primeira vem para atender os compromissos internacionais, como o pagamento da dvida externa; a segunda marcada pela defesa dos interesses nacionais com a prtica do protagonismo nas relaes internacionais; e, por fim, a terceira dimenso est mais focada no desempenho do prprio Lula como porta-voz de uma nova agenda internacional voltada para a diminuio das desigualdades infligidas pelo modelo neoliberal de comrcio e investimentos, que dificultaram o desenvolvimento dos pases menos favorecidos.

O balano provisrio dos resultados alcanados pela diplomacia mostra que os avanos nas diversas reas variam da mesma forma como varia tambm a distncia entre as pretenses brasileiras e a realidade.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

estabelecimento do intercmbio cultural entre os pases, de forma a aproximar esses atores e, a partir da, lograr vantagens em acordos comerciais, de cooperao ou polticos. Ao demonstrarmos o posicionamento dos formuladores de poltica externa de cada governo, principalmente de seus principais representantes, os Presidentes da Repblica, nosso marco temporal nos conduz aos governos militares dos anos de 1960, que deram bastante importncia s atividades culturais, o que continuou a ser uma prioridade governamental nas dcadas seguintes. Havia, na verdade, um grupo de docentes e estudantes comprometidos com as mudanas sociais que se desenhavam no pas, especialmente com o desenvolvimento da comunidade.34 Como anlise temporal, chamamos a ateno para a herana de Getlio Vargas, que nos conduz a um acervo histrico que mostra as importantes estruturas governamentais responsveis pela poltica cultural do pas, e que comearam a ser criadas a partir da dcada de 1930, como o Servio de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN) em 1937. Na acepo de Miceli (2001), foi [...] um captulo da histria intelectual e institucional da gerao modernista, um passo decisivo da interveno governamental no mbito da cultura e o lance acertado de um regime autoritrio empenhado em construir uma identidade nacional iluminista no trpico dependente.35 Durante o regime militar, a cultura recebeu vrios incentivos, como a criao da Embrafilme, em 1969, do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), em 1972 e do Programa de Ao Cultural (PAC), em 1973. Em 1975, o governo implantou uma srie de iniciativas, como o Plano Nacional de Cultura (PNC), que mais tarde iriam colaborar para a criao do Ministrio da Cultura (MinC) e da Fundao Nacional de Artes (Funarte).
34 Esta concepo apresentada na obra Diretrizes de Extenso, organizada por Luiz Sveres, op. Cit., p. 12, e tambm por Maria Arminda do Nascimento Arruda, que enfatiza como tradicionalmente concebidas como questo importante no rol das prioridades dos dirigentes brasileiros, sobretudo nos perodos de vigncia dos regimes autoritrios, as atividades culturais expandiram-se consideravelmente no transcurso do sculo XX. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. A poltica cultural: regulao estatal e mecenato privado. Revista Tempo Social. So Paulo: Universidade de So Paulo (USP), nov. 2003. 35 MICELI, Sergio. SPHAN: refrigrio da cultura oficial. In: Intelectuais Brasileira. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. p. 357-368.

Em 1985, foi criado o Ministrio da Cultura pelo ento Presidente Jos Sarney. Rebaixado mais tarde Secretaria, durante o governo de Fernando Collor de Mello, somente em 1992, no governo de Itamar Franco, a cultura voltou a ter um Ministrio prprio. Nesse perodo, compreendido entre 1985 e 1994, que antecedeu a presidncia de Fernando Henrique Cardoso, a pasta da cultura no mbito federal sofreu vrias alteraes, que afetaram o seu trabalho. Os altos e baixos no incentivo cultura tiveram grandes repercusses no Brasil, tanto na dcada de 1930, durante o governo de Getlio Vargas, at percorrer novos caminhos de mudana, com a abertura de novas frentes nos anos de 1990. Esses novos caminhos de mudana so predominantes durante a gesto de oito anos, do Ministro da Cultura, Francisco Weffort, no governo de Fernando Henrique, quando foram implantadas as modificaes da Lei Rouanet, em maio de 1995. A Lei Rouanet apresenta as seguintes alteraes: aumento de 2% para 5% do percentual de abatimento do imposto de renda de pessoas jurdicas para o patrocnio de projetos culturais; reconhecimento da figura do agente cultural na negociao dos projetos, cujos custos poderiam ser includos ao oramento; anulao do calendrio para encaminhamento dos projetos, cuja aceitao passou a ocorrer ao longo de todo o ano; reduo do prazo oficial de noventa para sessenta dias, dedicado apreciao dos projetos.36 A implementao da Lei de Incentivo Cultura (Lei n 8.313 de 23 de dezembro de 1991), tambm conhecida por Lei Rouanet, criou um mercado de patrocnios que estimulou o aparecimento de setores interessados em investir na cultura. Como consequncia implementao da Lei, podemos depreender duas possibilidades de reao dos setores envolvidos: 1) um aumento macio dos investimentos para a cultura e a integrao de setores antes distantes da lgica cultural como o caso da cultura popular, por exemplo; 2) o crescimento do mecenato privado, onde as estratgias publicitrias teriam lugar de destaque na destinao de verbas em detrimento funo social de promoo da cultura brasileira.37
36 Cf. Brasil. Ministrio da Cultura. Documentos oficiais, 1995. 37 MOISS, Jos lvaro. Os efeitos das leis de incentivo. In: WEFFORT, Francisco & SOUZA, Mrcio (Orgs.). Um olhar sobre a cultura brasileira.

44

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

TABELA 1: INVESTIMENTOS EM CULTURA: CAPTAO (LEIS ROUANET/


AUDIOVISUAL) E ORAMENTO REALIZADO (1996-2002)

Fonte: Captao Lei Rouanet/Audiovisual: Sistema de Apoio s Leis de Incentivo Cultura (posio em 29/11/2002); Oramento/Dados Financeiros: SIAFI Sistema Integrado de Administrao Financeira. A regionalizao dos dados financeiros foi definida com base no banco de dados do cadastro de Plano Interno, cuja srie histrica foi objeto de reviso tcnica realizada em outubro/2002.

Isso ocorreu devido ao mtodo utilizado pela Lei, pois os investimentos realizados pelos patrocinadores no mbito cultural eram 100% abatidos dos impostos. Ou seja, o capital investido pela empresa, que gera um retorno de marketing, todo constitudo por dinheiro pblico, isto , aquele que seria pago de impostos. O resultado final o da aplicao de recursos que eram pblicos a partir de uma lgica do investidor do setor privado. Esta passou a ser a poltica cultural do Ministrio na gesto Weffort. No devemos nos admirar que essa elite que pretendia representar o Brasil na realizao de uma cultura verdadeiramente autntica estivesse preocupada com suas prprias motivaes e no em auscultar a realidade nacional. Para Jos lvaro Moiss, as motivaes das empresas para investimentos em cultura eram [] ganho de imagem institucional (65,04%); agregao de valor marca da empresa (27,64%); reforo do papel social da empresa (23,58%); benefcios fiscais (21,14%); retorno de mdia (6,5%); aproximao do pblico-alvo (5,69%); outro (3,25%); no citou (11,38%).38 Como resultado dessa prtica, tivemos uma concentrao na aplicao dos recursos, conforme ser explicitado na Tabela 1. Esta apresenta uma anlise do investimento total em cultura entre os anos de 1996 e 2002. No resta dvida do aumento dos investimentos realizados na rea. Contudo, conseguimos estabelecer o privilgio da regio Sudeste, seguida pela regio Centro-Oeste na distribuio dos recursos.
Braslia: Ministrio da Cultura, 1998. p. 445-462. 38 MOISS, Jos lvaro, op. cit., p. 446.

Com base nos dados da Tabela 1 e diante da lgica da Lei Rouanet, amplamente aplicada no Pas, pode-se afirmar que a poltica do Governo FHC para a cultura foi pautada principalmente nas questes de financiamento, tributao, iseno fiscal e marketing empresarial, chegando-se, assim, a um resultado curioso. O ideal desenvolvimentista que deveria ocupar uma posio privilegiada, a ponto de constituir um centro de referncia a partir do qual todas as outras posies devessem definir-se, revela-se falha, sem um fim precpuo que a representatividade da realidade constituda pelo processo social brasileiro. No entanto, amparado por seu prestgio internacional e aps sua experincia como Chanceler do Presidente Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso passa a interagir com maior frequncia no cenrio internacional do que seus antecessores. O modelo de insero internacional do Brasil, adotado por Cardoso, se d pelas propostas neoliberais, difundidas pelo Consenso de Washington, conhecida pela aceitao explcita da chamada Nova Ordem Mundial.39 No mbito do MERCOSUL, durante a gesto de Fernando Henrique, pouco foi feito em relao integrao por meio da cultura. Em 1995, em Assuno, foi criada a Reunio de Ministros e Responsveis de Cultura, como foro negociador. Porm, essa reunio no teve o propsito comercial, foi simplesmente o resultado de criao de um espao institucionalizado para a cultura no mbito do MERCOSUL, o que
39 BARNAB, Israel Roberto. O Itamaraty e a Diplomacia Presidencial nos governos FHC e Lula. Trabalho apresentado na Conferncia Internacional Conjunta ABRI-ISA, julho de 2009.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

45

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

propiciou a estimulao do estudo por pesquisadores e instituies acadmicas e culturais relativas incidncia econmica da atividade cultural e das polticas pblicas nas indstrias culturais dos pases-membros. Lamentavelmente, os resultados de tais pesquisas no foram aproveitados de forma a beneficiar a sociedade. Em 1996, foi criado o Parlamento Cultural do MERCOSUL (PARCUM), com vistas a criar um apoio institucional e legislativo para o MERCOSUL Cultural, harmonizando as legislaes culturais dos pases. Assim, no mesmo ano, em Fortaleza, foi criado pelos presidentes o selo MERCOSUL Cultural e foi assinado o Protocolo de Integrao Cultural do MERCOSUL. Reportando-nos ao contexto contemporneo, dos dois mandatos do Presidente Luiz Incio Lula da Silva, verifica-se a presena da figura de Gilberto Gil que, por sua dimenso nacional e internacional, contribuiu significantemente para o avano do Ministrio da Cultura e para sua busca de superao de trs tristes tradies. Dentre elas, a ausncia, o autoritarismo e a instabilidade. A ausncia se apresenta desde os tempos da colnia, onde a cultura era tratada como um privilgio numa sociedade elitista, o que no foi alterado aps a independncia da repblica. O autoritarismo, durante as ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e dos governos militares (19641985), se reflete nas intervenes realizadas no campo cultural, e que visavam instrumentalizar a cultura; isto , domesticar seu carter crtico; submet-la aos interesses autoritrios; buscar sua utilizao como fator de legitimao das ditaduras e, por vezes, como meio para a conformao de um imaginrio de nacionalidade, que s causava pesadelos populao.40 Por fim, a instabilidade, que seria a conjugao de ausncia e autoritarismo, perpassa por um complexo conjunto de fatores, como ausncia de polticas permanentes, assim como descontinuidades administrativas, e ademais, a incapacidade de transformar poltica de governo em poltica de Estado.

nesse contexto que se insere o incio do Governo Lula e do Ministro Gilberto Gil, frente do MinC. Como ponto de partida, Gil privilegia a ao do Estado nas funes de formulao e implementao de polticas culturais, como forma de fugir da tradio de ausncia a que foi relegada a cultura no Brasil. Em seu discurso de posse no Ministrio da Cultura, ele reafirma a necessidade de o Estado exercer uma posio mais central no processo de formulao e execuo das polticas pblicas, alm de fazer uma crtica ao governo passado e sua ao dependente e submissa ao mercado, atravs da lei de incentivo:
[...] o Estado no deve deixar de agir. No deve optar pela omisso. No deve atirar fora de seus ombros a responsabilidade pela formulao e execuo de polticas pblicas, apostando todas as suas fichas em mecanismos fiscais e assim entregando a poltica cultural aos ventos, aos sabores e aos caprichos do deus-mercado.41

40 Um aporte importante para essa anlise encontra-se em: RUBIM, Antnio Albino Canelas. Polticas Culturais no Governo Lula/Gil: desafios e enfrentamentos. Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, v. 31, n. 1, p. 183-203, So Paulo, jan/jul 2008.

Os primeiros quatro anos de Lula e Gil em relao a polticas pblicas de cultura so orientados a partir de trs diretrizes conceituais: simblicas, econmicas e cidads. Pode-se entender a dimenso simblica a partir dos esforos desse governo em atribuir aos bens
41 GIL, Gilberto. Discurso do Ministro da Cultura durante a solenidade de transmisso do cargo, em 14.06.2010, Braslia: Ministrio da Cultura, 2010.

46

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Verifica-se a presena da figura de Gilberto Gil que, por sua dimenso nacional e internacional, contribuiu significantemente para o avano do Ministrio da Cultura e para sua busca de superao de trs tristes tradies. Dentre elas, a ausncia, o autoritarismo e a instabilidade.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

culturais valor de patrimnio do povo brasileiro. Dessa forma, o primeiro mandato da gesto Lula buscou promover a cultura brasileira a portadora de contedos singulares e valores universais. A dimenso econmica inegvel, pois, no ano de 2003, as atividades culturais foram responsveis pela movimentao de 7% do PIB mundial e, no ano de 2002, os Estados Unidos, Reino Unido e China, sozinhos, foram responsveis por 40% da circulao de mercadorias culturais no mundo. Ainda sobre a dimenso econmica, a UNESCO 42constatou que o comrcio de bens culturais passou de US$39.3 bilhes, em 1994, para US$59.2 bilhes em 2003 e, de acordo com Bentley, h cem anos, menos de 10% das pessoas trabalhavam no setor cultural da economia, em 1950, este percentual subiu para 15%. Nas duas ltimas dcadas, houve uma exploso e, atualmente, cerca de 30% dos trabalhadores das naes industriais avanadas encontram-se no setor cultural.43 A dimenso cidad se refere ao melhor aproveitamento dessas capacidades oferecidas pela cultura para o desenvolvimento social da regio, como a Amrica do Sul. Essas trs diretrizes resumem uma caracterstica marcante da atuao desse governo no mbito da cultura, a importncia dada ao social. Para Lula e Gil, a cultura desempenha um papel estratgico de desenvolvimento tanto no plano nacional como no plano internacional, no sentido de disseminar a centralidade da cultura e das atividades econmicas relacionadas a ela, defendendo publicamente a ideia de que a cultura deve ser uma das prioridades do governo e da sociedade na construo de um novo projeto de nao. Defendendo, ainda, que a meta da ampliao do grau de acesso da populao aos meios de produo de cultura e aos bens e servios culturais produzidos uma meta de Estado.44 Em suma, trata-se de uma mudana no modo como o governo, o MinC, os agentes econmicos do setor, os criadores e os demais cidados encaram a cultura, o papel do Estado na cultura, e seus inmeros
42 UNESCO. International Flows of Selected Cultural Goods and Services, 1994-2003. Paris: UNESCO, 2005. 43 BENTLEY, Tom. Europe in the Creative Age: Knowledge and Skills for the new economy. London: Demos Publish, February 2004. 44 GIL, Gilberto. Discurso sobre a promoo da Economia Criativa pelo governo brasileiro. Documento oficial do Governo Brasileiro, Braslia: Ministrio da Cultura: 14.04.2005.

benefcios para a sociedade. E tudo isso desgua nas questes internacionais. Reforar a cultura brasileira, sua difuso no exterior, a constituio de um setor empresarial forte de produo e difuso, o grau de diversidade cultural e acesso, enfim, reforar a identidade cultural do pas e a sua capacidade de produzir e difundir esta cultura so metas governamentais, que visam impactar diretamente o desenvolvimento do pas e sua insero no mundo globalizado. Nesse sentido, o Governo Lula e o Ministrio da Cultura vm deslocando as polticas culturais para o centro do debate do desenvolvimento nacional e das relaes de intercmbio do Brasil com outros pases.

Algumas iniciativas que corroboram a afirmao dos representantes do Governo so: a Agenda para o Desenvolvimento, elaborada pelo MinC e pelo governo argentino com o objetivo de criar um programa no mbito da Organizao Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI); no mbito do MERCOSUL, a criao

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Para Lula e Gil, a cultura desempenha um papel estratgico de desenvolvimento tanto no plano nacional como no plano internacional, no sentido de disseminar a centralidade da cultura e das atividades econmicas relacionadas a ela, defendendo publicamente a ideia de que a cultura deve ser uma das prioridades do governo e da sociedade na construo de um novo projeto de nao.

47

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

do selo MERCOSUL Cultural e da Rede Especializada de Cinema e Audiovisual de MERCOSUL (RECAM); participao na Rede Internacional de Polticas Culturais, encontro entre ministros da cultura para a aprovao da conveno da UNESCO; participao na Comisso Interamericana de Cultura da Organizao dos Estados Americanos (OEA) e na Conferncia de Intelectuais da frica e da Dispora (CIAD). O discurso oficial e as aes acima citadas reafirmam a posio do governo de promover

a diversidade cultural como forma de diminuir as assimetrias que surgiram em conseqncia globalizao. Dentre os pontos principais destacam-se a necessidade de compreender a dimenso econmica crescente da cultura e encontrar formas de cooperao que permitam que as populaes mais pobres detentoras de saber, cultura e identidade, usufruam plenamente dos benefcios e riquezas da propriedade intelectual. De modo especial, essas caractersticas contemporneas da cultura adquirem outras feies quando encaradas no contexto dos pases em desenvolvimento, como o caso da Amrica do Sul. Nesse vis, a poltica cultural internacional transforma-se em um dos principais elementos de enfrentamento de assimetrias internacionais que, no

48

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

Nosso acervo cultural de lendas e folclores, do Bumba meu boi, do Carnaval em Olinda, das lutas medievais em Pirenpolis, das tradies em Parintins, Regio Amaznica, precisam ser valorizadas e perpetuadas, no s pelo povo brasileiro, mas pela Academia, atravs de programas de extenso universitria.

limite, resultam em modelos hegemnicos, em formas centralizadas de comunicao social, em formas concentradoras de gesto de contedo. O cerne de uma poltica cultural deve embasar-se em uma luta constante para que a democracia se realize num plano mais efetivamente cultural e abrigue melhores condies de acesso a contedos culturais e modelo de proteo da diversidade cultural. Nosso acervo cultural de lendas e folclores, do Bumba meu boi, do Carnaval em Olinda, das lutas medievais em Pirenpolis, das tradies em Parintins, Regio Amaznica, precisam ser valorizadas e perpetuadas, no s pelo povo brasileiro, mas pela Academia, atravs de programas de extenso universitria. Nesse sentido, ao nos reportarmos aos cientistas polticos como Joseph Nye, autor j mencionado neste trabalho, enfatizamos, uma vez mais, que, com o avano da globalizao, a cultura e o soft power passaram a ser mais importantes para as relaes internacionais do que o hard power. O pas que almejar liderana poltica dever busc-la por meio da atrao, da legitimidade e da credibilidade internacional. Vista como instrumento fundamental para a governana global no sculo XXI, as diretrizes formuladas pela Conveno da UNESCO balizam o discurso legitimador de conflitos e at daquela forma de guerra que, absurdamente, ainda se d pela noo de choque de civilizaes conflitos culturais que seriam a causa maior da indstria blica e das intervenes unilaterais. Esses pontos basilares trazem tona o contexto de que os conflitos tm origem na diversidade cultural que distingue as naes e bloqueia o relacionamento entre elas. Para os formuladores da poltica brasileira, como o ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil, os verdadeiros culpados pelas assimetrias existentes so as restries impostas pelos pases desenvolvidos em matria de propriedade intelectual que limitam a tecnologia e os direitos sociais e culturais da populao.45 nesse contexto, de debate acerca da capacidade cultural de gerar incluso social e desenvolvimento econmico e humano, sem o domnio hegemnico ora
45 GIL, Gilberto. Discurso sobre a promoo da Economia Criativa pelo governo brasileiro. Documento oficial do Governo Brasileiro, op. cit, 2005. Ver tambm: GIL, Gilberto. Cultura, diversidade e acesso. Diplomacia, Estratgia e Poltica, out./dez. 2007. p. 49 a 60.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

em vigor, e propiciada pelas polticas implementadas atravs das portas de um multilateralismo reformado, que orienta a diplomacia cultural brasileira. O que dissemos at agora pontua os avanos e retrocessos de uma poltica direcionada cultura. No que se refere aos problemas, enfatiza-se o MERCOSUL, que carece de aes coordenadas dos governos como forma de apresentar uma imagem coesa para divulgao internacional. No caso dos pases africanos, foi realizado, em 2003, o Frum Brasil-frica: Poltica, Cooperao e Comrcio, com o objetivo de discutir os temas relevantes para a promoo e aprofundamento das relaes do Brasil com o continente africano, com nfase em trs reas: poltica e questes sociais; economia e comrcio; educao e cultura.46 Devemos agora ir mais longe e incluir nessa relao as numerosas viagens realizadas tanto pelo Presidente da Repblica quanto pelos ministros Celso Amorim e Gilberto Gil, este, principalmente, na Conferncia de Intelectuais da frica e da Dispora, alm de vrios atos celebrados entre o Brasil e os pases africanos. De forma semelhante, houve por parte do Governo Lula a preocupao de estabelecer relaes de amizade com os pases rabes. Logo em seus primeiros anos de governo, o Presidente realizou visita ao Lbano e Sria, por serem pases que possuem vnculos com o Brasil, atravs das imigraes. Nesse sentido, com a ajuda da Agncia de Promoo de Exportaes e Investimentos (APEX), do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) e da Cmara de Comrcio rabe Brasileira, contando tambm com a parceria dos Ministrios do Turismo, Esporte, Cultura e Relaes Exteriores, foi realizada a Semana do Brasil em Dubai, com o objetivo de estreitar as relaes polticas, econmicas e comerciais entre o Brasil e os pases rabes, alm de promover a Marca Brasil, desenvolver novas oportunidades comerciais e destacar o Pas no contexto do mercado internacional (BRASIL, 2003). O evento incluiu shows de msica e danas tpicas brasileiras e a realizao da 1 Semana Gastronmica do Brasil em Dubai. Este foi um bem sucedido esforo de apresentar o Pas por meio de sua cultura, mas no
46 BRASIL, 2003.

se esquecendo dos negcios. Alm do MinC, do MDIC e sua agncia de promoo comercial e da Presidncia da Repblica, outro importante organismo governamental que merece destaque por sua atuao na difuso cultural o Ministrio das Relaes Exteriores (MRE), por meio do Departamento Cultural (DC) e suas divises. O Departamento Cultural importante instrumento da diplomacia brasileira e desempenha uma variedade de atribuies que contribuem para a maior aproximao do Brasil a outras naes. Basicamente, o Departamento Cultural tem por funo auxiliar a divulgao, no exterior, da cultura brasileira, e, em particular, da lngua portuguesa falada no Brasil. Alm disso, ocupa-se do relacionamento do Pas com as instituies multilaterais de natureza cultural, propiciando o fomento de projetos e incentivando os artistas brasileiros a apresentarem seus trabalhos em feiras e congressos internacionais. Outra funo do Departamento Cultural coordenar a rede de Institutos Culturais e Centros de Estudos Brasileiros existentes no mundo. Esses Institutos, oito no total, atuam junto s Misses Diplomticas e consulares da Argentina, Colmbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Itlia, Uruguai e Venezuela. Um importante feito do Departamento foi a realizao do Ano do Brasil na Frana, realizado em 2005. Cabe ressaltar que o maior incentivo para a realizao desse evento veio do Ministro das Relaes Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, no ano 2000, por ocasio das comemoraes dos 500 anos de Descobrimento do Brasil.47 Com efeito, o balano da programao realizada na Frana, segundo Amaral (2008) foi o seguinte:
Mais de 2.500 artistas, intelectuais e operadores culturais deslocaram-se Frana ao longo de 2005, para participar das manifestaes inscritas na programao oficial que reuniu 104 exposies: 29 patrimoniais, 44 de arte contempornea, 20 de fotografia e 11 de arquitetura e design; 28 projetos de teatro, dana e circo, que se desdobraram em 492 espetculos, apresentados em 86 cidades francesas; 60 projetos musicais geraram 318
47 AMARAL, Ruy Pacheco de Azevedo. O Ano do Brasil na Frana: um modelo de intercmbio cultural. Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 2008.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

49

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

apresentaes, em 67 cidades; 64 colquios e eventos literrios foram organizados, assim como 37 projetos na rea do cinema e do audiovisual envolvendo 429 filmes em 1.298 projees. Realizaram-se, ademais, 40 projetos multidisciplinares que envolveram 64 exposies, 197 espetculos musicais, 34 de dana e teatro, 31 projees de filmes e 42 seminrios e eventos literrios, bem como 8 eventos esportivos, 3 de gastronomia e um educativo.48

portugus nas escolas francesas saltou de 10.000 (patamar histrico) para 12.000 alunos. Incremento de cerca de 54 milhes de dlares na receita turstica. A realizao dessa jornada cultural foi uma prova da capacidade brasileira de representar a nao e uma demonstrao de que imprescindvel, num mundo onde os atores no governamentais opinam crescentemente e tem, a cada dia, voz mais ativa, a

Em termos econmicos, segundo a APEX, o Ano do Brasil na Frana gerou 300 milhes de reais em vendas de produtos + cultura. Em termos culturais, ajudou a ampliar a percepo do Brasil pela sociedade francesa e pelos turistas que por ali passaram durante a temporada. Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, o Embaixador Rubens Barbosa (2005) se mostrou surpreso com a repercusso do evento:
Num mundo globalizado e de comunicao imediata, regra do jogo a competio em todos os campos econmico, financeiro, por espao na mdia, no mundo das artes e por a a fora. Em recente passagem por Paris pude constatar como uma ao planejada conjuntamente pelos Governos da Frana e do Brasil pode ampliar e diversificar a percepo dos franceses sobre nosso pas. Trata-se do Ano do Brasil na Frana. [] A presena cultural do Brasil numa cidade irradiadora de informao como Paris e visitada por um enorme nmero de turistas de todas as nacionalidades mostra como possvel querendo e sendo criativo ajudar a projetar nosso pas como um parceiro moderno, dinmico, e no apenas o pas do carnaval.49

As estratgias de divulgao da cultura brasileira, e suas repercusses no mbito do Ano do Brasil na Frana, segundo Amaral (2008)50 foram as seguintes: Mais de 15 mil artigos publicados sobre o Brasil. 68 revistas francesas publicaram nmeros especiais sobre o Pas. 109 documentrios produzidos. inditos foram

busca por reconhecimento pelos demais pases acerca das potencialidades inerentes ao Brasil, como um pas rico e diverso, e sua capacidade de cooperar para o concerto das naes. Igualmente e finalizando a anlise sobre a atuao do Ministrio das Relaes Exteriores para a difuso cultural, devemos nos ater a uma ltima atividade realizada pelo Departamento Cultural, o papel dos Centros Culturais Brasileiros. Suas atividades esto relacionadas ao ensino sistemtico da Lngua

O nmero de inscritos em cursos de


48 Idem. 49 BARBOSA, Rubens. Percepo externa, artigo publicado no O Estado de S. Paulo, 08.11.2005. 50 AMARAL, Ruy Pacheco de Azevedo. O Ano do Brasil na Frana: um modelo de intercmbio cultural, op. cit, 2008.

50

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

A realizao dessa jornada cultural foi uma prova da capacidade brasileira de representar a nao e uma demonstrao de que imprescindvel, num mundo onde os atores no governamentais opinam crescentemente e tem, a cada dia, voz mais ativa, a busca por reconhecimento pelos demais pases acerca das potencialidades inerentes ao Brasil, como um pas rico e diverso, e sua capacidade de cooperar para o concerto das naes.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

Portuguesa falada no Brasil; difuso da Literatura Brasileira; distribuio de material informativo sobre o Brasil; organizao de exposies de artes visuais e espetculos teatrais; coedio e distribuio de textos de autores nacionais; difuso de msica erudita e popular; divulgao da cinematografia brasileira; alm de outras formas de expresso Cultural Brasileira, como palestras, seminrios e outros. De acordo com dados oficiais do Ministrio da Cultura do Brasil, atualmente existem 21 (vinte e uma) unidades, assim distribudas: 12 (doze) no continente americano, 3 (trs) no continente europeu e 6 (seis) no continente africano. Os novos so os de Porto Prncipe, Praia, So Tom, Pretria, Panam e So Domingo. H ainda 3 em fase de instalao: Dli, Guatemala e Tnis. CONCLUSO O projeto de insero internacional brasileiro e a poltica externa adotada pelos dois governos analisados so bastante opostos. Numa anlise comparativa, verifica-se que, enquanto o governo de Fernando Henrique Cardoso se pautou pelas proposies neoliberais do Consenso de Washington, voltadas para potncias hegemnicas, como Estados Unidos e Unio Europeia, o Governo Lula foi pautado pela aproximao aos pases emergentes vizinhos, e que possuem alguma identidade cultural com o Brasil, caracterizando a construo de uma nova distribuio de poder no mundo. A forma de conduo da poltica de divulgao brasileira no exterior do Governo Lula denota a dupla abordagem empreendida ao longo do perodo analisado: por um lado, verifica-se o aumento da presena brasileira nos pases vizinhos, na frica, com atuao de ator global nos foros Sul-Sul; e nos pases rabes. A amplitude dessas aes ajusta-se prioridade do Governo Lula a essas regies; mas, por outro lado, os programas de maior amplitude e mais exitosos foram realizados no Velho Continente, demonstrando a preocupao em apresentar a imagem de um Brasil emergente e potente, que pode dialogar com as grandes potncias de igual para igual. Alm disso, coaduna a ideia de desenvolvimento, nos mbitos interno e externo, combatendo o domnio

cultural exercido pelos pases desenvolvidos atravs da defesa da diversidade cultural que traz como consequncia a promoo das economias nacionais e do comrcio. Com projetos opostos, o uso da diplomacia cultural percebida no perodo analisado e entendida como ferramenta de poltica externa s poderia ser diversa. Apesar do livre trnsito adquirido por suas capacidades intelectuais e polticas no cenrio internacional, Fernando Henrique Cardoso no conseguiu traduzir essa aparente aproximao com os pases mais desenvolvidos e seus lderes em benefcios

para o Brasil. O que se verificou, ao fim dessa anlise e que nega a hiptese inicial de continuidade de um governo para o outro, foi uma apatia na poltica externa voltada para a cultura, esses dados so confirmados pelos quase inexistentes programas culturais empreendidos no plano internacional como forma de promover o Pas. Por outro lado, e apesar da desconfiana inicial gerada pela ideologia partidria de Lula, a poltica externa do Pas apresentou enorme avano nos quesitos insero e promoo internacional, apoiados principalmente pelos Ministrios da Cultura e das Relaes Exteriores. A partir de diretrizes claras e amplamente divulgadas pelo prprio Presidente Lula, segundo o qual, as relaes internacionais necessitam de uma reforma que acolha todas as naes, de acordo com seu potencial e reparando injustias histricas, a diplomacia cultural foi utilizada como alternativa ao uso mais incisivo do poder pelos Estados mais desenvolvidos. As referncias bibliogrficas utilizadas no decorrer deste trabalho trouxeram tona a constatao

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

51

Consideramos a cultura como fundamental para os destinos de uma nao e o desenvolvimento de seus cidados.

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

da incipincia de fontes sobre a poltica externa cultural do Pas, principalmente sobre o perodo compreendido entre 1995 e 2002, da era Cardoso. No entanto, o objetivo central deste trabalho balizou-se na contribuio para a disseminao do tema, tanto no mbito interno quanto no externo, a fim de levantar discusses que nos permitam avaliar melhor as estratgias e prioridades do Brasil no que diz respeito insero internacional, alm de ampliar a compreenso da poltica externa brasileira e seus atores; assim como incentivar os docentes e discentes a trabalharem com o tema. Como reflexo final, consideramos a cultura como fundamental para os destinos de uma nao e o desenvolvimento de seus cidados. Independentemente da posio weberiana da neutralidade tica diante do fenmeno cultural dotado de fecundidade econmica e social, a cultura mostra-se essencial para a vida de um povo. REFERNCIAS
ALTEMANI, Henrique. A poltica externa brasileira. So Paulo: Saraiva, 2008. AMARAL, Ruy Pacheco de Azevedo. O ano do Brasil na Frana: um modelo de intercmbio cultural. Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 2008. AMORIM, Celso. Uma diplomacia voltada para o desenvolvimento e a democracia. In: JUNIOR, Gelson Fonseca e CASTRO, Srgio Henrique Nabuco (Orgs.). Temas de poltica externa brasileira II. So Paulo: Paz e Terra, 1994. Volume I. ARAJO CASTRO. Organizao e notas de Rodrigo Amado. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1982. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. A poltica cultural: regulao estatal e mecenato privado. Revista Tempo Social, So Paulo, Universidade de So Paulo (USP), nov. 2003. BARBOSA, Rubens. Percepo externa. O Estado de S. Paulo, 8 nov. 2005. BARNAB, Israel Roberto. O itamaraty e a diplomacia presidencial nos governos FHC e Lula. Trabalho apresentado na Conferncia Internacional Conjunta ABRI-ISA, julho de 2009. BENTLEY, Tom. Europe in the Creative Age: knowledge and skills for the new economy. London: Demos Publish, February 2004.

BERTONHA, Joo Fbio. Hard, soft or smart power? Perspectivas para a nova poltica externa dos Estados Unidos, Boletim Meridiano 47, 24 mar. 2009. BIJOS, Leila. A tempestade ou o pesadelo da globalizao. Braslia: Editora Universa, out. 2001. (Texto para Discusso N 2 da Srie Relaes Internacionais) BRASIL. Ministrio da Cultura. Documentos oficiais. Braslia: MINC, 1995. BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores. Discurso do presidente eleito Luiz Incio Lula da Silva. Compromisso com a Mudana. Braslia: Presidncia da Repblica. Discurso proferido em So Paulo, em 28.10.2002. BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores. Discurso do presidente eleito Luiz Incio Lula da Silva na sesso de posse no Congresso Nacional. Braslia: Presidncia da Repblica. Discurso proferido em So Paulo, em 01.01.2003. CASTRO NEVES, Joo Augusto. O Congresso Nacional e a Poltica Externa Brasileira. In: ALTEMANI, Henrique; LESSA, Antonio Carlos (Orgs.). Relaes internacionais do Brasil: temas e agendas. So Paulo: Ed. Saraiva, 2006. p. 365-387. Volume II. CERVO, Amado Luiz. Insero internacional: formao dos conceitos brasileiros. So Paulo: Ed. Saraiva, 2008. COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FERREIRA, Marcos dos Santos. Definies conceituais para o entendimento da poltica externa dos Estados Unidos: as noes de poder duro (hard power) e poder brando (soft power). Disponvel em: <http://www.santiagodantassp. locaweb.com.br/br/arquivos/nucleos/artigos/Marcos.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2010. FRIEDMAN, Thomas L. O Lexus e a Oliveira: entendendo a globalizao. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. GIL, Gilberto. Cultura, diversidade e acesso. Diplomacia, Estratgia e Poltica, out./dez. 2007, p. 49 a 60. ______. Discurso sobre a promoo da Economia Criativa pelo Governo brasileiro. Documento oficial . Braslia, Brasil: Ministrio da Cultura, 14 abr. 2005. HARRISON, Lawrence E.; HUNTINGTON, Samuel P. A cultura importa: os valores que definem o progresso humano. Rio de Janeiro: Record, 2002. HELD, David; McGREW, Anthony. Prs e contras da globalizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Traduo de M.H.C. Crtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. IORIS, Rafael R. A globalizao cultural e os desafios para

52

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

BIJOS, L.; ARRUDA, V. A diplomacia cultural como instrumento de poltica externa brasileira. p. 33-53

uma governana global democrtica. Mural Internacional, Rio de Janeiro, ano I, n.1, p. 33-39 jan./jun 2010. Disponvel em: <http://www.ppgri.uerj.br/pdf/Mural_internacional. pdf>. KRATOCHWIL, Friedrich V. Constructivism as an Approach. In: Constructing international relations: the next generation. Londres: M.E. Sharpe, 2001. LIMA, Maria Regina Soares de. Aspirao Internacional e Poltica Externa. Revista Brasileira de Comrcio Exterior, n. 82, ano XIX, jan./mar. 2005. SVERES, Luiz (Org.) Diretrizes de extenso. Braslia: Universa, 2009. MICELI, Sergio. SPHAN: refrigrio da cultura oficial. In: Intelectuais Brasileira. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. p. 357-368. MOISS, Jos lvaro. Os efeitos das leis de incentivo. In: WEFFORT, Francisco & SOUZA, Mrcio (Orgs.). Um olhar sobre a cultura brasileira. Braslia: Ministrio da Cultura, 1998. p. 445-462. NOGUEIRA, Joo Pontes; MESSARI, Nizar. Teoria das relaes internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2005. NYE JR., Joseph S. The Benefits of Soft Power. In: Soft Power and leadership compass: a journal of leadership, Spring 2004. Center for Public Leadership, John F. Kennedy School of Government, Harvard University. NYE JR., Joseph S. O paradoxo do poder americano: por que a nica superpotncia do mundo no pode prosseguir isolada. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2002. ORTIZ, Renato. Mundializao da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introduo s relaes internacionais: temas, atores e vises. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. PUTNAM, Robert D. Diplomacy and domestic politics: the logic of two-level games. International Organization, v. 42, n. 3, p. 427-460, Summer, 1988. RIBEIRO, Edgar Telles. Diplomacia cultural: seu papel na poltica externa brasileira. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 1989. RISSE-KAPPEN, Thomas. Between a New World Order and None. In: Critical security studies. Minneapolis: Minnesota University Press, 1997. ROD, Jos Enrique. Ariel. Traduo de Denise Bottmann. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1991. RODRIGUES, Gilberto Marcos Antonio. O que so relaes internacionais. So Paulo: Brasiliense, 2003.

ROSANVALLON, Pierre. A crise do estado-providncia. Goinia: Editora UnB e Editora UFG, 1997. RUBIM, Antnio Albino Canelas. Polticas culturais no governo Lula/Gil: desafios e enfrentamentos. Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, So Paulo, v. 31, n.1, p. 183-203, jan./jul. 2008. SANTOS JNIOR, Raimundo Batista dos. Diversificao das relaes internacionais e teoria da interdependncia. In: BEDIM, Gilmar Antonio (Org.). Paradigmas das relaes internacionais: idealismo - realismo - dependncia interdependncia Iju: Ed. UNIJU, 2000. (Coleo Cincias Sociais) SARAIVA, Miriam Gomes. A diplomacia brasileira e as vises sobre a insero externa do Brasil: institucionalistas pragmticos x autonomistas. Mural internacional, ano I, n.1, p. 45-52, jan./jun. 2010. SEITENFUS, Ricardo Antnio Silva. Manual das relaes internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004 SOARES, Maria Susana Arrosa. A diplomacia cultural no MERCOSUL. Revista Brasileira de Poltica Internacional, v. 51, n. 01, p. 53-69 jan./jun. 2008. SOUZA, Amaury de. A agenda internacional do Brasil: a poltica externa brasileira de FHC a Lula. Rio de Janeiro: Elsevier: CEBRI, 2009. THE COMMISSION ON GLOBAL GOVERNANCE. Our global neighborhood the report of the commission on global governance. Oxford: Oxford University Press, 1995. UNESCO. International flows of selected cultural goods and services, 1994-2003. Paris: UNESCO, 2005. VIZENTINI, Paulo Fagundes. De FHC a Lula: uma dcada de poltica externa (1995-2005). Civitas Revista de Cincias Sociais, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 381-397, jul./dez. 2005. WIGHT, Martin. A poltica do poder. Traduo de Carlos Srgio Duarte. So Paulo: Editora Universidade de Braslia, 2002.

Revista Dialogos: a cultura como dispositivo de incluso, Braslia, v.13, n.1, ago, 2010

53

También podría gustarte