Está en la página 1de 40

Como Projetar Medidas de Proteo Coletivas nos Canteiros de Obras

Palestrante: Antnio Roberto Barata

Questionamentos:
O que significa projeto? Porque projetamos e planejamos? No so conceitos similares ou prximos?

Questionamentos:
O que significa projeto? Porque projetamos e planejamos? Para uma melhor execuo e padronizao de mtodos... No so conceitos similares ou prximos? Sim, e se complementam...

Projeto
Ferramenta de trabalho elaborada para melhor orientar trabalhadores na execuo de uma determinada atividade.

Caractersticas de um projeto ideal...


Elaborado por pessoa legalmente habilitada e capacitada para tal funo; Elaborado com base no planejamento da obra; Possuir riquezas de detalhes; De Fcil compreenso para a equipe operacional.

Pontos de planejamento
Padronizao e registro de normas de segurana dentro da obra. Reduo de custos e previso de riscos pertinentes ao canteiro; Aproveitamento inteligente do tempo; Melhor destinao dos recursos; Maior aproveitamento dos materiais utilizados; Segurana sobre o produto final.

Pontos negativos falta de planejamento


Perda de materiais; Perda de tempo; Despesas no previstas; Ocorrncia de acidentes de trabalho; Falta de critrios para a execuo dos sistemas de segurana da obra.

EPCs envolvendo:
Andaimes - Guarda Corpo; Elevador de obras; Escadas, rampas e passarelas; Escoramento de valas; Gruas; Guincho de coluna; Plataforma de proteo; Proteo de periferia; Sistemas de linha de vida

ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS

ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS

Controle de material de produo, ex: madeiras; Inspees visuais; Controle numrico, por empreiteira ou rea, dos equipamentos; Check-list.

ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS

ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS

PLANEJAMENTO ESCAVAO

PLANEJAMENTO ESCAVAO
Controle de entrada de trabalhadores; Etapas definidas previamente; Previso das protees a serem executadas; Controle de riscos.

GUARDA-CORPO
Controle de execuo e materiais utilizados; Laudos tcnicos das telas de proteo; Check-list de reas protegidas.

GUARDA-CORPO

Controle de execuo por reas; Definio de responsveis pela manuteno de protees;

GUARDA-CORPO

GUARDA-CORPO
Planejamento sobre qual sistema de G.C. adotar de acordo com as atividades e a praticidade necessria; Controle de compra de cabos de ao; Certificao compulsria dos cabos (NBR/ISO); Definio de responsveis pela manuteno de protees, tendo em vista que so mais suscetveis a mudanas; Equipe responsvel pela manuteno.

LINHA DE VIDA

LINHA DE VIDA

LINHA DE VIDA
Definio de qual tipo de sistema: impedimento de queda ou captura de queda; Definio da rea de instalao; Definio e controle de materiais (cabos, olhais, etc.); Etapas de execuo e manuteno; Controle de atividades simultneas.

PLATAFORMA DE PROTEO

PLATAFORMA DE PROTEO
Definio de qual tipo de trelias/madeiramento/isolamento; Definio de pontos de ancoragem de linhas de vida; Etapas de execuo e manuteno do sistema; Controle de atividades simultneas sobre e abaixo das plataformas.

ANDAIME (FIXO OU MVEL)

ANDAIME (FIXO OU MVEL)


Definio de qual tipo de sistema ser usado, suas fixaes/rodzios; Definio de cargas e atividades; Controle de montagem = Liberao = desmontagem; Controle de execuo de guarda corpo/piso; Controle de projetos/memrias/ARTs.

ANDAIME FACHADEIRO

ANDAIME FACHADEIRO
Definio de qual tipo de sistema ser usado, suas fixaes/rodzios; Definio de cargas e atividades; Controle de montagem = Liberao = desmontagem; Controle de execuo de guarda corpo/piso; Controle de projetos/memrias/ARTs.

ANDAIME SUSPENSO

ANDAIME SUSPENSO MANUAL E MOTORIZADO


Definio de qual tipo de sistema ser usado, suas fixaes, linhas de vida e identificao de cabos; Identificao numrica de montagens; Definio de cargas e atividades; Controle de montagem = Liberao = desmontagem; Isolamento de reas de trabalho; Controle de projetos/memrias/ARTs; Controle de inspees peridicas; Check-list e plano de manuteno especfico.

IAMENTO DE MATERIAIS

IAMENTO DE MATERIAIS
Definio de sistema de iamento e controle de rea de operao; Definio de operadores; Isolamento de reas de trabalho; Controle de projetos/memrias/ARTs; Controle de inspees peridicas; Check-list e plano de manuteno especfico.

INFRAESTRUTURA
reas de vivncia; Escadas, rampas e passarelas; Instalaes eltricas;

INFRAESTRUTURA (rea de vivncia)


Dimensionamento satisfatrio; Controle de quantidade de funcionrios incluindo homens e mulheres; Acessos adequados por escadas, rampas e passarelas; Previso de bebedouros e enfermaria, se necessrio.

INFRAESTRUTURA (eltrico)
Dimensionamento de cargas satisfatrio; Pontos de alimentao adequados para a necessidade da obra, minimizando ligaes precrias; Previso de equipamentos utilizados no canteiro.

EQUIPAMENTOS:
Elevador de obras; Gruas Guindastes; Guincho de coluna; Betoneiras; Serras circulares; Veculos, retro escavadeiras, etc.;

EQUIPAMENTOS:
Elevador de obras; Gruas e guindastes; Guincho de coluna; Veculos, retro escavadeiras, etc.;

1. Documentos de entrada em obra - Inspeo inicial ; 2. Projetos e memrias; 3. Capacidades de carga e transporte; 4. Planos de manuteno especficos; 5. Responsabilidade por manutenes e reparos peridicos; 6. Check-lists.

TREINAMENTOS:
Andaimes; Elevador de obras; Escoramento de valas; Gruas; Guincho de coluna; Instalaes eltricas; Sistemas de segurana: Plataforma de proteo, Proteo de periferia, Escadas, rampas e passarelas, Sistemas de linha de vida.

TREINAMENTOS:
Controle de habilitao de funcionrios; Controle de treinamentos e seminrios; Emisso e recebimento de certificados; Elaborao de Ordens de Servio ( O.S.) informando os trabalhadores de riscos inerentes a funo/atividade/mquinas e equipamentos;

TREINAMENTOS:

Capacitao de trabalhadores para operao de equipamentos; Controle de escolaridade, atendendo a normas tcnicas vigentes; Habilitar trabalhadores para manutenes e reparos em sistemas de proteo coletiva; Controlar e reciclar trabalhadores periodicamente.

Obrigado pela ateno


Eng. Antonio Roberto Hoerde Freire Barata

www.grupoworker.com.br

También podría gustarte