Está en la página 1de 2

(alguns) Mecanismos de defesa do ego (de acordo com a teoria psicanaltica)

Mecanismos de defesa do ego: estratgias inconscientes que a pessoa usa para reduzir a tenso e a ansiedade, fruto dos conflitos entre o id, o ego e o superego. So mecanismos que visam evitar a angstia resultante dos conflitos intrapsquicos.

Recalcamento - pelo recalcamento, o sujeito envia para o id as pulses, desejos e sentimentos que no pode admitir no seu ego. Os contedos recalcados, apesar de inconscientes, continuam actuantes e tendem a reaparecer de forma disfarada (sonhos, actos falhados, lapsos de linguagem...). Regresso - pela regresso, o sujeito adopta modos de pensar, atitudes e comoprtamentos caractersticos de uma fase de desenvolvimento anterior. Frente a uma frustrao ou incapacidade de resolver problemas, a criana ou adulto regridem, procurando a proteco de pocas passadas. Assim, o nascimento de uma irmo pode levar uma criana a fazer chichi na cama (eunerese) ou um adulto, face a problemas, pode fugir realidade refugiando-se em atitudes infantis (dependncia excessiva, choro, chantagem...). Racionalizao - pela racionalizao ou intelectualizao, o sujeito, ocultando a si prprio e aos outros as verdadeiras razes, justifica racionalmente o seu comportamento, retirando assim os aspectos emocionais de uma situao geradora de angstia e de stress. Deste modo, com justificaes racionais tenta explicar-se de forma "aceitvel" porque se bateu no irmo, se faltou ao exame mdico, se mentiu ao marido ou mulher, etc. Projeco - pela projeco, o sujeito atribui aos outros ( sociedade, a pessoas, a objectos) desejos, ideias, caractersticas que no consegue admitir em si prprio. So

reflexos desde processo, frases como Fulano detesta-me; aquele indivduo no suporta crticas; a sociedade no tem ideais solidrios; a boneca m..., quando a pessoa que as profere que tem esses sentimentos.

Deslocamento - pelo deslocamento, o sujeito transfere pulses e emoes do seu objecto natural, mas "perigoso", para um objecto substitutivo, mudando assim o objecto que satisfaz a pulso. Exemplos: o funcionrio que sofre de conflitos no emprego e agressivo ao chegar a casa; a criana que desloca a clera sentida pelos pais para a boneca Formao reactiva - pela formao reactiva ou inverso dos aspectos, o sujeito "resolve" o conflito entre os valores e as tendncias consideradas inaceitveis, apresentando comportamentos opostos s pulses. Assim, uma pessoa pode ser demasiado amvel e atenta com algum que odeia; um sujeito afasta-se de quem gosta; manifesta uma excessiva caridade para esconder um sadismo latente; uma pessoa submissa e dcil pode esconder um dominador violento. Sublimao - pela sublimao, o sujeito substitui o fim ou o objecto das pulses de modo que estas se possam manisfestar em modalidades socialmente aceites. A eficcia do processo de sublimao implica que o objecto de substituio satisfaa o sujeito de forma real ou simblica. Frequentemente, a sublimao faz-se atravs de psubstituies com valor moral e social elevado. Exemplos: um pirmano pode ingressar num corpo de bombeiros, modificando as suas relaes com o fogo, agora utilizadas de forma socialmente reconhecida; o amor platnico pode esconder desejos considerados inaceitveis pelo sujeito. A arte tem sido estudada como uma rea que permite sublimaes.

También podría gustarte