Está en la página 1de 49

SENAI-PE

Tecnologia de Rolamentos

SENAI-PE

Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Crte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antnio Carlos Maranho de Aguiar Diretor Tcnico Uaci Edvaldo Matias Diretor Administrativo e Financeiro Heinz Dieter Loges

Ficha Catalogrfica

531 S474t

SENAI.DR.PE. Tecnologia de Rolamentos. Recife, SENAI.PE/DITEC/DET, 1999 1. TECNOLOGIA DE ROLAMENTOS 2. ROLAMENTOS I. Ttulo

Direitos autorais de propriedade exclusiva do SENAI. Proibida a reproduo parcial ou total, fora do Sistema, sem a expressa autorizao do Departamento Regional de Pernambuco.

SENAI Departamento Regional de Pernambuco Rua Frei Cassimiro, 88 Santo Amaro 50100-260 - Recife PE Tel.: (81) 3416-9300 Fax: (81) 3222-3837

SENAI-PE

SUMRIO

Introduo Estocagem de Rolamentos de Reposio O que verificar durante a Operao Inspeo com a Mquina Parada Desmontagem de Rolamentos Danificaes de Rolamentos Montagem de Rolamentos Instrues de Lubrificao Ferramentas de Montagem e Desmontagem Designaes de Rolamentos

05 06 07 10 13 20 25 39 43 45

SENAI-PE

INTRODUO

Os rolamentos so componentes mecnicos robustos que tero uma longa vida em servio, especialmente se forem montados corretamente e tiverem uma boa manuteno. A execuo de uma montagem e desmontagem correta no deve apresentar nenhuma dificuldade: limpeza, preciso e cuidado so necessrios, porm so requisitos normais ao lidar com mquinas. A manuteno dos mancais de rolamento significa simplesmente que estes devero ser lubrificados corretamente e muito bem protegidos contra umidade e sujeira. A eficincia desta proteo depender do desenho da aplicao, das condies dos vedadores e tambm do lubrificante. A lubrificao ideal implica no uso do lubrificante certo, usado corretamente. As mquinas so projetadas geralmente com base em fatores conhecidos e algumas vezes em fatores assumidos, referentes s condies ambientais e requisitos de operao. As instrues de manuteno tambm devem ser baseadas em condies de operao tpicas similares. Entretanto, o usurio possui informaes adicionais das condies prticas de operao e de local de trabalho. Aplicando estes conhecimentos juntamente com as recomendaes prticas dadas neste guia, no que se refere a estoque de reposio, observaes durante a operao, inspees com a mquina parada, desmontagem e montagem: poderemos assegurar que a manuteno dos rolamentos aplicados no apresentaro problemas.

SENAI-PE

ESTOCAGEM DE ROLAMENTOS DE REPOSIO

Para evitar paradas longas na produo, devidas a falhas de rolamentos, necessrio assegurar que alguns destes, estejam prontamente disponveis para reposio. Para isto aconselhvel saber, com antecedncia, quais rolamentos so usados nas mquinas e se so necessrias ferramentas especiais para desmontagem e montagem dos mesmos.

Os rolamentos so banhados em um protetor contra ferrugem, antes de serem embalados, e podem ser armazenados em suas embalagens originais por muitos anos. De preferncia devem ser armazenados em locais onde a umidade relativa no ultrapasse a 60% e a temperatura ambiente seja constante. Rolamentos com placas de proteo sufixo -2Z, no devero ser armazenados por mais de 2 anos, e os rolamentos com placas de vedao sufixo -2RS, por no mais de 3 anos. Estes rolamentos so lubrificados para a vida, mas a graxa envelhece e se torna muito consistente se forem estocados por muito tempo.

SENAI-PE

Assegure-se de que os rolamentos que no esto em sua embalagem original estejam limpos, bem protegidos, com leo ou graxa e envolvidos em papel parafinado de boa qualidade.

O QUE VERIFICAR DURANTE A OPERAO

Rolamentos montados em mquinas onde sua paralisao ocasionar srias conseqncias devero ser verificados regularmente. Rolamentos em aplicaes menos crticas, ou operando sob condies no muito solicitadas, podem normalmente ficar sem ateno especial, (observando apenas) se esto bem lubrificados. Esta seo trata de rotinas de verificao e est dividida em quatro subsees com os seguintes ttulos: Oua Sinta Observe Lubrifique Oua

Coloque um basto de madeira ou uma chave de fenda ou objetos similares contra o alojamento o mais perto possvel do rolamento. Ponha o ouvido na outra extremidade e oua. Se tudo est bem, dever ser ouvido um rudo suave. O som de um rolamento danificado bem diferente, podendo apresentar caractersticas irregulares. Um rudo uniforme, porm metlico, indica falta de lubrificao.

SENAI-PE

Sinta

Verifique a temperatura da aplicao usando um termmetro, giz sensitivo ao calor ou simplesmente colocando a mo no alojamento do rolamento. Se a temperatura parece mais alta que a normal, ou com variaes bruscas, isto ento uma indicao de que algo est errado. Isto pode ser tambm por pouca lubrificao ou por excesso, por sujeira que tenha penetrado no rolamento, pelo rolamento estar sobrecarregado, porque o rolamento est comeando a se danificar, por folga interna muito pequena, porque o rolamento est preso axialmente, porque os retentores esto com muita presso ou porque o calor provm de uma fonte externa. Lembre-se entretanto, que, imediatamente aps a relubrificao, um aumento de temperatura ser natural e pode durar um ou dois dias.

Observe

Assegure-se de que o lubrificante no escape atravs de vedadores defeituosos ou bujes insuficientemente apertados. Geralmente as impurezas mudam a cor do lubrificante, enegrecendo-o. Verifique as condies dos vedadores prximos aos rolamentos, assegurando-se de que os mesmos no permitam por exemplo que lquidos quentes ou corrosivos e gases penetrem no conjunto. Quando existe um sistema de lubrificao automtico este dever ser verificado periodicamente quanto ao seu funcionamento.

SENAI-PE

Lubrifique

Lubrificao com graxa A relubrificao deve obedecer s instrues do fabricante da mquina, ou s recomendaes dadas no item Instruo de Lubrificao. Limpe a engraxadeira antes de injetar graxa nova. Quando a caixa do rolamento no possuir engraxadeira, a relubrificao dever ser efetuada na parada programada da mquina. As tampas devero ser removidas para retirar toda a graxa usada antes de colocar a graxa nova: ver Aplicao de lubrificante. Mesmo que as caixas possuam engraxadeiras, a graxa usada deve ser removida e substituda por nova, de tempos em tempos, aps abrir as mesmas e lavar todos os componentes.

Lubrificao com leo Verifique sempre o nvel de leo e complete-o, se necessrio. Certifique-se de que o respiro do indicador de nvel esteja desobstrudo. Quando se efetua a troca de leo, o mesmo dever ser drenado completamente, e o conjunto lavado com leo limpo, de preferncia o mesmo que ser utilizado para a reposio. Na lubrificao em banho de leo, geralmente suficiente efetuar a troca uma vez ao ano, desde que a temperatura de trabalho no ultrapasse 500C, e no haja contaminao. Quando a temperatura for maior que 500C o leo dever ser trocado com maior freqncia ou seja: acima de 1000C, 4 vezes ao ano: acima de 1200C, 1 vez por ms, e acima de 1300C, 1 vez por semana. 9

SENAI-PE

INSPEO COM A MQUINA PARADA

Da mesma forma que outros componentes de mquinas, os rolamentos devem tambm ser inspecionados e limpos, a intervalos regulares de tempo. Esta inspeo de manuteno dever ser feita preferencialmente durante as paradas programadas da mquina, ou quando a mquina for desmontada por alguma razo, tanto para inspeo como para reparos.

Inicie a operao de inspeo, cuidando primeiro da rea de trabalho, a qual dever ser a mais limpa e seca possvel. Verifique quais os rolamentos disponveis em estoque, caso seja necessrio trocar algum. Caso os desenhos estejam disponveis, os mesmos devero ser estudados antes do incio do trabalho de manuteno.

Limpe as superfcies externas e anote a seqncia de remoo dos componentes da mquina, como tambm suas posies relativas. Deve-se tomar cuidado para no estragar os vedadores de labirinto no momento de sua remoo: nunca use muita fora para remover os vedadores. Inspecione os vedadores e os outros componentes do conjunto.

10

SENAI-PE

Verifique o lubrificante. Vrios tipos de impurezas podem ser sentidos esfregando o lubrificante entre os dedos: uma fina camada poder ser espalhada nas costas da mo para inspeo visual.

Assegure-se de que a sujeira e a umidade no possam penetrar na mquina, aps a remoo das tampas e vedadores. Proteja a mquina, rolamentos e assentos com papel parafinado, plstico ou material similar, caso o trabalho seja interrompido. Evite o uso de estopa, que poder contaminar o rolamento com fiapos.

Lave o rolamento exposto, onde possvel fazer uma inspeo sem desmontlo. Use um pincel molhado em aguarrs ou querosene e seque-o com um pano limpo e isento de fiapos ou ar comprimido (assegure que nenhum componente do rolamento entre em rotao). Nunca lave rolamentos blindados (com duas placas de proteo ou de vedao). Um pequeno espelho com haste semelhante ao dos dentistas pode ser til na inspeo das pistas, gaiola e corpos rolantes do rolamento.

11

SENAI-PE

Se os rolamentos esto perfeitos, estes devero ser relubrificados de acordo com as instrues dadas pelo fabricante da mquina ou pelas recomendaes dadas no item Instruo de Lubrificao. Recoloque cuidadosamente os vedadores e as tampas.

12

SENAI-PE

DESMONTAGEM DE ROLAMENTOS

Esta seo contm sugestes e instrues sobre a melhor maneira de desmontar rolamentos. Est dividida em subsees, com os seguintes ttulos: Ajuste com interferncia no eixo Ajuste com interferncia na caixa Rolamentos montados sobre buchas Inspeo de rolamentos desmontados

Nunca desmonte os rolamentos que esto em boas condies a no ser que seja absolutamente necessrio! Caso o rolamento deva ser desmontado, aconselhvel marcar a posio relativa de montagem, por exemplo qual a seo do rolamento que est para cima, qual o lado que est de frente, etc. O rolamento dever ser montado novamente na mesma posio. Inicie a desmontagem pela seleo correta das ferramentas a serem utilizadas.

Lembre-se de manusear os rolamentos com cuidado. Garanta um bom apoio ou escora para o eixo, caso contrrio os rolamentos podero ser danificados pelas altas foras normalmente originadas na desmontagem.

13

SENAI-PE

Ajuste com interferncia no eixo

Se o rolamento montado com interferncia no eixo, dever ser usado um extrator (ou saca-polia). As garras devero apoiar diretamente na face do anel interno. Os rolamentos grandes podem ser desmontados facilmente com auxlio das ferramentas hidrulicas.

Quando no possvel alcanar a face do anel interno, o saca-polia poder ser aplicado na face do anel externo. Entretanto, muito importante que o anel externo seja girado durante a desmontagem, distribuindo os esforos pelas pistas e evitando que os corpos rolantes marquem as mesmas em pontos localizados. Nesse caso o parafuso dever ser travado, ou segurado com uma chave, e as garras que devero ser giradas com a mo ou com uma alavanca.

Se no se dispe de saca-polia, poder ser usado um puno de ferro ou metal mole com ponta arredondada, ou outra ferramenta similar. Este dever ser aplicado na face do anel interno. muito importante que o rolamento no receba golpes de martelo diretamente. Contudo deve-se tomar muito cuidado com este mtodo, pois muito fcil danificar o eixo e rolamento.

14

SENAI-PE

Ajuste com interferncia na caixa

Quando o rolamento possui ajuste com interferncia na caixa, por exemplo em uma roda, este pode ser desmontado usando-se uma caneca ou um pedao de tubo, na qual se aplicam golpes uniformes ao redor de sua extremidade. As faces do tubo devero ser planas e livres de rebarbas.

Use um puno de ferro ou metal mole com ponta arredondada ou ferramenta similar, caso haja um ressalto entre os rolamentos. Os esforos devem ser aplicados sempre no anel externo.

O conjunto do anel interno de um rolamento autocompensador de rolos ou de esferas pode ser desalinhado, permitindo assim o uso de um saca-polia no anel externo.

15

SENAI-PE

Rolamentos montados sobre buchas

Os rolamentos autocompensadores de rolos ou esferas so geralmente montados com bucha de fixao ou de desmontagem. A vantagem do uso destas buchas que o assento do eixo no necessita de uma usinagem precisa, alm de facilitar muito a montagem e a desmontagem dos rolamentos. A figura mostra, da esquerda para a direita, a porca de fixao, a arruela de trava, o rolamento e a bucha de fixao.

Bucha de fixao A desmontagem s deve ser iniciada aps marcar a posio da bucha sobre o eixo. Em seguida endireite a orelha da arruela de trava dobrada no rasgo da porca de fixao, e solte de algumas voltas a porca.

16

SENAI-PE

Coloque uma caneca ou um pedao de tubo contra a porca de fixao e aplique fortes golpes distribudos uniformemente at que o rolamento se solte da bucha.

Quando a face da porca inacessvel, ou quando no existe um espaador entre o anel interno e o encosto do eixo, a ferramenta deve ser aplicada na face do anel interno do rolamento.

Bucha de desmontagem Para rolamentos de tamanho pequeno ou mdio, a bucha pode ser removida usando uma porca de fixao similar usada em buchas de fixao. Lembrese de lubrificar os fios da rosca e a face adjacente ao rolamento com pasta de bissulfeto de molibdnio.

Aperte a porca usando a chave de gancho ou de batidas, at que o rolamento seja liberado. Se a bucha se sobressai no final do eixo, um suporte adequado dever ser utilizado. Os rolamentos grandes podem facilmente ser desmontados com o auxlio da porca hidrulica.

17

SENAI-PE

Se a bucha pequena, um puno de metal mole poder ser usado no lugar de uma chave de gancho.

Inspeo de rolamentos desmontados

Quando o rolamento for desmontado, este dever ser inspecionado. Primeiro, lave-o com querosene ou aguarrs e seque-o cuidadosamente com um pano limpo, isento de fiapos ou ar comprimido (assegure que nenhum componente do rolamento entre em rotao). As pistas e os corpos rolantes devem ser inspecionados para se verificar se existem sinais de danificao. Entretanto os rolamentos blindados com duas placas de proteo ou de vedao no podero ser lavados e, conseqentemente, no podero ser inspecionados.

18

SENAI-PE

Gire o anel externo e verifique se o rudo do rolamento normal.

Um rolamento que no est danificado, isto , que no possui marcas ou outros defeitos nas pistas dos anis, corpos rolantes ou gaiolas, e gira uniformemente sem ter folga interna radial anormalmente grande, pode ser ento montado novamente sem risco algum. Recomenda-se seguir as instrues de lubrificao dos rolamentos. Caso a designao deste rolamento no conste do catlogo da mquina, recomenda-se registr-la, para futuras referncias. Esta designao poder ser encontrada usualmente em uma das faces laterais do anel externo ou interno do rolamento.

19

SENAI-PE

DANIFICAES DE ROLAMENTOS

Esta seo trata dos diferentes tipos de danificaes em rolamentos e suas provveis causas. Caso o rolamento apresente falhas, a razo deve ser investigada e sua provvel causa eliminada. As causas tpicas de danificaes so: Falha de montagem Falha de lubrificao Materiais estranhos ao rolamento Contaminao com gua Erros de forma do eixo ou da caixa Vibraes Passagem de corrente eltrica Fadiga do material

Desmonte o rolamento danificado. Caso a gaiola seja rebitada, remova alguns rebites e separe a gaiola, usando uma chave de fenda ou ferramenta similar. As dez ilustraes a seguir mostram exemplos tpicos de danificaes em rolamentos. Geralmente estas danificaes tomam a forma de descascamento (spalling), ou seja: fragmentos de material soltos das pistas. O descascamento inicial normalmente muito pequeno, mas devido ao aumento de tenses nas bordas e aos fragmentos carregados pelo lubrificante, a rea descascada comea a se espalhar.

20

SENAI-PE

Quando o rolamento for montado incorretamente, por exemplo, deslocado exageradamente sobre uma bucha de fixao ou um assento cnico, poder ficar sobrecarregado. A foto mostra o descascamento da pista do anel externo causado por uma sobrecarga radial.

A sobrecarga axial pode ocorrer, por exemplo quando o rolamento estiver bloqueado axialmente. A danificao mostrada foi causada pelo espao insuficiente para o rolamento se deslocar em sua caixa, fazendo com que este no pudesse acompanhar o deslocamento axial do eixo, que ocorreu devido expanso trmica.

Quando um rolamento, que deve ser montado com interferncia no eixo, introduzido atravs de golpes no anel externo, este tipo de danificao mostrada pode ocorrer. Uma danificao semelhante pode tambm ocorrer quando os golpes so dirigidos contra uma ponta de eixo ou uma polia sem uma escora adequada. Desta forma podem surgir facilmente marcas (endentaes) nas pistas e corpos rolantes, as quais encurtaro a durao do rolamento.

21

SENAI-PE

Um rolamento que foi lubrificado inadequadamente ter um alto polimento nas pistas, e poder apresentar microtrincas superficiais do material. De qualquer modo, a gaiola dever ser normalmente o primeiro componente a falhar e as esferas ou rolos podero travar, resultando em um completo travamento do rolamento. O rolamento poder esquentar muito, quando a lubrificao disponvel for insuficiente, falhando devido conseqente reduo na resistncia do material.

Caso materiais estranhos, em forma de partculas slidas, entrem no rolamento, danificaes do tipo mostrado podero ocorrer facilmente. As partculas causam endentaes nas pistas e corpos rolantes, e eventualmente se segue o descascamento. Materiais estranhos podem penetrar no rolamento durante a montagem, mas geralmente a causa desta penetrao so vedadores inadequados.

Os componentes dos rolamentos so normalmente metlicos, portanto sensveis ao ataque de gua, particularmente gua salgada. A condensao que resulta das mudanas sbitas de temperatura pode ser suficiente para causar a corroso. Lubrificantes inadequados podem tambm gerar corroso.

22

SENAI-PE

A ovalizao do assento da caixa ou do eixo pode resultar em danificaes, as quais freqentemente aparecem em pontos diametralmente opostos no anel do rolamento. Outros erros de forma podem tambm gerar danificaes. Um cavaco metlico deixado entre a caixa e o anel externo pode causar uma variao de forma suficiente para danificar a pista deste anel.

Em equipamentos sujeitos vibrao, pode ocorrer danificao nos rolamentos quando estes esto estacionrios, devido a pequenos deslizamentos dos corpos rolantes em torno do mesmo ponto, que tero a mesma freqncia das vibraes. Para evitar este tipo de danificao, o eixo dever ser apoiado e travado para no atuar sobre o rolamento, ou ento ser girado lentamente. Geralmente, entretanto, reduzindo-se o perodo estacionrio dos equipamentos j suficiente para prevenir este tipo de danificao.

Mesmo sob uma diferena de potencial eltrico muito pequena entre o eixo e a caixa (0,4 volts), uma corrente eltrica poder saltar pelo delgado filme de lubrificante existente entre as pistas e corpos rolantes, resultando assim em inmeras crateras queimadas ou estrias. Esta danificao pode ser causada por exemplo, por erro na colocao do terra na soldagem de algum componente da mquina, fazendo que a corrente passe pelo rolamento. 23

SENAI-PE

A razo pela qual a fadiga ocorre , s vezes, simplesmente porque o rolamento atingiu sua durao normal. Esta , geralmente, bem maior que a vida nominal calculada para aquela aplicao.

24

SENAI-PE

MONTAGEM DE ROLAMENTOS

Esta seo trata de mtodos adequados para montagem de rolamentos. Est dividida em subsees com os seguintes ttulos: Ajuste com interferncia no eixo Ajuste com interferncia na caixa Rolamentos de rolos cilndricos Rolamentos de rolos cnicos Rolamentos sobre buchas Aplicao do lubrificante Teste de funcionamento e relatrios

necessrio usar o mtodo correto na montagem e observar as regras de limpeza para que o rolamento funcione satisfatoriamente e alcance a vida calculada. A montagem deve ser feita preferivelmente em local seco e limpo. Mquinas que produzam partculas metlicas, limalhas de ferro ou serragem no devero estar nas proximidades. Inicie a montagem selecionando as ferramentas corretas para a tarefa.

Inspecione cuidadosamente os componentes que posicionaro os rolamentos. Remova as rebarbas e limpe o eixo e os encostos. Verifique a preciso de forma e dimenses dos assentos do eixo e da caixa, pois podem ter sido danificados durante a desmontagem. Verifique os vedadores (retentores) e troque os que esto gastos ou danificados.

25

SENAI-PE

Caso o rolamento necessite ser substitudo, no tire o rolamento novo de sua embalagem original antes do momento de sua montagem. No retire o protetor anti-ferruginoso do rolamento, exceto sobre as superfcies do dimetro externo e do furo do rolamento. Limpe essas superfcies com querosene ou aguarrs e seque-as com um pano limpo e isento de fiapos.

Antes da montagem, deve-se proteger ligeiramente os assentos do rolamento com uma camada de leo fino. Isto feito a fim de impedir avarias no eixo durante a montagem.

Nunca aplique golpes diretos nos rolamentos - sempre use um pedao de tubo ou uma ferramenta similar. Caso contrrio, os anis podero trincar, a gaiola se danificar, ou partculas de metal podero destacar-se e causar avarias no rolamento quando colocado em operao.

Os rolamentos pequenos podem ser montados com ajuda de uma caneca ou um pedao de tubo. O tubo deve ser bem limpo e ter extremidades planas, paralelas e sem rebarbas. Coloque a ferramenta contra o anel interno e aplique golpes, sempre distribudos ao redor da face na extremidade do tubo, com um martelo comum 26

SENAI-PE

(os martelos de chumbo ou outro metal macio no so indicados, visto que alguns fragmentos podero soltar-se e penetrar no rolamento). Verifique se o rolamento no entra enviesado no eixo.

Nunca aplique uma fora contra o anel externo quando o rolamento for montado no eixo. As pistas e os corpos rolantes podero danificar-se facilmente e, em conseqncia, a vida do rolamento ser consideravelmente reduzida.

Se o eixo possui roscas internas ou externas, estas podero ser usadas na montagem do rolamento.

Quando se dispe de uma prensa mecnica ou hidrulica, esta poder ser usada na montagem de rolamentos pequenos e mdios. Use uma caneca ou um pedao de tubo limpo entre a prensa e o anel interno.

27

SENAI-PE

Os rolamentos grandes so montados com maior facilidade se forem primeiramente aquecidos a uma temperatura de 80 a 90 C. acima da temperatura ambiente. Contudo, os rolamentos nunca devero atingir uma temperatura acima de 1200C. Um mtodo adequado para aquecer o banho de leo. O leo deve estar limpo e ter um ponto de fulgor acima de 2500C. Limpe um recipiente adequado e despeje uma quantidade de leo suficiente para cobrir completamente o rolamento. O rolamento no deve estar em contato direto com a base do recipiente, devendo ser colocado numa plataforma ou calo adequando para evitar um aquecimento direto. Aquea o banho numa chapa eltrica, bico de gs ou com um equipamento similar.
0

Um rolamento nunca dever ser aquecido usando uma chama direta!

Use luvas de proteo limpas ou panos limpos para segurar o rolamento aquecido. Escorra o excesso de leo do anel externo e enxugue o furo do rolamento. Empurre o rolamento rapidamente para sua posio.

Pressione o rolamento com fora contra o ressalto at que ele tenha esfriado o suficiente para que o anel interno fique bem encostado.

28

SENAI-PE

Proteja o assento com uma leve camada de leo. Use uma caneca ou um pedao de tubo limpo, mas coloque-o contra a face do anel externo. Certifiquese de que o rolamento no entra enviesado na caixa. Uma prensa mecnica ou hidrulica poder ser usada tambm, para facilitar. As mesmas regras para montagem de rolamentos com ajuste com interferncia no eixo so vlidas quando se deve ter um ajuste com interferncia na caixa.

Poder, s vezes, ser necessrio aquecer a caixa para montar o rolamento. Normalmente uma pequena elevao de temperatura ser suficiente, pois raramente se emprega uma grande interferncia na caixa. Uma lmpada eltrica, uma ferramenta de aquecimento, leo quente ou uma chama direta, podem ser usados para aquecer a caixa. Se for usada uma chama direta, deve ser tomado um grande cuidado, caso contrrio a caixa poder trincar-se ou deformar-se. Verifique as dimenses do assento aps aquec-lo e no se esquea de limpar o mesmo antes de montar o rolamento. Pressione fortemente o rolamento contra a face do encosto, at que a caixa se resfrie suficientemente para que o rolamento tenha ajuste interferente. Rolamentos de rolos cilndricos

29

SENAI-PE

As partes separveis dos rolamentos de rolos cilndricos so geralmente montadas independentemente. Monte primeiramente o anel separvel e lubrifique ligeiramente sua pista. Depois de lubrificar os rolos, monte o outro anel que possui o conjunto de rolos e gaiola. Introduza ento este anel no anel separvel, girando o eixo ou a caixa durante esta operao. Certifique-se de que o conjunto de rolos no se desalinhe na montagem: uma bucha de guia pode ser usada para evitar que isto acontea.

Se o conjunto de rolos entrar enviesado, sem ter sido lubrificado ou girado durante sua entrada, um anel ou alguns rolos podero facilmente ser danificados.

A montagem dos rolamentos de rolos cnicos um pouco mais complicada. Geralmente estes so ajustados para um certo valor de folga interna ou para uma dada precarga, usando molas ou calos (peas distanciadoras calibradas).

Os conjuntos de rolamentos de cubos de rodas usuais podem, porm, ser montados com relativa facilidade. Comea-se montando os anis externos no cubo, usando uma caneca ou um pedao de tubo limpo. Verifique se os anis realmente atingem o encosto.

30

SENAI-PE

O cone (anel interno com rolos e gaiola) do rolamento de dentro deve ento ser montado. Preencha os espaos existentes entre os rolos com uma graxa adequada. Coloque a roda em sua posio e finalmente monte o cone do rolamento de fora.

Rosqueie a porca e aperte-a, girando a roda ao mesmo tempo. Quando a roda no puder mais girar com facilidade, solte a porca apenas o suficiente para permitir que a roda gire livre novamente. Trave a porca e coloque a tampa do cubo imediatamente.

Verifique, se possvel, a folga do conjunto de rolamentos, por exemplo: balanando a roda, a caixa ou o eixo. Se os rolamentos forem montados muito apertados, poder ocorrer rapidamente uma danificao.

31

SENAI-PE

Se uma alta preciso for desejada, poder ser usado um instrumento para medir a folga interna axial dos rolamentos. importante que durante a ajustagem e antes da medio, o eixo ou a caixa sejam girados de algumas voltas, de forma que as extremidades dos rolos ocupem suas posies corretas contra o flange de guia.

O anel interno dos rolamentos com furo cnico sempre montado com um ajuste interferente, geralmente em uma bucha de fixao ou de desmontagem. O grau de interferncia depende da distncia que o rolamento deslocado sobre a superfcie cnica. A folga interna radial original do rolamento gradualmente reduzida, medida que o rolamento deslocado. Esta reduo de folga , portanto, uma medida do grau de interferncia.

Bucha de fixao Coloque a bucha no eixo, no local marcado antes da desmontagem; isto pode ser feito com facilidade, se o rasgo da bucha for aberto levemente, usando uma chave de fenda, por exemplo. Se, por algum motivo, a posio da bucha no eixo no foi marcada, ento a posio correta do rolamento deve ser estabelecida, para ento colocar a bucha em relao a este. Em certos casos, uma montagem simulada dos rolamentos pode ser necessria, para certificarse de que a bucha est posicionada corretamente.

32

SENAI-PE

Remova o protetor anti-ferruginoso do furo do rolamento antes da montagem. Coloque o rolamento na bucha e rosqueie a porca de fixao. Desloque o rolamento na bucha apertando a porca.

Ao montar um rolamento autocompensador de esferas sobre a bucha de fixao, a reduo da folga interna radial deve ser verificada, girando o rolamento e desalinhando o anel externo. Quando a porca tiver atingido o aperto correto, ser possvel girar o anel externo com facilidade, mas comear a haver certa resistncia ao tentar desalinhar o mesmo.

Antes de montar os rolamentos autocompensadores de rolos em buchas de fixao, a folga interna radial deve ser medida com um calibrador de lminas. Coloque o rolamento de p na bancada, gire o anel interno algumas vezes para que os rolos assumam suas posies corretas, e ento introduza a lmina do calibrador entre o rolo superior e a pista do anel externo. Use uma lmina fina para comear e aumente gradualmente a espessura, at que a lmina entre bem justa. A folga medida dever ser a mesma para ambas as carreiras de rolos.

33

SENAI-PE

Verifique a reduo de folga vrias vezes durante a montagem. Mea a folga entre o rolo da posio mais inferior e a pista do anel externo. A tabela a seguir contm valores recomendveis para a reduo de folga interna radial e o deslocamento axial para os rolamentos autocompensadores de rolos. Cargas pesadas, altas rotaes e grandes diferenas de temperaturas entre os anis interno e externo (anel interno mais quente que o externo) indicam que uma grande folga interna residual necessria. Em tais casos, um rolamento tendo uma folga interna radial maior que a normal, por exemplo C3 ou C4, geralmente usado, sendo montado com a mxima reduo de folga indicada na tabela. Se o anel externo aquecer mais que o anel interno, um rolamento com uma folga interna inicial menor que a normal ser geralmente usado.

34

SENAI-PE

Montar tabela

35

SENAI-PE

Retire a porca de fixao aps ter deslocado o rolamento e coloque a arruela de trava. Aperte novamente a porca. Dobre a orelha da arruela de trava de tal forma que encaixe em um dos rasgos da porca. Mea novamente a folga residual e veja se no foi alterada.

Bucha de desmontagem Coloque a bucha de desmontagem no furo do rolamento usando uma caneca ou um pedao de tubo limpo. Verifique o deslocamento da bucha de desmontagem, medindo a reduo da folga interna radial do rolamento.

Lubrificao com graxa Preencha o espao entre as esferas ou rolos com uma graxa adequada para as condies de operao. O espao livre ao redor do rolamento dever ser preenchido entre um tero e a metade com a mesma graxa. Caso o rolamento operar em altas rotaes, a quantidade de graxa no espao livre deve ser um pouco menor que um tero desse espao. E quando o rolamento operar em rotaes muito baixas, o espao livre poder ser inteiramente completado com graxa. 36

SENAI-PE

Lubrificao com leo Use leo do tipo recomendado pelo fabricante da mquina e complete at o nvel especificado. Se houver tambm um nvel de leo em operao, verifique se este est correto. Testes de giro e relatrios

So feitos no primeiro perodo de trabalho aps a partida da mquina, a fim de que algum erro possa ser eliminado. Observe o comportamento do rolamento imediatamente aps o comeo da operao. Se houver uma ligeira dvida quanto ao bom desempenho dos rolamentos, deve-se parar a mquina e examin-los cuidadosamente.

37

SENAI-PE

Os dados de montagem, como a data, a designao completa do rolamento, resultados das verificaes das dimenses de eixos e caixas, folga interna radial antes e depois da montagem, o lubrificante usado, etc. devem ser anotados em forma de relatrio. Um cronograma de manuteno deve ser anexado ao relatrio, dando detalhes de relubrificaes, rotinas de inspeo, temperatura de trabalho, etc. Se isto for feito, um bom registro do rolamento ser obtido, e qualquer reposio futura poder ser planejada com boa antecedncia.

38

SENAI-PE

INSTRUES DE LUBRIFICAO

Um rolamento corretamente lubrificado no se desgasta. Uma vez que o lubrificante evita o contato metlico entre os seus vrios componentes. Quando o fabricante de uma mquina indicar o tipo de lubrificante e o perodo de relubrificao, estas instrues devero ser sempre seguidas. Se, contudo, essas instrues no forem disponveis, as seguintes recomendaes podem ser teis. Todos os rolamentos, de um modo geral, podem ser lubrificados com graxa ou leo. Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos precisam ser lubrificados normalmente com leo, sendo permitida a lubrificao com graxa somente quando as rotaes de trabalho forem muito baixas. Os rolamentos blindados so lubrificados para vida, isto , so lubrificados com graxa antes de deixar a fbrica e no requerem relubrificao. A escolha do lubrificante determinada principalmente pela temperatura e rotao de trabalho do rolamento. Sob condies normais de operao, podese empregar normalmente graxa. Esta mais fcil de ser retida no rolamento do que o leo, e tambm serve para proteger o rolamento contra a umidade e impurezas. A lubrificao com leo geralmente recomendada onde as rotaes ou temperaturas so altas, quando se deve dissipar calor do rolamento, ou quando os componentes vizinhos da mquina j so lubrificados com leo. Os limites de rotao para lubrificao com graxa ou leo para cada rolamento so dados nas tabelas de rolamentos. Guarde sempre os lubrificantes em recipientes limpos e vedados e em lugar seco. Lubrificao com graxa Tipos de graxa As graxas lubrificantes so leos que contm engrossantes geralmente na forma de sabo metlico. Quando se seleciona uma graxa adequada, necessrio considerar a consistncia, a faixa de temperatura e as propriedades anti-corrosivas. A consistncia classificada de acordo com a escala NLGI (National Lubricasting Grease Institute). De uma forma geral, graxas base de sabo metlico de consistncia 1, 2 ou 3 so usadas para rolamentos. 39

SENAI-PE

O limite de temperatura mximo para as graxas base de clcio aproximadamente 600C. As graxas base de clcio contendo aditivos de sabo de chumbo so particularmente indicadas para rolamentos molhados, como por exemplo, em mquinas de papel na parte mida. Certas graxas base de clcio/chumbo, oferecem proteo contra gua salgada. As graxas base de sdio so aplicadas em intervalos de temperatura de -30 a +800C e oferecem proteo contra corroso porque absorvem a umidade e formam uma emulso com esta. Contudo, se a quantidade de umidade absorvida torna-se excessiva, as propriedades lubrificantes diminuiro e haver um risco da graxa escorrer para fora do rolamento. As graxas base de ltio podem ser usadas geralmente a temperaturas de -30 0 a -110 C e resistem gua. Se a umidade puder entrar no rolamento, as graxas devero conter um aditivo antiferruginoso. As graxas base de ltio aditivadas com sabo de chumbo oferecem boa lubrificao, mesmo onde a gua pode penetrar livremente. Inmeros tipos diferentes de graxa para altas temperaturas so disponveis para temperaturas que excedem a 1200C.

Intervalos de relubrificao Se nenhuma instruo existe, o diagrama a seguir pode ser usado como guia. Este est baseado em lubrificao usando uma graxa com caractersticas normais de envelhecimento, e d o intervalo de relubrificao expresso em horas de trabalho. O diagrama vlido para mquinas estacionrias, cargas 0 normais nos rolamentos e temperaturas de trabalho de at +70 C, medidas no anel externo. Para cada aumento de temperatura de 150C acima de +700C, o intervalo de relubrificao obtido do diagrama deve ser dividido por dois, porm o limite mximo de temperatura para a graxa no dever ser excedido. Nos arranjos de rolamentos onde a graxa certamente pode se contaminar com rapidez, ou protege contra gua, a relubrificao deve ser em intervalos mais freqentes daqueles do diagrama.

40

SENAI-PE

Quantidade de graxa requerida Quando nenhuma recomendao dada, a quantidade de graxa a ser usada pode ser calculada pela equao: G = 0,005 D B onde G = quantidade de graxa em gramas D = dimetro externo do rolamento em mm B = largura de rolamento em mm

Lubrificao com leo Os leos minerais, refinados com solvente, podem ser usados na lubrificao dos rolamentos. A temperaturas acima de 1250C, recomendado o uso de leos sintticos, por exemplo, do tipo poliglicol. Os aditivos para melhorar certas propriedades geralmente so necessrios somente em condies excepcionais. So usados normalmente leos com ndice de viscosidade mdio ou alto. Contudo, em altas rotaes, leos de baixa viscosidade podem ser usados para manter a temperatura do rolamento baixa; em baixas rotaes, leos com alta viscosidade devem ser usados para permitir que seja formado um filme suficientemente espesso de lubrificante.

41

SENAI-PE

42

SENAI-PE

FERRAMENTAS DE MONTAGEM E DESMONTAGEM

Ferramentas Hidrulicas

Quando montamos ou desmontamos os rolamentos maiores, o uso da porca hidrulica ou do mtodo de injeo de leo de grande utilidade. A figura da esquerda mostra como o mtodo de injeo de leo pode ser usado, em combinao como uma porca hidrulica, para montar um rolamento autocompensador de rolos num assento cnico. O mtodo de injeo de leo consiste em introduzir leo sob alta presso entre o assento e o furo do rolamento, formando um filme que separa as superfcies. O leo injetado nas superfcies de contato por meio de um canal (a) no eixo, e distribudo atravs de ranhuras (b). Os eixos que no tiverem canais e ranhuras podero facilmente ser modificados, por exemplo, no perodo de manuteno. A porca hidrulica rosqueada no eixo ou na bucha: o leo injetado na porca (c) de forma que seu pisto (d) pressione o anel interno do rolamento contra uma porca ou placa parafusada no topo do eixo. O leo pressionado por meio de uma bomba ou de um injetor de leo. A figura da direita ilustra a desmontagem do mesmo rolamento. A porca foi solta de algumas voltas. Quando o leo injetado entre o rolamento e seu assento, o rolamento desliza para fora e detido pela porca.

43

SENAI-PE

Ferramentas mecnicas

Ferramenta de montagem

Extrator de rolamentos de esferas

Chave de batida

Extrator auto-centrante (saca-polia)

Chave de Gancho

44

SENAI-PE

DESIGNAES DE ROLAMENTOS

Cada rolamento mtrico padronizado tem uma designao bsica especfica que indica o tipo de rolamento e a correlao entre suas dimenses principais. Estas designaes bsicas compreendem 3, 4 ou 5 algarismos, ou uma combinao de letras e algarismos, que indicam o tipo de rolamento. As sries de dimenses e o dimetro do furo, nesta ordem. Os smbolos para o tipo de rolamento e as sries de dimenses, junto com possveis sufixos indicando uma alterao na construo interna, designam uma srie de rolamentos. O esquema a seguir mostra como o sistema de designao constitudo. Acima dos desenhos dos rolamentos, so dadas as sries mais comuns para cada tipo de rolamento, e o smbolo que indica o tipo de rolamento dado abaixo de cada desenho. Os algarismos entre parntesis, mostrados na ilustrao, indicam que embora eles possam ser includos na designao bsica, so omitidos por razes prticas, como pode ser visto nas notas abaixo: 0 Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular O smbolo para o tipo (0) omitido. 1. Rolamentos autocompensadores de esferas O smbolo para o tipo (1) ou o primeiro algarismo da srie de dimenses (0 ou 1) pode ser omitido. Os rolamentos com d < 10 mm possuem somente trs algarismos para sua designao, onde o ltimo e o dimetro do furo expresso em mm. 2. Rolamentos autocompensadores autocompensadores de rolos. 3. Rolamentos de rolos cnicos 4. Rolamentos rgidos de duas carreiras de esferas O primeiro algarismo (2) da srie de dimenses omitido. 5. Rolamentos axiais de esferas de rolos e rolamentos axiais

45

SENAI-PE

6. Rolamentos rgidos de uma carreira de esferas O smbolo para o tipo (6) ou o primeiro algarismo da srie de dimenses (0 ou 1) pode ser omitido. Os rolamentos com d < 10 mm possuem trs algarismos para sua designao, sendo o ltimo da direita o dimetro do furo em milmetros. 7. Rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular O primeiro algarismo da srie de dimenses (0) omitido. N Rolamentos de rolos cilndricos A letra N, que indica o tipo de rolamento, pode ser seguida por uma ou mais letras indicando vrias configuraes dos flanges de guia. Nos algarismos da srie de dimenses que se seguem, o primeiro (0) pode ser omitido. QJ Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato O primeiro algarismo da srie de dimenses (0) omitido. Designaes suplementares Para distinguir rolamentos que diferem dos padronizados ou possuem componentes modificados so usadas letras codificadas, adicionadas a designao bsica. Quando so necessrias vrias letras, estas so adicionadas designao do rolamentos na ordem dada abaixo. Designaes suplementares mais comumente usadas: Prefixos Componentes de rolamentos L Anel removvel (interno ou externo) de um rolamento separvel. Exemplos: LNU 207 = anel interno do rolamento de rolos cilndricos NU 207. L 30207 = anel externo do rolamento de rolos cnicos 30207 (capa). Rolamento separvel sem o anel removvel (interno ou externo). Exemplos: RNU 207 = conjunto do anel externo, gaiola e rolos o rolamento de rolos cilndricos NU 207

46

SENAI-PE

R 30207 = conjunto do anel interno, gaiola e rolos do rolamento de rolos cnicos 30207 (cone). Sufixos Construo interna A B C D E Construo interna do rolamento modificada. Exemplo: 7205 B = rolamento de uma carreira de esferas de contato angular, ngulo de contato de 40.

Caractersticas externas X -RS -LS -2RS -2LS -Z -2Z K K30 N NR -ZN -ZNR N2 G Q6 Q06 Q66 Dimenses principais modificadas de acordo com as normas ISO Placa de vedao de borracha sinttica em ambos os lados do rolamento Placas de vedao de borracha sinttica em ambos os lados do rolamento Placa de proteo num lado do rolamento Placas de proteo em ambos os lados do rolamento Furo cnico, conicidade de 1:12 Furo cnico, conicidade de 1:30 Ranhura para anel de reteno no anel externo Ranhura no anel externo e anel de reteno Placa de proteo num lado e ranhura para anel de reteno no lado oposto Idntico ao ZN, mas com anel de reteno Dois rasgos, diametralmente opostos num dos cantos externos do anel externo Rolamento de uma carreira de vibrao, rudo Nvel de vibrao inferior ao normal Picos de vibrao inferiores aos normais Q6 - Q06

47

SENAI-PE

Tratamento trmico Os anis interno e externo (ou os anis de eixo e de caixa) dos rolamentos estabilizados, para temperaturas mais elevadas do que as normais, so designados com os seguintes sufixo: S0 S1 S2 S3 S4 At 150 C At 2000C At 2500C At 3000C At 3500C
0

Caractersticas de lubrificao W33 Lubrificantes Estes sufixos compreendem letras que indicam o campo de temperaturas, seguidas de um cdigo de dois algarismos que designam a graxa usada em rolamentos blindados, ex.: HT20. So utilizadas as seguintes letras: MT LT HT -LHT Graxa para temperaturas mdias (-30 a + 1100C) Graxa para baixa temperatura (-50 a + 800C) Graxa para alta temperatura (-20 a + 1300C) Graxa para baixa e alta temperatura (-40 a - 1400C) Ranhura perifrica e trs furos de lubrificao no anel externo

Um sufixo MT utilizado somente quando a graxa no a padronizada para o rolamento em questo. Esferas de contato angular, com as faces dos anis ajustados de forma que dois rolamentos quaisquer possam ser montados em pares, seja em disposio em O (back to back), em X (face to face) ou em srie (tandem). Gaiolas J Y M F Gaiola prensada de ao, no temperada Gaiola prensada de lato Gaiola usinada de lato Gaiola usinada de ao ou de ferro fundido 48

SENAI-PE

L T TH TN TN9

Gaiola usinada de metal leve Gaiola de resina fenlica retocada com fibras Idntica execuo T, porm, com janelas tipo presso Gaiola de plstico (nylon) Gaiola de plstico reforado

A letra que indica o tipo de gaiola, e o material da mesma, pode ser acompanhada das letras A ou B, as quais indicam que a gaiola est centrada no anel externo ou interno respectivamente. V Rolamento de esferas ou de rolos sem gaiola

Outras caractersticas dos rolamentos Os sufixos dos grupos seguintes so adicionados designao do rolamento aps uma barra oblqua. Classes de preciso P6 P5 P4 PA97 PA9 SP UP Preciso conforme ISO classe 6 Preciso conforme ISO classe 5 (maior que P6) Preciso conforme ISO classe 4 (maior que P5) Preciso dimensional conforme AFBMA classe 9, preciso de giro conforme AFBMA classe 7 Preciso conforme AFBMA classe 9 Preciso especial, com preciso dimensional similar a P5 e preciso de giro similar a P4 Ultrapreciso, com preciso dimensional similar a P4 e preciso de giro maior que P4

Folga interna C1 C2 C3 C4 C5 Folga menor que C2 Folga menor que a Normal Folga maior que a Normal Folga maior que C3 Folga maior que C4

Quando so combinadas as designaes P6 ou P5 com uma designao de folga, a letra C suprimida. Exemplo: P62 = P6 - C2

49

SENAI-PE

Diagramao Anna Daniella C. Teixeira Editorao Diviso de Educao e Tecnologia DET.

50

También podría gustarte