Está en la página 1de 24

Escola Secundria 3EB Dr.

Jorge Correia Matemtica

Fractais e Geometria Fractal

Trabalho realizado por: Alexandre Pires, n1, Alexandre Matias, n2, e Joo Gonalves, n 18 Ano : 11 A1 Professor: Jos Mesquita Maio de 2010

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


ndice 1. Introduo 2. Fundador da teoria fractal ... 3. Determinao do conceito de fractal. 4. Histria dos fractais .. 5. Classificao dos fractais 6. Fractais na natureza.. 7. Atractor de Lorenz 8. Conjunto de Julia... 9. Tringulo de Sierpinski 10. Conjunto de Mandelbrot 11. Arte Fractal. 12. Aplicao dos fractais... 13. Concluso. Bibliografia 3 4 5 6 7 10 11 12 13 16 18 20 22 23

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica

Fractals are about looking closely and seeing more. Fractals have to do with bumbs that have bumbs, cracks that have crookednesses within crookednesses, universes and atoms that turn out to be universes
Timothy Wegner and Mark Peterson

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica 1. Introduo

Neste trabalho, elaborado no mbito da disciplina de Matemtica, 11 ano, o nosso grupo vai abordar um tema, os fractais, que s comeou a ser desenvolvido a partir dos anos 60 por um franco-polaco que vive hoje nos EUA, Benot Mandelbrot, mas cujas aplicaes se tm revelado de grande utilidade para a contnua evoluo tcnica e cientfica. Como este um tema que no faz parte dos conhecimentos gerais do pblico em geral, procuraremos dar resposta s seguintes interrogaes: O que so fractais? Como evoluiu a teoria dos fractais? Quais as reas cientficas e tecnolgicas em que os fractais se aplicam? Quais as perspectivas de evoluo da teoria dos fractais?

Assim, aps uma breve histria da origem dos fractais e do matemtico fundador desta teoria, identificaremos e exemplificaremos os diferentes tipos de fractais, a sua presena na natureza e sua aplicabilidade em outras reas to variadas como a geometria, a fsica, a computao ou a arte.

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica 2. Fundador da teoria fractal

Benot Mandelbrot que nasceu em Varsvia, e vem de uma famlia lituana, foi viver para Paris para fugir da invaso Nazi. J casado, Mandelbrot mudou-se para os EUA. Em 1958, juntou-se a uma equipa de pesquisa da IBM, em Nova Iorque. A trabalhou durante 32 anos e com 85 anos ainda se encontra nos EUA. Em 1961, verificou que as semelhanas entre as pequenas e as grandes variaes bolsistas eram fractais e, cinco anos mais tarde, demonstrou que as irregularidades da costa britnica se podiam obter por intermdio de fractais. Depois, a partir de 1975, na sequncia dos seus estudos, aliados a estudos de outros cientistas, a geometria fractal passou a ser aplicada por outras cincias Este prodigioso e ilustre matemtico contemporneo conhecido mundialmente como sendo o nico responsvel pelo enorme interesse nos chamados objectos fractais. Hoje em dia, a sua geometria conhecida atravs de bonitas gravuras coloridas que enriqueceram tanto a matemtica moderna como a arte.

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica fractal fractal 3. Determinao do conceito de fractal

Fractal no s um conceito novo, como o prprio termo no existia antes. De facto, a palavra fractal foi formada pelo prprio Benot: Eu cunhei a palavra fractal do adjectivo em latim fractus. O verbo em latim correspondente frangere significa quebrar: criar fragmentos irregulares, contudo sabido que, para alm de significar quebrado ou partido, fractus tambm significa irregular. Mas, o que so estes fractais? Os fractais (anteriormente conhecidos por curvas monstro) so bonitos e fascinantes objectos matemticos de infinita estrutura e complexidade que podem ser divididos em partes, cada uma das quais semelhante ao objecto original. A estrutura do fractal muito detalhada e conforme a ampliao da imagem e da maneira que olhamos para ela, esta acaba sempre por se repetir. Porm, nem todos os fractais possuem repetitividade. Dependendo dos dados inseridos, este no ter em escalas menores a mesma aparncia, ocorrendo distores da figura.

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica

A geometria fractal o ramo da matemtica que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situaes que no podem ser explicadas facilmente pela geometria clssica, e as suas leis foram aplicadas em cincia, tecnologia e arte gerada por computador. As razes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objectos para os quais as definies tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham. Os fractais so criados utilizando-se funes matemticas e transformando os resultados dos clculos em imagens, animaes, msica. Imagens fractais so os grficos resultantes dos clculos, enquanto animaes so sequncias desses grficos. Por sua vez, msica fractal transforma os resultados do clculo em sons. Geralmente, mas no exclusivamente, utilizam-se computadores para processar os fractais, devido complexidade da matemtica envolvida.

fractais 4. Histria dos fractais


Durante sculos, os objectos e os conceitos da filosofia e da geometria euclidiana1 foram considerados como os que melhor descreviam o mundo em que vivemos. A descoberta de geometrias no-euclidianas introduziu novos objectos que representam certos fenmenos do Universo, tal se passou com os fractais. A ideia dos fractais teve a sua origem no trabalho de alguns cientistas entre 1857 e 1913. Esse trabalho deu a conhecer alguns objectos, catalogados como "demnios", que se supunha no terem grande valor cientfico.
Geometria que descreve as propriedades e a mtrica de elementos e figuras perfeitamente regulares, como um crculo ou um quadrado.
1

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


Em 1872, Karl Weierstrass2 encontrou o exemplo de uma funo com a propriedade de ser contnua em todo seu domnio, mas em nenhuma parte diferencivel. O grfico desta funo chamado actualmente de fractal. Em 1904, Helge von Koch3, no satisfeito com a definio muito abstracta e analtica de Weierstrass, deu uma definio mais geomtrica de uma funo similar, actualmente conhecida como o floco de neve de Koch que o resultado de Koch, infinitas adies de tringulos ao permetro de um tringulo inicial. Cada vez que novos tringulos so adicionados, o permetro cresce e aproxima-se do infinito. Dessa maneira, o fractal abrange uma rea finita dentro de um permetro infinito. Tambm houve muitos outros trabalhos relacionados com estas figuras, mas esta cincia s conseguiu desenvolver-se plenamente a partir da dcada de 1960, com o auxlio da computao.

fractais 5. Classificao dos fractais


Existem quatro categorias relevantes de arte fractal, diviso baseada no tipo de matemtica envolvida no processo, onde o nome normalmente aparece associado ao do matemtico que a desenvolveu: A primeira aquela onde cada ponto do grfico pode ser determinado pela aplicao interactiva de uma funo simples. Exemplo disso so o conjunto de Mandelbrot e o fractal de Lyapunov.

Matemtico alemo (1815 - 1897). Matemtico sueco (1870 - 1924).

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica

A segunda classe aquela onde existe uma regra de substituio geomtrica como por exemplo, o tringulo de Sierpinski, e o floco de neve de Koch.

A terceira classe constituda por fractais interactivos, como, por exemplo, as chamas fractais.

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica

E, por ltimo, h a classe dos fractais gerados aleatoriamente, como as aleatoriamente,

paisagens fractais.

Todos os quatro tipos t m sido utilizados como base de arte e animao tm digital. Comeando com detalhes bidimensionais, os fractais encontram aplicaes artsticas variadas, como gerar texturas, simulao de vegetao e c criao. Podem ento evoluir para representaes tridimensionais complexas. Na msica, sons baseados em fractais so surpreendentemente realistas e parecem mais capazes de surpreendentemente produzir sons parecidos com os naturais que outros processos artificiais. Para criar um floco de neve de Koch, inicia com um inicia-se tringulo equiltero e divide se cada segmento do divide-se tringulo em trs partes criando novos tringulos mais partes, vos pequenos. Continua se a repetir o processo at se tornar Continua-se demasiado difcil devido ao tamanho reduzido dos tringulos. Assim, conseguimos obter um permetro infinito numa rea finita.

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica natureza 6. Fractais na natureza
A geometria fractal utilizada para descrever diversos fenmenos na natureza, onde no se consegue utilizar as geometrias tradicionais. Diz-se que os fractais tm infinitos detalhes, so geralmente autosimilares e independente de escala. Em muitos casos, um fractal pode ser gerado por um padro repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo. Estes objectos dispem de estruturas similares ao longo duma escala extensa mas finita. Exemplos disso so os flocos de neve, nuvens, montanhas, troves e muitos tipos de vegetais, como os brcolos. Algumas rvores e certos fetos so fractais naturais que podem ser modelados em computadores que usam algoritmos recursivos. Esta propriedade de recursividade ou repetitividade est clara nestes exemplos: num ramo de uma rvore ou na folhagem de um feto pode ser observada uma rplica em miniatura do todo. Usando o exemplo dum crculo com uma ampliao infinita, seria impossvel diferenciar o crculo de uma linha recta. Com os fractais ocorre o contrrio: ao se aumentar a amplificao, revelam-se mais e mais detalhes. Os meteorologistas utilizam o clculo fractal para verificar as turbulncias da atmosfera, incluindo dados como nuvens, montanhas, a prpria turbulncia, os litorais e rvores. As tcnicas fractais tambm esto sendo

10

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


empregadas para a compactao de imagens atravs da compresso fractal, alm das mais diversas disciplinas cientficas que utilizam o processo. Os fractais na natureza no existem s em plantas, h-os tambm em muitos outros fenmenos, como: os relmpagos, a forma das cadeias montanhosas e a ramificao dos brnquios e dos bronquolos nos pulmes.

7. Atractor de Lorenz
Introduzido por Edward Lorenz4 em 1963, o Atractor de Lorenz um sistema no linear tridimensional determinista dinmico derivado de equaes simplificadas tiradas das convencionais equaes dinmicas da atmosfera. O sistema exibe um comportamento catico e mostra o que hoje chamado de atractor estranho. O atractor estranho, neste caso, um fractal. Lorenz construiu um modelo matemtico do modo como o ar se move na atmosfera,
4

Matemtico e meteorologista norte-americano (1917 - 2008)

11

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


chegando concluso que pequenas variaes nos valores iniciais das variveis do seu modelo levavam a resultados muito divergentes. Esta sensibilidade s circunstncias iniciais veio depois a ser conhecida como o efeito borboleta. Lorenz publicou as suas concluses num trabalho seminal intitulado Deterministic

Nonperiodic Flow, em que descreveu um sistema relativamente simples de equaes


que resultam num padro de complexidade infinita, o Atractor de Lorenz.

8. Conjunto de Julia

O conjunto de Julia uma forma fractal definida sobre o plano complexo. Recebe o seu nome do matemtico Gaston Julia5. Pode-se definir como o conjunto de pontos para os quais os pontos prximos no apresentam um comportamento similar. O conjunto de Julia um conjunto de pontos gerados pela iterao de uma funo complexa do tipo: f: C C

onde C representa o conjunto dos nmeros complexos. Na verdade, o correcto seria conjuntos de Fatou-Julia, pois foram os dois matemticos franceses Pierre Fatou6 e Gaston Julia que introduziram os mtodos iterativos no estudo de sistemas dinmicos para a implementao da geometria fractal.

Matemtico francs (1893 - 1978) Matemtico francs (1878 - 1929)

12

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


Em dinmica complexa, o conjunto de Julia de uma funo holomrfica consiste, informalmente, iterao repetida dos de pontos , no cujo muda comportamento,, num perodo longo, sob drasticamente sob pequenas perturbaes. O conjunto de Fatou comportamento estvel. Esses conjuntos receberam esses nomes em homenagem aos matemticos franceses Gaston Julia e Pierre Fatou,, que iniciaram a teroria de dinmica complexa no comeo do sculo XX. nmica de o

complementar do conjunto de Julia isto , consiste do conjunto de pontos com Julia,

9. Tringulo de Sierpinski
O Tringulo de Sierpinski uma figura geomtrica obtida atravs de um processo recursivo. Ele uma das formas elementares da geometria fractal por apresentar algumas propriedades, tais como: ter tantos pontos como o do conjunto d nmeros dos reais; ter rea igual a zero; ser auto zero; auto-semelhante (uma parte idntica ao todo); e no perder a sua definio inicial medida que ampliado.

13

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


Foi primeiramente descrito por Waclaw Sierpinski (1882 - 1969), matemtico polaco.

Qual a relao com o tringulo de Pascal?


O tringulo de Sierpinski tambm muitas vezes confundido com o de Pascal7. Montando o tringulo de Pascal com 2n linhas, e pintando os nmeros pares de branco e os mpares de pre a figura obtida ser uma prxima do tringulo de preto, xima Sierpinski.

Blaise Pascal, fsico, matemtico, filsofo e telogo franc (1623-1662). francs

14

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


Construo
Uma das maneiras de se obter um tringulo de Sierpinski usando um mtodo parecido ao do floco de neve de Koch. feito a partir do seguinte algoritmo:

1. Comece com qualquer tringulo n plano. O tringulo de omece num Sierpinski normal utilizava um tringulo equiltero com a base paralela ao eixo horizontal, mas qualquer tringulo se pode ser usado (ver primeira figura).

2. Encolha o tringulo pela metade (cada lado deve ter metade do tamanho original), faa trs c cpias, e posicione cada tringulo de maneira que encoste nos outros dois em um canto (ver segunda figura).

3. Repita o passo 2 para cada figura obtida, indefinidamente (ver a partir da terceira figura). Embora no processo acima a figura inicial seja um tringulo, no necessrio partir de um para se chegar ao tringulo de Sierpinski. possvel utilizar qualque figura o qualquer

15

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


geomtrica, o tringulo s utilizado por facilitar a visualizao, como o demonstra os seguintes exemplos:

O fractal propriamente dito s obtido quando o processo do algoritmo repetido infinitas vezes. Mas, conforme o nmero de iteraes aumenta, a imagem obtida tende a tornar-se cada vez mais parecida com o tringulo.

10. Conjunto de Mandelbrot


O conjunto de Mandelbrot foi definido pela primeira vez em 1905 por Pierre Fatou, um matemtico francs que trabalhou no campo da dinmica analtica complexa. Fatou estudou processos recursivos como

Fatou nunca viu uma imagem, como estamos acostumados a ver, do que hoje chamamos de conjunto de Mandelbrot, pois a quantidade de clculos necessria para se gerarem tais imagens est alm da capacidade de um ser humano executar mo. O Professor Benot Mandelbrot foi a primeira pessoa a utilizar um computador para criar o conjunto.

16

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


Os fractais foram popularizados por Mandelbrot em 1975 no seu livro Les

Objets Fractals: Forme, Hasard et Dimension. Neste livro, Mandelbrot usou o


termo fractal para descrever um nmero de fenmenos matemticos que pareciam exibir comportamento catico ou surpreendente. Todos estes fenmenos envolviam a definio de alguma curva ou algum conjunto atravs do uso de algumas funes ou algoritmos recursivos. O conjunto de Mandelbrot um desses fenmenos e leva o nome de seu descobridor. O conjunto de Mandelbrot foi criado por Benot Mandelbrot a partir do conjunto de Julia: cada ponto no plano complexo corresponde a um conjunto de Julia diferente. Os pontos que pertencem ao conjunto de Mandelbrot correspondem precisamente aos conjuntos de Julia conexos, e os pontos fora do conjunto de Mandelbrot correspondem aos conjuntos de Julia disconectos. O conjunto de Mandelbrot tambm "contm" estruturas muito semelhantes aos conjuntos de Jlia. De facto, para qualquer valor c, a regio do conjunto de Mandelbrot ao redor de c lembra o centro do conjunto de Julia com parmetro c. A fractal zoom on a Mandelbrot set8 u m dos muitos exemplos de vdeos bem ilustrativos do conjunto de Mandelbrot.

http://www.youtube.com/watch?v=G_GBwuYuOOs

17

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica 11. Arte Fractal 11.
A arte fractal tem vindo a ganhar fama nestes ltimos anos. Cada vez mais artistas usam programas especiais para a criao de arte usando fractais. Noutros casos, imagens j existentes so processadas por outros programas criando imagens espectaculares. Artistas como Max Ernst produzem padres fractorizados utilizando uma tcnica chamada Decalcomania. Alguns exemplos de arte fractal so:

Fractal de Sterling

Conjunto de Julia

Fractal abstracto

18

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica

Conjunto de Mandelbrot

Tempestade de Fogo

Remoinho

Fractal Simtrico

Espiral Vrios Fractais

19

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica 12. Aplicao dos Fractais
A tecnologia foi desenvolvida sem explorar a estrutura em vrias escalas, apesar das foras cegas da Fsica e de milhes de anos de evoluo a testarem a importncia dos fractais. Recentemente algumas indstrias ou ramos do conhecimento comearam a explorar as formas fractais. Medicina Algumas estruturas ou fenmenos tidos como caticos ou incompreensveis, antes rejeitados pela Medicina convencional, passaram a ter mais importncia quer no diagnstico, quer no tratamento. Assim, os fractais so considerados, hoje, como uma importante ferramenta para o avano da Medicina. Um dos campos mais desenvolvidos o diagnstico do cancro. Descobriu-se que as clulas cancerosas tm dimenso fractal superior dos tecidos normais. Acredita-se que o conhecimento das estruturas fractais dos vrios tecidos do corpo humano, assim como da estrutura fractal do sistemas circulatrio, nervoso e linftico, permita encurtar a distncia que separa as experincias in vitro de in vivo. Antenas fractais O desenho de antenas um problema complicado. Os desenhos comuns so sensveis apenas a uma gama estreita de frequncias e no so eficientes se o seu tamanho for inferior a um quarto do comprimento de onda As antenas convencionais so "talhadas" para a frequncia em que vo operar -pelo que s funcionam apenas para essa frequncia. Em contrapartida, as antenas fractais so capazes de funcionar de forma ptima simultaneamente em vrias frequncias. Esta caracterstica faz das antenas fractais uma excelente

20

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica


alternativa para aplicaes de banda larga. Exemplo disso foi a Motorola que comeou a usar antenas fractais em vrios modelos dos seus telemveis e anunciou que estas so 25% mais eficientes que a tradicional antena. Fibras pticas fractais O empacotamento apropriado de fibras pticas produz guias de ondas com muito baixa distoro. Uma empresa, Galileo Electro-Optics Corp. mostrou que atravs do uso de pavimentaes recursivas, conseguiu-se que a fibra ptica transmitisse os sinais com ainda mais qualidade. As pavimentaes que obtm melhores resultados so aquelas que tm bordas fractais. Isso levou ao desenho de feixes de fibras pticas fractais, chamados multifibras, os quais exibem um melhor contraste de imagem.

Os mercados financeiros Os mercados financeiros so um dos grandes campos de aplicao da geometria fractal , para alm de terem sido um dos primeiros locais onde os fractais foram vistos solta. Tudo comeou com a descoberta, tambm por Mandelbrot, de que a distribuio das flutuaes do preo do algodo obedecia a uma lei de potncia o que desacreditava os dois dogmas da economia ortodoxa: as variaes dos preos so estatisticamente independentes e obedecem a uma distribuio normal.

21

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica 13. Concluso


A geometria fractal um ramo da matemtica que ainda est na sua fase inicial de explorao, mas as funes que a suportam j so de elevada complexidade. Por esse motivo e por nos encontrarmos no 11 ano de escolaridade no explicitmos a sua resoluo matemtica. Ainda assim, conclumos que a geometria fractal se afasta radicalmente da geometria euclidiana e permite a obteno de resultados ordenados a partir de um caos aparente. As figuras fractais tm uma estrutura arborescente em que cada ramo composto por uma srie de formas que retratam, numa escola reduzida, a figura principal., pelo que cada ramos uma imagem perfeita do ramo onde nasce. O interesse e aplicao da teoria dos fractais no exclusivo da rea das matemticas. H fractais presentes em muitas formas da natureza e outros gerados artificialmente pelo homem. A diferena entre ambos que os fractais da natureza so aleatrios e estatsticos, no tm uma simetria escalar exacta e , por impedimentos de ordem fsica, no possvel a criao infinita de fractais naturais. Devido s investigaes de Benot Mandelbrot, os fractais passaram a ser utilizados noutras reas para alm da matemtica, como tivemos oportunidade de explicar.. E, segundo se prev, esta expanso da teoria dos fractais continuar a verificar-se pois ela contribui para a descrio e compreenso de fenmenos e est a ser aplicada na construo de novos equipamentos electrnicos e na cura de doenas como o cancro.

22

Escola Secundria de Tavira Dr. Jorge Correia Matemtica Bibliografia


BOLT, Brian (1992), Mais actividades matemticas, Lisboa, Gradiva FERNNDEZ-RAADA, Antnio ( 1990), Orden y Caos, Barcelona, Prensa Cientfica.

Grande Enciclopdia Planeta (2007), Vol. 8, Lisboa, Editorial Planeta. Grande Enciclopdia Universal (2004), Vol. 9, Lisboa, Durclub.
WEGNER, Timothy e PETERSON, Mark (1991) Fractal Creations, Mill Valley,Waite Group.

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm48/saber.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo_de_Sierpinski http://en.wikipedia.org/wiki/Julia_set http://mathworld.wolfram.com/JuliaSet.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_de_Mandelbrot http://pt.wikipedia.org/wiki/Beno%C3%AEt_Mandelbrot http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/fractais.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Lorenz http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo2/modulo4/topico9.php

23

También podría gustarte