Está en la página 1de 2

Transformaes Fsicas As transformaes fsicas da matria ocorrem, por exemplo, quando h mudana de estado fsico de um determinado material, ou uma

dissoluo de um soluto num solvente. Neste tipo de transformao, no h formao de novas substncias, as propriedades especficas da matria so mantidas, portanto existe a possibilidade de usar processos fsicos de separao das mesmas. So exemplos de transformaes fsicas: a mudana de estado fsico de um corpo, como por exemplo: a gua, que entra em ebulio aos 100 C; um soluto que dissolve um solvente; um vidro que se parte. Transformaes Qumicas As transformaes qumicas ocorrem sempre que h formao de novos materiais, as propriedades especficas da matria so alteradas, portanto no existe a possibilidade de usar processos fsicos de separao das mesmas. Ou seja, a partir dos materiais iniciais formam-se outros materiais diferentes. H indcios de que houve uma transformao qumica (reao qumica) quando: se forma um slido de cor diferente; h mudana de cor da soluo; se forma um gs; h variao de temperatura; as substncias iniciais desaparecem; se origina um cheiro caracterstico. So exemplos de transformaes/reaes qumicas: a respirao celular que ocorre nos seres vivos; a fotossntese realizada pelas plantas; o cozimento dos alimentos; a queima dos fogos de artifcio. Um outro exemplo comum de reao qumica em nosso dia a dia a formao da ferrugem em objetos metlicos. O ferro presente nesses objetos reage quimicamente com o oxignio e a gua da atmosfera e aparece a ferrugem. Esta ferrugem uma substncia nova que o xido de ferro III (xido frrico). Numa reao qumica chamam-se reagentes as substncias iniciais. Neste exemplo, so reagentes o ferro e o oxignio. E so chamadas de produtos, as novas substncias formadas; neste caso o produto da reao o xido frrico. Nem sempre ocorre uma reao qumica quando duas ou mais substncias so misturadas. Como podemos saber, ento, se ocorreu uma reao qumica entre dois compostos? Como vimos anteriormente, alguns sinais podem indicar se ocorreu a reao qumica. Mas algumas reaes se processam sem a ocorrncia dessas evidncias. Nesse caso, necessrio analisar as substncias em dois momentos distintos: antes e depois da transformao e verificar se houve realmente a formao de novas substncias.

Exerccios: 1) O que uma transformao qumica?

2) O que uma transformao fsica?

3) Indique na relao abaixo as transformaes fsicas e qumicas. a) Queima de gasolina. b) Digesto de alimentos. c) Fragmentao do giz d) formao da ferrugem. e) Quebra de um objeto. f) Derretimento de um iceberg. 4) Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: a) quando um vidro se parte, podemos entender que ocorreu uma transformao qumica. ( ) b) mudana de estado fsico da gua, que entra em ebulio aos 100oC, ocorre uma transformao fsica. ( ) c) transformaes qumicas ocorrem sempre que no h formao de novos materiais. ( ) d) as transformaes qumicas podem ocorrer: por ao do calor, da corrente eltrica , por ao da luz e da mecnica. ( ) e) a mudana de cor na barra de ferro quando aquecida uma transformao qumica. ( )

También podría gustarte