Está en la página 1de 5

CEEP HISTRIA DA ARTE Prof Valdin Guerra Felix

A Arte na Pr-Histria
Um dos perodos mais fascinantes da histria humana a Pr-Histria. Esse perodo no foi registrado por nenhum documento escrito, pois exatamente a poca anterior escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo resultado da pesquisa de antroplogos, historiadores e dos estudos da moderna cincia arqueolgica, que reconstituram a cultura do homem. Consideramos como arte pr-histrica todas as manifestaes que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizaes e, portanto, antes da escrita. No entanto, isso pressupe uma grande variedade de produo, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas caractersticas comuns. A primeira caracterstica o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possua uma utilidade material, cotidiana ou mgico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situaes especficas, como a caa. Cabe lembrar que as cenas de caa representadas em cavernas no descreviam uma situao vivida pelo grupo, mas possua um carter mgico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivncia. As manifestaes artsticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Frana e sul da Itlia e datam de aproximadamente de 25 000 a.C., portanto no perodo paleoltico. Na Frana encontramos o maior nmero de obras prhistricas e at hoje em bom estado de conservao, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho. Arquitetura Os grupos pr-histricos eram nmades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o perodo neoltico essa situao sofreu mudanas, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma regio, mas ainda utilizavamse de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de cmaras morturias ou de templos. Raras eram as construes que serviam de habitao. Essas pedras pesavam mais de trs toneladas,

fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca. Esses monumentos de pedras foram denominados "megalticos" e podem ser classificados de: dlmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que so grandes pedras cravadas no cho de forma vertical; e os cromlech, que so menires e dlmens organizados em crculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra. Tambm encontramos importantes monumentos megalticos na Ilha de Malta e Carnac na Frana, todos eles com funes ritualisticas. Escultura A escultura foi responsvel pela elaborao tanto de objetos religiosos quanto de utenslios domsticos, nos quais encontramos a temtica predominante em toda a arte do perodo. Animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vnus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, so associadas ao culto da fertilidade; Entre as mais famosas esto a Vnus de Lespugne, encontrada na Frana, e a Vnus de Willendorf, encontrada na ustria. Elas foram criadas principalmente em pedras calcrias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda. Durante o perodo neoltico europeu (5000a.C. - 3000d.C.) os grupos humanos j dominavam o fogo e passaram a produzir peas de cermica, normalmente vasos, decorados com motivos geomtricos em sua superfcie. Somente na idade do bronze a produo da cermica alcanou grande desenvolvimento, em virtude da sua utilizao na armazenagem de gua e alimentos. Pintura As principais manifestaes da pintura pr-histrica so encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princpio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caadas, existindo ainda a pintura de smbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial marcada pela utilizao predominantemente do preto e do vermelho e considerada naturalista. No perodo neoltico, a pintura utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras superior, mostrando um maior grau de abstrao e a utilizao de outros instrumentos que no as mos, como esptulas. Por volta de 2000 a.C. as caractersticas da pintura apresentavam um nvel prximo ao de formas escritas, preservando porm seu carter mgico ou religioso, celebrando a fecundidade ou os objetos de adorao (totens).

PR-HISTRIA
Texto extrado do site: www.historiadaarte.com.br , com citaes do livro Arte comentada: da pr-histria ao ps-moderno, de Carol Strickland (Rio de Janeiro: Ediouro, 2003). Um dos perodos mais fascinantes da histria humana a Pr-Histria. Esse perodo no foi registrado por nenhum documento escrito, pois exatamente a poca anterior escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo o resultado da pesquisa de antroplogos, historiadores e dos estudos da moderna cincia arqueolgica, que reconstituram a cultura do homem. Os primeiros objetos artsticos criados pelo homem no foram criados para adornar o corpo ou decorar cavernas, e sim com o intuito de controlar ou aplacar as foras da natureza. Ou seja, hoje consideramos arte rupestre, mas na poca os homens no faziam essas pinturas e objetos com intuitos artsticos, mas sim de sobrevivncia, poder e magia. O homem passou da mentalidade Neanderthal a Cro-magnon, ou seja, ao invs da mentalidade do homem estar voltada construo de instrumentos como era anteriormente, passou a ser voltada construo de imagens.
Pinturas rupestres da caverna de Altamira, na Espanha (14.000a.C.). Diz-se que as pinturas dessa caverna foram descobertas por acaso por um senhor e sua filha que estavam explorando as cavernas em 1869, quando, ao ver que o pai estava batendo a cabea no teto da caverna, a filha pde observar as diversas pinturas que rondavam o teto e as paredes. A autenticidade dos desenhos s foi reconhecida cerca de 40 anos depois.

Diviso da Pr-Histria: Paleoltico (pedra antiga) A principal caracterstica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicao mais aceita que essa arte era realizada por caadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caador do Paleoltico supunha ter poder sobre o animal desde que possusse a sua imagem. Eram feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste perodo era nmade.
Gruta de RODSIA, frica, com mais de 40.000 anos.

Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magnficas estatuetas, como as famosas Vnus. Existem vrias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, algumas delas so: Caverna de LASCAUX Frana, suas pinturas

foram achadas em 1942, tm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contm carvo modo e dixido de mangans. Dois meninos acharam quando estavam passeando nas redondezas da rea, quando perderam o cachorro e acharam-no na caverna. Por atrair
muitos turistas e curiosos, os desenhos comearam a ser escondidos por fungos e umidade, o que fez com que a caverna ficasse fechada ao pblico a partir de 1963:

Caverna de CHAUVET, Frana, h ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994:

Os artistas do Paleoltico Superior realizaram tambm trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausncia de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabea surgindo como prolongamento do pescoo, seios volumosos, ventre saltado e grandes ndegas. Destaca-se: Vnus de Willendorf (25.000 a 20.000. a.C. - escultura mais antiga que se tem conhecimento).

Os traos volumosos enfatizam a fertilidade na mulher. Quanto mais volumosa era a mulher, mais frtil e mais atraente. E se os padres de beleza continuassem assim at hoje, como seria a Vnus se ela fosse humana, e no mais uma escultura?

Provavelmente assim. Atraentes ou no, padres de beleza so culturais.

Perodo Neoltico (pedra nova ou polida) o clima se tornou mais temperado e os homens saram das cavernas, pois o gelo derreteu e agora o homem comeou a usar o espao ao seu redor. A fixao do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra/agricultura e pela manuteno de manadas/gado, ocasionou um aumento rpido da populao e o desenvolvimento das primeiras instituies, como famlia e a diviso do trabalho. Assim, o homem do Neoltico desenvolveu a tcnica de tecer panos, de fabricar cermicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo atravs do atrito e deu incio ao trabalho com metais. Seus complexos arquitetnicos eram feitos com pedras encaixadas e amontoadas.

Todas essas conquistas tcnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um campons, no precisava mais ter os sentidos apurados do caador do Paleoltico, e o seu poder de observao foi substitudo pela abstrao e racionalizao. Como conseqncia surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os prprios temas da arte mudaram: comearam as representaes da vida coletiva. Alm de desenhos e pinturas, o artista do Neoltico produziu uma cermica que revela sua preocupao com a beleza e no apenas com a utilidade do objeto, tambm esculturas de metal. IDADE DOS METAIS aparecimento de metalurgia; aparecimento das cidades; inveno da roda; inveno da escrita; e arado de bois.

También podría gustarte