Está en la página 1de 6

Educao Tecnolgica

Histria / Origem

Matrias Primas / Materiais


(Papel)

Propriedades Tcnicas

Utenslios / Ferramentas

Histria do Papel
na China que, no sc. II (sculo segundo) da Era Crist, surge o papel, utilizando-se ento cascas de rvores, cnhamo e trapos como matria-prima. A amoreira era a rvore mais utilizada nessa fase inicial do fabrico do papel. Devido s dificuldades de comunicao, a divulgao deste invento s ocorreu alguns sculos mais tarde. Todavia, no sc. VII (sculo stimo), o papel j era conhecido e fabricado no Japo. O papel era ento produzido por processos artesanais, utilizando trapos de linho como matria-prima, de que resultava o seu aspeto grosseiro e a sua reduzida dimenses. Aos rabes, vulgarmente conhecidos por Mouros, ento vindos do Norte de frica e que conquistaram grande parte da Pennsula Ibrica, tendo permanecido nesta vrios sculos, se deve a introduo do papel em Espanha e em Portugal, tendo-se difundido, a pouco e pouco, pelo resto da Europa. No entanto, s no reinado do Rei Lavrador, cognome de D. Dinis, surgem os primeiros engenhos de fabrico de papel em Portugal, em Leiria, junto ao rio Lis. Saliente-se que, na Idade Mdia, em Portugal, como alis em toda a Europa Crist, o Clero era a classe mais culta, que sabia ler e escrever. No admira, por conseguinte, que a composio e ilustrao dos livros estivesse a cargo do Clero atravs dos monges copistas. Os livros eram, nessa poca da Histria, copiados mo e artisticamente decorados com iluminuras. Atualmente, o nosso pas tem boas condies para produzir papel, em virtude de possuir rvores resinosas, como o pinheiro e o eucalipto, importantes para a extrao de fibras utilizadas no processo industrial do fabrico de papel, sendo j as mquinas, em geral, controladas por computadores. Nos nossos dias, preciso ter em considerao a obteno de papel reciclado. De facto, no nosso pas, como em muitos outros, h recipientes prprios para se depositar o papel j usado, como jornais, revistas e caixas de papelo. Esse papel j usado depois encaminhado para postes de receo e enviado, a partir destes, para fbricas para ser nelas reciclado, dando novamente origem a papel em condies de ser novamente utilizado.

Propriedades do Papel
As propriedades do papel so:

-Espessura;
A espessura mais varivel e diz respeito grossura da folha de papel, desde o fino papel de seda at s cartolinas e cartes.

-Gramagem;
A gramagem depende da espessura da folha de papel e exprime-se pelo peso obtido por metro quadrado.

-Textura;
A textura refere-se ao aspeto da superfcie do papel conforme se apresenta lisa ou rugosa.

-Resistncia;
A resistncia dos papis depende, geralmente, da espessura. Assim, os papis finos so mais frgeis do que os mais grossos. O papel grosso cortase com mais dificuldade do que o papel fino, mas este rasga-se mais facilmente. Pode-se concluir que da resistncia depende a dificuldade ou a facilidade de corte e dobragem do papel.

-Cor.
Sensao visual quando existe luz

Tcnicas
1- Medir

2- Traar

3-Dobrar

4- Vincar

5- Corte

6- Meio-corte

7- Recorte

Utenslios / Ferramentas
1234567Rgua Esquadro Lpis Borracha Afia Tesoura X-acto

Tipos de Papeis
1- Papel Seda 2- Papel Lustro 3- Papel Canson 4- Papel Crocodilo 5- Papel Fantasia 6- Papel Jornal 7- Papel Cavalinho 8- Papel Manteiga 9- Papel Engenheiro 10- Papel Metalizado 11- Etc

FIM
Prof. Agostinho Silva

También podría gustarte