Está en la página 1de 153

Novembro 2009

Atravs dos sonhos

e da realidade dos dias, o deus nos faz renascer, nos

transforma, apresenta-nos loucura sagrada. Filho de Smele e Zeus, o condutor dos peregrinos a Elusis, ao culto Demter, a senhora dos mistrios. O deus nos liberta, nos impulsiona e nos conduz pra nsia, pro prazer de viver. O deus nos ama, nos resgata, como fez com Ariadne em Naxos. Embriagados com o vinho que jorra da boca do deus, queremos ir e vamos nas trilhas abertas por Dionso o do teatro - pra, quem sabe, vislumbrarmos alguma coisa sobre os mistrios do existir. Hermes traz a mensagem: escrevermos sobre o que pensamos, sentimos e aprendemos, pode ser o comeo.

s minhas famlias Gomes Moreira / de Moraes Sarmento. Aos amigos muito amados - sempre presentes. Aos queridos - companheiros de trabalho e militncia. s pessoas que com aleivosia me despertaram luta. (squilo: Sofrer para Aprender). A todos ofereo este trabalho. A todos agradeo imensamente. Meus agradecimentos, em especial, Bia Lanza, Vitria Saho, Bia Reiner e Celinha Polydoro amigas do corao pela idealizao, elaborao, digitao e divulgao do blog Sobre e Para Yara Sarmento, em 2007. O projeto, poca, foi destinado integrar o acervo do Setor de Preservao e Memria do Centro Cultural Teatro Guara CCTG. Tambm, s amigas queridas Rosirene Gemael, Jane DAvila, pelo inestimvel apoio. Igualmente Lu Rufalco e Marisa Villela. Obrigadssima querida Mnica Drummond Braga que, com base no blog, teve a ideia e me estimulou a reunir as minhas escrevinhaes no propsito de public-las.

Infelizmente, nosso projeto literatura / artes cnicas - no teve acolhimento na comisso responsvel pela rea, no que se refere Lei Municipal de Incentivo Cultura. Outros amigos sugeriram que fizesse um livro digital. Aqui est. Neste livro constam: monlogos; monlogo com narrao; conto pra ser dramatizado; crnicas; pea teatral; roteiro/texto pra curta-metragem ou teleteatro; entrevistas e depoimentos. Mulheres = Despertar Existir . Eva. Lillith. Maria Rosa. Hatchepsut. Jezabel. O Parto da Aranha Morta. Machina Fatalis Clitemnestra / A Propsito de .... Histrico. A Porta para o Nada. Bate/Rebate. A Senhora no Andor. Via Crucis. Por qu? Horroroso. Momo. As Filhas de Lot. Convite Reflexo. Trofu Gralha Azul. Barreado de Antonina. As Irms. Depoimentos.

Com este delicioso blood mary, brindo e agradeo com emoo, com carinho a generosidade dos amigos que fizeram seu depoimento (EXAGERADOS!!!).

Abrao/Beijo Yara

MULHERES = DESPERTAR EXISTIR Odelair Rodrigues, Gilda Elisa, Regina Vogue, Claudete Pereira Jorge, Enas Lour, Ftima Ortiz e Neiva Camargo Iovanovitchi. As entidades e as pessoas que trabalham pela igualdade da mulher, alm das recomendaes importantes voltadas esclarec-las sobre seu dia a dia, devem destacar mais que tudo em seu discurso, a todos os segmentos sociais, sobre a urgente necessidade do ESTUDO/ESCOLA: conhecimento e do TRABALHO: libertador. Devem insistir sobre a questo fundamental da INDEPENDNCIA FINANCEIRA. Ressaltando ainda a importncia, nos dias que correm, do PLANEJAMENTO FAMILIAR. Devem mostrar o quanto essencial a informao, o desenvolvimento do raciocnio, a conscincia poltica. O saber e exigir seus DIREITOS DE CIDADANIA, sem deixar pra segundo plano seus DEVERES DE CIDADANIA. Sempre: pensar, agir e reagir. A educao e a formao da mulher devem passar pela percepo ntida dos limites que devemos observar, j que vivemos em conjunto. Nossos direitos acabam quando comeam os de outros. H que lembr-las que casamento no emprego. No vitalcio. A vida pode mudar quando menos se espera, s vezes, levando-nos s fossas abissais onde iremos direto pro estmago do tubaro martelo. Devem alertar a mulher e procurar faz-la ver, com clareza, que a paz e a felicidade comeam com a dignidade pessoal e profissional, com o respeito por todos os seres deste planeta. Partindo da mesmo com os altos e baixos normais do cotidiano as relaes com a famlia, com os amores, os filhos, os amigos, os companheiros de trabalho, as pessoas, afirmam-se prazerosas e enriquecedoras pra todos. Em 2000, atrizes veteranas: ODELAIR RODRIGUES, REGINA VOGUE, GILDA ELISA, CLAUDETE PEREIRA JORGE e esta que vos escreve, sonharam em encenar uma pea teatral que falasse sobre MULHERES. Seu papel no mundo. Seria a nossa pequena contribuio pra necessria transformao do modus vivendi, ainda assombroso, do sexo feminino no incio do sculo XXI.
6

Chamamos ENAS LOUR pra discutirmos a ideia. A montagem seria dirigida por FTIMA ORTIZ. Fizemos vrias reunies animadssimas na casa de Regina. Por proposta de Enas tentamos, cada uma de ns, escrever alguma coisa que pudesse dar frutos e liga. Enas, como dramaturgo, seria o responsvel pelo acabamento, pela carpintaria teatral do resultado das nossas escrevinhaes. Demos ao grupo o ttulo de AS DELICIOSAS CNICAS. O empolgamento das cinco atrizes pelo artstico e pelo tema nos fez esquecer, por um breve instante, que sem dinheiro no se produz teatro. Pensamos em recorrer Lei Municipal de Incentivo Cultura e at em propor o espetculo ao Teatro Guara, atravs do Teatro de Comdia do Paran TCP. Apresentaram-se tantas dificuldades que As Deliciosas, lamentavelmente, esmoreceram. No intuito de registrar aquele sonho, aquele delicioso momento, atrevo-me a expr os textos que escrevi poca e que agora revisei. Acrescento outros textos e entrevistas, tambm com reviso. A ttulo de ilustrao incluo fotos.

EVA Aos meus avs Josias Gonalves Moreira e Joaquim Antonio de Moraes Sarmento. Ao meu pai Mario. Aos meus tios, Jos Zezito Gomes Moreira, Bernardo e Francisco Moreira, Edgar Withers, Francisco Chico Barulho Picano, Eurico Bastos. Sesstris Sesi, Anthstenes Tite e Tristo Mano de Moraes Sarmento. Manolo Oubia, Felipe Miranda e Mario de Brito. Aos meus primos: Moreira - Josias Neto, Emmanuel e Francisco. Moreira Withers - Hamilton, Edgar Edgarzinho Neto e Frederico. Moreira Withers Torres Rogrio, Fernando, Ricardo e Gustavo. Moreira Picano Carraro - Vitrio, Luis Armando, Andr e Srgio. Fbio Ferreira. Trglia: Mozart e Rodrigo. Fressato: Reinaldo, Silvio e Carlos Henrique. Brito: Zeca Abage. De Moraes Sarmento - Celso, Marco Aurlio, Marco Antonio e Marco Tlio. Jos Luiz Oubia, Cris e Sebastian. Sesstris Jnior, Demstenes, Marcelo, Ricardo, Fernando e Felipe. O espectro de Eva traou pra mulher, desde o comeo, uma estrada penosa a ser percorrida. Ps descalos pisando pedras pontiagudas. Corpos roando ramos cobertos de espinhos. Conforme o relatado, depois de criado o Universo, o Senhor decidiu fazer neste pequeno, insignificante e belo planeta, o Jardim do den. Inventou maravilhas de todas as espcies. Inclusive, esculpiu no barro, um ser sua imagem e semelhana, Ado. criatura errante, sem ter com quem conversar, com cara de ostra, gemendo, Deus perguntou: Por qu gemes Ado? No ests satisfeito com o Paraso? O homem respondeu: Qu gem! Perdoa, meu Criador, alivia este tdio prfuro-cortante e contundente. A gemeo inspirou no Plus Ultra irritada piedade. Posto em sono profundo porque no seco, sem anestesia, o bicho vio no agentaria a cirurgia, o Misericordioso extraiu de suas costelas, Eva. A mulher, um ser secundrio, entra em cena escalada pra ser a provocadora da tragdia. Pro papel de vil.
8

O homem escreveu que por ser fraca, curiosa, Eva se deu seduo da serpente e comeu o fruto proibido. Que por ser insidiosa levou Ado ao fruto, portanto, ao pecado, culpa. A serpente, irresistivelmente, sibilou Eva: Minha "senhra, aceite esta ma. Veja como linda. Est deliciosa. Catapum!!! A cabea abriu. Adeus s iluses. Ado deixou-se levar tambm na conversa da vbora que, como todas as vboras, no brinca em servio. So competentssimas na execuo de suas tarefas. Comeram a ma. Viram o Paraso perdido. As dores. Os medos. A necessidade de escolher. De ir luta. A mortalidade. A condio humana. Ado, interpelado por Deus, entregou: Foi ela quem me deu o fruto. Insistiu pra que eu o comesse. Eva a culpada. O cago quis tirar o lol da seringa. No funcionou. Foram expulsos do bem bom e o anjo, de corpo presente, com terrvel espada de fogo plantado na porta do Paraso, no deu pelota pros pedidos de perdo, pra alegao: fomos enganados pela serpente, por favor, d-nos uma segunda chance etc, etc... Nada feito. O anjo, j de saco cheio, disse tonitruando: No me venham de burzequins ao leito. Fooooooraaa! O que tinha sido dado de graa, daquele momento em diante, s com muito suor. E olhe l!!! Comeou a a brilhante performance da humanidade. Transgresses sem peito, sem bolas pra aguentar as consequncias. Uns empurrando pros outros suas prprias pisadas na jaca. A rvore da Vida era vedada aos dois. O fruto, o conhecimento, estava proibido. A alienao naquela fase estava na ordem do dia. A nudez passou a ser vergonhosa. O modelito da ocasio era folha de parreira com aquele verde gritante. Os escribas marcaram a carne e a alma da mulher com ferro em brasa. Responsvel pela punio, cabe-lhe a humilhao, a subservincia. Simples receptculo do smen. Simples fmea reprodutora. Simples orifcio penetrao, pro prazer do homem. Vejam que a desqualificao da mulher destaca-se, tambm, na Mitologia Grega. A mando de Zeus, Hefesto o deus das forjas, o ourives olmpico, modela e d vida Pandora. Belssima, era um ardiloso presente do Tonante aos homens. Hermes, o Trismegisto, mensageiro dos deuses, levou-a pra Epimeteu. Seu irmo Prometeu, o que

amava os mortais, j o havia alertado pra que no aceitasse nenhum presente de Zeus. Seria roubada na certa. Epimeteu, arrebatado por tanta beleza, esqueceu o conselho e recebeu-a absolutamente encantado. Pandora veio ao mundo trazendo uma jarra. Mimo de npcias do deus dos deuses ao casal. No abram esta jarra." A ordem era expressa. Outra vez, o narrador fez imperar mrbida curiosidade mulher, como se tal comportamento no marcasse, igualmente, a personalidade masculina. Pandora, querendo saber o que havia na jarra, abriu a tampa. Como tornados incontrolveis, saram todos os infortnios que iriam atormentar o mundo. Dando-se conta da mancada fechou a tampa da jarra, onde ficou to somente a ESPERANA: sentimento frgil, quando os acontecimentos dependem dos fios do destino manipulados pelas Moiras. Pobre Pandora. Pobres mulheres, sempre presas em armadilhas. Com o passar do tempo, por fora do poder masculino, velhos e novos preceitos culturais determinaram mulher no ter vontade, no ter voz, limitar-se aos seus deveres da casa. Agrilhoada a um cotidiano de desalentos. Sem alma, sem vida prpria e cheia de filhos. Na sua caminhada, ainda impedida de qualquer tomada de posio e muito menos de confronto, a mulher teve que desenvolver sua percepo, sua fora, em silncio, no caldo da astcia. Haveria de ser assim pra sempre? A culpada? A sem direitos? Se o espectro de Eva forou a mulher ao nada, a energia de Lillith, rompendo e sacudindo o cu e a Terra, descortinou um nova estrada. Lillith? Quem foi, quem Lillith? Seu nome foi escondido. Conhec-la, mesmo nos dias que correm, privilgio de poucas. Muito conveniente pros interesses do homem. Sob a inspirao de Lillith muitas deixaram de simplesmente estar. Quiseram o conhecimento. Deram o primeiro passo em direo vida. Cautelosa ainda, pelo peso do espectro atador, comeou a agir nos bastidores. A ao da mulher, movida por seu tino pra todas as coisas, provocou mudanas pro bem ou pro mal no enredo da Histria.

10

Muitas, formidveis no jogo da seduo, dirigiram os atores em seus desempenhos. Outras, tomaram pra si o papel de protagonistas. No importando o final de suas trajetrias, fixaram seus nomes e seus feitos na memria da humanidade. Mulheres determinadas a enfrentar o perigoso jogo do viver. Seguiram e seguem na escalada. Sucessos? Fracassos? Lies a aprender, sempre. A mulher figurante imagem e semelhana de Eva. A mulher protagonista imagem e semelhana de Lillith. Mas, quem foi, quem Lillith?

11

LILLITH Nena Inoue pequena flor de cerejeira. Leila Diniz que mostrou mulher brasileira, a importncia, a dor, o peso e a delcia de existir. A maioria dos que habitam este planeta no sabe quem foi, quem Lillith. Apesar da ignorncia de muitos Lillith existiu sim. Aps a criao do den, o Senhor do Universo achou por bem criar seres sua imagem e semelhana, com algumas diferenas fsicas bem acentuadas pra que, alm de curtirem dos inmeros e diversos encantos do ambiente, pudessem desfrutar um do outro. Lillith e Ado foram criados ao mesmo tempo e da mesma matriz: o sopro divino. Ado, deslumbrado, sentiu-se o senhor absoluto de tudo, queria Lillith disposio, pra servir em todas as suas vontades, o recente rei da cocada preta, da branca e da cor-de-rosa. Lillith, mulher de excepcional inteligncia, de viso aberta, sabia que o Jardim era pra ser usufrudo pelos dois, no mesmo plano e do mesmo modo. Os apndices colgantes do macho no eram razo pra que fosse diminuda. Os dois estavam no Paraso pra serem felizes. As atitudes de Ado no agradaram nem um pouco quela mulher, que no estava a fim de se deixar fazer de trouxa. Ado quis fazer valer a sua diferena de macho. Resolveu afirmar-se como o cacique da tribo. Eu mando. Eu sei. J falei. agora. Cale a boca. O bobo. Como no podia deixar de ser, Lillith reagiu tentativa de submisso. A relao do casal logo logo deu em caca. Aquele estupendo visual volta e que pena estava ali aquele Ado prepotente, insensvel, um anta asteca. J de cara, o homem no respeitou a mulher. A machina fatalis de olho no espetculo, deu uma avanada. Tudo era aceitvel menos ter que suportar justo no den aquela vida. Lillith quis voltar ao ter pra existir livremente no Universo. Conhecia os nomes e ttulos do Plus Ultra: El, Jav, Jeov, Adonai, Deus, Al, etc. Grande Esprito. Criador do Universo. Pai Misericordioso e Amantssimo. O Ilimitado etc. Conhecia,
12

inclusive, aquele nome que ningum sabe e que jamais saber. Invocou o Supremo pelo seu nome super, hiper e ultra secreto expondo suas razes. A argumentao convenceu o Criador que a autorizou a dar o fora. Sem mais delongas, olho no olho disse a Ado: At nunca mais gaiteiro e pirulitou-se do recinto. Alguns pretensos iniciados e outros de lngua ferina, dizem que Lillith transformou-se em ente demonaco, uma sugadora de almas, cujo maior propsito seria atiar os homens aos desejos sexuais. Bobagem. O sexo obra divina. Sem o encontro do espermatozide com o vulo, no estaramos neste planeta. As podrides da humanidade so coisas de cada um. Os anjos cados andam por a mas ns temos capacidade de raciocnio. Eva, fabricada de um pedao do homem, j veio sifo como diz o companheiro Lula. Uma situao bastante confortvel pra Ado e pros zilhes de homens que ainda iriam comparecer neste espao. Pobre Eva, conforme o desejo do narrador, provocou pra si mesma e pra todas as mulheres que nasceriam, uma pssima reputao. Deixou todas, durante muitssimo tempo e ainda em alguns lugares, embaixo do fiof da cobra. Os escrevinhadores de planto, j no incio dos tempos, certamente pra que no houvessem seguidoras, acharam mais conveniente deixar pra l o episdio Lillith. Pra todos os efeitos ela no existiu. Assim como a merda flota, a verdade sempre vem tona. do estatuto da natureza. O nome de Lillith comea a ser sucesso de pblico e crtica porque pensou com firmeza e mandou ver. Lillith queria o conhecimento e foi luta. Com certeza Deus no qual eu acredito - orgulhoso de sua obra, aplaudiu em p e com voz tonitruante: Bravo!!! D-lhe poderosa!!! Essa A Criatura!!! Lillith e Eva. Dois momentos. Dois posicionamentos. Pra podermos ser, temos que tratar de saber viver. Senso crtico pra analisar os fatos. Atitude pra tomar decises. Enfrentar os problemas e resolv-los como ela, a primeira mulher deste mundo. Por isso pro Prmio Nobel, pro Oscar, pro Trofu Gralha Azul e pra quaisquer outros prmios havidos e por haver, meu voto nominal e aberto ser sempre fabulosa Lillith. Desculpe dona Eva, volte outro dia. Hoje a lotao est esgotada.

13

MARIA ROSA Dbora Tadra, Doris Teixeira, Elo Teixeira, Loraci Setragni, Mara Lucia Moron, Marila Vellozo, Marlene Montenegro, Mnica Rischbieter, Nena Inoue e Vera Andrade. Para Alceo Bocchino, Alaide Loureno, Alzeli Basseti, Amlia e Aparecida Damasio, Ana Elisa Filizola, Analaura de Souza Pinto, Ari Fontoura, Carlos e Isabel Trincheiras, Csar Fonseca, Cidinha Garcia, Cleide Piasecki, Cleuza de Oliveira, Constantino Viaro, Daniel Milito, Danilo Avelleda, Denise Sartori, Dorothy Pinheiro Lima Rocha, Elizabeth de Castro Lessa, Emanuel Martinez, Fernanda Basso, Gelson Schimanski, Gilberto Carbonar, Gilberto Tuyuty, Gilmarise Gulicz, Gilzi "Gito Guastini, Gilson de Oliveira, Hilda, Milton, Vera, Roberta e Tnia Polydoro, Joana da Cruz, Joo da Silva, Joo Maria Tequinho de Lima, Jos Maria Azevedo, Juliana Cezimbra, La Micheletto dos Santos, Leocdia Messias, Letcia Cherobim, Livia Coelho, Lcia Gluck Camargo, Malu de Faria, Maria Clia Pinto Kuchminski, Marcia Moraes, Maria Vieira, Marilda Koprik, Marilene Ribeiro, Marisa Moreira Maibon, Marlene Zanin, Maurcio Fruet, Meire Abe, Neidy Thomas, Nelton Friedrich, Neuri Barbieri, Nivaldo dos Santos, Norma Onichydesko, Orly Bach, Ozrio dos Santos Filho, Patrcia "Pagu Leal, Paulo Alfredo Damasceno, Paulo Biscaia Filho, Regina Peixoto, Rejane Ribeiro, Ren Ariel Dotti, Rio Novello, Ronald Catarino, Rosa Chiamulera, Rosalina de Oliveira, Rosana de Jesus Silva, Rosangela Aparecida Silva, Ruth Weyhe, Sergio Izidoro, Shirley Conceio, Sidne Gaspar, Sueli Araujo, Vera Bello, Vilma Almeida de Andrade, Vilson Cardoso e Yara Chaves. Que dia pesado foi hoje. Que dias pesados so todos os dias. Oito horas de trabalho de segunda a sexta-feira, ano aps ano. Ambiente cheio de mutretas, pessoas mesquinhas, corrosivas, de ambio desmedida. O dono da empresa est milhardrio. No fim do ms, conto as notas e vejo como aviltante o que nos paga. Acho que tenho qualificaes profissionais que poderiam me colocar num lugar mais gratificante, ganhando um salrio mais digno. O triste que neste pas gente sem padrinho no tem muita chance de conseguir trabalho e nele crescer por merecimento.

14

Estou nesse servio h anos. Salvo as honrosas excees, que as h felizmente, tenho que assistir o desfile dos bajuladores; dos incompetentes metidos a gnios; dos que no tm o menor sentido de tica; dos hipcritas e invejosos que adoram quando um colega pisa na jaca. Quando algum cai, babam de satisfao pelo fato em si e porque acham que essa vai ser a oportunidade sua ascenso funcional, tenham ou no capacidade pro trabalho a ser realizado. Os chefes, muitos deles, sem qualquer preparo. Deslumbrados com o poder acham-se como a rainha da Inglaterra, s sairo do trono aps a morte. Nessa viso de eternidade, manipulam pessoas; ordenam barbaridades e idiotices; privilegiam; perseguem; agridem; humilham; desqualificam; desrespeitam. Geralmente, no gostam de assessoria responsvel. Preferem ao seu lado os omissos, os capachos que instigam sua vaidade. Que os ajudam, no frigir dos ovos, a cair do camelo. Gente que quando o chefe no mais chefe contam, pra quem quiser ouvir, os podres pessoais e profissionais do ex-Tonante, apunhalando-o pelas costas. O mundo foi e feito desse quadro srdido e as pessoas no aprendem. No sei porque suporto tudo isso. Devia chutar o pau dessa barraca. Tenho medo de confessar a mim mesma e aos outros - nem sob tortura - que no saio desse emprego porque sou covarde, acomodada. Tenho pavor de me lanar procura de coisas novas, quaisquer que elas sejam. Tenho medo do fracasso. Alis, minha vida inteira tem sido assim. Acomodao. Medo. Fui, quando pequena, o que se chamava uma boa menina. Filha nica. Notas altas no colgio, elogios dos professores. Os amiguinhos aprovados por mame. A queridinha dos padrinhos Elisa e Ronald. A preferida das tias Nancy, Dbora e Dris. Dos tios Cloris e Christo. Um amor de criatura. Em casa, nunca pude fazer o que era do meu gosto. Pras minhas ideias e pedidos havia sempre um impedimento: agora no d, no tenho tempo; seu pai est sem dinheiro; logo agora, Maria Rosa, no est vendo que o papai est lendo o jornal?. Nem pense em ir sozinha ao cinema com Sidne. Aos 17 anos arranjei um namorado firme. Todos os passos sob controle. Dcio era cheio de salamaleques. Como todos pensavam que o rapaz teria um futuro promissor, o casamento foi marcado quando eu fiz 19 anos. Apesar das inmeras investidas casei virgem. O heri do bairro revelou-se um desastre.
15

Decepcionada, sentindo-me trada pelas promessas no cumpridas, comecei a esticar minhas garras. Revidava na camuflagem, afinal, era uma boa menina. No tivemos filhos, a separao foi facilitada. Como a figura no trabalhava, no recebi nada pelos anos de perdas e danos ao seu lado. J exausta daquele modo de vida que a sociedade recomenda preciso manter as aparncias, voltei a morar com meus pais. noite, andava pela casa como uma sundara, a cabea a mil por hora. No deu certo. No primeiro momento fiquei com minhas amigas Margareth e Rosirene, depois com Dula e Marisa. Na seqncia, com Valderez, Gracinha, Virgnia e com Llia. Aps muita batalha consegui emprego. Fui morar com minha prima, tambm separada do marido. Ansiosa pra encontrar novos amores, no perdia noitadas. Em algumas delas eu a acompanhei. A disputa pelos homens solteiros ou no era um espetculo deprimente. Desisti da caa ao pnis e achei mais confortvel esperar que meu prncipe encantado casse na minha sala de pra-quedas. claro que no caiu coisa alguma e muito menos com gente dentro. Passei um perodo de co. O amargor instalou-se em minha vida. Um dia me surpreendi interessada por um colega solteiro, do escritrio. O cara no me dava a mnima pelota. Em casa, diante do espelho, perguntei: que raio de mulher voc, que no chama a ateno de um homem que preste? Por qu no consegue fazer-se amar, como todo mundo? O espelho no abriu a boca. As artes sempre foram meu refgio. A nica coisa positiva em minha vida. Livros, teatro, dana, pera, circo, cinema, msica, exposies. Estava em todas. Vivia esperando. Agir, jamais. Tinha medo das conseqncias. Medo da dor que consome at a capacidade de raciocnio. Por segurana, preferi deixar as coisas como estavam. Ocorre que em um ano casei com o tal colega. Lucas um bom homem, trabalhador, caseiro, gentil. No nenhuma maravilha asitica. No estou com os quatro pneus arriados por ele, em absoluto. Sei que sem paixo o corao no acelera, as cordas no vibram em melodias imortais. Uma vida linear, sem trancos nem barrancos. Com pequenas alegrias pode-se levar o barco. Neiva, Diolete, Sheila, Mirinha e Marcia, minhas cunhadas. Por essas amizades, valeu o casamento.
16

Tivemos um filho. Uma gracinha de criana. Hoje est tinhoso, cheio de vontades impostas aos gritos e sapateios. Nosso amado pimpolho intolervel. A culpa nossa, eu sei. Repetimos os erros de nossos pais e acrescentamos outros que o cotidiano nos leva a cometer. Lucas vai chegar tarde esta noite. Justificou que precisa ficar no escritrio. Os diretores Maibon, Ana, Chaves, Gilberto e Lala, convocaram reunio fora do horrio de expediente. Que seja! Momento propcio pra conversar com meu espelho. Faz tempo que no o procuro. Deparo-me com uma mulher de 37 anos, segundo dizem, no auge da vida, de seus encantos. Que encantos terei eu que no os vejo? Se os tive, foram consumidos pelo tdio da minha vida. Continuo com a boca amarga, o rosto travado. Penso, analiso, mas no sei decidir o que melhor pra mim. No tenho coragem pra ao e muito menos pra reao. Que destino este que me coube. O de ser uma figura amorfa. No sou feliz porque levo uma vida estpida, tambm, porque no movo um dedo diante do mundo que se desmorona minha volta. Estou aqui esttica, presa em toneladas de granito. Minha voz no ouvida, talvez porque em vez de falar, sussurre. Sempre o medo de desagradar aos outros. O medo de ser inoportuna, inconveniente. Sempre o pavor de dizer alguma besteira, de ferir suscetibilidades. O medo do ridculo, o medo da crtica impiedosa. Omito-me quando deveria opinar e lutar pelo que acredito. Fecho os olhos, os ouvidos e a boca. Pareo e sou conivente com a sordidez generalizada. Maria Rosa, uma existncia que passa - que eu deixo passar - sem imprimir marcas, boas ou ms. Vivo no lado morno da vida, o mais execrvel de todos. O pior de tudo que tenho conscincia disso, o que me machuca como o corte de navalha. Diante da minha agonia o espelho, desta vez, me deu respostas. Disse suavemente: essa menina, a sua angstia est na sua passividade. O raciocnio lcido, a ao, destroem o medo. Fortalecem. Saboreie as douras do amor, da paixo, da amizade, jogue fora seus azedumes. Respeite-se e faa-se respeitar. Entregue-se vida. Seja dedicada e tica no seu trabalho, cada um colher o que plantar. Voc no obrigada a agradar gregos e troianos. Trate de saber a quem dar afeto, em quem confiar. No fale sobre o que no sabe das pessoas. Por sua vontade pode dar-se
17

ainda bons momentos. Passos firmes. Se cair, levante depressa. Abra a cabea e a alma. Destranque o rosto, sorria, ria, gargalhe. O corpo e o esprito reagem bem alegria. Aprecate-se mulher, v batalha. Nada vem de graa. As armas voc as descobrir, aprender a us-las em seu favor, em benefcio de seu filho, de muita gente. V, guria, abra as portas para o mundo. O espelho acrescentou: Voc uma pessoa encantadora Maria Rosa mas preciso retirar-me. Olhou carinhosamente pra mim, me deu uma bicotinha e devagar esfumaou. Eu sei que sou idiota mas sei tambm que no sou completamente idiota. Refleti a noite inteira sobre o que ouvi e tomei a deciso. Sair do pesadelo. Juro por mim mesma que ningum mais sufocar meus sonhos. Chegou a minha vez de viver.

18

HATCHEPSUT Elisa Gonalves Martins Meu sobrinho Tutmsis exige o poder! Quer a dupla coroa e para tanto arquiteta minha morte. Aqui, na varanda dos meus aposentos no palcio, sozinha, posso falar sobre os meus pensamentos mim mesma. Nesta hora em que R desliza para a margem oeste do Nilo e Nut, a deusa da noite, se prepara para tomar o cu com seu manto negro bordado em prata. Como correm rpidas as guas do rio em direo ao mar. A fora da correnteza to formidvel que nada pode deter-se nessas guas. Nem minha vida. Vinte anos de reinado. Passaram como passam as guas do Nilo. Ainda que queiramos nada detm o tempo, nem para o fara do Egito, o ser mais poderoso do mundo, o filho dileto dos deuses. Sou Hatchepsut. Neste mundo exclusivo dos homens, a nica mulher fara do Egito. A nica mulher a usar a dupla coroa, a vermelha do Norte e a branca das terras do Sul. A nica mulher a usar o peitoral; o cajado; os bastes; a barba postia tranada com a qual todos os faras, meus antecessores, adornaram-se; a portar nas coroas Uraeus, a serpente sagrada e o abutre, smbolos do poder. Convicta da minha capacidade para governar, no podia contentar-me em ser s a grande esposa real de Tutmsis II. Filha do fara, o primeiro Tutmsis o Poderoso Touro de Mat, o Amado de Hrus- meu pai percebeu, desde minha adolescncia, que eu queria mais, que eu poderia muito mais e que um dia haveria de reinar. Meu pai, o Ser Singular, sabia que eu, na ocasio oportuna, lutaria pelo trono mesmo que isso significasse romper, por completo, a tradio milenar da sucesso masculina. Sempre o homem no poder. Com a morte de Tutmsis II meu meio-irmo, meu marido, estava ali a oportunidade. No a perdi. Muito pelo contrrio. Tutmsis, o que seria o III, o sucessor natural das duas terras, filho de uma das esposas secundrias de meu irmo, era ainda criana. No vi sentido na sua coroao ficando eu na regncia. O menino poderia esperar sua vez. Seria fara depois da minha morte. Seu destino cuidaria disso.
19

Por qu no haveria de afast-lo da sucesso? A criana era incapaz para governar, para realizar grandes feitos. Seria manipulada pelo tutor, pelos conselheiros da corte e, o que seria muito pior, manipulada pelo tirnico e ambicioso clero de Amon, o deus que reina absoluto no templo de Karnak. A situao mostrou-me a direo a seguir. No iria encolher-me. Tinha que me mobilizar. Que abrir minha passagem para o presente e para o futuro. Hoje, mais do que nunca vejo que meu reinado, que as obras que realizei, que todos os benefcios que ofereci ao Egito, so provas vivas que fiz exatamente o que tinha que ser feito. Confiar na minha fora, na minha capacidade e lutar pelo trono e fosse como fosse apoderar-me da dupla coroa. No me arrependo. Pela minha vontade frrea, pela minha viso como governante, a 18 dinastia faranica ser citada para sempre, como uma das eras de ouro destas terras. Sou uma das construtoras desta civilizao incomparvel. Quando fui em visita ao Reino do Ponto, trouxe incontveis riquezas, principalmente ouro a carne incorruptvel dos deuses e, entre outras maravilhas, rvores de incenso, de mirra, perfumes dos rituais, aromas prazerosos aos deuses. Em paz, fiz o Egito poderoso, invejado, coberto de glrias. Hatchepsut, a Favorita das Deusas. A que se mostrou to ou mais inteligente e capaz que qualquer homem. A mulher que provou que possvel lanar-se sem medo concretizao de seus anseios. Neste mundo dominado pela fora masculina, fui obrigada a usar de artimanhas para poder mostrar meu valor. Uma farsa foi planejada envolvendo a rainha Ahmes, minha me. Meu nascimento, fruto da fecundao da semente sagrada - pelo deus Amon no ventre da grande esposa real de Tutmosis I. Sendo filha da rainha e do deus inconteste, eu estava em condies plenas mesmo sendo mulher para suceder o fara. Com esta farsa o trono me foi garantido. Passei a ser o Prncipe da Coroa. Conhecendo a natureza humana, foi preciso proceder dessa maneira. As pessoas ambiciosas engolem o engodo para sentirem-se vontade, na hora de fazer seu jogo de interesses. Reconheo que um escrnio as coisas acontecerem desse modo. A verdade que o mrito no pesa. O que importa so as convenincias do momento. Para muitos, melhor que o trono seja ocupado por algum que possa ser facilmente manipulado. Por algum de quem se possa sugar at a alma.

20

Tendo que conviver com aquela gente para chegar ao poder e para exerc-lo, fui obrigada a derramar sangue, a tomar decises radicais. Isso pouco me importa, o meu objetivo foi alcanado. O Egito resplandece e eu sou o Egito. Para chegar aonde cheguei e realizar o que pretendia, descumpri as sagradas regras de Mat, a deusa da Verdade e da Justia. Sei que quando estiver diante de Osires, o deus dos mortos e de seus juzes, diante de Hrus, o poderoso deus com cabea de falco, de Anubis, o deus com cabea de chacal que preside os rituais da mumificao, terei que prestar contas. Minha alma, meu corao - representados pelo escaravelho que levarei no peito - sero pesados na balana da Justia. Mat estar presente. A pena branca da deusa ser a medida para minhas aes. No h como escapar desse dia. Hamit, o devorador, aguardar o movimento da balana. Ser a vida para sempre ou a aniquilao. Essa hora est prxima. Hoje, porm, sentindo a fragrncia das flores, ouvindo o murmrio das guas do Nilo levadas por Hapi, o deus desse rio incomparvel, sob o estupendo manto de Nut, posso regozijar-me porque meu triunfo foi completo. Minha presena marcou as duas terras, como na batalha contra a invaso dos nbios quando comandei o exrcito. Jovem ainda, lutei ao lado de meus guerreiros e venci. Em tudo mostrei minha coragem. Fiz jus ao ttulo de Poderoso Ser, de Filha do Mais Sagrado de Todos os Deuses. A ingenuidade no um dos meus defeitos. Meu sobrinho est sendo implacvel, como eu fui. Com minha morte os perdedores, os que no tiveram coragem de me enfrentar face a face, os que tiveram seus interesses contrariados vo agir, vo insuflar Tutmsis vingana. O magma desse dio contido escorrer com rapidez e violncia. No haver ningum para impedi-los. Sei, entretanto, que as manobras que faro para destruir meu reinado, no duraro para sempre. Depois da vingana, seja qual for e dure o quanto durar, meu nome, meu cartucho, minha imagem, meus obeliscos, os monumentos e templos que constru, ressurgiro com fora total. O mundo saber quem foi Hatchepsut. Nesses anos de reinado somente um fato sufocou meu esprito. O afastamento de Senmut, meu arquiteto, meu conselheiro, meu amor, meu amante. Senmut, com seus grandes olhos negros. Sua boca, que eu ainda sinto em minha pele. Senmut, com aquela voz e aquelas mos que me traziam paz alma e incendiavam meu corpo.

21

Para manter a minha autoridade como fara e sendo mulher nem a Senmut pude poupar. Quando quis ultrapassar seus limites, imortalizar seu nome e sua imagem privilgio da soberana - nem a ele foi permitido querer igualar-me. Era meu homem, sim, mas no meu senhor. Nem no amor eu poderia mostrar-me frgil. Nem por amor eu poderia expor-me ao desrespeito de quem quer que fosse. No eu, no Hatchepsut, a Divina dos Diademas. Obriguei-me a exil-lo. Uma parte de minha vida partiu nas guas revoltas do Nilo. Quando admiro meu templo funerrio Deir el-Bahari O Sublime do Sublime a obra prima de Senmut como arquiteto, dele fica impregnado meu pensamento. Agora, o que no esqueo nunca, apesar das conspiraes, que sou o fara do Egito. A mulher que tomou o poder e soube us-lo com competncia, at o fim. Nascimento. Farsas. Poder. Sangue. Esplendor. Traio. Solido. Morte. Destruio. Esquecimento. Ressurreio. Eternidade.

22

JEZABEL Nanci e Lu Rufalco. Tnia Regina da Silva. Anglica Salazar Pessa Mesquita, Angelita Faccioli, Anice Messmar, Antonio Eugnio, Antonio Kukolj, Ari Morais, Carmen Romero, Christine Baptista, Cristina Granmont Silva, Dimas Bueno, Diva Vidal, Doris Gilda, Eliana "LicaLuz, Eliane Cherrutti, Fernanda Basso, Gabriela Binko, Gabrieli Olsen, Gil Gabriel, Grace Torres, Ins e Ktia Drumond, Ires Daguia, Ivete Cardoso de Almeida, Jacintho Cunha Neto, Jacqueline Daher, Jaime Osna, Jocy Beckert Santos, Jos Antonio Martins, Judithe dos Santos, La Morita, La Camargo da Silva, Letcia Guimares, Lourival de Oliveira, Lucimar Nicastro, Maestro Gerling, Malu Aguiar, Manoel Carlos Karan, Marcelo Cattani, Marcelo Cecyn, Marcelo Santos, Marco Aurlio De George, Marcos Damaceno, Maria Conceio Conte, Mrio Macedo, Maria Ins Barreto, Marilene Wosnick, Marly Gottschefsky, Mozart Machado, Nadja Naira, Nayane Nascimento Forgnia, Nei Souza, Olga Romero, Paulo Martins, Raphael Zardo, Regina Kotaka, Ricardo Garanhani, Rita Guerra Luiz, Rose Cury Simes, Rubens Pinho, Silvia Drummond Martins, Tadeu Perrone, TadicaVeiga, Tania Araujo, Tatiane Iovanovitchi, Ulisses Galeto, Vera Maria Haj Mussi Augusto, Zeca Cenovicz e Zil Walenga Santos. JEZABEL: Princesa da mais alta nobreza fencia, filha do rei Etbaal de Tiro, fui prometida em casamento a Acab, o rei de Israel. Como todos, entre os reinos, um acordo comercial e poltico que garantiria paz e bons negcios s duas terras. O acordo resultou numa unio proveitosa. O rei gentil, cobre-me de jias e honrarias, ouve meus conselhos, d-me total liberdade para que continue a viver segundo os costumes fencios, permitindo-me cultuar meus deuses, Baal e sua esposa Aser. Israel tem estranhos e austeros costumes, seus rituais religiosos so em honra de um nico deus. Proliferam profetas nesta terra, com pregaes que pretendem interferir nas aes dos governantes e manter o povo em constante terror. Esses

23

profetas fazem previses de grandes catstrofes. Ameaam com chamas eternas queles que no obedecem as leis de um homem chamado Moiss. Um deles, Elias, de uma audcia insuportvel. Por minha vontade esse homem j teria sido, no mnimo, expulso deste reino embaixo de aoites. NARRAO: Acab um rei rico e poderoso, considerando-se as terras frteis da Samaria. Jezabel, a rainha, mulher de forte personalidade. No estava habituada a ser contrariada. Exercia preponderante influncia sobre o marido. Apesar do severo cdigo religioso que Acab estava obrigado a cumprir - servir, conforme os mandamentos, ao Deus nico dos israelenses - deixou que Jezabel, no s cultuasse seus deuses, como mandou construir suntuoso templo adorao de Baal e Aser, com cerimnias conduzidas por um sem nmero de sacerdotes vindos de Tiro a mando da rainha. As cerimnias escandalizavam o povo e Elias. O profeta manifestavase clara e abertamente nos lugares pblicos contra esse culto. Responsabilizava o rei por sua fraqueza e Jezabel por no respeitar a Deus, aos costumes do pas. Elias admoestava Acab e acusava Jezabel de idlatra, de promotora de orgias, estimulando descarada prostituio nos rituais feitos no templo. Elias acusava Jezabel e seus sacerdotes de assassinos, pelos sacrifcios humanos oferecidos para o deleite da perversidade daqueles deuses. JEZABEL: Elias, essa criatura desvairada, ousa criticar e ameaar Acab. Ousa dirigir a mim, a rainha, os piores insultos. Baal e Aser esto sempre prontos a receber nossas oferendas e nos retribuem com inmeros favores. O sexo, fazendo parte intrnseca da vida , alm de tudo, um dos maiores prazeres para os humanos e para os deuses. Nossos rituais os louvam tambm, dessa maneira, provocando o frenesi da paixo e o xtase do orgasmo. Onde est o escndalo? O crime no prazer desejado, consentido e compartilhado? Um homem tacanho como esse Elias no tem o alcance mental para compreender nossas prticas religiosas.
24

No vim da Fencia esta terra para receber injrias e ordens de um andarilho qualquer que diz falar em nome de seu deus. Um deus obscuro de quem ningum conhece o nome nem a cara que tem. A esse deus no dou a menor importncia. O que me preocupa que essa falao interminvel de Elias junto ao povo, faa um dia Acab perder a coroa. Tenho que tomar urgentes e enrgicas providncias. Ao rei tudo permitido. Estou farta desse cacarejar e no vou mais admitir essas afrontas. Para Elias ser o crcere ou a morte. Esse meu veredicto. Ser cumprido. NARRAO: Elias, sabendo das intenes da rainha saiu de Samaria. Jezabel enfurecida, mandou promover caa implacvel a todos os profetas da regio para mat-los. Quando Elias soube da chacina, orientado pelo Senhor, voltou. Sabendo que suas palavras eram as palavras do Deus de Israel, procurou o rei para dizer-lhe que a punio divina estava para ser executada. Disse Elias que no cairia uma gota d'gua na regio, se Acab no voltasse seu corao para o Deus nico. Acab, insuflado por Jezabel, ignorou as palavras do profeta. Deus cumpriu a punio prometida. Sem chuva, no houve plantio nem colheita. Por muito tempo, houve fome e enfermidades em todo o reino. O povo cobrava tal flagelo do rei. JEZABEL: Velho louco, Elias no conhece a fora de meus deuses. Faremos mais oferendas e sacrifcios que traro chuva em abundncia. Elias ter que calar a boca de uma vez por todas. Suprema ousadia, props um confronto entre seu deus e Baal. Uma disputa onde se provar os poderes de um e de outro. Como eu odeio esse homem. Quisera v-lo devorado por ces. NARRAO: Combinado o dia e a hora para o confronto, o Deus de Israel mostrou, em plenitude, seu poder. Os sacerdotes de Baal ficaram em completo descrdito. Elias incitou o povo a destru-los. Procurados aonde estivessem escondidos, foram executados. Consumida pelo dio a Elias, Jezabel d mais um passo em direo crueldade absoluta.

25

Acab quer as terras, as vinhas de Nabot. Este no pretende vender suas terras, as terras de seus antepassados. Jezabel prepara, ento, uma armadilha para que o rei possa tomar o que ambiciona. JEZABEL: Com a conivncia de importantes moradores de Samaria, organizei um banquete para o qual Nabot foi convidado. O imbecil compareceu sentindose honrado com a deferncia do rei. Os presentes testemunharam que durante o jantar, Nabot criticou nossos deuses. A pena para esse crime apedrejamento at a morte. Os juzes, para nos agradar, selaram a sentena. Para que no houvesse qualquer contestao sobre as terras e as vinhas, ordenei que a famlia de Nabot fosse dizimada. NARRAO: Usurpas e agora matas?, disse Elias para o rei. Teus pecados Acab, so abominveis aos olhos do Senhor. Os descomedimentos, os crimes de Jezabel e Acab foram tantos que o reino, enfraquecido, comeou a se defrontar com guerras. JEZABEL: Acab ser sempre o detentor da vitria. Nosso destino, disseram os orculos, de longa vida, poder, ouro e glrias. Acreditando em meus deuses, continuarei a mostrar a esse profeta que ns, os reis, fazemos o que decidimos fazer sem ter que dar satisfaes a ningum. No h nada a temer. Muito menos as magias e as pregaes de Elias. Minhas palavras so ditadas pelo Senhor de Israel, diz o velho. Veremos! NARRAO: O tempo passou e os acontecimentos demonstraram que as mudanas em Samaria foram fatais. Na ltima guerra contra a Sria - quando Acab deu mostras da mais extrema covardia - o rei foi morto. O reino entrou em profunda conturbao. A luta desenfreada pelo poder era externa e interna. Havia chegado o momento de Jezabel enfrentar seus verdadeiros inimigos. JEZABEL: Eu sei que logo viro para matar-me. Vou mostrar-lhes, mais uma vez, quem Jezabel. Banho-me em guas perfumadas. Visto meu mais belo
26

vestido. Coloco meus valiosos adornos. Maquio-me como se fosse receber a mais importante embaixada real. Assim, como a rainha que sou, espero por meus carrascos. Vou at a janela de meus aposentos e aprecio - pela ltima vez as terras da Samaria. Eles chegam. Abrem a porta com violncia. Diante da minha presena param. Eu no saio da janela. No lhes dirijo a palavra, apenas um leve e irnico sorriso que demonstrar que no me atemorizo com nada, nem mesmo diante da morte. Um dos homens d a ordem. Comeam a caminhar na minha direo. Ainda sorrindo penso, s por mera curiosidade, usaro lana? Espada? As mos? NARRAO: Os homens jogaram Jezabel pela janela. A rainha no reagiu, no chorou, no pediu clemncia. No mrmore do ptio seu crnio esfacelou-se. O sangue comeou a escorrer. Jezabel no viu Elias ser devorado por ces como era seu desejo mas os que assistiram a execuo da rainha viram - alguns voltando o rosto enojados ces despedaarem seu corpo. Elias, o profeta, cumprida sua misso dirigiu-se a Jeric. Daquela cidade foi levado aos cus, numa biga puxada por cavalos em labaredas. O encontro com o Deus nico, o Onipotente, o Onisciente, o Onipresente Senhor de Israel. O Deus que respondeu a Moiss no Monte Sinai quando o mesmo perguntou seu nome: EU SOU AQUELE QUE SOU.

27

O PARTO DA ARANHA MORTA

s Jornalistas Adlia Maria Lopes, Bia Moraes, Dinah Ribas Pinheiro, Juril Carnasciali, Luciana Romagnolli, Margarita Sansone, Marialda Gonalves Pereira, Marilu Silveira, Rosirene Gemael e Ruth Bolognese. Aos jornalistas Admaro Santos, Aramis Millarch, Aroldo Mur, Celso Nascimento, Claudio Manoel da Costa, Cristovo Tezza, Dante Mendona, Dino Almeida, Diogo Cavazotti, Ernani Gomes Correia, Fbio Campana, Francisco Camargo, Francisco Cunha Pereira Filho, Jos Carlos Zeca Correia Leite, Luiz Geraldo Mazza, Mussa Jos Assis, Nelson Faria de Barros, Paulo Pimentel, Reinaldo Bessa, Rogrio Galindo, Solda, Wilson Bueno e Wilson de Araujo Bueno. Para Alail Machado, Algaci Tulio, Ana Maria Hladczuk, Angelo Vanhoni, Cludio Ribeiro, Demaris de Almeida Leite, Fausto e Neusa Cascaes, Guilherme Cabral, Heliomar Helinho Jerry Dutra, Hermes e Nina Patzch, Iber Mathias, Jaira Perin, Lpis, Lenidas Tata Gaspar, Maria Eduarda Dudu Souza Lobo, Margareth Nascimento Pinto, Maria de Lourdes Montenegro Holzmann, Mario Macedo, Mirian Pojda, Neusa e Adalberto Osrio Ribeiro, Paulino Viapiana, Paulo Motta, Ragnhild G. Borgomanero, Regina Brasil, Reinaldo Lima, Renato Andrade, Renato Paulo Perr Carvalho Silva, Ruben Cau Carvalho Silva, Sergio Malheiros e Thais de Lima. Para Antonio Carlos Gerber, Carlos Eduardo Zimmermann, Dirce Pacheco, Eduardo Nascimento, Inia Cordeiro, Telmo Faria, Vera, Lylian e Tulio Vargas. Aos meus irmos Claudio Iovanovitchi, o cigano e Glauco Souza Lobo.

No vero de 1971, quando havia ainda cinema em Antonina, elas foram assistir O Leo no Inverno filme que trata, soberbamente, da sucesso do rei Henrique II da
28

Inglaterra e da luta de Ricardo Corao de Leo, um dos trs filhos do monarca, pelo trono. Elenco de feras debulhando-se em fantsticas interpretaes. Terminada a sesso, caminharam casa de Dorothy e Maninho Pinto. A porta estava aberta e a amiga gritou: no se bebe nada nesta casa? Maninho, na maior simpatia devolveu: tudo o que vocs quiserem! Fizeram lanche com po d'gua sado da fornalha. O clebre po bundinha, o mais delicioso de todos. O papo era sempre to animado que sair da casa de Maninho ficava difcil. Antes da hora aberta, como Feliciano chama o badalar da meia noite, quando no se deve sair a cu descoberto porque a hora da circulao das almas, a moa e a amiga se despediram. Margareth emprestou a bicicleta. A amiga nos pedais, a moa no bagageiro, assim atravessaram a cidade quase deserta. A noite apresentava-se com suave sopro atlntico. Voltaram a falar sobre o filme destacando a interpretao de Katharine Hepburn, divina em sua Alienor de Aquitnia. O vento farfalhava delicadamente as folhas das rvores da Praa Coronel Macedo. Ao fundo, na colina, a moa mais uma vez admirou a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, soberana sobre a cidade. Na ladeira, a caminho da Ponta da Pita, a bicicleta serpenteava gemendo no paraleleppedo. As duas, s gargalhadas, faziam contores circenses pra no se estatelarem no cho. Quando passaram pelo campo de futebol do 29 de maio - Honra e Glria - viram que a noite estava clara, era a performance da lua muulmana. No trecho do Clube Nutico algum ouvia Dalva de Oliveira cantando Confession. A moa doida por tangos, sentindo-se num palco portenho, soltou a voz num espanhol macarrnico: ... hoi despues de un ao atroz te vi passar. Me mordi pa no llamarte. Ivas linda como un sol. Se paravam pa mirarte.... O bandoneon esmagava a alma da cantora. Passando pela maternidade cruzaram com um jipe. O motorista, finssimo, aproximou-se da bicicleta e berrou: to querendo bat cs deis?. A amiga respondeu: vai-te merda, e seguiu pedalando. A moa, muda de medo, olhava pra ver se o jipe no tinha feito a volta. No bairro do Lacerda onde moravam, desceram da bicicleta e fizeram a p o caminho da rua casa. O dito era de terra e bastante inclinado.

29

O canto de grilos e um encantador bailado de vagalumes acompanhavam o trajeto. Os morcegos no deixaram de participar do espetculo, com graciosos vos rasantes. O casaro estava imponente na luz mortia. Pintada meia boca, no havia dinheiro pra necessria restaurao, a casa tinha um aspecto fantasmagrico em seus mais de cem anos. Dizem que no casaro o coronel Macedo recebeu D. Pedro II e comitiva, na visita do Imperador ao Paran. Propriedade, poca, de Lourdes e Luiz Valente, a casa grande" como elas a chamavam, era protagonista - talvez porque no imenso quintal estava o tmulo da famlia Macedo - de algumas das muitas arrepiantes estrias de assombrao que os capelistas adoram contar e ouvir, ainda mais deliciados se a noite for de tempestade ou de lua cheia. Subiram a escada. Na varanda da entrada deram de frente - empinada qual rainha - com uma aranha negra gigantesca (na verdade no era assim to grande mas de qualquer modo assustadora). A moa paralisada gritou amiga: mate essa aranha, ela vai entrar na casa. Depois de umas cinco tentativas - o bicho era mestre em esgueirar-se - o alvo foi atingido. Da massa aplastada - pra espanto das duas - comearam a sair, com muita pressa, um sem nmero de pontos negros que se espalhavam em todas as direes. Aturdida e num ataque de completa imbecilidade a moa perguntou: o que isso, so formigas?. A amiga, paciente, explicou: no so formigas, so aranhinhas, a bicha estava prenha e pronta pra parir. Olharam-se estupefatas, embaladas pelo primeiro golpe assassino, sapatearam sobre os pingos negros. Liquidados os mais lentos - os outros desapareceram - elas foram pra porta. Prximo ao degrau viram o que acharam ser a aranha macho. Armado, imenso, negro. A moa, arrepiada, gritou: o marido, o pai das crianas e agora?. Decidiram que ele tambm devia morrer. A moa pensou: vai entrar na casa e proceder implacvel vingana. A amiga saltou sobre o infeliz personagem. Terminado o massacre, aberta a porta, a moa suando em bicas sentou no sof da sala no sem antes inspecion-lo. Muitos bichos de variados tipos e tamanhos freqentavam o casaro. Acendeu um cigarro. Tremia tanto que o pito caiu no cho. Pegou o cigarro e seguiu fumando como se aquele fosse o ltimo de sua vida. Rememorando a cena a moa se deu conta que haviam assassinado uma famlia. Que tinham trucidado a me na hora do parto, os recm-nascidos, o pai impotente, testemunha ocular e auditiva da brutal violncia. A moa, super abatida, constatou quanto o ser humano predador. Percebeu - reduzida a p de bosta - que a lei da selva
30

impera sempre. Com voz sumida discorreu sobre o tema amiga. A outra, prtica, simplificou o enredo da pera: voc sabe que esta casa um zoolgico. Matamos as aranhas porque so venenosas, s. Cansada de tudo aquilo foi pro quarto. A moa ficou ali mais um tempo com cara de criminosa confessa, sem perdo. Na cama, cheia de culpa e consumida pelo remorso, torturava-se com mil pensamentos. Tentou ler, andou pelo quarto, fumou bessa, roeu todas as unhas, olhou a noite atravs da vidraa. Teve vontade de tomar um whisky mas no se atreveu a sair do quarto. Tinha medo de fantasmas e naquele momento o medo instalara-se com fora letal. Dormiu quando o sol j batia na janela.
Muitos anos passaram. A vida mudou, como sempre. As coisas boas e ms acontecidas na poca esto quase esquecidas. Aquela noite entretanto - pra moa - presente. O filme; o papo com os amigos; o po bundinha crocante com manteiga; a dana das folhas nas rvores; a Igreja Matriz; o ranger das rodas da bicicleta saltitando nas pedras do calamento; o penetrante perfume do mar; a lua branca linda; o tango dilacerante; o jipe azul; o espetculo dos grilos, vagalumes e morcegos. A casa projetada na luz amarelada; as aranhas negras; o quadro do extermnio; a dolorosa impossibilidade de reverter o fato consumado.

31

MACHINA FATALIS Clitemnestra/ A propsito de... Texto inspirado na tragdia Ifignia em Aulis de Eurpedes.

Beatriz Bia Barreto Brasileiro Lanza, Bia Reiner, Celia Regina Polydoro, Gracinha Kindermann, Jane DAvila, Malu Willunsen, Mnica Drummond Braga, Rosirene Gemael, Valderez de Macedo Pacheco e Vitria Arabela Saho. Para Oraci Gemba. Delcy e Edson DAvila, Luciana e Aluzio Cherubim, Claudia Martins e Hugo Sandes, Christo Dikoff, Ronald Catarino, Cloris Ferreira, Janet Dequech, Norma Greco, Feliciano Macan e Verrinha Walflor. Adail e Euclides de Souza, Ailton Caru Silva, Alberto Asseis, lvaro Ribas, Ana Carmen de Oliveira, Ane Mari Gubert, Anelise Lima, Angela Wogel Lima, Annunciada Oswald, Antonio Carlos Kraide, Aurino Nino Lorenzetti, Benedito Silva, Beto Bruel, Beto Guiz, Bia Macedo, Carla Reinecke Tavares, Carlos Alberto dos Santos, Carlos Canalli, Carlos Kur, Celso Filho, Chico Nogueira, Claudio Correia e Castro, Cris Prost, Danilo Avelleda, Eddy Franciosi, Edna Savaget, Edson Bueno, Eleonora Greca, Eliane Berger, Elisabeth de Castro Lessa, Elza Pszysienzny, Emlio Pitta, Fernando Bonin, Fernando Cunha, Genilson Simes, George Sada, Gilmarise Gulicz, Giovani Cesconetto, Gracindo Jnior, Grazianni Branco da Costa, Haroldo Sosinksi, Ivone Valente, Ivo Lessa, Jaime Lerner, Jewan Antunes, Joo Luiz Fiani, Joel Vaz, Jos Basso, Jos Chapula, Jos Plnio Martins, Jos Victor Cit, Juracy Lucas, Lala Schneider, Lauro Hanke, Lota Moncada, Lucy Castelo Branco, Luiz Afonso Burigo, Lula Darcanchy, Luthero Almeida, Magno Mikosz, Manoel de Souza Neto, Mara Rangel, Marcelo Marchioro, Maria da Glria, Maria e Joaninha Gemba, Maria Zima Pereira, Marlia Pra, Mario Schoemberger, Mario Trojan, Maurcio e Adriano Vogue, Miguel Esposito, Moacir Davi, Nei Mandarino, Nelson de Frana, Nestor Montemar, Nicete Bruno, Nydia Lcia, Orlando Rocha, Oswaldo Aranha, Paulo Afonso Grisolli, Paulo Goulart, Paulo S, Pedro Inoue, Raquel Rizzo, Regina Bastos, Ricardo Ferreira do Amaral, Roberto Toledo, Rose Rogoski, Roseli
32

Pereira da Silva, Sady Cabral, Sergio Cardoso, Silvana Cavachiolo, Vania Kesikowski, Vivianne Beltro, Walter Gonalves, Waltraud Skula e Wanderley Lopes. Pecinha teatral local, como diz meu querido tio Enas Lour. Texto: Yara Sarmento. A cortina abre. O palco est meia-luz. Entra a abertura da pera A Fora do Destino, de Verdi. Cenrio: sala de ensaio. Figurino: trajes gregos. Elenco: 05 atrizes. Personagens: Odelair Regina Gilda Claudete Neiva As atrizes esto paradas, em atitude. No primeiro toque da mesa de luz movimentam-se conforme criar a diretora e daro incio s suas falas. REGINA: Zeus, o supremo senhor do Olimpo, arrebatador amante de deusas e mortais apaixona-se, desta vez por Leda, esposa de Tndaro rei de Esparta. Transformado em cisne, deposita na bela mulher a semente que germinar Helena e Plux, Clitemnestra e Castor. Plux e Castor, os discuros, sero um dia e para sempre, os gmeos do Zodaco. Os fios da vida que entrelaam Clitemnestra e Helena determinam-lhes a travessia de um caminho sangrento. NEIVA: Agamenon e Menelau, filhos de Atreu, esto ligados - pelo matrimnio - s filhas de Leda. O casamento conveniente. Alm da beleza e da inteligncia, as duas mulheres so herdeiras de formidvel cidade-estado. Clitemnestra viva por insidiosa obra de Agamenon.

33

GILDA: As Moiras fiandeiras - condutoras da vida e da morte tecem ponto a ponto como o de todos os mortais - o destino da dinastia Atrida. Neste momento, com maior ateno pelo prenncio da morte, desenham o destino de Clitemnestra e de Agamenon, o poderoso rei de Micenas. Seu irmo Menelau agora o rei de Esparta, de quem o prncipe Pris seduziu a esposa Helena, a de esplendorosa beleza. Pris levou a rainha e muitos dos tesouros espartanos para Tria, a inexpugnvel e rica cidade da sia Menor. Os fios desta teia impulsionam mais um movimento machina fatalis. ris, a deusa da fria, relegada que foi para uma festa no Olimpo conduz Hera, Atenas e Afrodite competir pela beleza. O mortal Pris escolhido como rbitro. Das recompensas prometidas pelas deusas, o jovem troiano d preferncia a que lhe oferece Afrodite: a paixo da mulher mais bela do mundo. O prncipe d-lhe o trofeu: a ma de ouro. A implacvel ris, uma vez mais faz uso do "pomo da discrdia. Hera, a senhora do Olimpo, trama incontveis desgraas. Atenas arma a derrota de Tria na guerra que est para acontecer. Pris, exultante, v cumprida a promessa de Afrodite. Mais tarde sofrer, na carne e na alma a terrvel vingana das deusas preteridas. CLAUDETE: Os movimentos iniciais foram provocados na gerao anterior. Tiestes, irmo de Atreu, seduziu-lhe a esposa. Para vingar-se do insulto, Atreu desce suma ignomnia. Manda matar os filhos do irmo e, num banquete, serve-lhe suas tenras carnes. As Erneas vingadoras do sangue parental derramado voltam-se para o assassino. Comeam a engendrar a pena pelo hediondo crime. No somente ele haver de cumpri-la mas tambm seus descendentes. NEIVA: Menelau, enfurecido pelo rapto da mulher e pelo roubo de seus tesouros, exige vingana. Quer o resgate de Helena - e mais que tudo - o resgate de sua honra. Os soberanos e heris gregos, comprometidos com Menelau e atiados pelas riquezas do rei Pramo, atendem de imediato ao apelo do rei ultrajado. J esto reunidos em Aulis com seus navios e suas tropas, preparados para a travessia
34

do mar Egeu e do mar de Mrmara a caminho de Tria. Agamenon foi escolhido como comandante dessa gigantesca armada. REGINA: rtemis, a deusa olmpica da Lua, das florestas, no facilita a empreitada. Agamenon em sua arrogncia ofendeu a deusa matando, numa caada, a cora favorita da irm de Apolo. No satisfeito com o ultraje, vaidoso e imprudente, gaba-se do feito elogiando a sua pontaria certeira. Os ventos que devero enfunar as velas para a viagem, h semanas no sopram. Os gregos esto ansiosos pela tomada de Tria. GILDA: Chega o momento da deusa fazer sua inexorvel cobrana. Para que soprem os ventos rtemis exige em sacrifcio o sangue de Ifignia, a filha primognita de Agamenon e Clitemnestra. Em choque o rei de Micenas tenta romper o acordo com Menelau. O sacrifcio de Ifignia preo alto demais pelo resgate de Helena. Os reis e heris convocados para a guerra exigem o comando de Agamenon. Argumentam que dele dependem os necessrios ventos e, consequentemente, a chegada cidade de Pramo. Argumentam, tambm, que h um essencial propsito em jogo: resgatar a honra dos gregos. CLAUDETE: O rei ousa barganhar com a deusa mas constata que est obrigado a ceder. Conquistado pelas lisonjas e pelas extraordinrias perspectivas dessa aventura, deixa que prevalea o plano perverso arquitetado por Odisseo, o qual convencer Clitemnestra a trazer Ifignia a Aulis. NEIVA: Agamenon manda mensagem rainha anunciando o casamento da princesa com o grande heri Aquiles, filho da deusa Ttis. uma imensa honra sonhada por todas as nobres donzelas da Grcia. Sem dvida a mensagem trar, sem demora, me e filha ao acampamento. As fiandeiras tecem e tecem. A tragdia segue seu curso. A machina fatalis move-se com maior rapidez. REGINA: A comitiva chega exultante para as desejadas npcias. Agamenon vai ao encontro da mulher e da filha. Ifignia beija o pai dizendo da sua alegria em desposar Aquiles. Agamenon esconde como pode sua traio.
35

ODELAIR/CLITEMNESTRA: Que feliz notcia Agamenon, nossa filha esposar o incomparvel Aquiles. Ests vendo a felicidade de Ifignia? Os deuses ho de querer que este seja um casamento afortunado. Agradeo-te por este sbio acordo. Sei que tu amas Ifignia e queres o melhor para ela. Vamos iniciar agora os preparativos para as bodas. GILDA: Agamenon mal lhes dirige o olhar. Ouve o que dizem em silncio. Conhecendo Clitemnestra, sabe com que fria reagir verdade. Deixa para depois a fatal notcia. CLAUDETE: Caminhando pelo acampamento mulheres da comitiva real descobrem o verdadeiro motivo da vinda de Ifignia a Aulis. (Claudete interrompe sua fala, tossindo). GILDA (brincando): Fume!! (as meninas riem). CLAUDETE: Vai te cat!! (no mesmo tom de brincadeira. Gilda rebate). GILDA: Grossa!! O costume da roa vai praa! (esculhambado o ensaio, riem). NEIVA: J est Gilda?! Agora chega! Continue Claudete. CLAUDETE: (concentrando-se, repete sua fala do incio) Caminhando pelo acampamento mulheres da comitiva real descobrem o verdadeiro motivo da vinda de Ifignia a Aulis. Horrorizadas com o que souberam, ainda que temam as reaes de Clitemnestra e as graves conseqncias em denunciar a srdida traio de Agamenon, por amor doce Ifignia, por lealdade rainha, relatam o que ouviram. REGINA: As mulheres choram e lamentam. Me e filha entram em desespero. Saem procura do rei.
36

ODELAIR/CLITEMNESTRA: J sabemos da conspirao. No foi esta a palavra dada por ti. Viemos, Agamenon, a Aulis para o casamento de Ifignia com Aquiles. Este o teu compromisso, rei de Micenas. CLAUDETE: A princesa roga ao pai que no permita esse cruel desenlace. O rei no consegue tratar do monstruoso assunto. Clitemnestra exige a verdade. Diante da determinao da mulher ele no pode mais protelar, no pode mais esconder os fatos. GILDA: Clitemnestra urra sua dor. Suplica que a vida da princesa no seja tirada. Que no a faa, to jovem, conhecer as tenebrosas trevas do Hades, o subterrneo mundo dos mortos. ODELAIR/CLITEMNESTRA: Atende s nossas splicas Agamenon. criminoso o que vais fazer. Por tua arrogncia ests sendo castigado pela deusa rtemis. Tenhas compaixo, no jogues sobre nossa filha a punio que s tu mereces receber. Eu te imploro, desiste de Tria. D a Menelau, teu irmo, o comando do exrcito. Afinal, essa guerra pelo resgate de Helena. O que tens com isso? Nossa filha vai ser sacrificada pela honra de Menelau? Mas que honra tem esse homem fraco? Esse rei sem autoridade? Esse amante inspido que perdeu a mulher para um menino troiano? Menelau que v a essa guerra. Que viva, que mate, que morra - ele - por Helena. Pelos deuses Agamenon, voltemos para Micenas. Nosso reino rico, s um rei poderoso, que queres mais? No condenes Ifignia morte. Um dia vai se casar, ser uma grande rainha. No isto o que sempre sonhaste para nossa filha? Ouve a minha splica Agamenon. No faas o que irreparvel. Agamenon ouve... Agamenon no te retires... Agamenon... Ah... Ifignia...
37

REGINA: Os gregos no se condoem com as splicas de Clitemnestra, nem com as lgrimas da princesa. Agora s importa Tria, suas riquezas, a honra dos gregos e Helena. Em sua vaidade e ambio, Agamenon como comandante supremo, antev a vitria que h de ser um feito memorvel. Preso a esse nico objetivo - a tomada de Tria - ignora a filha, a mulher e seu indizvel sofrimento. GILDA: As fiandeiras tecem e tecem. O altar j est preparado. Ifignia conduzida colina para ser sacrificada rtemis. Sobe os degraus com passos lentos. Suas lgrimas fazem brilhar seu belo rosto ao sol. Escorrem para o vestido, o mesmo que usaria em suas npcias com Aquiles. A princesa olha uma nica vez para trs. A me est l. Clitemnestra, impotente, acena e beija a filha distncia. CLAUDETE: O punhal tira a vida da princesa. O sangue de Ifignia sacode as nuvens. Sopram os fortes ventos de rtemis. Os navios comeam a cortar o azul profundo das guas. Clitemnestra est na colina. Acompanha o navio que leva o estandarte de Agamenon. ODELAIR/CLITEMNESTRA: Vai maldito. Que os ventos te levem para prestares mais uma vez - servios ao teu orgulho, tua ambio desmedida. Por tua ganncia mais uma vez dilaceras minha alma. No bastava, traidor infame, teres assassinado o meu primeiro marido e o filho que dele tive? No bastava teres me imposto o casamento? Vivi contigo mas nunca te perdoei nem esqueci. Agora, tinhas que arrancar de mim minha amada Ifignia? Co asqueroso. Quero que morras em Tria estrebuchando sob a espada de Heitor, gritando sem a dignidade de um rei. Ah, Ifignia... Ifignia... Hcate, poderosa lua negra, senhora do mundo oculto, ouve esta suplicante.

38

No! No Hcate! No! Faz Agamenon retornar vivo a Micenas. Vitorioso ou derrotado isso pouco me importa. Deusa das encruzilhadas, faz com que eu esteja viva para preparar a recepo. Ah, Agamenon j que te comprazes em derramar sangue inocente, hs de beber o teu prprio e o gosto ser de coisa imunda. Imunda como essa maldita nsia de poder e fama que te corrompe o esprito. Como destruste a vida dos que amei. Como me causaste esta dor que no vai passar. Quando voltares a Micenas - e vais voltar Agamenon estarei tua espera. REGINA: A Rainha mesmo sofrendo com a morte de sua primognita, reaje. A danadinha vai por no fiof do safado, uma lana que sair pela boca. Sangue e merda pra todo lado. Tia Cliti forte, negras. (o ensaio para. As meninas riem). NEIVA: Voze Aja? Por favor, gurias, tomem tento. A gua est subindo. Se o espetculo der em bosta, quero ver quem vai achar graa. As bonitinhas esto aproveitando que Malu e Marlene no esto pra avacalhar o ensaio. Que saco. Vamos l povos. Eu continuo. A fala minha. Aps dez anos de guerra, declarando-se vencidos e em retirada, os gregos ofereceram aos troianos um gigantesco cavalo de madeira. O presente foi recolhido com jbilo dentro das muralhas. A obra da insdia proposta por Odisseo letal armadilha. A destruio da cidade foi completa. Sem nenhuma piedade os homens foram todos aniquilados. Inclusive o filho de Heitor e Andrmaca, neto do rei Pramo e da rainha Hcuba, o menino Astianax, futuro herdeiro do trono, no foi poupado. A grande Tria ardeu em chamas at o seu fim. Entre os mortos estava Polixena, a bela princesa troiana, assassinada em retribuio morte de Aquiles, atingido por uma flecha no calcanhar. nico ponto em seu corpo que o levaria ao mundo dos mortos, aos domnios de Hades.

39

O futuro fundador de Roma, Eneas, fruto da paixo de Afrodite pelo mortal Anquises, o nico que consegue fugir com seu velho pai da cidade destruda. REGINA: Os gregos voltaram para casa orgulhosos com o xito do engodo e com a vitria. Voltaram com as riquezas da cidade, com as mulheres troianas. Nessa Guerra - descrita pelo imortal poeta Homero - mais que em todas as outras muitas, a condio humana - nada diversa da natureza dos deuses olmpicos - foi escancarada de modo estarrecedor. Viu-se o rosto da lealdade, da compaixo. Viu-se, com horror, o rosto do monstro impiedoso sedento de sangue, de ouro, de glria, de poder, a qualquer preo. GILDA: O mundo continuou e continua girando num emaranhado de fios. Fios tecidos para cada um e para todos. Apesar da fiandeira marcar para alguns ngremes caminhos, esses do conta da tarefa expondo o rosto da decncia. Outros, marcados com bem menos sofrimentos, mostram o rosto da tirania e do descaso. O destino inexorvel mas ns, os mortais, podemos enveredar por atalhos que no nos tragam tantas dores e no faam da dor a marca dos passos dos que nos acompanham na trajetria. CLAUDETE: Hcate, a deusa feiticeira, concedeu o que lhe suplicou Clitemnestra. Agamenon est vivo e regressa a Micenas. Com ele, a princesa Cassandra, como escrava. Filha dos reis de Tria, era sacerdotisa de Apolo. A profetisa que anunciou a tragdia, qual ningum deu ouvidos. O tempo de espera agigantou o dio da rainha. Para Clitemnestra, nada mais importante que sua pretendida vingana. Tudo o que se relaciona com Agamenon lhe insuportvel. Tentar justificar o rei pelo sacrifcio de Ifignia, abominao. Passou a desprezar sua filha Electra expulsando-a do palcio. A princesa idolatrava o pai, desejava sua vitria em Tria, ansiava por sua volta para casa como um grande heri e maldio entendeu como necessrio o sacrifcio de Ifignia no propsito de acalmar rtemis. Clitemnestra em seu dio ordena tambm, sob ameaa de morte, o exlio de seu filho Orestes, o sucessor do trono, o continuador da dinastia Atrida.
40

NEIVA: Os fios desenham o dia da chegada a Micenas do vitorioso comandante. Sua entrada no palcio triunfal. A fiandeira da morte observa atenta a grande cena que o rei protagoniza. Estica o fio e prepara a faca. Depois do banquete, com a ajuda de seu amante Egisto, filho de Tiestes, portanto, primo de Agamenon, Clitemnestra divide ao meio a cabea do rei enquanto ele se banha. O sangue jorra por todos os que Clitemnestra amou. Ifignia est vingada. GILDA: As fiandeiras implacveis j dirigem sua ateno para os amantes. Por incitao de Electra, pelas mos de Orestes que voltou ao palcio, a fiandeira corta o fio. O punhal do prncipe rasga a garganta de Egisto e em seguida dilacera as entranhas da me, a rainha. A machina fatalis - para Clitemnestra e Agamenon encerra os movimentos da sua engrenagem e d incio ao rolar das correntes em direo de Electra e Orestes, filhos dos reis de Micenas. REGINA: Muito bem!!! Nada como uma boa tragdia grega. No final, danam-se todos (as meninas riem e ficam vontade no palco). Gurias, acho que est. Com a falta de Malu e Marlene, realmente, o ensaio fica difcil. A viso da diretora, da assistente, essencial pra correo dos erros. Gentes, meia hora pro caf, xixi e papo. Depois passamos a pea mais uma vez. Claudete, veja com Silvia, Martins, Rose, e Margareth se j foram buscar os programas, o restante das filipetas e dos cartazes. preciso distribuir o material de divulgao que falta, amanh, chova ou faa sol. Neiva, ligue pro Guara pra saber se est tudo em ordem. No podemos falhar com o Teatro, nem o Teatro conosco. Fale com o Cleverson, Cidinha, La e Z Victor. NEIVA: Deixe com o beque. Vamos checar se chegaram os convites aos jornalistas. CLAUDETE: Precisamos conferir tambm, se Csar, Martinez e Iber j distriburam pra estreia os convites ao povo da classe, aos apoiadores e patrocinadores. No vamos esquecer Viaro, Cattani, Sidne, Nerval,
41

Amlia, Carla, Christine, Zil, Marly, Beatriz, Shirley, Rejane, o pessoal do Teatro Guara, da Fundao Cultural e da secretaria da Cultura. (Odelair senta mesa com cara de ostra. Claudete vai ao seu encontro.) CLAUDETE: O que h com voc Ode? Aconteceu alguma coisa? ODELAIR: Exatamente nesta data, h sete anos, Beatriz morreu. REGINA: Meu Deus, verdade! Sinto muitssimo amiga. Sei que voc no superou a perda de sua filha. (As meninas abraam Odelair.) GILDA: Minha afilhada. Hoje estaria com 22 anos. Beatriz era uma menina do bem, carinhosa, inteligente. Uma tragdia. ODELAIR: Estaria viva no fosse o calhorda do pai - encharcado de cachaa, como sempre - ter exigido lev-la quela festa. Como eu supliquei pra que ele no insistisse, mas Beatriz - apesar de tudo - adorava o pai e no quis mago-lo. NEIVA: Bbado, em alta velocidade, demoliu o carro contra um muro. Virgem Santssima, como foi horrvel aquela cena. Eu lembro, correram conosco pra l Elisa, Camargo e Claudio, Sidne, Mara Lcia e Mario, Vilma, Elisa Ins, Fabola, Josias, Nena, Sely, Valderez, Maria Alice, Celinha e Ari, Lucia, Elisa e Basso. As doaes de sangue foram decisivas pro hospital. CLAUDETE: O podre saiu ileso e Beatriz com fratura de crnio morreu no hospital. As doutoras Waltraud e Reiner e os doutores ldice, Fontoura e Nogueira fizeram tudo pra salv-la. inacreditvel o que aconteceu. GILDA: O povo da classe, do Teatro Guara, foi ao funeral. Foi um dos piores momentos da minha vida.
42

ODELAIR: No vou esquecer jamais a solidariedade de todos. Minha filha foi e nada a trar de volta, mas no posso perdoar Alexandre. No pude e no posso esquecer. A dor foi tanta, o dio to fervente que depois da missa de 7 dia, vocs sabem, sa de casa e nunca mais quis ver ou saber dele. Nem pra tratar da separao. Ele, tambm, nunca me procurou. Sabia, o cretino, tudo que ia ouvir. Gilmarise, Rozana, Beth, Nei, Ivete, Vilma, Angela, Ivone, Renato, Paulo, Neuri, Jane e Fernando me deram suporte. Eu estava demolida. REGINA: Voc teve peito Ode. Sair de casa. Abandonar tudo. Trabalhando como atriz, sem um tosto. Nesses anos, se no fosse Gemba, Roberto, Luthero, Giovani, Telmo, Gerber, Marcelo, Joo Luiz, Nena, Danilo e Sada, voc estava na boca do lobo. GILDA: No esquea que Ode viajou com Salete, Fausto, Gelson e Hermes, naquele projeto de itinerncia do Teatro Guara, o que foi timo em todos os sentidos. ODELAIR: Quem no tem amigos est morto. Verrinha, Cidinha, Loraci, Elo, Lica, Tnia, Angelita, Dirce, Olga, Kaike, Claudinha e tio Hugo, estavam ao meu lado. No me faltou trabalho nem afeto. CLAUDETE: Graas a Deus, ainda existe gente generosa e solidria. ODELAIR: Minhas irms Lu e Eliane, meus irmos Claudio, Paulo Alfredo e Glauco, como sempre, foram maravilhosos comigo. O carinho deles, de vocs, de Rosngela, Edinho, Edson Incio e Zimermann foi o que me deu alento. Ainda, se no fossem Nena, Raquel, Gisele, Elisa, Celinha, Carlos e Maria Helena no sei se hoje estaria viva. Em vrios momentos cheguei a pressionar a faca no meu pulso. Teatral, eu sei, mas era a minha vontade. Vocs acreditam que Alexandre telefonou pr mim? Eu at pensei que o assunto seria o divrcio mas no, era a venda da casa que, alis, foi presente de casamento de meus pais. Marcamos no apartamento, hoje, s
43

duas horas. Pra no variar chegou de porre. Com um aspecto que me fez sentir pregos no estmago. No sei bulir lucidamente com essa situao. Poupo vocs dos detalhes srdidos da conversa. NEIVA: Aquele fiof chupando manga aparece depois de sete anos, na data que a filha morreu, pra discutir negcios? No falou em Beatriz? ODELAIR: No tocou no nome da filha. Vocs tinham que ver o tipo, cheio de gs. O dono do putero. REGINA: Que insensibilidade. Imagino o que voc deve ter sentido. Depois de tanto tempo e de tudo que aconteceu, ter que encarar aquele drago de Comodo, ouvir a voz daquele homem. ODELAIR: Garanto a vocs que foi um tormento. Sentamos mesa da cozinha e ele teve a audcia de pedir whisky. Assistindo Alexandre beber, j na terceira dose, falando enrolado, espumando, meu pensamento voltou pra Beatriz ensangentada no carro retorcido. Ela no hospital. Morta no caixo. Gente, entrei em erupo vulcnica. Minha filha morta aos I5 anos - por culpa dele - e o cretino ali, vivo, falante, fazendo graa, encharcando o pacov de lcool. CLAUDETE: Numa hora dessas d pra entender o que seja a ira bblica. Ode, como voc pde casar - e pior - ficar casada com esse sujeito tanto tempo? Ricardo, Fernandinho e Miguel amavam voc de verdade. Os trs, gente finssima. Alexandre no valia e no vale nem o que vomita. ODELAIR: Vocs, outros amigos, meus irmos, me alertaram mil vezes contra

Alexandre. Hilda, Milton, Vera, Tnia e Roberta, foram duros nas crticas. aquela coisa da paixo. A iluso iditica de que um dia a figura mudaria. A debilidade mental da mulher que tenta, que quer ser feliz, apesar de um cotidiano de meleca. Foi isso. aquele velho ditado espanhol: cria corvos ao teu redor pra que te arranquem os olhos.
44

NEIVA: Acordem mulheres. Exijam respeito. Ajam. Reajam. A vida uma s e curta. Sem medo meninas. Vamos arena. O toro miura no est com essa bola toda. GILDA: Deus nos livre da burrice. Da pasmaceira. De ter que chorar lgrimas de sangue porque no se teve peito pra tomar atitudes, na hora certa. Perdoe Ode, mas essa a tragdia de muitas mulheres. Suportar o insuportvel. ODELAIR: verdade, quando a gente acorda Ins est putrefata. Gilda fia, mucama minha, voc que jovem, magra e no fuma, por favor, traga um caf pra mim. Gurias, chegou um momento que no pude mais aguentar a presena de Alexandre. Se, realmente, estivesse prestando ateno em mim, ainda que podre de bbado, teria percebido o dio avassalador que sinto por ele. Gente, eu despiroquei. Levantei da cadeira, peguei uma faca afiada, encostei meu corpo em seu brao direito, puxei - pelo cabelo - sua cabea pra trs e passei com fora a lmina na sua garganta. De cabo a rabo. A coisa foi to rpida que ele me olhou com espanto, gemeu, deu uma tremida e entrou no bico do corvo. Joguei seu corpo sobre a mesa. Indiferente, fiquei olhando o sangue escorrer e pingar no cho. Deixei o filho das mil putas na cozinha e fui tomar banho pra vir ao ensaio. Vocs podem no acreditar, mas at cantei no chuveiro. Clitemnestra ressuscitada, mais sanguinria que nunca. GILDA: Despirocou mesmo Ode. Matar Alexandre assim, sem mais aquela? Voc podia ter dado umas porradas. Chamar aquele praga de tudo, mas degolar a criatura, voc exagerou mulher. ODELAIR: Se tivesse tempo esquartejava aquilo como carne de aougue. NEIVA: Ode, que rebuceteio. Estragou sua vida pelo borra bosta do Alexandre.

45

CLAUDETE: Voc percebe, santinha, que indo em cana merdeias com o espetculo? No pensou nisso? No pensou em ns? No dinheiro que j gastamos na produo? No tempo que estamos trabalhando nesta pea? No lembrou, caralho, que nossa estreia daqui h trs dias? Se Malu e Marlene estivessem aqui teriam um infarto. A polcia vem atrs de voc. O que vai fazer? O que ns fazemos? ODELAIR: Coisa nenhuma guapssima. Confesso o crime e pronto. Como Media pediu a Creonte, eu precisava de um s dia. Um dia s pra executar minha vingana. Vou em cana feliz da vida. Enfim, surgiu a oportunidade que eu esperava. Marlene pode me substituir, sabe todas as falas e todas as marcas. O espetculo estreia na data marcada. Ningum ser prejudicado. (toca o telefone. Gilda atende.) GILDA: Al! Quem? Quem est falando? (olha pras outras aturdida.) Desculpe, quem mesmo? Alexandre? (super clima) Um momento. (estende o telefone pra Odelair. As meninas esto de cara. Regina aplaude a convincente performance. Odelair agradece como uma bailarina. Vai ao telefone.) ODELAIR: Fale! Ocorre que esperei por voc. Se no pde ir na hora combinada e no teve a gentileza de me avisar, imensa pena. Eu disse que tinha ensaio. No ia ficar coando a checa esperando Godot. Soube pelo Lcio que voc quer vender a casa. Olha, a casa importante pra voc, estou me lixando. Se quiser vender venda. Morou nela todo esse tempo, sem se tocar que a casa minha tambm. Alexandre, lembra que nesta data, h sete anos, Beatriz morreu no acidente que voc provocou? ! Pois ! Acredito!!! Eu sei que tenho que assinar os papis. Amanh, nem pensar. Agora, s depois da estreia do espetculo (faz um gesto pra Claudete, que ficou preocupada com o destino da pea). No, no, por favor, no telefone nem me procure. Vou falar com Taninha e Maria Clia, minhas amigas que so advogadas. Anote, dia 5 de junho, s 10:00 horas, direto no Cartrio. Pode tratar tambm do divrcio. Fique tranquilo, no quero nada de voc. Vamos enterrar
46

definitivamente esse assunto (desliga o telefone). Eu ainda no matei aquele buraco negro (as meninas esto atnitas. Abraam Odelair). REGINA: Pelo amor de Deus Ode, isso brincadeira que se faa? C, quase nos mata de susto. A nossa pea, se Dionso quiser, se nenhuma de ns surtar acho que vai dar samba. Merda pra ns. recomear o ensaio. (as meninas brincam abraando Odelair, umas s outras.) Cai a luz. A Fora do Destino volta a mil. As atrizes j se colocam pro agradecimento. Luz total. Deliciosas, em suas marcas. Vamos

47

HISTRICO

Sala da assessoria da diretora artstica do Centro Cultural Teatro Guara - 2006.

Uma das frases destacadas por Yara: Prefiro servi-los como eu entendo a ser partcipe do comando como eles entendem Coriolano de Shakespeare. Natural de Antonina - Paran, Yara Moreira de Moraes Sarmento nasceu no dia 7 de junho de 1940. Portanto, geminiana. Filha de Nerea Gomes Moreira de Moraes Sarmento - antoninense, vereadora na mencionada cidade, Cidad Honorria de Curitiba, por proposio do ento vereador Neivo Beraldin, e Vulto Emrito de Antonina, uma homenagem da, poca, vereadora Marigel Machado - e do curitibano Mrio Miranda de Moraes Sarmento, advogado, filho do Coronel Joaquim Antonio de Moraes de Sarmento, heri da Histria do Paran, Patrono da Polcia Militar do Estado, nome de rua em Curitiba em razo de ter sido um dos militares com atuao decisiva na Guerra do Contestado. Morou em Antonina com sua av, Alice Gomes Moreira, e seus tios Luizinha e Francisco Picano. Veio residir, permanentemente, com seus pais em Curitiba em 1950. Estudou no Grupo Escolar Braslio Machado. Nos Colgios Divina Providncia e So Jos. Em todas as apresentaes artsticas montadas pelas instituies de ensino, Yara participou. Cursou Direito na Universidade Federal do Paran - 1958/1962.

48

Iniciou sua carreira artstica na Academia de Danas Espanholas Sociedade Thalia e Crculo Militar do Paran - da professora Brbara Grand e de sua filha Beatriz Di Paolo Torres, em 1955. Danou pela mesma Academia at 1964. Em 1963/1964 atuou como bailarina no programa Postais de Operetas, na TV Paranaense, dirigido por Ccero Camargo de Oliveira. Participaes: Claudete Rufino, Joo da Glria, Adolar Zandon, Airton Mller e outros. Estreou como atriz na TV Paran no programa Colgio de Brotos, dirigido por Sinval Martins. Trabalhou no programa semanal Teatro de Equipe, dirigido por Glauco Flores de S Britto. Faziam parte do elenco: Lala Schneider, Claudete Barone, Irene Moraes, Aristeu Berger, Joel de Oliveira, Luiz Hilrio e outros. Participou tambm do humorstico Telstar Festival da TV Paran, dirigido por Maurcio Tvora. Ainda, como bailarina, no Big Gincana Duchen apresentado por Acidlia Chen. Em 1964 foi para o Rio de Janeiro. Participou como atriz na TV Tupi dos teleteatros: Clube do Morcego dirigido por Joo Loredo e Teatro de Comdia, sob o comando de Odair Marzano. Fez teste seletivo por ocasio da inaugurao da TV Globo. Aprovada, trabalhou nos programas: Festa em Casa; 4 no Teatro; Presena; Capito Furaco; Quando a Vida Uma Cano; "Encontro s 4". Tambm nas novelas: Rosinha do Sobrado; A Moreninha e Padre Tio, sob a direo de Graa Melo. Em Um Rosto de Mulher, direo de Srgio Britto. Ainda na TV Globo apresentou o noticirio Tele-Jornal da 1:00 Hora. No incio de sua carreira no Rio de Janeiro, Yara teve o apoio de Janet Dequech, Lucy Castelo Branco, Joo Loredo, Odair Marzano, Graa Melo, Paulinho Graa Melo, Ivan Leroux, Joel Vaz, Claudia Martins, Marlia Pra, Gracindo Jnior, Sergio Britto, Nestor Montemar, Edna Savaget e Maria da Glria. No Rio de Janeiro trabalhou ainda na TV Continental em Bombom e Fiapo, direo de Dudu Barreto Leite, ao lado de Vera Barreto Leite, a qual foi manequim - em Paris - de Dior, Chanel e outros estilistas internacionalmente famosos. Apresentou os programas: Sesso das 9:30 e Coral 2/4. No Teatro integrou as produes: Flor de Cactus, no Teatro Copacabana, produo de Oscar Ornstein por indicao de Claudinha Martins, bem como em Onde Canta O Sabi, no Teatro do Rio, sob a Direo de Paulo Afonso Grisolli. Este foi o primeiro espetculo pop do Brasil, estrelado por Marlia Pra e Gracindo Jnior. O convite para integrar tal elenco partiu de Marlia, Gracindo e Nestor Montemar.
49

A convite de Carlos Machado fez parte do elenco da revista musical Carlos Machados Holliday, na Boate Freds, ao lado de Irene Ravache, Cludia Martins, Sueli Franco, Rossana Ghessa, Ari Fontoura e Hugo Sandes. Fez dublagens para filmes de televiso e de cinema nos estdios Herbert Richers e Peri Filmes. Mudou-se para So Paulo em 1967. Participou, na TV Globo, do teleteatro Processo 68, produo de Valncio Xavier. No Teatro, das peas: Receita de Vincius, direo de Sady Cabral no Teatro das Naes e A Raposa e as Uvas, direo de Nydia Lcia, no Teatro Bela Vista e em temporada popular, nos espaos cnicos dos bairros paulistas. O ator Sergio Cardoso, ex-marido de Nydia, amigo de Glauco Flores de S Britto, apresentou Yara citada atriz e produtora. Ainda atuou no programa Silvio Santos, no quadro A Justia dos Homens, produzido por Valncio Xavier, como membro da Promotoria Pblica. Paralelamente, foi professora no Instituto So Paulo, escola para crianas surdas e com problemas de comunicao verbal, lecionando Estruturao de Linguagem e Psicomotricidade, por recomendao de Dudu Barreto Leite e Maria Conceio Conte 1968/1970. Nesse perodo participou dos cursos: Sistema Universal Verbotonal Guberina de Reabilitao Auditiva e Fontica Center Z Rehabilitaciju Sluha I Govera Zagreb/Iugoslvia. Psicomotricidade sobre o Mtodo Le BonDepart Professora Yolanda Bianco/ PUC-SP. Voltou ao Paran em 1970. Em Antonina abriu restaurante no Clube Nutico, com Dudu Barreto Leite e Maria Conceio Conte, o qual se transformou em local de encontro de litorneos e curitibanos. Nos finais de semana promoveram atividades artstico-culturais, em especial, com os valores capelistas. De 1971 1974, colaborou com colunas para os jornais O Antoniense de Admaro Santos; O Estado do Paran, com a coluna Papeando, apoiada por Mussa Jos Assis. Na revista Quatro Estaes, escrevendo sobre Turismo, a convite do jornalista Nelson Faria de Barros. Em 1972, retoma sua carreira de atriz, em Curitiba, participando de Via Crucis, direo de Oraci Gemba e produo de Paulo S. Foi diretora do Grupo Momento de Teatro, criado juntamente com Gemba, Angela Wogel, Lauro Hanke e outros, tendo na produo executiva Verrinha Walflor 1972/1977.
50

Montagens realizadas pelo Grupo Momento: Electra; Marat-Sade; Maria Bueno; A Casa de Bernarda Alba; O Cerco da Lapa; Carla, Gigi e Margot; Momento de Natal; Auto de Natal e o show Funeral para Um Rei Negro (1975), com Lpis e Evanira, no Teatro Paiol e no auditrio Bento Munhoz da Rocha Netto do Teatro Guara, com textos de Gemba e Yara. Todos os espetculos dirigidos por Gemba. Integrou tambm o elenco da produo do Teatro de Comdia do Paran - TCP, da ento Fundao Teatro Guara - FTG, A Torre em Concurso, sob direo de Oraci Gemba - 1976. Yara participou tambm de narraes, locues e entrevistas no Museu da Imagem e do Som, quando o rgo foi dirigido pela jornalista Marly Garcia Correia, inclusive no documentrio em Super 8, sobre o "Barreado de Antonina". Fez parte da equipe paranaense que elaborou o ante-projeto da Lei 6.533/1978, a qual regulamenta a Profisso de Artista e Tcnico em Espetculos de Diverses, com destaque para o trabalho de Luciana e Aluzio Cherobim, Delcy e Edson D'Avila, entre outros. Com a pea Carla, Gigi e Margot, recebeu o Trofu Gralha Azul de Melhor Atriz na edio 1976/1977. No ano seguinte, recebeu o mesmo Trofu de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho na pea dirigida por Menghini, "Cinderela do Petrleo", montagem que comemorou os 10 anos da Companhia Roberto Menghini. Os jornais O Estado do Paran e Tribuna do Paran concedem-lhe, em 1978, o Diploma de Melhor do Ano/1977 como Melhor Atriz de Teleteatro. Em 1975, em cargo comissionado, trabalha na gesto do doutor Tlio Vargas, recomendada pela poeta Vera Vargas, amiga e colega da Faculdade de Direito, na secretaria de Estado da Justia. Integrou a equipe da assistente social, senhora Dirce Pacheco - assessora para Assuntos Penitencirios com quem aprendeu sobre a importncia da dedicao ao trabalho; da tica profissional. Na mesma equipe, alm de estagirios, trabalharam Olga e Kaike S de Ferrante e Marilyn Miranda. Permaneceu no citado rgo at 1983, cursando no perodo, na Faculdade de Direito de Curitiba, Habilitao Especfica em Direito Penal e Criminologia. Sob a orientao de Ermelino de Leo Neto, em 1979, faz teste seletivo para ingresso no quadro efetivo de pessoal da supra referida secretaria de Estado. Em 1978 recebe Placa de Prata - Honra ao Mrito, na gesto do doutor Jos Maria Azevedo.
51

transferida para ento Fundao Teatro Guara, em 1983, prestando servios de assessoria ao recm nomeado superintendente, Oraci Gemba. Na edio 1985/1986, recebeu junto com Delcy e Edson DAvila e Waldir Manfredini, Meno Honrosa pela criao do Trofu Gralha Azul. Em 1985 a Comenda Dama Rouge. Para os Festivais de Msica Popular Brasileira da Fundao Copel, produzido por Maria Alice Trglia Moreira, Yara escreveu os textos de apresentao das msicas inscritas, sem nenhum nus para o rgo - 1981 a 1985. Na edio 1988/1989, volta a ser homenageada com o Trfeu acima citado pela Fundao Teatro Guara - hoje, Centro Cultural Teatro Guara CCTG - e pela classe artstica paranaense, pelo trabalho que desenvolveu em Braslia junto Assemblia Nacional Constituinte, em favor das artes e das culturas brasileiras, assim como pelos legtimos interesses dos trabalhadores de um modo geral. Nesse trabalho, representou as entidades nacionais de artistas, tcnicos e de produtores em espetculos de diverses. Participaram tambm desse trabalho continuado 1987/1988: Beth Cas SATED/Esprito Santo; Eduardo Cabus - APAC/Bahia; Lgia de Paula Souza SATED/So Paulo; Alice Vergueiro e Srgio Sanz - SATED/Rio de Janeiro. Foi decisivo a esse trabalho o apoio de Elisa Gonalves Martins, diretora do PROCON/DF poca, bem como de Guilherme Cabral, representante do Instituto Nacional de Artes Cnicas - INACEN, no Distrito Federal. Importantssima foi, igualmente, a participao dos representantes do SATED e da APAC/Minas Gerais. Essencial foi o suporte oferecido por Luciana Cherobim. Maurcio Fruet e Nelton Miguel Friedrich, deputados federais na ocasio, colocaram disposio de Yara seus gabinetes para tal trabalho. Tambm, no inestimvel apoio com vistas ao encaminhamento de emendas ao anteprojeto da Constituio Federal. Em Belo Horizonte, 1989, homenageada pelo SATED/MG e APAC/MG por seu trabalho junto Assemblia Nacional Constituinte, em Braslia. No referido ano foi convidada pelas secretarias de Estado da Cultura do Par e do Piau para dar palestras sobre Cultura na Constituio de 1988. Tambm foi a Londrina. Falou no Curso Superior de Artes Cnicas em Curitiba, e em inmeras reunies com a classe artstica paranaense.

52

Em 1991, a Cmara Municipal de Curitiba concede-lhe Diploma de Reconhecimento por sua atuao em favor da rea cultural. Por escolha da classe cnica nacional, representa as entidades ANEATE e ANPAC no perodo de 1999 a 2001, como conselheira na Comisso Nacional de Incentivo Cultura - CNIC, Lei Rouanet, junto ao ministrio de Estado da Cultura, em Braslia, na rea das artes cnicas, essa coordenada com dedicao e competncia por Anglica Salazar Pessa Mesquita. Recebe a Orden Del Merito Andaluz concedida pelo Centro Andaluz de Flamenco y Pea Montoya, em 1994, por seu dedicado culto dana flamenca. Em 1996 homenageada com o Prmio Especial do Trofu Espao da Criana, promoo de Giovani Cesconetto/Mara Rangel. Tambm pelo Conselho Estadual da Mulher, no mesmo ano, por sua contribuio Cultura, por ser artista pioneira e premiada do estado do Paran. Fez a locuo dos textos que acompanharam o espetculo Bastidores da Alma, 1996, produzido pela Escola Danj Corpodana de Neiva e J Braska Negro, no Auditrio Bento Munhoz da Rocha Netto. O Consulado da Grcia no Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atravs dos professores Constatino e Maria Comninos, concede-lhe Diploma de Mrito Thalia, por ser uma das idealizadoras do Trofu Gralha Azul - 2004. Com Delcy e Edson D'Avila, Celso Toniolo e outros fundou a Associao Profissional dos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses no Estado do Paran APATEDEP, em 1973. Fez parte da diretoria at a fundao do SATED/PR. Ao lado de Luciana e Aluzio Cherobim, Delcy e Edson Dvila, Celso Toniolo, Lcio Gabiroba Togo Mange e outros, funda em 1981 o Sindicato dos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses no Estado do Paran SATED/PR, participando da diretoria. Assumiu a presidncia do mesmo Sindicato no perodo de 1988 a 1991. Juntamente com Oraci Gemba, Aramis Millarchi e outros, no incio nos anos 70 reivindica a restaurao e equipamento do Paiol, como espao artstico-cultural para a cidade. Foi diretora de artes e programao da ento Fundao Teatro Guara na gesto de Oraci Gemba, no perodo de novembro de 1983 a maio de 1985. Principais realizaes: Reunio com a classe cnica para elaborao do Plano de Ao da Gesto
53

Gemba. Reestudo do Regulamento da Fundao Teatro Guara. Elaborao do Plano de Cargos e Salrios. Implantao da Orquestra Sinfnica do Paran, com a decisiva participao de Eleni Bettes, Ivo Lessa e do Maestro Alceo Bocchino. Criao dos Cursos Superiores de Artes Cnicas e de Dana, em convnio com a Pontifcia Universidade Catlica do Paran - PUC, graas ao inestimvel apoio da vice-reitora Ivete Cardoso de Almeida e da professora Elisa Gonalves Martins, poca assessora do secretrio de Estado da Cultura e Esporte, Fernando Ghignone, assim como da dedicao das servidoras Carla Reinecke e Carmem Hoffmann. Publicao de revista sobre o centenrio da instituio de espao cnico oficial: Teatro So Theodoro Teatro Guayra - Teatro Guara - 1884/1984, contando sobre a ento Fundao Teatro Guara, suas Unidades e as aes artstico-culturais desenvolvidos pela Casa. Nesse trabalho destaca-se o empenho e a competncia do Jornalista Nelson Faria de Barros e o talento em diagramao e arte de Jos Victor Cit. Criao da Carreta Popular, contando com o especial empenho dos servidores Llian Fleury Dria e Laerte Ortega. Instituio do Setor de Circo, com o trabalho dedicado e competente do mesmo Laerte Ortega. Reativao do Teatro de Comdia do Paran - TCP, contando com a preciosa experincia de produo do servidor Warly Martins Ribeiro. Depois, com a dedicao de Eros Merlin Trevisan. Retomada da pera. Reativao do Setor de Teatro Amador, sob a responsabilidade da servidora Aparecida Damsio. Implantao de Informativo Mensal sobre a Programao dos Auditrios da Casa. Lanamento de editais de apoio montagem teatral independente, em co-produo com o TCP. Articulaes para a instituio do segundo grau junto Escola de Dana Clssica do Teatro Guara. Circulao dos espetculos do TCP e do Bal Teatro Guara, inclusive a Portugal, com o espetculo "O Grande Circo Mstico". Implantao do Setor de Preservao e Memria. Institucionalizao do Trofu Gralha Azul. Realizao do Projeto Caixa Estante, desenvolvido pela supracitada servidora Cida Damsio textos teatrais para os interessados da Capital e municpios do estado, entre outras aes. Malu Willumsen, assessora jurdica na gesto Gemba, com sua enorme capacidade de trabalho, orientou a diretoria no caminho do cumprimento das leis e das normas, da tica, da justia, da solidariedade com os servidores da Casa, assim como nos deu inteiro apoio no devido atendimento s Companhias e Grupos cnicos independentes.
54

Sob a coordenao da diretora artstica Loraci Setragni, em 1994, participou da equipe que elaborou revista referente ento Fundao Teatro Guara, da qual participaram tambm Vera Andrade, Elenice Jos Macedo, o Jornalista Jos Carlos Correia Leite, Mara Moron e outros. Projeto grfico de Jos Victor Cit. Ocupou o cargo de vice-presidente do SATED/PR, em segundo mandato at 2008, permanecendo na diretoria. Desenvolveu inmeras aes voltadas s polticas pblicas para a rea das artes cnicas, juntamente com Christo Dikoff, atual Presidente, Luciana e Aluzio Cherobim, Delcy e Edson DAvila, Grazianni Branco da Costa, Isidoro Diniz, Joo Luiz Fiani, Cludio Iovanovitchi, Regina Vogue, Eliane Berger, Neiva Camargo Iovanovitchi, Giovani Cesconetto, Geraldo Kleina, Jewan Antunes e outros. Em 1992 assume a secretaria executiva do Trofu Gralha Azul junto ao CCTG, tendo como assessora e produtora a servidora Rozana Ftima dos Santos. Promoveu pesquisa sobre a trajetria do mesmo prmio, como base em trabalho anterior realizado por Enas Lour e Mario Schoemberger. A partir de 2000, assessora a secretria executiva do referido Trofu, Celia Regina Polydoro, at 10 de maro de 2009. Atuou tambm na assessoria das diretoras artsticas: Loraci Setragni, Mara Lucia Moron, Dbora Tadra, Marlene Montenegro, Marila Vellozo, Nena Inoue, do diretor Enas Lour e, atualmente, na gesto de Lu Rufalco. No Teatro Guara, ao lado do servidor Gilberto Carbonar, elabora minutas dos editais lanados pela Autarquia. Procederam o reestudo com referncia no trabalho realizado por Csar Fonseca - pertinente ao Regulamento do Centro Cultural Teatro Guara - 2005/2006. Integrou a equipe de servidores dessa Casa, composta por Vera Lcia Andrade, Eliane Hess, Mara Moron, Paulo Damasceno, Gilberto Carbonar e outros, com vistas s articulaes para a implantao da Gratificao por Espetculo no percentual de cem (100%) por cento sobre o salrio-base dos funcionrios dessa Instituio - gesto Oswaldo Loureiro - em razo de que o salrio da imensa maioria deixava a desejar. A Lei que instituiu a supracitada Gratificao - em 50% sobre o salrio-base dos funcionrios - foi iniciativa do secretrio de Estado da Cultura doutor Ren Ariel Dotti e do superintendente Constantino Viaro, atendendo ao pleito da Associao dos Funcionrios. Sob a coordenao de Cloris Ferreira, trabalha na elaborao de proposta ao quadro de salrios para os Corpos Estveis da instituio.
55

Presta depoimento sobre sua carreira artstica, em 1996, ao Setor de Preservao e Memria do Teatro Guara, entrevistada por Csar Fonseca. Em 1997 foi uma das criadoras do Frum das Entidades Culturais Curitiba/PR, ao lado de Berenice Mendes, Glauco Souza Lobo, Eliane Berger, Waltraud Skula, Luiz Arthur Montes Ribeiro, Marcelo Miguel, Luciano Lacerda, Cludio Ribeiro e Oswaldo Aranha, entre outros. Uma das mais importantes iniciativas desse grupo foi a implantao do Programa Conta Cultura - 2001 - junto secretaria de Estado da Cultura, na gesto de Mnica Rischbieter. Yara continua fazendo parte da coordenao do mencionado Frum, que conta ainda com Ana Carmen Oliveira, Mara Sperandio, Giovani Cesconetto, Manoel Souza Neto, Gladis Tridapalli, Loire Nissan, Silvana Cavichiolo e Rosimere Rocha, entre outros. Nessa fase foi significativa a participao de Ragnhild Borgomanero. Participou das equipes elaboradoras dos ante-projetos das Leis Municipal e Estadual de Incentivo Cultura. Projetos de Lei do ento vereador e deputado estadual ngelo Vanhoni. No primeiro mandato Beto Richa, integrou a equipe elaboradora do anteprojeto referente reviso da Lei Municipal de Incentivo Cultura, representando o Frum das Entidades Culturais - Curitiba/PR, juntamente com Waltraud Skula, Ulisses Galeto e Paulo Munhoz. Da Fundao Cultural de Curitiba - FCC: Paulino Viapiana, Marcelo Cattani, Heliomar Dutra, Christine Baptista, Reinaldo Lima e Guilmar Silva. Incentivadores: Srgio Gielow e Jos Luiz Casela. Vereadores: Julieta Reis, Nely Almeida, Andr Passos e ngelo Batista. Igualmente, da equipe elaboradora do Decreto Regulamentador, representando o mencionado Frum, com Waltraud Skula, Paulo Munhoz e Antonio Carlos Domingues. Da FCC: Ana Maria Hladczuk, Reinaldo Lima, Heliomar Dutra, Srgio Mahlmann Malheiros - presidente Paulino Viapiana 2005/2006. Sem esquecer a inestimvel colaborao de Zil Walenga Santos e Maria Ins Barreto. Tambm, da equipe elaboradora do ante-projeto da Lei Estadual de Incentivo Cultura/Decreto Regulamentador, junto secretaria de Estado da Cultura gesto de Mnica Rischbieter - equipe composta por Berenice Mendes, Glauco Souza Lobo, Christine Baptista, Cludio Ribeiro e Andr Galvo, de Londrina - 2001. Foi decisiva a participao de Claudio Iovanovitchi em todo esse processo. Tambm foi escolhida pela classe para representar a rea das artes cnicas, nas

56

Comisses do Mecenato da Lei Municipal de Incentivo Cultura - Fundao Cultural de Curitiba, nos perodos de 1992/1993 e 1998/2001. Yara est na militncia poltica cultural atravs da APATEDEP e do SATED/PR h 36 (trinta e seis) anos, tendo integrado inmeras comisses e equipes de trabalho e articulao sobre temas de interesse da referida rea, bem como em favor das reivindicaes daqueles que na mesma atuam. Participou do grupo que elaborou o ante-projeto da Lei/Decreto Regulamentador com vistas ao Fomento ao Teatro - Projeto de Lei do deputado ngelo Vanhoni - com o apoio da secretria de Estado da Cultura, professora Vera Maria Haj Mussi Augusto com destaque para o trabalho de Isidoro Diniz, Geraldo Kleina, Cludio Iovanovitchi, Giovani Cesconetto, Regina Vogue, Mrcia Moraes, Sueli Araujo, Jewan Antunes e outros. Da secretaria: Glauco Souza Lobo, Lia Amaral, doutor Alosio Miecznikowski, Maristela Gavelak e Andria Barberena. Tambm, ao lado de Isidoro Diniz, elaborou proposta de ante-projeto de Lei relativo ao Fundo Estadual de Cultura, com vistas apreciao da senhora secretria de Estado da Cultura e sua equipe. A Comisso Estadual de Artes Cnicas - CEAC foi instituda em 1981, no governo Ney Braga, por fora da articulao e da participao da classe cnica na elaborao do regulamento dessa Comisso. Da equipe participaram: Elisa Gonalves Martins, representante do Servio Nacional de Teatro-SNT/ministrio da Educao e Cultura no Paran; Oraci Gemba, Luciana e Aluzio Cherobim, Delcy e Edson Dvila, Jos Basso, Elo Teixeira, Loraci Setragni, Dudu Barreto Leite, Srgio Zanquettin e outros. Yara integrou ainda a CEAC, na elaborao de editais e na seleo dos projetos inscritos aos mesmos. Na gesto do doutor Ren Ariel Dotti frente secretaria de Estado da Cultura, fez-se a reviso do citado Regulamento. A CEAC, poca, tomou carter deliberativo por vontade poltica do ento titular da Pasta da Cultura. No mesmo perodo, Yara representando o SATED/PR, Jos Basso representando a APAC/PR e Elisa Gonalves Martins representando o Servio Nacional de Teatro SNT/ ministrio da Educao e Cultura - MEC, gestionaram junto ao supracitado secretrio de Estado, no propsito da concluso e equipamento do Teatro da Classe, hoje Teatro Jos Maria Santos, Unidade do Centro Cultural Teatro Guara. No Curso Superior de Artes Cnicas - CCTG/PUC, foi responsvel pela disciplina de Legislao Teatral - 1993/1994. Lecionou a mesma disciplina nos cursos
57

para diretor de produo promovidos pelo SATED/PR, assim como no curso de Interpretao realizado pelo Teatro Lala Schneider, espao cnico comandado por Joo Luiz Fiani. Yara props, em 2006, Fundao Cultural de Curitiba - FCC, a institucionalizao anual do Concurso de Dramaturgia Oraci Gemba. Sugesto acolhida graas ao empenho dos servidores Christine Baptista, Zil Walenga Santos, Beto Lana, Clvis Severo, do diretor da FCC Marcelo Cattani e do jornalista Dante Mendona. Deu continuidade sua carreira como atriz, em 1977, na Rede CNT com Roberto Menghini no teleteatro Histrias Que A Vida Conta, juntamente com Gilda Elisa, Delcy e Edson Dvila, Odelair Rodrigues, Marilyn Miranda, Maria Helena Moura, Araci Pedroso, Airton Muller, Jos Basso, Clvis Aquino, Feliciano Macan, Lcio Gabiroba Togo Mange, Paulo Cardoso e outros. Em 1996 participou de episdios no teleteatro Pista Dupla Rede CNT - sob a direo de Atlio Ricc e Roteiro de Llian Fleury Dria, ao lado de Delcy e Edson Dvila, Tadeu Perrone, os gmeos Willy e Werner Schumann, Adriana Lima, urea Leminski, nio Carvalho, Simone Klein, Clvis Aquino, Maria Helena Hornung, Surian Barone, Enas Lour, Mrio Schoemberger, Joo Luiz Fiani, Florival Gomes, Jana Mundana, Ktia Drumond, ldice Lopes e outros. Em maro de 2008 recebe em Curitiba, do Shopping Novo Batel - Teatro Fernanda Montenegro - em parceria com o Conselho da Mulher Executiva da Associao
Comercial do Paran

e Associao de Mulheres de Negcios e Profissionais - BPW, homenagem

como "Mulheres de Destaque 2007", na rea da Cultura. Em abril do mesmo ano d entrevista ao programa Persona da UFPRTV, conduzido por Nelson Zucchi. Convidada por Christine Baptista e Zila W. Santos da Diretoria de Patrimnio da Fundao Cultural de Curitiba, participou do projeto Hora da Prosa em 30.10.2008, ao lado de Jaime Lerner, Lucia Camargo, Paulo Vtola, Luci Daros, Joo Egashira e Silvio de Tarso, ocasio na qual comemorou-se os trinta e sete (37) anos do Teatro Paiol. Recebeu homenagem do Bal Teatro Guara na ocasio das comemoraes dos 40 anos de existncia da Companhia - 2009.

58

A PORTA PARA O NADA Gisele Sarmento. doutora Maria Helena Muniz. Ao doutor Carlos Greca de Macedo. Bia Moraes, Celinha Polydoro, Elisa Gonalves Martins, Gracinha Kindermann, Malu Willunsen, Maria Alice Moreira, Margareth Nascimento Pinto, Marisa Seara, Nena Inoue, Raquel Rizzo, Sely Walguer Cordeiro, Valderez Pacheco e Virgnia Salomo.

Ns mortais, em qualquer tempo, podemos nos deparar com essa Porta. Diante dela, sem saber com nitidez qual o caminho que at ali nos levou, vemos que imensa. Abre-se rpida e silenciosa. Concluda essa operao, sem aviso, somos tragados pro nada. Suspensos no ar, tateando sem saber o que fazer, o que dizer, j comeamos a implodir de medo. Nesse nada, o desamparo apodera-se da alma e do corpo. Estticos, mos invisveis nos atam como mmias do antigo Egito. No h nimo nem pra estancar as lgrimas que afloram, por tudo e por nada. Esgotadas as lgrimas, o silncio. No queremos ouvir e muito menos escutar nada. Fazer nada. Ver coisa alguma. Falar ou estar com ningum. De golpe e sem explicao transpomos outra Porta. Estamos diante de imensido arenosa. Oceano bege de mltiplas formas assustadoras. Trrido. Glido. As chibatadas da areia levada pelo vento, nos cobram o passado e o presente. Ai de ns! Nossa culpa. Nossa mxima culpa. Jogamos a vida no lixo. Imperdovel desatino. Senhor! Senhor! Algum! Por favor, pra que lado a sada? Socorro! Algum nos ajude! Silncio. No se v viva alma. tarefa titnica a locomoo. Cambaleando nas dunas contra o vento, sentimos a vibrao da voz. A voz canta cantos tenebrosos. A cada segundo o volume se eleva. No mais atordoante dos decibis forma-se uma imagem sinistra: a Esfinge tebana.

59

Como Medusa tem serpentes, todas em movimento. Olhos verdes nunca vistos, acentuam a voz cortante como obsidiana. O monstro, com desprezo, lana o enigma. Ai de ns! No sabemos desvend-lo. Queremos sumir. O pavor tanto que nos arrastando, escapamos da Esfinge. Debatendo-nos no nada, damos com uma Porta estreita. Abre-se rangendo e nos indica um cenrio que mal podemos identificar. Com muito custo, chegando mais perto, vemos enfim um lugar seguro. O quarto. A cama. Ficamos embaixo dela. No escuro. No silncio. Sesses de insnia. De sono letrgico, sem fim. Pobres de ns, que engodo. A Esfinge, ali, espera recostada num triclnio. Congelados de horror fumamos, tremendo, o ltimo cigarro. Nos enrodilhamos e fechamos os olhos. O monstro prepara-se pra seu gran finale. Enfim, a morte. Iluso iditica. A cena continua. So sete atos e seis quadros em cada um deles. Que tortura. Inclemente, sarcstica, cantando, enumera enigmas que nos atira e pros quais no temos respostas. Em agonia sussurramos: por piedade, termine de uma vez sua performance. Venha, estamos prontos. Exaurida pelo nosso despreparo pra vida. Enojada pela nossa fraqueza. Entediada pela nossa falta de graa, a Esfinge cospe na nossa cara. Com voz terrvel, mais que empostada, a cruel cantora entoa: Fodam-se!! A imagem desvanece. Que humilhao. O monstro, devorador implacvel, no nos quer. Como nesse lugar gua fogo, ficamos distantes dela. Assim, o cheiro e o gosto o monstro adivinha provocam asco. Ai de ns! No vamos morrer agora. Continua o suplcio. O desfecho ficar pra quando pudermos movimentar o corpo e tivermos coragem pra comear nossa caminhada ao trapiche de Caronte. Agora, pobres de ns, no temos nada pra oferecer ao sinistro barqueiro. Aquele que nos conduzir pelo Rio Estige, em direo ao mundo dos que j se foram. Perdidos, queremos, no queremos. Ausncia de lucidez e foras pra encontrar o sentido de tudo. A cabea est vazia. O hipocampo gira em redor de Pluto. A cabea est em turbilho indecifrvel. A agitao transforma-se em pasmaceira. Nossos olhos esto vazios. Os ouvidos trancados. Olfato, tato, paladar inexistem. O esprito e a mente embotados. O corao bate sem querer bater. No conseguimos nem disfarar.
60

Mentimos mentiras estpidas que ningum acredita. Queremos nos esconder. No temos lugar neste mundo, nem no barco de Caronte. O que nos resta? Rastejando, chegamos Porta azul. O amor dos amigos nos arrasta psicloga, mais de um psiquiatra. As sesses nos alentam. Os medicamentos nos tiram da letargia, mas de repente, sem mensagem prvia - ai de ns! - transformam-nos em tigres enjaulados. Pra l e pra c. Pra c e pra l. Boca seca. Trmulos. Passos oscilantes. Falando aos gritos. Mudos. Vertendo lgrimas abundantes. Desesperados por um pescoo desavisado que nossos dentes e garras possam estraalhar, sem pena nem misericrdia. O plano : mato e me suicido, como na literatura, no teatro, no cinema, como na vida real. Apatia e destempero. Mais baixos que altos. S constrangimentos. Os propsitos de resistncia s crises, como nos recomendam os amigos, caem como as folhas no outono. No temos controle sobre coisa alguma. Somos intragveis pra ns mesmos. Queremos mas no conseguimos reagir. Estamos ss em nossa melancolia. Os amigos tm sua vida pra viver. No podemos ser pesados pra quem nos ama. Sentimos o mau desempenho da mente, do esprito, abalar o corpo. Tudo nos afeta: gripes demolidoras. Herpes por todo lado. Hematomas espalhados pelo corpo, sem razo de ser. Paralisia facial. Dores, at nos cabelos, nas unhas. Transpiramos como se estivssemos expostos uma fornalha. Uma seqncia de torpedos atingem o aparelho digestivo: nusea. Vmito. Diarria. Priso de ventre. Clicas. Somatizao implacvel. Os dias passam nesse freje. Vergonha. Culpa. Nojo. Renncias pessoas e coisas por medo de perd-las com nossa morte em vida. Splicas que nossas bocas no verbalizam. Ansiedade quase loucura. Cansao exausto. No temos cho. Nada slido. Tudo uma pasta asquerosa. A vida nos escalpela. Estamos sagrando. Bem-aventurados os que no ouviram o canto das sereias. Tambm aqueles que como Odisseo - ouviram o canto procurando resistir. So belas mas letais em seus intentos. Alguns sentenciam: Frescura. Malandragem. Encenao. Preguia mrbida. Nem sempre. No desejamos ao nosso pior inimigo este estado devastador.

61

Bem-aventurados, a compreenso, a compaixo de vocs pode nos fortalecer. Alicerar nossa caminhada Grande Porta. De dentro pra fora onde refletores iluminam a esperana.

62

BATE/REBATE Jane DAvila Yara Sarmento 1. JANE: Como a vida de artista, particularmente, no Paran? YARA: Uma das mais penosas entre os segmentos profissionais. Pouca ou nenhuma valorizao. Pra ser bom na profisso exige-se vocao, dedicao, talento, muito estudo, muita disciplina. A tarefa de casa absorvente, dissecar o texto, decorar as falas compondo o personagem e entendendo o que o autor pretende dizer nas entrelinhas. Trabalhar o corpo e a voz. Ter disposio pra enfrentar ensaios exaustivos. As exigncias so muitas e diversas. Temos tambm nossas horas de maravilhas quando fazemos um espetculo de qualidade. Dirigido por quem conhece o ofcio. Um trabalho prazeroso com cach digno, contracenando com atores talentosos, amigos. Maravilhoso, igualmente, a platia aplaudindo. Como no se trata de emprego, mas de trabalho, a insegurana total. Hoje tem, amanh quem sabe. A vida e o ofcio so to duros que s os valentes permanecem. Exemplo: como sou pequena burguesa, no sei viver da caa e da pesca. Estava devendo os tubos que mame pagou por uma produo do Grupo Momento que foi cancelada. Mesmo continuando no palco, fui obrigada a procurar emprego. Como detesto dvidas e no podia mais sacrificar Nerea, senti minha carreira no teatro indo pro brejo. A deciso foi sofrida. Os artistas/produtores tm maiores condies de continuidade de trabalho. Aos que dependem de convite, a coisa pega. Pra que as coisas aconteam na rea cultural, necessria a militncia. Luta insana e inglria em razo de que damos um passo frente e trinta pra trs. Este doloroso priplo d-se por fora das mudanas de governo quando novos interesses se estabelecem. Quando umas e outros sentam na cadeira do poder e deletam o que o substitudo realizou - muitas vezes, aes com bons resultados - e no colocam nada no lugar.

63

Aps tantos anos de trabalho na militncia cultural, alguns de ns acabam por concluir que estamos dando, h muito, murro em ponta de faca. Alguns de ns j perderam as mos e at os braos. Um exemplo desse desencanto reporta-se ao Programa Conta Cultura, reivindicado pela classe cultural (ideia de Berenice Mendes) secretria de Estado da Cultura, Mnica Rischbieter. O Programa atendeu todo o estado e todas as reas artstico-culturais, atravs da Lei Rouanet. Mais abrangente, impossvel. Trabalhamos juntos com a secretria e assessores na elaborao, nas revises do regulamento e na seleo dos projetos inscritos. Mesmo com altos e baixos, foi um sucesso. Neste governo, o Programa que beneficiou artistas, tcnicos, produtores e agentes culturais independentes, foi cancelado em razo de que os tributos devidos pelas empresas estatais e privadas Receita Federal/Imposto de Renda renncia fiscal passaram a ser destinados aos projetos do Museu Oscar Niemeyer MON sob direo da senhora Maristela Requio. Admite-se que o MON necessite de um grande aporte financeiro pra suas aes e manuteno. Entretanto, no se pode esquecer que a arte / cultura no est restrita s exposies de artes visuais. Outra decepo isso de conhecimento geral como a Rdio e Televiso Paran Educativa TVE esto sendo comandadas. Sua programao no prioriza o educativo, o artstico cultural. Direciona-se propaganda do governante e s crticas aos seus adversrios. D-lhe subservincia da direo. Mais decepo ainda, entre outras: o brilhantismo universal do governador Roberto Requio (onde est a assessoria leal, corajosa e lcida que deveria alert-lo?) levou-o a obrigar os servidores pblicos estaduais residentes na Capital, a fazer expediente no dia 08 de setembro, dedicado padroeira de Curitiba Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Dia santo desde 1967. Requio desrespeitou os servidores catlicos; desrespeitou aqueles que se organizaram pra viajar ou pra outros compromissos (o comunicado chegou aos rgos pblicos no dia 02) e mais uma vez fez provocao ao prefeito municipal Beto Richa. A reao dos servidores no tardou a manisfestar-se. D-lhe equilbrio.
64

2. JANE: Qual a importncia do Teatro Guara na rea cultural paranaense? YARA: O Teatro Guara apaixonante. Muitos do o sangue pra que aquela Casa de Cultura brilhe. Infelizmente o sistema foi, e provavelmente continuar sendo assassino. Na rea, no existe nada mais importante que o Teatro porque uma casa produtora. Por suas unidades artsticas, por seus importantes projetos e por seus quatro auditrios. uma tristeza ciclpica ver a Casa alternando-se em altos e baixos. Muitas das diretorias tm se empenhado pra solucionar os problemas do Teatro, pra realizar aes afetas instituio. As dificuldades so continentais. Se o governo no acordar e no tomar j as medidas necessrias, o Guara vai caminhando pra sua decadncia. Sinceras condolncias, Paran. Meus mais sinceros psames tambm pelo abandono em que se encontram as vrias reas artsticas e culturais, cujos atuantes so independentes. As consequncias sero funestas. Os artistas so essenciais vida. Ontem, hoje e sempre. Muitos governantes, felizmente, tm este entendimento. Outros, s enxergam na classe artstica inutilidade, s vezes, tratando-nos com pejorativas consideraes. D-lhe ignorncia. 3. JANE: No tendo mais pais, no sendo casada, no tendo filhos, irmos, nem sobrinhos, no se sente solitria? YARA: Sinto ainda muitssimo as perdas que sofri. Nerea, meu pai, meus parentes, os amigos que se foram, esto em meu pensamento. No me sinto solitria porque adoro minha prpria companhia. Gosto de ler; escutar msica; gosto das artes em geral; de danar sozinha; de assistir TV: filmes e documentrios; viajar sozinha; gosto do meu trabalho; da militncia cultural; de pensar na vida e conversar comigo mesma. Graas a Deus, tenho muitos e queridos amigos que sempre respondem ao meu chamado.

65

4. JANE: Peas de Teatro. Atrizes/Atores. Diretores brasileiros. YARA: Gota dgua de Chico Buarque e Paulo Pontes. Via Crucis de Oraci Gemba. "Vestido de Noivade Nelson Rodrigues. A Casa de Bernarda Alba de Federico Garcia Lorca. Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Williams. Coriolano, Hamlet, Macbeth de Shakespeare. Muitas das tragdias gregas. Odelair Rodrigues. Lala Schneider. Gilda Elisa. Claudete Pereira Jorge. Rosana Stavis, Christiane de Macedo, Regina Vogue, Regina Bastos, Lota Moncada, Neiva Camargo e Nena Inoue. Marlia Pra. Bibi Ferreira. Fernanda Montenegro. Nathalia Timberg. Irene Ravache. Cleide Yconis. Beatriz Segall. Renata Sorrah. Glria Pires e Cludia Martins. Mario Schoemberger, Edson DAvila, Ranieri Gonzalez, Luis Melo, Enes Lour, Mauro Zanatta, Fausto Cascaes, Aristeu Berger, Emlio Pitta e Danilo Avelleda. Paulo Autran, Wagner Moura, Grande Othelo, Ney Latorraca, Lzaro Ramos, Marcos Nanini e Ari Fontoura. Oraci Gemba, Cleide Piasecki, Maurcio Vogue, Edson Bueno e Marcelo Marchioro. Ademar Guerra. Celso Nunes e Paulo Afonso Grisolli. 5. JANE: Partidos polticos. YARA: Fui eleitora e fiz campanha pra candidatos do Partido dos Trabalhadores. Quando o PT chegou ao poder, jogou pela janela o Programa do Partido, vinte e tantos anos de discurso, enfim, sua histria. O PT pra mim no existe mais. Causa-me espcie - como diz minha amiga querida Luciana Cherobim constatar que pessoas de boa reputao continuem no Partido, convivendo com tudo que est a. H grupos de pessoas com interesses comuns. Partidos que atuem de acordo com seus Programas, no vejo nenhum. Se a poltica em nosso pas fosse coisa sria, os Partidos no aceitariam entre seus filiados pessoas j declaradas mafiosas.

66

Na poltica - h excees - lamentavelmente, quem menos corre voa atrs do que ambicionam pra si, pra sua famlia e pros de seu grupo. Tudo gira em torno dos umbigos dessas ariranhas. Por exemplo, na Previdncia, lasquem-se os aposentados e pensionistas. Se no roubassem como roubam; se o governo cobrasse, em srio, dos sonegadores; se no desviassem o que recolhido pra outras aes, teria dinheiro suficiente pra que os contribuintes fossem respeitados e recebessem o que lhes de direito. Os impostos so pagos e a mesma coisa acontece na Sade, na Educao, na Cultura, na Segurana Pblica, na Habitao, no Meio Ambiente (acorda humanidade!) e em tudo o mais. Lasque-se o povo! O presente parece no tem maior importncia. As medidas necessrias que fariam, efetivamente, o pas crescer ficam pro futuro, pros dias melhores que viro. Com o presente que vivemos, no haver o tal futuro alardeado nas falaes de polticos. Fica fcil nos discursos, particularmente, nos eleitorais, assumirem compromissos com o aqui e o agora. Infelizmente, promessas no cumpridas. Estamos esperando por esses melhores dias que nunca chegam. A sede de poder com suas benesses tamanha que no se cogita de compostura. Assim que polticos querem reescrever a Constituio Federal, no propsito de que o presidente Lula possa candidatar-se ao terceiro mandato (os nomes do PT, at o momento, no so confiveis) e, quem sabe, nessa onda vide Fidel, Chvez, Evo, Correa, Uribe s cadeiras vitalcias nos Palcios do Planalto e da Alvorada. Nunca antes na histria deste pas, se viu tanta ganncia. Tanta falta de respeito. Tanto engodo. Os exemplos vizinhos de assassinato da democracia, sero seguidos pelo Brasil? D-lhe teta pblica pra ser sugada! D-lhe patbulo pra ns, os atontados. Espero que o presidente Lula, num momento de lucidez, tome conhecimento do que ocorre sua volta. Que pare de dar assombrosas justificativas e cobertura aos malandros. Espero que mantenha sua palavra, seu compromisso
67

de respeitar a alternncia do poder, uma das mais fortes caractersticas do regime democrtico. Se entrar no jogo dos sugadores, com certeza, no ser mais o cara. H que se dar conta que parlamentar bandido no tem moral pra representar o povo, legislar, fiscalizar atos do governo. Que pessoas calhordas no podem ser paparicadas e muito menos ocupar cargos pblicos, particularmente, os de comando. H que se dar conta que servidor pblico, comprovadamente safado, deve perder o cargo. O suado dinheiro do povo tem que ser preservado pras aes em seu benefcio. O servidor pblico sendo pago pelo contribuinte / povo, seu empregado. Est no cargo / funo para atend-lo com civilidade e respeito. Temos que lembrar que os Tonantes passam. O povo, os usurios, os servidores permanecem. Submeter-se vaidade, ignorncia, s malandragens dos chefes de planto; ser cmplice das aes entre amigos- ocorrncia frequente - descumprir os ditames que regem o servio pblico. mergulhar na lama junto com aqueles que no tm pudor. Que o ambiente poltico neste pas asqueroso, j constatamos. Reitero, na prxima eleio se que sobra algum nossa escolha deve ser precedida por profunda pesquisa quanto ao histrico dos postulantes. Vejamos: sete anos do PT no governo no foi resolvida, efetivamente, a questo da Reforma Agrria. Segundo as notcias, o governo tem repassado dinheiro do contribuinte pra ONGS - malandrssimas que esto sustentando o MST em invases e atos de violncia. Outro espanto uma das ltimas reservas morais do Congresso Nacional Pedro Simon no ter-se defendido na Tribuna do Senado e no mesmo instante, das insinuaes de corrupo lanadas por Fernando Collor. Medo do olhar animalesco de uma criatura que por seu passado de cloaca, no poderia estar no Parlamento? o final finalssimo das esperanas que ainda poderamos alimentar com relao aos nossos polticos. Ainda, ser que o governo Lula e o PT vo continuar a chafurdar no pntano, o qual vem sendo a marca desse mandato?
68

Entre as barbaridades todas j conhecidas, muitos dos nossos parlamentares so os reis da ciranda. Os bandidos donos de bingo e mquinas de jogo eletrnicas, foram substitudos pelos fumantes assassinos. O positivo na abertura das casas de jogo o nmero de empregos que o negcio, agora lcito, ir oferecer. A proibio dos fumdromos, por sua vez, tirar o emprego de muita gente. Os restaurantes e bares, se perderem clientela, tero que diminuir seu quadro de pessoal. 6. JANE: Atrizes e Atores estrangeiros. Livros. Filmes. YARA: Katherine Hepburn. Ana Magnani. Glenn Close. Julianne Moore. Kate Winslet. Isabelle Huppert. Maryl Streep. Cate Blanchet. Helen Mirren. Fany Ardant. Giulietta Masina. Deborah Kerr. Bette Davis. Anne Hathaway. Anthony Hopkins. Al Pacino. Jude Law. Marlon Brando. Johny Deep. As tragdias gregas. A obra de Shakespeare. Criao de Gore Vidal. Grande Serto Veredas de Guimares Rosa. Pixote de Hector Babenco. Central do Brasil de Walter Salles. Todas As Mulheres Do Mundo de Domingos Oliveira. Ligaes Perigosas de Milos Forman. O Leo no Inverno de Andrei Konchalovsky. Vestgios do Dia de Mike Nichols. As Troianas de Michael Cacoyannis. Melhor Impossvel de James L. Brooks. Tudo Sobre Minha Me de Pedro Almodvar. A Lista de Schindler e E.T.de Steven Spielberg. O Leitor de Stephen Daldry. A Escolha de Sofia de Alan Pakula. Roma, Cidade Aberta de Roberto Rossellini. Noites de Cabria de Federico Fellini. H Tanto Tempo Que Te Amo de Philippe Claudel. 7. JANE: Viagens. YARA: Grande e incomparvel prazer. Soberba fonte de conhecimento e beleza. Gostaria de conhecer Moscou e So Petersburgo. Tailndia, China e Havai. 8. JANE: Msicas e Artes Visuais.

69

YARA: Beatriz de Chico Buarque de Hollanda e Edu Lobo. Aquarela do Brasil de Ari Barroso. Cais de Milton Nascimento e Fernando Brandt. Alma Mia de Maria Grever. Adios Nonino de Astor Piazzolla. Emoes de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Cafetin de Buenos Aires de Discpolo e Mores. Cambalache de Discpolo. Senza Fine de Niello e Vanoni. Atrs da Porta de Chico Buarque e Francis Hime. With One Look (Sunset Boulevard) de Andrew Lloyd Webber. No Puede Ser (La Tabernera del Puerto) de Pablo Sorozbal. Rosa de Te de Arturo Pareja Obregon. Pintura: Santa Ana, Maria e o Menino de Leonardo da Vinci (Museu do Louvre). Via Lctea de Rubens, Os Fuzilamentos de Moncloa de Goya. As Meninas de Diego Velazquez (Museu do Prado). Las dos Fridas de Frida Kahlo (Casa Azul Coyoacan/Cidade do Mxico). O Grito de Edvard Munch. O Enterro do Conde de Orgaz de El Greco (Igreja de So Tom/Toledo). Frida que sofria com gravssimos problemas de locomoo, escreveu: Pies para que los quiero, si tengo alas para volar. Escultura: A Vitria de Samotrcia e O Escriba Sentado (Museu do Louvre). Piet (Vaticano), Moiss (Igreja de So Pedro Acorrentado/Roma), de Michelangelo. Antinoo (Museu do Prado). Poseidon (Museu de Atenas). Jesus Agonizando na Cruz (Igreja do Cachorro/Sevilha). Nossa Senhora da Macarena (Igreja da Macarena/Sevilha). Ramss II, gigantesca e perfeita, em alabastro (Menfis/Egito). O Auriga de Bronze (Museu de Delfos/Grcia). 9. JANE: Defeitos e qualidades. Religio. Personalidades. YARA: Cretinice. Decncia. Sou catlica apostlica romana, sem fanatismos, sem cegueira. Questiono imposies e procedimentos do Vaticano. Critico o comportamento de alguns padres - tambm de alguns pastores - e me barbarizo com a impunidade pros crimes que alguns cometem, como se bebessem gua. Justo quem por fora do ofcio est obrigado a cumprir os ditames divinos e os dos homens. Vejo como abominvel o que religiosos fizeram, permitiram que fosse feito e continuam fazendo, em nome de Deus.

70

Deus pra mim est em todas as crenas e em quem no tem crena nenhuma. Est no Universo. Se conversssemos mais com Ele e conosco mesmos, os tempos e os costumes no seriam os que foram e que so. Teramos respeito por todos os seres que vivem nas terras e nas guas deste mundo. Maria Madalena, a que foi desqualificada e esquecida pela Igreja. Hatchepsut. Leila Diniz. Dolores Ibarruri. Brbara Pereira de Alencar. Eva Peron. Golda Meir. Frida Kahlo. Simone de Beauvoir. Elisabeth I e Oprah Winfrey. Jesus, o nazareno. Nelson Mandela. Scrates. Martin Luther King. Mahatma Ghandi e Winston Churchill. 10. JANE: Poetas e peras. YARA: Helena Kolody. Lolinha Cury. Pablo Neruda. Glauco Flores de S Brito. Zeca Corra Leite. Federico Garcia Lorca. Fernando Pessoa. Turandot, Madame Butterfly, Tosca, La Bohme de Puccini. Tristo e Isolda de Wagner. Othelo, Aida, A Fora do Destino de Verdi. A opereta A Viva Alegre de Franz Lehr e a imbatvel Carmen de Bizet. 11. JANE: Cantores. Compositores. YARA: Elis Regina. Nana Caymmi. Maysa. Alcione. Clara Nunes. Dalva de Oliveira. Gal Costa. Mnica Salmaso. Sarah Vaughan. Lola Flores. Barbra Streisand. Billie Holiday. Dinah Washington. Olga Guillot. Gloria Gaynor. Susana Rinaldi. Elvira Rios. Edith Piaff. Shirley Bassey. Paloma San Basilio. Montserrat Caball. Eva Marton. Maria Callas. Renata Scotto. Mirella Freni. Jessye Norman. Renata Tebaldi. Kiri Te Kanawa. Barbara Hendricks. Ileana Cotrubas. Cauby Peixoto. Milton Nascimento. Emlio Santiago. Plcido Domingo. Luciano Pavarotti. Serguei Leiferkus. Nat King Cole. Johnny Mathis. Lucho Gatica. Charles Aznavour. Frank Sinatra. Lupicnio Rodrigues. Chico Buarque de Hollanda. Tom Jobim. Cartola. Lpis. Milton Nascimento.
71

Cole Porter. Os irmos Gershwin. Maria Grever. Discpolo e Mores. Irving Berlin. Andrew Lloyd Webber. John Lennon. Paul MaCartney. Tchaikovsky, Rachmaninoff, Beethoven, Vivaldi, Chopin, Mozart, Wagner. Manuel de Falla. 12. JANE: Paixo e Amor. YARA: A paixo, o teso inexplicvel. Incontrolvel. Fugaz. O amor mais sofisticado. Pra brotar e manter-se exige comportamentos refinados, o que nem sempre temos. 13. JANE: Bal Clssico ou Dana Contempornea. YARA: Clssico. O Grande Circo Mstico Bal Teatro Guara coreografia de Carlos Trincheiras. O Lago dos Cisnes e Esprtacus do repertrio do Bolshoi. La Bayadre do Alla Scala de Milo. 14. JANE: Homossexualismo. YARA: No opo. No orientao. Voc nasce ou no homossexual. questo de natureza. No estou falando do sexo comrcio, do sexo curiosidade, do sexo festa/baile, como diz meu amigo Christo Dikoff.

15. JANE: Voc radical? YARA: Muito pelo contrrio. Acredito que qualquer problema pode ser resolvido com dilogo civilizado. Ningum dono da verdade. Ningum tem bola de cristal ou varinha de condo, infelizmente. Costumo defender, sim, minha opinio mas respeito a opinio das pessoas. O que ocorre que odeio no estar com a razo porque isso significa que, idiotamente, avaliei mal a questo. Resumo, pisei na jaca. 16. JANE: E a classe cnica, motivo de sua militncia por 36 anos?

72

YARA: Repito que em todos os segmentos sociais h gente sria e h malandros. Minha militncia vai na direo daqueles que so ticos, que se respeitam e que respeitam seu ofcio. No dou cobertura aos espertos que sempre caem do camelo, desmoralizando os profissionais da rea, o que prejudicial pra todos. Aqueles que so profissionais responsveis abrem portas pra si mesmos e pros outros. Boa reputao tudo, na profisso e na vida. 17. JANE: Se no fosse atriz, quais funes artsticas gostaria de exercer? YARA: Adoraria ser cantora de pera soprano. Acima de tudo, de ser atriz. 18. JANE: Bailarinos. YARA: Eleonora Greca. Regina Kotaka. Christina Kammuller e La Morita. Ana Botafogo e Ceclia Kerche. Wanderley Lopes. Ricardo Garanhani. Francisco Duarte e Jair Moraes. Natalia Makarova. Margot Fontaine. Ginger Rogers. Cyd Charisse e Cristina Hoyos. Mikhail Baryshnikov. Fernando Bujones. Roberto Bolle. Fred Astaire. Gene Kelly e Antonio Gades. 19. JANE: Novelas? Seriados? YARA: Vale Tudo de Gilberto Braga, direo de Denis Carvalho. O Primo Baslio de Ea de Queirs, direo de Daniel Filho. Grande Serto Veredas, de Guimares Rosa, direo de Walter Avancini. Maysa - Quando Fala o Corao, direo de Jayme Monjardim. Produes da TV Globo. 20. JANE: Aos 69 anos teme a morte? YARA: Queiramos ou no, gostemos ou no, todos morreremos. A hora e o como Deus sbio no sabemos. No tenho medo de morrer, o que me atemoriza a dor, a dependncia. 21. JANE: O que acha do uso de drogas? Qual sua opinio sobre aborto?
73

YARA: Sou viciada numa droga assassina que o cigarro. De tana, comecei a fumar e a beber whisky aos 30 anos de idade. Antes, s sucos e coca-cola. Em So Paulo nos anos da ditadura militar, era engajamento surfar no fumo. O aroma de patchuli era delicioso mas as tragadas sempre me provocavam vmitos. Desisti da marijuana. Tambm, porque o clandestino no me canta ao corao. Nunca tive peito pra me lanar s drogas e viver no paraso. Quem tem lol, tem medo. Acho essa fuga da real uma tremenda roubada. O aborto no deve ser deciso da Igreja, dos legisladores, mas sim das mulheres. Elas que sabem se, naquele momento, podem ou querem ter filho. O melhor tomar as devidas precaues, pra evitar gravidez indesejada. Lamentavelmente, a ausncia de informao e educao adequadas, levam ao quadro com o qual nos deparamos, particularmente, na populao de baixa renda. 22. JANE: Para voc, como ser brasileira? YARA: Amo meu pas, meu estado, minhas cidades: Antonina e Curitiba. Orgulho de ser brasileira no tenho porque somos desgraadamente um povo ignorante, sem memria, sem educao, sem cultura, sem conscincia poltica. Sem respeito a si mesmo e aos outros. Felizmente, contamos com extraordinrias, honrosas, formidveis excees. Porque no raciocinamos, estamos sujeitos toda sorte de manipulaes: poltica, religiosa, afetiva, laboral... Temos o demonaco hbito de deletar os que so ticos e de louvar como heris os esgotos da sociedade. Alm de sabermos pela imprensa sobre a indiferena, a omisso, a brutalidade que tomou de modo inaceitvel a sociedade, sentimos na carne essa calamidade. Vivemos o apocalipse. Absinto j se mostra e no estamos vendo. Escrevemos e falamos sobre tudo que se refere nossa vida pra nos alertarmos e reagirmos e so poucos os que lem, os que escutam, os que se do conta. So poucos os que discutem esses assuntos. D-lhe areia pra ns, os avestruzes.

74

Somos espectadores das nossas prprias tragdias. Nem nossas dores, nossas decepes, nos mobilizam at a soluo dos fatos. Vamos at a metade do caminho. Cansamos, esquecemos os nossos dramas e somos esquecidos diante de outros maiores e mais barbarizantes. Apatia, alienao, deboche, sacanagem, violncia, medo, impunidade o nosso cotidiano. Vivemos num pas onde a justia lentssima e nada confivel. Vivemos num pas onde o som atordoante; o futebol comrcio; o carnaval esbrnia; a praia vitrine; as novelas e os programas de TV produzidos pra atontados; as piadas, geralmente de mau gosto; as transas casuais (olha a aids a, minha gente!), so a soluo pros problemas pessoais, bem como aos deste fabuloso pas, deitado - tomando sol, caipirinhas, cervejas mil, morrendo de rir achando tudo dez - em bero esplndido. Oba!!!! Viva ns!!! 23. JANE: Nunca desejou ter filhos? YARA: A maternidade uma deciso, uma postura serssima. Engravidar, parir uma coisa. Ser me outra coisa, com diversos e gigantescos compromissos com quem se est expondo luz. Nao desejei assumir essa responsabilidade. 24. JANE: Esquerda ou direita? YARA: Quem estuda Histria, quem est atento aos acontecimentos passados e recentes do mundo, sabe que essa titulao no passa de literatura, discurso. Assim que umas e outros chegam ao poder, o lado passa a ser o de cada um deles. A podrido est em todas as direes. Sou pela liberdade; justia; respeito aos direitos; cumprimento dos deveres; honestidade; dignidade; tica; alternncia do poder; cumprimento palavra dada; vergonha na cara; compostura. Utopia? , mas no precisava ser. Porque no valorizamos esse modo de vida, estamos atolados at o pescoo. Chega de esperteza, de mentiras. Chega de aceitarmos os jeitinhos que estabelecem privilgios pra umas e outros, em detrimento de pessoas que efetivamente tm merecimento.

75

Gente que trilhe o caminho da decncia de quem precisamos na poltica, na vida. Erro uma coisa, calhordice outra e condenvel. Esquerdistas ou direitistas h excees ao conquistar o poder perdem a memria. Tratam de dar o rabo pra participar da Festa do Bode. Os capos encastelam-se. Tiranizam o povo. Transformam-se em monstros sugadores de sangue, do dinheiro pblico, da dignidade dos governados. Donos do mundo, cheios de gs, exilam, encarceram, torturam, assassinam adversrios. Os lambedores de cu - mais calhordas ainda - aplaudem os criminosos, uns em nome dos excludos, outros, em favor dos incluidssimos. Rastejam, pra no perder a teta. Muitos, cegos, surdos ou ordinrios, defendem os safados, os tiranos. Louvam suas mentiras, suas encenaes, suas canalhices, de longe. A maioria no quer vivenciar in loco a opresso, a represso, a violncia, a misria sofridas pelo povo dos pases vtimas do engodo. O deslumbramento pelo poder com suas muitas e diversas mordomias, a loucura que se instalam, levam ao desejo de ficar na cadeira at a morte. Levam ditadura. Essa, de esquerda ou de direita foda com espinhos, sempre. 25. JANE: Vivendo na faixa dos sessenta anos o amor ainda importante? YARA: Com o passar dos anos e das relaes vividas, me dei conta que amava mesmo era o jogo da seduo. Das emoes dessa estimulante, insana e deliciosa ciranda. Conquistado o objeto do desejo, o mesmo deixava de ter encantos. Ningum tem culpa pela minha insegurana, pelas minhas neuras. Assim, diante desse panorama passei a ter cuidados. Sempre resulta doloroso ferir as pessoas. Hoje, mais que sempre, valorizo a amizade: o amor sem teso, sem a corroso do cime, sem a pretenso da posse, sem teatralidades, sem cobranas. Na verdade, nunca tive teso universal. 26. JANE: Aos amigos tudo e aos inimigos os rigores da lei? YARA: Meus amigos e parentes tm defeitos, como eu. Meus inimigos e parentes tm qualidades, como eu. Procuro no misturar alho com avio.
76

A vida me ensinou a no chancelar malandragens, seja de quem for. 27. JANE: Como v a arte contempornea? YARA: As inovaes, os avanos, o novo, so essenciais ao desenvolvimento pessoal e da sociedade. O frescor dos novos ventos, nos abre o apetite pra criar, fruir, viver. Muitos talentos despontam nestes novos tempos com criaes nas vrias reas de primeira qualidade que contemplam tambm contedo e entendimento ao pblico. O que no se pode misturar A com Z. Ouvir o galo cantar e no saber onde est o puleiro. Nas artes como em tudo o experimento traz conhecimento, crescimento, aprimoramento, estmulo, encantamentos. Seguir as modas to somente pra acompanhar a manada, sem ter embasamento pra essa caminhada, resulta em desapontamentos que nenhum. Pra tentar o novo preciso estudar e conhecer o que existia antes. Respeitar as obras do passado. Muitas delas, magnficas. necessrio aprender com elas, no desprez-las. Alguns tm conscincia disso. Outros fazedores de arte contempornea diminuem as criaes feitas no passado. Exemplo: o teatro feito com coerncia; com comeo, meio e fim; com enredo entendvel e com contedo; com texto porrudo; com direo segura e competente; com belas criaes que correspondem ideia do autor e do diretor; com personagens instigantes que exigem investigao, experincia de vida, assimilao pra poder interpret-los chamado pejorativamente de teatro. Tudo pode ser arte no embalo da contemporaneidade. O recm-nascido acha-se diretor de espetculo, diretor de cinema. O borro, a massa disforme, sem impacto, sem graa, sem apelo ao intelecto, s emoes, pintura, escultura. Algumas das instalaes ferem a sensibilidade, a inteligncia de muitos. O que no tem voz nem afinao, cantor. Porque so bonitinhos e modernosos, a moa, o rapaz, so atores. O som ensurdecedor com letras indescritveis, msica.
77

no levam a lugar

Na rea da dana, alguns coregrafos levam bailarinos a varrer o cho, a esfregaes uns nos outros ou no que seja. Movimentos que se repetem ao infinito. Uma chatice. O ator, o bailarino pelados em cena, um sem dizer palavra por interminveis minutos, o outro rolando sobre coisas impensveis, resultam de criaes geniais. Alguns escritores, poetas, crticos de arte, cineastas, autores teatrais etc., usam linguagem da Constelao do Cisne que a maioria dos terrqueos no entende. Pra alguns, esse nada traduo das novas tcnicas, das novas linguagens. Alguns esto experimentando tanto, desconstruindo tanto, avanando tanto, inovando tanto que nem os aficionados aguentam. No se sabe o que pensar: falta de aprendizado? De bagagem artstica, cultural? De talento? Tudo no passa de simples brincadeira? Alguns, oportunistas, aproveitam o vazio destes tempos, pra pretender que esto fazendo ARTE. Pra no serem julgados pr-jurssicos, alguns jogam-se no cho louvando o artista e sua obra. Aproveitando a oportunidade, quero dizer que arte popular no sinnimo de coisa reba, sem qualidade, sem contedo. Muito pelo contrrio. Expressando nossos usos, costumes, tradies, deve ser estimulada e difundida. As manifestaes populares so essenciais por mostrar o que temos de criativo, de rico, de belo, de viso da vida. O que no se pode alijar por elitista a arte/cultura fruto de estudo, de elaborao, de trabalho, de talento, realizada por profissionais que atuam nessa rea. Infelizmente parece vivemos tempos nos quais o erudito, o acadmico, o clssico, o refinado, so uma afronta ao povo. Esse entendimento pode-se concluir parte de pessoas ignorantes ou com propsitos outros que no tm nada a ver com o artstico-cultural. Se o grande pblico continuar a no ter acesso a essa arte / cultura, permanecer na indigncia intelectual. Ser que exatamente isso o pretendido pelos Tonantes? 28. JANE: Sendo servidora pblica estadual e ao mesmo tempo militante cultural, atravs do SATED/PR e do Frum das Entidades Culturais Curitiba/Paran, viveu problema funcional ou de outra natureza?
78

YARA: Sim. Como graas a Deus no tive e no tenho rabo preso com ningum, apesar de ter passado por momentos infernais no Teatro Guara, pude me defender das arbitrariedades. Na gesto Fernando Ghignone, como secretrio de Estado da Cultura e do Esporte, governo Jos Richa, fui demitida do cargo de diretora de artes e programao do Teatro (gesto Oraci Gemba) porque nunca deixei de argumentar, questionar, alertar, aberta e frontalmente aes propostas ou postas em prtica. O grupo que rodeava o secretrio, aproveitando sua imaturidade, tentou demitirme tambm do quadro funcional do Estado. No pde. Cavaram, cavaram, mas no encontraram nada que justificasse a pretenso. Umas e outros desejavam, com sofreguido, os cargos de direo do Teatro como se os cargos por si s transformassem abbora em carruagem. poca, articularam toda sorte de nojeiras e puxaram nosso tapete. Sentaram nas cadeiras felizes da vida. Passados alguns meses deu-se o pega pra cap. Logo logo comearam as pisadas na jaca e os mergulhos no pote. Descobertas as umbigadas, a incompetncia, as falcatruas, deu-se um tonitruante escndalo com cobertura da mdia, prises e demisses. A justia divina tarda mas no falha. Acredito que aquele deprimente panorama tenha mostrado, poca, ao secretrio e tambm ao governador Richa, quem era quem no pedao. Naquela fase horrvel quando no tinha sala definida e no me eram dadas tarefas, Christo Dikoff, corajosamente, me convidou pra trabalhar no departamento que coordenava. Captulo 02: Gesto Oswaldo Loureiro, 1 governo Requio. A classe artstica manifestou-se contra a nomeao do ator carioca pra superintendncia do Teatro. Como sindicalista fui uma das lderes do referido movimento, em razo de acreditarmos que no Paran tnhamos pessoas com plenas condies pra ocupar o cargo. Um dos manifestos foi o Abrao no Teatro Guara. Pessoas da classe e da populao, com as mos dadas, envolveram o edifcio. Houve cobertura da imprensa escrita, falada e televisada.

79

A administrao Loureiro - como todas - teve boas aes e outras negativas. Neste relato refiro-me particularmente ao carter da pessoa. O governador Roberto Requio no seu costumeiro cavalheirismo, declarou imprensa que nossa atitude era imbecilidade explcita. Eu respondi, tambm, publicamente: sua excelncia est coberto de razo. Somos, mesmo, imbecis explcitos uma vez que acreditamos no seu discurso de campanha ao Palcio Iguau. D-lhe imbecilidade. Indicado pelo irmo Eduardo, o governador nomeou o ator carioca. Sentado no trono da superintendncia, o Tonante promoveu contra mim arquitetada vingana. Armou situao que me levou a processo administrativo POR RACISMO. Inventou esse absurdo, usando um servidor do Teatro que ambicionava ascender funcionalmente. Minha asquerosa postura RACISTA disse o citado servidor, nosso colega foi exposta, na odiosa frase que eu teria pronunciado numa reunio da Associao dos Funcionrios: Fico estarrecida, caio preta e dura com o descaso da diretoria com o Pessoal desta Casa (esta expresso, se no me equivoco, super antiga, sempre foi caio dura e preta, no sentido de caio fulminada). Essa foi a manifestao RACISTA. A ideia de Loureiro, tambm, era me demitir do quadro funcional do Estado, alm das penas legais cabveis ao hediondo crime. Neste caso, igualmente, cavaram, cavaram, mas no acharam nada que desse razo ao que planejaram. Ronald Catarino, ento presidente da Associao dos Funcionrios, corajosamente, esclareceu ao superintendente que naquela reunio no houve nenhuma meno a racismo. Ronald falou e escreveu pras paredes. O servidor denunciante, nosso colega, meses depois, infelizmente, ascendeu aos cus por fora de um infarto fulminante. Sofri durante meses disposio da secretaria de Estado da Administrao. No tendo culpa, pude responder com firmeza s acusaes, inclusive, junto a Procuradoria Geral do Estado. Resumo, Loureiro puto da cara - teve que me receber de volta no Teatro. No primeiro momento fui colocada embaixo de uma escada, numa sala gelada, sem ventilao nem luz direta, mais uma vez sem ter o que fazer. Rancoroso, Loureiro retaliou duramente. Naquela ocasio Cloris Ferreira, corajosamente, me deu apoio. Fui prestar servios no Departamento de
80

Msica e Projetos Especiais, o qual estava sob sua responsabilidade. Luciana e Aluzio Cherobim acompanhando o terrorismo, propuseram ao Tonante que eu assumisse a secretaria executiva do Trofu Gralha Azul, j que tinha sido uma de seus criadores. O prestgio e a generosidade do casal foram decisivos naquele momento. O superintendente, atendendo-os, deu-me a incumbncia. Com a descompatibilizao do governador Requio sua candidatura ao Senado, assumiu o vice Mario Pereira. Ouvindo a secretria de Estado da Cultura, professora Gilda Poli e ainda os msicos da Orquestra Sinfnica do Paran, convidou Loureiro a retirar-se do cargo. A justia divina tardou mas no falhou. Por sua arrogncia, seu total despreparo pro servio pblico, deslumbrado pelo poder (afinal, que poder?) e pelas mordomias que lhe foram permitidas, a mquina de ideias como o chamava o governador Requio, Loureiro levou pra ocupar a diretoria artstica, um argentino bruto e descompensado que mais parecia guarda-costas de gangster. Tal figura, tambm evaporou do recinto. Captulo 03: Gesto Nitis Jacon, 2 governo Requio. A propsito do respeito e da admirao que sempre tive pela Nitis, fiz campanha quando da sua candidatura ao Senado. Sua nomeao presidncia do Teatro foi recebida com grande alegria por mim e pela maioria dos integrantes da classe artstica. Ao tomar posse, Nitis transformou-se. No seu discurso inicial, desqualificou integrantes da classe teatral a propsito da, poca, Comisso Estadual de Artes Cnicas CEAC. Ficamos pasmos. No cargo, acabou por no deixar boas marcas na Casa e na classe. Os embates entre ns duas foram pesados. Na funo de assessora da direo artstica, no podia deixar de dizer, tambm, presidente o que me pareceu procedente e oportuno. Por fora do ofcio, fiz muitos questionamentos que no a agradaram. Nitis saiu do Teatro pra candidatar-se Cmara Federal, no sendo eleita. A secretria de Estado da Cultura, professora Vera Maria Haj Mussi Augusto, acumulou o cargo. De imediato, estancou os projetos: Paranizao e MERCOSUL, os quais Nitis realizou com a chancela do governador. Sem continuidade, o dinheiro pblico foi jogado pela janela. Fogueira de vaidades. A Secretria com seus compromissos junto a Pasta, pouco tempo teve pra dedicar-se ao Teatro.
81

A Casa, os produtores independentes de artes cnicas e de msica - reas afetas ao Centro Cultural Teatro Guara na gesto Nitis, ficaram em ltimo plano. Por sua capacidade, sua histria, suas importantes realizaes, sua personalidade, seu conhecimento da rea, Nitis poderia ter feito um brilhante trabalho, alis, como acreditamos que iria acontecer. Uma lstima. O que salvou o Teatro poca, foi a atuao firme e competente da produtora e atriz Nena Inoue como diretora artstica. Lembrando: na gesto Nitis, em poucos meses, houve meterica alternncia no citado cargo. Ocuparam a cadeira trs (03) pessoas. difcil suportar prepotncia! Um fato importante a registrar foi o interesse, a dedicao, a postura tica e o discernimento de Vitria Arabela Saho, ento chefe de gabinete da presidente. Vitria respeitou as finalidades da instituio, os servidores, a classe artstica. Muitos recorriam a ela no propsito do necessrio dilogo, o qual pudesse modificar as bases da gesto. Infelizmente, o esforo foi intil na maioria das vezes. No episdio Ghignone, recebi integral apoio de: Algaci Tulio, Angelo Vanhoni, Aroldo Mur, Beatriz Gessner, Carla Reinecke, Carlos e Isabel Trincheiras, Christo Dikoff, Claudio Manoel da Costa, Constantino Viaro, Delcy e Edson DAvila, Elisa Gonalves Martins, Fernando Bonin, Francisco Camargo, Giovani Cesconetto, Glauco Souza Lobo, Gracinha Kindermann, Ivete Cardoso de Almeida, Jaime Lerner, Jaira Perin, Laerte Ortega, Lilian Fleury, Lvia Coelho, Luciana e Aluzio Cherubim, Lula Darcanchy, Malu Aguiar, Malu M. Faria, Malu Willunsen, Margareth Pinto, Maria Alice Moreira, Marlia Pra, Marisa Seara, Marlene Zanin, Marly Garcia Correia, Nelson Faria de Barros, Nestor Montemar, Paulo Motta, Regina Brasil, Renato Andrade, Ren Ariel Dotti, Rosa Chiamulera, Rose Rogoski, Rosirene Gemael, Salete Cercal, Thais Lima, Valderez Pacheco e Verinha Walflor de Mattos Souza, entre outros. Na crise Loureiro: de Angelo Vanhoni, Christo Dikoff, Cloris Ferreira, Constantino Viaro, Danilo Avelleda, Delcy e Edson DAvila, Dinah Ribas Pinheiro, Elisa Gonalves Martins, Francisco Camargo, Glauco Souza Lobo, Grazianni Branco da Costa, Ivanise Garcia, Letcia Cherobim, Luciana e Aluzio Cherobim, Luis Geraldo Mazza, Marilu Silveira, Nelson Faria de Barros, Ronald

82

Catarino, Rosirene Gemael, Thais Lima e Vera Maria Haj Mussi Augusto, na ocasio diretora geral da secretaria de Estado da Cultura, entre outros. Na gesto Nitis: no houve retaliao declarada minha pessoa pelas manifestaes que fiz. Essas, sempre frontais, verbais ou por escrito e assinadas. OUTRO EPISDIO DE PUXAO DE TAPETE foi por conta dos publicamente chamados trombadinhas. Fui reeleita pela classe teatral em assemblia geral do Frum das Entidades Culturais - Curitiba/Paran, pra representar as artes cnicas no colegiado selecionador dos projetos inscritos ao Mecenato, mecanismo de apoio s reas artstico-culturais da Lei Municipal de Incentivo Cultura. Esse procedimento eleitoral legtimo, normativo. Mesmo assim, meu nome foi vetado. Existem pessoas que no admitem contestaes, questionamentos, propostas que contrariem seus interesses de umbigo, esses, nem sempre respeitveis. Como estou na militncia cultural devo proceder dessa maneira, se no for assim devo abandonar o barco. Papel decorativo no do meu temperamento. Muito menos, bajulao. Sempre mostro a cara, s vezes, apanho. So ossos do ofcio. O MOMENTO MAIS IMPACTANTE DA MINHA MILITNCIA SINDICAL foi a pretendida greve dos tcnicos do Teatro Guara por melhores salrios governo lvaro Dias. Como apresentava-se no Auditrio Bento Munhoz da Rocha Netto se no me equivoco a Orquestra de Cmara de Moscou, em respeito ao pblico e aos msicos decidiu-se em assemblia geral do SATED/PR que os tcnicos trabalhariam normalmente, mas que a presidente no caso eu faria um pronunciamento antes do incio do concerto, o que ficou acordado com o superintendente Constantino Viaro, com o secretrio da Cultura doutor Ren Ariel Dotti e com o produtor da turn. Quando comecei a leitura do documento, no palco, fui tonitruantemente vaiada. A sensao foi de uma granada na testa. Minhas pernas bambearam. O primeiro impulso foi sair correndo. Pensei: estou aqui pra apresentar um manifesto pelos tcnicos da Casa. Vou faz-lo, calmamente, at o final. De repente comecei a ouvir aplausos. O auditrio lotado mais de duas mil pessoas e aquele
83

tumulto. Concluda a leitura, agradeci as vaias e os aplausos. Lamentvel a insensibilidade daquele pblico com os problemas dos tcnicos. Ignorantes. Sem o trabalho desses profissionais no h espetculo. Christo Dikoff, secretrio da entidade de classe, ficou no palco pra apoiar-me. Os msicos russos que sabiam do manifesto tambm aplaudiram. Os tcnicos escalados foram ao palco pra aplaudir e reforar o manifesto. Mais uma vez, ossos do ofcio. A exposio valeu a pena. Os tcnicos conseguiram o que reivindicavam. 29. JANE: Qual sua opinio sobre o Plano Nacional de Cultura? YARA: Como o Plano inclue propostas encaminhadas pela classe artstico-cultural h anos, aos rgos pblicos, espero que desta vez o ministro cumpra o prometido e agilize o moroso trmite de anteprojeto de lei no Congresso Nacional, de modo que a PEC 150 seja aprovada pra que o mesmo possa entrar em vigor em 2010. Enquanto o Plano no se materializa, o que far efetivamente o minitrio da Cultura pra atender, agora, aqueles que atuam na rea em questo, os quais esto vivendo grandes dificuldades? 30. JANE: A Fundao Cultural de Curitiba FCC contribui, efetivamente, para o movimento artstico-cultural da cidade? YARA: Sem qualquer dvida. De uns anos pra c s a Prefeitura Municipal, atravs da Fundao, rgo que coordena os benefcios garantidos pela Lei Municipal de Incentivo Cultura: Mecenato e Fundo Municipal, tem viabilizado a criao e a produo artsticocultural independentes, da Capital. Os militantes da Cultura desde que a FCC foi criada tm tido embates com alguns diretores, com alguns servidores. Tempos de amor e dio. Tempos de respeito mtuo e de crticas virulentas em mo dupla. Nesta gesto, com Marcelo Cattani, vivenciamos um perodo de dilogo aberto. Aconteceram aes positivas que beneficiaram a todos. Hoje, os procedimentos

84

so outros e, no mnimo, equivocados. Ser muito bom se no tivermos que perder a confiana inicial depositada na administrao Beto Richa. Fazendo referncia ao senhor prefeito, oportuno lembr-lo que na campanha eleitoral acusado de que final. Ser que at tu Beto, vais desrespeitar teu compromisso? Tomara que assim no seja, caso contrrio, teus eleitores pensantes sentir-se-o flechados como So Sebastio. abandonaria a prefeitura pra candidatar-se ao governo estadual prometeu muitas vezes que cumpriria seu mandato at o

85

A SENHORA NO ANDOR s minhas avs Alice Gomes Moreira e Hilda Sanita Miranda de Moraes Sarmento. Nerea. s minhas tias Ana Julieta Nh Anica Gomes Bastos, Maria da Luz Luizinha Moreira Picano, Yone Moreira Withers, Conceio Nhanh Moreira, Laura Lola Moreira Picano, Laumar Trglia Moreira, Onorinda Moreira. Maria da Luz Mar de Moraes Sarmento Oubia, Jacy, Aurora e Senhorinha Laura Lolinha de Moraes Sarmento. Anglica Miranda de Brito, Raquel Miranda. s minhas tias do corao, a irm de Nerea, Paula Pedroso do Amaral e Diona Trglia. s minhas primas: Moreira: Maria Alice, Elisa Ins, Fabola, Laura e Leopoldina. Moreira Withers: Dula, Lilian, Ana Maria e Ana Carolina. Moreira Picano Carraro: Laura (Laurita), Beth, Letcia, Maria Laura e Ana Laura Ferreira. Souza: Diva e Arailde Galvao. Fressato: Abigail (Bega), Carolina e Mariana. Dirlaine, Datiline. Trglia: Silvia e Fernanda. Miranda: Glacy de Britto Abage. De Moraes Sarmento: Idlia, Ndia, Ktia. Oralice. Maria de Lourdes (tia U), Marlene e Fernanda Laynef. Circe e Clia. Valderez e Cynthia. Gisele e Julia. Agosto o ms da padroeira de Antonina, Nossa Senhora do Pilar. Quinze o seu dia. A moa lembra como a cidade se empenhava pra que os festejos fossem altura da devoo que os capelistas dedicavam - e dedicam sua santa. As novenas preparatrias eram concorridssimas, tambm, pra ouvir o Coro e os instrumentistas - fantsticos - sob a regncia da professora de msica Nh Anica (compositora, executante de vrios instrumentos), tia av da moa. O ponto alto era a jaculatria: Virgem Santa do Pilar, nossa me, nosso futuro. Sois a Estrela Polar, brilhando no cu escuro.... A melodia, de extrema doura - valorizando o belo poema de Thiago Peixoto - fazia a emoo explodir. Muitos, sem qualquer constrangimento, deixavam verter cataratas de lgrimas.
86

No altar, sobre o pedestal de mrmore, pequenina, com o menino nos braos, rodeada de flores, velas e anjos - os vivos e os de gesso - a padroeira parecia receber as homenagens com enorme carinho pelo seu povo. O brao estendido como nos chamando ao seu regao. Depois das oraes, a queima de fogos de artifcio. As pessoas reunidas na praa sentiam a cidade estremecer com o estrondo dos foguetes e se encantavam com a chuva de cores. As lgrimas de prata eram as protagonistas do show. Na semana do grande dia os clubes promoviam bailes de arromba, com importantes orquestras. Na praa, j estavam instaladas barraquinhas de jogos, comes, bebes e tudo o que o comrcio pudesse vender. Animadssima noite, a praa era o ponto de encontro das famlias capelistas e dos inmeros visitantes. Naqueles dias, os antoninenses residentes em outros municpios costumavam voltar cidade. Um deles que nunca perdeu a Festa foi Pio Taborda Veiga e sua mulher Maria Verena. O dia 15 comeava com a alvorada festiva, s seis horas da manh. Os sinos das igrejas preenchiam o ar. A banda desfilava nas ruas num empolgamento contagiante. Mesmo sendo bem cedo, muita gente ia v-la passar. s 11 horas a missa solene. Imperdvel. Todos vestiam roupas novas mandadas fazer, especialmente, pra ocasio. As mulheres luziam-se em seus trajes e com seus penteados preparados com papelotes. Entre outras muitas minha professora querida, Dorothy Pinheiro Lima - linda como uma estrela de cinema provocava admirao geral. Elegantssimas, as irms Feres: Juni, Gene e Jane. Tambm, Olguinha e Therezinha Mussi e Lucinha Corra. As mulheres Azim, as Nascimento Pinto, abafavam. Diva e Arailde nos trinques, sempre. Eta tempo bom! Que saudades! O padre paramentado em gala, envolto por nuvens de incenso rezava em latim. O Coro superava-se na beleza da Missa de Galotti. A consagrao da hstia e do vinho acompanhada com o badalar das campainhas prostrava os fiis em enlevo e recolhimento. Naquele momento, o filho de Maria presente na nave tambm reverenciava sua me. Terminada a cerimnia, no outeiro com aquela esplndida vista pro mar - as pessoas conversavam animadamente, trocando abraos. A hora do grande almoo. Serviam-se banquetes dignos dos imperadores chineses. As cozinhas das casas movimentavam-se durante toda a semana. Eram muitos os convidados e na mesa o melhor: linho bordado, porcelana, prata e cristal.
87

Na casa da moa, depois do variadssimo cardpio, a sobremesa principal era ambrosia - com a receita secreta de Nh Anica - sem dvida o manjar dos deuses olmpicos. A procisso saa s 17 horas. A cidade inteira estava presente. A banda recebia a Senhora no final da escadaria. A vista da imagem fazia o corao acelerar. O fervor das preces, dos cnticos e os contritos pagadores de promessa, testemunhavam o valor da santa. No trajeto, com sua coroa de ouro, seu manto azul, Jesus no colo, parecia flutuar no andor coberto de flores. As mulheres faziam a ornamentao e o manto pro dia. Os homens disputavam a honra de conduzi-la. Nerea, minha me, que no abria mo de levar o andor, tinha lugar cativo no trecho Igreja/rua Ermelino de Leo. A Senhora percorria as ruas - ns sentamos - sorrindo docemente. Percebia-se nas pessoas a certeza da beno poderosa. A moa lembra que quando menina corria frente do cortejo, emocionada, sem cansar de v-la passar majestosa. De volta Igreja, a novena de encerramento. Apotetica. Depois, o derradeiro espetculo pirotcnico. O gran finale era a Matriz reverberando em luzes prateadas. Neste mundo que se torna - pobres de ns - cada vez mais perverso e insano, um osis ainda cultivar a f na Senhora do Pilar.

88

VIA CRUCIS Ail Machado, Alceni Srio, Antonio Alves de Oliveira Neto, Antonio Marcos dos Santos, Beatriz Gessner, Carmen Hoffmann, Eduardo Nascimento, Eros Merlin Trevisan, Inah, Hugo Vidal e famlia, Juni, Gene e Jane Feres, Mousinho/Staniscia/Rocha. Lucinha Corra, Lucio Gabiroba Togo Mange, dona Maricota, Irene, Giro, Marisa, Marly e famlia, Marigel Machado, Marly Garcia Correia, Neivo Beraldin, Olguinha Mussi, Terezinha Mussi de Oliveira, Rafael Camargo, Regina e Nelson Kaluff e Warly Martins Ribeiro. Pscoa, tempo de reflexo sobre os ensinamentos de Jesus. Lamentavelmente, antes, durante e depois do Nazareno, o ser humano foi e capaz de tudo para alcanar o que ambiciona. claro que existiu e existe gente boa. Deus nos acuda e nos aproxime dos que so do bem! As filosofias contriburam e contribuem pra que seres pensantes vivessem e vivam com decncia. As mensagens de Jesus, nos trs anos que falou ao seu povo e depois registradas nos Evangelhos pra todas as gentes, muitas vezes so temas de inflamados discursos no levados ao. Pra alguns, a pregao teatral e catrtica rende montanhas de dinheiro. Quanto mais ignorante for o povo, melhor. So maiores as condies pra manipul-lo, mant-lo em constante pnico com a possibilidade do inferno. D-lhe explorao. O medo mais que a f embota o raciocnio, a capacidade de discernimento. Pelos que seguem, de verdade, as palavras de Jesus dir o Mestre em sua misericrdia valeram a pena as falaes e os suplcios da Paixo. Os cristos celebram na Semana Santa os ltimos dias de Cristo em Jerusalm. O fechar das cortinas de sua misso entre os mortais. A moa lembra que em Antonina a famlia participava das cerimnias. A procisso da Sexta-feira Maior era o mximo. Multides acompanhavam o fretro, vestidos adequadamente pra ocasio solene. A imagem do Senhor em tamanho natural a escultura, com cabelos verdadeiros, to perfeita que inspirava medo pelas marcas do flagelo e a expresso do sofrimento - era conduzida num esquife roxo. Rezas e cantos fnebres acompanhavam o percurso. As matracas eram batidas de tal forma que arrepiavam geral.

89

Dona Sandra Mussi toda de preto fazia Vernica. Em lugares estratgicos cantava e desvendava, aos poucos, o pano com o qual a piedosa mulher enxugou o sangue e o suor do rosto do condenado, pano onde ficou fixado o rosto daquele que se dirigia ao Glgota. Que cena formidvel! No templo do deus Quatzalcoatl Borboleta a serpente emplumada em Teotihuacan/Mxico, est escrito O Tempo Passa Inexoravelmente Ponto. Muito bem! Com o passar do tempo, so inexorveis as mudanas. Boas ou ms. Hoje, a celebrao transformou-se em espetculo. Os atores ao vivo e em cores mostram as Estaes, em especial, nos pontos tursticos da cidade. bonito e emocionante, sem dvida. Pena que algumas pessoas acompanham a trajetria como se estivessem na farra. Conversando, fazendo piadas, rindo, gritando, tomando cerveja, comendo, berrando palavres na disputa por melhores lugares pra apreciar a encenao. Os passos derradeiros: a Santa Ceia com os apstolos (Maria Madalena estava presente?). No Monte das Oliveiras, a splica: Pai, afasta de mim este clice. Jesus sua sangue. Os apstolos dormem. Com a chegada dos soldados, Pedro tomando a espada de um deles decepa-lhe a orelha. O Messias reprova a violncia. O beijo de Judas. A priso. O julgamento de Caifs. A negao de Pedro. Iscariotes recebe as prometidas 30 moedas. Arrependido, as joga fora. Enforca-se. (Judas, nasceu pro papel. Se no fosse desse modo a profecia no se teria cumprido. Sua alma, com certeza, no arde no fogo do inferno.) A ordem de Pilatos: flagelao. Os aoites. A coroa de espinhos. A humilhao do manto rubro e do cetro de bambu. O pronunciamento do governador romano: Ecce Homo! Ele ou Barrabs?. Grita o povo: Barrabs!!! Barrabs!!!. Pncio lava as mos. Jesus condenado cruz. A caminhada sob insultos. As quedas. Simo de Cirene leva o pesado lenho. Vernica. Com os dois ladres no Glgota. A crucificao. Ao bom ladro Jesus prometeu: Ainda hoje estars comigo no Paraso. Maria, Madalena, Salom e Joo aos ps do moribundo, em desespero. Os outros apstolos, cheios de medo, esto escondidos. A esponja com vinagre. A morte: Eli, Eli, lamm sabactni. Est tudo consumado. Pai, em tuas mos entrego meu esprito. Com lugar cativo na Santssima Trindade, o Salvador intercede: "Pai, perdoa-os porque no sabem o que fazem". O triste nesse titnico martrio que ns continuamos no sabendo. A misso redentora est cumprida. Trevas. Raios. Troves. Rasga-se o vu do templo. A terra treme. A

90

lana de Longino perfura o peito de Jesus de Nazar, Rei dos Judeus- INRI, como Pilatos mandou escrever na placa fixada madeira. A descida para os braos da me. Michelangelo, em sua magnfica Piet, registrou pra todo o sempre esse momento de profunda dor. A preparao do corpo. O enterro no tmulo de Jos de Arimatia. A ressurreio. Maria Madalena fala com Jesus. Informa aos apstolos que o Mestre est vivo. Alguns no acreditam. A ascenso aos cus, na encenao, feita em moderna tecnologia, com muito gelo seco. Fim do show. Sem contrio, sem emoo, sem pensar sobre o que se est rememorando muitos aplaudem aos gritos e assovios e vo saindo apressados, empurrando os outros grosseiramente. O pblico tem mais o que fazer naquele feriado como outro qualquer. Passar a Semana Santa em Antonina, apesar do que observo, sempre chocolate com recheio de marzip.

91

POR QU? s que vivem sob o luar de Mitilene. Aos que so arrebatados pra alm das estrelas, como Ganimedes. quelas acolhidas por Hthor. queles que caminham ao lado de Jnum. Algum em s conscincia pe a bunda em formigueiro? As bolas na guilhotina? Algum em s conscincia se entrega ao apedrejamento pblico? Algum em s conscincia expe sua vida, sabendo que muitos vivem nos mais custicos preconceitos? Algum em s conscincia deixa passar batida a vergonha da famlia? O repdio daqueles que ama? Algum em s conscincia sente-se confortvel sendo chamado de bichona, viado escroto? De fanchona, sapato, machorra? Ningum, gozando de lucidez, atira-se s feras ensandecidas que passam o tempo neste planeta, s pra escandalizar a burguesia. Esse priplo perverso que, lamentavelmente, ainda acontece, vem da afirmao: sou homossexual. Sou lsbica. Sou gay. Que grande catstrofe pras pessoas, pro mundo, h neste fato? O que deve valer o carter das pessoas. Esfolo morte minha alma, mas quero defender minha natureza. Bobagem dizer que se escolhe, que se d preferncia - no amor e no sexo pessoa do mesmo gnero. Reitero, questo de natureza. A coragem pra sair do armrio e enfrentar a ignorncia e a crueldade de muitos, vem de se assumir, de saber que impossvel fugir de si mesmo, do que se . Os que tentam camuflar, esconder seu eu, descem as rampas do inferno que Virglio mostrou a Dante. A revelao sobre o que somos quase sempre provoca o medo de chocar familiares; de perder amigos; do afastamento de pessoas queridas que no querem ser vistas como caranguejo do mesmo saco. Mais assustador ainda que pensem ser nosso carinho, nossa amizade, jogo de seduo.

92

Muitos tm medo das consequncias de assumir-se e pra ter medo mesmo. Muitas pessoas, no particular, forjam pra ns simpatia. Em pblico, desempenham corts ou grosseiro distanciamento. Por isso, custa-nos muito desvendar a alma... Por qu? Ningum responder, com absoluta certeza, porque essa ou aquela pessoa homossexual. Ser ou no ser... Eis a questo! Atravs das falas de Hamlet, h sculos, Shakespeare props esta reflexo. Aceitar-se no que no pode ser mudado - e que no provoca danos a ningum poder viver sem mentiras, simulaes, dissimulaes. Sem ter que se refugiar em esconderijos, sem medos, sem vergonha da sua realidade, uma beno. Temos direito ela. Um nmero incontvel de mulheres e homens, do mundo inteiro, esto na mesma estrada. Barreiras todos encontram. Pra ns so mais altas e mais largas. No universo homossexual, a mulher condenada quatro vezes. Nasceu fmea, homo, no serve ao macho, no reproduz a espcie. A recompensa que pra mulher homossexual, a relao amorosa, quase sempre, faz aflorar sentimentos mais profundos, mais duradouros. Quase sempre temos o mesmo entendimento das coisas, as mesmas experincias, a mesma sensibilidade, os mesmos chiliques. Como sabemos as solues pros pitis- querendo podemos transformar pntano em mar de rosas. Nessas guas, a amada o paraso. A voz, violinos ao entardecer no vero. A pele, puro terciopelo. O sorriso desponta real, contaminante, branco e lindo como a espuma das ondas. O toque, de serafins e demnios, na medida certa, do jeito certo, na hora certa, nos lugares certos. Por qu no podemos amar, ser felizes, sem passarmos por discriminaes, desqualificaes, grosserias? Sem termos a vida em risco? Sem sermos vistos generalizadamente como doentes, tarados? Sem senso de oportunidade? Sem limites? Sem respeito por si mesmo e pelos outros? Por qu alguns normais nos olham com desprezo, ironia? salutar lembrar, senhoras e senhores, que em suas famlias tambm existe gente com variadas naturezas e comportamentos. Muitos no s trancam-se no armrio mas em cofres inviolveis de onde no querem sair nem bala. Fazem o que querem fazer, escondidos. Solteiros ou casados, de dia ou noite fogem, pra encontrar-se.
93

Tapar o sol com peneira e s ver, criticamente, o que acontece na vida dos outros, alm de cretinice prova de gritante ignorncia. Eu sei e sei que voc sabe que eu sei. Eu sei que voc sabe e faz de conta que no sabe. Esse o jeito de muitas pessoas tratarem desse e de outros assuntos. Essas, cegas e surdas sofrem e nos fazem sofrer a dor dos sufocados. Idiotas somos ns quando pensamos que os outros so idiotas. Alguns homossexuais podem ser repugnantes. Alguns heterossexuais podem ser de distinguida qualidade. E vice-versa. Assim sendo, basta de hipocrisia. Basta de crueldade. O preconceito e a ignorncia de muitos no nos mantero pra sempre, nas coxias da vida. Queremos e estaremos em cena, com a cortina aberta, afirmando nossa existncia. Pelo que tudo indica estamos nos finalmentes deste planeta. 2012 no tardar a chegar. As profecias apontam inominveis catstrofes (muitas delas, provocadas por ns mesmos). hora de aterrizar na real. De desvencilhar-se da burca que dificulta a viso. De viver com a cabea e o esprito abertos. hora de deixar as pessoas adultas amarem a quem quiserem amar. Todos ns integramos o elenco humano. Talentosos ou canastres. Sejamos homossexuais, bissexuais, heterossexuais. Mulheres, homens. Crianas, adolescentes, adultos, velhos. Sejamos negros, brancos, orientais, mestios, naturais da terra. Ciganos ou gadjos. Sejamos judeus, cristos, ateus, muulmanos, umbandistas, budistas e etc. Sejamos polacos, japoneses, rabes, nordestinos. Pobres ou ricos. Republicanos ou monarquistas. Magros ou gordos. Comunistas ou capitalistas. Sejamos bonitos ou feios. Morenos, louros, ruivos, castanhos, carecas. Tenhamos olhos azuis, castanhos, negros ou verdes. Sejamos saudveis ou enfermos. Sejamos arquelogos, diaristas, advogados, coletores de lixo, artistas ou sem profisso definida. Altos ou baixos. Inteligentes ou destitudos, estamos todos na mesma pea. O espetculo sempre um trabalho de equipe - tem que valer o esforo homrico, o qual obrigamo-nos a fazer pra lev-lo ao palco, com dignidade. Com decncia.

94

HORROROSO Dorothy, Maninho, Margareth e Marjorie Nascimento Pinto/Fonseca. Dris Nascimento Cunha. Para Saul, Samuel e Rodrigo Fonseca. Adelaidinha, Celininha, Las, Osires, Andr, Jos Renato, Carlos Alberto Pinto/Fonseca/Goubert. Mariquita, Tidoca, Rosemary e Joozito da Costa Pinto. Ana Carla Vieira, Cristina Camargo, Diolete e Sheila Cury, Elizandre Machado, Elo Cristina Sucharski, Iscara Abro, Janana Barreto, Lilia Lili Figueiredo, Lu Rufalco, Malu Willunsen, Marcinha Borges Sampaio, Maria Alice Moreira, Maria da Graa Kindermann, Marisa Seara, Mirian Pojda, Rute Fernandes, Tnia Regina da Silva, Valderez de Macedo Pacheco, Vera Gabriel, Vera Lucia Condessa e Virgnia Salomo. Na segunda quinzena de dezembro as cigarras cantam anunciando a sada dos monstros das suas tocas de lama. primeira vista nojento. Locomovem-se em todas as direes. Aranhas assustadoras. Com garras dilacerantes. Os capelistas, que adoram o bicho, esperam dez meses pra gozar um ms e meio de altssima gastronomia. O monstro azul - que se converte em vermelho quando vai gua fervente - uma das delcias deliciosas que o mar generoso nos d. Pouparei ao leitor e a mim mesma, o relato sobre os detalhes srdidos dessa operao maquiavlica. Comer caranguejo em Antonina tem seu ritual. Acompanha a iguaria feijo preto, farinha de mandioca fabricada na cidade, salada de cebola, tomate e pepino. O molho que incrementa o sabor da carne - tirada da casca dura, na porrada, com martelinhos de madeira - preparado h sculos na casa da moa, imbatvel: cebola em rodelas, frita no azeite, com sal, pimenta do reino e vinagre. Neusa e Sely so expertas nessa maravilha. As encomendas aos catadores so, na maioria das vezes, de uma dzia por pessoa, portanto, no se aceita comensal de ltima hora. Na caranguejada no existe - e no insistam - compaixo pra quem no est na lista dos participantes daquela rodada.

95

O grande lance do esplndido prato (como dizia Nh Anica), que se come o bicho em companhia de muitos povos. Rola caipirinha de todo jeito. Whisky. Cervejas muitas ou refri pros abstmios. Senta-se mesa, digamos, a uma hora e s se abandona o recinto l pelas quatro da tarde com pausas, to somente, pra visitas ao gabinete sanitrio, ou, mergulho na piscina. O calor nessa poca do ano em Antonina senegalesco. No ms de janeiro (quando a caa consentida j est no final) quando os bichos esto enormes e gordos, na casa de Dorothy e Margareth, grandes anfitris, fazemos nossa caranguejada. Nota 100 carinhosa ateno de Marisa Seara, simpatia, competncia de Esmeralda e P. Depois dos aperitivos, o primeiro prato siri feito no forno por Marjorie, irm de Mag. Indescritvel. Os que vo de Curitiba hospedam-se na Pousada das Laranjeiras, de Beth Carraro. Ali j comea o show capelista. Beth e Andr amam a cidade e fazem sempre o melhor pra que esse amor se multiplique. Outro programa gastronmico sensacional comer no Caarola de Jca e Jurema. Em se tratando de Antonina no falta msica ao vivo. Instrumentistas e cantoras - das boas - proliferam. Maria Alice, Mag, Janana, Carla, so as estrelas. A sobremesa, dol/picol feito artesanalmente pela chef que trabalha com maracuj e cco. Esses sorvetes no palito, proporcionam infantil alegria clientela. Aps o banquete romano, mos e braos enlameados, dedos murchos, esfolados pela casca e pelas garras do bicho f fav - uma rede pro merecido repouso reparador do super excesso praticado, sem nenhum sentimento de culpa. Como a vida linda num momento como esse. Amigos. Msica. Muita conversa sobre tudo. Muito riso. Muita comida boa. Muita birita. E j a saudade do bicho que s retornar cena - glorioso - no final do ano.

96

MOMO Yolanda Pinto, Vera Colatino, Conceio Rosa, Manoel Coelho e Jos Zezinho Secundino de Oliveira Neto. dona Virgnia Nascimento, suas netas, seus genros e suas filhas Regina, Claudete, Vera e Margareth (parabns senhora vereadora. Tenho certeza que far um excelente trabalho por nossa cidade), idealizadores da escola de samba Brinca Pra No Chor. Maria Alice Moreira, Beth Carraro e turma do Boi Barrozo. s escolas de samba. Aos blocos. Ao Apinags. Aos folies de Antonina. queles que so fregueses de caderno das festas carnavalescas capelistas. Descobertas cientficas extraordinrias. Mudanas de toda ordem. Avanos importantes resultam do caminhar dos anos. Caminhos de luz e de trevas. O planeta gira e ns com ele. Depois dos sessenta anos, muitas vezes, a vida transforma-se tanto que no fcil encarar os novos tempos. As enfermidades da idade instalam-se. o impedimento pra mil coisas que eram mais que prazerosas. Imensa pena. A ficha cai e somos obrigados a entender e aceitar as limitaes, as mudanas. O passar dos anos, pra alguns, pode ser pleno de bnos. Pode trazer maior lucidez e coragem pra enfrentar a real. Trazer viso de mundo. Gosto mais apurado. Pode aguar a sensibilidade beleza. Tornar o esprito, os sentidos e a mente mais refinados. Nos sessenta, muitas vezes, acentua-se o processo seletivo. As coisas no s devem alagar o corao mas tambm a alma. Pessoas, coisas e acontecimentos so vistos em outras dimenses de qualidade. A partir dos sessenta, somos tomados pelas lembranas com maior freqncia. Boas. Ms. O que foi o existir. A moa hoje, j no to moa lembra, entre suas vivncias, o Carnaval de Antonina. Pra reverenciar o Rei da Folia com grande alegria todos faziam suas fantasias pros bailes, fantsticos, e pra festa na rua. O freje concentrava-se, como ainda hoje, na rua Doutor Carlos Gomes da Costa, a principal.

97

Os desfiles das escolas de samba provocavam ansiedade, torcidas ferrenhas. Era Batel ou Capela as grandes. A Capela, dirigida pela famlia Camargo. De Regina e Guilhobel nasceu Cristina, pessoa especial, formidvel cantora. A prima da moa, Maria Alice violonista e cantora foi uma das carnavalescas/organizadoras da Batel. Seu entusiasmo contaminava a famlia. Na frente da nossa casa tremulava, gigantesca, a bandeira da escola: verde, vermelha e branca. No almoo de domingo servia-se o infalvel e delicioso Barreado. A passagem das escolas de samba, dos blocos, especialmente o Apinags, o Boi, o Drago, no podia faltar. Idem, o vai e vem das pessoas de domin brincando camufladas. Muitos vestiam-se de mulher as escandalosas estrelas da folia. A moa lembra do homem que todos os anos saia com um urinol cheio de cerveja e uma tripa de salsicha. No que apesar da brincadeira de flagrante mau gosto, a criatura fazia sucesso? Os Apinags ndios cobertos de penas brancas, alguns com cocares que se alongavam at o cho era o preferido da menina. A princesa da tribo, jovem e linda, puxava o grupo com seu danar nico e suas msicas exclusivas. O ponto alto da apresentao era O Guarani de Carlos Gomes. Aplaudidssima. O sonho da menina era sair no Apinags. Desejo que jamais pode ser realizado. Preconceitos como sempre cortando sonhos e prazeres. Momo, naqueles anos, reinava entre as famlias da cidade. Os visitantes entravam no clima esbaldando-se com os sambas e as marchinhas que todos conheciam e cantavam. A decorao da rua e dos clubes, pobrinha, porm bonita. Profuso de serpentinas e confetes coloridos. O lana-perfume, em seus frascos dourados ou de vidro, eram usados pra refrescar os corpos suados. A moa adora Antonina mas Carnaval l, de jeito nenhum. Os tempos que correm trouxeram novas modas festa: lcool sem nenhum limite. Vmitos nas caladas, sem cerimnia. Drogas pesadas. Gente suja e fedorenta caindo sobre as pessoas. Uso das ruas como latrinas. Fedor insuportvel. Msicas intragveis, tocadas da tarde madrugada em inacreditvel volume quando no se consegue conversar, assistir TV, ouvir msica que preste e muito menos dormir. Ficar nas ruas pra brincar ou apreciar a folia, nem pensar. O delicioso de ontem deixou de s-lo. Lamentavelmente, pra muitos, os anos no passam impunemente.
98

Se esse super freje pra voc uma boa, v a Antonina nos dias de Momo. A diverso garantida.

99

AS FILHAS DE LOT Marisa Villela Agnalda Trinkel, Ana Ztola, Angelo de Marco, Aristhides Teixeira,Beto Rafael, Carlos Cavalcante, Ceme Jambay, Cintia Npoli, Cleon Jacques, Cristina Beduski, Daiane Rafaela, Denise Bueno, Dora de Paula Soares, Elaine Marcondes, Elizabeth Distefanis, Emiliano Queiroz, rica Migon, Eunice "Neusa Alves, Eunice Oliveira, Evanira, Felipe Hirsch, Francisco Duarte, Geraldo Pioli, Giovana Soar, Guilherme Weber, Gylian Dib, Hugo Delavalle, Hugo Mengarelli, Ilona Meyer, Ilona Miguel, Isabel Mendes, Itamar Vendramel, Jair Moraes, Joacir Assanuma, Jos Oliva, Juarez Guimares, Julio Motta, Karamzinho Larcio Ruffa, Laura Haddad, Lia Comanduli, Lineu Portela, Lirdi Jorge, Lucinete Vieira, Luiz Carlos de Goes, Luiz Roberto Meira, Luzinete "LciaPelaquini, Marcelo de Oliveira, Mrcia Constantino, Marcio Abreu, Maria Rodrigues, Marinho Galera, Marcos Isfer, Mauro Chaves, Marvely Dias, Maybel Sulamita, Ney Aminthas de Barros Braga, Octvio Ferreira do Amaral Neto, Paulo Leminski, Paulo Pimentel, Paulo Torres, Paulo Vtola, Rafael Greca de Macedo, Rita de Cssia Correia, Roaldo dos Anjos, Roberto Murtinho, Rodrigo Ferrarini, Rogrio Dell, Rogrio Halila, Rosngela Corbani, Rosi Greca e Helinho, Ruiz Bellenda, Salvador de Ferrante, Sandra e Pedro Pires, Teresinha Fernandes, Valdete de Jesus, e Yurek Shabelewski. Os homens que escreveram a Bblia em suas vrias verses, em alguns episdios, fizeram Deus ser conivente com barbries produzidas por seus prediletos dos primeiros tempos. Sara, grvida aps sculos de esterilidade, d luz Isaac. Abrao, primeiro patriarca, tinha um filho com a escrava egpcia Agar Ismael. Sem qualquer compaixo, Sara manda expuls-los do acampamento pra que, de preferncia, estrebuchassem no deserto. Abrao concordou com tal ignomnia. Agar e o filho, j sofrendo as agruras da vastido vazia e escaldante, suplicam a Deus que no os deixe morrer. O Plus Ultra tocado pela situao, atende o que Lhe pedem Agar e Ismael. Faz jorrar gua e permite que cheguem ao seu lugar de destino. Isaac ser o iniciador do povo judaico e Ismael do povo rabe.

100

De Abrao, como arquitetou o Senhor, descenderiam mais seres humanos que as estrelas que brilham no firmamento. Irmos, pra viver em paz, com solidariedade e justia. O Criador deve sentir-se frustrado. No mesmo acampamento na terra prometida por Deus ao caldeu vindo de Ur chegam trs homens de extraordinria beleza. Anjos cuja misso era acabar com a esbrnia que rolava em Sodoma. Abrao, agora cheio de compadecimento, pergunta aos anjos se a cidade seria poupada se l residissem cinquenta pessoas do bem. Como no existiam tantas, foi barganhando at chegar a dez. Muito bem, os anjos toparam o jogo. Ocorreu que no havia nem dez criaturas vivendo conforme os preceitos. Lot, sobrinho de Abrao, morava em Sodoma. O tio pediu aos celestiais que o procurassem, uma vez que era homem decente. Deveria ser poupado do massacre agendado. Assim que os anjos chegaram cidade resplandescentes maravilhas novas em folha, no haveria de ser diferente. Lot pediu turba que seus hspedes no fossem molestados e no lugar deles mais uma vez as mulheres jogadas s feras ofereceu as duas filhas virgens que com ele moravam. A gentalha enlouquecida no queria saber de virgem nenhuma. Queria, isso sim, conhecer os rapazes recm-chegados. Insistiram tanto e to violentamente que o chicote foi imediato e implacvel. A cegueira baixou geral. Os anjos pediram que Lot sasse, de imediato, com sua famlia daquela Sodoma j no bico do corvo. Lot correu pra avisar seus genros e suas filhas, sobre a hecatombe anunciada. Os antas astecas no acreditaram. Pensaram que o velho estava delirando, estava fub. Levando o que puderam saram da cidade. Lot, sua mulher e as duas filhas, sob a determinao que seguissem sem olhar pra trs. A mulher voltou a cabea no momento momentoso que Sodoma estava recebendo a resposta de Deus, com muito fogo e muito enxofre. No mesmo instante, a babaca transformou-se em esttua de sal. Dizem que est l at nossos dias. O desastre foi total sobrando pra Gomorra, cidade vizinha, o mesmo fogaru por sua podrido ambiente. chamaram a ateno da malta que no perdoava os pases baixos de ningum. Com aquelas

101

Com medo de se estabelecerem em lugar aberto, abrigaram-se numa caverna. s meninas pareceu que o mundo tinha acabado, tamanho foi o freje nos arredores. Pensaram que com eles no s acabaria a dinastia de Lot, mas tambm a raa humana. Diante desse panorama trgico decidiu a mais velha que deveriam dar de beber vinho ao pai e com ele fazer filhos. Lot como conta o contador desse episdio, no cuidado de no caracterizar incesto consentido de porre nocauteador mas viril e ejaculante, cumpriu seu papel sem dar-se conta do que estava acontecendo. Moa nasceu da primognita e deu incio ao povo moabita. Da mais nova nasceu Ben-Ami que gerou os amonitas. Claro que mais tarde deu chabu, como gostam os seres humanos. Raciocinando com todo respeito v-se que muitas vezes a Bblia registra estrias arrepiantes ou mesmo engraadssimas, pela ingenuidade ou malandragem dos escribas de planto. Fizeram de Deus, o antagonismo de tudo: justo, cruel, misericordioso e vingativo, no propsito de introduzir pnico na vida das pessoas, com a ameaa de terrveis sofrimentos, de danao eterna. O Livro, em vrios episdios, uma obra de terror. Nas circunstncias, a deciso das filhas de Lot em transgredir, foi a salvao. Aplausos s meninas e ao velho que de fub no tinha nada. J que estamos falando em incesto, Caim matou seu irmo Abel por inveja. O Senhor, atento aos menores detalhes de tudo, perguntou-lhe: aonde est Abel? Caim respondeu: e eu sou o guarda do meu irmo? Achando-se o esperto tomou na tarraqueta. Foi marcado na testa com o sinal do amaldioado. Deus deixou claro que ningum poderia puni-lo. Caim evadiu-se do local e perambulou pelo deserto, encontrou mulher e constituiu famlia. Cabe a pergunta: que mulher era essa? Com quem fez os filhos que lhe garantiram a posteridade? Voltou pra casa? Copulou com a me? Nessa parte do Livro no se fala na existncia de irms. Entrou num universo paralelo? Tudo muito curioso. E assim, multiplicou-se a humanidade.

102

CONVITE REFLEXO minha querida amiga e companheira de militncia sindical, Luciana Cherobim. classe cnica. dona Vanda, Edlamar, Erimeide. famlia Zanquettin. Famlia Queirolo. Para Abel Soares, Ailton Casquinha Garcia Pereira, Altamira de Oliveira, Cleverson Cavalheiro, Douglas Rangel, Edison da Silva, Francisco Mineiro das Neves, Gilson Pereira, Ireneu Salvador, Joo Luiz Venncio, Marcelo Exposito, Maria Terezinha Farrapo, Marlene Conceio, Mauri da Silva, Neuri Gaio, Panhe, Paulo Fernandes, Paulo Lima, Rosa Moises, Sueli Carbonar, Terezinha de Lourdes Neca Pereira, Valdevino Guerreiro Teixeira, Vilson Cardoso e Xiririca".

O cumprimento s leis a segurana da sociedade e de cada um de ns. A dignidade profissional do artista, do tcnico e do produtor em espetculos de diverses, sua reputao positiva, definem a credibilidade da classe junto sociedade e aos governantes. Ser resultado do trabalho srio, responsvel e competente dos que integram este segmento. Uma boa reputao abre as portas pro mundo. Desprezar essa importante questo, contribuir pra viso preconceituosa da sociedade em relao aos artistas em geral, bem como pro descaso das autoridades ARTE/CULTURA, assim como queles que a realizam. Desprezar esse importante enfoque contribuir pra continuidade da marginalizao da classe artstica. Igualmente, pro desrespeito com o qual temos por muitos e em muitas ocasies da trajetria da classe sido tratados. Cumprir e fazer cumprir a Lei que regulamenta a nossa profisso n 6.533/1978 o primeiro e decisivo passo pra que possamos ocupar lugar de respeito na sociedade, o qual ns, como todos os outros profissionais, merecemos e devemos exigir. Isso depende da conscincia poltica de cada um. A classe artstica, em sua prpria proteo, deve procurar contribuir Previdncia. Preocupar-se em fazer plano de sade, lutar pra comprar sua casa. Deve pensar nos tempos das vacas magras. Da velhice. Das enfermidades possveis. O tempo

103

passa, com a falta de trabalho como ficar a nossa sobrevivncia? Sem trabalho, sem visibilidade, vem o esquecimento, o abandono, a solido, o que pode ser letal. A ARTE expresso da cultura de um povo nos ensina que a Histria da Civilizao a manifestao do esprito e do intelecto do ser humano, do que nele h de melhor. Atravs da arte tem sido marcado o grau de evoluo dos povos. As ARTES DA PALAVRA, por sua vez, em sua fundamental importncia por espelhar a vida, nos mostram a dimenso do estgio social, intelectual, poltico, histrico, cultural, da sociedade em seus vrios perodos. No trabalho com as ARTES DA PALAVRA nesse caso, o teatro, a pera, o cinema, a teledramaturgia nosso papel como profissionais da rea ponderar sobre a importncia e a repercusso de tais aes artsticas, as quais tratam no pensamento expresso pela palavra falada sobre o cotidiano, sobre a condio humana. O espetculo cnico, cinematogrfico, televisivo, so alguns dos veculos essenciais na exposio sobre nosso dia a dia. Portanto, deve-se considerar sobre a responsabilidade dos que atuam na rea, com relao a obra a ser criada/encenada, em razo de que o espetculo mexe com a cabea do espectador, podendo dar-lhe oportunidades pro auto-conhecimento, pro conhecimento, abrindo-lhe viso de mundo. Dessa forma, o espetculo, alm de aflorar emoes/a sensibilidade, certamente contribui pra reflexo, pra despertar no pblico senso crtico, pra acender sua conscincia poltica, o que vai impulsion-lo ao exerccio de seus direitos e deveres de cidadania, sem os quais a vida em conjunto torna-se catastrfica. As ARTES DA PALAVRA sabemos tm tido, historicamente, o poder de mover a sociedade nas mais diversas direes. A est sua fora. Os artistas so formadores de opinio. Isso posto, um dos papis do profissional cnico, sem dvida, o de dar sua contribuio pra que a pessoa - ser social/poltico - no processo de desenvolvimento scio-cultural, seja o decisivo PROTAGONISTA da obra/mundo que todos ns desejamos poder vivenciar: com paz; justia e dignidade. Tudo comea acredito com o respeito que cada um deve a si mesmo como pessoa e como profissional. Com o respeito que devemos aos outros. Com o respeito que devemos ao planeta no qual vivemos.

104

TROFU GRALHA AZUL Entrevista da empresa Calvin com Yara Sarmento Delcy e Edson DAvila, Waldir Manfredini, Sansores Frana, Ivens Fontoura e Oraci Gemba. Bia Reiner, Clia Regina Polydoro, Mario Trojan, Rozana Ftima Cunha dos Santos e Warly Martins Ribeiro. s diretorias do Teatro Guara que mantiveram e prestigiaram esse prmio. s comisses julgadoras dessa premiao, em toda sua trajetria.

Em 1973 comeou o trabalho de planejamento e estruturao da primeira edio do Trofu APATEDEP/PR Mscaras do Teatro que se realizou em 1974. Esse foi o primeiro Trofu a homenagear os artistas, tcnicos e produtores profissionais do teatro do Paran. J na segunda edio, a premiao passou a se chamar Trofu Gralha Azul, por sugesto de Edson DAvila. Yara Sarmento, atriz paranaense, na ocasio secretria da Associao Profissional dos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses no Estado do Paran APATEDEP/PR, foi uma das criadoras desse prmio, junto com os artistas Delcy e Edson DAvila e Waldir Manfredini. Alm desse papel decisivo na criao do prmio, Yara na dcada de 80, assessora da superintendncia da Fundao Teatro Guara, na gesto de Oraci Gemba, contribuiu para que o Trofu Gralha Azul fosse prmio oficial do Estado. Como surgiu a ideia de criar um Trofu que premiasse os profissionais de teatro do Paran? Yara A ideia surgiu da prpria classe teatral poca, que via a premiao como uma medida de estmulo e reconhecimento ao trabalho realizado. Partindo disso, Delcy, Edson e eu, que ramos diretores da APATEDEP, juntamente com Waldir Manfredini, discutimos a possibilidade de realizarmos algo nesse sentido. Depois de formularmos a ideia, comeamos a

105

desenvolv-la. Promovemos uma assemblia geral com a classe teatral, no objetivo de discutirmos as normas. Partindo do regulamento, definiu-se quais eram os procedimentos a serem tomados no propsito de que o prmio fosse institudo: convite s pessoas pra composio da comisso julgadora; acompanhamento dos espetculos que se apresentavam no ano; levantamento de recursos financeiros pra concretizao do projeto e outros tantos. O prmio em questo foi muito bem recebido. Como era o cenrio teatral poca? Yara Era significativo. Ocorreu importante movimento no teatro paranaense. O Teatro Guara, alm de produzir atravs do Teatro de Comdia do Paran TCP, oferecia apoio s produes, s co-produes com os independentes, atravs de editais. Quais foram os passos mais importantes do Trofu Gralha Azul aps esse primeiro embalo? Yara A APATEDEP/PR foi promotora desse Trofu at 1978. Depois disso, dificuldades financeiras de toda ordem, inclusive pra confeco das estatuetas que foi desenhada, graciosamente, pelo artista plstico Ivens Fontoura, a pedido do ator Sansores Frana impediram a continuao do prmio. Ento, houve um interregno de 1978 a 1983 na realizao do evento. Durante esses anos, tentou-se a retomada do Trofu junto ao Museu da Imagem e do Som, dirigido por Marcelo Marchioro que tinha interesse em institucionalizar o prmio, mas tambm por falta de recursos financeiros no foi possvel. Quando Oraci Gemba assumiu a superintendncia da ento Fundao Teatro Guara, a classe reivindicou que a instituio assumisse o Trofu. A partir de 1983 o Teatro passou a ser o promotor da premiao que anual, contando com a parceria das entidades de classe. Na mesma ocasio se instituiu o Prmio Governador do Estado, em dinheiro, no propsito de dar-se mais tempero ao projeto. Depois, retiramos o ttulo Prmio Governador do Estado porque no houve interesse de nenhum deles em envolver-se, diretamente, com a premiao. O prmio em dinheiro manteve-se. No uma maravilha asitica, mas tambm no desprezvel.
106

Como voc v a situao atual do Trofu? Yara O Trofu, no meu entender se solidificou apesar dos altos e baixos que teve e tem. O regulamento revisto todos os anos em reunio conjunta com a diretoria artstica do Teatro e representantes dos artistas, tcnicos e produtores. Verificamos o que no deu certo e o que deve ser mantido. Dessa forma, vamos aprimorando ano a ano as normativas do prmio. Pelo nmero de espetculos inscritos, conclumos que a classe teatral deseja a manuteno dessa premiao. O Trofu Gralha Azul foi criado por vontade da classe. Manter-se- se houver interesse dos profissionais pelo prmio. Na falta de interesse, ele ser retirado do rol de projetos do Teatro Guara. O que ser uma lstima porque novamente perderemos mais uma conquista, alcanada duras penas.

Como atriz premiada, como voc v a importncia do Trofu Gralha Azul para os artistas paranaenses? Yara O prmio objetiva reconhecimento, valorizao, visibilidade e estmulo. O Trofu no s contempla os atores, mas tambm os produtores, os tcnicos, os criadores, ou seja, figurinistas, cengrafos, diretores, sonoplastas, iluminadores, aderecistas, coregrafos, dramaturgos e aqueles que atuam em outras importantes funes. Tambm queles que contriburam pro desenvolvimento e a difuso do fazer teatral. Pra mim, gratificante o recebimento do prmio. O Trofu valoriza no s os ganhadores mas, igualmente, os indicados.

107

BARREADO DE ANTONINA Maria Souza. Ieda Siedslag.

Para Ermelino de Leo Neto. Hlia e Eni Leo. Para Pio e Maria Verena Taborda Veiga. Beth Carraro. Juni e Raimundo Mousinho. Para Tta Gaspar. Clarita, Ana Maria e Luis Augusto Leo Fonseca. Aos capelistas e amigos da cidade. Prato tpico do litoral do Paran, delicioso com suas carnes variadas e seus mil temperos. Come-se com arroz e/ou farinha de mandioca, de Antonina. Pra quem gosta, com laranja e banana. Inmeros foram os almoos na nossa casa, oferecendo-se esse prato com todos os seus rituais. Minha me divulgou o Barreado estadual e nacionalmente, atravs da Revista Claudia, bem como nos vrios encontros de profissionais de diversas reas, os quais ocorreram no Clube Nutico de Antonina, no perodo em que Nerea foi comodora. Receita incrementada por Nerea e Maria: INGREDIENTES: CARNES: alcatra / coxo mole / peito / toucinho cru. Quantidade pra 30 pessoas: 6 kilos de ALCATRA 6 kilos de COXO MOLE 3 kilos de PEITO 1 kilo de TOUCINHO TEMPEROS: Cominho, alho, cebola, louro, manjerona, vinagre, cheiro verde, pimenta do reino, pimenta de cheiro e sal. COMO PREPARAR:

108

Cortar as carnes em cubos, temperar com todos os ingredientes e deixar ficar numa vasilha a noite inteira. Pela manh, s 10h, colocar a carne com todos os temperos na panela de barro j curtida. O toucinho dever ser cortado, uma parte em tiras fininhas pra forrar a panela, outra parte cortar em cubos e colocar junto com as carnes. Levar ao fogo e quando entrar em fervura, provar. Se o sabor estiver a gosto, tirar do fogo e cobrir a panela com uma folha de bananeira, devidamente sapecada. Amarrar a folha com barbante grosso, bem firme, na borda da panela. Colocar a tampa e lacrar com a seguinte massa: Farinha de mandioca surui e cinza, um pouco dgua at o ponto que d pra barre-la. Se durante o cozimento sair bafo, barreia-se novamente o lugar do vasamento. O Barreado deve ser feito, preferencialmente, em fogo lenha, em fogo brando, das 15h em diante e por toda a noite. Por volta das 7h at s 11h manter em fogo alto. Aps, em fogo brando at a hora de servir. tradio comemorar a abertura da panela de Barreado com fogos de artifcio, toque de sino e cantando o Hino de Antonina. O BARREADO UMA FESTA.

109

AS IRMS Roteiro inspirado no trabalho de teledramaturgia realizado por Lilian Fleury Dria, para o seriado da TV paranaense Pista Dupla- Canal CNT. Lilian Fleury Dria Para Laerte Ortega Marlia Pra, diva das divas. Para Acidlia Chen, Adolar Zandon, Airton Muller, ldice Lopes, Antonio Carlos Domingos, Aristeu Berger, Atlio Ricc, Berenice Mendes, Carlinhos Nunes, Carlos Machado, Csar Almeida, Christo Dikoff, Ccero Camargo de Oliveira, Claudete Barone, Claudete Rufino, Claudia Martins, Clovis Aquino, Dalton Trevisan, Edna Savaget, Felipo Baroni, Geraldo Kleina, Glauco Flores de S Britto, Gracindo Junior, Hugo Sandes, Isidoro Diniz, Ivan Leroux, Ivanise Garcia, Joo Loredo, Joo da Glria, Joel de Oliveira, Joel Vaz, Jos Maria dos Santos, Lucrcia Darin, Lucy Castelo Branco, Maria da Glria, Maurcio Tvora, Nestor Montemar, Octvio Graa Melo, Odair Marzano, Oscar Ornstein, Paulo Afonso Grisolli, Paulo Graa Melo, Paulo Munhoz, Paulo Venturelli, Ranieri Gonzalez, Roberto Menghini, Salete Cercal, Sergio Britto, Silvio Santos, Sinval Martins e Valncio Xavier. Brbara Grand e Beatriz di Paolo Torres Ferreira do Amaral.

Roteiro e texto: Yara Sarmento Teleteatrinho, ou curta-metragenzinha local, como diz meu querido tio Enas Lour. Elenco: 04 atrizes e 04 atores Personagens: Delcy Luciana Renata Mirella
110

Feliciano Dario Diniz Christo Cena 01 Curitiba. Tarde/Interna. Delegacia de Polcia. Abre a cena com Delcy porta da sala de Feliciano, o delegado. DELCY: Boa tarde, doutor. FELICIANO: Minha querida. Entre. (levanta pra beijar e abraar Delcy). DINIZ: (entrando na sala) Oi Delcy! (d-lhe um beijo) A querida madrinha do delegado Feliciano (para o Delegado). Poderoso chefo, Annunciada, Chico, Vera e Magno esto chegando daquela investigao. Trazem boas notcias. CHRISTO: (entra na sala) Delcy! Que bom te ver (beijos/abraos, na maior simpatia). Feliciano, Maneco, Zezinho e Regis conseguiram engaiolar os pilantras que agiam em Guaratuba. FELICIANO: (levando Delcy pra sentar sua mesa) Madrinha que bom que veio. Estava com saudades. Como vo as coisas? DELCY: Tudo bem. Trabalhando como sempre. Voc sabe, Oraci faleceu h um ano, sinto muitssimo sua falta. FELICIANO: Tio Oraci est fazendo falta pra mim tambm. ramos amigos. Foi um dos melhores advogados deste estado e um pintor do maior talento (Delcy sorri. D um beijo em Feliciano). DELCY: E Luciana? FELICIANO: Est em trabalho externo com Fernanda e Tatiane. As coisas no esto fceis. Faltam verbas, equipamentos. H muita corrupo, trfico de influncias. A violncia, as drogas, o contrabando de armas comem soltos, deixando a populao no salve-se quem puder. Ns fazemos o trabalho possvel e o impossvel. Mas, isso no est bastando. Vai ficar hoje em Curitiba? Podemos jantar juntos. DELCY: Estou voltando pra Antonina com Mnica, Mara Lu, Vitria, Pedrinho e Roseli. Benedito, Mineiro e Polli vo nos levar. aniversrio de casamento de Tta e Lili, de Neuzinha e Adalberto. Vamos jantar com eles. A festa vai
111

ser na casa de Nilza. Estaro l tambm Eliane, Ftima, Vivianne, Silvana, Enas, Beto, Guiz e Mrio. Querido, soube que voc ter no fim de semana em Antonina, reunio com os delegados do litoral. Vocs poderiam ficar l em casa. Encomendo Ieda, mestra no assunto, pra domingo, um Barreado com todo o ritual. FELICIANO: Barreado e tudo? Grande ideia madrinha. Se a turma topar, ficaremos na sua casa. DELCY: Est combinado. Por favor confirme. Vou convidar tambm alguns amigos. Espero vocs no sbado, com um camaro no capricho. Vou pedir minha prima Fernanda, uma das suas receitas divinas. FELICIANO: Como quiser. Pra mim est perfeito. Boa viagem (levantam, beijos/abraos. Msica. Sem udio. Delcy vai embora). Corta Cena 02 Curitiba. Tarde/Interna. Apartamento de Renata. irm de Delcy. Ouve msica. Est nervosa, fumando e bebendo. Toca a campainha. Renata se assusta. Olha pelo olho mgico. Fica enlouquecida. Abre a porta. Mirella bonita, fina e elegante. Dario est bem vestido, em traje esporte. Parados na sala olham com desprezo pra Renata. RENATA: (com medo, mas cnica) Estava esperando a visita de vocs. Fiquem vontade. um grande prazer receber os amigos. Voc Mirella, como sempre, com a aparncia de uma dama. Querem beber o qu? MIRELLA: (sem pacincia) E voc sempre querendo bancar a graciosa. Chega de delrio Renata, voc sabe o que fez ontem noite, no sabe? Por sua irresponsabilidade, porque no pra de beber um minuto, quase transformou em desastre nossa operao preparada h meses. Se Dario no estivesse atento a tudo, teramos perdido cinquenta milhes de dlares. Essa foi a segunda vez que voc falhou conosco. Vai nos pagar duzentos mil reais que tivemos que dar de suborno. Nem pense em receber sua parte no negcio. DARIO: (durssimo) Voc salvou sua pele na primeira mancada porque extorquiu de sua irm o tufo pra nos pagar. Queremos e logo a grana. Voc paga ou eu mesmo mando sua carcaa pro inferno. Est entendendo, cadela?
112

RENATA: (senta no sof. Apavorada mas tentando demonstrar alguma segurana) Vocs tm razo. Reconheo que, mais uma vez, pisei na jaca. Fiquem tranquilos, a organizao no perder nada. Preciso de uns dias. Vocs tero o dinheiro. MIRELLA: Preste ateno Renata, duzentos mil reais na 2 feira. Como voc disse, ter o grande prazer de nos receber s 21h. Nem um dia a mais e na hora marcada. Ficou claro? DARIO: Voc conhece as regras do jogo. Outra coisa, voc est fora da organizao, bbada safada. (Mirella olha friamente pra Renata. Abre a porta. Dario sorri cinicamente. Vo embora deixando a porta aberta. Renata est estatelada. Fecha a porta e se encosta nela.) RENATA: Duzentos mil paus at segunda-feira? S se eu cagar essa grana. Corta Cena 03 Antonina. Noite/Interna. Casa de Delcy. (Delcy est deitada no sof lendo um livro. O porto e a porta da casa esto abertos. Renata entra, pra na porta. Est bebum. Delcy senta no sof. As irms se olham. Renata com um sorriso ultra cnico entra e senta no mesmo sof.) DELCY: O que foi desta vez Renata? RENATA: (desaforada) No me venha com seus discursos moralistas. Preciso de duzentos mil reais, nota viva. Voc vai resolver isso pra mim! DELCY: H seis meses vendi o apartamento que Oraci e eu tnhamos em Curitiba. Deilhe o dinheiro pra que no fosse linchada por essa corja com quem est metida. Minha irm, acorde enquanto tempo. O que voc est fazendo criminoso. Ser que no percebe que est destruindo vidas? A vida de adolescentes. Lembre-se do filho de Denise. Dezesseis anos, famlia? RENATA: Como dizem os argentinos: Y a mi que me importa!!! Essa gente solta os filhos na rua, sem acompanhamento, sem dilogo, depois vem com morreu de overdose. Voc no se sensibiliza com a luta, com o sofrimento daquela

113

lgrimas, gritos e sussurros. Delcy, no vim aqui pra falar sobre os cachos de Sanso. Como da outra vez, minha vida depende desse dinheiro. DELCY: Eu no consigo entender voc. Com todas as possibilidades de viver bem, decentemente. Se no pensa nas pessoas que est prejudicando, pense em voc. Um dia desses acaba presa ou morta. No existe segredo no planeta Terra. Lembra o que me dizia quando ramos adolescentes? Quem vacila a barata come! Cuidado Renata com os idos de maro. RENATA: Ai! Que preguia! Voc ainda no sabe que quem tem dinheiro neste pas no vai pra cadeia? O chefe da organizao biliardrio. Muita gente poderosa come em sua mo. O grande e reverenciado empresrio protege sua trupe. Yo se lo que me digo, viva voc sua vidinha medocre e respeitvel e deixe que eu viva a minha como me der nas bolas (levanta e vai saindo. Pra na porta). Domingo volto a Antonina no final da tarde. Esteja em casa e com o largent na mo, certo maninha? Desculpe ter nascido. Agora tarde pra lamentar o fato. Aquelas coisas de Paris!! nus da famlia. Como dizia tio Eurico: Auf Wiedersehen (sai rindo). DELCY: Renata, espere. Por favor me escute. Pare de beber. Faa um tratamento. Eu pago uma boa clnica. RENATA: (responde sarcasticamente) Que clnica bosta nenhuma. Quem precisa de tratamento so os drogados. No havendo consumo no h comrcio. Se o problema a preocupa tanto, por qu no faz campanha pblica pra salvar essa gente? DELCY: exatamente o que estou fazendo. RENATA: (rindo) At domingo com novas atraes, t? (faz sinal de tchau e vai embora) A cmera fecha em Delcy angustiada. Corta Cena 04 sbado. Estrada pro litoral. Manh/Externa. Feliciano, Luciana, Christo e Diniz esto de carro a caminho de Antonina. Msica. Sem udio. A cmera mostra os pontos mais bonitos da serra. Na passagem por Morretes identificar o nome da cidade na ponte sobre o rio Nhundiaquara, a cmera mostra a
114

paisagem: o rio, casario, rvores, Igreja de Nossa Senhora do Porto. Na chegada em Antonina - identificar o nome da cidade a cmera mostra a Estao Ferroviria, a Praa Coronel Macedo, tendo ao fundo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Na rua principal, o Teatro Municipal. Corta Cena 05 sbado. Antonina. Manh/Externa. Casa de Delcy. Os quatro - com suas maletas - esto entrando na casa. Beijos/Abraos/Cumprimentos. Msica. Sem udio. FELICIANO: Madrinha, estamos em cima da hora pra reunio na Delegacia. CHRISTO: Os delegados Aluzio e Edson, coordenadores da operao, so pontuais. As agentes federais, doutoras Anglica, Letcia, Mnica e Lanza estaro presentes. So como rapadura, doces mas duras. Durssimas com a bandidagem. LUCIANA: Essa operao planejada e realizada em conjunto, vai facilitar muito as investigaes. Temos que guinchar essa caterva o quanto antes (toca o celular. Luciana atende). Pessoal, Bueno, Alail, Zima, Geraldo e Csar j chegaram em Curitiba. DELCY: Feli, desculpe perguntar. Qual o caso? FELICIANO: Trfico de drogas (Delcy desmonta). DINIZ: Simbora delegado. No podemos chegar atrasados. DELCY: Espero vocs pro jantar (Delcy est profundamente triste. Tenta no faz-los perceber. Os quatro beijam Delcy e saem). Corta Cena 06 domingo. Antonina. Manh/Externa. Porto da casa de Delcy. Esto na rua. A cmera mostra ao fundo a Igreja de So Benedito. Esto indo pro carro.

115

DELCY: Faam um bom passeio. Vocs sabem, Antonina tem lugares lindos pra se ver. Divirtam-se!! A cmera vai fechando em Delcy que entra na casa. Corta

Cena 07 domingo. Antonina. Manh/Externa. Giro pela cidade. Msica. Sem udio. Podem ir Igreja de Nossa Senhora do Pilar vista linda pro mar e uma parte da cidade. Podem ir Ponta da Pita/Prainha. Podem ir ao trapiche prximo ao Mercado Municipal vista pra Igreja Matriz. Corta Cena 08 domingo. Antonina. Manh/Externa. Rua Doutor Carlos Gomes da Costa. Na frente do Teatro Municipal - a populao pode ser convidada pra participar dessa cena assistem o desfile da FILARMNICA ANTONINENSE. Corta Cena 09 Churrasqueira da casa de Delcy. As panelas de Barreado - com o lacre de farinha e folha de bananeira - esto no fogo e as mesas postas. Os convidados tomam aperitivos e conversam animados. Msica. Sem udio. DELCY: Pessoal, o Barreado vai ser servido (chama as pessoas). Elisa, Rutinha, Gito, Teitei, Jean, Nen, Tita e Maria, vamos abrir as panelas. Beth, voc que sabe, d as coordenadas. Carolina, o Hino de Antonina (entra o Hino, os convidados cantam e danam). Marigel e Fernando, soltem os foguetes com cuidado. O sino com voc Eduardinho. Reinaldo, Andr, Fabiana, Sely, Fernanda, Marlene, tia U, ajudem a trazer as bebidas. Gisele, dona Maria, Bega, Mariana, Marcio, Ail, por favor, tragam o arroz, a banana, a laranja, a farinha e distribuam nas mesas. Neusa, no esquea de trazer gelo pro isopor. Sentem onde quiserem. Maria Alice, Mozart, Silvia, Ana Maria, Aninha, Frederico por
116

favor, ajudem. (dirigindo-se a Feliciano, Luciana, Christo e Diniz). A festa pra vocs meus queridos. Luis, Valdete, Isabel, Lurdeca, Bel, vamos comer. Julia, Felipe, Ana Laura, Luisa, Beatriz, Luan, Hayane, Inara, Manuela, Tasso, Jlia, Rodrigo e Fernanda, crianada, saiam da piscina. (rola o almoo. A Valsa de Antonina pode ser cantada pelo GRUPO DE SERESTA). Corta

Cena 10 Final da tarde/Externa. Churrasqueira da casa de Delcy. As luzes esto acesas. Os convidados foram embora. Delcy e os policiais conversam mesa. LUCIANA: Realmente, o Barreado glorioso. DINIZ: Quando fizer outra vez me convide. CHRISTO: Esse ritual o mximo. Coisa de capelista, sempre festana. FELICIANO: Quando tio Oraci era vivo fizemos grandes reunies nesta casa. No sei como cabia tanta gente. Dias inesquecveis. (Delcy est ultra ansiosa) DELCY: Feli, voc lembra de minha irm Renata? FELICIANO: Vagamente. Quando a conheci era menino. Lembro que tio Oraci no gostava dela, dizia que era uma tremenda harpia. Falou-se, numa poca, que aprontou feio. Vocs contrataram doutor Ren pra defend-la, no foi? Renata ainda mora no Rio de Janeiro? DELCY: Morou. Depois foi pra Europa. H sculos no tinha notcias dela. Voltou pra Curitiba h seis meses. interessante como as coisas acontecem na vida da gente. Vocs aqui e... (Renata aparece na entrada do ptio da churrasqueira. Est briaca. V que a irm no est sozinha. Fica furiosa mas procura disfarar.) RENATA: (simpaticssima) Boa noite (falando com Delcy), no sabia que voc estaria com visitas (pros outros) desculpem, no quero parecer indelicada mas tenho um assunto particular e urgente pra tratar com Delcy.
117

LUCIANA: Fiquem a vontade. Rapazes, vamos pra cozinha. Corta Cena 11 Fim da tarde/Externa. Churrasqueira da casa de Delcy. RENATA: (dura) V buscar o dinheiro e faa a coisa de jeito que esses babacas no percebam. DELCY: Voc vai acabar dando com a cara na parede. RENATA: (grosseiramente) Interessa!!! Quero a grana. No tenho tempo pra conversa mole. Corta Cena 12 Cozinha da casa de Delcy. Os quatro observam Renata. Esto, discretamente, atentos s duas conversando. LUCIANA: Gente, essa mulher no se parece com aquela que estamos investigando? FELICIANO: parecida sim. No quero ser precipitado, mas Renata sempre foi uma trampa de primeira. DINIZ: Na minha opinio se no for ela, irm gmea. CHRISTO: Fao uma aposta com vocs. ela. Corta

Cena 13 Churrasqueira da casa de Delcy. Sequncia da cena com as irms conversando. RENATA: Estou esperando. Mexa-se (Renata est quase explodindo). DELCY: Por tudo que j disse, no vou lhe dar dinheiro nenhum.
118

RENATA: (vai bater na irm. Se toca que no esto sozinhas. Olha na direo da cozinha)Vou falar pela ltima vez, a grana porra!!!! DELCY: Lugar de traficante na cadeia. RENATA: (sarcstica) O que est pensando fazer? Vai me denunciar pra polcia? Olha s a audcia. Voc no faz ideia com quem est lidando. As pessoas da organizao no esto brincando. Muito menos eu. Acho que voc no to burra assim, pra por esse pescocinho na guilhotina, ou ? DELCY: Vou pr meu pescocinho na guilhotina, sim. No vou lhe dar a porra da grana. Isso, talvez, salve vidas (Delcy chama os policiais). Por favor, Luciana, Feli, meninos, venham aqui depressa. (eles vo correndo. Luciana na direo de Delcy. Feliciano na direo de Renata. Diniz e Christo param na sada do ptio da churrasqueira). RENATA: (sorrindo, se fazendo de desentendida) Pra que essa gritaria minha irm? Morreu algum? DELCY: (absolutamente arrasada) Perdo Renata mas a nica coisa decente a fazer. Feli, minha irm faz parte de uma quadrilha de traficantes de drogas. RENATA: (com dio mortal, perdendo completamente o controle, tenta avanar pra bater na irm. Feliciano segura Renata). Desgraada, voc vai comer merda por isso. Aguarde!!! FELICIANO: Madrinha, sinto muito pelo que est acontecendo. Renata uma das pessoas que estamos investigando (pra Diniz, Christo e Luciana), vamos lev-la pra Curitiba. A caada essa quadrilha est chegando ao fim. CHRISTO: Vou avisar os delegados. Que situao dolorosa Delcy (d-lhe um beijo, sai pra buscar o carro e traz-lo na garagem). LUCIANA: (abraando Delcy) Amiga, voc est certa. Obrigada por tudo. Falamos. Voc ficar a par sobre o andamento deste caso. DINIZ: No se preocupe Delcy. Vamos providenciar proteo pra voc. (Renata e Delcy se olham. Uma com dio, a outra com profunda dor.) Msica. Sem udio. Os quatro despedem-se de Delcy. Beijos/abraos. Vo todos em direo ao carro. Saem da garagem. Acenam pra Delcy que levanta o brao num adeus, desmoronada). Corta
119

Cena 14 Curitiba. Noite/Interna. Na Delegacia, uma semana depois. FELICIANO: A operao foi perfeita. Conseguimos deletar o bando. Obrigado pelo empenho gente. Sou um cara de sorte por ter vocs na minha equipe. Amanh a notcia estar circulando. As pessoas precisam ter conscincia de que fundamental participar na luta pelo direito paz e vida. Bandido, seja quem for, merece gaiola. (Msica. Sem udio. Continua o papo dos policiais na Delegacia.) FIM

120

DEPOIMENTOS Adlia Lopes Jornalista. Ex-Assessora de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura. Yara, guerreira. Do tempo de trevas brasileiras, Yara Sarmento um dos smbolos de resistncia cultural. No temeu a luta. Batalhou, brigou, abraou o Teatro Guara e deu as mos classe. Em tempos de luz, hoje, Yara s troca de arma, pois continua atenta ao que acontece nos palcos e seus bastidores. Fui e sou testemunha. ldice Lopes Ator. Diretor. Produtor teatral. Diretor de produo do Centro Cultural Teatro Guara CCTG. Gostaria de falar de Yara a partir do nosso primeiro encontro, em 1983. Era aluno do Curso Permanente de Teatro (CPT) da ento Fundao Teatro Guara (coordenado por Ivone Hoffmann). poca no a conhecia mas j tinha uma grande admirao por ela como excelente atriz, glamourosa, requisitada pelos melhores diretores... Oraci Gemba, Roberto Menghini, Antonio Carlos Kraide, Eddy Franciosi... Bom, naquela poca, em 1983, o curso apesar de ter a grade curricular de 3 grau no era reconhecido como tal pelo MEC. Nossa luta (alunos) era que esse curso fosse regulamentado. Foi a que nossos caminhos se cruzaram. Numa das reunies tempestivas para tratarmos desta questo, Yara como diretora artstica e Gemba como superintendente, acolheram o pleito, posicionando-nos, orientando-nos e colocando-nos no caminho racional (ramos todos emocionais demais). Dessa luta resultou o Curso Superior de Artes Cnicas em convnio com a Pontifcia Universidade Catlica do Paran-PUC, o que propiciou a criao do Curso Superior de Artes Cnicas da Faculdade de Artes do Paran - FAP. E a partir da a admirao, o carinho, o respeito, o companheirismo foi crescendo e hoje me dou ao luxo de ter Yara na minha casa para traar discusses de editais, de leis e documentos, tudo relacionado com a Cultura. E saber que destas reunies, sempre com a presena do amigo Isidoro Diniz, resultaram a articulao do Programa de Fomento ao Teatro no Estado do Paran/2004. Propostas as Leis Municipal e Estadual de Incentivo Cultura. Implementao das Cmaras Setoriais do Ministrio da Cultura. Fundo Estadual de Cultura (FEC) e tantos outros projetos. Feliz lembrana... e tudo isto regado numa boa muqueca de camaro.
121

Ana Elisa Filizola - Assessora do diretor administrativo-financeiro do CCTG. Yara toda paixo e conviver com ela um privilgio. Suas conversas so muito prazerosas, com colocaes muito inteligentes e adequadas; seus conhecimentos e sua erudio me encantam!!! Muito generosa, est sempre rodeada de amigos e disposta a uma ateno especial a cada um. Analaura de Souza Pinto - Pianista da Orquestra Sinfnica do Paran do Centro Cultural Teatro Guara. com prazer que escrevo sobre Yara Sarmento, uma das mentes mais brilhantes que j conheci aqui no Paran. Seu grande talento como atriz, sua personalidade marcante pela alegria de esprito, pela inteligncia e pelo talento so as referncias do meio artstico sobre esta atriz, que sempre ecoaram em meus ouvidos desde 1985, poca em que passei a integrar a Orquestra Sinfnica do Paran. Diretora de artes do Teatro Guara, sensvel e competente, militante solidria, incansvel e imbatvel nas ideias e na eloquente forma de express-las, sempre com impecvel lucidez e oratria, do discurso. Em todos estes aspectos, Yara Sarmento tem muito a nos ensinar. Generosa e elegantemente, Yara sempre divide conosco o seu saber, com inteligente e divertida maestria, desafiadoramente, profunda reflexo. A meu ver Yara Sarmento pertence a uma aristocracia de artistas, em que o refinamento no pensar e no expr ideias a marca registrada. Uma rara elite que cultiva o conhecimento, reverencia e enobrece a arte. ela meu respeito, admirao e carinho! Anglica Salazar Pessa Mesquita Ex-coordenadora da Lei Nacional de Incentivo Cultura rea de artes cnicas do Ministrio de Estado da Cultura. Conheci Yara no ano de 1999, quando foi indicada por duas entidades representativas das artes cnicas no Brasil, poca, ANPAC e ANEATE, para compor a Comisso
122

destreza invejvel no exemplar domnio da narrativa, da

em conversas ou em debates, levando-nos sempre

Nacional de Incentivo Cultura - CNIC, comisso esta responsvel pela anlise dos projetos que concorriam aos incentivos fiscais institudos pela Lei Rouanet. At ento a conhecia apenas de nome. Um nome, por sinal, muito famoso e que me soava forte Yara Sarmento - pois este no podia ser desconhecido por todos aqueles que trabalhavam com as artes cnicas, devido aos seus trabalhos realizados como atriz e, principalmente, como defensora da regulamentao da profisso no s do artista, como tambm do tcnico em espetculos de diverses. Nossa convivncia durou at 2001, quando terminou seu mandato junto CNIC. As reunies ocorriam mensalmente e, devido a exaustiva tarefa de anlise dos projetos, tnhamos pouco tempo para conversar sobre assuntos que no se referiam ao trabalho. Mas, neste pouco tempo tive a oportunidade de conhecer todas as Yaras: ser humano, filha dedicada e amorosa, amiga, profissional de carter ilibado e principalmente a Yara mestra que, com seus argumentos sempre muito sbios e convincentes, me ensinou a entender e a compreender os bastidores da produo cultural, e a admirar cada vez mais aqueles que fazem da arte um meio para se dizer a verdade. Yara, voc um exemplo para aqueles que querem continuar lutando por uma produo artstica digna, neste pas. Sua amiga e admiradora. Angelita Faccioli Bailarina do Teatro Guara e professora da Escola de Dana Teatro Guara. Yara, bem vinda ao mundo virtual. Voc o MXIMO! Beijos carinhosos. Aparecida Damaceno Garcia Assessora da coordenadora do departamento de Recursos Humanos do CCTG. Falar de uma pessoa como Yara Sarmento... Como encontrar palavras para homenagear essa mulher to iluminada, amiga e companheira... Tenho admirao e um imenso carinho por essa pessoa to querida ... Beijos. Ari Morais - Empresrio.

123

Eu j era seu f antes de saber sobre sua trajetria de vida. Voc abalou e continua abalando por ser a pessoa maravilhosa que . Te gosto muito. Beijos. Ary Fontoura Ator. O final dos anos cinquenta ainda era de indeciso, numa Curitiba provinciana de pouco mais de trezentos mil habitantes. Foi nos espetculos amadores que nos revelamos. Conheci Yara e sua me, eternas companheiras, participantes de eventos culturais e sesses do nosso teatro incipiente. Yara acabou optando pelo curso de Direito. Nos anos sessenta, efervescentes, apesar da ditadura militar, foi quando nos encontramos em pleno Rio de Janeiro. Fizemos a comdia - "Onde Canta o Sabi", de Gasto Tojeiro. Nela demos nossos primeiros passos enfrentando a grande metrpole. Uma grande e inovadora direo de Paulo Afonso Grisolli, com excelente elenco onde se destacavam Marlia Pra e Gracindo Junior, com belas crticas e grande receptividade por parte do pblico. Com esse espetculo excursionamos pelo Sul do Brasil, testando nossos talentos, empreendendo esforos no sentido de permanecer. Trabalhamos junto tambm no show "Carlos Machado's Holiday", na boate Fred's, tendo no elenco Irene Ravache, Claudia Martins, Sueli Franco, Rossana Ghessa e Hugo Sandes. A TV Globo acabara de inaugurar, Yara envolvida com a mesma e com o teatro carioca. Nossos caminhos mudaram de rumo. Soube ento que Yara, flechada pela saudade, cedera aos encantos do "efeito pinheiral". E a volta se deu! Mas, o lugar no importa. A Arte prescinde dele. Imiscudo com a Vida, onde ela existir, haver Teatro e pessoas envolvidas nele. Os pedidos foram atendidos e a Cidade Sorriso abriu-se toda para receb-la. E Yara seguiu a cano "O Artista tem que ir aonde o povo est!". Foi este o chamado - foi a escolha dela! Voltar s origens com seu nome vinculado definitivamente ao teatro paranaense, consequentemente, brasileiro! Beatriz Barreto Brasileiro Lanza Economista. Analista Mestranda em Administrao. Editora do blog Para e Sobre Yara Sarmento (2007).
124

organizacional.

Especialista em Governo Eletrnico. Editora de blogs sobre artistas cnicos.

Yara um ser humano apaixonante. Conhec-la foi um privilgio. Trabalhar com ela foi e est sendo um aprendizado profissional e pessoal sem medida. Alm de muito prazeroso! Mulher de coragem, de contedo, de perseverana, culta e educada. Na poderia deixar de registrar a cena hilria no Hotel Mab, onde trabalhvamos neste livro Vitria, voc e eu. Voc, com muita pacincia e tolerncia observava a nossa interpretao, quando sem d e nem piedade execrou a nossa veia artstica. Foi um dos momentos mais espontneos e hilrios que vivi. A dor abdominal da crise de riso s ns sabemos....Valeu viver este e tantos outros momentos! Bia Reiner Diretora de produo do CCTG. Diretora e produtora teatral. Confesso que as primeiras vezes que vi Yara fiquei um pouco nervosa, era muita informao, muita experincia, muita justia e muita graa em uma pessoa s. Mas nada disso passou medida que fomos nos conhecendo melhor, agora tinha que lidar com muita generosidade, muita inteligncia, muita simpatia e muita luz (hehehehe). Yara me ensina um pouco a cada dia, com seus deslizes (hehehehe) e principalmente com seus acertos e conselhos, vai sempre me encaminhando na vida e na profisso. S de pensar que daqui h alguns meses ela estar se aposentando, me d um frio enorme na barriga. Ela nosso porto seguro, sou to grata por desfrutar da sua companhia mas principalmente por Deus t-la colocado no meu caminho... Celia Regina Polydoro Sociloga. Assessora da diretora artstica e ex-assessora da diretoria administrativo-financeiro do CCTG. Ex-chefe de gabinete do secretrio de Estado da Cultura doutor Ren Ariel Dotti. Ex-coordenadora de Ao Cultural da secretaria de Estado da Cultura. Ex-secretria executiva do Trofu Gralha Azul. Falar de Yara Sarmento muito fcil e ao mesmo tempo difcil...teria laudas e laudas para falar sobre ela... mas vou tentar resumir um pouco do que sinto. Admiro a profissional brilhante, militante incansvel em defesa das artes e da cultura do Paran, amiga leal, sensvel, dedicada e justa, dona de um carter mpar, um exemplo de dignidade e tica acima de tudo, uma jia rara nos dias de hoje.

125

Esses anos todos de nossa convivncia... e tendo a felicidade de compartilhar muitos momentos de vida com ela, me sinto uma pessoa privilegiada por ter sua amizade, que no sei bem definir o que ... s sei que um misto de admirao, carinho, cuidados, aprendizado, e um amor difcil de decifrar. Cesar Almeida - Ator. Diretor e produtor teatral. Dramaturgo. Uma atriz. Uma amiga. Um exemplo de integridade pessoal, que se dedicou militncia pelos direitos dos trabalhadores nas artes cnicas do Paran, conseguindo implantar vrias conquistas. Creio que a trajetria de nossas vidas teria sido completamente diferente se no tivssemos contado com a sua clareza e fora para nos guiar nessas trilhas da poltica cultural. Cesar da Fonseca - Assessor de comunicao do CCTG e diretor de espetculos. Ainda adolescente, vi pela primeira vez na rua aquela moa linda que danava, representava e apresentava comerciais na televiso, que recm engatinhava no Paran. Ver Yara Sarmento pessoalmente, na rua, fez com que meus jovens joelhos virassem geleia. Ao longo do tempo, me apaixonei pelo teatro e tive a oportunidade de assistir a grande atriz, em excelentes performances, nas peas dirigidas pelo saudoso Oraci Gemba. Com o tempo, a vida nos aproximou e nos tornarmos colegas e principalmente amigos. Alm da atriz, tive o privilgio de conhecer uma figura humana incrvel: solidria, profissional das mais srias e competentes, amiga de todas as ocasies. Hoje, quando conto para ela a estria dos meus joelhos que viraram geleia, Yara ri e me chama de exagerado. Nada! Pura modstia desta atriz e pessoa humana da melhor qualidade. Christo Dikoff Ator. Diretor teatral. Ex-chefe de gabinete da superintendncia da FTG Gesto Oraci Gemba. Professor do Curso Superior de Artes Cnicas da Faculdade de Artes do Paran FAP. Presidente do Sindicato dos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses no Estado do Paran - SATED/PR. Conheo Yara h 25 anos, desde 1983, quando a substitu na funo de chefe de gabinete de Oraci Gemba, na poca superintendente do Teatro Guara, pois ela assumia o cargo de diretora de artes daquele rgo.

126

Trabalhamos juntos no Teatro Guara e no SATED/PR, no qual Yara era presidente e, eu, secretrio. Convivi com ela momentos marcantes da histria do nosso teatro. A relao profissional e a militncia poltica assumiu uma proporo de companheirismo e grande amizade. Minha admirao por esta grande mulher, est concentrada em caractersticas slidas de sua personalidade: transparncia, dignidade, tica, respeito, inteligncia, sensibilidade, discernimento, capacidade e acima de tudo, COMPETNCIA! Deveriam existir mais "YARAS" por a... Claudia Martins Atriz. Bailarina. Dubladora. Hugo Sandes Ator. Diretor e produtor teatral. Dramaturgo. Claudia trabalhou com Yara no ano da fundao da TV Globo e logo se tornaram amigas. Depois, na pea "Flor de Cactus" no Teatro Copacabana. Trabalhamos os trs juntos no show da boate Fred's "Carlos Machado's Holliday" e vimos Yara no palco em "Onde Canta o Sabi" no Teatro do Rio (hoje Teatro Cacilda Becker). Conhecemos o talento dela. portanto, fcil escrever sobre Yara Sarmento, uma amiga querida a quem s podemos elogiar. No elogio de amigos comprometidos, mas daqueles que julgam com justia. uma ATRIZ DAS BOAS! Se nos fosse possvel abstrair as qualidades de inteligncia, de artista, de profissional, ainda assim, sobraria o matiz mais forte da personalidade dela: o ser humano lindo que . Cleverson Cavalhereiro Ator. Diretor teatral. Cengrafo. Iluminador. Coordenador dos Espaos Cnicos do CCTG (Equipe Tcnica). Eu lembro, quando entrei no teatro nos anos oitenta. Participava daquelas manifestaes de apoio aos artistas e funcionrios do Teatro. Vrios manifestos e discusses calorosas surgiram naquele perodo. Eram tempos de mudanas. A presena daquela mulher a frente de tudo, gigante e de voz firme, liderando estes debates, chegava a me dar medo. Quando a conheci nos bastidores do Teatro, percebi que ela era baixinha, menor que eu, e olha que no sou dos maiores. E com o passar do tempo, aquela voz tornou-se leve, aveludada e cativante, como de uma me. Yara, muito obrigado por me fazer acreditar no teatro.
127

Cloris de Souza Ferreira Graduada pela Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Ex-professora de piano. Ex-diretora dos Corpos Estveis e ExCoordenadora do Departamento de Msica e Projetos Especiais do Centro Cultural Teatro Guara. Ex-diretora do Museu da Imagem e do Som do Paran. Produtora cultural. Diretora presidente da Araucria Produes Artsticas. Realizadora do Festival de Cinema, Vdeo e Cine de Curitiba. Consultora para projetos relativos s Leis de Incentivo Cultura. Um ser humano incomparvel, com uma sensibilidade e uma retido s vistas em pessoas nicas, como ela. Usando sua criatividade e sabedoria, sempre levou a frente vrios assuntos de extrema importncia. Responsvel por brilhantes conquistas na rea de teatro, como por exemplo a idealizao e realizao do Trofu Gralha Azul. Nossa afinidade to grande, que sem ela, muito difcil seria superar as adversidades do dia a dia, no tempo em que convivemos exaustivamente com as regras da cultura em nosso Estado. Durante a gesto de Constantino Viaro, tivemos um comprometimento importantssimo com os Corpos Estveis do Teatro Guara. Juntas realizamos a reviso da planilha para a equivalncia dos salrios, at ento defasados, dos msicos e bailarinos que eram os funcionrios que pertenciam ao setor por mim dirigido. Como sempre, a minha profunda admirao e agradecimento Yara, pela competncia demonstrada na assessoria que me prestou. A luta continua, a cultura ainda a ltima coisa em que o pas pensa, mas l estamos ns, lutando sempre... Yara um exemplo de garra, determinao e vontade. Yara, uma atriz com talento nato, uma legtima representante da arte no Paran. Yara, profissional competente, correta e sempre disposta a colaborar com o que certo. Yara, companheira de lutas no Teatro Guara, polmica, jamais se curvando s ideias com as quais no compactue, mas ao mesmo tempo sabendo ser suave e amvel. Yara, a sua fora me impulsiona sempre! Christine V. Baptista - Formada em Histria (UFPR). Ps-graduada em Histria
128

da Arte (EMBAP). Funcionria da Fundao Cultural de Curitiba, onde exerceu os cargos de Coordenadora da Lei de Incentivo (1997-2001). Coordenadora da Cinemateca de Curitiba (2002-2004). Diretora do Patrimnio Cultural (20052008). Yara Sarmento possui um virtuosismo que transcende o talento que a consagrou como uma das mais importantes atrizes de sua gerao. Notvel pela beleza e inspirao, ela deixou marcas indelveis na histria do teatro paranaense do sculo XX. Para alm das qualidades e da alma de artista, so as virtudes intelectuais e morais que do Yara a dimenso extraordinria de sua pessoa. Ela se impe, aos nossos olhos, com toda a presena monumental de sua sabedoria prtica e realista, inteiramente absorvida pela incontornvel postura tica, autnoma, crtica, justa e extremamente polida. Yara tem sido uma lutadora incansvel em prol dos ajustes e acertos poltico-culturais, e ela devemos grandes passos conquistados naquela direo. Ela um exemplo para quem, nos dias que correm, confunde experincia com eloquncia. Yara no prolixa, nem lacnica. o olhar lcido e frontal, a atitude ousada e firme, que do a medida do seu valor e do seu conhecimento. Essa grande militante - de quem admiro sobretudo a tenacidade e sensatez - representa, em vrios momentos, e para muita gente, um porto seguro, uma referncia. Tambm para mim. Entre debates e batalhas, no trabalho e na vida, construmos uma amizade slida, fundada em afinidade, respeito e admirao. Na revista eletrnica Sobre e Para Yara Sarmento, ntida a sobreposio de duas imagens-referncia: a textual, que revela o seu perfil humano, atuante e racional; e a da trilha sonora, que, atravs dos acordes e versos de Beatriz (na voz de Milton Nascimento), nos permite vislumbrar, com encantamento, o seu ser mais ntimo e intrigante, a atriz. - Isoladas, so cho e cu, em contraponto. Associadas, so indistinguveis, pois compartilham a mesma natureza. Da Yara, talvez seja a sua melhor traduo. Constantino Batista Viaro - Ex-superintentende da, ento, Fundao Teatro Guara. Foi uma grande honra conhecer e conviver no Teatro Guara com Yara Sarmento. Boa atriz, excelente administradora e companheira confivel. Mantm um elo profundo com o teatro do Paran. Est sempre disposta a ajudar a classe teatral, as produes, e os
129

sonhos de nossos sofridos realizadores. Sempre atenta ao que acontece nas artes cnicas do Paran e do Brasil, uma referncia em todas as administraes do Centro Cultural Teatro Guara e de nosso teatro. Sua vida o amor e a paixo pelo teatro. Danilo Avelleda Ator. Diretor. Produtor teatral. Cengrafo e dramaturgo. Falar de Yara Sarmento falar de amizade, dedicao, carinho, compreenso, eficincia e de mais uma infinidade de virtudes que se mesclam e se confundem com a que eu considero nela a maior de todas, ou seja, sua sensibilidade. Grande amiga, extraordinria atriz com quem h mais de quarenta anos tenho tido a sorte de conviver e privar de sua amizade e companheirismo. Yara, quero deixar registrado aqui neste pequeno depoimento, a minha gratido voc e a mais profunda admirao. Dinah Ribas Pinheiro Jornalista. Ex-assessora de Imprensa da Fundao Cultural de Curitiba. Penso que a primeira vez que vi Yara Sarmento foi no Guairinha, nos idos de 1970. A pea era A Casa de Bernarda Alba, de Lorca, com direo de Oraci Gemba. Fiquei impressionada com a fora dramtica que ela deu sua personagem. Depois disso, vieram outros espetculos no mesmo Guairinha, a maioria com a direo do mesmo Gemba. Mais tarde nos encontramos muitas vezes quando eu trabalhava na assessoria de Imprensa da Fundao Cultural de Curitiba, e acompanhei o seu vigoroso trabalho no Sindicato dos Artistas; na elaborao da Lei Municipal de Incentivo Cultura (inicialmente batizada de Lei Vanhoni); na formao do Frum das Entidades Culturais. Nossa maior aproximao, no entanto, se deu quando fiz parte da comisso julgadora do Trofu Gralha Azul e a, nos tornamos amigas. Sua inteligncia e sentimento colocados a servio das causas justas, do teatro, das pessoas, tornam Yara um ser humano rico e profundo. Tenho maior orgulho em pertencer ao seu crculo de amigos. Dirce Leny Massolin Pacheco Assistente social. Ex-assessora para assuntos penitencirios da secretria de Estado da Justia. natural que o tempo apague o frescor e a beleza da juventude, mas verdade tambm que para voc o tempo confirmou e embelezou ainda mais sua relao corpo e alma! Quanta sensibilidade e doura para as artes! Quanta beleza e nobreza nos seus procedimentos profissionais!
130

Que facilidade para adaptar-se s mais diversas situaes que a vida lhe imprimiu - ora ribalta, luzes, frenesi, ora na contramo dessa histria, participou com muito amor e competncia de trabalhos rduos junto daqueles que estavam confinados, pegos pelo lado "escuro" da vida. E nesta fase, voc deixou muitas marcas na minha vida profissional, como coragem e lealdade (pois enfrentamos um "motim" na Penitenciria de Piraquara, numa noite de Natal. S voc teve essa coragem e despreendimento). Yara, a sua essncia luminosa; a sua alma adorna um corao grandioso; a sua conduta sempre pautada pela lealdade, caracterizam a YARA que eu tanto admiro e respeito, sou agradecida a Deus por ser sua amiga. Que Deus a abenoe! Edlamar Zanquettin Produtora e artista circense. Militante cultural. Membro da diretoria do SATED/PR. Erimeide Zanquettin Artista circense. Cantora. Militante cultural. Yara, so tantas as lutas em que estivemos juntas! Foram tantas as ajudas que recebemos! Erimeide e eu devemos nosso aprendizado voc. Lembramo-nos dos projetos que nos ensinou fazer. Tinham detalhes que nos davam frio no estmago. Lembramos da palavra adolescente", escrevemos "adolecente" e voc corrigiu. Como a colocao de esta, essa e aquela. As formas de tratamento: senhoria, excelncia, mui digno, dignssimo. Tantos milhares de apoios, at financeiros, como para comprarmos a primeira mquina de soldar manualmente a lona do nosso Circo. Com dinheiro de seu prprio bolso, pudemos ir a Braslia para defender questes circenses no Ministrio da Cultura e no Congresso Nacional. Recentemente, voc e Lu Rufalco oportunizaram a continuidade de Projeto de Lei, oferecendo condies para que pudssemos lutar na Capital Federal pelos circos brasileiros. Est sempre pronta para nos atender quando recorremos voc. Ouvimos sempre palavras de incentivo, de fora. Sentimos-nos honradas em fazermos parte de seu livro digital. No esqueceremos das muitas alegrias que nos deu com as homenagens prestadas mame. Mais uma vez, obrigada por tudo. Beijos com carinho voc e Lu. Edson Bueno Ator. Diretor e produtor teatral. Dramaturgo. SUAVE MITO

131

Nunca trabalhei com Yara Sarmento. Uma pena. Nunca pude dividir a criao artstica com o mito. Mas, se nas palavras e cenas do teatro, no aprendi com ela, pude, nos acertos e erros, pontuar meus anos de teatro com seu exemplo de resistncia, fora, fidelidade e carter no trato com as coisas que fazem dessa nossa arte uma coisa importantssima! Yara marcou, e tem marcado com profundidade, a estrada pela qual estamos seguindo. Todos ns, profissionais de teatro do Paran. Construiu os caminhos e pavimentou-os com convico to absoluta, que todos devemos muito a ela e ainda mais, temos o compromisso de honrar o seu trabalho idealista e que por vezes, quase atingiu o utpico. Contam e as palavras e a histria confirmam, que uma grande atriz e fez coisas maravilhosas no palco. Eu s a vi uma vez. Em Cinderela do Petrleo e lembro com incrvel clareza, todos os seus passos no palco do Guairinha. No pouco. Devo muito a ela e, se discordamos algumas vezes, mais por amor s coisas importantes do teatro, do que por opinies pessoais inocentes, podemos sempre, de esprito aberto, cruzar nossos olhares. E eu, nesses momentos, ao mesmo tempo em que reverencio sua pessoa e sua histria, agradeo, porque ns dois sabemos que meus 25 anos de teatro, em coisas pequenas, mdias e grandes, devem (e muito!) a seus pequenos, mdios e grandes gestos. Ah! E nunca tarde para coroar este meu agradecimento com um espetculo. Dirigido por mim e interpretado por ela. Valeria mais que mil gralhas azuis!!! Eduardo Nascimento Artista plstico. Fotgrafo. Professor universitrio. Excoordenador pela Universidade Federal do Paran - do Festival de Inverno de Antonina. Falar sobre Yara Sarmento como se referira a irm mais velha que todo mundo gostaria de ter. Yara me viu nascer e acompanhou todo o meu crescimento. Mas foi ela que se tornou uma referncia nessa caminhada. Enquanto criana, lembro muito bem, na casa da tia Luizinha, quando ela chegava de Curitiba e me deixava extasiado com sua dana flamenca aos sons das cadenciadas castanholas. Pensar Yara ir ao encontro de vrios signos. Ela me remete Nerea e Mario, tia Luizinha, a casa com uma grande sala e p direito enorme. Lembra Dudu Barreto Leite. Ieda Siedslag. Barreado. O Clube Nutico de Antonina. s crnicas pontuais no Antoninense. Aroma de teatro. Oraci Gemba. Teatro Guara. SATED/PR e os movimentos classistas em defesa do ator, da arte e da cidadania.
132

Yara competente, verdadeira, coerente, lutadora e... amiga. Eleonora Greca - Bailarina do Teatro Guara. Sempre, ao me encontrar com Yara, a impresso que eu tenho de estar ao lado de um sbio. Cada palavra dita por ela significam muitas coisas. Porm, vale destacar que a mais importante, para mim, foi o significado da palavra Integridade. Yara nos ensina que a profisso do artista vai alm da prpria arte, ela nos mostra que precisamos ter respeito pela profisso e dignidade enquanto seres humanos. Yara Sarmento uma referncia para muitas geraes de artistas, que nos orgulha com suas palavras, que nos mostra os caminhos, que nos ilumina sempre, eternamente. Eliane Berger Diretora teatral. Atriz. Arte educadora. Coordenadora geral adjunta do Frum das Entidades Culturais Curitiba/PR. Membro da diretoria do SATED/PR. Falar de Yara Sarmento falar de carter, inteligncia, lucidez, generosidade, fora e sensibilidade dosadas de maneira exata. Tudo que aprendi sobre poltica cultural foi com ela, que sempre teve comigo e com outras pessoas que entraram na luta pela classe artstica, toda pacincia do mundo. uma amiga mpar, em todos os momentos da minha vida pude contar com ela, e espero ser sempre merecedora de participar de seu convvio. Tenho um sonho que contracenar com ela, pois uma grande atriz, quem sabe ela resolve me dar mais este presente. Elisa Gonalves Martins Pedagoga. Mestre em Educao. Professora aposentada da Universidade Federal do Paran e da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Ex-professora da Universidade Estadual de Londrina. Ex-assessora dos ministros de Estado da Educao e Cultura, Ney Braga e Euro Brando. Fundadora e ex-diretora do PROCON Braslia/DF. Ex-assessora do secretrio de Estado da Cultura e Esporte, Fernando Ghignone. Representante para o Paran, do Servio Nacional de Teatro SNT, do Ministrio de Estado da Educao e Cultura- gesto Ney Braga. Primeira coordenadora dos Cursos Superiores de Artes Cnicas e Dana da, ento, Fundao Teatro Guara, em convnio com a Pontifcia Universidade Catlica. Ex-secretria geral adjunta do Ministrio de
133

Estado da Cultura - gesto Jos Aparecido de Oliveira. Coordenadora geral de Planejamento Setorial do Ministrio de Estado da Educao gesto Murilho Hingel. Diretora do Programa Nacional de Desburocratizao governo Fernando Henrique. Diretora do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministrio de Estado da Justia gesto Maurcio Correia. Primeira presidente do Conselho da Mulher do Distrito Federal. Cidad Honorria de Braslia/DF. Uma grande atriz, YARA SARMENTO no se limitou a sua paixo de vida s artes cnicas. Yara, com sua erudio, verdadeira honradez, profunda sensibilidade, inteligncia rara, carter tico, seu trabalho dedicado e profcuo. Brilhante carreira artstica e profissional da cultura. Principalmente, pela sua forte e dedicada atuao na Assemblia Nacional Constituinte (1987/1988), pela cultura, pelas artes, pelos direitos dos trabalhadores brasileiros. Sou muito orgulhosa de ter o privilgio de conviver com Yara, que adoro, ao longo de 30 anos. Beijos. Emanuel Martinez Msico. Maestro adjunto da Orquestra Sinfnica do Paran. Maestro do Coral Philarmonia. Yara Sarmento, uma pessoa especial. Adorvel, meiga, com um corao enorme, super competente, educada e acima de tudo gente muito gente. S quem a conhece sabe sobre o que eu estou falando. Adoraria ver novamente Yara dirigir esta Casa de Arte, com toda a sua competncia artstica e administrativa. Yara, te amo muito. Adoro voc de corao. Seu amigo para sempre. Ftima Ortiz Dramaturga. Diretora e produtora teatral,. Professora de interpretao. Arte educadora. Atriz. Diretora do P no Palco. Enas Lour Diretor. Dramaturgo. Ator e produtor teatral. Yara uma mulher de teatro cujo nome se escreve com a de amiga. Uma pessoa maravilhosa que todos reconhecem pelo m de amiga. Inteligente, como poucas pessoas que trazem na testa o i de amiga. Tem um grande corao, desses com g de amiga. E Altiva com A maisculo de amigA at o fim e para sempre.

134

Gilberto J.D. Carbonar Assessor do diretor administrativo-financeiro do CCTG. Ao longo desses 30 e poucos anos que trabalho e convivo com Yara Sarmento, sinto-me um privilegiado por aprender e partilhar de sua elevada sabedoria, honrada franqueza, inesgotvel generosidade, de suas opinies sempre to pertinentes, e do seu supremo senso de justia. Quisera houvessem mais pessoas com a nobreza do carter de Yara Sarmento. Certamente, tornaria esse mundo um lugar melhor e mais digno para se viver. Longa vida voc minha amiga! Gilberto Tuyuty - Diretor de produo. Coordenador do Teatro Jos Maria

Santos, do Centro Cultural Teatro Guara. Referncia como mulher, profissional na concepo da palavra, amiga sempre... Lembro-me quando cheguei ao Teatro Guara, 1983, Yara Sarmento era algo inatingvel para um estagirio deslumbrado com aquela efervecncia dos corredores desta Casa. Foi nossa diretora, conselheira, mezona at, mestra na arte de conciliar, de fomentar entre ns o desejo de sempre seguir em frente e acreditar. Eu acreditei e hoje vejo que valeu a pena , pois temos a alegria de t-la ao nosso lado. Atingvel sim, aberta sempre ao dilogo e a ministrar seu vasto conhecimento, principalmente na arte de viver. Obrigado Yarssima pela sua bondade e sabedoria, e porque no dizer pela sua existncia. Amm... Gilda Elisa Atriz. Dramaturga. Produtora e diretora teatral. Impossvel falar de Yara Sarmento em poucas linhas. Necessrio seria, por baixo, uma brochura tipo Bblia, sem exagero. tica, cultura, generosidade, amor ao prximo so sua marca registrada. Tenho orgulho de t-la em minha famlia, e em minha vida desde sempre. Amo-a e respeito-a no mais alto, largo e profundo que meu ser alcana. Gilmarise Gulicz Assessora da diretora artstica do CCTG. Ex-secretria da Assessoria Jurdica da referida instituio. Obrigada por compartilhar, por todos esses anos, com suas sugestes inteligentes, generosidade, pacincia e compreenso. Nem tudo foi glamour, mas nas horas difceis, obrigada pela sua firmeza, retido e orientao.
135

"Ao mestre com carinho" com todo meu respeito! Glauco Souza Lobo Promotor cultural. Ex-presidente do Instituto de Cultura Afro-brasileira. Ator circense. Militante cultural. Presidente do Grupo de Trabalho Clvis Moura. Ex-diretor executivo da Fundao Cultural de Curitiba. Coordenador de Incentivo Cultura da secretaria de Estado da Cultura. Mulher, atriz, lder... DOCE AMIGA! Sempre firme em suas posies e na defesa de seus ideais; atua intensamente mas sem perder a dimenso humana da amizade, do carinho, do respeito a todos, sendo sempre, mesmo quando adversria circunstancial, a voz, a mo forte e amiga que procura amparar, impedir injustias e violncias. Grazianni Canalli Bailarino do Teatro Guara. Coordenador da G2 Cia. de Dana do Centro Cultural Teatro Guara. Ex-presidente do SATED/PR. Yara Sarmento um cone no cenrio artstico paranaense. Sua importncia se destaca tanto na histria do Teatro do Paran como fora dele, quer com sua arte primorosa ou atravs de sua militncia poltica, em defesa dos direitos e deveres de sua categoria em mbito estadual e federal. Alm de tudo uma amiga mpar, exemplo de honestidade, sensatez, inteligncia, competncia, etc, conquistando o carinho e o respeito de todos que a cercam. Para mim uma honra fazer parte do rol de suas amizades. S em t-la por perto j um acalanto. um ser no qual tento me espelhar e confesso a minha dificuldade em tentar gerenciar tantas habilidades. Enfim, uma pessoa que sempre amarei, esteja ela onde estiver. Isidoro Diniz - Produtor cultural. Diretor. Ator. Ex-vice presidente do SEPED/PR e militante cultural. Assessor para os assuntos de incentivo cultural da secretria de Estado da Cultura, professora Vera Maria Haj Mussi Augusto. Parabns a todos ns por termos acesso histria dessa Mulher, encantadora e generosa que a nossa Yarinha! Beijo emocionado. Jane DAvila Jornalista. Atriz. Diretora de produo. Vice-presidente do SATED/PR. Yara Sarmento, nome nico e respeitvel.
136

Lembro-me na minha infncia, algo em torno dos oito anos, quando frequentava as assembleias de classe junto com meus pais. Ali, naquele lugar mgico, existiam trs mulheres pelas quais me apaixonara. Pela fora, dignidade, honestidade e inteligncia, claro que Yara Sarmento estava entre elas. No tenho como no citar a amizade e os laos de carinho, entre ela e minha me. No esqueo das reunies de militncia cultural na nossa casa, as quais iam noite adentro. Quando minha me se foi, deixou em meu caminho o amor e o carinho de Yara, que hoje, tenho como porto seguro para clarear meus passos com grandes canhes de luz, quando necessito de conselhos. E c entre ns, ainda vou precisar por muito tempo. Obrigada por existir, e por ceder parte de seus momentos comigo. Amo-te! Janet Dequech Advogada. Pintora. Jornalista. Minha amiga Yara...a parte da sua vida no Rio eu acompanhei pessoalmente, inclusive o show de Carlos Machado que ainda tenho na minha mente. AUGURI! Lauro Hanke Ator. Yara querida, seu trabalho e dedicao so admirveis. Que maravilhosa e frutfera passagem pela vida! Sinto-me, por um lado, honrado em termos contracenado em Via Crucis e Electra. Por outro lado, orgulhoso pelos resultados do nosso trabalho na fundao e direo do Grupo Momento de Teatro. Receba os parabns e um abrao carinhoso. Lu Rufalco Produtora de Artes. Ex-tesoureira do SATED/PR. Ex-diretora de produo da TV Paran Educativa. Diretora artstica do Centro Cultural Teatro Guara. Falar de dignidade, honestidade, lealdade, generosidade e tantas outras qualidades introduo obrigatria em qualquer opinio que se emita sobre Yara Sarmento. Pra mim, Yara sempre foi o meu google artstico e profissional, mesmo quando no existia internet. A paixo e a fidelidade com que ela transmite experincia e conhecimento bagagem cultural certa e preciosa para quem ama e quer amar as artes cnicas e o bom e velho cinema.

137

Lucia Camargo Jornalista. Professora Universitria. Produtora cultural. Excoordenadora do Curso Permanente de Teatro da Fundao Teatro Guara FTG. Ex-diretora de artes da FTG. Ex-secretria de Estado da Cultura. Expresidente da Fundao Cultural de Curitiba. Ex-diretora artstica do Teatro Municipal de So Paulo. Presidente do Palcio das Artes de Minas Gerais. Falar de Yara Sarmento falar das artes cnicas do Paran e do Brasil. Como artista Yara iniciou-se na dana flamenca, dando volteios, gritando ols e machucando as castanholas com amor e carinho. Tivemos sorte de v-la em inmeros espetculos da Cia. de Brbara Grand, com sede em Curitiba, nos anos 50. Com o advento da TV Paran, Canal 6, Yara j foi convocada para protagonizar, com Joel de Oliveira, incrveis estrias de amor, com direito ao primeiro beijo na boca, na telinha destas bandas! Pea atrs de pea, e l ia Yara, a esta altura j famosssima, desfilando sua saia justssima, sua meia de risca e saltos altssimos no maior chic da moda pelas caladas curitibanas, tendo no dedo um rubi, que dizia que era tambm advogada. Um belo dia seu talento levou-a cena paulistana e carioca. Teatro, tv, tudo lindo! Mas no por acaso, seu amor pela justia tambm desabrochou na ocupao de cargos, como o de diretora de artes e programao da ento Fundao Teatro Guara, na presidncia do SATED/PR e na Assemblia Constituinte do Congresso Nacional. Guerreira insacivel, ia e vinha de Braslia, semana sim e a outra tambm. Muitas conquistas na rea das artes cnicas se deve ao trabalho annimo e incansvel de Yara. Respeito algo que se conquista respeitando. Yara o tem por todos. Muito querida! difcil encontrar algum da rea artstica que no tenha se achegado a ela para uma consulta ou para tirar dvidas. Como amiga, uma doce criatura que todos querem perto, mesmo que diferenas possam existir, mas se tem a certeza, que injusta ela jamais ser. Sua busca rica. Luciana Cherobim Advogada. Professora. Militante cultural. Ex-integrante da comisso de Direitos Autorais do Ministrio de Estado da Cultura gesto Jos Aparecido de Oliveira. Ex-secretria do SATED/PR. Aluzio Cherobim Dentista. Ator. Diretor teatral. Ex-presidente do SATED/PR. Militante cultural. Integrante da Cmara Setorial de Teatro do Ministrio de Estado da Cultura gestes Gilberto Gil e Juca Ferreira.

138

Pronunciarmo-nos sobre Yara Sarmento, tarefa fcil pelas qualidades que a mesma detentora. Difcil, porque no sabemos enumer-las em poucas linhas. Sabemos, entretanto, que sua dedicao ao trabalho, sua fidelidade aos amigos e sua luta pelo processo cultural paranaense, fazem dela uma pessoa respeitada e admirada por todos que com ela convivem. Pequeno nome, Yara, mas imensurvel nas suas atitudes. grato podermos estar no rol de seus amigos e admir-la cada vez mais. Lucymar Nicastro Cantora e agente cultural. A luz da sensibilidade registrar o trabalho de pessoas que realmente formam o patrimnio cultural de nosso estado. Minha amada Carmem Costa disse em uma letra sua, no samba Tombamento: senhor ministro da Cultura, porque no se tomba uma criatura quando ela patrimnio nacional? Assim Yara: orgulho como artista, privilgio em ser sua amiga. Mara Moron Atriz. Dramaturga. Ex-diretora artstica do CCTG. Ex-assessora da secretria de Estado da Cultura, Mnica Rischbieter. Auditrio Salvador de Ferrante - dcada de 70. Eu e mais alguns iniciantes, formvamos o coro grego do espetculo Electra, direo de Oraci Gemba. No proscnio Yara Sarmento, de vestes brancas, cabelos arranjados com fitas douradas, era a dona absoluta do palco. O coro, l do fundo, espiava a graa, a tcnica, a dramaticidade da grande atriz. Ali, se deu meu primeiro encantamento. Ao longo destes anos, tive a sorte de conviver com Yara. Trabalhamos juntas em vrias ocasies em grande harmonia. s vezes, na defesa de pontos de vistas diferentes preciso tambm que se diga, exaltvamo-nos, bradando nossos argumentos. A, uma vez mais, encantei-me por ela, que se mantinha fiel a seus princpios, aceitando ou rechaando novas ideias. Yara transita por seus amigos e companheiros de trabalho sempre atenta: que no se descuidem das normas da tica, que se procure fazer justia, que mantenham a elegncia

139

e digam o que tem que ser dito, que no deixem a vida passar em branco, que sejam solidrios. Yara, minha querida amiga, para mim uma honra poder conviver com voc. encantamento, sem dvida! Margareth Nascimento Pinto Administradora de empresas. Antes de brilhar nos palcos brasileiro e paranaense, j brilhava no corredor da casa da tia Luizinha, em sua terra natal, Antonina. Prendendo a ateno da meninada que ficava a ouvir suas estrias fascinantes, com heris e heronas que criava em sua mente j privilegiada por grande imaginao e inteligncia. Por vezes a fantasia era tamanha que chegava a receber reprimenda carinhosa da prima Diva, dizendo: "J est!!!!". Queridssima Yara, como bom poder fazer parte do seu crculo de amigos e privar da sua encantadora companhia. Tive ainda o privilgio de compartilhar viagens com ela, e ouvir as narrativas sobre os lugares, os quais descrevia com singular propriedade e sapincia. Minha querida, voc sabe o quanto esta famlia a admira, e o amor que dedica voc. Esteja sempre perto de ns. Com carinho, Mag. Maria da Graa Kindermann Economista. Yara cativante. Nesse tempo que convivo com ela, e so trs dcadas, pude admir-la sempre como amiga querida que , e como a profissional que sempre demonstrou ser. Sem separar uma coisa e outra, por suas posturas, ponderaes, proposies, calcadas na busca do que acreditasse mais correto e justo, jamais prescindiu da dignidade e sobretudo do respeito s pessoas. As atitudes, na colocao de seus pontos de vista, so pautadas na honestidade e sinceridade, prprias da firmeza de seu carter, junto habitual delicadeza e cuidado na colocao de palavras que entenda necessrias. Em sua companhia, sempre se desfrutam bons momentos, alegres e tambm os tristes, h sempre aspectos culturais a discutir, aspectos humanos a tentar compreender, um objetivo a alcanar que, por pequeno que seja, revestido da importncia de sua realizao.
140

H conhecidos ditados antigos que falam de verdadeiros amigos como tesouros. So sbios. A amizade que encontrei na Yara e que dela recebo, assim. Maril Silveira Jornalista. Yara Sarmento. Nome forte, atriz talentosa, mulher combativa, inteligente e com o poder da palavra. Seu nome est presente em todos os momentos das artes cnicas, no palco e na luta pelos direitos da classe artstica. E h pouco descobri uma nova faceta em Yara: talento para o conto. E quando a conheci, talento para a dana. Conversar com Yara aprender muito. Sabe tanto, bem humorada, sensvel, engraada. Uma atriz que domina qualquer papel. Marisa Maibon - Assessora do diretor administrativo-financeiro do CCTG. Falar de Yara Sarmento, que tarefa difcil!!!!! Yara, referncia no teatro paranaense, cujo currculo revela o quilate da atriz que atuou em grandes palcos e emissoras de tv pelo Brasil afora. Mas prefiro falar de Yara da maneira que mais entendo, como colega de trabalho, como ser humano. Yara, amiga de uma generosidade sem limites, consegue ser prestativa sem medir esforos, irm, conselheira. Sua presena faz a diferena em encontros quer sejam de trabalho ou reunies festivas. Ns, que temos o privilgio de conhec-la de perto, reservamos para ela, um lugar especial em nossos coraes. Com carinho. Marisa Villela Jornalista. Diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guara. Reitero o que sempre digo em voz alta e clara: um privilgio ter Yara Sarmento no meu crculo. E sou grata vida que me levou at ela. Comparo-a ao diamante multifacetado que, medida da luz incidente, mostra-se em cores diferentes. A cada um que a conhece, Yara irradia uma cor, ou duas, ou trs. Adjetivos no lhe faltam. Seus mritos so conhecidos. Seus defeitos tambm. Mas, o que me fascina sobremaneira, o seu jeito de ser. Empresto de Nietzsche a sntese de como a vejo: Yara Sarmento humana, demasiadamente humana.

141

Marlene Montenegro Ex-diretora artstica do CCTG. Ex-diretora do Teatro Avenida do, poca, Banco Bamerindus. Fcil falar da minha amiga querida, e difcil porque um livro inteiro no conta o muito dessa mulher maravilhosa. Conheo Yara h muitos anos. Sempre a admirei como atriz, no imaginando que um dia amos trabalhar juntas. Fui sua assessora no Teatro Guara. Para mim foi um prmio, aprendi muito, e cada vez mais agradeo o privilgio. Em determinado momento de nossas vidas, os papis se inverteram. Yara me assessorou quando assumi a diretoria artstica do Teatro. Yara forte, justa, competente, delicada, sensvel e muito mais... O suprfluo para ela nunca existiu, sempre repartiu tudo que tem. Sua nica extravagncia viajar, pois seu corao, como o livro de Nlida Pion, Andarilho. Obrigada por existir amiga, para voc meu aplauso e meu carinho. Marly Garcia Correia Jornalista. Escritora e pesquisadora histrica. Ex-diretora do Museu da Imagem e do Som do Paran. O ano era 1970. O ms no lembro. Mas foi nesta poca que conheci a grande atriz paranaense Yara Sarmento, nascida na buclica Antonina, uma capelista que sempre teve muito orgulho da sua terra. Por contingncias da vida, telefonei para ela, marcamos encontro e falamos muito sobre as artes em geral, mas especialmente sobre o teatro. Eu no era da rea teatral, mas trabalhava naquela ocasio na secretaria de Estado da Cultura. Tnhamos muito em comum e a nossa prosa foi prolongada. Papo gostoso, pois Yara inteligente, comunicativa, simples e muito culta. Logo conheci Nerea, sua me, que com seu carisma e simpatia me convidou para passar alguns fins de semana em sua casa em Antonina. Foi com ela que aprendi a fazer Barreado, prato tpico paranaense. Deste conhecimento resolvi realizar um filme sobre o assunto em Super 8. O filme todo rodado em Antonina ficou lindo, mas o toque foi a impecvel locuo feita por Yara. Foi este filme o ponto de partida para uma parceria de trabalhos que fizemos juntas, que marcaram a histria da nossa amizade. So mais de trs dcadas que acompanho o

142

trabalho srio desta artista que sempre marca a presena do Paran, no cenrio artstico nacional. Mirian Pojda Professora. Talento, inteligncia, carter e carisma. Yara uma pessoa de tanta importncia para nosso teatro e de importncia fundamental para nosso crculo de amizade. Que Deus a ilumine sempre, e lhe d muita fora pra continuar fazendo seu trabalho em prol de nossa cultura. Mnica Drummond Agente cultural. No ltimo Natal eu deixei um pacotinho na portaria do prdio da Yara, com a seguinte dedicatria: "Para minha Leila". Ela no abriu, pensando que fosse uma entrega errada. Era a biografia de Leila Diniz que eu tentava entregar para uma mulher que, verdadeiramente, "a minha Leila". Yara capaz de estar frente de seu tempo, como Leila, mas consegue ir ainda mais alm: transforma este tempo num mix de tica e dignidade, companheirismo, dedicao, respeito. Fica mais fcil viver num mundo com uma Yara Sarmento por perto. Mnica Rischbieter Produtora cultural. Ex-presidente do Centro Cultural Teatro Guara. Ex-secretria de Estado da Cultura. Uma semana depois de assumir a presidncia do Centro Cultural Teatro Guara, numa reunio com os chefes de departamento, conheci Yara Sarmento. Quando a reunio acabou ela perguntou se podia falar um pouco comigo. Entrou na minha sala, sentou-se minha frente e, com uma honestidade quase assustadora, fez uma avaliao da reunio e me deu a maior "bronca" de toda a minha vida. Aprendi muita coisa com ela. Alm de ser um pessoa inteligente, corajosa, competente e doce, Yara simboliza a brava luta da classe artstica do Paran. Devo muito a ela, acho que todos devemos. Neiva Camargo Iovanovitchi Atriz. Produtora teatral. Diretora. Dramaturga. Cludio Domingos Iovanovitchi Ator. Produtor teatral. Associao de Preservao da Cultura Cigana APRECI. Yara Sarmento: lucidez, capacidade, competncia, companheirismo, solidariedade, enfim, AMIGA.
143

Presidente da

Um porto seguro e alegre. A convivncia e a amizade com Yara, s nos fizeram crescer. Beijos da famlia Iovanovitchi Nena Inoue Atriz. Produtora cultural. Diretora teatral. Responsvel pelo Ateli de Criao Teatral - ACT. Ex-diretora artstica do CCTG. Fcil e difcil escrever sobre Yara Sarmento. Uma responsabilidade, a de reduzir em palavras uma mulher em constante prtica de seu discurso, alm de que seu nome (constato neste exato momento em que escrevo), possivelmente o mais respeitado no teatro paranaense. Por aqueles que a amam e pelos que a temem. Eu, me incluo nos primeiros. Conheo-a ao cubo: como militante, como profissional, como pessoa. Trs vezes tica. Como militante, uma leoa nos direitos das cnicas (como ela gosta de dizer). J falei inmeras vezes pra largar mo que a vida ao redor vale mais a pena. E at j me disse, algumas vezes, que tenho razo... mas continua firme nessa vida de assemblias, fruns e gralhas. Afinal, algum tem que fazer. E ela tem feito, sempre e tanto que a trajetria de Yara a prpria histria da militncia das artes cnicas. Uma vez ela me disse que a diretoria artstica a alma do Teatro Guara. verdade. E no perodo em que diretora ali estive, a alma da Casa, atesto aqui sem desmerecer outros excelentes funcionrios, foi a incansvel Yara Sarmento. Como pessoa, inteligente, educada, culta, agradvel, simptica, etc, etc, etc... Se verdade que a caligrafia traduz mesmo a personalidade, vamos pois aos fatos incontestveis: sua letrinha mida, quase ilegvel de to pequena, denuncia sua delicadssima natureza (no uso superlativos, mas neste caso, necessrio se faz) pois quem a conhece, sabe. Mas essa Yara de superlativos vrios, no perfeita: no se cuida como cuida dos outros, no se olha como olha por todos, no se movimenta como se movimenta pela classe. Se ela direcionasse a si prpria um pequeno percentual dessa sua dedicao coletiva, certamente estaria muito, muito mais bem cuidada. Mas j que sua vocao a do coletivo, de minha parte, como cidad, s me resta reconhecer o que esta mulher tem feito e continua fazendo por esta classe de artistas. E como amiga, dizer que a amo (e como ela sabe, digo isso a poucos, muito poucos).

144

Paulo Damasceno Ferreira Advogado. Assessor Jurdico do CCTG. Yara Sarmento um espelho de alma na medida em que reflete todas aquelas qualidades e dons que gostaramos de possuir. Bondosa, seriamente responsvel, de posicionamentos firmes, companheira de bons e maus momentos. Yara fonte inesgotvel de alegrias e segurana para tantos que a conhecem, como eu, sejam considerados parte de seu crculo de amizades. Enfim, Yara , para todos ns, uma lenda, felizmente viva e real.

Regina Bastos Atriz. De todas as coisas que a Yara fez para o teatro, s houve uma que eu no gostei: ela abandonou o palco. No a perdo porque ela era minha referncia. Comecei profissionalmente em 1974 no Grupo Momento. Foi com Yara que tratei meu primeiro contrato. Fizemos Maria Bueno e A Casa de Bernarda Alba, as duas com direo de Oraci Gemba. Yara era o meu norte; assim que eu como atriz peo: Yara querida, nos d um presente: volte!!!! Regina Vogue Atriz. Produtora teatral. Militante cultural. E, por mrito, proprietria do espao Teatro Regina Vogue. H 29 anos vivo em Curitiba. Fazendo um balano de minha vida artstica e pessoal, de tudo que me aconteceu de bom e de ruim, voc Yara certamente foi uma das pessoas mais importantes na minha vida. Sempre foi minha amiga e conselheira, tanto na poltica cultural quanto na vida particular. Orientando, fortalecendo e sendo companheira. Seu respeito e reconhecimento pelo meu trabalho notrio e gratificante. Independente de seus futuros planos, seria bom que voc no sasse da ativa nunca, embora, por merecimento, uma aposentadoria lhe fosse bem-vinda. Com toda sua histria, voc continua sendo uma militante imprescindvel para a classe artstica paranaense. Que voc continue to forte quanto nos ensinou a ser. Voc me fez um bem incrvel durante a vida toda. Sou grata e devo muito do que sou a voc. No esquea nunca: A FAMLIA VOGUE TE ADORA! Obrigado por existir. Ren Ariel Dotti Advogado. Professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paran. Ex-secretrio de Estado da Cultura.
145

Seria indelicado dizer que conheo Yara Sarmento h muito tempo. Direi que a conheo h algum tempo. Principalmente quando, na condio de secretrio de Estado da Cultura (1987-1991), pude avaliar a sua imensa vocao para liderar movimentos em favor do teatro paranaense. A dinmica lder estava substituindo a talentosa atriz. E interpretando muito bem esse novo papel com um grande nmero de personagens, quer dizer, de liderados. Mas, para muito alm de uma atividade meramente corporativa, Yara representou sempre o que havia de melhor como carter, dedicao e pessoa humana. Um depoimento sumrio a respeito da vida iluminada e do trabalho fecundo de Yara Sarmento jamais poderia omitir a sua envolvente personalidade e a sua aprimorada educao. Com carinho. Rosirene Gemael Jornalista. Yara Sarmento, vida de artista. A guerreira Yara Sarmento comeou sua luta aos 5, 6 anos de idade. Aprendeu a preencher a ausncia dos pais inventando causos, para uma bolinha que corria o corredor da casa onde vivia. Aquela era a Antonina dos casares cheios de histrias e fantasmas. Corredores enormes a separar quartos e a conduzir da sala cozinha, e desta ao quintal, terreno de sonhos, terreno de pensar coisas da vida. O certo, o errado, a equanimidade. Yara semeou histrias que mais tarde se transformaram em contos. E ao sabor da busca pela justia, viraram textos e discursos a exigir direitos. Direitos. Direitos. Yara continuou a batalha quando meninas que debutavam no Clube Curitibano como ela, estudavam bal apenas para serem finas, jamais para se tornarem bailarinas. Exibies cabiam s profissionais, moas que no tinham famlia... Aos 15 anos escancarava a paixo pela dana. No o bal clssico, como previa a etiqueta, mas a sensual dana espanhola com a qual passou a se apresentar publicamente. As armas, agora, eram as castanholas, passos e movimentos de saias. Com eles Yara enfrentava Curitiba. Bonita, articulada, perfeita dico, logo Yara foi descoberta pela televiso. Atuou como garota propaganda, fez o programa Colgio de Brotos, dirigido por Sinval Martins, ao lado de jovens atores e msicos em nada parecidos com a tia que cantava no coro da
146

Igreja de Antonina, e estrelava saraus familiares. Participou de um programa sobre peras e operetas comandado por Ccero Camargo de Oliveira e em teleteatro sob a direo do poeta e dramaturgo Glauco Flores de S Britto. Nessa condio, Yara quebrou outro tabu: deu o primeiro beijo na boca, no vdeo, contracenando com Joel de Oliveira. Ah, a guerreira se viu enredada em verdadeiro escndalo. A moral e os bons costumes no perdoavam. Mas ela seguia em frente. Assim que acabou o curso de Direito na UFPR, exigncia familiar, guardou o diploma e foi para o Rio, em busca de horizontes mais amplos. Para a vida e para a arte. No sem antes frequentar a noite curitibana. Na poca, nossa cidade tinha casas noturnas luxuosas, palcos de belos shows, s permitidas aos homens. Acompanhada pelos amigos da televiso, Yara frequentava as boates. Adorava assistir aos espetculos. Foi uma das raras curitibanas a conhecer essa Curitiba da bomia. Tambm foi uma das rarssimas curitibanas a assumir o homossexualismo naqueles idos to hipcritas, to preconceituosos. No Rio e depois em So Paulo fez teatro, dublagem de filmes e at musical do Carlos Machado. Na televiso, contratada pela Globo, atuou em teleteatro, telenovelas e telejornalismo. Durante o perodo brabo da revoluo, Operao Bandeirantes, DOPS, Presdio Tiradentes, comendo soltos, Yara comeou a usar o diploma de advogada, para dar assistncia a amigos presos. Depois, como convinha poca, passou por um perodo de recolhimento em Antonina. Abandonou temporariamente o palco e abriu um restaurante no Clube Nutico com Dudu Barreto Leite. E o tal restaurante virou ponto de encontro de artistas. Uma vitrine para os regionais que ali cantavam e expunham seus quadros. De l Yara veio a Curitiba e participou da criao do Grupo Momento de Teatro iniciando parceria com um dos mais importantes diretores teatrais paranaenses: Oraci Gemba. Com ele ajudou a escrever um dos mais importantes captulos da histria de nossas artes cnicas. Yara contracenou com as melhores atrizes: Marlia Pra, Irene Ravache... Foi dirigida por Gemba, Srgio Brito... Paulo Afonso Grisolli... Recebeu lista de prmios como melhor atriz. Ajudou a construir a histria da nossa dana, a histria da televiso. E ajudou a divulgar os grupos de teatro paranaenses.

147

Assinando coluna no jornal O Estado do Paran, dava nfase ao trabalho de grupos teatrais importantes mas considerados menores na poca, como o Margem, de Manoel Carlos Karam, s reconhecidos bem mais tarde. Yara tambm exerceu poltica cultural. Quando Oraci Gemba assumiu a superintendncia do Guara e ela a direo de artes, atuou na implantao da Orquestra Sinfnica do Paran, na criao dos Cursos Superiores de Artes Cnicas e de Dana, em convnio com a Pontifcia Universidade Catlica do Paran.... Tambm pagou preo alto, altssimo, por acreditar que possvel para um rgo pblico implementar uma poltica cultural. Nesse e em outros episdios, Yara brigava usando propostas, ideias, a oratria, enquanto os donos do poder serviam-se de expedientes muito mais poderosos. Gemba, por exemplo, acabou seus dias como funcionrio burocrtico do IPE - Instituto Paranaense de Previdncia. Funcionria do Centro Cultural Teatro Guara, desde 1983 Yara sabe qual a importncia atribuda cultura pelos nossos governantes. Conhece de perto a praga da descontinuidade, as ervas daninhas da ignorncia e da vaidade. E tambm conhece a fundo a falta de unio da classe artstica. Yara viveu a vida de artista no palco, na imprensa, nos bastidores, nos rgos pblicos e nas entidades de classe - outro captulo, importantssimo na vida da artista ativista. H 36 anos na militncia cultural, atravs da APATEDEP e do SATED/PR, Yara se fez presente em todos os momentos que tinham por objetivo conceder dignidade e justia vida do tcnico e do artista. Desde a criao do Trofu Gralha Azul, ao anteprojeto da Lei que regulamenta a profisso de artista e tcnico em espetculos e diverso. Desde a criao do Sindicato dos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses no Estado do Paran SATED/PR. em 1981, do qual foi presidente de 1988 a 1991, criao em 1997, do Frum das Entidades Culturais Curitiba/PR. Desde a participao em equipes elaboradoras dos anteprojetos das Leis de Incentivo Cultura Municipal e Estadual, at o acompanhamento dia a dia, durante um ano e meio em Braslia como olhos e ouvidos dos trabalhadores junto Assembleia Nacional Constituinte, em favor do nosso direito cultura e arte. A vida de artista que de longe parece transpirar glamour e charme ainda muito difcil. J foi bem pior, verdade, Yara que o diga.

148

Histrias quase de terror se amontoam na lembrana de atores e atrizes. Ora recebiam cachs absolutamente mnimos, ora no recebiam nada, abandonados que eram por produtores em final de temporadas, em outras cidades, sem dinheiro nem para voltar para casa. No incio da Globo, os atores bancavam o prprio figurino, fosse em telejornais ou em novela. Isso j no ocorre mais. Mas, volta e meia os espetculos em cartaz nos teatros da cidade doam um dia de bilheteria para auxiliar o tratamento de sade de um ator ou atriz. Aconteceu com Mrio Shoemberger. Aconteceu com Lala Schneider, quando teve aneurisma. Acontece sempre. E para dar dignidade aos personagens dessa histria, que Yara no parou nunca sua louca batalha. Rozana Ftima dos Santos Diretora de produo. Ex-secretria do superintendente Oswaldo Loureiro. Ex-assessora e diretora de produo da secretaria executiva do Trofu Gralha Azul. Diretora de produo da Orquestra Sinfnica do Paran. O que falar de Yara, alm de tudo que j foi dito, da amiga mpar, dona de uma tica sem igual. A batalhadora pela classe, a me de todos, a defensora de todos. A amiga para todas as horas. Como esquecer do maravilhoso tempo de trabalho juntas, dos grandes conselhos, das boas risadas e mesmo das horas no to boas. A pessoa mais maravilhosa que eu j conheci. Eu s posso falar que te amo muito. Sidne Jeferson Gaspar Ator. Dramaturgo. Diretor de produo. Administrador da Escola de Dana Teatro Guara. UM DIA .... A MERDA FLOTA, SIDNE". Essa frase, dita pela amiga Yara, num momento de uma discusso calorosa porm carinhosa, "bateu" a 300 km/h em meu crebro e nunca mais saiu. Digo que naquele momento Yara me deu a maior conscincia de meus atos quando de alguma tomada de deciso. Isso verdade. Uma atriz que passei a admirar ainda quando aluno do Curso Permanente de Teatro do
149

Teatro Guara. Eu assisti quase toda a temporada de "Cinderela do Petrleo" s para ouvir a ltima palavra do espetculo antes de fechar a cortina: "porra!". O pblico gargalhava e a aplaudia de p. Essa minha amiga. Trabalho com Yara no Teatro Guara h mais de 28 anos e posso dizer de boca cheia que a pessoa mais generosa, inteligente, justa e sempre correta em suas colocaes. Em meus momentos tristes e alegres me aconselhava. Sempre lembrou dos meus ltimos 28 aniversrios. Uma vez de volta de sua viagem ao Egito me presenteou no s com uma, mas com 04 esculturas em alabastro embrulhadas em algodo para no quebrar. Que amigo faz isso? Andar com esse peso nas mos e com o rosto iluminado te oferecer e dizer "lembrei de voc". Voc faz falta naquela sala. Falta luz. Chaplin um dia disse: "Ns colhemos o que semeamos. Valderez de Macedo Pacheco Advogada na Defensoria Pblica do Paran. Escrever ou falar sobre Yara tarefa prazerosa, porque se trata de pessoa especial em nossos coraes e vida! Amiga de todas as horas e ocasies, inspira e transmite seu carinho a todos que a procuram como conselheira nas questes existenciais, e conflitos dos relacionamentos humanos. Perfeita em tudo que se dedica a executar ou desempenhar. Pessoa forte e sensvel dispensa maiores comentrios sobre sua riqueza espiritual e retido de carter. Ouvinte irrepreensvel quando se trata de auxiliar nas dvidas suscitadas. Enfim, agradeo muitssimo Yara por ter encontrado o sincero e verdadeiro sentido da reciprocidade de uma amizade. Abraos e beijos. Vera Andrade Ex-diretora administrativo-financeiro do CCTG. Ela o mximo. uma privilgio ter uma amiga como Yara. Verrinha Walflor - Empresria cultural. Quando minha irm e eu ramos crianas tnhamos como vizinhos a famlia da Yarinha, na cidade de Antonina. Ela tinha mais ou menos 8 aninhos de idade. Era uma criana tambm. Meus pais contam que sempre nos carregava no colo, brincava, cuidava de ns

150

duas, nos protegia. Imagine uma criana brincando de cuidar de duas crianas! Ela j era assim o que at hoje: MEZONA! Houve um hiato no tempo. Aos 20 e poucos anos comecei a trabalhar com ela. Que criatura maravilhosa, observava. Minha admirao era tanta que procurava, j na poca, pesquisar o verdadeiro significado da palavra tica e chegava a concluso que a palavra refletia a pessoa de Yara Sarmento. No precisava de mais nada. Que riqueza que herdei em t-la como amiga. Quanto orgulho em saber que fao parte desse seu imenso amor. Vitoria Arabela Saho Administradora de empresa. Assistente social. Exprofessora da Universidade Estadual de Londrina. Ex-coordenadora da PrReitoria de Extenso e Ao Comunitria da Universidade Norte do Paran. Exchefe de gabinete da diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guara gesto Nitis Jacon. Relaes institucionais/captao de recursos para projetos do CCTG. Expresses com as quais Yarinha costuma brincar comigo, so lembranas de momentos hilrios e outros mais srios, de nossas tantas conversas: me do Sulto, me escuta, c, favorita do harm, princesa fencia. Essas, sempre acrescidas de primorosos adjetivos e interpretaes. Imagino que de todos que registraram suas lembranas e depoimentos, eu seja uma das amigas mais recentes, mas com a intensidade de sentimento e respeito que transcendem ao tempo que esta amizade tem. Quando recm cheguei ao Teatro Guara, convidada a trabalhar no gabinete da presidncia, eu, uma p vermelho de Londrina, instalada num ambiente totalmente diferente s minhas convivncias at ento, Yara recebeu-me com ateno, e se disps a apresentar-me s questes da Casa. A partir da fui descobrindo a pessoinha fumante, culta, humorada, chatinha tambm, sem ser incomodativa e dona de uma irreverncia aguada de extrema polidez (paradoxal, mas verdade). Assim, voc foi apresentandose para mim! Descobri-a tambm combativa nas questes da militncia cultural, at hoje engajada nas discusses e aes que fortalecem a classe artstica! Seu arrojo e sua coragem merecem registros por viver alm de seu tempo! A vida concedeu-lhe graa e voc a desfruta! Com toda esta multiplicidade de vida e ainda protagonista de sua

151

histria, nada mais justo que esses fatos sejam registrados. Yara mltipla! Ela se reinventa e se enfrenta todos os dias. Brinco, chamando-a de "Egiptloga de Antonina, por conhecer seu encantamento pelo Egito. Zeca Corra Leite Jornalista. Contista. Dramaturgo. Poeta. Escritor. Ex-assessor de Imprensa do CCTG. Acho por bem falar de Yara Sarmento assim: sem rascunho, sem pensar duas vezes, sem ficar pensando e pensando. Desse jeito espontneo porque Yara - conforme meu olhar - uma pessoa de uma claridade, de uma transparncia como poucas no mundo. Ela tem uma coisa de coragem, de honestidade, integridade, bondade que chega a ser quase desumana - est alm das amarras dos seres comuns. Com esse jeito doce e muitas vezes turro, desenha-se uma alma de entrega, de luz. Assim eu vejo Yara Sarmento, sempre por inteira, plena, toda sentimento que se alimenta da sua verdade. Sem rascunho, sem definio, to-somente Yara. Ela . Yara Chaves Assessora do diretor administrativo-financeiro do CCTG. Yara Sarmento um exemplo a ser seguido pela nova gerao do teatro paranaense. O teatro paranaense deve muito Yara Sarmento pelo seu incessante trabalho em prol do ator, e dos profissionais ligados s artes cnicas do estado do Paran. Waltraud Skula Artista plstica. Coordenadora geral do Frum das Entidades Culturais Curitiba/PR. Militante cultural. Ex-presidente da Associao dos Artistas Plsticos do Paran. Falar de ti - pura ousadia! Vejo em ti duas mulheres vitoriosas que se complementam: a MULHER ATRIZ - dos palcos, telas, aplausos e glamour; e a MULHER CABEA - informada, centrada, engajada nas lutas de classe, pelo coletivo, pela cultura. Em ti o cultivo do conhecimento ultrapassa o cultivo das vaidades - conquista dos sbios. Musa inspiradora - me ds a escola, s meu espelho... Yara: "Aplaudo sempre e de p voc DIVA, voc exemplo de ser humano".

152

A seguir cenas dos prximos captulos............

153

También podría gustarte