Está en la página 1de 3

R. Histria, So Paulo, n. 122, p, 165493, jan/jul. 1990.

Resenhas Crticas
GUINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologa e histria. Trad, de Frederico Carotti. So Paulo: Cia. das Letras 1989, p. 281.

Res. por Maria da Glria Porto Kok1.

"Os problemas no se resolvem passando-os para os outros". A. Warburg

As obras do historiador italiano Carlos Guinzburg sempre nos trazem boas surpresas. Em seu ltimo livro Mitos, emblemas, sinais; morfologa e histria, uma coletnea de sete ensaios escritos na Itlia entre 1961 e 1984, verificamos um transbordamento do campo da histria, realizado com rara ousadia e luminosidade. Arquitetados de maneira clara e concisa, esses ensaios so frutos de problemas e reflexes que germinaram em seus trabalhos anteriores e persistem centrais at hoje na realizao das suas pesquisas sobre o sab. Na trajetria intelectual de Guinzburg notamos dois momentos diferentes. Um deles surge com a reconstituiro da vida do moleiro Domenico Scandella, o Menocchio, perseguido e condenado pela Inquisio. Trata-se a de colocar em relevancia fenmenos aparentemente negligenciveis em pesquisas histricas, tal como aparece em O queijo e os vermes (1976). O outro provm do trabalho Os andarilhos do bem (I benandanti, 1966). Ao estudar minuciosamente as crenas agrrias da regio do Friul, norte da Itlia, entre o final do sculo XVI e meados do sculo XVII, Ginzburg detecta uma desconcertante semelhana entre essas crenas e os ritos dos xams siberianos, apesar da distncia espacial e temporal que os separa.

Ps-Graduanda

em Histria Social, DH -FFLCH/USP.

R. Histria, So Paulo, a. 122, p. 165-193, jan/jul. 1990.

A necessidade de explicar essas homologas que ocorrem nas razes subterrneas da histria levou Guinzburg a explorar a morfologa: "Eu usava a morfologa como uma sonda, para perscrutar uma camada inacessvel aos instrumentos usuais do conhecimento histrico" (p.13), A conexo da morfologa com a histria, que permeia todos esses ensaios, possibilita tanto a anlise de contextos culturais especficos como a apreenso de suas dimenses formais. um arcabouo que permite a Ginzburg aventurar-se em outras reas do conhecimento, especialmente a histria das arte e a psicanlise, O autor acentua dessa forma a premncia de conferir interdisciplinariedade histria. Como exemplificao, o ensaio "Freud, o homem dos lobos e os lobisomens" uma releitura de um clebre caso clnico de Freud. A partir de um sonho deste paciente, Ginzburg realiza uma extraordinria anlise, ressaltando os elementos folclricos que o compem e procurando delinear o contexto cultural onde este homem eslava mergulhado. Prossegue afirmando que "no podemos ignorar que no sonho do homem dos lobos irrompe um contedo mtico mais antigo, reencontrvel tambm nos sonhos (xtases, desfalecimentos, vises) dos andarilhos do bem, dos tltos, dos lobisomens, das feiticeiras" (p.216 e 217). Descortina-se aqui uma vasta rede de crenas homlogas na medida em que todas se diziam capazes de visitar o inundo dos mortos (em esprito ou em forma animal) e afirmavam ter nascido com caractersticas especiais que lhes conferiam poderes extraordinrios: nascidos com dentes (tltos), com a coifa (andarilhos do bem, keisniki, lobisomens), ou nos doze dias entre o Natal e a Epifana (lobisomens). O casamento da morfologa com a histria promove um amplo enfoque comparativo, capaz de melhor desvendar a natureza das crenas. Alm das pesquisas dos ncleos mticos, Ginzburg aborda em alguns ensaios as anlises iconolgicas e iconogrficas no mbito do conhecimento histrico. Em "De A. Warburg a E. H. Gombrich", por exemplo, examina o tratamento dado histria pelo estudioso de arte A. Warburg e seus discpulos. Ou ento, no caso do ensaio "Ticiano, Ovidio e os cdigos da figurao ertica no sculo XVI", Ginzburg percorre, luz da noo de circularidade formulada por Mikhail Bakhtin, a circulao da imagem ertica, especialmente na pintura de Ticiano na Itlia do "Cinquecento". Estamos, portanto, diante de ensaios que exploram novos campos, ricos em idias e possibilidades de pesquisa. Mas, de todos eles, o mais significativo e instigante o ensaio "Sinais: Razes de um paradigma indicirio", por se tratar de uma reflexo sobre o conhecimento histrico. -166"

R. Histria, So Paulo, n. 122, p. 165-193, jan/jul. 1990.

Ginzburg prope-se a demonstrar a emergncia de um paradigma (Modelo epistemolgico) que no surge no mbito das cincias humanas no final do sculo XIX e procura analis-lo a fim de escapar da esgarada contraposio entre "racionalismo" e "irracionalismo". Enfoca, ento, a analogia entre o crtico de arte Giovanni Morelli, o personagem de Conan Doyle, Sherlock Holmes, e Freud. Os trs desenvolveram seus mtodos nos detalhes negligenciados, nos indcios diminutos, nos dados marginais. A explicao para esta analogia consiste no fato dos autores terem tido formao mdica e, como consequncia, terem impresso em seus mtodos o modelo da semitica mdica. Desse modo, comeou a se esboar um paradigma indicirio nas cincias humanas baseado na semitica. Mas esse paradigma tinha razes muito antigas. Ginzburg encontra as razes desse paradigma no mundo dos caadores, entre as pegadas na lama, os ramos despedaados, as bolinhas de esterco, os plos e as penas. O homem, durante geraes e geraes, aprendeu a decifrar os sinais deixados pelos animais e a capacidade de sair de dados experimentais aparentemente descuidados para uma realidade complexa no experimentvel diretamente que caracteriza este saber venatrio. A partir da, Guinzburg percorre o destino desse paradigma ao longo da histria, suas apropriaes e expropriaes, deixando claro que o paradigma indicirio foi formado por diversas camadas culturais. Ao finalizar o ensaio, Guinzburg fornece um sinal que nos remete a muitos outros sinais. Salienta o valor da intuio que, irradiando-se na experincia coditiana, "une estreitamente o animal homem s outras espcies animais" (P-179). Revelando uma vasta e viva erudio, Mitos, emblemas, sinais: morfologa e histria um livro genial. Suas pginas, alm de no se esquivarem das problemas metodolgicos e tericos que surgem no decurso do trabalho, promovem saborosos abalos acadmicos.

-167-

También podría gustarte