Está en la página 1de 13

O Segundo Estudo

Paul Ricoeur

Trabalho Elaborado por:

Snia Barroso 14883 Professora Doutora Paula Ponce Leo Instituto Superior Psicologia Aplicada

Introduo
No mbito deste trabalho temos como objectivo produzir uma reflexo sobre o segundo estudo, denominado de A Enunciao e o Sujeito Falante / Abordagem Pragmtica, da obra O SiMesmo Como Um Outro de Paul Ricoeur. Segundo o seu autor, com aquela obra visava trs grandes intenes filosficas. Primeiro responder pergunta: quem o ser que fala, que faz, que narra?; depois, proceder distino entre duas significaes considerveis de identidade, a identidade-idem
1

e a

identidade-ipse; e finalmente reflectir sobre a temtica enunciada no prprio ttulo do seu trabalho. Ns, na nossa anlise, dos dez estudos que compem a obra de Ricoeur, tnhamos como atribuio focarmo-nos sobre o segundo, muito embora tambm tenhamos dado ateno ao primeiro. Isto porque estes dois primeiros estudos (o primeiro desenvolvendo uma abordagem semntica e o segundo uma abordagem pragmtica, tendo em conta a enunciao e o sujeito falante referentes ao discurso atravs da anlise da linguagem do quotidiano) se interligam naturalmente. Para o nosso objectivo estruturamos o nosso trabalho de uma forma simples, mesmo que para falar de to complexa temtica. Assim, depois de numa primeira seco apresentarmos os principais conceitos usados na obra pelo autor dada a sua vastido e o seu papel fundamental para a compreenso e explicitao dos argumentos do autor -, apresentamos a nossa leitura e interpretao da reflexo efectuada por Ricoeur no segundo estudo da obra citada. A terminar deixamos um breve resumo acerca do valor maior que retivemos do trabalho efectuado.

Estes conceitos so explicitados a seguir. Identidade-idem ou mesmidade uma identidade esttica e constante de permanncia no tempo. Entende-se por esta identidade que o sujeito sempre o mesmo - desde o momento em que nasce at que morre. No entanto o sujeito vai sofrendo algumas mudanas ao longo da sua vida sem que essas mudanas rompam com a sua personalidade. Esta questo da mudana que o sujeito objecto remete-nos para outra viso da identidade, a chamada Identidade-ipse ou ipseidade, ou seja, a forma dinmica da manuteno do si ao longo do tempo. Estas duas identidades do sujeito esto inter-relacionadas.

I. Terminologia Utilizada
Alteridade)
Alteridade o facto ou qualidade de uma coisa ser diferente de outra. Assim, a relao dessa diferena, diversidade que tem o poder de constituir, caracterizar a identidade prpria Na obra de Paul Ricoeur Soi-meme comme un autre , o autor apresenta-nos a relao de alteridade como sendo constitutiva da identidade prpria, na medida em que o sujeito ao procurar desenvolver

uma identidade que seja cada vez mais sua, uma forma de se constituir, expresso de simesmo, cria uma dialctica do si-mesmo e do diverso de si. De outra forma, pode-se tambm dizer que a alteridade o elemento constitutivo da ipseidade, que a ideia que nos sugere o ttulo desta obra: o si mesmo como um outro.

(Ipseidade) Na filosofia existencial, ipseidade traduz-se pelo carcter daquele que ele prprio, do existente humano considerado como existncia singular concreta. Esta palavra vem do latim ipse, ele prprio mais idade. Ricoeur aborda a questo da ipseidade associando-a evidncia de que o sujeito detm uma determinada identidade que vai alterando, mudando ao longo do tempo, mesmo que tal no significa que se verifique uma ruptura na personalidade. Assim, o sujeito, sendo nico, singular, e no entanto objecto de uma dinmica constante, possuiu essa ipseidade.

(Fenomenologia) Entende-se por fenomenologia, o estudo ontolgico (que se refere ao ser em si mesmo) dos fenmenos, destinado a determinar a sua estrutura. Paul Ricoeur foi um dos maiores fenomenlogos franceses. Neste estudo, ele relaciona a fenomenologia a um projecto hermenutico. Para isso submete-se a uma pesquisa eidtica (cincia das essncias). Ele procura a essncia nos objectos apreendidos, como os signos (significa exactamente o que est a querer significar, no h qualquer criatividade aqui ex: os bebes quando choram de determinada maneira pretendem demonstrar que tm fome), e os smbolos (resultam de uma criao social, h criatividade ex: bandeira de Portugal um smbolo do pas, representa Portugal).

Ao fazer a leitura fenomenolgica do homem, pretende-se ver o homem a partir da sua forma de se revelar. E para o autor a forma mais directa desse homem se revelar atravs de actos e que o integrar numa determinada da linguagem, do discurso. No entanto, tambm salienta que no basta descrever o homem, h realidade concreta, num horizonte ontolgico (que se refere ao ser em si mesmo).

(Teoria da Atestao) O autor recupera da Filosofia Analtica a Teoria da Atestao, que se traduz no acreditar na capacidade de falar e interagir com o outro. Aqui, nesta obra de Ricoeur, este assunto ganha importante papel para destacar a importncia que o outro tem na construo do eu, dado a Atestao implicar que o sujeito se encontra no mundo com os outros e para com os outros. Se olharmos nossa volta conclui que ns sem os outros no conseguimos ter conscincia de ns prprios. Salienta ainda que os outros nos condicionam a tomar certas e determinadas decises e que esse facto contribuiu para fazer de ns o produto do outro.

(Hermenutica) Podemos entender a hermenutica como a arte de interpretar. Este autor recorre a este conceito para salientar que o sujeito tem mltiplas manifestaes que reflectem o seu ser, como falar e agir e que importa interpretar. que quando o sujeito se manifesta, est a imputar-se tica e moralmente, sendo que essas manifestaes medeiam o que ele , o seu conhecimento.

I. Anlise do Segundo Estudo: A Enunciao e o Sujeito Falante / Abordagem Pragmtica


O autor inicia o segundo Estudo da sua obra com uma breve introduo. Uma ideia forte a abordada prende-se com a questo do si materializado e sustentado por duas vias da filosofia da linguagem: - A Referncia Identificante;
- A Reflexibilidade da Enunciao.

Para Ricoeur, o distanciamento que permite a interpretao, para tal recorre hermenutica, enquanto tcnica para a interpretao das palavras. Assim, torna-se necessrio criar uma Teoria da Linguagem que nos permita uma relao entre: - O sentido, significado da palavra; - Aqueles que a dizem; e Aqueles que a ouvem

Esta relao tem de permitir ao outro a possibilidade de comentar, falar, retorquir sobre a realidade, revelando-se.

Depois recorrendo pragmtica, e em situao de interlocuo, defende que esta regula a Linguagem e contribui para a expresso do sentido que foi enunciado. Isto porque a pragmtica interessa-se pela comunicao efectiva, ou seja, pelo significado dos signos, pela enunciao ou o acto de dizer e pelo objectivo que se pretende atingir ao falar ao outro, e pela interpretao que este faz do que se diz alm do efeito, efectivo, do discurso.

De seguida, faz uso da abordagem Semntica e abordagem Pragmtica para explicar o plano do discurso.
(Semntica)

Concretiza tal explicando que com a abordagem semntica dedicamos a anlise sobretudo pessoa de quem se fala, tratada na terceira pessoa. Por exemplo, na semntica, o sujeito ao falar de outrem, no revela o seu interior no discurso (Ex: a Maria.)
(Pragmtica)

J com a abordagem pragmtica centra-se a reflexo sobre a primeira e a segunda pessoa, um eu que fala a um tu numa situao de interlocuo. Aqui, o sujeito, quando faz uma reflexo revela algumas caractersticas do outro. (Ex: Uma rapariga simptica, a Maria.)

Apresentados os conceitos, Ricoeur salienta contudo que a pragmtica no pode substituir a semntica nem esta pode atingir o seu objectivo sem a pragmtica. Elas complementam-se na avaliao da contribuio de dois tipos de inquiries, a referencial e a reflexiva.

(Inquiries referencial e reflexiva)

Explica o sentido de Inquirio referencial observando que a primeira pessoa em primeiro lugar a terceira pessoa, portanto de quem se fala. Na inquirio reflexiva por sua vez a pessoa , primeiramente, um eu que fala a um tu.

Aqui, a questo pertinente que Ricoeur coloca como o eu-tu da interlocuo pode exteriorizar-se num ele sem perder a capacidade de se designar a si mesmo. Ainda, como que um ele, da tal referncia identificante, pode interiorizar-se num sujeito que se diz ele prprio? Esta temtica serve para a anlise dos Actos do Discurso que se seguem na estrutura do estudo do autor.
(Reflexividade)

Antes importa salientar, de acordo com o autor, que a abordagem reflexiva no se ope abordagem referencial. Para tal recorre a Franois Rcanati e introduz o conceito de reflexividade enquanto factor de opacidade para, desta forma, explicar que no permissvel atravessa-la pela perspectiva referencial. portanto a reflexividade um obstculo no sentido de fazer referncias.

Esta perspectiva (de Rcanati) permitir-nos- ento concluir que o facto de reflectirmos, pensarmos, meditarmos, limita ou mesmo radica o uso da referncia. Criarmos as nossas prprias ideias, ideais, verdades criar um sistema opaco em que as referncias alheias no tm permisso de entrar.
(Actos do Discurso versus Signo)

Mas lembrando que a Enunciao, acto ou efeito de enunciar, o qual designa reflexivamente o seu locutor constituda pelos actos de fala (speech-acts) ou actos de discurso, reala que a teoria dos actos de discurso contribui para o reconhecimento do facto da opacidade dos signos do discurso. O signo aqui representado como uma coisa que representa uma outra coisa. O momento em que o signo se mostra opaco aquele em que no acto de dizer, na enunciao, este se reflecte no sentido do enunciado e inflecte a perspectiva referencial.
(Actos de Discurso)

Baseada na pragmtica enquanto pesquisa sobre as situaes de interlocuo, consideradas como actos de discurso, e que coloca no centro das suas reflexes a prpria enunciao: o acto de dizer.

Esta corrente est fortemente marcada na filosofia analtica de Ricoeur e desenvolvida primeiro por Austin e depois por Searle . Nesta temtica, Ricoeur d o exemplo de dois enunciados em que ambos so verdade. Sendo que, o primeiro tem a transparncia de um enunciado puramente referencial e no segundo j se denota alguma reflexividade: o gato est sobre a esteira eu afirmo que o gato est sobre a esteira Acrescenta ainda que um acto locutrio pode ser um acto ilocutrio, dado que o locutor, ao dizer alguma coisa, pretende que o outro reconhea o que ele diz como verdade.
(Interlocuo)
2 3

Pode-se entender pois a enunciao um acto de interlocuo. Importa salientar que a um locutor na primeira pessoa corresponde um interlocutor na segunda pessoa a quem o primeiro se dirige. Chama-se fenmeno bipolar na medida em que implica simultaneamente um eu que diz a um tu a quem o primeiro se dirige. Verificamos tambm que a interlocuo diz respeito a uma troca de intenes: - A inteno do locutor de dizer algo; - A inteno do alocutor de reconhecer o propsito do locutor
(H. Paul Grice)

Ricoeur faz tambm aluso a H. Paul Grice que nos diz precisamente o que acima referimos, que a interlocuo revela uma troca de intencionalidade visando-se reciprocamente. Trata-se de uma circularidade de intenes em que dela fazem parte a reflexividade da enunciao e alteridade que se verifica na estrutura dialgica dessa troca de intenes. de salientar que a teoria dos actos de discurso contribuem para a determinao do si.

Austin, filsofo ingls e conhecido representante da escola da filosofia analtica, distinguiu os enunciados em duas grandes classes: - Constativos ou descritivos descrevem mas no realizam (ex: ele promete); - Performativos realizam exactamente o que enunciam (ex: eu prometo)

Este autor discrimina as seguintes trs classes de actos subordinados, que se referem tantos aos actos descritivos como aos performativos: - Acto locutrio o acto de dizer (dizer alguma coisa sobre alguma coisa). Tomar nota que no so os enunciados que querem dizer isto ou aquilo, mas os locutores que querem significar, estabelecer relaes e criar sentidos: - Acto ilocutrio o que fazemos ao dizer. Exprime a fora que se expressa no discurso oral, atravs da entoao, da expresso corporal. No discurso escrito inscreve-se por meio de acentuao;- Acto perlocutrio o que fazemos por meio do acto de dizer. Refere-se aos efeitos que so provocados pelo dizer e que fazem do discurso um estmulo que produz resultados.

Sobre o sujeito da enunciao, Ricoeur afirma que a reflexividade prpria do enunciador no torna a referncia opaca. Pois, para este filosofo, os actos elocutrios deveriam ter todos um prefixo, como por exemplo, eu afirmo que ou ento eu prometo que, de forma a ficar bem demarcado a presena do eu. devida presena desses performativos explcitos que possvel relacionar as duas teorias: teoria dos actos de discurso com a teoria dos indicadores. Assim, o eu da enunciao torna-se o principal indicador numa perspectiva hierrquica. Os outros indicadores, como o aqui, o agora e o isto, adquirem significado em relao ao eu, por isso, este acaba por se tornar uma referncia. Insistindo na dicotomia entre a abordagem referencial e a abordagem reflexiva, Ricoeur explica que na primeira d-se mais importncia terceira pessoa (ele/ela) e que na segunda nega-se a existncia dessa pessoa, chamando-lhe at de no-pessoa, visto que o eu, que implica um tu, chegam para gerar um acto de interlocuo.

Ricoeur, na sua obra O si-mesmo como um outro, frisa algum dos aspectos mais relevantes da sua teoria. Antes de tudo, na teoria dos actos de discurso, a palavra chave acto e est sempre ligado fora ilocutria mas no tem de ser necessariamente expressa pela identificao do enunciador. Contudo, a forma como a enunciao feita no deve ser despsicologizada uma vez que est dependente do contexto e do enunciador. No segundo aspecto Ricoeur diz que a reflexividade atribuda ao aspecto da enunciao e no o sujeito que a faz. Portanto, a enunciao um facto que acontece no espao e no tempo, ou seja, no mundo. Por fim, o facto de enunciao refere o signo como coisa e ao mesmo tempo a situao de interlocuo s tornada acontecimento porque considerado como um acto o que os enunciadores fazem discursando.

Devido a toda esta teoria do sujeito da enunciao, surge um paradoxo que reflecte a ambiguidade do eu. Esta ambiguidade do eu vaga e varivel, uma vez, que sempre que algum em todo o mundo o emprega, o eu define pessoas diferentes mas por outro lado, quando uma pessoa diz eu, este apenas representa essa pessoa e aquele momento, a este fenmeno d-se o nome de ancoragem. Este paradoxo explicado com base na distino entre tipo e ocorrncia. O tipo est ligado expresso a cada vez e a ocorrncia a uma nica vez, podendo assim, considerar-se um fenmeno ocasional. Este paradoxo costuma surgir quando a anlise em vez de ser feita enunciao como facto feita em relao ao enunciador. Passamos

ento de um paradoxo a uma aporia da ancoragem, segundo Ricoeur. Podemos assim, concluir que a reflexividade uma espcie de referncia subtil.

De toda esta teoria do sujeito da enunciao, aparece um grande paradoxo reflectido na ambiguidade do eu: por uma lado, vago e varivel, uma vez que, de cada vez que algum em todo o mundo o emprega, o eu define pessoas diferentes. Por outro lado, aparece como fenmeno de ancoragem, uma vez que quando uma pessoa diz eu, este representa apenas essa pessoa naquele momento e mais nenhuma.

Este paradoxo explicado com base na distino entre tipo e ocorrncia. O primeiro est ligado expresso a cada vez e o segundo a uma nica vez. Assim, pode considerar-se o fenmeno ocasional. O paradoxo costuma surgir quando a anlise feita em relao ao enunciador, em vez de ser correctamente feita enunciao como facto. Passamos ento de um paradoxo a uma aporia da ancoragem do eu. Retiramos de tudo isto que a reflexividade uma espcie de referncia subtil.

Ricoeur de opinio que a resoluo desta paradoxo passa por fazer convergir as duas vias da filosofia da linguagem que so a via da referncia identificante e a da reflexividade da enunciao. A primeira atravs de uma abordagem semntica que respeito a ele pessoa de quem falamos, tratada na terceira pessoa, a quem atribumos os predicados fsicos e psquicos. A segunda, atravs de uma abordagem pragmtica, a que est a falar um eu que fala a um tu, ou seja centra a sua reflexo sobre a primeira e a segunda pessoa numa situao de interlocuo.

Para demonstrar que o entre cruzamento das duas vias da linguagem da filosofia rege o funcionamento de todos os indicadores, fala-nos do ditico agora que, segundo ele, a caracterizao da enunciao, como acontecimento ou instncia de discurso, que permitiu identificar o acto da linguagem como uma ocorrncia. O termo agora resulta tambm da conjuno entre o presente vivo da subjectividade e da essncia das coisas e qualquer instante da experincia cosmolgica. Para que possamos entender melhor, faz-nos a comparao com o aqui que se ope ao acol como o lugar onde nos mantemos corporalmente e que tem o mesmo limite do mundo que o ego da enunciao. O aqui como o lugar onde estou, este lugar funciona como a data a saber por inscrio do aqui absoluto sobre um sistema de coordenadas objectivas, sendo assim, a significao do aqui a de um aqui localizado.

10

Ricoeur identifica tambm os diticos agora e aqui com o eu-tu onde a conjuno entre o sujeito, limite do mundo e a pessoa objecto de referncia identificante esto na mesma linha que a inscrio ilustrada pelo dia e local. O Eu como pronome pessoal por um lado e por outro nome prprio mantm relao de inscrio no sentido institucional do termo. Assim

Ricoeur diz que, o que chamamos acto de nascimento de uma pessoa contm uma tripla inscrio: um nome prprio conforme as regras e nomeao do pas, uma data conforme as regras de datao e um lugar de nascimento conforme as regras de localizao no espao pblico.

II. Consideraes Finais Sobre a Anlise Efectuada


Debrumo-nos na leitura do 1 e 2 estudo sempre com o ttulo da obra do autor - O SiMesmo como um Outro - na mente, o que nos remeteu para vrias reflexes. O si apenas como pronome reflexivo pouco nos diz, mas se tentarmos englob-lo numa outra perspectiva mais filosfica, d a entender que se trata do outro, mas ao mesmo tempo, de ns mesmos. Debatemos este assunto durante algum tempo, at porque no uma frase de entendimento imediato, e apercebemo-nos que uma realidade diria o facto de nos vermos no outro e viceversa. Focando-nos de seguida de forma mais profunda na leitura e reflexo do segundo estudo, tentamos perceber melhor o que Ricoeur queria dizer com as afirmaes e juzos nele expostos. Houve bastante discusso nesta fase at porque Ricoeur tem uma escrita no muito explicita, e que por isso carece de cuidada reflexo. Mas ainda assim notmos alguma ambiguidade em caracterizar e entender certos e determinados conceitos. Para nos familiarizarmos com as noes de Ricoeur optmos por aprofundar os conceitos por si s e depois ento reler o texto e retirar a ideia geral, a mensagem que Ricoeur queria passar. Uma ideia mais imediata que retivemos foi que ns, enquanto seres, temos uma identidade nossa e intransmissvel, por exemplo o nosso ADN singular, mas uma identidade que no Esttica. Pelo contrrio, ao longo do tempo, das nossas experincias com outros seres vamos absorvendo conhecimento que nos transformam, modificam. A nossa identidade sustentada por uma dinmica que vai fazendo de ns o que somos hoje, sendo que amanh podemos ser diferentes.

11

Esta alterao que se verifica em ns feita essencialmente e s com a ajuda do outro. Sem o outro, sem o termo de comparao seria impossvel sequer fazermos juzos de valor, analisarmo-nos enquanto homens, reflectir sobre quem somos e o que gostaramos de ser. igualmente importante termos conhecimento prvio das circunstncias para poder pens-las; e imprescindvel confrontarmo-nos com o outro para descobrir semelhanas ou diferenas, s vezes, at mesmo, para concluir que ele nos condiciona a agir de determinada maneira.

Somos assim, hoje, tambm um pouco o produto desse condicionamento, seja ele feito da maneira que for, nomeadamente pelo seguimento de regras, ou pela busca da observncia dos diferentes direitos e deveres que nos assistem.

Depois, tambm est sempre presente a noo de que, e de uma maneira simples, esse reconhecimento de ns no outro no poderia existir sem as palavras, porque tambm a partir do simples discurso, das mensagens que trocamos uns com os outros, que vamos criando um entendimento de ns prprios. Mas no s as palavras, os signos ou os smbolos, mas tambm o que fazemos, o agir pois tal tambm nos faz mostrar ao outro quem somos, f-lo pensar o que somos, a inteno que poder estar por trs de um discurso ou de uma aco e obriga-o a pensar nele prprio, o que ele , como ele reage ao nosso comportamento, quer verbal ou mesmo fsico.

Noutra perspectiva, este entendimento, evidencia, de uma forma pragmtica, o quo importante a mensagem que passamos, a maneira como passada, a inteno com que criada. E tambm, e ainda, importa destacar que a forma como ela recebida, entendida, e toda essa circularidade entre o sujeito que fala, o que ouve e o que dito, permite-nos verificar que ns somos tambm o outro e que podemos facilmente identificarmo-nos com ele. At porque tambm medida que ns vamos mudando, pelas tais experincias ou saberes apreendidos, vamos sendo o outro para ns mesmos.

Diramos ento que este conjunto de perspectivas dinmicas que, desde que devidamente equacionadas e evidenciadas, permitiro que se possa tornar consciente uma realidade ou um conhecimento que efectivamente nos vai permitir que entendamos da melhor maneira o nosso eu e o outro que est fora de ns.

12

Este tema resumido num ttulo de vastas compreenses faz-nos debater uma temtica extremamente complexa, a compreenso do homem. A identidade do sujeito, do eu, constituise no s por ser ele prprio, mas por ser tambm o outro. esta questo que o autor nos vai trazer de novo. Dizendo que dentro do eu existe um outro e que essa realidade vai permitir que entendamos melhor o outro que est fora.

Para Finalizar o nosso trabalho deixamos a palavra a Paul Ricoeur

() haver sempre uma palavra potica, haver sempre uma reflexo filosfica sobre a palavra potica e um pensamento poltico capaz para os reunir a ambos. Dito de outra maneira: a minha esperana est na linguagem; a esperana de que haja sempre poetas, de que haja sempre pessoas para reflectir sobre eles e de haja pessoas para querer politicamente que essas palavras, que essa filosofia da poesia, produza uma poltica. que eu diria que a minha apost tem figura de esperana.

Paul Ricoeur, Lunique et le singuleir, Lige, Alice Editions, 1999, p. 72

13

Referncias bibliogrficas:
Ricoeur, Paul. (1990). O si-mesmo como um outro. Textos apoio A. Filosfica (1. ano). Baraquin, Noelia; Laffitte, Jacqueline, (2004). Dicionrio de Filsofos. Edies 70. Paul Ricoeur, Lunique et le singuleir, Lige, Alice Editions, 1999, p. 72.

También podría gustarte