Está en la página 1de 4

PROVEDORIA DE JUSTIA

Processo: R - 2506/04 (A2) Assessor: Assunto: Ana Guerreiro Pereira Acesso a profisso. Exigncia de seguro de responsabilidade civil para o exerccio da profisso de guarda-nocturno. Legalidade e exequibilidade da exigncia formulada por vrias Cmaras Municipais no sentido da constituio de seguro de responsabilidade civil pelos candidatos profisso de guarda-nocturno. Aps reiteradas diligncias junto da Secretaria de Estado da Administrao Local, foi sancionado o entendimento de que so invlidas as disposies dos regulamentos municipais que tornaram obrigatria a constituio do seguro de responsabilidade civil, tendo a Direco-Geral das Autarquias Locais sido encarregue de promover a divulgao desta orientao pelos municpios visados.

Objecto:

Deciso:

Sntese:

1. A queixa apresentada diz respeito aos requisitos necessrios para o desempenho da actividade de guarda-nocturno, cujo exerccio, at data da entrada em vigor do Decreto-Lei n. 310/2002, de 18.12, se encontrava regulado pelo Decreto-Lei n. 316/95, de 28.11. 2. Atravs daquele diploma (Decreto-Lei n. 310/2002, de 18.12) procedeu o Governo transferncia de competncias dos Governos Civis para as Cmaras Municipais relativamente ao licenciamento de determinadas actividades, entre as quais se inclui a de guarda-nocturno. 3. Nesse diploma, designadamente no seu art. 8., encontra-se definido o conjunto dos deveres gerais a que esto sujeitos os guardas-nocturnos, sem que se faa qualquer exigncia relativamente necessidade de constituio de um seguro de responsabilidade civil a favor de terceiros. 4. No entanto, estabelecendo o art. 9. do Decreto-Lei n. 310/2002 supra citado que o regime dessa actividade fica a cargo de regulamentao municipal, algumas Cmaras Municipais, passaram a exigir, nos termos dos respectivos regulamentos municipais, como condio prvia emisso de licena de guarda-nocturno, que o requerente contrate um seguro de responsabilidade civil que garanta o pagamento de uma indemnizao por danos causados a terceiros no exerccio e por causa da sua actividade.

Rua do Pau de Bandeira, 7 e 9

1249-088 Lisboa --------

213926600/8 http://www.provedor-jus.pt

Fax: 2139612 43

correio electrnico: provedor@provedor-jus.pt

PROVEDORIA DE JUSTIA

5. Sucede, porm, que a maior parte das companhias de seguro tem vindo a recusar-se a celebrar esse tipo de seguro, o que, naturalmente, inviabiliza a obteno das licenas como guarda-nocturno junto das autarquias de cujos regulamentos municipais conste a exigncia desse tipo de seguro. 6. Colocado o assunto considerao do (ento) Ministrio das Cidades, Ordenamento do Territrio e Ambiente, remeteu a Secretaria de Estado da Administrao Local cpia de uma Informao elaborada pela Direco-Geral das Autarquias Locais, na qual se defendeu que um regulamento municipal no podia prever deveres, como seria o da obrigatoriedade do contrato de seguro para o exerccio da actividade de guarda-nocturno, que a prpria lei no previu. 7. Tendo por base esta concluso, retomou a Provedoria de Justia as diligncias instrutrias junto daquela Direco-Geral com o objectivo de equacionar a melhor forma de divulgar este entendimento junto dos vrios municpios, para que ponderassem ento a revogao das disposies dos respectivos regulamentos que previssem a obrigatoriedade da constituio do seguro de responsabilidade civil. 8. Muito embora S. Ex. o Secretrio de Estado da Administrao Local tivesse ento emitido um despacho de concordncia relativamente quela Informao da Direco-Geral das Autarquias Locais, quando confrontada pela Provedoria de Justia sobre as providncias que iriam ser adoptadas junto dos municpios para que fossem retiradas dos respectivos regulamentos municipais as disposies relativas obrigatoriedade de constituio do referido seguro, essa Direco-Geral respondeu que de momento no oportuno adoptar-se qualquer providncia junto das autarquias locais, na medida em que se encontra perspectivada uma futura reviso do Decreto-Lei n. 310/2000, de 18 de Dezembro. 9. Reconhecendo que a resoluo do problema objecto de queixa no poderia ficar suspensa daquela reviso, prosseguiu a Provedoria de Justia a instruo do processo junto daquela Secretaria de Estado, para que esclarecesse qual o regime que transitoriamente deveria vigorar, pois j se havia admitido a invalidade das disposies regulamentares municipais. 10. Aps vrias diligncias, registou-se um recuo na posio anteriormente assumida, tendo a Provedoria de Justia sido informada de que, afinal, considerava-se agora que a exigncia formulada enquadrava-se perfeitamente na legislao aplicvel e nas competncias dos municpios, o que motivou o envio de um novo ofcio a S. Ex. o Secretrio de Estado da Administrao Local. 11. Remetido o assunto para o Centro Jurdico da Presidncia do Conselho de Ministros, veio a ser elaborado um Parecer que mereceu a concordncia de S. Ex. o Secretrio

Rua do Pau de Bandeira, 7 e 9

1249-088 Lisboa --------

213926600/8 http://www.provedor-jus.pt

Fax: 2139612 43

correio electrnico: provedor@provedor-jus.pt

PROVEDORIA DE JUSTIA

de Estado da Administrao Local e que corresponde ao entendimento que reiteradamente defendeu a Provedoria de Justia, uma vez que : a. Se concluiu pela invalidade dos regulamentos municipais quanto s disposies relativas aos seguros de responsabilidade civil postos em crise, quer sob o plano da respectiva legalidade, quer sob o plano da respectiva constitucionalidade; b. Foi dado conhecimento Direco-Geral das Autarquias Locais para que divulgasse junto dos municpios essa posio; c. Caso se mantivesse a invalidade dos regulamentos, foi ainda equacionada a possibilidade de o Governo vir a determinar a realizao de uma inspeco que tivesse como objecto a verificao da legalidade dos regulamentos autrquicos e remeter o correspondente relatrio ao Ministrio Pblico, que poderia vir a impugnar directamente as referidas normas junto da jurisdio administrativa. 12. Nestes termos, foi determinado o arquivamento do processo, na convico de que, na medida do que lhe seria exigvel, a Secretaria de Estado da Administrao Local estaria j a diligenciar pela resoluo do assunto. 13. No obstante, a comunicao do arquivamento do processo quela Secretaria de Estado foi acompanhada de uma chamada de ateno, alertando para o facto de que, se a reviso do regime do exerccio da actividade de guarda-nocturno viesse a implicar a consagrao legal da obrigatoriedade de constituio do referido seguro de responsabilidade civil, ter que se ponderar que as Seguradoras se recusam habitualmente a contratar este tipo de seguros, de forma a no se cair numa situao de manifesta inexequibilidade do regime de acesso a esta profisso. 14. Posteriormente, a Secretaria de Estado da Administrao Local informou o Provedor de Justia que j havia divulgado o entendimento assumido sobre o assunto junto de todos os municpios, atravs de ofcio-circular da Direco-Geral das Autarquias Locais, solicitando ainda que se pronunciasse sobre um projecto de diploma destinado a consagrar a obrigatoriedade legal da constituio de seguro de responsabilidade civil para o acesso profisso de guarda-nocturno. 15. Respondendo a essa solicitao, reiterou o Provedor de Justia a posio anteriormente expressa quanto necessidade de serem institudos mecanismos capazes de garantir a exequibilidade dessa exigncia, isto , de resolver a habitual recusa da parte das Seguradoras em cobrir este tipo de riscos. 16. Para o efeito, sugeriu o Provedor de Justia que fosse ponderada uma soluo anloga que foi prevista para o seguro obrigatrio de responsabilidade civil automvel (cfr. art. 11., n. 1 do Decreto-Lei n. 522/85, de 31 de Dezembro) e para o seguro obrigatrio de acidentes de trabalho para os trabalhadores

Rua do Pau de Bandeira, 7 e 9

1249-088 Lisboa --------

213926600/8 http://www.provedor-jus.pt

Fax: 2139612 43

correio electrnico: provedor@provedor-jus.pt

PROVEDORIA DE JUSTIA

independentes (cfr. art. 5. do Decreto-Lei n. 159/99, de 11 de Maio), isto , que, no caso de recusa da contratao desse seguro por trs Seguradoras, caiba ao Instituto de Seguros de Portugal designar uma empresa de seguros para o efeito.

Rua do Pau de Bandeira, 7 e 9

1249-088 Lisboa --------

213926600/8 http://www.provedor-jus.pt

Fax: 2139612 43

correio electrnico: provedor@provedor-jus.pt

También podría gustarte