Está en la página 1de 177

HLIO VIDRICH FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENHO INDUSTRIAL
REA DE CONCENTRAO: DESENHO DO PRODUTO LINHA DE PESQUISA: ERGONOMIA

Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena e Pulpo-lateral: relao com a antropometria da mo e posies de trabalho.

BAURU/SP 2005

HLIO VIDRICH FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENHO INDUSTRIAL
REA DE CONCENTRAO: DESENHO DO PRODUTO LINHA DE PESQUISA: ERGONOMIA

Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena e Pulpo-lateral: relao com a antropometria da mo e posies de trabalho.

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Desenho Industrial rea de Concentrao: Desenho do Produto Linha de Pesquisa: Ergonomia, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao da Universidade Estadual Paulista Jlio Mesquita Filho Campus Bauru, como exigncia, para a obteno do ttulo de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Jos Carlos Plcido da Silva.

BAURU/SP 2005

HLIO VIDRICH FILHO

Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena e Pulpo-lateral: relao com a antropometria da mo e posies de trabalho.

COMISSO JULGADORA

Prof. Dr. Jos Carlos Plcido da Silva (Orientador) Prof. Dr. Jos Antonio Galbiatti Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli Prof. Dr. Itiro Iida Prof. Dr. Paulo Kawauchi

BAURU/SP 2005

DEDICATRIA

minha esposa Luciana, pelo amor, pela dedicao e compreenso no decorrer desta jornada, que sempre me apoiou, valorizando meu trabalho.

Ao meu filho Gabriel, pelas horas de alegria e, nos momentos em que me dediquei a estar contigo, l estava voc, me mostrando o quo gratificante ser pai.

Aos meus pais, Hlio e Aury, pelo amor, incentivo e educao recebidos, que sem eles nada existiria.

Ao Professor Dr. Jos Carlos Plcido da Silva, pela pacincia, estmulo, ateno, confiana, pela orientao e ensinamentos que foram to valorosos na elaborao desta Dissertao.

AGRADECIMENTOS
Ao Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli e ao Prof. Dr. Paulo Kawauchi, pelos ensinamentos, conselhos e sugestes na elaborao desta Dissertao. Prof. Dr. Marie Oshiiwa, pela amizade, apoio, incentivo e valiosas orientaes e anlises estatsticas deste trabalho. Ao Corpo Docente e Funcionrios do Programa de Ps-Graduao em Desenho Industrial da FAAC - Unesp, pela ateno e colaborao para a realizao desta Dissertao. Universidade de Marlia (UNIMAR), sem a qual este trabalho no poderia ser realizado. Profa Dr. Ceclia Barros Carvalho, pela amizade, pelo apoio e incentivo na realizao desta Dissertao. Prof Ms. Christiane Pereira de Mello Munhos, pela amizade,

encorajamento, apoio e presteza com que se disps a me ajudar. Aos Acadmicos, hoje Fisioterapeutas, Guilherme, Willian, Elisiane e Robson, pela dedicao, colaborao e eficincia na coleta dos dados, para a realizao desta Dissertao. Aos colegas do Curso, em especial ao Adelto Franco e Paulo Tosta. Aos Voluntrios que tornaram possvel esta pesquisa. A Deus, pela sua generosidade em sempre iluminar meu caminho, colocando pessoas to especiais em meu convvio. A todos os que direta ou indiretamente, colaboraram para a realizao deste trabalho.

vi

RESUMO
O presente trabalho avaliou 60 indivduos, sem patologias, 30 homens e 30 mulheres, entre 17 e 70 anos, totalizando 120 membros superiores. Elaborou-se um protocolo, a fim de se avaliar a fora de preenso palmar plena, medida com o Dinammetro JAMAR, e a fora de preenso pulpo-lateral, medida com o Medidor de Pina B&L, correlacionando-as com o gnero, idade, posies dos membros superiores e medidas antropomtricas da mo. Constatou-se que ambas as foras de preenso foram maiores no gnero masculino do que no gnero feminino, assim como, as medidas antropomtricas das mos. Levando-se em conta a correlao das foras com as posies avaliadas dos as membros foras superiores, se nas quais foram

no

encontrou

correlao

estatisticamente significativa em nenhuma das posies, porm, observou-se correlao com algumas medidas antropomtricas das mos, como largura da mo,

comprimento do polegar e do dedo mdio, assim como da mo. Portanto as medidas antropomtricas devem ser consideradas em uma avaliao clnica e/ou ergonmica.

Palavras-chave: Antropometria.

Fora

de

Preenso,

Ergonomia,

vii

ABSTRACT
The present research evaluated 60 people without any current pathologies, 30 male and 30 female whose age range went from 17 to 70 years old making up a total of 120 upper limbs. A protocol was created aiming to evaluate full grip strength, measured with JAMAR

Dynamometer, and lateral pulp grasp measured with B&L Pinch, relating them to gender, age, upper limbs positions and anthropometrical hand measurements. It has been noticed that both grip strengths were larger with males rather than females as well as the anthropometrical hand measurements. Taking into

consideration the relation of the forces with the upper limbs positions in which the forces were evaluated, no meaningful statistical relation was found in any of the positions, however, a relation with some anthropometrical hand measurement were noticed such as hand width, thumb and middle finger length, as well as the hands. Therefore, the anthropometrical hand measurements shall be regarded towards a clinical and/or ergonomic evaluation.

Keywords: Grip Strength, Ergonomics, Anthropometry.

viii

LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Representao do movimento de oposio do polegar.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 257 e 263.

06

Figura 2:

Representao da eminncia tenar. Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 432. Representao de posies do punho: (a) posio neutra, (b) flexo e (c) extenso.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 143.

06

Figura 3:

09

Figura 4:

Representao das articulaes metacarpofalagianas e interfalangianas.


Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 431.

11

Figura 5:

Representao de posies do punho: (a) posio neutra, (b) desvio radial e (c) desvio ulnar.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 143.

16

Figura 6:

Representao dos movimentos: (a) posio neutra, (b) supinao e (c) pronao.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 109.

17

Figura 7:

Representao da Fora de Preenso Palmar Plena.


Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 273.

25

Figura 8:

Representao da Fora de Preenso Pulpo-Lateral.


Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 265.

25

Figura 9:

Representao dos msculos flexores superficiais (a) e profundos (b) dos dedos.
Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 92 e 94.

26

Figura 10: Representao dos msculos intersseos: dorsais I, II, III, IV e (b) palmares I, II, III, IV.

(a) 27

Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 84 e 85.

Figura 11: Representao dos msculos da eminncia tenar: (a) msculo abdutor curto do polegar, (b) msculo oponente do polegar e (c) flexor curto do polegar.
Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 74, 75 e 77.

28

ix

Figura 12: Representao do msculo adutor do polegar.


Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 73.

29

Figura 13: Dinammetro JAMAR, utilizado para a medida da Fora de Preenso Palmar Plena. Figura 14: Dinammetro JAMAR ajustado na segunda posio. Figura 15: Medidor de Pina B&L, utilizado para a medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral. Figura 16: Paqumetro utilizado para medidas antropomtricas. Figura 17: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica largura da mo (A: metacarpale radial e B: metacarpale ulnar). Figura 18: Demonstrao da medida da largura da mo. Figura 19: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do polegar (C: phalangion do polegar e D: daktilion do polegar). Figura 20: Demonstrao da medida do comprimento do polegar. Figura 21: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do dorso da mo (E: meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae e F: phalangion do dedo mdio). Figura 22: Demonstrao da medida do comprimento do dorso da mo. Figura 23: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do dedo mdio (G: phalangion do dedo mdio e H: daktilion do dedo mdio). Figura 24: Demonstrao da medida do comprimento do dedo mdio. Figura 25: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento da mo (E: meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae e H: daktilion do dedo mdio).

44

45

45 46

49 49

50 51

52 53

54 55

56

Figura 26: Demonstrao da posio 1: ombro em aduo, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra. Figura 27: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 1. Figura 28: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 1. Figura 29: Demonstrao da posio 2: ombro em flexo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. Figura 30: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 2. Figura 31: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 2. Figura 32: Demonstrao da posio 3: ombro em abduo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. Figura 33: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 3. Figura 34: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 3. Figura 35: Demonstrao da posio 4: ombro em abduo na horizontal de 45, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. Figura 36: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 4. Figura 37: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 4. Figura 38: Demonstrao da posio 5: ombro em rotao lateral de 45, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido a 90 e antebrao e punho em posio neutra.

57

58

58

59

60

60

61

62

62

63

64

64

65

xi

Figura 39: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 5. Figura 40: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 5. Figura 41: Posio da mo do indivduo, segurando o Dinammetro JAMAR. Figura 42: Posio da mo do indivduo, segurando o Medidor de Pina B&L. Figura 43: Representao da espinha da escpula e do acrmio. Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 399. Figura 44: Representao do mero e escpula: clavcula, acrmio, espinha da escpula, ngulo inferior da escpula e epicndilos medial e lateral.
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 397.

66

66

67

68

147

148

Figura 45: Representao do punho e da mo: carpo (ossos do carpo), metarcarpo (ossos do metacarpo) e dedos (falanges).
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 430.

149

Figura 46: Representao do antebrao em pronao: mero, epicndilos medial e lateral, rdio e ulna. Fonte: NETTER, F. H., 1998, p.414. Figura 47: Representao do antebrao em supinao: mero, epicndilos medial e lateral, rdio e ulna. Fonte: NETTER, F. H., 1998, p.414.

151

152

xii

LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Dados dos indivduos referentes mdia, desviopadro e resultado do teste estatstico para a idade, em anos, segundo o gnero. Dados dos indivduos referentes dominncia, segundo o gnero. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 1. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso PulpoLateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 1. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 2. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso PulpoLateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 2. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 3. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso PulpoLateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 3. Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 4.

70

Tabela 2:

71

Tabela 3:

73

Tabela 4:

73

Tabela 5:

74

Tabela 6:

74

Tabela 7:

75

Tabela 8:

75

Tabela 9:

76

xiii

Tabela 10: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso PulpoLateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 4. Tabela 11: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 5. Tabela 12: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso PulpoLateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 5. Tabela 13: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria da Largura das Mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Tabela 14: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Polegar, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Tabela 15: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Dorso das mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Tabela 16: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Dedo Mdio, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Tabela 17: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento das Mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Tabela 18: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Palmar Plena, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero feminino.

76

77

77

79

79

80

80

81

82

xiv

Tabela 19: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero feminino. Tabela 20: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Palmar Plena, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero masculino. Tabela 21: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero masculino. Tabela 22: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e medidas antropomtricas da mo, bilateralmente, no gnero masculino. Tabela 23: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 1, no gnero masculino. Tabela 24: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 2, no gnero masculino. Tabela 25: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 3, no gnero masculino. Tabela 26: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 4, no gnero masculino. Tabela 27: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 5, no gnero masculino. Tabela 28: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino.

83

83

84

86

86

87

87

87

88

88

xv

Tabela 29: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 30: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 31: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 32: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 33: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 34: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 35: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 36: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 37: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Tabela 38: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e medidas antropomtricas da mo, bilateralmente, no gnero feminino.

89

89

90

90

91

91

92

92

93

93

xvi

Tabela 39: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 1, no gnero feminino. Tabela 40: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 2, no gnero feminino. Tabela 41: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 3, no gnero feminino. Tabela 42: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 4, no gnero feminino. Tabela 43: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 5, no gnero feminino. Tabela 44: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 45: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 46: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 47: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 48: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 49: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino.

94

94

94

95

95

96

96

97

97

98

98

xvii

Tabela 50: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Tabela 51: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino.

99

99

Tabela 52: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. 100 Tabela 53: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. 100

xviii

LISTA DE ABREVIATURAS
D DedoMeD DedoMeE Dir. Dom. DORT Destro Dedo Mdio Direito Dedo Mdio Esquerdo Direita Dominncia Distrbios steo-musculares Relacionados ao Trabalho DorsoMD DorsoME Esq. F Fem. FPPL FPPP IMC LargMD LargME M MoD MoE Masc. MMSS MSD MSE Dorso Mo Direita Dorso Mo Esquerda Esquerda Feminino Feminino Fora de Preenso Pulpo-Lateral Fora de Preenso Palmar Plena ndice de Massa Corprea Largura Mo Direita Largura Mo Esquerda Masculino Mo Direita Mo Esquerda Masculino Membros Superiores Membro Superior Direito Membro Superior Esquerdo

xix

PolegarD PolegarE PLD PLE PPD PPE S S.A.T.M.

Polegar Direito Polegar Esquerdo Pulpo-Lateral Direita Pulpo-Lateral Esquerda Palmar Plena Direita Palmar Plena Esquerda Sinistro Sociedade Americana dos Terapeutas da Mo

xx

LISTA DE ANEXOS
Anexo 1: Protocolo de Avaliao. Anexo 2: Tabela 1: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e medidas antropomtricas da mo, direita e esquerda, do gnero masculino. Anexo 3: Tabela 2: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e medidas antropomtricas da mo, direita e esquerda, do gnero feminino. Anexo 4: Tabela 3: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Palmar Plena do membro superior direito e esquerdo, do gnero masculino. Anexo 5: Tabela 4: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Palmar Plena do membro superior direito e esquerdo, do gnero feminino. Anexo 6: Tabela 5: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Pulpo-Lateral do membro superior direito e esquerdo, do gnero masculino. Anexo 7: Tabela 6: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Pulpo-Lateral do membro superior direito e esquerdo, do gnero feminino. 139

141

142

143

144

145

146

SUMRIO
Pg. RESUMO.............................................................................. vi ABSTRACT.......................................................................... vii LISTA DE FIGURAS............................................................ viii LISTA DE TABELAS........................................................... xii LISTA DE ABREVIATURAS............................................... xviii LISTA DE ANEXOS............................................................. xx INTRODUO..................................................................... 01 REVISO BIBLIOGRFICA............................................... 05 MATERIAL E MTODO...................................................... 43
SUJEITOS....................................................................................... MATERIAIS..................................................................................... PROCEDIMENTOS......................................................................... ANLISE DOS DADOS..................................................................

43 44 46 69

RESULTADOS E DISCUSSO.......................................... 70 CONCLUSO................................................................... 127 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................ 129 BIBLIOGRAFIA................................................................ 137 ANEXOS........................................................................... 139 GLOSSRIO..................................................................... 147

INTRODUO
A mo do homem um rgo, um instrumento complexo que se destina a objetivos mltiplos. Como um rgo de preenso, a mo pode realizar foras, bem como segurar e manipular uma linha delicada. No trabalho, as funes mais importantes das mos so segurar e aplicar foras musculares para controlar e manipular objetos. Do ponto de vista fisiolgico, a mo representa a extremidade efetora do membro superior, colocando-a em posies mais favorveis para executar uma determinada ao. Este trabalho destina-se ao estudo da

antropometria da mo, como largura da mo, comprimento do polegar, comprimento do dorso da mo, comprimento do dedo mdio e e comprimento da mo. Em muitos as

planejamentos

experimentos

ergonmicos,

caractersticas fsicas, freqentemente negligenciadas, so sempre uma das principais fontes de diferenas individuais entre os sujeitos, podendo ter implicaes na avaliao ergonmica. Prope-se tambm o estudo de posturas

funcionais do membro superior, posies que mais se aproximem das ocupacionais adotadas no trabalho. A postura um resultado necessrio da

realizao de atividades de trabalho. Posturas corporais

obrigatrias e desviadas da posio neutra so as formas mais freqentes de esforo muscular esttico. A exposio diria ao esforo esttico durante um longo perodo, pode resultar em desconforto, assim como, em dor e sofrimento para os msculos, articulaes, tendes e outros tecidos. Contudo, so discutidas as formas que esta obrigatoriedade pode tomar, assim como, os provveis resultados para o trabalhador das posturas longamente mantidas ou

freqentemente adotadas. Alm de medidas antropomtricas da mo e posturas do membro superior, sero avaliadas duas foras de preenso, descritas por KAPANDJI (1990), a Fora de Preenso Palmar Plena (FPPP) e Fora de Preenso PulpoLateral (FPPL), componentes importantes para uma

avaliao ergonmica ou mesmo para a reabilitao da mo. Toda a complexa organizao anatmica e funcional da mo participa da preenso. Existem muitos padres de preenso definidos, porm, KAPANDJI (1990) definiu a primeira (FPPP) como sendo a preenso palmar em mo cheia ou palma cheia, que a preenso de fora para objetos pesados e relativamente volumosos e a segunda (FPPL), como quando se segura uma moeda, uma chave, sendo que a face palmar da polpa do polegar apiase na face lateral do dedo indicador.

As mudanas tecnolgicas e as novas tcnicas de gesto dos negcios tm causado vrias alteraes nos mtodos e processos de produo. Para acompanhar estas mudanas, necessrio proporcionar aos funcionrios condies adequadas para que estes possam exercer suas tarefas e atividades com conforto e segurana. O projeto ergonmico do posto de trabalho e do sistema de produo, projeto de mquinas, ferramentas, equipamentos e instalaes, no mais apenas uma necessidade de conforto, segurana e usabilidade, e sim, uma estratgia para a empresa sobreviver no mundo globalizado. Os Distrbios steo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) que so uma vm causa importante rpida impactos de e em

incapacidades progressivamente,

crescendo mltiplos

acarretando

especial mdicos, econmicos e sociais. Dentre os principais fatores de risco para DORT destaca-se a sobrecarga fsica e biomecnica, posturas inadequadas, repetitividade, design de ferramentas,

equipamentos, usabilidade, entre outros. A partir da anlise ergonmica do trabalho se pode fazer recomendaes aos usurios, objetivando sua segurana, satisfao e o seu bem-estar na execuo de suas tarefas obtendo, conseqentemente, um aumento na

produtividade e reduo dos acidentes de trabalho e doenas ocupacionais, assim como, a avaliao quanto a usabilidade, que preocupa-se em oferecer maior e melhores condies na concepo de interfaces bem sucedidas com o usurio. Levando-se em conta o estudo da fora de preenso dentro de uma abordagem ergonmica, fez-se necessria a realizao deste estudo, a fim de se obter um melhor desempenho (resultado) destas foras, sem esquecer do conforto, segurana, bem-estar, DORT e acidentes decorrentes da inadequao na relao homem-mquina e tambm da qualidade de vida no trabalho. Motivado por esta situao, elaborou-se um protocolo, com o objetivo de se avaliar a fora de preenso palmar plena e a fora o e de preenso pulpo-lateral, medidas membros

correlacionando-as antropomtricas da

com mo

gnero, posies

idade, dos

superiores, que mais se aproximem das ocupacionais adotadas no trabalho, assim como sua influncia nos resultados, quanto ao desempenho do indivduo.

REVISO BIBLIOGRFICA
Revisando a literatura sobre antropometria,

especificamente medidas antropomtricas da mo e medidas de fora, mais especificamente as foras de preenso, verifica-se que BECHTOL (1954) estudou a fora de preenso palmar, levando em considerao as seguintes variveis: gnero, dominncia, a variao da medida de fora durante o dia e em diferentes dias, idade, tipo de atividade realizada no trabalho e posio de preenso no dinammetro tipo JAMAR. Concluiu que os homens conseguem a fora mxima de preenso na segunda posio do dinammetro, enquanto as mulheres o fazem na primeira posio, talvez por possurem mos de menor tamanho. Indivduos que manipulam objetos pesados, como carregadores de caixas, no apresentam necessariamente maior fora de preenso em contraste com aqueles que trabalham, realizando movimentos de preenso como ordenhadores, os quais apresentam fora superior, sugerindo que a fora de preenso est relacionada ao movimento de oposio do polegar (Figura 1) em direo aos demais dedos da mo, dando especial importncia aos msculos da eminncia tnar (Figura 2).

Figura 1: Representao do movimento de oposio do polegar.


Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 257 e 263.

Figura 2: Representao da eminncia tenar.


Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 432.

Da, tentativas para correlacionar medidas de circunferncia do antebrao com a fora de preenso provou ser intil, sendo que os msculos do antebrao consistem principalmente de flexores e extensores dos dedos e punho. A fora de preenso na mo dominante pode ser at 30% superior a no dominante, em contraste com outros estudos que mostram variao de 5 a 10%, dessa fora entre ambas. Pode ocorrer variao de at 30% da fora com o decorrer do dia. As menores marcas foram observadas nas primeiras horas da manh e as maiores, entre 16:00hs e 20:00hs. A variao da fora para um mesmo indivduo, na mesma hora, em dias diferentes, no ultrapassa a 10%. A fora de preenso declina com a idade. Segundo KIRKPATRICK (1956), o instrumento de sistema hidrulico fechado que o Committee on Industrial Health and Rehabilitation of the California Medical Association estudou foi o JAMAR,

completamente remodelado e aperfeioado do modo que seu sistema hidrulico fechado prova de vazamento. O aparelho original de JAMAR para testar a fora de preenso palmar foi o resultado de 3 anos de estudo de um engenheiro e de de um anatomista, ortopedistas. com o

aconselhamento

quatro

Esse

instrumento foi classificado como o melhor dispositivo medidor da fora de preenso palmar. KELLOR et al. (1971) estudaram a fora de preenso empregando um dinammetro ou medidor de pina e a destreza em 250 indivduos de ambos os gneros. O teste do dinammetro, para fora de preenso palmar, foi usado o JAMAR, ajustvel para o tamanho da mo, sem padro de posio. Foi medida duas vezes a fora em cada mo e foi registrado o maior valor. J no teste do medidor de pina, utilizando cada um dos trs tipos de pina: de trs pontos, lateral e pina palmar, foi usado o medidor de pina de Osco, sendo oferecida apenas uma oportunidade para cada indivduo exercer a mxima fora. A destreza foi observada atravs de dois testes, nos quais o indivduo era convidado a pegar objetos sobre uma superfcie plana. Concluram que os homens tm fora de

preenso maior do que as mulheres e permanecem assim ao longo da vida, mas perdem a fora a uma taxa maior do que as mulheres. Ambos tm igual destreza na faixa dos 20 anos, sendo que a mulher tem perda menor desta destreza com a idade. KRAFT & DETELS (1972) realizaram um estudo com 20 indivduos normais, sendo 10 do gnero masculino e 10 do gnero feminino, em quatro diferentes

posies do punho: 30 graus de extenso, 15 graus de extenso, posio neutra e 15 graus de flexo (Figura 3).

(b)

(a)

(c)

Figura 3: Representao de posies do punho: (a) posio neutra, (b) flexo e (c) extenso.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 143.

Mediram a fora de preenso palmar e de pina e o tempo para a realizao de tarefas, como: comer, escrever, pentear os cabelos e pegar objetos. No encontraram diferena significativa, tanto na fora de preenso palmar como de pina, nas posies de extenso a 15 ou 30 graus de extenso e neutra do punho; entretanto, as foras foram significativamente menores com 15 graus de flexo do punho. Nesta posio de 15 graus de flexo, tambm houve

dificuldade, principalmente, para as funes de escrever

10

e pegar pequenos objetos. As demais posies no apresentavam diferenas em relao s funes citadas. LUNDE et al. (1972) mediram a fora de preenso palmar em 57 mulheres universitrias sadias, sendo realizadas 107 mensuraes, que foram

correlacionadas com o peso corporal e a estatura. Encontraram mdia de fora de 30,39 kgf para a mo dominante e 26,76 kgf para a no dominante. A diferena mdia entre os lados dominante e no dominante foi de 3,62 kgf ou 13%. Concluram, tambm, que o peso e a estatura esto positivamente

relacionadas com a fora. NWUGA (1975) realizou medidas de fora de preenso palmar em 15 homens com idades entre 20 e 37 anos e 15 mulheres com idades entre 21 e 33 anos. Foram feitas trs mensuraes com intervalo de 1 minuto, somente para o lado dominante, considerando a mdia entre elas como a mxima fora alcanada. As medidas foram obtidas com os indivduos sentados e com o dinammetro moldado para permitir um ngulo de 150 graus para as articulaes metacarpofalangianas e 110 graus para as interfalangianas proximais (Figura 4). O peso dos participantes tambm foi anotado. O peso e a fora mxima de preenso tiveram correlao significativa e a mxima fora geralmente foi

11

alcanada entre o primeiro e o terceiro segundos, aps o incio da medida para ambos os gneros.

Figura 4: Representao das articulaes metacarpofalagianas e interfalangianas.


Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 431.

MONTOYE & LAMPHIEAR (1977) estudaram a fora de preenso palmar e do brao, bilateralmente, em mais de 6000 homens e mulheres entre 10 e 69 anos de idade. Foram realizados dois testes para cada mo, com intervalo de descanso apropriado entre eles, sendo o resultado a fora obtida no melhor dos dois testes. A idade foi amplamente relacionada com a fora,

principalmente nas crianas em crescimento e os

12

homens foram mais fortes que as mulheres. Cada medida de fora foi dividida pelo peso corporal do respondente. Quando os testes foram feitos, vrias medidas antropomtricas foram tomadas: peso, estatura, dimetro biacromial, prega cutnea do trceps e

circunferncia do brao e houve correlao significativa. Houve um pequeno decrscimo da fora de preenso absoluta e do brao, entre os 20 e 50 anos e o pico da fora foi alcanado aos 20 anos para os homens e um pouco mais tarde para as mulheres. O decrscimo da fora por unidade de peso, prximo aos 25 anos, foi claramente maior para os homens e mulheres do que o decrscimo da fora absoluta. PEARN (1978) estudou dois antigos

dinammetros: o dinammetro de Graham-Desaguliers que foi desenvolvido em Londres, em 1763, para medir a fora humana e o dinammetro de Regnier, que foi desenvolvido em Paris, em 1798, para medir as propriedades Constatou de as trao seguintes de cavalos do exrcito. para a

contribuies

dinamometria: o primeiro dinammetro estabeleceu a importncia de uma posio padronizada, quando da realizao do teste; tornou a dinamometria quantitativa e estabeleceu a variao da fora de um indivduo para outro. O segundo dinammetro propiciou a elaborao

13

de um dinammetro porttil de registro contnuo e a introduo do conceito de mdia da fora mxima possvel, como um ndice de fora individual. TERAOKA (1979) estudou a variao da fora de preenso palmar em relao posio do indivduo. Neste estudo foram includos 4.757 homens e 4.786 mulheres, com idade variando de 15 a 55 anos, nos quais foram realizadas duas mensuraes para cada mo e para cada posio (ortosttica, sentada e decbito dorsal), com intervalos de 5 a 10 minutos e foi anotado o maior valor. Os ndices de fora obtidos na posio ortosttica foram significativamente maiores do que na posio sentada, e na posio sentada, maiores do que em decbito dorsal. Houve uma diminuio da fora de preenso direita e esquerda de 31 aos 55 anos para os homens e dos 15 aos 18 anos houve um aumento da fora de preenso para ambas as mos que continuou aumentando at os 30 anos. Nas mulheres, a fora de preenso diminuiu na idade de 35 a 55 anos para ambas as mos e dos 15 aos 20 anos, aumentou gradualmente, apresentando um pico aos 35 anos. No gnero masculino houve ndices de fora mais elevado para ambas as mos do que observado no gnero feminino em todas as posies estudadas.

14

THORNGREN & WERNER (1979) estudaram a fora de preenso palmar em 450 pessoas (225 homens e 225 mulheres) nas faixas etrias dos 21 aos 65 anos. Foram realizadas 3 medidas consecutivas, alternando a mo dominante com a mo no dominante. O indivduo ficava sentado, com o cotovelo flexionado a 30 graus e era orientado para executar a mxima preenso. Foi determinada a mdia dos 3 valores para cada mo e foi calculada a proporo mo

dominante/no dominante. Constataram: (a) decrscimo da fora de preenso com o aumento da idade; (b) valor maior para a mo dominante e (c) os homens, em cada intervalo de idade, foram mais fortes que as mulheres. A proporo mo dominante/no dominante teve pouca variao com a idade ou entre os gneros, o que mostrou ser um parmetro estvel e um meio preciso de avaliar a fora da mo. CORLETT & MANENICA (1980) analisaram a postura e o desconforto no trabalho. Porm, para muitos trabalhos industriais nos quais o esforo fsico no fator limitante, argumenta-se que, quando o local de trabalho tem dimenses inadequadas o limite do

desempenho ser causado pelo desconforto. Estudaram os efeitos da permanncia em uma postura fixa e deduziram que nenhuma postura pode ser mantida sem

15

descanso. Constataram que as posturas que resultam de alto nvel de desconforto no so totalmente

compensadas mesmo depois de 45 minutos de atividade alternativa de relaxamento e que, nos casos, nos quais as mudanas foram introduzidas, obtiveram melhora significativa e um reduzido nvel de desconforto, quando comparados com a situao original. Confirmaram, portanto, que a melhora do desempenho estava

combinada com a melhora da interface homem-mquina com menos riscos para a sade. PRYCE (1980) estudou a variao da fora de preenso palmar com a mudana de posio do punho. Participaram deste estudo 30 indivduos destros, sem acometimento no membro superior, com idades variando entre 20 e 40 anos, sendo realizadas nove mensuraes para cada um, nas seguintes posies: 1- 0 grau de desvio ulnar e 15 graus de flexo; 2- 0 grau de desvio ulnar e 0 grau de flexo-extenso; 3- 0 grau de desvio ulnar e 15 graus de extenso; 4- 15 graus de desvio ulnar e 15 graus de flexo; 5- 15 graus de desvio ulnar e 0 grau de flexo-extenso; 6- 15 graus de desvio ulnar e 15 graus de extenso; 7- 30 graus de desvio ulnar e 15 graus de flexo; 8- 30 graus de desvio ulnar e 0 grau de extenso; 9- 30 graus de desvio ulnar e 15 graus de extenso.

16

Foi registrado o gnero, idade e perodo do dia do teste. O estudo afirmou que a mxima potncia da fora de preenso ocorreu com o punho em posio neutra (Figura 5). Os resultados indicaram que essencial o uso da mesma posio do punho no teste da fora de preenso.

(b)

(a)

(c)

Figura 5: Representao de posies do punho: (a) posio neutra, (b) desvio radial e (c) desvio ulnar.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1, 1990, p. 143.

McGARVEY

et

al.

(1984)

estudaram

variabilidade da fora isomtrica de preenso palmar em diferentes perodos do dia. Foram estudados 40 indivduos, entre 40 e 70 anos, sendo 24 mulheres e 16 homens e nenhum indivduo com acometimento em membros

superiores e todos funcionalmente destros. Os indivduos foram testados s 8:30hs, 12:30hs e s 16:30hs. Os testes

17

consistiram do exame da fora isomtrica de preenso palmar, de supinao e pronao (Figura 6), de flexo e extenso do cotovelo, tanto do lado dominante como no dominante.

(b)

(a)

(c)

(b)

(c)

Figura 6: Representao dos movimentos: (a) posio neutra, (b) supinao e (c) pronao.
Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 109.

As medidas foram realizadas com o indivduo sentado, brao ao lado do corpo e cotovelo fletido em 90 graus. Os dados foram coletados a partir de 3 testes, com 30 segundos de intervalo e foram expressos como a mdia

18

destes 3 testes. Constataram que a fora de preenso foi estatisticamente mais forte tanto no incio como no fim da tarde, do que pela manh. MATHIOWETZ et al. (1984) verificaram a confiabilidade e validade de 4 testes de fora da mo: preenso palmar, pina palmar, pina da chave e pina de ponta, realizados com o Dinammetro de JAMAR e o Medidor de Pina B&L, respectivamente. Foram seguidas instrues e posicionamentos padronizados, segundo a Sociedade Americana dos Terapeutas da Mo (S.A.T.M.). Participaram desse estudo 27 mulheres com idades entre 20 e 39 anos, sem afeces no membro superior, e que foram submetidas a 3

mensuraes sucessivas para os lados dominante e no dominante, sendo o resultado das foras expressos pela mdia. Foram registrados os nomes, idade, gnero, mo dominante e estado de sade dos indivduos. A mo dominante foi determinada, perguntando ao indivduo se era destro ou canhoto. O cabo do dinammetro foi ajustado na segunda posio para todos os indivduos. Constataram que tanto o dinammetro de JAMAR, quanto o medidor de pina continuam sendo os

instrumentos mais confiveis, com uma preciso em torno de mais ou menos 3 a 5% e mais ou menos 1%, respectivamente.

19

MATHIOWETZ et al. (1985a) estudaram a fora de preenso palmar e de pina (pina palmar, da chave e de ponta) em 628 voluntrios (310 homens e 318 mulheres) entre 20 e 94 anos. A fora de preenso palmar foi verificada primeiro; e, para cada teste de fora, os resultados de 3 testes sucessivos foram registrados para cada mo. O cabo do dinammetro foi ajustado na segunda posio, com fins de padronizao. Para a fora de preenso palmar foi usado o

dinammetro de JAMAR e para fora de pina, o medidor de pina B&L. Verificaram que o valor mximo da fora de preenso palmar ocorreu entre 25 e 39 anos para ambos os grupos e que gradativamente decresciam aps essa faixa. Para a fora de pina, a mdia dos resultados foi relativamente estvel dos 20 aos 59 anos, com um declnio gradual dos 60 aos 79 anos. Foi observada alta correlao entre a fora de preenso e a idade, mas uma correlao de baixa a moderada entre a fora de pina e a idade. Com a mo direita

apresentando maior fora sobre a esquerda em ambos os gneros, mas com diferenas funcionais pequenas entre a mo dominante e no dominante, os homens foram mais fortes que as mulheres em todos os grupos de idade.

20

MATHIOWETZ et al. (1985b) mediram a fora de preenso palmar e pina da chave em 29 mulheres, com idade entre 20 e 34 anos. As medies foram realizadas com o cotovelo em 90 graus de flexo e em total extenso, sendo trs mensuraes para cada lado e para cada posio do cotovelo. Foi utilizado

dinammetro tipo JAMAR na posio de nmero 2 para a preenso palmar e um medidor de pina para a pina de chave. Encontraram que a fora de preenso palmar foi significativamente maior com o cotovelo fletido em 90 graus do que na posio estendida. Para a fora de pina, encontraram que, em ambas as mos, a fora foi maior com o cotovelo em flexo de 90 graus, mas somente a fora da mo direita foi significativamente maior. REDDON et al. (1985) verificaram a

confiabilidade do teste de fora de preenso palmar em 12 indivduos destros, sendo 6 homens entre 21 e 36 anos de idade e 6 mulheres entre 20 e 31 anos de idade, com o mesmo dinammetro manual de

Stoelting/Smedley. Os indivduos foram testados para ambas as mos, dominante e no dominante, por 10 semanas consecutivas, com intervalo de uma semana entre os testes. Constataram que o efeito da fadiga sobre os testes foi significativo para ambos os gneros e

21

mos, exceto para a mo dominante das mulheres e o efeito da aquisio da habilidade sobre as sesses foi significativo tanto para os homens, como para as mulheres, mas somente para a mo no dominante nos homens e dominante nas mulheres. CAULEY et al. (1987) verificaram a relao da fora de preenso palmar com a idade, atividade fsica e fatores antropomtricos, numa populao de 255

mulheres ps-menopausa sem terapia estrognica e 55 mulheres em terapia de reposio estrognica. Foram registrados dados antropomtricos incluindo estatura, peso, circunferncia do brao, prega cutnea do trceps e fora de preenso. O ndice de Massa Corprea (IMC), proporo peso/estatura ao quadrado (Kg/m2 ) foi

calculado como medida da obesidade. A fora de preenso foi medida na mo dominante, usando o dinammetro manual de Harpenden. Foi medida 3 vezes em cada mo, com 30 segundos de intervalo entre os testes e foi registrado o maior valor. Como resultados encontraram que, as usurias de estrognio

apresentaram um IMC significativamente mais baixo, a diminuio da fora estava associada ao aumento da idade, a atividade fsica estava significativamente

correlacionada com a fora e tanto a estatura quanto o peso estavam correlacionados com a fora,

22

independente da idade, enquanto que no encontraram relao da fora com a obesidade medida pelo IMC. WADSWORTH et al. (1987) estudaram a confiabilidade do teste muscular manual, descrito por DANIELS & WORTHINGHAM (1980) e KENDALL & McCREARY (1987), e do teste muscular dinamomtrico de 11 indivduos entre 21 e 96 anos. Encontraram que o teste muscular manual pode ser usado com confiana, mas no pode ser capaz de determinar aumentos de fora to delicadamente e tambm de a quanto o teste muscular

dinamomtrico pequenas graduao

discriminar fora,

precisamente na

variaes de bom

principalmente No teste

normal.

muscular

dinamomtrico, determinaram que ele proporciona meios mais objetivos de medida. Concluram que, ambos os testes, manual e dinamomtrico, so confiveis. CZITROM & LISTER (1988) correlacionaram as medidas de fora de preenso palmar com sintomas de dor crnica no punho e os resultados avaliando de 81

subseqentes

exames

subsidirios,

pacientes com dor crnica no punho. Em todos, o exame clnico e complementares, no demonstraram doena especfica. Todos foram ento, submetidos diversos exames para elucidao diferena diagnstica. em Os autores

encontraram

significativa

relao

23

diminuio da fora do lado afetado para o normal e concluram que a deteco de fraqueza na fora, em relao ao lado normal pode ser um indicador simples de uma afeco real nas dores mal definidas do punho. YOUNG et al. (1989) avaliaram a fora de preenso palmar e de pina lateral em 95 voluntrios, sendo 61 mulheres e 34 homens, com idade variando de 18 a 67 anos. A fora de preenso palmar foi medida usando o dinammetro de JAMAR, padronizado e ajustvel em todas as cinco posies, sendo que a extremidade dominante foi examinada primeiro. A fora de pina lateral (chave) foi determinada, usando o medidor de pina de Preston. Trs medidas foram tomadas e tanto a fora de preenso como a fora de pina foram medidas duas vezes ao dia, entre 9:00hs e 11:00hs e entre 13:00hs e 15:00hs, duas vezes por semana, por trs semanas, num total de 12 testes e em todos os perodos foi calculada a mdia. Com a anlise da mdia, concluram que tanto a fora de preenso palmar como a de pina, nesses perodos, num mesmo dia, no revelaram diferenas significativas. SMITH & LEHMKUHL (1989) declararam que a funo da mo depende do trabalho em equipe de muitos msculos, daqueles que agem no punho, bem como daqueles que agem sobre os dedos e que os

24

msculos do punho so parte integral da funo da mo, pois impedem movimentos indesejveis do punho e mantm os msculos dos dedos em um tamanho favorvel produo de tenso. Porm, o autor afirmou que deve-se dedicar bastante ateno maneira pela qual os vrios msculos combinam suas aes para apanhar e soltar objetos, e para vrios movimentos finos, alm do que os msculos sinrgicos esto to fortemente unidos que o indivduo incapaz de omitir voluntariamente um msculo da combinao qual ele pertence. KAPANDJI (1990) estudou vrias formas de preenses e definiu a preenso palmar plena como sendo preenso palmar em mo cheia ou palmacheia (Power Grip), que a exercida para segurar objetos relativamente volumosos (Figura 7) e a preenso por oposio subtrmino-lateral ou pulpo-lateral, como quando se segura uma moeda (Figura 8). Declarou tambm que os msculos responsveis pela execuo da preenso palmar so os flexores superficiais e profundos dos dedos (Figura 9) e, sobretudo, os intersseos (Figura 10) e todos os msculos da

eminncia tnar (Figura 11), principalmente o msculo adutor do polegar (Figura 12) e para a preenso pulpolateral, essencialmente os msculos primeiro intersseo

25

dorsal (Figura 10), o flexor curto do polegar (Figura 11), o primeiro intersseo palmar (Figura 10) e sobretudo, o adutor do polegar (Figura 12).

Figura 7: Representao da Fora de Preenso Palmar Plena.


Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 273.

Figura 8: Representao da Fora de Preenso Pulpo-Lateral.


Fonte: KAPANDJI, I. A., v. 1., 1990, p. 265.

26

(a)

(b)

Figura 9: Representao dos msculos flexores superficiais (a) e profundos (b) dos dedos.
Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 92 e 94.

27

II

III

IV

IV

III

II

(a)

(b)

Figura 10: Representao dos msculos intersseos: (a) dorsais I, II, III, IV e (b) palmares I, II, III, IV.
Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 84 e 85.

28

(a)

(b)

(c)

Figura 11: Representao dos msculos da eminncia tenar: (a) msculo abdutor curto do polegar, (b) msculo oponente do polegar e (c) flexor curto do polegar.
Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 74, 75 e 77.

29

Figura 12: Representao do msculo adutor do polegar.


Fonte: KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K., 1987, p. 73.

BALOGUN et al. (1991) estudaram o efeito da postura e da posio do cotovelo na medida de fora de preenso palmar em 26 homens e 35 mulheres, em quatro posies: sentado com o cotovelo fletido em 90 graus; sentado com o cotovelo em total extenso; em posio ortosttica e o cotovelo fletido em 90 graus e em posio ortosttica com o cotovelo em total extenso. Foram realizadas duas medidas, sendo registrado o valor mais alto. O teste foi realizado em uma hora e foi permitido um descanso mnimo de 5 minutos entre as medidas. Concluram que os homens apresentaram maior fora que as mulheres em todas as posturas, a

30

fora de preenso na posio sentada com o cotovelo fletido a 90 graus apresentou o resultado mais baixo, sendo que o mais alto, foi com o indivduo na posio ortosttica e o cotovelo em total extenso. Para todas as posies, houve uma correlao positiva entre a fora de preenso e a idade, o peso e a estatura. Pelos resultados, os autores sugerem a necessidade de manter condies de teste padronizadas enquanto medem a fora de preenso e que os terapeutas no podem comparar objetivamente suas medidas de fora com normas, que se baseiam em diferentes protocolos. REED et al. (1991) realizaram um estudo da fora de preenso palmar em gmeos, sendo 127 pares de gmeos idnticos e 130 pares de gmeos fraternos, com idades de 59 a 70 anos. Foram registradas trs tentativas usando a mo dominante com

aproximadamente um minuto de intervalo entre elas e foi anotado o maior valor da fora. Incluram algumas medidas antropomtricas como o peso, a estatura, a circunferncia abdominal, circunferncia do quadril e circunferncia do brao, a prega cutnea do trceps e subescapular e o dimetro biacromial e bicondilar do mero. Constataram um declnio da fora de preenso com o aumento da idade e que no existe uma diferena de fora, levando-se em considerao a dominncia do

31

indivduo. Dentre as variveis correlacionadas com a fora de preenso, foram significativos o peso, a rea muscular do brao e a prega cutnea do trceps, enquanto que a circunferncia abdominal foi

negativamente correlacionada. Concluram tambm que existe efeito gentico significativo em relao fora de preenso. KUZALA & VARGO (1992) investigaram a variao da fora de preenso palmar com a mudana de posio do cotovelo em 46 participantes: 16 homens e 30 mulheres com idades variando de 21 a 46 anos, sendo que para cada indivduo foi testada a mo dominante. Foi utilizado o dinammetro tipo JAMAR na segunda posio. Com exceo do cotovelo, o membro superior Sociedade foi posicionado Americana conforme indicado da pela Mo.

dos

Terapeutas

Realizaram medies de fora com o cotovelo em quatro posies (0, 45, 90 e 135 graus de flexo), sendo trs medidas para cada posio e o resultado foi expresso por uma mdia de cada posio. Concluram que a maior fora de preenso foi alcanada com o cotovelo em zero grau de flexo, declinando progressivamente com maiores graus de flexo, contrariando no s vrios autores na literatura, mas tambm a posio

estabelecida pela S.A.T.M., ou seja, com o cotovelo em

32

90 graus. Segundo os autores, isto ocorreu porque o msculo flexor superficial dos dedos, que o nico flexor primrio a cruzar o cotovelo, colocado em posio mecanicamente desfavorvel, com maiores

graus de flexo da articulao citada. ODRISCOLL et al. (1992) analisaram a posio do punho durante a fora de preenso palmar mxima em 10 homens e 10 mulheres com idades entre 20 e 51 anos, utilizando o dinammetro de JAMAR para as mensuraes de modo padronizado, de acordo com a Sociedade Americana dos Terapeutas da Mo. A posio do punho dominante foi de 35 graus de extenso e 7 graus de desvio ulnar e obtiveram 41 kgf como valor da fora de preenso palmar, j para o lado no dominante, a posio do punho foi de 40 graus de extenso, com 2 graus de desvio ulnar, alcanando fora de preenso de 37 kgf. Numa segunda fase, os autores avaliaram a influncia do tamanho do objeto na posio do punho em 10 homens e 11 mulheres, com idade entre 22 e 42 anos. Para cada indivduo foram estudadas as seguintes variveis: gnero, idade,

comprimento da mo, peso e estatura. Dividiram as mos dos indivduos em: grandes, com tamanho de 19 a 21 cm e pequenas com tamanho entre 15 e 18,5 cm. Foram realizadas mensuraes seriadas para todas as mos nas cinco posies do dinammetro, sendo que a melhor posio

33

foi a segunda para dez indivduos, a terceira para dez indivduos e a quarta para um indivduo e verificaram que o grau de extenso do punho estava relacionado com o tamanho do objeto; assim sendo, para agarrar objetos maiores, a posio do punho tende para a flexo e para objetos pequenos, tende extenso, para manter um equilbrio da tenso muscular nos flexores extrnsecos dos dedos (Figura 12) e extensores do punho (Figura 13). MONTAZER & THOMAS (1992) realizaram um estudo da fora de preenso palmar para avaliar como essa fora se deteriora depois de um grande nmero de preenses sucessivas. Participaram desse estudo, 8 homens com idades entre 23 e 35 anos. As medidas foram realizadas com a mo dominante, com durao de trs segundos e um intervalo de quinze segundos entre elas, num total de 200 medidas. Observaram que a mxima fora de preenso repetitiva deteriorou durante as tentativas, caiu para 48,5% na 200a. tentativa. A queda foi de aproximadamente 40% em 100 tentativas, entretanto da 100a. para a 200a. tentativa, ocorreu apenas uma queda de 10% no desempenho, o que surpreendeu, porque os indivduos reclamaram de rigidez muscular no antebrao e dor nas palmas e dedos, depois de 30 a 40 tentativas. OH & RADWIN (1993) estudaram as foras palmar e dos dedos em 18 indivduos usando um

34

dinammetro de fora padro baseado no comprimento da mo, sendo que foram apresentados aleatoriamente dois gatilhos e quatro cabos ajustveis. medida que o cabo aumentava, a mdia do pico de fora aumentava, quando um gatilho maior foi usado, a mdia do pico de fora diminua. O tamanho da mo afetou a fora de preenso, o nvel de esforo de preenso foi mximo para as pessoas de mos compridas usando um cabo de 4 centmetros e para as pessoas de mos pequenas usando um cabo de 7 centmetros. A preferncia subjetiva pelo cabo ajustvel aumentava quando o tamanho da mo aumentava. GENAIDY & KARWOWSKI (1993) estudaram os efeitos potencialmente adversos de posturas de trabalho inadequadas sobre a populao industrial, examinando os efeitos dos desvios da postura neutra no desconforto articular percebido nas posturas sentado e em p, sob condies semelhantes ao trabalho. Participaram do estudo 12 homens e 7 mulheres com idade de 22 2 anos, peso corporal de 73 3,5 kg e estatura de 169 4,3 cm. Os movimentos foram definidos ao redor das principais articulaes do corpo (punho, cotovelo, ombro, pescoo, regio lombar, quadril, joelho e tornozelo). Constataram vrias classes diferentes de desvio articular da postura neutra, s quais foram atribudas diferentes cargas de stress, ou seja desconforto. Encontraram que as posturas, nas quais

35

o ombro est em flexo, abduo e extenso, na posio em p, leva a altos nveis de desconforto no ombro. Em relao ao cotovelo, a classificao com referncia sobrecarga articular foi primeira a supinao, seguida pela pronao e depois pela flexo e extenso do cotovelo. A inclinao lateral do pescoo foi mais estressante do que a flexo, extenso e rotao. A extenso da lombar, na posio em p, causou a maior classificao para os movimentos das costas, seguido pela inclinao lateral, rotao e flexo. Os movimentos de quadril foram muito estressantes e a flexo do tornozelo foi mais estressante que a extenso do tornozelo. CROSBY et al. (1994) estudaram a fora de preenso palmar normal nos cinco nveis do

dinammetro de JAMAR e a fora de pina da chave e de polpa com o medidor de pina B&L. Participaram do estudo 105 homens e 109 mulheres entre 16 e 63 anos, sendo 175 destros e 39 canhotos. Foram anotados tambm o peso corporal e a estatura. Foi adotada a posio determinada pela Sociedade Americana dos Terapeutas da Mo. Observaram que a segunda

tentativa de teste de preenso palmar mostrou uma diminuio na preenso de 107 indivduos (50%), a preenso aumentou em 51 indivduos (24%) e no se alterou em 56 indivduos (26%). Houve 6% de diferena

36

para todo o grupo com relao fora de preenso da mo dominante e no dominante. Houve tambm 3% de diferena na pina da chave e 5% na pina de polpa entre a mo dominante e no dominante, em todo o grupo. Os indivduos canhotos foram mais fracos do que os destros, em ambos os testes de fora de pina. Os autores determinaram que se o teste repetido, depois da primeira tentativa, deve-se registrar o melhor

resultado e no a mdia. Para a fora de pina foi realizada apenas uma tentativa. O gnero, o peso, a estatura, a habilidade e as atividades de lazer foram observadas como fatores significativos influenciando a mxima potncia de preenso, j a idade no foi observada como fator importante. O nvel 2 do

dinammetro de JAMAR foi considerado o melhor nvel para testar a preenso, o qual foi adotado pela S.A.T.M. para testes de rotina. SU et al. (1994) investigaram o efeito da posio do ombro sobre a fora de preenso em 80 homens e 80 mulheres, na faixa etria de 20 a 69 anos, usando o Dinammetro de JAMAR para a mensurao da fora em quatro posies. As medidas foram realizadas em trs posies, somente para a mo dominante, nas quais o cotovelo foi mantido em total extenso, combinada com vrios graus de flexo do

37

ombro (0, 90 e 180 graus) e de uma posio na qual o cotovelo foi flexionado a 90 graus com o ombro em zero grau de flexo. A maior medida mdia da fora de preenso foi registrada com o ombro em 180 graus de flexo, com o cotovelo em total extenso, enquanto que com o cotovelo em 90 graus de flexo com o ombro em zero grau de flexo apresentou o escore mais baixo da fora. Encontraram tambm que a fora de preenso medida com o cotovelo em extenso, independente da posio do ombro (0, 90 e 180 graus de flexo), foi significativamente maior do que quando o cotovelo estava flexionado a 90 graus, com o ombro a 0 grau de flexo. Alm disso, constataram que a fora diferiu significativamente para ambos os gneros e para cada grupo etrio. O pico da fora de preenso, para os homens, foi entre 20 a 39 anos, declinando

gradativamente depois disso e para as mulheres, as medidas mais altas, foram entre 40 a 49 anos. Consideraram que os achados foram importantes para avaliao e reabilitao de pacientes com problemas nas mos. IMRHAN & RAHMAN (1995) estudaram os efeitos do tamanho de pinamento sobre a fora de pina, usando condies mais realistas em 17 homens destros, usando a mo direita, estando o indivduo na

38

posio em p. Os resultados mostraram que a fora diminuiu para tamanhos maiores, sendo dependente do tamanho do pinamento, e os resultados proporcionaram dados sobre a fora de pina que podem influenciar o planejamento de tarefas e de equipamentos minimizar a tenso msculo-esqueltica. CAPORRINO et al. (1998) avaliaram a fora de preenso palmar de 800 indivduos que no apresentavam patologias nos membros superiores, com idades entre 20 e 59 anos, utilizando o dinammetro JAMAR, ajustado na segunda posio, analisando fatores que pudessem para

influenciar sua mensurao, como gnero, dominncia e idade. As medidas foram realizadas com os indivduos posicionados sentados com o brao aduzido, paralelo ao corpo, cotovelo fletido em 90 graus e antebrao e punho na posio neutra. Foram realizadas trs medidas com intervalo mnimo de um minuto entre elas, alternadas entre os lados dominante e no dominante, e foi anotado o maior valor. No foram includos indivduos ambidestros. Os autores

constataram que a fora de preenso palmar no lado dominante foi significativamente maior do que a do lado no dominante, em todas as idades e em ambos os gneros; que no gnero masculino foi maior do que no gnero feminino, tanto no lado dominante como para o no dominante; que a mdia da fora, para o gnero masculino, foi de 44,2 kgf e de

39

40,5 kgf, para os lados dominante e no dominante, respectivamente e para o gnero feminino, foi de 31,6 kgf e 28,4 kgf, para os lados dominante e no dominante. Observaram tambm que, na determinao da fora de preenso palmar foi possvel utilizar o membro contralateral, pois a fora do lado dominante foi 10% maior do que a do lado no dominante para os homens e 12% para as mulheres. Segundo IIDA (1998) a biomecnica ocupacional estuda as interaes entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos msculo-esquelticos e suas conseqncias, analisa basicamente a questo das posturas no trabalho e a aplicao de foras. Muitos equipamentos, ferramentas e postos de trabalho inadequados provocam tenses musculares, dores e fadiga que, s vezes, podem ser resolvidas com providncias simples. Muitas vezes so possveis solues de compromisso, em que no se consegue uma situao ideal de trabalho, mas as exigncias humanas podem ser sensivelmente reduzidas, ao nvel tolervel. A antropometria trata de medidas fsicas do corpo humano. Ainda segundo IIDA (1998) a antropometria esttica aquela em que as medidas se referem ao corpo parado ou com poucos movimentos. A antropometria dinmica mede os

40

alcances dos movimentos. Os movimentos de cada corpo so medidos mantendo-se o resto do corpo esttico. SANDE & COURY (1998) atravs de uma reviso de alguns estudos realizados sobre o movimento de preenso, descreveram algumas variveis que influenciam a fora de preenso, como, postura, um empunhadura de e

antropometria.

Consideraram

estudo

enorme

relevncia com relao a situao clnica de maneira geral, com as intervenes ergonmicas envolvendo os

trabalhadores e at mesmo os projetistas e compradores de ferramentas. Portanto, foi ntida a importncia do estudo de padres funcionais de preenso com relao a situao de interveno, seja ela clnica ou ergonmica, j que esta envolve a resoluo ou amenizao de um risco ou mesmo de uma patologia, ligados a uma causa funcional. Segundo GRANDJEAN (1998) quando uma atividade corporal est ligada a um significativo uso de fora, os fluxos de movimento deveriam ser configurados de modo que os msculos exercessem sua fora mxima. S assim a musculatura poderia ter o grau mximo de efetividade e trabalhar com uma destreza otimizada. Considerando que posturas corretas do tronco, membros superiores e

inferiores, que no exijam trabalho esttico e movimentos naturais, so condies para um trabalho eficiente, imprescindvel a adaptao do local de trabalho s medidas

41

do corpo humano, para tanto, devem ser levantadas as medidas antropomtricas. LIN & LEE (1999) investigaram dados

antropomtricos de 95 estudantes universitrios, onde incluram 4 parmetros relacionados mo (largura da mo, largura da palma, comprimento da mo, comprimento da palma) mais peso e estatura dos sujeitos. Alm disso, usaram um dinammetro para medir a fora de preenso palmar dos sujeitos em diferentes posturas de trabalho (0, 90 e 180 graus). Constataram diferenas significativas entre as posturas a 0, 90 e 180 graus, entretanto, a mdia da fora de preenso para as 4 medidas no mostrou diferena significativa. PASCHOARELLI & COURY (2000), devido os altos ndices de que doenas executam ocupacionais tarefas envolvendo

trabalhadores

manipulativas,

realizaram um estudo a fim de analisar a usabilidade de equipamentos, dispositivos e ferramentas manuais, ou seja, o design ergonmico, assim como, os aspectos fisiolgicos das mos dos usurios, elemento direto na interface homemambiente. Estudaram os parmetros antropomtricos da mo humana, a biomecnica da mo, as patologias que envolvem as atividades manuais de trabalho e os principais

procedimentos de avaliao destas atividades. Preocupados com a qualidade do produto nestas relaes, mais

42

especificamente, usabilidade no

com design

aspecto de pegas

ergonmico e

de

empunhaduras,

constataram que todos os tpicos estudados mantm uma estreita correlao, que orienta as consideraes e

recomendaes ergonmicas e de usabilidade. OKUNRIBIDO (2000) realizou medidas

antropomtricas de 37 mulheres trabalhadoras rurais da Nigria ocidental, medindo 18 dimenses da mo direita. As mdias dos dados coletados foram comparadas com as de mulheres da UK, de Hong Kong e da Amrica, usando dados de outros estudos publicados. Os resultados indicaram que a mo da mulher nigeriana mais larga e mais grossa, mas menor do que das outras correspondentes. Tais diferenas apresentam implicaes prticas para o planejamento ergonmico de instrumentos e implementos destinados ao mercado nigeriano, entretanto mais dados so necessrios para estabelecer estas diferenas de modo confivel. MOREIRA et al. (2003) realizaram um estudo da fora de preenso palmar plena em ambos os gneros utilizando o Dinammetro JAMAR, comparando os valores obtidos com a manopla na segunda e terceira posio. Encontraram valores mdios mais altos para a fora de preenso palmar na segunda posio para ambos os gneros nas duas mos, sendo que a mo direita apresentou melhores resultados para ambos os gneros.

43

MATERIAL E MTODO
SUJEITOS
A amostra constituiu-se de uma populao de 60 indivduos, num total de 120 membros superiores avaliados. Em relao ao gnero, a populao foi

constituda de 30 indivduos do gnero masculino e 30 do gnero feminino. No tocante idade, os indivduos foram

distribudos na faixa etria de 17 a 70 anos, com uma mdia de idade de 32 anos para os homens e 36,4 anos para as mulheres. Quanto dominncia, a amostra constituiu-se de 55 (91,67%) indivduos destros e 5 (8,33%) indivduos sinistros, excluindo os indivduos ambidestros.

44

MATERIAIS
A Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena foi mensurada utilizando o Dinammetro JAMAR, (Figura 13) ajustado na segunda posio (Figura 14), e a Fora de Preenso Pulpo-Lateral foi mensurada utilizando o Medidor de Pina B&L (Figura 15), sendo ambas as foras medidas em quilograma fora (kgf).

Figura 13: Dinammetro JAMAR, utilizado para a medida da Fora de Preenso Palmar Plena.

45

Figura 14: Dinammetro JAMAR ajustado na segunda posio.

Figura 15: Medidor de Pina B&L, utilizado para a medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral.

46

Para antropomtricas paqumetro

realizao da mo, 16)

das

medidas um em

utilizou-se com escala

(Figura

centmetros (cm), assinalando previamente a lpis dermatogrfico os respectivos pontos de

referncia para cada uma das variveis.

Figura 16: Paqumetro utilizado para medidas antropomtricas.

PROCEDIMENTOS
Os indivduos foram selecionados aleatoriamente, e como critrio de excluso do trabalho adotou-se que, caso os indivduos apresentassem anormalidades na funo da mo e patologias atuais ou pregressas nos membros superiores, ambidestros. seriam excludos, assim como indivduos

47

Foram avaliadas bilateralmente, a Fora de Preenso Palmar Plena (Figura 7) e a Fora de Preenso Pulpo-Lateral Pina da Chave (Figura 8), correlacionandoas com o gnero, com as medidas antropomtricas da mo, com as diferentes posies dos membros superiores adotadas para a mensurao das foras neste estudo, assim como, a comparao entre as posies, quanto a sua influncia no resultado das foras. A coleta de dados foi realizada, de acordo com um Protocolo de Avaliao (Anexo 1), no qual esto includos: Identificao do Indivduo; Medidas Antropomtricas da Mo (Anexo 2 e 3); Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena e da Fora de Preenso Pulpo-Lateral em 05 (cinco) posies do membro superior, estando o indivduo na posio em p (Anexos de 4 a 7). A identificao do indivduo foi realizada com as iniciais do nome, designando-o um nmero de ordem de acordo com a cronologia de realizao da coleta, profisso, gnero, idade, em anos completos, no dia da coleta e dominncia. A dominncia foi definida perguntando-se ao indivduo qual a mo utilizada preferencialmente nas atividades de vida diria, como escrever, pentear o cabelo,

48

sendo excludos os indivduos ambidestros, como citado anteriormente. As medidas antropomtricas da mo foram executadas bilateralmente, de forma direta, com o indivduo na posio ortosttica (em p). A antropometria da mo foi realizada segundo VILA (1958), medindo-se as seguintes variveis: Largura da Mo; Comprimento do Polegar; Comprimento do Dorso da Mo; Comprimento do Dedo Mdio; Comprimento da Mo.

Eis como se definem as medidas: Largura da Mo: A medida tomada no dorso da mo, com os dedos estendidos. a distncia em linha reta que separa o metacarpale radial do metacarpale ulnar (Figuras 17 e 18);

49

Figura 17: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica largura da mo (A: metacarpale radial e B: metacarpale ulnar).

Figura 18: Demonstrao da medida da largura da mo.

50

2. Comprimento do Polegar: a distncia em linha reta entre o phalangion e o daktilion desse dedo (Figuras 19 e 20);

Figura 19: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do polegar (C: phalangion do polegar e D: daktilion do polegar).

51

Figura 20: Demonstrao da medida do comprimento do polegar.

52

3. Comprimento do Dorso da Mo: a distncia em linha reta que vai do meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae, ao phalangion do dedo mdio (Figuras 21 e 22);

Figura 21: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do dorso da mo (E: meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae e F: phalangion do dedo mdio).

53

Figura 22: Demonstrao da medida do comprimento do dorso da mo.

54

4. Comprimento do Dedo Mdio: a distncia em linha reta entre o phalangion e o daktilion desse dedo (Figuras 23 e 24);

Figura 23: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento do dedo mdio (G: phalangion do dedo mdio e H: daktilion do dedo mdio).

55

Figura 24: Demonstrao da medida do comprimento do dedo mdio.

56

5. Comprimento da Mo: Sendo que a distncia em linha reta que vai do meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae, ao daktilion do dedo mdio, considera-se a somatria das medidas 3 e 4 o comprimento da mo (Figura 25).

Figura 25: Demonstrao dos pontos de referncia para a medida antropomtrica comprimento da mo (E: meio da linha que uni o stylion radii e o stylion ulneae e H: daktilion do dedo mdio).

57

Com relao a avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena e da Fora de Preenso Pulpo-Lateral, estipulou-se 5 (cinco) posies do membro superior, citadas a seguir, que podem, possivelmente, serem adotadas em atividades laborais. Posio 1: ombro em aduo, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra (Figuras 26, 27 e 28);

Figura 26: Demonstrao da posio 1: ombro em aduo, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra.

58

Figura 27: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 1.

Figura 28: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 1.

59

Posio 2: ombro em flexo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra (Figuras 29, 30 e 31);

Figura 29: Demonstrao da posio 2: ombro em flexo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra.

60

Figura 30: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 2.

Figura 31: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 2.

61

Posio 3: ombro em abduo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra Figuras 32, 33 e 34);

Figura 32: Demonstrao da posio 3: ombro em abduo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra.

62

Figura 33: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 3.

Figura 34: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 3.

63

Posio 4: ombro em abduo na horizontal de 45, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra (Figuras 35, 36 e 37);

Figura 35: Demonstrao da posio 4: ombro em abduo na horizontal de 45, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra.

64

Figura 36: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 4.

Figura 37: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 4.

65

Posio 5: ombro em rotao lateral de 45, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido a 90 e antebrao e punho em posio neutra (Figuras 38, 39 e 40).

Figura 38: Demonstrao da posio 5: ombro em rotao lateral de 45, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido a 90 e antebrao e punho em posio neutra.

66

Figura 39: Medida da Fora de Preenso Palmar Plena na posio 5.

Figura 40: Medida da Fora de Preenso Pulpo-Lateral na posio 5.

67

A posio da mo para segurar o Dinammetro JAMAR com polegar formando um apoio nico, oposto fora dos outros quatro dedos, com a manopla posicionada na segunda posio do aparelho (Figura 41).

Figura 41: Posio da mo do indivduo, segurando o Dinammetro JAMAR.

A posio da mo para segurar o Medidor de Pina B&L com a face palmar da polpa do polegar sobre o instrumento, apoiando-se na segunda falange do indicador (Figura 42).

68

Figura 42: Posio da mo do indivduo, segurando o Medidor de Pina B&L.

Ambas as medidas foram orientadas para que o indivduo no realizasse a Manobra de Valsalva (esforo bloqueado de expirao forada, efetuada com o nariz e a boca fechados, aps uma inspirao brusca). Solicitou-se que o indivduo alcanasse a maior fora possvel em cada medio, sendo realizada

previamente uma demonstrao e familiarizao com os aparelhos e com o sistema do teste. Foram realizadas trs medidas de cada fora, em cada posio, alternando-se o membro superior direito com o esquerdo, assim como as foras de preenso, medindo primeiro a fora de preenso palmar plena e em seguida a fora de preenso pulpo-lateral, sendo o resultado de ambas expresso pela mdia aritmtica das trs medidas.

69

ANLISE DOS DADOS


No tratamento estatstico dos dados levantados, foram utilizados a Estatstica Descritiva e os Testes Paramtrico, t de Student, e no paramtrico Teste Exato de Fisher para a descrio das variveis e a significncia das comparaes de interesse. Teste independentes, t de Student, a para duas de amostras diferena

verificou

existncia

significativa entre as foras mdias de preenso palmar plena dos gneros masculino e feminino. Este teste foi aplicado separadamente para cada lado (direito e esquerdo). O teste Exato de Fisher foi utilizado para verificar se o gnero era fator diferencial para a dominncia (destro e sinistro). Para o estudo da correlao entre as foras e os lados direito e esquerdo foi utilizado o Coeficiente de Correlao (r) de Pearson, considerando-se cada uma das cinco posies observadas. Os dados foram processados por meio do software Bioestat (Ayres & Ayres)* e a significncia dos * testes estatsticos foram discutidos a partir do valor de pvalue.
* Ayres, M. & Ayres Jr., M. Bioestat: aplicaes estatsticas nas reas das cincias biolgicas e mdicas. Manaus: Sociedade Civil Mamirau, 1998.

70

RESULTADOS E DISCUSSO
O resultado do teste estatstico para a idade, em anos, segundo o gnero, com a mdia e desvio-padro, observa-se na tabela 1.

Tabela 1. Dados dos indivduos referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a idade, em anos, segundo o gnero.

Gnero Masculino 32,0 11,8 Feminino 36,4 10,4

Resultado do teste p > 0,05

Os resultados indicam no haver diferena significativa entre os gneros para as mdias da varivel idade. Quanto dominncia, foram 55 (91,67%)

indivduos destros e 5 (8,33%) sinistros (Tabela 2).

71

Tabela 2. Dados dos indivduos referentes dominncia, segundo o gnero.

Gnero Masculino Feminino Total 26 29 55

Dominncia Destro Sinistro 4 1 5

Total 30 30 60

Analisando os resultados atravs do Teste Exato de Fisher, observa-se que no houve predominncia de gnero quanto dominncia de sinistro (p > 0,05). Os resultados deste estudo, para ambos os gneros, so referentes a avaliao dinamomtrica bilateral das Foras de Preenso Palmar Plena e Pulpo-Lateral em cinco posies dos membros superiores: Posio 1: ombro em aduo, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra; Posio 2: ombro em flexo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio 3: ombro em abduo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio 4: ombro em abduo na horizontal de 45, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra;

72

Posio 5: ombro em rotao lateral de 45, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido a 90 e antebrao e punho em posio neutra. Com relao as medidas antropomtricas da mo, foram realizadas bilateralmente, as seguintes variveis: Largura da Mo; Comprimento do Polegar; Comprimento do Dorso da Mo; Comprimento do Dedo Mdio; Comprimento da Mo. As mensuraes das foras de preenso foram realizadas em cinco posies do membro superior, a fim de observar se haveria alguma correlao a respeito de sua influncia e eficcia. Analisou-se tambm a existncia de alguma correlao das foras de preenso com as medidas antropomtricas da mo. Os resultados das mdias, desvios padres, assim como do teste estatstico, para as variveis Fora de Preenso Palmar Plena e Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), em cada posio, segundo o lado, separados por gnero, encontram-se nas Tabelas de 3 a 12.

73

Tabela 3: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 1. Lado Direito Esquerdo Feminino 29,47 4,87 B(1) a(2) 27,62 5,37 Aa Gnero Masculino 46,16 8,01 Bb 44,08 7,95 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 4: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 1. Lado Direito Esquerdo Feminino 7,04 1,26 B(1) a(2) 6,76 1,02 Aa Gnero Masculino 9,85 1,81 Bb 9,13 1,61 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

74

Tabela 5: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 2. Lado Direito Esquerdo Feminino 31,44 5,59 B(1) a(2) 29,18 5,54 Aa Gnero Masculino 48,52 7,78 Bb 46,24 7,22 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 6: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 2. Lado Direito Esquerdo Feminino 7,40 1,29 B(1) a(2) 6,78 1,36 Aa Gnero Masculino 9,98 1,68 Bb 9,26 1,73 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

75

Tabela 7: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 3. Lado Direito Gnero Feminino 31,24 5,04 B(1) a(2) Esquerdo 29,24 5,08 Aa Masculino 48,70 8,76 Bb 45,79 8,06 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 8: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 3. Lado Direito Gnero Feminino 7,82 1,35 B(1) a(2) Esquerdo 6,61 1,48 Aa Masculino 10,60 1,64 Bb 9,14 1,54 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

76

Tabela 9: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 4. Lado Direito Gnero Feminino 31,11 5,87 B(1) a(2) Esquerdo 29,10 5,78 Aa Masculino 48,42 7,90 Bb 44,97 7,80 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 10: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 4. Lado Direito Gnero Feminino 7,50 1,38 B(1) a(2) Esquerdo 6,80 0,83 Aa Masculino 9,75 1,84 Ab 9,22 1,54 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

77

Tabela 11: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Palmar Plena, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 5. Lado Direito Gnero Feminino 30,13 5,51 B(1) a(2) Esquerdo 28,06 5,47 Aa Masculino 46,04 8,18 Bb 43,27 8,62 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 12: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), segundo o lado e o gnero na Posio 5. Lado Direito Gnero Feminino 7,42 1,36 B(1) a(2) Esquerdo 6,44 1,10 Aa Masculino 9,87 2,13 Bb 8,78 1,52 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

78

Observa-se, mediante as Tabelas de 3 a 12, que o resultado do teste estatstico para as Foras de Preenso Palmar Plena e Pulpo-Lateral, medidas bilateralmente, nas 5 posies, adotadas neste estudo, dos membros superiores, para os gneros feminino e masculino, demonstram existir diferena significativa entre as mdias das variveis estudadas, fixado o lado, para ambos os gneros, assim como diferena significativa, fixado o gnero. Nota-se uma exceo apenas na Fora de Preenso Pulpo-Lateral na Posio 4 (Tabela 10), em relao ao gnero masculino onde observa-se uma diferena no significativa. Com base nestes resultados, verifica-se que ambas as foras de preenso, medidas em todas as posies, apresentam-se maiores do lado direito que do esquerdo, assim como maiores nos indivduos do gnero masculino em relao ao gnero feminino. Os resultados das mdias, desvios padres, assim como do teste estatstico, para as medidas

antropomtricas da mo segundo o lado, separados por gnero, encontram-se nas Tabelas de 13 a 17.

79

Tabela 13: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria da Largura das Mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Lado Direito Gnero Feminino 9,50 0,71 A(1) a(2) Esquerdo 9,33 0,58 Aa Masculino 10,60 0,55 Ab 10,50 0,58 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 14: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Polegar, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Lado Direito Gnero Feminino 5,83 0,46 A(1) a(2) Esquerdo 5,86 0,50 Aa Masculino 6,38 0,37 Ab 6,36 0,34 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

80

Tabela 15: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Dorso das mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Lado Direito Gnero Feminino 9,08 0,69 A(1) a(2) Esquerdo 9,08 0,68 Aa Masculino 9,89 0,50 Ab 9,87 0,51 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 16: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento do Dedo Mdio, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Lado Direito Gnero Feminino 9,64 0,64 A(1) a(2) Esquerdo 9,58 0,63 Aa Masculino 10,43 0,54 Ab 10,36 0,54 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

81

Tabela 17: Dados referentes mdia, desvio-padro e resultado do teste estatstico para a antropometria do Comprimento das Mos, em centmetros, segundo o lado e o gnero. Lado Direito Gnero Feminino 18,71 1,12 A(1) a(2) Esquerdo 18,66 1,07 Aa Masculino 20,30 0,80 Ab 20,21 0,83 Ab

(1) Mdias seguidas de mesma letra maiscula no diferem entre si, fixado o gnero. (2) Mdias seguidas de mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Considerando os resultados do teste estatstico, demonstrados nas Tabelas de 13 a 17, para as medidas antropomtricas das mos (largura da mo, comprimento do polegar, comprimento do dorso, comprimento do dedo mdio e comprimento da mo) observa-se no existir diferena significativa entre as mdias, fixado o gnero, em nenhuma das variveis estudadas, porm, fixado o lado, nota-se diferena significativa em todas as variveis. Verifica-se ainda, com base nos resultados, que todas as medidas antropomtricas das mos, apresentam-se maiores nos indivduos do gnero masculino em relao ao gnero feminino.

82

Os resultados das mdias, desvios padres, segundo o lado e o gnero, com relao ao desempenho (fora) em cada uma das cinco posies adotadas neste estudo, da avaliao dinamomtrica das Foras de Preenso Palmar Plena e Pulpo-Lateral, medida em quilograma fora (kgf), encontram-se nas Tabelas de 18 a 21.

Tabela 18: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Palmar Plena, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero feminino. Lado Direito Posio 1 29,47 4,87 B(1) a(2) Esquerdo 27,62 5,37 Aa
si, fixada a posio. (2) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

2 31,44 5,59 Ba 29,18 5,54 Aa

3 31,24 5,04 Ba 29,24 5,08 Aa

4 31,11 5,87 Ba 29,10 5,78 Aa

5 30,13 5,51 Ba 28,06 5,47 Aa

(1) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra maiscula no diferem entre

83

Tabela 19: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero feminino. Lado Direito Posio 1 2 3 4 5

Esquerdo

7,04 1,26 B(1) a(2) 6,76 1,02 Aa

7,40 1,29 Ba 6,78 1,36 Aa

7,82 1,35 Ba 6,61 1,48 Aa

7,50 1,38 Ba 6,80 0,83 Aa

7,42 1,36 Ba 6,44 1,10 Aa

(1) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra maiscula no diferem entre si, fixada a posio. (2) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

Tabela 20: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Palmar Plena, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero masculino.

Lado Direito

Posio 1 46,16 8,01 B(1) a(2) 44,08 7,95 Aa 2 48,52 7,78 Ba 46,24 7,22 Aa 3 48,70 8,76 Ba 45,79 8,06 Aa 4 48,42 7,90 Ba 44,97 7,80 Aa 5 46,06 8,18 Ba 43,27 8,62 Aa

Esquerdo

(3) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra maiscula no diferem entre si, fixada a posio. (4) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

84

Tabela 21: Dados referentes mdia, desvio-padro para a Fora de Preenso Pulpo-Lateral, em quilograma fora (kgf), nas cinco posies, segundo o lado, no gnero masculino.

Lado 1 Direito 9,85 1,81 B(1) a(2) 9,13 1,61 Aa 2 9,98 1,68 Ba 9,26 1,73 Aa

Posio 3 10,60 1,64 Ba 9,14 1,54 Aa 4 9,75 1,84 Aa 9,22 1,54 Aa 5 9,87 2,13 Ba 8,78 1,52 Aa

Esquerdo

(1) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra maiscula no diferem entre si, fixada a posio. (2) Mdias seguidas de pelo menos uma mesma letra minscula no diferem entre si, fixado o lado.

De acordo com as Tabelas de 18 a 21, observase que no existe diferena significativa entre as mdias das foras de preenso, fixado o lado, em ambos os gneros, nas 5 posies estudadas. Porm, fixada a posio, nota-se diferena significativa entre as mdias das foras, em ambos os gneros, exceto a Fora de Preenso Pulpo-Lateral do gnero masculino, na posio 4 (Tabela 21), que no se observa diferena.

85

Mediante os resultados demonstrados nestas Tabelas de 18 a 21, pode-se perceber tambm que o resultado de ambas as foras de preenso, em todas as posies, so maiores do lado direito que do esquerdo, assim como, so maiores nos indivduos do gnero masculino, comparados com os indivduos do gnero feminino. Os resultados encontrados nas Tabelas de 22 a 53 indicam a avaliao qualitativa do grau de correlao, segundo o gnero, entre as variveis idade e medidas antropomtricas da mo, idade e foras de preenso, foras de preenso e medidas antropomtricas da mo, nas cinco posies, nas quais foram realizadas as medidas das foras. De acordo com os resultados, pode-se verificar que em algumas anlises entre as variveis observa-se correlao significativa. Examinando, portanto as tabelas, destaca-se que os valores identificados em negrito correspondem correlao estatisticamente significativa, ou seja, p-value apresentando um valor < 0,05 (p < 0,05).

86

Tabela 22: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e medidas antropomtricas da mo, bilateralmente, no gnero masculino. Variveis Idade e LargMD Idade e LargME Idade e PolegarD Idade e PolegarE Idade e DorsoMD Idade e DorsoME Idade e DedoMeD Idade e DedoMeE Idade e MoD Idade e MoE r 0,1557 0,1574 0,0533 0,1366 0,1736 0,1152 0,1941 0,2054 0,0214 0,0537 p 0,4113 0,4061 0,7795 0,4718 0,3590 0,5442 0,3039 0,2763 0,9105 0,7781

Tabela 23: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 1, no gnero masculino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r - 0,2032 - 0,1415 0,2395 0,1275 p 0,2814 0,4559 0,2023 0,5018

87

Tabela 24: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 2, no gnero masculino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r - 0,0597 - 0,1017 0,1905 0,0071 p 0,7540 0,5929 0,3132 0,9701

Tabela 25: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 3, no gnero masculino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r - 0,2687 - 0,1362 0,0591 - 0,0997 p 0,1511 0,4730 0,7562 0,6001

Tabela 26: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 4, no gnero masculino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r - 0,1722 - 0,0793 0,1712 - 0,0347 p 0,3629 0,6771 0,3658 0,8554

88

Tabela 27: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 5, no gnero masculino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r - 0,1551 - 0,0446 0,0824 - 0,0092 p 0,4131 0,8148 0,6651 0,9616

Tabela 28: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis LargMD e PPD (1) LargMD e PLD (1) LargMD e PPD (2) LargMD e PLD (2) LargMD e PPD (3) LargMD e PLD (3) LargMD e PPD (4) LargMD e PLD (4) LargMD e PPD (5) LargMD e PLD (5) r 0,5258 0,3787 0,5845 0,4693 0,5713 0,5255 0,5512 0,4885 0,5169 0,5909 p 0,0028 0,0390 0,0007 0,0088 0,0010 0,0028 0,0016 0,0061 0,0034 0,0006

89

Tabela 29: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis LargME e PPE (1) LargME e PLE (1) LargME e PPE (2) LargME e PLE (2) LargME e PPE (3) LargME e PLE (3) LargME e PPE (4) LargME e PLE (4) LargME e PPE (5) LargME e PLE (5) r 0,5056 0,3581 0,5193 0,3568 0,5244 0,4076 0,4667 0,3275 0,4258 0,4065 p 0,0043 0,0520 0,0033 0,0529 0,0029 0,0253 0,0093 0,0772 0,0189 0,0257

Tabela 30: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis PolegarD e PPD (1) PolegarD e PLD (1) PolegarD e PPD (2) PolegarD e PLD (2) PolegarD e PPD (3) PolegarD e PLD (3) PolegarD e PPD (4) PolegarD e PLD (4) PolegarD e PPD (5) PolegarD e PLD (5) r 0,4302 0,2047 0,4668 0,4051 0,5122 0,4325 0,4467 0,2967 0,3918 0,4549 p 0,0176 0,2778 0,0093 0,0263 0,0038 0,0169 0,0133 0,1113 0,0322 0,0115

90

Tabela 31: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis PolegarE e PPE (1) PolegarE e PLE (1) PolegarE e PPE (2) PolegarE e PLE (2) PolegarE e PPE (3) PolegarE e PLE (3) PolegarE e PPE (4) PolegarE e PLE (4) PolegarE e PPE (5) PolegarE e PLE (5) r 0,3516 0,1820 0,2866 0,2203 0,4083 0,3181 0,3105 0,2374 0,2833 0,2580 p 0,0566 0,3356 0,1246 0,2419 0,0250 0,0866 0,0949 0,2065 0,1291 0,1685

Tabela 32: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis DorsoMD e PPD (1) DorsoMD e PLD (1) DorsoMD e PPD (2) DorsoMD e PLD (2) DorsoMD e PPD (3) DorsoMD e PLD (3) DorsoMD e PPD (4) DorsoMD e PLD (4) DorsoMD e PPD (5) DorsoMD e PLD (5) r 0,0059 0,0589 0,0501 0,1618 0,2073 0,2029 0,0628 0,1427 - 0,0051 0,2089 p 0,9755 0,7573 0,7925 0,3931 0,2717 0,2821 0,7417 0,4520 0,9786 0,2679

91

Tabela 33: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis DorsoME e PPE(1) DorsoME e PLE (1) DorsoME e PPE (2) DorsoME e PLE (2) DorsoME e PPE (3) DorsoME e PLE (3) DorsoME e PPE (4) DorsoME e PLE (4) DorsoME e PPE (5) DorsoME e PLE (5) r 0,0442 0,1557 0,0598 0,1818 0,1012 0,2939 0,0075 0,3058 - 0,0099 0,2558 p 0,8167 0,4114 0,7536 0,3364 0,5947 0,1148 0,9687 0,1002 0,9587 0,1723

Tabela 34: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis DedoMeD e PPD (1) DedoMeD e PLD (1) DedoMeD e PPD (2) DedoMeD e PLD (2) DedoMeD e PPD (3) DedoMeD e PLD (3) DedoMeD e PPD (4) DedoMeD e PLD (4) DedoMeD e PPD (5) DedoMeD e PLD (5) r 0,4245 0,4048 0,5141 0,4905 0,5277 0,4840 0,5105 0,4338 0,4767 0,5246 p 0,0193 0,0264 0,0036 0,0059 0,0027 0,0067 0,0039 0,0166 0,0077 0,0029

92

Tabela 35: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis DedoMeE e PPE (1) DedoMeE e PLE (1) DedoMeE e PPE (2) DedoMeE e PLE (2) DedoMeE e PPE (3) DedoMeE e PLE (3) DedoMeE e PPE (4) DedoMeE e PLE (4) DedoMeE e PPE (5) DedoMeE e PLE (5) r 0,5306 0,3092 0,4963 0,3123 0,5671 0,3979 0,5452 0,3222 0,5041 0,3821 p 0,0025 0,0963 0,0053 0,0929 0,0011 0,0294 0,0018 0,0824 0,0045 0,0371

Tabela 36: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis MoD e PPD (1) MoD e PLD (1) MoD e PPD (2) MoD e PLD (2) MoD e PPD (3) MoD e PLD (3) MoD e PPD (4) MoD e PLD (4) MoD e PPD (5) MoD e PLD (5) r 0,2871 0,3070 0,3745 0,4302 0,3892 0,4496 0,3800 0,3785 0,3151 0,4805 p 0,1239 0,0989 0,0414 0,0176 0,0334 0,0126 0,0383 0,0391 0,0898 0,0072

93

Tabela 37: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero masculino. Variveis MoE e PPE (1) MoE e PLE (1) MoE e PPE (2) MoE e PLE (2) MoE e PPE (3) MoE e PLE (3) MoE e PPE (4) MoE e PLE (4) MoE e PPE (5) MoE e PLE (5) r 0,3547 0,2888 0,3435 0,3072 0,4132 0,4308 0,3406 0,3916 0,3042 0,3969 p 0,0544 0,1216 0,0630 0,0986 0,0232 0,0174 0,0654 0,0323 0,1020 0,0298

Tabela 38: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e medidas antropomtricas da mo, bilateralmente, no gnero feminino. Variveis Idade e LargMD Idade e LargME Idade e PolegarD Idade e PolegarE Idade e DorsoMD Idade e DorsoME Idade e DedoMeD Idade e DedoMeE Idade e MoD Idade e MoE r 0,2448 0,2643 0,1932 0,2331 0,0266 0,0193 0,2205 0,2511 0,1425 0,1585 p 0,1922 0,1581 0,3063 0,2149 0,8890 0,9194 0,2416 0,1806 0,4526 0,4027

94

Tabela 39: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 1, no gnero feminino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r 0,4026 0,3663 - 0,0757 - 0,0514 p 0,0273 0,0464 0,6907 0,7873

Tabela 40: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 2, no gnero feminino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r 0,4765 0,4240 0,0456 - 0,1010 p 0,0077 0,0195 0,8110 0,5952

Tabela 41: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 3, no gnero feminino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r 0,4692 0,4969 - 0,0792 - 0,1272 p 0,0089 0,0052 0,6774 0,5030

95

Tabela 42: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 4, no gnero feminino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r 0,4628 0,4222 0,1258 - 0,1139 p 0,0100 0,0201 0,5077 0,5488

Tabela 43: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis idade e FPPP e FPPL, bilateralmente, na posio 5, no gnero feminino. Variveis Idade e PPD Idade e PPE Idade e PLD Idade e PLE r 0,4132 0,3921 0,0631 - 0,0907 p 0,0232 0,0320 0,7403 0,6336

96

Tabela 44: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis LargMD e PPD (1) LargMD e PLD (1) LargMD e PPD (2) LargMD e PLD (2) LargMD e PPD (3) LargMD e PLD (3) LargMD e PPD (4) LargMD e PLD (4) LargMD e PPD (5) LargMD e PLD (5) r 0,2169 0,1505 0,2960 0,1671 0,2258 0,0913 0,2881 0,2485 0,3227 0,1670 p 0,2496 0,4274 0,1121 0,3774 0,2301 0,6314 0,1225 0,1854 0,0819 0,3778

Tabela 45: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis largura da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis LargME e PPE (1) LargME e PLE (1) LargME e PPE (2) LargME e PLE (2) LargME e PPE (3) LargME e PLE (3) LargME e PPE (4) LargME e PLE (4) LargME e PPE (5) LargME e PLE (5) r 0,3763 0,1561 0,3946 0,1725 0,3570 0,1282 0,3362 0,0637 0,3455 - 0,0610 p 0,0403 0,4102 0,0309 0,3619 0,0527 0,4995 0,0692 0,7382 0,0614 0,7490

97

Tabela 46: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis PolegarD e PPD (1) PolegarD e PLD (1) PolegarD e PPD (2) PolegarD e PLD (2) PolegarD e PPD (3) PolegarD e PLD (3) PolegarD e PPD (4) PolegarD e PLD (4) PolegarD e PPD (5) PolegarD e PLD (5) r 0,3141 - 0,0072 0,3767 0,0080 0,1950 - 0,0442 0,3175 0,1046 0,4032 0,0673 p 0,0909 0,9698 0,0401 0,9665 0,3016 0,8166 0,0872 0,5823 0,0271 0,7240

Tabela 47: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do polegar esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis PolegarE e PPE (1) PolegarE e PLE (1) PolegarE e PPE (2) PolegarE e PLE (2) PolegarE e PPE (3) PolegarE e PLE (3) PolegarE e PPE (4) PolegarE e PLE (4) PolegarE e PPE (5) PolegarE e PLE (5) r 0,4275 - 0,0079 0,4143 - 0,0283 0,3409 - 0,0952 0,2914 0,0803 0,3610 0,0475 p 0,0184 0,9670 0,0228 0,8818 0,0652 0,6169 0,1181 0,6730 0,0499 0,8034

98

Tabela 48: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis DorsoMD e PPD (1) DorsoMD e PLD (1) DorsoMD e PPD (2) DorsoMD e PLD (2) DorsoMD e PPD (3) DorsoMD e PLD (3) DorsoMD e PPD (4) DorsoMD e PLD (4) DorsoMD e PPD (5) DorsoMD e PLD (5) r 0,2339 0,1810 0,3929 0,2169 0,2903 0,2546 0,3854 0,1523 0,3687 0,1190 p 0,2134 0,3383 0,0317 0,2496 0,1196 0,1744 0,0354 0,4217 0,0449 0,5311

Tabela 49: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dorso da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis DorsoME e PPE (1) DorsoME e PLE (1) DorsoME e PPE (2) DorsoME e PLE (2) DorsoME e PPE (3) DorsoME e PLE (3) DorsoME e PPE (4) DorsoME e PLE (4) DorsoME e PPE (5) DorsoME e PLE (5) r 0,3003 0,1735 0,4665 0,1990 0,4277 0,2747 0,4440 0,3266 0,3264 0,2978 p 0,1068 0,3592 0,0093 0,2917 0,0183 0,1417 0,0139 0,0780 0,0783 0,1099

99

Tabela 50: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio direito e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis DedoMeD e PPD (1) DedoMeD e PLD (1) DedoMeD e PPD (2) DedoMeD e PLD (2) DedoMeD e PPD (3) DedoMeD e PLD (3) DedoMeD e PPD (4) DedoMeD e PLD (4) DedoMeD e PPD (5) DedoMeD e PLD (5) r 0,3277 - 0,1425 0,3575 - 0,1628 0,1377 - 0,2038 0,2473 - 0,0847 0,2711 - 0,0925 p 0,0770 0,4524 0,0524 0,3899 0,4680 0,2801 0,1876 0,6563 0,1473 0,6270

Tabela 51: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento do dedo mdio esquerdo e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis DedoMeE e PPE (1) DedoMeE e PLE (1) DedoMeE e PPE (2) DedoMeE e PLE (2) DedoMeE e PPE (3) DedoMeE e PLE (3) DedoMeE e PPE (4) DedoMeE e PLE (4) DedoMeE e PPE (5) DedoMeE e PLE (5) r 0,5067 - 0,1450 0,4873 - 0,1915 0,3614 - 0,1900 0,2756 - 0,1462 0,2911 - 0,2309 p 0,0042 0,4444 0,0063 0,3106 0,0496 0,3146 0,1404 0,4407 0,1184 0,2195

100

Tabela 52: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo direita e FPPP e FPPL direitas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis MoD e PPD (1) MoD e PLD (1) MoD e PPD (2) MoD e PLD (2) MoD e PPD (3) MoD e PLD (3) MoD e PPD (4) MoD e PLD (4) MoD e PPD (5) MoD e PLD (5) r 0,3346 0,0307 0,4507 0,0413 0,2602 0,0413 0,3826 0,0461 0,3859 0,0209 P 0,0707 0,8721 0,0124 0,8284 0,1649 0,8286 0,0368 0,8089 0,0351 0,9128

Tabela 53: Dados referentes a existncia de correlao entre as variveis comprimento da mo esquerda e FPPP e FPPL esquerdas, nas 5 posies, no gnero feminino. Variveis MoE e PPE (1) MoE e PLE (1) MoE e PPE (2) MoE e PLE (2) MoE e PPE (3) MoE e PLE (3) MoE e PPE (4) MoE e PLE (4) MoE e PPE (5) MoE e PLE (5) r 0,4844 0,0260 0,5787 0,0153 0,4810 0,0642 0,4416 0,1225 0,3760 0,0551 P 0,0066 0,8915 0,0008 0,9362 0,0071 0,7360 0,0145 0,5189 0,0405 0,7724

101

A mo um rgo complexo de mltiplos objetivos, um utenslio maravilhoso, capaz de executar inumerveis aes graas sua funo essencial: a preenso. Como um rgo do sentido para o tato, a mo uma extenso do crebro para fornecer informao ao sistema visual sobre o ambiente, alm de ser um rgo importante na expresso e comunicao no verbais. Ela dotada de uma grande riqueza funcional, o que lhe proporciona uma abundncia de possibilidades nas posies, movimentos e aes. A complexa organizao anatmica e funcional da mo participa da preenso. Porm, no existe s uma forma de preenso, mas sim vrias; algumas das quais intervm o polegar. A fora de preenso freqentemente utilizada nas atividades laborais e em avaliaes clnicas onde tem se mostrado um indicador sensvel da perda funcional da mo decorrente de doenas relacionadas ao trabalho, acidentes de trabalho, traumatismos, enfermidades e situaes pscirrgicas. Entre todos os parmetros propeduticos na avaliao de resultados desses indivduos, que possam estar comprometidos, um dos mais utilizados e importantes a fora de preenso, como mostra o trabalho de CZITROM & LISTER (1988), que realizaram um estudo correlacionando dor crnica no punho com medidas da fora de preenso.

102

fora

de

preenso

depende

de

vrias

estruturas anatmicas, e pode, portanto, ser influenciada por disfunes em msculos, tendes e quaisquer das

articulaes da mo, punho, cotovelo e ombro. Portanto existe uma importante relao entre ergonomia e reabilitao. A ergonomia estuda o relacionamento entre o ser humano e o seu trabalho (equipamento), analisando as interrelaes existentes entre as condies de trabalho, numa atuao no clnica. Preocupa-se com a sade do trabalhador, ou seja, com o conforto, bem-estar, segurana, eficincia, eficcia e medidas de usabilidade, tornando as interfaces do sistema de trabalho mais adequadas possveis s caractersticas psicofisiolgicas humanas. A reabilitao preocupa-se em reeducar ou recuperar uma funo, ou seja, com a independncia funcional de uma pessoa, numa atuao clnica. o processo onde participa um conjunto de profissionais de sade integrados, no sentido de reabilitao bio-psico-social do indivduo, ou seja, uma recuperao global do homem. As foras musculares de preenso aqui

estudadas foram as definidas por KAPANDJI (1990), como sendo a fora de preenso palmar plena, que a preenso de fora para os objetos pesados e relativamente volumosos,

103

e a preenso por oposio subtrmino-lateral ou pulpolateral, como quando se segura uma moeda ou chave. A musculatura, essencialmente responsvel pela execuo da preenso palmar plena, a que permite a flexo dos dedos, como tambm a aduo e flexo do polegar, garantindo a boa fixao da empunhadura, SMITH & LEHMKUHL (1989) e KAPANDJI (1990). Podemos destacar a ao dos flexores superficiais e profundos dos dedos e sobretudo os intersseos, para a flexo potente das falanges proximais. A funo do polegar orientada, principalmente, pela ao dos msculos adutor e do flexor longo, seguidos por toda a musculatura da eminncia tenar, considerados por BECHTOL (1954), os msculos mais importantes na preenso. Para KAPANDJI (1990), na fora de preenso pulpo-lateral, outra fora de preenso estudada, a face palmar da polpa do polegar apia-se na face radial (externa) da falange mdia do indicador. Os msculos essenciais para essa forma de preenso so o primeiro intersseo dorsal, para estabilizar o indicador lateralmente, que , alm disso, apoiado pelos outros dedos; o flexor curto do polegar; o primeiro intersseo palmar e, sobretudo, o adutor do polegar, SMITH & LEHMKUHL (1989) e KAPANDJI (1990). A ao desses principais msculos no exclui o fato de que os demais grupos musculares tenham sua

104

participao, mesmo que em pequenas parcelas, tanto na estabilizao de articulaes, como tambm na prpria ao de preenso. Os msculos extensores do punho so sinrgicos aos flexores dos dedos. Para KRAFT & DETELS (1972), na posio neutra e de extenso do punho que os flexores possuem seu mximo de eficincia, pois, como determinou SMITH & LEHMKUHL (1989) e KAPANDJI (1990), os tendes flexores so, ento,

relativamente mais curtos do que na posio neutra do punho e mais ainda, na flexo do punho. Portanto, KAPANDJI (1990) define que a posio de funo do punho corresponde ao mximo de eficincia dos msculos motores dos dedos, particularmente dos flexores, sendo assim definida: ligeira extenso do punho a 40-45 graus e ligeira aduo (desvio ulnar) a 15 graus. nessa posio do punho que a mo se encontra melhor adaptada em sua funo de preenso. Assim sendo elaborou-se um protocolo, onde se avaliou, bilateralmente, ambas as foras de preenso, palmar plena e pulpo-lateral, em cinco posies do membro superior, assim como as seguintes medidas antropomtricas da mo: largura da mo, comprimento do polegar,

comprimento do dorso da mo, comprimento do dedo mdio e comprimento da mo.

105

Portanto, desenvolveu-se este estudo, onde avaliou-se essas foras, correlacionando-as com as variveis gnero, idade, medidas antropomtricas da mo e posies do membro superior, se haveria influncia na magnitude das foras de preenso palmar plena e pulpo-lateral. Com as limitaes impostas para uma avaliao detalhada de casos patolgicos ou no, como bem afirmaram McGARVEY et al. (1984), MATHIOWETZ et al. (1985a), CZITROM & LISTER (1988) e CAPORRINO (1998), fez-se necessrio a realizao desse estudo que forneceu subsdios para iniciar o entendimento sobre a importncia desse tipo de avaliao, seja ela ergonmica e/ou clnica e porque no, tambm, dos procedimentos teraputicos. Obviamente, a amostra populacional escolhida preenche os requisitos de no possuir indivduos com acometimento dos membros superiores. Na anlise da literatura, encontrou-se alguns trabalhos, onde o objetivo era verificar se haveria uma correlao da fora de preenso palmar e de pina, principalmente com as medidas antropomtricas do

antebrao. BECHTOL (1954), na tentativa de correlacionar o permetro do antebrao com a fora de preenso, provou ser intil essa correlao e declarou que a fora de preenso estava relacionada ao trabalho realizado pelo indivduo, ao movimento de oposio do polegar, aos msculos da

106

eminncia tenar, muito importantes na realizao do teste, enquanto que REED et al. (1991), constataram haver uma significncia da fora de preenso com a rea muscular do brao e a prega cutnea do trceps. A antropometria uma tcnica desenvolvida a partir da antropologia fsica, que permite a medio de distintos segmentos do corpo humano, j que, segundo LIN & LEE (1999) e OKUNRIBIDO (2000), as pessoas so significativamente diferentes quanto s suas caractersticas antropomtricas. Dentre as principais aplicaes da

antropometria est em proporcionar medidas para o desenho e concepo de espaos e objetos, redesenho ou

modificao de espaos e objetos, e seleo de usurios para espaos e objetos predesenhados. Assim como IIDA (1998) e GRANDJEAN (1998), espera-se conseguir prevenir mltiplas patologias e acidentes de trabalho, melhorando a eficcia e eficincia do trabalhador. Instrumentos manuais, cabos e empunhaduras precisam ser planejados tanto para o uso seguro quanto eficiente, no se esquecendo da satisfao com a qual os usurios possam atingir seus objetivos em um determinado ambiente, ou seja, a usabilidade dos equipamentos, que est mais atribuda s suas caractersticas fsicas.

PASCHOARELLI & COURY (2000), devido os altos ndices de doenas ocupacionais em decorrncia de tarefas

107

manipulativas, tiveram esta mesma preocupao realizando um estudo onde analisaram a usabilidade de equipamentos, dispositivos e ferramentas manuais, ou seja, o design ergonmico, assim como, os aspectos fisiolgicos das mos dos usurios, elemento direto na inteface homem-mquina. Os planejadores de instrumentos geralmente trabalham supondo que um tamanho serve para todos, quando, de fato, h uma ampla variao na antropometria da mo na populao de trabalhadores. Para LIN & LEE (1999), a interao do tamanho e forma do cabo, empunhadura com a antropometria da mo tem grande efeito sobre as posturas de trabalho e fora de preenso. Neste estudo, em relao s medidas

antropomtricas da mo (largura da mo, comprimento do polegar, comprimento do dorso da mo comprimento do dedo mdio e comprimento da mo), constatou-se no existir diferena significativa entre os valores das mdias para o mesmo gnero, em nenhuma das variveis estudadas, porm, comparando-se masculino e feminino, observou-se diferena significativa em todas as variveis, sendo as maiores medidas no gnero masculino. Foi utilizado um sistema instrumental quantitativo, ou seja, dinammetros, que para WADSWORTH et al. (1987), uma alternativa para o teste muscular manual

108

descrito

por

DANIELS

&

WORTHINGHAM

(1980)

KENDALL & McCREARY (1983). Para WADSWORTH et al. (1987), o teste muscular dinamomtrico fornece informaes mensurveis, proporciona meios mais objetivos de medida em relao situao do indivduo e efetividade dos programas de tratamento. Avaliou-se 60 indivduos, 30 do gnero masculino e 30 do gnero feminino, num total de 120 membros superiores, sendo 55 (91,67%) indivduos destros e 5 (8,33%) indivduos sinistros. A faixa etria da populao deste estudo variou de 17 a 70 anos, pois a faixa de uma populao ativa e de grande importncia nas patologias por esforos repetitivos nos membros superiores, com uma mdia de idade de 32 anos para os homens e 36,4 anos para as mulheres. Este trabalho no concorda com MATHIOWETZ et al. (1985a), que realizaram estudo da fora de preenso palmar e de pina em uma faixa etria de 20 a 94 anos, sendo que os indivduos de 20 a 59 anos foram submetidos a um critrio rigoroso de avaliao para definir normalidade, diferentes daqueles com idade igual ou superior a 60 anos, comprometendo a homogeneidade da amostra. Alguns fatores tm sido apontados como

determinantes de diferenas na fora de preenso palmar plena e/ou pulpo-lateral. SANDE & COURY (1998) atravs

109

de uma reviso bibliogrfica sobre preenso, descreveram algumas variveis que influenciam a fora de preenso. Com relao influncia do gnero na fora de preenso palmar plena e pulpo-lateral, decidiu-se separar os indivduos em masculino e feminino, pois os trabalhos de KELLOR et al. (1971), NWUGA (1975), MONTOYE & LAMPHIEAR (1977), THORNGREN & WERNER (1979), MATHIOWETZ et al. (1985a), BALOGUN et al. (1991), CROSBY et al. (1994), SU et al. (1994) e CAPORRINO et al. (1998) afirmam que os homens apresentam uma fora significativamente maior que as mulheres, fato confirmado neste estudo, onde observa-se que o gnero masculino atingiu valores de fora significativamente maiores do que o gnero feminino. A relao da idade e da fora foi tambm analisada e de um modo geral, BALOGUN et al. (1991), que estudaram indivduos na faixa etria de 16 a 28 anos, encontraram que existe um aumento da fora com o aumento da idade. Alguns autores encontraram, que existe um decrscimo gradual dessa fora no adulto jovem em diante, ou seja, uma diminuio da fora com o aumento da idade, como nos trabalhos de BECHTOL (1954), THORNGREN & WERNER (1979), CAULEY et al. (1987), REED et al. (1991) e SU et al. (1994).

110

Para TERAOKA (1979), a fora de preenso palmar plena diminuiu na faixa etria de 31 a 55 anos nos homens e 35 a 55 anos nas mulheres e aumentou de 15 a 18 anos, at os 30 anos nos homens e de 15 a 20 anos nas mulheres, atingindo o seu pico aos 35 anos; j para MONTOYE & LAMPHIEAR (1977), a fora diminuiu entre 20 e 50 anos para ambos os gneros. MATHIOWETZ et al. (1985a) afirmaram que o valor mximo da fora de preenso palmar plena e de pina ocorreu entre 25 e 39 anos, diminuindo aps essa faixa etria e para a fora de pina a mdia foi relativamente estvel dos 20 aos 59 anos, com diminuio dos 60 aos 79 anos de idade. Constataram que existe uma alta correlao entre a fora de preenso palmar plena e a idade e uma correlao de baixa a moderada entre a fora de pina e a idade. Este trabalho foi contrrio maioria dos autores porque, assim como CROSBY et al. (1994), no se considerou a idade como um fator importante na

determinao da fora de preenso palmar plena e da fora de pina. Com relao dominncia, de um modo geral os autores constataram que a mo dominante mais forte que a mo no dominante, como nos trabalhos de BECHTOL (1954), THORNGREN & WERNER (1979), CROSBY et al. (1994) e CAPORRINO et al. (1998). Para BECHTOL (1954),

111

a fora de preenso da mo dominante foi 30% maior que na mo no dominante, enquanto que para LUNDE et al. (1972), houve uma diferena de 13% na fora de preenso entre as mos dominante e no dominante. J para CROSBY et al. (1994), na fora de preenso palmar plena encontraram uma diferena de 6% da mo dominante para a no dominante e na fora de pina da chave, a diferena foi de 3% da mo dominante para a mo no dominante e para CAPORRINO et al. (1998), nos homens, a fora de preenso palmar plena foi 10% maior no lado dominante do que no lado no dominante e nas mulheres, 12% maior no lado dominante. Para REED et al. (1991), no existe diferena da fora de preenso, levando em considerao a dominncia. Neste trabalho, constitudo de 60 indivduos, sendo 55 (91,67%) destros e 5 (8,33%) sinistros, optou-se em no levar em considerao a dominncia dos indivduos, porque foi considerado um nmero insuficiente para anlise estatstica. Com relao postura corporal, no trabalho de TERAOKA (1979) verificando a variao da fora de preenso palmar plena nas posies ortosttica, sentada e decbito dorsal, observou-se que a fora de preenso palmar plena na posio ortosttica foi maior que na posio sentada, e na posio sentada, maior que em decbito dorsal, enquanto que BALOGUN et al. (1991) avaliando nas

112

posies sentada e ortosttica com o cotovelo em 90 graus de flexo e em total extenso, para ambas as posturas, encontraram como resultado mais baixo, o indivduo na posio sentada com o cotovelo em 90 graus de flexo e o resultado mais alto, na posio ortosttica com o cotovelo em total extenso. KUZALA & VARGO (1992) realizando medies da fora de preenso em 4 posies do cotovelo (0, 45, 90, 135 graus de flexo), concluram que a maior fora de preenso foi alcanada com o cotovelo em zero grau de flexo, declinando progressivamente com maiores graus de flexo, contrariando a posio estabelecida pela S.A.T.M., ou seja, com o cotovelo em 90 graus de flexo, o que MATHIOWETZ et al. (1985b) confirmaram, devido a um estudo realizado com o cotovelo em 90 graus de flexo e em total extenso, de que a maior fora de preenso foi encontrada com o cotovelo em 90 graus de flexo. Os trabalhos de KRAFT & DETELS (1972) e PRYCE (1980) avaliaram a variao da fora em diferentes posies do punho, e em ambos os trabalhos encontraram que a mxima fora ocorreu com o punho na posio neutra. GENAIDY & KARWOWSKI (1993) examinando os efeitos dos desvios da postura neutra no desconforto articular, sob condies semelhantes ao trabalho,

constataram vrias classes diferentes de desvio articular da

113

postura neutra, s quais foram atribudas diferentes cargas de stress, ou seja, desconforto. Portanto o segredo est na postura neutra, o que pode significar um dia mais produtivo e mais confortvel no trabalho. CORLETT & MANENICA (1980) analisando a postura e o desconforto no trabalho, argumentam que, quando o local de trabalho apresenta dimenses inadequadas, o limite do desempenho ser causado pelo desconforto e que nenhuma postura pode ser mantida sem descanso, portanto a melhora do desempenho est associada a melhora da interface homem-mquina com menos risco para a sade.

As medidas da fora de preenso palmar plena e pulpo-lateral padronizadas, precisam porque ser como realizadas vimos nos em posio j

trabalhos

comentados, de KRAFT & DETELS (1972), TERAOKA (1979), PRYCE (1980), MATHIOWETZ et al. (1985b), BALOGUN et al. (1991), KUZALA & VARGO (1992), ODRISCOLL et al. (1992) e SU et al. (1994) em que estudaram a variao da fora em diferentes posies do membro superior e diferentes posturas, constataram que houve variao dessas foras, alm do mais, est

padronizao torna-se til e eficaz para uma avaliao ergonmica e/ou clnica, sendo uma posio facilmente reproduzvel.

114

Para diminuir esses fatores de interferncia que pudessem influenciar essas medidas, observou-se a

importncia de uma padronizao para as mensuraes como foi comentado por PEARN (1978), PRYCE (1980), YOUNG et al. (1989) e BALOGUN et al. (1991). Foram adotadas cinco posies para o membro superior, estando o indivduo na posio ortosttica (em p), e no sentada, devido que TERAOKA (1979) e BALOGUN et al. (1991) encontraram que a maior fora foi conseguida com o indivduo em p. As posies foram as seguintes: Posio (1): ombro em aduo, cotovelo fletido 90 graus e antebrao e punho em posio neutra; Posio (2): ombro em flexo de 90 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio (3): ombro em abduo de 90 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio (4): ombro em abduo na horizontal de 45 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio (5): ombro em rotao lateral de 45 graus, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido a 90 graus e antebrao e punho em posio neutra. O posicionamento do membro superior foi importante, pois MATHIOWETZ et al. (1985b) concluram que a fora de preenso palmar plena foi significativamente maior com o cotovelo em flexo de 90 graus do que em extenso total, apesar de que KUZALA & VARGO (1992)

115

consideraram que os maiores valores foram obtidos com o cotovelo em extenso total e BALOGUN et al. (1991) admitiram que no h diferena significativa na fora medida com o cotovelo em flexo de 90 graus e total extenso. SU et al. (1994) encontraram que a maior mdia da fora de preenso foi com o ombro em 180 graus de flexo, com o cotovelo em total extenso, enquanto que com o cotovelo em 90 graus de flexo com o ombro em zero grau de flexo apresentou o escore mais baixo da fora. A S.A.T.M. recomenda que as medies sejam realizadas com o cotovelo em 90 graus de flexo, o que aceito pela maioria dos autores, como NWUGA et al. (1975), MATHIOWETZ et al. (1984), McGARVEY et al. (1984), MATHIOWETZ et al. (1985a), MATHIOWETZ et al. (1985b), REED et al. (1991), ODRISCOLL et al. (1992), CROSBY et al. (1994) e CAPORRINO et al. (1998). Determinou-se que a mensurao da fora de preenso palmar plena fosse realizada com o antebrao e punho na posio neutra, evitando segundo CORLETT & MANENICA (1980) e GENAIDY & KARWOWSKI (1993) um desconforto no trabalho e conseqentemente um melhor desempenho. Entretanto observou-se que no decorrer do teste e com o aumento da fora, ocorreu extenso e desvio ulnar, com o punho adaptando-se a melhor posio para alcanar o melhor ndice de fora possvel. Esta posio foi

116

chamada de self seleted por ODRISCOLL et al. (1992) e, KAPANDJI (1990) determinou-a como a posio de funo do punho, que corresponde ao mximo de eficincia dos msculos motores dos dedos, e mais particularmente dos flexores. nessa posio do punho que a mo se encontra melhor adaptada em sua funo de preenso. A mensurao da fora de preenso pulpo-lateral tambm foi realizada com o punho na posio neutra, porm, no observamos nenhum desvio da articulao, sendo, portanto a melhor posio para atingir o melhor valor da fora possvel. Para a avaliao da fora de preenso palmar plena, realizou-se a mensurao com o Dinammetro JAMAR, que, segundo KIRKPATRICK (1956) tido como o melhor dinammetro pelo Comit da Associao Mdica da Califrnia e o aparelho recomendado pela Sociedade Americana dos Terapeutas da Mo, e MATHIOWETZ et al. (1984), em seu estudo relatou que o Dinammetro JAMAR alcanou uma preciso de mais ou menos 3%, que foi melhor do que a preciso de 5% relatada pelo fabricante. Este dinammetro foi tambm adotado pela maioria dos trabalhos que estudaram a fora de preenso palmar plena, como fizeram BECHTOL (1954), KELLOR et al. (1971), REDDON et al. (1985), MATHIOWETZ et al. (1985a), MATHIOWETZ et al. (1985b), YOUNG et al. (1989), KUZALA

117

& VARGO (1992), ODRISCOLL et al. (1992), CROSBY et al. (1994), SU et al. (1994), CAPORRINO et al. (1998) e MOREIRA et al (2003). A avaliao da fora de preenso pulpo-lateral foi realizada com o Medidor de Pina B&L, porque foi considerado por MATHIOWETZ et al. (1984), o instrumento que alcanou a mais alta preciso, de mais ou menos 1%, o que coincidiu com os relatos dos fabricantes. Alm de MATHIOWETZ et al. (1984), tambm realizaram o estudo da fora de preenso pulpo-lateral, MATHIOWETZ et al. (1985a) e CROSBY et al. (1994). IMRHAN & RAHMAN (1995) analisando o efeito do tamanho de pinamento sobre a fora de pina, constataram que a fora diminuiu para tamanhos maiores, sendo dependente do tamanho do pinamento. Neste trabalho, no se realizou uma anlise a respeito do tamanho de pinamento, devido o instrumento utilizado para medida, Medidor de Pina B&L, no oferecer dispositivos que possam regular este tamanho, diferente do Dinammetro JAMAR, utilizado para a medida da Fora de Preenso Palmar Plena, que oferece cinco opes para a medida da fora, sendo a segunda posio a escolhida neste trabalho. A segunda posio de preenso palmar plena no Dinammetro participantes JAMAR deste foi adotada para todos os uma

estudo,

havendo

assim

118

padronizao nos resultados e diminuindo mais um fator de interferncia. Esta a posio recomendada pela S.A.T.M. e demonstrada por CROSBY et al. (1994) e MOREIRA et al. (2003), como sendo a posio em que a maioria dos indivduos obtm as maiores marcas da fora de preenso palmar plena. A segunda posio foi tambm adotada nos trabalhos de MATHIOWETZ et al. (1984), MATHIOWETZ et al. (1985a), MATHIOWETZ et al. (1985b), KUZALA & VARGO (1992) e CAPORRINO et al. (1998). KELLOR et al. (1971) ajustaram a posio de preenso no dinammetro de acordo com o tamanho da mo e a posio melhor adaptada para a mo do indivduo, sem um padro definido, dificultando a comparao dos resultados. OH & RADWIN (1993) usaram um dinammetro de fora padro baseado no comprimento da mo, sendo que foram apresentados aleatoriamente dois gatilhos e quatro cabos ajustveis e constataram que a preferncia subjetiva pelo cabo ajustvel aumentava quando o tamanho da mo aumentava. Realizou-se trs mensuraes para cada lado, como tambm foi preconizado pela S.A.T.M., alm do que MATHIOWETZ et al. (1984), comparou a preciso da realizao de uma nica medida de fora contra trs medidas consecutivas, verificando que o ltimo mtodo o mais fidedigno. Para cada teste de fora, considerou-se a

119

mdia aritmtica o resultado dos 3 testes para cada mo e cada fora. Um ensaio de como seriam realizadas as medidas foi previamente realizado com cada indivduo para que se familiarizassem com o aparelho e com o esquema dos testes. Como as medidas foram feitas alternativamente, 3 vezes de cada lado, para ambas as foras averiguadas, sendo medida primeiro a fora de preenso palmar plena e em seguida a fora de preenso pulpo-lateral, alternado-se o membro superior direito com o esquerdo, no se levou em considerao nenhum tempo exato de intervalo entre as medies como consideraram McGARVEY et al. (1984) e CAULEY et al. (1987), trinta segundos de intervalo e NWUGA (1975), REED et al. (1991) e CAPORRINO et al. (1998) um minuto de intervalo, para que no houvesse influncia do fator fadiga muscular mostrado no trabalho de MONTAZER & THOMAS (1992), fator esse no observado durante as medidas de fora neste trabalho, j que esse tempo no influenciou de forma importante nas medidas e na prpria evoluo do teste. Embora, foram encontrados trabalhos em que as mdias de FPPP e FPPL foram diferentes para diferentes faixas etrias, verificou-se que a idade no apresentou uma correlao estatisticamente significativa com as variveis FPPP e FPPL para ambos os gneros.

120

LUNDE et al. (1972) analisaram a fora de preenso palmar plena em 57 mulheres universitrias e encontraram que, em mdia, a fora foi de 30,39 kgf na mo dominante e 26,76 kgf na mo no dominante. NWUGA (1975), apesar de no adotar uma padronizao para as medidas, que este estudo discorda, modelando o cabo do dinammetro de modo a proporcionar uma preenso confortvel, encontrou a mdia da fora mxima de preenso no gnero masculino de 65,6 kgf e 40,2 kgf para o gnero feminino, sendo considerada somente a mo dominante em uma populao com idade de 21 a 33 anos, num total de 30 indivduos. MATHIOWETZ et al. (1985a) encontraram que a mdia da fora de preenso palmar plena foi de 47,30 kgf e 42,22 kgf para os lados direito e esquerdo no gnero masculino e 28,48 kgf e 24,44 kgf no gnero feminino para os lados direito e esquerdo, respectivamente. Para a fora de pina da chave, os valores foram de 11,11 kgf e 10,70 kgf no gnero masculino, nos lados direito e esquerdo e para o gnero feminino foi de 7,34 kgf e 6,93 kgf para os lados direito e esquerdo, respectivamente, em uma populao de 628 indivduos, com a idade variando de 20 a 94 anos. CROSBY et al. (1994) estudaram 214 indivduos, entre 16 e 63 anos, verificando a fora de preenso palmar plena e pulpo-lateral da mo dominante e no dominante.

121

Encontraram que a mdia para a fora de preenso palmar plena os valores foram de 62,14 kgf e 58,51 kgf no gnero masculino e 36,74 kgf e 34,01 kgf no gnero feminino, para a mo dominante e no dominante, respectivamente. Para a fora de preenso pulpo-lateral, os valores encontrados foram de 12,24 kgf e 11,79 kgf, no gnero masculino e 9,07 kgf e 8,61 kgf no gnero feminino, na mo dominante e no dominante, respectivamente. CAPORRINO et al. (1998) verificaram que a mdia da fora de preenso palmar plena para o gnero masculino foi de 44,2 kgf e 40,5 kgf, nos lados dominante e no dominante, respectivamente e 31,6 kgf e 28,4 kgf para os lados dominante e no dominante, respectivamente, para o gnero feminino, numa populao de 800 indivduos, entre 20 e 59 anos de idade. Nas cinco posies adotadas neste trabalho para a medida das FPPP e FPPL, que so: Posio 1: ombro em aduo, cotovelo fletido 90 graus e antebrao e punho em posio neutra; Posio 2: ombro em flexo de 90 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio 3: ombro em abduo de 90 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; Posio 4: ombro em abduo na horizontal de 45 graus, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra; e Posio 5: ombro em rotao lateral de 45 graus,

122

com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido 90 graus e antebrao e punho em posio neutra, constatou-se que ambas as foras, medidas bilateralmente, foram

significativamente maiores no gnero masculino, assim como, maiores tambm do lado direito, independente da posio que foi realizada a mensurao. Comparando-se os valores das mdias de ambas as foras, medidas bilateralmente, nas cinco posies estudadas do membro superior, observou-se no existir diferena significativa entre os resultados, para cada uma das posies adotadas, tanto para FPPP, quanto para FPPL, porm, MATHIOWETZ et al. (1985a) encontraram que ambas as foras, FPPP e FPPL, foram significativamente maiores com o cotovelo fletido em 90 graus do que na posio estendida. Em contra partida no trabalho de SU et al. (1994) constataram que a maior fora foi com ombro em 180 graus de flexo, com o cotovelo em total extenso, enquanto que com o cotovelo em 90 graus de flexo com o ombro em zero grau de flexo apresentou o escore mais baixo da fora. Constataram tambm que a fora de preenso medida com o cotovelo em extenso, independente da posio do ombro (0, 90 e 180 graus de flexo), foi significativamente maior do que quando o cotovelo estava flexionado a 90 graus, com o ombro em zero grau de flexo, assim como BALOGUN et al. (1991) e KUZALA & VARGO (1992). No trabalho de LIN &

123

LEE (1999) constataram tambm diferenas significativas entra as posturas a 0, 90 e 180 graus. Devido os trabalho de SU et al. (1994), LIN & LEE (1999), citados anteriormente e GENAIDY &

KARWOWSKI (1993), onde encontraram que as posturas nas quais o ombro est em flexo, abduo e extenso, na posio em p, leva a altos nveis de desconforto no ombro, acreditava-se, que os resultados das foras, nas diferentes posies do membro superior, seriam significativamente diferentes quanto ao desempenho e que sofreriam

influncias das posies. No trabalho em discusso, analisando as

correlaes entre as variveis estudadas, no houve correlao entre a largura da mo direita e as foras de preenso palmar plena e pulpo-lateral no gnero feminino em todas as posies adotadas. Porm, observou-se correlao estatisticamente significativa (p < 0,05) em relao a largura da mo esquerda e ambas as foras, no gnero feminino, com a FPPP nas posies 1 e 2. Em relao ao gnero masculino, houve correlao em todas as posies levando-se em conta a largura da mo direita e ambas as foras de preenso e no tocante a largura da mo esquerda e ambas as foras, houve correlao com a FPPP nas posies 1, 2, 3 e 4 e com a FPPL, na posio 3.

124

Considerando o comprimento do polegar direito e ambas foras de preenso no gnero feminino, houve correlao com a FPPP nas posies 2 e 5 e com relao ao comprimento do polegar esquerdo, no gnero feminino, houve correlao com a FPPP nas posies 1, 2 e 5. Levando-se em conta o comprimento do polegar no gnero masculino, correlacionando com as foras de preenso do lado direito, houve correlao com a FPPP em todas as posies adotadas para as medidas das foras e com a FPPL, houve correlao nas posies 2, 3 e 5. No lado esquerdo, houve correlao com a FPPP na posio 3. Em relao ao comprimento do dorso da mo direita e as foras de preenso palmar plena e pulpo-lateral no gnero feminino, observou-se correlao nas posies 2, 4 e 5 com a FPPP e com relao a mo esquerda, houve correlao nas posies 2, 3 e 4 tambm com a FPPP. O comprimento do dorso da mo direita e esquerda no gnero masculino no apresentou nenhuma correlao. O comprimento do dedo mdio correlacionado com ambas as foras, no gnero feminino, constatou-se que do lado direito apresentou correlao com a FPPP na posio 2, e do lado esquerdo nas posies 1, 2 e 3, tambm com a FPPP. No gnero masculino, do lado direito, houve correlao do comprimento do dedo mdio e ambas as foras, em todas as posies de medida. Do lado esquerdo,

125

apresentou correlao com a FPPP tambm em todas as posies e com relao a FPPL, nas posies 3 e 5. Em relao ao comprimento da mo,

correlacionando com as foras de preenso, no gnero feminino, observou-se correlao, do lado direito, com a FPPP nas posies 2, 4 e 5 e do lado esquerdo, houve correlao com a FPPP em todas as posies. No gnero masculino, do lado direito, constatouse correlao com a FPPP nas posies 2, 3 e 4 e com a FPPL correlao nas posies 2, 3, 4 e 5. Do lado esquerdo, houve correlao com a FPPP na posio 3 e com a FPPL nas posies 3, 4 e 5. De acordo com o trabalho de OH & RADWIN (1993), onde constataram que o tamanho da mo afetou a fora de preenso, neste estudo, esperava-se encontrar correlao entre a FPPP e o comprimento da mo em todas as posies de medidas, alm do que, BECHTOL (1954) relatou que os homens conseguiram a fora mxima de preenso na segunda posio do dinammetro, enquanto que as mulheres na primeira posio, concluindo que, talvez por possurem mos de menor tamanho. No estudo em discusso, verificou-se que existiu uma proximidade dos valores encontrados das mdias em relao aos valores identificados pelos autores citados acima, tanto para a fora de preenso palmar plena, quanto

126

para a fora de preenso pulpo-lateral, porm, se diferenciou desses autores, pois a avaliao das foras foram realizadas em cinco diferentes posies dos MMSS, definindo as mdias em cada uma delas, alm de correlacion-las com as medidas antropomtricas da mo (largura da mo,

comprimento do polegar, comprimento do dorso da mo, comprimento do dedo mdio e comprimento da mo). Constatou-se estatisticamente que no com houve as correlao medidas

significativa

antropomtricas da mo, facilitando ainda mais para a utilizao clnica e/ou ergonmica. Considerou-se que esses valores sero teis de agora em diante nas avaliaes clnicas e/ou ergonmicas, criando-se possveis meios riscos alternativos ocupacionais que possam minimizar

previstos.

Instrumentos

manuais precisam ser planejados, para a satisfao do usurio, para o uso seguro e eficiente, ou seja, preocupandose com sua usabilidade, conseqncia da interao entre a pessoa e o equipamento.

127

CONCLUSO
A fora de preenso palmar plena e a fora de preenso pulpo-lateral foram significativamente maiores no gnero masculino do que no gnero feminino. As medidas antropomtricas das mos foram significativamente maiores no gnero masculino do que no gnero feminino. As diferentes posies, nas quais foram

avaliadas as foras de preenso palmar plena e pulpolateral, no tiveram influncia significativa quanto ao desempenho dos indivduos. A estatisticamente idade no apresentou com as correlao medidas

significativa

antropomtricas das mos em ambos os gneros. A idade no apresentou correlao

estatisticamente significativa com ambas as foras de preenso no gnero masculino, porm, no gnero feminino, apresentou correlao com a fora de preenso palmar plena. Algumas medidas antropomtricas das mos apresentaram correlao estatisticamente significativa com as foras, porm, outras no apresentaram correlao, portanto devem ser consideradas nas avaliaes clnicas e/ou ergonmicas.

128

Muitos

planejadores,

designers

outros

profissionais ligados a rea de projeto geralmente, trabalham supondo que um tamanho serve para todos, quando, de fato, h uma ampla variao na antropometria da mo na populao de trabalhadores. Ento, os dados antropomtricos deste estudo, ir proporcionar medidas para o desenho e concepo de espaos e objetos, redesenho ou modificao de espaos e objetos, e seleo de usurios para espaos e objetos pr desenhados, prevenindo mltiplas patologias e acidentes de trabalho, melhorando a eficcia e eficincia do trabalhador. Instrumentos manuais, cabos e empunhaduras precisam ser planejados tanto para o uso seguro quanto eficiente, no se esquecendo da satisfao com a qual os usurios possam atingir seus objetivos em um determinado ambiente, ou seja, a usabilidade dos equipamentos, que est mais atribuda s suas caractersticas fsicas. Portanto, os dados referentes s foras de preenso e antropometria da mo, sero teis, tanto para uma avaliao clnica, quanto ergonmica, para avaliar a interface homem-mquina e equipamentos manuais,

preocupando-se com a preveno e a reabilitao de possveis comprometimentos ocupacionais.

129

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
VILA, J. B. Antropologia Fsica. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro: Agir, Coleo do Instituto de Estudos Polticos e Sociais, v. 4, 1958.

BALOGUN, J. A.; AKOMOLAFE, C. T. & AMUSA, L. O. Grip strenght: effects of testing posture and elbow position. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 72, p. 280-3, 1991.

BECHTOL, C. O. Grip test: the use of a dynamometer with adjustable handle spacings. Journal of Bone Joint Surgery, v. 36-A (4), p. 820-4, 1954.

CAPORRINO, F. A.; FALOPPA, F.; SANTOS, J. B. G.; RSSIO, C.; SOARES, F. H. C.; NAKACHIMA, L. R. & SEGRE, N. G. Estudo populacional da fora de preenso palmar com dinammetro JAMAR. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 33 (2), p. 150-4, 1998.

CAULEY, J. A.; PETRINI, A.M.; LAPORTE, R. E.; SANDLER, R. B.; BAYLES, C. M.; ROBERTSON, R. J. & SLEMENDA, C. W. The decline of grip strength in the menopause: relationship to physical activity, estrogen use and

130

antropometric factors. Journal of Chronic Diseases, v. 40 (2), p. 115-20, 1987.

CORLETT, E. N. & MANENICA, I. The effects and measurement of working postures. Applied Ergonomics, v. 11 (1), p. 7-16, 1980.

CROSBY, C. A.; WEHB, M. A. & MAWR, B. Hand strength: normative values. Journal of Hand Surgery, v. 19-A (4), p. 665-70, 1994.

CZITROM, A. A. & LISTER, G. D. Measurement of grip strength in the diagnosis of wrist pain. Journal of Hand Surgery, v. 13-A (1), p. 16-9, 1988.

DANIELS, L. & WORTHINGHAM, C. Muscle Testing: Techniques of Manual Examination. 4 ed. Philadelphia, W B Saunders Co, 1980.

GENAIDY, A. M. & KARWOWSKI, W. The effects of neutral posture deviations on perceived joint discomfort ratings in sitting and standing postures. Ergonomics, v. 36 (7), p. 78592, 1993.

131

GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4a. ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produo. So Paulo: Edgard Blcher Ltda., 1998.

IMRHAN, S. N. & RAHMAN, R. The effects of pinch width on pinch strengths of adult males using realistic pinch-handle coupling. International Journal of Industrial Ergonomics, v. 16, p. 123-134, 1995.

KAPANDJI,

I.

A.

Fisiologia

Articular:

esquemas

comentados de mecnica humana. 5a. ed. So Paulo: Manole, v. 1., 1990.

KELLOR, M.; FROST, J.; SILBERBERG, N.; IVERSEN, I. & CUMMINGS, R. Hand strength and dexterity. American Journal of Occupational Therapy, v. 25 (2), p. 77-83, 1971.

KENDALL, F. P. & McCREARY, E. K. Msculos: provas e funes. 3a. ed. So Paulo: Manole, 1987.

KIRKPATRICK, J. E. Evaluation of grip loss. California Medicine, v. 85 (5), p. 314-20, 1956.

132

KRAFT, G. H. & DETELS, P. E. Position of function of the wrist. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 52, p. 272-5, 1972.

KUZALA, E. A. & VARGO, M. C. The relationship between elbow position and grip strength. American Journal of Occupational Therapy, v. 46 (6), p. 509-12, 1992.

LIN, Y. L. & LEE, K. L. Investigation of anthropometry basis grouping technique for subject classification. Ergonomics, v. 42 (10), p. 1311-16, 1999.

LUNDE, B. K.; BREWER, W. D. & GARCIA, P.A. Grip strength of college women. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 53, p. 491-3, 1972.

MATHIOWETZ, V.; KASHMAN, N.; VOLLAND, G.; WEBER, K.; DOWE, M. & ROGERS, S. Grip and pinch strength: normative data for adults. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 66, p. 69-74, 1985a.

MATHIOWETZ, V.; RENNELLS, C. & DONAHOE, L. Effect of elbow position on grip and key pinch strength. Journal of Hand Surgery, v. 10-A (5), p. 694-6, 1985b.

133

MATHIOWETZ, V.; WEBER, K.; VOLLAND, G. & KASHMAN, N. Reliability and validity of grip and pinch strength evaluations. Journal of Hand Surgery, v. 9-A (2), p. 222-6, 1984.

McGARVEY, S. R.; MORREY, B. F.; ASKEW, L. J. & AN, K. N. Reliability of isometric strength testing. Clinical

Orthopaedics and Related Research, v. 185, p. 301-5, 1984.

MONTAZER, M. A. & THOMAS, J. G. Grip strength as a function of 200 repetitive trials. Perceptual Motor Skills, v. 75, p. 1320-2, 1992.

MONTOYE, H. & LAMPHIEAR, D. E. Grip and arm strength in males and females, age 10 to 69. Research Quarterly, v. 48 (1), p. 107-20, 1977.

MOREIRA, D.; GODOY, J. R. P.; KEYSER, A. & VELASCO, T. B. R. M. Abordagem antomo-cinesiolgica da preenso palmar e estudo comparativo entre os nveis 2 e 3 da manopla no dinammetro JAMAR. Fisioterapia em

Movimento, v. 16 (4), p. 23-8, 2003.

134

NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 3a. ed. Artmed, Porto Alegre, 1998.

NWUGA, V. C. Grip strength and grip endurance in physical therapy students. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 56, p. 296-300, 1975.

ODRISCOLL, S. W.; HORII, E.; NESS, R.; CAHALAN, T. D.; RICHARDS, R. R. & AN, K. N. The relationship between wrist position, grasp size, and grip strength. Journal of Hand Surgery, v. 17-A (1), p. 169-77, 1992.

OH, S. & RADWIN, R. G. Pistol grip power tool handle and trigger size effects on grip exertions and operator preference. Human Factors, v. 35 (3), p. 551-569, 1993.

OKUNRIBIDO, O. O. A survey of hand anthropometry of female rural farm workers in Ibadan, Western Nigeria. Ergonomics, v. 43 (2), p. 282-92, 2000.

PASCHOARELLI, L. C. & COURY, H. J. C. G. Aspectos ergonmicos e de usabilidade no design de pegas e empunhaduras. Estudos em Design, v. 8 (1), p. 79-101, 2000.

135

PEARN, J. Two early dynamometers. Journal of the Neurological Sciences, v. 37, p. 127-34, 1978.

PRYCE, J. C. The wrist position between neutral and ulnar deviation that facilitates the maximum power grip strength. Journal of Biomechanics, v. 13, p. 505-11, 1980.

REDDON, J. R.; STEFANYK, W. O.; GILL, D. M. & RENNEY, C. Hand dynamometer: effects of trials and sessions. Perceptual Motor Skills, v. 61, p. 1195-8, 1985.

REED, T.; FABSITZ, R. R.; SELBY, J. V. & CARMELLI, D. Genetic influences and grip strength norms in the NHLBI twin study males aged 59-69. Annals of Human Biology, v. 18 (5), p. 425-32, 1991.

SANDE, L. A. P. & COURY, H. J. C. G. Aspectos biomecnicos e ergonmicos associados ao movimento de preenso: uma reviso. Revista de Fisioterapia da Universidade de So Paulo, v. 5 (2), p. 71-82, 1998.

SMITH, L. K. & LEHMKUHL, L. D. Cinesiologia Clnica de Brunnstrom. 4a. ed. So Paulo, Manole, 1989.

136

SU, C. Y.; LIN, J. H.; CHIEN, T. H.; CHENG, K. F. & SUNG, Y. T. Grip strength in different positions of elbow and shoulder. Archives of Physical Medicine and

Rehabilitation, v. 75, p. 812-15, 1994.

TERAOKA, T. studies on the peculiarity of grip strength in relation to body positions and aging. Kobe Journal of Medical Sciences, v. 25, p. 1-17, 1979.

THORNGREN, K. G. & WERNER, C. O. Normal grip strength. Acta Orthopaedica Scandinavica, v. 50, p. 255-9, 1979.

YOUNG, V. L.; PIN, P.; KRAEMER, B. A.; GOULD, R. B.; NEMERGUT, L. & PELLOWSKI, M. Fluctuation in grip and pinch strength among normal subjects. Journal of Hand Surgery, v. 14-A (1), p. 125-9, 1989.

WADSWORTH,

C.

T.;

KRISHNAN,

R.;

SEAR,

M.;

HARROLD, J. & NIELSEN, D. H. Intrarater reliability of manual muscle testing and hand-held dynametric muscle testing. Physical Therapy, v. 67 (9), p. 1342-7, 1987.

137

BIBLIOGRAFIA
AYRES, M. & AYRES JR., M. Bioestat: aplicaes

estatsticas nas reas das cincias biolgicas e mdicas. Manaus: Sociedade Civil Mamirau, 1998.

CASANUEVA, E.; HORWITZ, M. K.; LIZAUR, A. B. P. & ARROYO, P. Nutriologia Mdica. Mxico: Panamericana, 1995.

DE ROSE, E. H.; PIGATTO, E. & DE ROSE, R. C. F. Cineantropometria, Educao Fsica e Treinamento

Desportivo. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Cultura Fundao de Assistncia ao Estudante, 1984.

DELAMARE, V. & GARNIER, M. Dicionrio de Termos Tcnicos de Medicina. 20a. ed. So Paulo: Organizao Andrei, 1984.

GARDNER, E.; GRAY, D. J. & RAHILLY, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4a. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

HOUAISS, A. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

138

PIERSON, F. M. Principios e Tcnicas de Cuidados com o Paciente. 2a. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2001.

SOUZA, R. R. Avaliao Biomtrica em Educao Fsica. 2a. ed. So Paulo, Apoio Ltda., 1984. VIEIRA, S. Introduo Bioestatstica. 3a. ed. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

139

ANEXO 1
PROTOCOLO DE AVALIAO Avaliao da Fora de Preenso Palmar Plena (FPPP) e Pulpo-Lateral (FPPL) e Medidas Antropomtricas da Mo IDENTIFICAO: Nome: Profisso: Idade: N de Ordem: Gnero: ( ) Masc. ( ) Fem. Dominncia: ( ) Destro ( ) Sinistro ) Sim ( ) No

Apresenta ou Apresentou Patologias nos MMSS? ( MEDIDAS ANTROPOMTRICAS: 1. Largura da Mo: Dir.: 2. Comprimento do Polegar: Dir: 3. Comprimento do Dorso da Mo: Dir.: 4. Comprimento do Dedo Mdio: Dir.: 5. Comprimento da Mo: Dir.: MEDIDA DA FPPP E FPPL: EM P Esq.:

Esq.: Esq.: Esq.: Esq.:

Posio 1. Ombro em aduo, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra. (FPPP) (FPPL) Em P MSE Em P Em P Em P MSD MSD MSE
1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3

Posio 2. Ombro em flexo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. (FPPP) (FPPL) Em P MSE Em P Em P Em P MSD MSD MSE
1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3

Posio 3. Ombro em abduo de 90, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. (FPPP) (FPPL) Em P MSE Em P Em P Em P MSD MSD MSE
1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3

140

Posio 4. Ombro em abduo na horizontal de 45, cotovelo em extenso e antebrao e punho em posio neutra. (FPPP) (FPPL) Em P MSE Em P Em P Em P MSD MSD MSE
1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3

Posio 5. Ombro em rotao lateral de 45, com o brao paralelo ao tronco, cotovelo fletido 90 e antebrao e punho em posio neutra. (FPPP) (FPPL) Em P MSE Em P Em P Em P MSD MSD MSE
1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3

_________________ , ______ de ________________ de _________

Observaes:

141

ANEXO 2
Tabela 1: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e medidas antropomtricas da mo, direita e esquerda, do gnero masculino.
Largura N de Ordem Idade Dom. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 24 27 30 21 26 31 47 32 36 26 28 70 24 26 38 27 45 58 17 38 35 26 34 30 29 33 46 18 18 20 S D D D D S D S D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D Dir. 9.7 10.5 10.7 9.5 10.1 9.1 10.9 11 10.4 10.2 10 9.9 8.7 10.2 10.6 10.1 10.6 10.3 9.7 11.5 9.5 11 9.8 10 10.6 9.8 11 10.7 11.1 10.1 Esq. Dir. Esq. Dir. 9.7 10.5 10.6 9.6 10.2 9.3 11 11.1 10.6 10.1 9.8 10 9.1 10.2 10.7 9.9 10.7 10 9.8 11.3 9.6 11 9.7 10.1 10.8 9.8 10.9 10.5 10.9 10.2 5.7 6.5 6.4 5.7 6.4 6.2 6.3 6.8 6.6 6.3 6.5 6.6 6.5 7 6.5 6.6 6.5 6 5.8 6.6 5.8 6.8 6.3 6 6.6 6 6.6 7.2 6.5 6 5.8 6.7 6.3 5.8 6.5 6.1 6.2 6.6 6.7 6.4 6.5 6.6 6 7 6.4 6.4 6.5 6.1 6 6.5 6 6.6 6.4 6 6.5 6.2 6.8 7.2 6.2 5.9 10 9.8 10.4 9.5 9 10.3 9.5 10.1 9.8 9.8 9.5 9.7 9.1 10.5 10 9.2 9.6 9.6 9.5 9.6 9.8 11 9.8 9.3 10.5 10.5 10.1 10.8 10 10.5 Esq. 9.8 10 10.2 9.4 9.1 10.2 9.4 10.3 9.6 9.7 9.4 9.8 9.1 10.5 10.3 9 9.4 9.6 9.4 9.8 9.7 11 9.8 9.4 10.4 10.5 10.1 10.7 9.9 10.5 Dir. 9.7 11 10.1 8.8 10.4 10.4 10.7 11 11 10.3 9.8 10.6 11 10.7 10.8 10.7 10.6 9.9 9.7 10.4 9.8 10.7 10.3 10.1 10.7 10.3 11.2 11.1 10.5 9.8 Esq. 9.7 11 10.1 9 10.3 10.4 10.6 10.8 11 10.1 9.8 10.7 10.8 10.7 10.4 10.5 10.5 9.8 9.6 10.3 9.9 10.5 10.4 10.1 10.7 10.3 11.2 11.1 10.6 9.8 Dir. Esq. 19.7 20.8 20.5 18.3 19.4 20.7 20.2 21.1 20.8 20.1 19.3 20.3 20.1 21.2 20.8 19.9 20.2 19.5 19.2 20 19.6 21.7 20.1 19.4 21.2 20.8 21.3 21.9 20.5 20.3 19.5 21 20.3 18.4 19.4 20.6 20 21.1 20.6 19.8 19.2 20.5 19.9 21.2 20.7 19.5 19.9 19.4 19 20.1 19.6 21.5 20.2 19.5 21.1 20.8 21.3 21.8 20.5 20.3 Polegar Dorso Dedo Mdio Mo

142

ANEXO 3
Tabela 2: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e medidas antropomtricas da mo, direita e esquerda, do gnero feminino.
Largura N de Ordem Idade Dom. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 40 19 37 24 31 42 42 48 29 51 52 44 45 31 36 46 54 31 20 23 40 44 36 27 27 34 37 21 33 17 D D D D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D D D D D D Dir. 9 10 9.8 9.1 9.8 9.9 9.7 10.2 10.2 9.1 8.4 9.4 9.5 10.1 8.6 9.9 9.8 8.3 8.6 8.9 9.1 9.1 8.4 8.6 8.5 9.6 9.4 9.1 9.2 8.5 Esq. Dir. Esq. Dir. 9 9.8 10 9.2 9.8 9.8 9.7 10.3 10.2 9.3 8.4 9.5 9.5 10.3 8.8 10.1 9.6 8.3 8.5 8.8 9.2 8.8 8.4 8.7 8.7 9.6 9.3 9 9.1 8.5 6.5 5.5 6.5 5.5 6 5.9 5.9 6.1 6.6 6 5.5 6 5.9 7.3 5.4 6.3 5.8 5.3 5.5 5.9 5.4 5.4 5.4 5.3 5.5 5.9 5.8 5.3 5.8 5.7 6.5 5.3 6.6 5.4 5.9 5.9 6.1 6 6.8 6 5.7 6.1 5.8 7.4 5.4 6.4 5.8 5.5 5.5 5.9 5.6 5.3 5.5 5.1 5.5 6.1 5.8 5.3 5.8 5.7 9.5 9.5 10 9.4 9.1 9.5 7 9.9 9.6 9.9 8.8 9.3 9.6 10.2 8.8 9 9 7.8 9 8.2 8.9 7.8 8.9 9 8.7 9.6 9.4 9 8.8 9.2 Esq. 9.5 9.4 10 9.5 9 9.4 7 9.8 9.5 9.9 8.9 9.2 9.5 10.1 8.8 9.2 9.1 7.7 9.1 8.3 8.9 7.8 8.8 9.1 8.5 9.6 9.4 9 8.9 9.4 Dir. 10 9.8 10.4 9.2 9.9 10.1 9.9 9.3 10.1 10.2 9.8 9.4 9.8 11.9 8.9 9.8 10 8.8 8.7 9.4 9.4 9.6 9 8.7 9.9 10 8.8 9.5 9.5 9.3 Esq. 10 9.7 10.3 9.1 9.8 10 9.8 9.4 10 10.1 9.9 9.3 9.8 11.8 8.8 9.6 9.9 8.8 8.7 9.4 9.6 9.5 8.9 8.7 9.9 9.9 8.8 9.4 9.4 9.1 Dir. Esq. 19.5 19.3 20.4 18.6 19 19.6 16.9 19.2 19.7 20.1 18.6 18.7 19.4 22.1 17.7 18.8 19 16.6 17.7 17.6 18.3 17.4 17.9 17.7 18.6 19.6 18.2 18.5 18.3 18.5 19.5 19.1 20.3 18.6 18.8 19.4 16.8 19.2 19.5 20 18.8 18.5 19.3 21.9 17.6 18.8 19 16.5 17.8 17.7 18.5 17.3 17.7 17.8 18.4 19.5 18.2 18.4 18.3 18.5 Polegar Dorso Dedo Mdio Mo

143

ANEXO 4
Tabela 3: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Palmar Plena do membro superior direito e esquerdo, do gnero masculino.
1 Posio 2 Posio 3 Posio 4 Posio 5 Posio N de Ordem Idade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 24 27 30 21 26 31 47 32 36 26 28 70 24 26 38 27 45 58 17 38 35 26 34 30 29 33 46 18 18 20 Dom. S D D D D S D S D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D PPD PPE PPD PPE PPD PPE PPD PPE PPD PPE 44.67 59.0 56.33 34.0 54.33 31.67 49.0 47.33 38.67 39.67 45.0 42.0 44.67 45.0 46.33 55.0 50.33 26.66 44.66 55.66 41.33 43.66 47.0 42.33 58.33 39.66 53.66 47.66 55.33 45.66 45.0 61.33 54.33 33.0 50.33 36.33 51.67 47.0 41.33 37.67 38.33 38.0 43.67 42.0 43.67 50.66 47.0 24.33 39.0 49.0 40.0 42.66 43.0 45.66 59.66 39.33 51.33 44.0 46.0 36.33 46.33 60.33 55.67 35.33 51.67 34.33 55.67 51.0 40.0 41.67 44.67 44.33 46.0 48.33 52.67 56.0 53.66 31.33 46.66 57.0 43.33 48.33 52.0 46.0 62.33 44.0 56.33 49.0 56.66 43.0 44.67 59.67 59.0 33.67 48.33 40.0 54.33 50.0 45.33 39.0 39.33 39.33 46.0 46.0 49.67 54.0 53.0 28.0 44.0 50.66 42.0 46.66 47.0 48.0 57.33 44.0 49.33 41.33 47.33 40.33 45.0 66.67 59.67 33.0 51.67 32.67 56.67 46.67 46.0 42.33 47.33 42.33 44.67 52.67 52.67 54.66 58.66 29.33 45.0 54.0 40.33 47.66 49.66 48.66 60.0 41.0 53.33 51.66 54.33 44.0 43.33 68.33 58.0 32.33 49.67 39.0 53.67 49.67 48.33 38.67 40.33 38.67 44.67 45.67 48.33 53.0 50.33 26.66 41.66 48.0 42.66 48.0 42.66 46.0 56.33 40.0 49.33 45.33 45.33 39.66 45.0 65.0 57.33 36.0 51.33 35.0 56.0 49.67 46.67 42.33 46.67 42.0 45.67 44.0 49.33 54.33 59.66 29.33 47.66 50.66 42.66 50.33 49.66 47.0 59.0 44.0 53.0 52.33 56.33 44.66 42.67 65.0 59.0 30.67 46.67 39.33 51.33 49.33 47.33 38.67 38.67 38.33 46.0 43.0 46.67 51.0 55.66 26.66 42.66 46.33 41.66 41.0 43.66 44.66 53.66 43.0 49.33 40.66 48.33 38.0 42.33 67.33 57.0 36.0 51.0 33.67 58.0 47.67 45.67 38.67 44.0 38.33 45.33 45.0 44.33 47.33 54.0 27.66 46.0 49.0 41.66 48.33 45.33 44.0 54.33 40.66 51.0 45.33 55.0 37.33 41.0 69.67 57.33 32.0 45.33 37.33 53.33 50.67 47.0 36.0 37.67 36.0 45.0 40.67 40.66 49.66 52.0 27.33 37.66 42.66 40.66 44.33 40.33 43.33 53.0 42.0 44.33 36.33 42.33 32.33

144

ANEXO 5
Tabela 4: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso Palmar Plena do membro superior direito e esquerdo, do gnero feminino.
1 Posio 2 Posio N de Ordem Idade Dom. PPD PPE PPD PPE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 40 19 37 24 31 42 42 48 29 51 52 44 45 31 36 46 54 31 20 23 40 44 36 27 27 34 37 21 33 17 D D D D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D D D D D D 30.66 29.0 28.0 27.66 34.33 35.66 23.33 19.33 27.66 29.0 36.66 36.66 29.66 27.66 30.0 27.0 25.0 21.0 41.66 38.66 23.0 22.66 30.33 30.33 26.33 23.33 34.0 37.33 30.66 26.33 32.33 28.66 28.33 24.66 27.66 24.0 23.33 20.33 24.0 21.0 31.0 28.0 31.33 31.66 34.33 30.0 26.0 24.33 25.33 24.0 26.66 30.0 29.66 28.66 26.0 23.0 36.66 31.33 30.0 27.33 30.66 27.0 41.33 25.66 32.0 40.0 28.33 34.33 24.33 45.0 25.0 33.33 33.0 36.66 31.33 35.66 29.66 25.0 24.0 26.66 34.0 33.33 37.66 24.66 27.33 28.0 35.0 27.0 36.0 31.33 30.3 28.33 35.66 21.33 31.66 38.0 24.0 30.0 23.66 41.66 24.66 34.66 33.0 38.0 30.0 29.0 26.0 22.33 20.0 25.0 29.0 30.66 33.66 23.0 26.66 29.0 32.33 25.66 29.0 28.0 PPD 32.33 31.33 34.0 23.33 33.0 37.33 28.0 35.66 25.33 43.33 26.0 34.0 32.66 30.0 34.66 35.66 29.33 25.33 25.0 27.33 33.33 32.33 38.0 24.66 25.33 28.33 33.0 27.66 39.66 31.33 PPE 30.66 27.66 32.0 19.33 30.0 38.66 24.66 34.33 24.0 42.0 25.66 33.33 30.0 34.66 31.0 29.66 28.0 22.66 22.33 25.0 29.66 30.0 31.66 23.0 26.33 28.33 34.33 26.33 33.0 29.0 PPD 32.0 30.66 44.66 24.33 32.0 36.0 26.0 34.66 25.66 44.0 25.66 32.0 31.33 30.66 32.0 35.33 31.0 25.33 21.33 28.0 33.66 31.66 38.66 25.33 23.66 30.0 33.66 24.0 39.66 30.33 PPE PPD PPE 31.0 28.66 40.0 20.0 31.33 34.66 23.33 32.66 23.0 41.66 23.66 33.0 30.0 32.0 31.33 30.0 27.0 22.33 19.66 25.0 29.66 28.33 35.33 22.66 24.0 28.0 35.33 24.66 36.33 28.33 32.66 28.33 38.0 24.33 32.66 35.33 23.66 32.66 27.66 39.66 23.66 32.66 29.66 32.66 31.33 36.0 29.66 25.33 19.33 30.33 31.66 31.66 37.0 25.33 21.66 25.66 32.33 26.0 37.33 29.66 29.0 28.0 36.66 18.66 30.0 33.33 24.66 32.66 22.33 38.66 23.33 32.66 28.0 32.0 31.33 29.66 23.33 22.0 16.0 26.66 29.0 29.66 32.33 22.0 23.33 24.33 33.0 27.66 33.66 27.66 3 Posio 4 Posio 5 Posio

145

ANEXO 6
Tabela 5: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso PulpoLateral do membro superior direito e esquerdo, do gnero masculino.
1 Posio 2 Posio 3 Posio 4 Posio 5 Posio N de Ordem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Idade Dom. PLD 24 27 30 21 26 31 47 32 36 26 28 70 24 26 38 27 45 58 17 38 35 26 34 30 29 33 46 18 18 20 S D D D D S D S D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D 9.17 11.83 9.5 8.17 11.0 9.83 11.33 10.17 8.5 8.17 6.33 11.83 7.33 8.5 11.5 11.66 11.66 7.33 11.16 10.33 8.0 10.83 10.16 9.83 10.16 9.33 12.33 9.66 8.66 10.5 PLE PLD PLE PLD 9.33 10.83 8.0 7.5 9.67 9.67 11.5 9.33 6.83 7.17 6.83 8.83 7.33 8.83 11.5 11.0 11.66 6.83 10.33 9.5 7.83 9.5 9.16 7.5 9.33 9.83 11.66 8.83 8.0 9.83 9.5 12.67 10.17 8.17 11.83 10.5 11.83 11.17 8.33 7.83 6.67 11.5 7.33 10.17 11.17 11.66 11.5 7.5 10.5 11.83 8.0 11.5 10.33 8.83 9.66 9.33 12.16 11.33 8.33 9.83 10.33 11.5 8.17 7.0 10.0 10.33 10.83 9.67 7.0 7.67 7.0 8.0 7.5 9.5 11.33 11.16 11.33 6.66 10.0 10.83 7.5 10.0 9.0 7.16 8.0 9.66 11.33 8.83 8.16 9.66 8.83 12.33 10.17 8.5 11.5 10.17 12.5 10.67 8.83 7.5 6.17 10.5 6.67 10.33 11.5 12.5 12.0 7.16 10.83 11.66 7.5 11.0 9.83 8.83 9.16 9.66 12.16 13.16 9.5 10.33 PLE 9.5 11.17 9.0 7.33 10.0 10.67 11.17 9.5 8.33 7.67 6.17 7.33 7.67 10.33 11.5 10.83 10.5 7.5 10.5 10.66 7.16 9.66 9.0 8.0 8.16 9.83 11.16 11.0 8.66 10.0 PLD 9.5 12.5 10.5 7.83 11.0 9.83 12.67 11.0 9.0 7.67 6.17 10.17 6.33 10.67 11.0 12.5 11.83 7.33 9.83 10.66 7.83 11.33 10.0 9.16 9.16 9.66 11.5 9.16 8.5 10.16 PLE PLD PLE 9.83 11.17 9.67 7.67 9.33 10.5 10.67 10.17 7.17 7.33 6.17 7.5 7.33 10.67 10.83 11.0 10.66 7.5 9.16 9.5 7.5 9.33 9.0 7.33 7.83 10.0 10.5 9.33 8.33 9.5 8.67 9.33 12.67 12.67 10.5 10.17 8.17 7.0 11.0 9.0 9.0 10.0 12.5 11.67 10.83 10.5 8.67 7.83 8.0 7.83 6.0 6.83 10.0 7.33 7.0 7.33 10.33 9.33 11.16 10.33 11.5 10.0 11.66 10.66 7.16 7.16 9.83 9.5 11.16 9.33 7.83 7.16 11.0 8.83 9.66 9.5 8.83 7.33 9.33 8.33 9.5 9.66 11.5 10.33 12.16 9.16 8.83 7.83 9.33 9.66

146

ANEXO 7
Tabela 6: Dados dos indivduos, segundo o nmero de ordem, da idade, dominncia e a mdia aritmtica de trs medidas da Fora de Preenso PulpoLateral do membro superior direito e esquerdo, do gnero feminino.
1 Posio 2 Posio 3 Posio 4 Posio 5 Posio N de Ordem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Idade 40 19 37 24 31 42 42 48 29 51 52 44 45 31 36 46 54 31 20 23 40 44 36 27 27 34 37 21 33 17 Dom. D D D D D D D D D D S D D D D D D D D D D D D D D D D D D D PLD PLE 5.0 6.83 8.16 6.66 6.83 8.33 6.5 7.0 5.83 8.83 3.5 6.83 7.83 6.16 6.16 9.16 7.0 6.83 7.33 7.0 6.66 6.33 7.33 6.83 8.0 7.33 10.5 7.5 8.5 8.16 PLD PLE PLD PLE PLD PLE PLD PLE 6.33 7.5 8.83 7.5 6.83 8.83 8.66 7.5 6.66 9.66 5.16 7.0 8.66 6.0 7.33 9.5 6.16 6.5 6.66 7.5 7.0 6.16 7.66 7.0 7.0 8.0 10.66 6.66 9.33 7.66 5.83 6.83 7.83 7.16 6.5 7.83 6.16 6.16 6.83 8.33 6.0 6.16 8.0 6.16 7.33 7.0 5.5 6.5 6.83 7.0 5.83 5.66 6.83 5.83 6.5 6.83 9.5 6.83 8.0 7.5 5.66 6.83 8.66 7.5 6.83 8.66 8.66 7.0 6.5 10.0 5.0 7.16 7.83 6.16 7.33 9.16 6.83 6.16 7.66 7.16 6.83 6.33 7.33 6.83 7.16 7.5 10.16 6.83 9.0 8.66 5.33 6.16 7.16 6.66 6.16 7.5 5.33 5.0 6.16 8.33 5.5 6.33 7.5 5.66 7.16 7.33 5.5 6.0 6.83 6.5 6.0 5.83 6.83 6.0 6.16 6.5 9.0 7.33 8.0 7.33

5.5 5.33 4.5 6.66 5.5 6.66 7.16 7.0 7.5 7.5 8.16 8.33 8.5 8.0 7.66 6.83 7.0 6.33 8.5 7.5 6.16 6.83 6.5 7.16 7.16 7.5 8.83 8.16 9.5 8.66 6.33 7.0 6.33 7.0 5.66 6.5 7.5 6.66 7.33 6.5 6.16 6.83 6.83 6.66 6.16 8.33 9.33 8.66 10.0 8.83 3.66 5.16 4.0 4.66 4.33 6.66 7.16 6.5 7.16 6.5 7.33 8.33 7.33 8.83 7.33 6.0 6.0 5.5 5.83 5.66 5.83 7.0 6.83 7.5 7.0 7.33 9.33 6.83 8.66 7.16 6.5 6.33 5.5 6.33 5.5 6.83 6.5 6.66 6.83 6.33 6.33 7.16 6.5 7.83 6.33 6.66 7.0 6.83 7.66 7.0 6.0 6.83 6.16 7.0 5.83 7.0 6.5 6.33 6.16 6.16 7.66 7.66 7.16 7.66 7.5 5.66 6.83 5.5 6.66 5.5 6.5 7.83 6.33 7.83 6.83 6.66 7.16 6.66 7.83 6.5 9.33 11.16 10.0 10.83 10.0 7.5 7.33 7.16 7.83 7.16 7.66 9.0 7.83 9.33 8.0 7.33 8.0 7.5 8.16 7.16

147

GLOSSRIO
Abduo: movimento que tende a afastar membro ou parte de membro do plano mdio sagital do corpo humano. (HOUAISS, A., 2001). Acrmio: extremidade lateral da espinha da escpula que se articula com a clavcula; processo acromial; parte superior do ombro (Figuras 42 e 43). (HOUAISS, A., 2001).

VISTA POSTERIOR

Figura 43: Representao da espinha da escpula e do acrmio.


Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 399.

148

mero e Escpula
Vista Posterior

Figura 44: Representao do mero e escpula: clavcula, acrmio, espinha da escpula, ngulo inferior da escpula e epicndilos medial e lateral.
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 397.

Adiposo: que contm ou formado de gordura (diz-se de tecido). (HOUAISS, A., 2001). Aduo: movimento de aproximar (membro ou parte de membro) do plano mdio sagital do corpo humano. (HOUAISS, A., 2001). Afeces: processo mrbido considerado em suas manifestaes atuais, abstraindo-lhe as causas. (DELAMARE, V. & GARNIER, M., 1984). Articulao: juntura, ponto de contato, de juno de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. (HOUAISS, A., 2001).

149

Articulao Interfalangiana: juntura entre a primeira e a segunda falange (interfalangiana proximal) e entre a segunda e a terceira falange (interfalangiana distal); no caso do polegar, apenas entre a primeira e a segunda falange (Figura 4). (GARDNER, E.; GRAY, D. J. & RAHILLY, R., 1978). Articulao Metarcarpofalagiana: juntura entre os metacarpos e as primeiras falanges (Figura 4). (GARDNER, E.; GRAY, D. J. & RAHILLY, R., 1978). Carpo: parte do esqueleto que se localiza entre a mo e o antebrao; esqueleto do punho (Figura 44). (HOUAISS, A., 2001).

Punho e Mo
Vista Anterior (Palmar)

Figura 45: Representao do punho e da mo: carpo (ossos do carpo), metarcarpo (ossos do metacarpo) e dedos (falanges).
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p. 430.

150

Contrao Muscular Isomtrica: diz-se da ao muscular que desenvolve contrao sem movimento articular, nenhuma alterao significativa no comprimento do msculo. (PIERSON, F. M., 2001). Cutneo: que diz respeito pele, ctis. (HOUAISS, A., 2001). Decbito Dorsal: posio em que o indivduo est com a face e o abdome para cima; posio de uma pessoa deitada de costas. (PIERSON, F. M., 2001). Dimetro Biacromial: medida realizada entre dois pontos simtricos do tronco, situados num plano transverso; indivduo em p ou sentado, corpo relaxado, braos ao longo do corpo, de costas para o avaliador, medir a distncia entre os acrmios direito e esquerdo (ombro a ombro). (DE ROSE, E. H.; PIGATTO, E. & DE ROSE, R. C. F., 1984). Dimetro Bicondilar do mero: dimetro biepicondiliano do mero; medida realizada entre dois pontos, simtricos ou no, situados num plano transverso; distncia entre os epicndilos medial e lateral do mero com o indivduo em posio ortosttica, brao flexionado em 90 graus com o tronco e o antebrao formando 90 graus com o brao. (DE ROSE, E. H.; PIGATTO, E. & DE ROSE, R. C. F., 1984). Distal: mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). (HOUAISS, A., 2001). Dominncia: circunstncia que se observa em estruturas corporais dispostas em pares, e que faz com que uma destas revele maior eficcia e seja mais usada que a outra. (HOUAISS, A., 2001). Eminncia Tenar: salincia carnosa que, na palma da mo, corresponde base do polegar, formada pelos msculos abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar e oponente do polegar (Figura 2). (GARDNER, E.; GRAY, D. J. & RAHILLY, R., 1978). Empunhadura: lugar por onde se empunha, por onde se pega. (HOUAISS, A., 2001). Epicndilo: projeo da extremidade de um osso longo (exemplo mero), logo acima ou abaixo de um cndilo (Figuras 45 e 46). (HOUAISS, A., 2001).

151

Antebrao em Pronao

Figura 46: Representao do antebrao em pronao: mero, epicndilos medial e lateral, rdio e ulna.
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p.414.

152

Antebrao em Supinao

Figura 47: Representao do antebrao em supinao: mero, epicndilos medial e lateral, rdio e ulna.
Fonte: NETTER, F. H., 1998, p.414.

153

Escpula: osso triangular, situado na face pstero-lateral com a clavcula e com o mero, compondo a articulao do ombro; anteriormente denominada omoplata (Figura 43). (HOUAISS, A., 2001). Estrognio: designao genrica dos hormnios cuja ao est relacionada com o controle da ovulao e com o desenvolvimento de caractersticas femininas. (HOUAISS, A., 2001). Face Palmar: superfcie, relativo a palma da mo. (HOUAISS, A., 2001). Fadiga: sensao de enfraquecimento resultante de esforo fsico; trabalho cansativo. (HOUAISS, A., 2001). Falange: pequeno osso tubular que constitui o esqueleto dos dedos e dos artelhos (dedos do p) (Figuras 4 e 44): (HOUAISS, A., 2001). primeira falange, a que se articula com o metacarpo. segunda falange ou falange mdia. terceira falange, aquela em que se situa a unha. ndice de Massa Corprea (IMC): ndice para avaliao antropomtrica da massa corporal, onde divide-se o peso em kg pela estatura ao quadrado, comparando-se o resultado com uma tabela de valores j definidos. (CASANUEVA, E.; HORWITZ, M. K.; LIZAUR, A. B. P. & ARROYO, P., 1995). IMC = Peso Estatura

Lateral: que est mais afastado do plano mediano. (HOUAISS, A., 2001). Medial: situado linha mdia do corpo. (HOUAISS, A., 2001). Metacarpo: parte do esqueleto da mo compreendida entre o carpo e os dedos (Figura 44). (HOUAISS, A., 2001). Msculos Sinrgicos: ao associada de dois ou mais msculos, cujo resultado seja a execuo de um movimento. (HOUAISS, A., 2001). Patologia: qualquer desvio anatmico e/ou fisiolgico, em relao normalidade, que constitua uma doena ou caracterize determinada doena. (HOUAISS, A., 2001).

154

Posio Neutra do Punho: posio em que o punho no se encontra em flexo, extenso, desvio ulnar ou desvio radial (Figuras 3, 5 e 6). (KAPANDJI, I. A., 1990) Posio Ortosttica: postura ereta de um corpo normal. (PIERSON, F. M., 2001). Prega Cutnea do Trceps: dobra cutnea; medida da espessura do tecido adiposo subcutneo; toma-se uma dobra vertical na linha mdia da parte posterior do brao, a meio caminho entre o ombro e o cotovelo, sendo a dobra cutnea feita na direo do eixo longitudinal. (DE ROSE, E. H.; PIGATTO, E. & DE ROSE, R. C. F., 1984). Prega Cutnea Subescapular: dobra cutnea; medida da espessura do tecido adiposo subcutneo; toma-se uma dobra oblqua mdia imediatamente abaixo do ngulo inferior da escpula (Anexo 9), sendo a dobra cutnea feita obliquamente (45) ao eixo longitudinal. (DE ROSE, E. H.; PIGATTO, E. & DE ROSE, R. C. F., 1984). Pronao: ato ou efeito de rodar a palma da mo para baixo, atravs da rotao medial do antebrao (Figura 45). (HOUAISS, A., 2001). Proximal: mais prximo do tronco (no caso dos membros) ou do ponto de origem (no caso de vasos e nervos). (HOUAISS, A., 2001). Rdio: osso longo que forma a parte externa do esqueleto do antebrao (Figuras 45 e 46). (HOUAISS, A., 2001). Rotao: giro de (uma parte do corpo) ao redor de seu eixo. (HOUAISS, A., 2001). Sagital: relativo ao plano paralelo ao plano medial do corpo. (HOUAISS, A., 2001). Sinistro: que usa preferencialmente a mo esquerda (diz-se de pessoa); esquerdo, canhoto. (HOUAISS, A., 2001). Subcutneo: situado sob a pele; hipodrmico. (HOUAISS, A., 2001). Supinao: movimento caracterizado pela rotao da palma da mo para cima (Figura 46). (HOUAISS, A., 2001).

155

Terapia: tratamento de doentes; toda interveno que visa tratar problemas somticos, psquicos ou psicossomticos, suas causas e seus sintomas, com o fim de obter um restabelecimento da sade ou do bem-estar. (HOUAISS, A., 2001). Ulna: osso que, com o rdio, forma o esqueleto do antebrao, configurando-lhe o bordo interno; anteriormente denominado cbito (Figuras 45 e 46). (HOUAISS, A., 2001). mero: osso do brao; osso que se articula, na parte inferior (face distal), com o rdio e a ulna, e, na parte superior (face proximal), com a escpula (Figura 43). (HOUAISS, A., 2001).

También podría gustarte