Está en la página 1de 3

06/10/12

Distncia e Deslocamento

Aulas de Fsica e Qumica


A tua Fsica...
Distncia Percorrida
A Distncia Percorrida por um corpo ao longo do seu movimento a medida da linha de trajectria do corpo. Imagina que consegues "esticar" a linha de trajectria do corpo e medir essa mesma linha. A medida obtida corresponde ao valor da Distncia Percorrida pelo corpo. Considera um automvel que se move desde o prdio A at casa B, segundo a trajectria representada na figura. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilmetros" do automvel a "zero".

Quando o automvel chega casa B, o "conta-quilmetros" do carro marca 50 Km. Essa a medida da linha de trajectria e por isso corresponde distncia percorrida pelo automvel. A Distncia Percorrida uma grandeza escalar, que s pode tomar valores positivos ou nulos. A Unidade de Sistema Internacional para a Distncia o metro (m), embora tambm seja comum apresentar o resultado em Quilmetros (Km).

Deslocamento
O Deslocamento de um corpo determinado medindo em linha recta a diferena entre o ponto de partida e o ponto de chegada. Voltando ao exemplo anterior, o ponto de partida do automvel o ponto A, enquanto o ponto de chegada o ponto B. O Deslocamento efectuado pelo corpo a medida em linha recta da diferena entre estes dois pontos.

Assim, e observando a figura, apesar de o automvel ter percorrido uma Distncia de 50 Km, o seu Deslocamento apenas de 30 Km. Deslocou-se apenas 30 Km face posio inicial. Para determinar o Deslocamento de um corpo, no precisamos saber qual a trajectria do corpo, nem precisamos saber por onde o corpo passou. Basta saber de onde partiu e onde chegou. O Deslocamento uma grandeza vectorial, isto , representa-se por meio de um vector. Este vector parte do ponto onde se d
1/3

incio ao movimento e termina no ponto onde acaba o movimento. A Unidade de Sistema Internacional para o Deslocamento tambm o metro (m), embora seja comum apresentar o resultado em Quilmetros (Km). No exemplo apresentado, o vector tem incio no ponto A (onde comea o movimento), e termina no ponto B (onde termina o movimento).

Caractersticas do Vector Deslocamento


Para caracterizar um vector devemos indicar: - Ponto de Aplicao (ponto onde o vector comea); - Direco (pode ser Horizontal, vertical, ...); - Sentido (da esquerda para a direita, de baixo para cima, de Norte para Sul, ...); - Intensidade ou valor (corresponde ao tamanho do vector).

No exemplo apresentado anteriormente: - Ponto de Aplicao: A; - Direco: Horizontal; - Sentido: da esquerda para a direita ou de A para B; - Intensidade ou valor: 30 Km (30000 m).

Como calcular o Deslocamento de um corpo?


Para calcular o deslocamento de um corpo, procede-se diferena entre a posio final do corpo e a posio inicial:

Deslocamento = Posio Final - Posio Inicial

Habitualmente representa-se:

www.aulas-fisica-quimica.com/9f_04.html

2/3

06/10/12

Distncia e Deslocamento

- Deslocamento por x (onde o smbolo - delta - representa variao e x representa posio. L-se portanto variao de posio ou Deslocamento); - Posio final por xf (x de posio e f de final); - Posio inicial por xi (x de posio e i de inicial). Simplifica-se ento a escrita da expresso indicada acima da seguinte forma:

x = xf - xi

Podemos agora utilizar esta expresso para calcular o Deslocamento no exemplo dado anteriormente:

- A posio final (xf) corresponde ao ponto B, que se encontra na posio 30 Km; - A posio inicial (xi ) corresponde ao ponto A, que se encontra na posio 0 Km. Ento:

x = xf - xi x = 30 - 0 x = 30 Km

O Deslocamento efectuado foi de 30 Km, o que corresponde a 30000 m.

Agrupamento de Escolas Fernando Tvora E-mail:duvidasfq@gmail.com

Professor Nuno Machado

www.aulas-fisica-quimica.com/9f_04.html

3/3

También podría gustarte