Está en la página 1de 2

Filosofia Poltica

Entre as diversas questes que a filosofia visa investigar, pode-se perguntar sobre como e como deveria ser o convvio em sociedade. Se for investigada a palavra poltica, que vem do grego, ser compreendido que politika refere-se aos assuntos da cidade (plis). neste sentido que, em filosofia poltica, pergunta-se sobre a natureza das leis, a natureza do governo, a origem da organizao social e sobre qual seria a melhor forma de convvio entre os indivduos. Todos estes temas nos levam a pensar sobre o espao pblico, que o espao da poltica.

O primeiro filsofo a sistematizar uma ideia poltica foi Plato (428-7 348-7 a.C.). Ele escreveu sobre o assunto principalmente em dois livros, A repblica e As leis. Nestes livros, apresenta a ideia de que uma sociedade bem ordenada aquela onde cada indivduo desempenha a funo na qual mais habilidoso. Os hbeis com as mos deveriam ser artesos, os fortes devem proteger a cidade e os sbios devem govern-la. Plato pensa tambm sobre como deve ser a educao nesta cidade ideal, para conseguir desenvolver em cada criana o seu potencial a fim de que possa executar melhor a sua funo. Cada indivduo, para ele, ser livre enquanto estiver cumprindo as leis, criadas com o intuito de melhor conduzir a cidade.

Ainda no mundo grego, Aristteles (384 322 a.C.) vai discordar de Plato. Em Poltica, Aristteles pensa que a cidade ideal de Plato, onde h prioridade daquilo que pblico sobre aquilo que privado, no funcionaria muito bem. Para ele, as pessoas do mais valor ao que pertence a si mesmo, do que ao que pertence a todos. Aristteles se preocupou menos com hipteses de uma sociedade perfeita e mais em compreender a realidade poltica de seu tempo, estudando as leis de diferentes cidades e as formas de governo existentes. A melhor forma de organizao poltica, defendida por ele, um sistema misto de democracia e aristocracia, chamado politia, para evitar os conflitos de interesses entre os ricos e pobres. dele tambm a ideia de que o homem um animal poltico, isto , que faz parte da natureza humana se organizar politicamente.

A ideia de que natural se organizar politicamente perdurou at o sc. XVII. Thomas Hobbes (1588 1679), conhecido por ter escrito Leviat, props a ideia de que a sociedade se organiza a partir de um contrato social. Pensou assim, pois possvel imaginar uma hiptese sobre o convvio humano antes da formao das sociedades. Hobbes via esse momento como uma guerra de todos contra todos, onde, em liberdade, cada indivduo iria apenas pensar em sua conservao. Deste momento, no qual o homem o lobo do homem, a racionalidade faz o homem perceber que a melhor forma de conservar a sua vida perdendo um pouco de liberdade. neste instante que os homens assinam um contrato fictcio de convvio social. A partir desta origem da sociedade, Hobbes pensa no melhor governo para evitar o retorno para

um estado de natureza catico. Com isto, v a garantia da vida como funo vital do Estado, que deve defend-la mesmo que use de seu poder para coagir a liberdade dos cidados.

Pensando na ideia de um contrato social, John Locke (1632 1704), em seus dois tratados polticos, escreveu que antes da formao das sociedades os indivduos no viviam em guerra, pois estavam debaixo de leis naturais. Para ele, natural a garantia da vida e os homens racionais respeitariam esta lei. A formao das sociedades ocorre pela necessidade da garantia da propriedade. O melhor governo, para Locke, aquele que garanta os direitos vida, liberdade, propriedade e de se revoltar contra governos injustos e leis injustas.

Ainda pensando sobre a noo de contrato, Jean-Jacques Rousseau (1712 1778) via o homem vivendo antes da formao das sociedades de forma bem otimista. Para Rousseau, havia terra e alimento para todos e no haveria motivos para que guerreassem entre si. Via no surgimento da propriedade o surgimento da desigualdade, de onde resultam diversos males sociais, como os roubos e os assassinatos. Neste sentido, sendo impossvel retornar a um estado de natureza, o melhor governo aquele que esteja de acordo com a vontade da maioria.

A forma de pensar dos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) foi retomada no sculo XX por John Rawls (1921 2002). Para ele, a sociedade deve basear-se em princpios de justia escolhidos na fundao da sociedade. Em igualdade, ele pensa, os indivduos escolheriam dois princpios de justia, o de liberdades iguais para todos e o de que as desigualdades devem trazer maior benefcio para os menos favorecidos e serem acessveis a todos por igualdade de oportunidade.

También podría gustarte