Está en la página 1de 29

O PROTOCOLO PROFIBUS

Autora: Rafaela Castelhano de Souza

2012

Blog Automao Industrial 1 Rafaela Castelhano de Souza

O Protocolo Profibus (Parte I)

28/06/2012 Redes Industriais Oi pessoal, a partir de agora vou comear a escrever uma srie de posts relacionados aos protocolos de comunicao utilizados na automao industrial. E para o primeiro artigo desta srie, vamos conhecer melhor sobre o protocolo Profibus, sua histria e principais vertentes. O Profibus um dos protocolos que fazem parte do grupo dos fieldbuses abertos e independentes de fornecedores (no-proprietrios), que permitem, portanto a integrao de equipamentos de diversos fabricantes em uma mesma rede. Estamos falando de interoperabilidade e intercabiabilidade. O primeiro quer dizer que, em uma rede fieldbus podem estar interligados equipamentos de diversos fabricantes. Todos se comunicam perfeitamente bem, graas padronizao do protocolo. J o segundo quer dizer que, se eu tirar da minha rede um equipamento de um fabricante (um transmissor de presso, por exemplo) e colocar o mesmo equipamento de um outro fabricante, este segundo equipamento vai ser capaz de realizar as mesmas atividades que o primeiro. A histria do Profibus comeou em 1987, na Alemanha, quando 21 companhias e institutos uniram foras e criaram um projeto estratgico fieldbus. O objetivo era a realizao e estabilizao de um barramento de campo bitserial, sendo o requisito bsico, a padronizao da interface de dispositivo de campo [2]. Este protocolo comeou seu avano inicialmente na automao de manufatura e, desde 1995, na automao de processos (Profibus PA). O padro Profibus atende s exigncias das normas IEC61158 e EN50170 e, conta com 3 tipos de tecnologias: DP, PA e PROFINET. Segue abaixo uma descrio resumida de cada um desses trs protocolos: Profibus DP: Foi desenvolvido para operar com uma alta velocidade e conexo de baixo custo, e utilizado na comunicao entre sistemas de controle de automao e seus respectivos I/Os distribudos no nvel de dispositivo. Pode ser usado para substituir a transmisso de sinal em 24 V em sistemas de automao de manufatura assim como para a transmisso de sinais de 4 a 20 mA ou HART em sistemas de automao de processo [2]. Profibus PA: Esta tecnologia define, em adio s definies padres do Profibus DP, os parmetros e blocos de funo para dispositivos de automao de processo, tais como transmissores, vlvulas e posicionadores [2]. O Profibus PA possui uma caracterstica adicional que a transmisso intrinsecamente segura, o que faz com que ele possa ser usado em reas classificadas, ou seja, ambientes onde existe o perigo de exploso. indicado por controlar variveis digitais em linhas de produo seriada ou clulas integradas de manufatura. Encontrado predominantemente nas indstrias de transformao [3]. 09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 2 Rafaela Castelhano de Souza

Profinet: Pode ser utilizado em aplicaes em tempo real (rpidas) e em aplicaes onde o tempo no crtico, por exemplo, na converso para rede Profibus DP [8].

Caractersticas Bsicas
O Profibus um sistema dito multimestre e permite a operao conjunta de equipamentos ou controladores terminais de engenharia ou visualizao, com seus respectivos perifricos. Os Dispositivos Mestres determinam a comunicao de dados em um barramento. Essa comunicao realizada enquanto o dispositivo mestre possui o direito de acesso ao barramento (token). O token um mecanismo de arbitragem que deve ser implementado para evitar possveis colises no barramento quando mais de uma estao deseja transmitir uma mensagem [5]. Os mestres so chamados de estaes ativas no barramento. J os Dispositivos Escravos so dispositivos de periferia como, vlvulas, mdulos de I/O, posicionadores, transmissores etc. Esses perifricos no possuem direito de acesso ao barramento, e somente enviam ou reconhecem alguma informao do mestre quando for solicitado. Ver Figura 1:

Figura 1 Esquema de comunicao Mono-Mestre

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 3 Rafaela Castelhano de Souza

Figura 2 Esquema de comunicao Multi-Mestre

Arquitetura de Redes Profibus


A arquitetura da rede Profibus baseada em protocolo de rede que segue o modelo ISO/OSI. No Profibus DP so utilizadas as camadas 1 e 2 e tambm a Interface do Usurio. J no Profibus PA e Profinet, alm dessas, a camada 7 tambm utilizada. Essa arquitetura simplificada garante uma transmisso de dados eficiente e rpida. Abaixo, segue uma breve descrio sobre cada camada: A camada 1 inclui o meio fsico onde a mensagem transportada, tipicamente um cabo blindado de par tranado. Ela descreve a tecnologia de transmisso dos dados, a pinagem dos conectores e os parmetros tcnicos e eltricos que devem ser cumpridos [10]. nesta camada que ocorre o transporte dos dados representados por um conjunto serial de bits entre dois equipamentos terminais [13], via um suporte de transmisso, que pode ser os meios fsicos RS-485 ou fibra tica. A camada Fsica no interpreta os dados; ela somente passa os dados para a Camada de Enlace[9]. A camada 2 representa a camada de Enlace. nessa camada que so formados os telegramas de mensagem. Aqui feito o controle de quando e por qual caminho a mensagem ir trafega, a fim de evitar colises entre dois ou mais equipamentos que querem transmitir ao mesmo tempo.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 4 Rafaela Castelhano de Souza

A camada 7 quem faz a interface entre a mquina e o usurio. Acima da camada 7 est a funcionalidade real do instrumento tal como medio, atuao, controle ou a interface de operao de um configurador (BERGE, 2002). Este modelo pode ser visualizado na Figura 3:

Figura 3 Modelo de Referncia ISO/OSI aplicado Rede Profibus [9]

Meios Fsicos Utilizados


De acordo com [2], os meios fsicos utilizados neste protocolo so: RS485: para uso universal, em especial em sistemas de automao da manufatura. utilizado em DP; IEC 61158-2: para aplicaes em sistemas de automao em controle de processo. utilizado em PA; Fibra tica: para aplicaes em sistemas que demandam grande imunidade interferncias e grandes distncias.

Bom, essa foi uma introduo sobre o protocolo Profibus como um todo. Para a prxima parte vou escrever sobre uma das trs vertentes: o Profibus DP.

At mais!

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 5 Rafaela Castelhano de Souza

Referncias bibliogrficas: [1] BA034SEN Manual Profibus E+H, pgs 16 18. [2] CASSIOLATO, C.; TORRES, L. H. B.; CAMARGO, P. R. (2012). Profibus Descrio Tcnica. So Paulo: Associao Profibus Brasil, 2012. [3] NETO, C. D. (2008). O Profissional de Automao com Nvel Superior. III Frum Internacional de Automao do Setor Sucroalcoleiro e Alimentcio. 2008. [4] Normative Parts of Profibus FMS, DP and PA, according to the European Standard EN5170 Volume 2. Edition 1.0 (1998). [5] STEMMER, M. R. (2001). Sistemas Distribudos e Redes de Computadores para Controle e Automao Industrial. 2001. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina. [6] VENTURINI, V. P. (2007). Desenvolvimento de um Mestre Profibus com a Finalidade de Anlise de Desempenho. 2007. Dissertao de Mestrado em Engenharia Mecnica Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos. [7] SOUZA, R. C. (2012). Diagnstico de Redes Profibus DP baseado em Redes Neurais Artificiais. 2012. Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica Escola de Engenahria de So Carlos, USP, So Carlos. [8] LUGLI, A. B.. Uma viso do protocolo industrial Profinet e suas aplicaes. http://www.profibus.org.br/news/marco2009/news.php?dentro=4. Acesso feito em: 14 de Junho de 2012. [9] BERGE, J. (2002). Fieldbuses for Process Control: Engeneering, Operation and Maintenance. ISA The Instrumentation, Systems and Automation Society, 2002. [10] Profibus Installation Guideline for Cabling and Assembly. Version 1.0.6. May 2006. [11] Profibus Installation Guideline for Commissioning. Version 1.0.2. November 2006. [12] Profibus Interconnection Technology Guideline. Version 1.4. January 2007. Order N. 2.142. [13] TANEMBAUM, A. S., STEEN, M. V. (2002). Distributed Systems Principles and Paradigms. Prentice Hall, 2002. [14] ALBUQUERQUE, P. U. B., ALEXANDRIA, A. R. (2009). Redes Industriais Aplicaes em Sistemas Digitais de Controle Distribudo. Ensino Profissional Editora.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 6 Rafaela Castelhano de Souza

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 7 Rafaela Castelhano de Souza

O Protocolo Profibus (Parte II)

02/07/2012 Redes Industriais Ol, como falei no artigo anterior, vou comear a descrever cada uma das trs tecnologias disponveis para o protocolo Profibus, comeando pelo DP (Profibus DP). Ento, vamos l! De acordo com [1] a tecnologia DP foi desenvolvida para realizar transmisso de dados em alta velocidade. Esta vertente do protocolo atua no nvel 2 da pirmide de automao. Neste nvel atuam os PCs e CLPs responsveis pelo controle dos equipamentos de campo que esto localizados no nvel 1. Cada controlador (mestre) pode controlar at 126 escravos. da que surge a necessidade de se utilizar um protocolo que trabalhe com velocidades altas. Se fosse o contrrio o processo seria muito lento e isto poderia prejudicar o bom andamento de um controle, onde algumas aplicaes exigem um tempo de resposta muitoooo baixo e a troca de informaes precisa ser, praticamente, em tempo real. As regras desta tecnologia so ditadas pela norma EN50170 [4]. Existem disponveis no mercado diversos modelos de equipamentos mestres e escravos com a tecnologia DP. Como visto na Parte I desta srie, os equipamentos Mestres atuam sobre os equipamentos Escravos. Os mestres DP controlam tanto escravos DP quanto PA. Porm, neste ltimo caso, a comunicao entre uma tecnologia e outra (no caso DP e PA) realizada atravs de um outro equipamento, denominado Coupler. Este equipamento responsvel pela converso do sinal DP em sinal PA e, vice-versa. Sem este equipamento no possvel a comunicao entre estas duas tecnologias. Os Mestres podem ser definidos de duas maneiras: Classe 1 e Classe 2. Os Mestres classe 1 so os controladores que ficam responsveis pelo controle dos escravos continuamente, executando uma ordem definida de tarefas, que se repetem. Cada rede possui um nico mestre classe 1. Este mestre tem prioridade 1 com relao dar ordens para um escravo. J os Mestres classe 2 entram em contato com os escravos quando o operador precisa fazer alguma configurao secundria, algo que seja importante, mas que no interfira na comunicao entre os escravos e o Mestre classe 1. A troca de mensagens entre Mestres e Escravos pode ser realizada de duas maneiras: cclica e acclicamente. De acordo com [3] a troca de forma cclica dividida em trs fases: parametrizao, configurao e transferncia de dados. Durante as fases de configurao e parametrizao de um Escravo, sua configurao real comparada com a configurao projetada no Mestre classe 1. Somente se corresponderem que o Escravo passar para a fase de transmisso de dados. Assim, todos os parmetros de configurao, tais como tipo de 09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 8 Rafaela Castelhano de Souza

dispositivo, formato e comprimento de dados, nmero de entradas e sadas, etc. devem corresponder configurao real. Estes testes proporcionam ao usurio uma proteo confivel contra erros de parametrizao. Alm da transmisso de dados, que executada automaticamente pelo Mestre classe 1, uma nova parametrizao pode ser enviada a um Escravo sempre que necessrio. Na forma acclica [3] possvel transmitir comandos de leitura e escrita, bem como alarmes entre mestre e escravos, independente da comunicao cclica de dados. Isto permite, por exemplo, a utilizao de um Terminal de Engenharia (Mestre classe 2) para a otimizao dos parmetros de um dispositivo (escravo) ou para se obter o valor do status de um dispositivo, sem perturbar a operao do sistema. A utilizao de protocolo de comunicao em uma aplicao depende das necessidades da aplicao. Essas necessidades devem ser comparadas com as caractersticas que o protocolo oferece. A utilizao do protocolo adequado faz com que o projeto seja realizado de forma mais simples e com economias. Veja abaixo, alguns exemplos de aplicaes onde pode ser utilizado o protocolo Profibus DP: Controle de Motores Inteligente (CCM Inteligente): Usado para realizar a comunicao com uma rede de Inversores e Soft-Starters para acionamento de motores; Manter o controle antigo analgico (4-20mA) levado atravs de estaes remotas, criando uma rede entre estas estaes remotas; Como DP uma rede rpida, pode ser aplicado em gateways DP/AS-I e DP/PA concentrando a informao de instrumentos de redes mais lentas; Energia (acionamento em subestaes); Manufatura (montadoras de autos, fbricas em geral); Minerao (CCMs e remotas); Controle de processos rpido (por ex. caldeira a gs); Entre outras.

Cada aplicao da rede Profibus influenciada pela escolha do meio fsico. Os requisitos gerais, como alta confiabilidade de transmisso, grandes distncias a serem cobertas e alta velocidade de transmisso somam-se s exigncias especficas de cada rea de automao do processo, como operao em reas classificadas, transmisso de dados e alimentao dos instrumentos diretamente pelo barramento de dados, entre outras [4]. Devido a este fato, no possvel usar um nico meio fsico em todo o processo. Sendo assim foram desenvolvidos 3 tipos fsicos que atendem s vrias particularidades do sistema. So eles: RS-485, IEC61158-2 e Fibra tica. Segue abaixo uma descrio resumida de cada um destes meios de transmisso:

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 9 Rafaela Castelhano de Souza

RS-485: para uso universal, em especial em sistemas de automao da manufatura; IEC61158-2 ou Manchester Bus Powered (MBP): para aplicaes em sistemas de automao em controle e processos. Utilizado somente em rede PA; Fibra tica: para aplicaes em sistemas que demandam grande imunidade interferncia e grandes distncias [3].

Vou dividir a explicao detalhada destes meios fsicos em duas partes, comeando pelo RS485. No post da prxima semana vou falar sobre as Fibras ticas. O meio fsico IEC61158-2 utilizado em PA, portanto ser explicado em breve, no post sobre redes PA.

RS-485
O RS-485 o meio de transmisso mais utilizado no Profibus DP, pois apresenta como caractersticas principais altas taxas de transmisso e instalao simples e barata. Este meio fsico usa como transporte dos dados um cabo de par tranado e blindado e permite que at 32 estaes sejam conectadas ao barramento. Porm, o uso de repetidores permitido, o que permite que uma rede se estenda a at 126 estaes. Os cabos usados nas instalaes Profibus DP e recomendados pela norma EN 50170 [4], apresentam as seguintes caractersticas: rea do Condutor: maior que 0,34 mm; Impedncia: 135 a 165 Ohms; Capacitncia: menor que 30 pF; Resistncia Especfica: 110 Ohms/km; Medida do Dimetro do Cabo: 0,64 mm;

O comprimento mximo de cada lance de cabo na rede varia de acordo com a velocidade de transmisso especificada para a rede, devendo ser totalizado considerando eventuais derivaes. No caso do Profibus DP, essas derivaes devem ser evitadas para baudrate maior ou igual a 3 Mbps [4]. Segue na Tabela 1 os comprimentos de segmento baseados nas respectivas velocidades de transmisso e o mximo comprimento das derivaes.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 10 Rafaela Castelhano de Souza

Tabela 1 Comprimento Mximo de Cabo por Segmento [9]

importante ressaltar tambm que os cabos de comunicao da rede devem manter uma certa distncia de fontes que possam causar qualquer tipo de interferncia no sinal. Alm de mant-los separados, aconselhvel utilizar bandejamentos ou calhas metlicas fechadas e aterradas, observando as distncias conforme Tabela 2. 2. O ideal utilizar canaletas de alumnio, onde se tem a blindagem eletromagntica externa e interna. O cruzamento entre os cabos deve ser feito em ngulo de 90 [5].

Tabela 2 Distncias Mnimas de Separao entre Cabeamentos [5]

De acordo com a [4], se um cabo par tranado blindado utilizado, a blindagem dever ser aterrado em ambas as terminaes do cabo via conexes de baixa impedncia. Isto necessrio para se alcanar uma razovel blindagem eletromagntica. altamente recomendvel que a conexo entre o cabo blindado e o terra seja feito por uma canaleta metlica e parafusos de fixao metlicos do conector. O cabo conectado aos equipamentos atravs de conectores. Estes conectores so disponibilizados com algumas variedades de classes de proteo e projetos mecnicos. A escolha do melhor tipo de conector varia de acordo com a necessidade da instalao, porm o mais recomendado pela norma o conector Sub-D com 9 pinos. Os pinos 3, 5, 6 e 8 so sempre utilizados. Os demais pinos so opcionais. Estes conectores em geral apresentam grau 09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 11 Rafaela Castelhano de Souza

de proteo IP20 [5]. A Tabela 3 mostra a descrio dos pinos do conector Sub-D com 9 pinos e na Figura 1 mostrado um exemplo deste tipo de conector.

Tabela 3 Pinagem do Conector Sub-D com 9 Pinos [10]

Figura 1 Pinagem do Conector Sub-D com 9 Pinos

Em reas onde se exige um grau de proteo maior, so disponveis os conectores do tipo M12 com 5 pinos, que oferecem grau de proteo IP65/67 [5]. Veja na Figura 2 a descrio dos pinos do conector M12. NOTA O grau de proteo (IP) a proteo oferecida por um invlucro, contra a penetrao de objetos slidos (p) e/ou penetrao de gua em partes perigosas do circuito eletrnico (CEI/IEC 60529, 2001). O primeiro dgito indica a proteo contra slidos e o segundo a proteo contra lquidos. Neste caso, o dgito 2 indica que o invlucro do conector oferece proteo contra slidos de dimetro de at 50 mm e maior e o dgito 0 indica que ele no protegido contra a entrada de gua. No caso do grau de proteo IP65/67, o dgito 6 indica que o invlucro do conector totalmente protegigo contra slidos. J os dgitos 5 e 7 representam proteo contra jatos de gua e imerso contnua em gua, respectivemente.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 12 Rafaela Castelhano de Souza

Figura 2 Conector M12 com 5 Pinos [5]

Os conectores Sub-D com 9 Pinos apresentam em sua estrutura os terminadores de barramento. Esses terminadores so indispensveis e necessrio que sejam habilitados dois terminadores no barramento, um no incio e outro no fim de cada segmento. A terminao ativa na posio incorreta faz com que, tanto o nvel quanto a forma de onda sejam degradados. A ausncia de terminadores nas extremidades do barramento pode causar erro na transferncia de dados, devido reflexes no sinal que chega ao fim do barramento, fazendo com que este sinal volte pela linha de dados e se sobreponha ao sinal que est sendo enviado. J o excesso de terminadores habilitados pode causar intermitncia nos dados transmitidos fazendo com que ocorram interrupes na comunicao. Na Figura 3 so apresentados os detalhes de uma conexo entre o cabo Profibus e um terminador e na Figura 4 mostrado um exemplo de uma rede Profibus utilizando-se repetidores e terminadores.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 13 Rafaela Castelhano de Souza

Figura 3 Exemplo de Cabo com Terminao [7]

Figura 4 Exemplo de uma Rede com Terminadores de Barramento e Repetidores [6]

importante ressaltar que a habilitao dos terminadores varia de acordo com a topologia da rede. Analisando-se a Figura 4, pode-se concluir que:

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 14 Rafaela Castelhano de Souza

Segmentos 1 e 2: estes segmentos possuem uma topologia do tipo Barramento. Neste caso, necessrio habilitar um terminador no incio (no mestre) e um no final deste barramento (ltimo escravo do segmento). O ltimo escravo deve permanecer o tempo todo alimentado com no mnimo 9 V; Segmento 3: este segmento possui uma topologia do tipo rvore. Neste caso, os terminadores devem estar localizados no primeiro escravo (o mais esquerda do mestre) e no ltimo (o mais distante).

Codificao dos dados


O RS-485 codifica dados utilizando a tcnica Non-return Zero (NRZ). Este tipo de codificao a forma mais comum e mais utilizada para se transmitir sinais digitais, j que ela usa dois nveis de tenso diferentes para os dois dgitos binrios, ambos diferentes da tenso nula [8]. De acordo com a norma EN50170, este mtodo procura assegurar que as transmisses ocorram somente quando sucessivos bits de dados possuam valores iguais. Um exemplo deste tipo de codificao pode ser visualizado na Figura 5. Os dados codificados em NRZ so transmitidos por um cabo de par tranado. O bit 1 representa uma tenso diferencial positiva constante entre os pinos 3 (RxD/TxD-P) e 8 (RxD/TxD-N) do conector e o bit 0 representa uma tenso diferencial negativa constante. No RS-485 esses dados so transmitidos por dois condutores, denominados A e B, que transmitem nveis de tenso iguais, porm com polaridades opostas (VA e VB). Por esta razo, importante que a rede seja ligada com a polaridade correta. Embora os sinais sejam opostos, um no o retorno do outro, ou seja, no existe um loop de corrente. Cada sinal tem seu retorno pela terra ou por um terceiro condutor de retorno, entretanto, o sinal deve ser lido pelo receptor de forma diferencial sem referncia a terra ou ao condutor de retorno.

Figura 5 Codificao NRZ

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 15 Rafaela Castelhano de Souza

Pode-se notar na Figura 6 que este sinal trafega com fases invertidas nos condutores do cabo enquanto o rudo trafega com mesma fase. Nos terminais de entrada do amplificador diferencial, o sinal de comunicao chega em modo diferencial e o rudo em modo comum, dse portanto a rejeio do rudo. Sendo assim, todo rudo que for induzido no cabo, em geral de origem eletromagntica, ser em sua maioria rejeitado. Linhas de transmisso diferenciais utilizam como informao apenas a diferena de potencial existente entre os dois condutores do par tranado, independente da diferena de potencial que eles apresentam em relao ao referencial de tenso (comum ou terra). Isto permite que mltiplos sistemas se comuniquem mesmo que uma referncia de potencial comum entre eles no seja estabelecida. No entanto, os circuitos eletrnicos de transmisso e recepo podem ser danificados se o par tranado apresentar um potencial excessivamente elevado em relao ao referencial (comum ou terra).

Figura 6 Exemplo de um Sinal Diferencial com Rudo

Considerando este tipo de sinal, segue um exemplo de um sinal tpico na Figura 7. Tal figura apresenta em sua parte superior a representao terica da transmisso de um byte Profibus diferencial enquanto que em sua parte inferior, apresentado um caractere real obtido a partir de um osciloscpio medido entre A e B. O byte da representao terica no corresponde ao byte da representao real.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 16 Rafaela Castelhano de Souza

Figura 7 Caracter Profibus DP

Nota-se atravs da Figura 7 que um caractere da Camada Fsica Profibus DP possui 11 bits, sendo o primeiro denominado como Start bit, os 8 seguintes como bits de dados, o dcimo como bit de paridade (par) e o dcimo primeiro e ltimo como Stop bit. Cada sequncia de informao apresentada nesta forma, e a mensagem como um todo reconstituda no destino final. isso a pessoal. Aqui se encerra a explicao sobre o RS-485. Como falei anteriormente, darei continuao ao tema dos meios fsicos no prximo post, que tratar sobre as Fibras ticas.

At mais!

Referncia Bibliogrfica: [1] ALBUQUERQUE, P. U. B., ALEXANDRIA, A. R. (2009). Redes Industriais Aplicaes em Sistemas Digitais de Controle Distribudo. Ensino Profissional Editora. [2] BERGE, J. (2002). Fieldbuses for Process Control: Engeneering, Operation and Maintenance. ISA The Instrumentation, Systems and Automation Society, 2002. [3] CASSIOLATO, C., PADOVAN, M. A., TORRES, L. H. B., OLIVEIRA, A. (2012). Descrio Tcnica Profibus. http://www.profibus.org.br

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 17 Rafaela Castelhano de Souza

[4] Normative Parts of Profibus FMS, DP and PA, according to the European Standard EN5170 Volume 2. Edition 1.0 (1998). [5] Profibus Installation Guideline for Cabling and Assembly. Version 1.0.6. May 2006. [6] Profibus Installation Guideline for Commissioning. Version 1.0.2. November 2006. [7] Profibus Interconnection Technology Guideline. Version 1.4. January 2007. Order N. 2.142. [8] STALLINGS, W. (1997). Data and Computer Communications. Prentice Hall, 1997. [9] Technical Guideline Installation Guideline for Profibus-DP/FMS Version 1.0 September 1998. [10] Test Specifications for Profibus DP Slaves Version 2.3 March 2004. [11] SOUZA, R. C. (2012). Diagnstico de Redes Profibus DP baseado em Redes Neurais Artificiais. 2012. Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica Escola de Engenahria de So Carlos, USP, So Carlos.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 18 Rafaela Castelhano de Souza

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 19 Rafaela Castelhano de Souza

O Protocolo Profibus (Parte III)

11/07/2012 Redes Industriais E ai pessoal, Como prometido no post passado, hoje vou falar sobre as Fibras ticas. As fibras ticas podem ser utilizadas em aplicaes onde existe alto ndice de interferncia eletromagntica ou com o objetivo de se aumentar o comprimento mximo do barramento, independente da velocidade de transmisso. um meio fsico comumente utilizado em aplicaes onde se utiliza tanto a tecnologia DP quanto Profinet.

Figura 1 Fibra tica

Um sistema de transmisso com fibra tica consiste em trs elementos: um dispositivo que gera a luz, um dispositivo que detecta esta luz e um meio de transmisso por onde a luz ir trafegar. No momento da transmisso dos dados, um pulso de luz indica bit 1 e a ausncia de luz, indica bit 0 (zero). Este meio de transmisso pode trabalhar com uma velocidade de at 50 Tbps, porm, para uso em redes industrias, esta velocidade limitada em 1 Gbps, devido ao fato de no ser possvel converter sinais eltricos e ticos em uma velocidade maior [1]. Existem dois tipos de fibra tica: Multimodo; Monomodo.

Veja abaixo a descrio de cada uma delas:

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 20 Rafaela Castelhano de Souza

Multimodo
As fibras multimodo so utilizadas para cobrir distncias mdias, que variam entre 2 e 3 Km. O fator que limita a distncia na utilizao dessas fibras a disperso modal*. Elas possuem ncleos maiores, de aproximadamente 62,5 micrmetro de dimetro e, transmitem luz infravermelha a partir de diodos emissores de luz (600 a 850 nanmetros). O comprimento de onda do infravermelho de 850 a 1300 nanmetros. De acordo com [4] as fibras multimodo so mais baratas e o ncleo mais espesso demanda uma preciso menor nas conexes, o que torna a instalao mais simples, mas, em compensao, a atenuao do sinal luminoso muito maior. Isso acontece porque o pequeno dimetro do ncleo das fibras monomodo faz com que a luz se concentre em um nico feixe, que percorre todo o cabo com um nmero relativamente pequeno de reflexes. O ncleo mais espesso das fibras multimodo, por sua vez, favorece a diviso do sinal em vrios feixes separados, que ricocheteiam dentro do cabo em pontos diferentes, aumentando brutalmente a perda durante a transmisso. Veja Figura 2:

Figura 2 Exemplo de fibra multimodo

As principais aplicaes das fibras multimodo so as redes internas de computadores (LANs) e demais aplicaes de curta distncia como as redes corporativas e Data Centers [4]. Essas fibras podem ser divididas em dois modelos: Step Index e Graded Index. De acordo com [3] as fibras do tipo Step Index possuem o ndice de refrao do ncleo constante. A energia de um impulso luminoso vai distribuir-se por todos os modos. Ver Figura 3:

Figura 3 Modo de refrao no Step Index

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 21 Rafaela Castelhano de Souza

J no Graded Index o ndice de refrao do ncleo tem uma variao parablica. Esta caracterstica tem o efeito de aproximar os tempos de propagao dos vrios modos, reduzindo a disperso modal. A largura de banda utilizvel superior da fibra Step Index. Ver Figura 4:

Figura 4 Modo de refrao no Graded Index

Vantagens de se utilizar fibras multimodo: Devido ao tamanho grande do ncleo fica mais fcil o alinhamento, no caso de emendas, conectores etc; Baixo custo.

Desvantagens de se utilizar fibras multimodo: Cobre distncias menores e limitadas; Taxas de transmisso mais baixas.

Monomodo
As fibras monomodo so utilizadas para cobrirem distncias longas, acima de 15 Km. De acordo com [5], as fibras de modo simples tm ncleos pequenos, de aproximadamente 9 micrmetros de dimetro e, transmitem luz laser infravermelha (comprimento de onda de 1300 a 1550 nanmetros). Neste tipo de fibras o dimetro do ncleo to pequeno que no h mais do que um modo de propagao. Logo, no existe disperso modal. A largura de banda utilizvel maior do que em qualquer dos tipos de fibra multimodo. Veja Figura 5 e 6, para exemplos de fibra monomodo e modo de refrao da fibra monomodo, respectivemente.

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 22 Rafaela Castelhano de Souza

Figura 5 Exemplo de fibra monomodo

Figura 6 Modo de refrao da fibra monomodo

A aplicao das fibras monomodo vo desde sistemas de ultra-longa distncia (~1000 km), como os sistemas submarinos e terrestres, assim como os sistemas de telefonia regionais, acesso e servios de TV a cabo (~100 km) [4]. De acordo com [4] as fibras monomodos podem ser divididas em trs grupos: fibras monomodo convencionais ITU-T G.652 (Standard Monomode Fiber SMF), fibras de disperso deslocada ITU-T G.653 (Dispersion Shifted Fiber DSF) e fibras de disperso deslocada nonula ITU-T G.655 (Non Zero Dispersion Shifted Fiber NZDF). Veja abaixo uma breve descrio de cada uma delas [4]: As fibras ITU-T G.652 foram as primeiras a serem construdas. Esses tipos de fibras foram otimizadas para operarem na janela de 1310 nm. Para sinais nesse comprimento de onda, as fibras convencionais apresentam disperso nula e baixa atenuao. Praticamente todos os sistemas de comunicaes do incio da dcada de 1980 possuam fontes que operavam nesse comprimento de onda. Esse tipo de fibra vem sendo fabricado desde o incio dos anos 80 e o tipo de fibra monomodo mais instalada no mundo inteiro. Apesar de estar otimizada para operao em 1310 nm, essa fibra tambm permite a operao na janela de 1550 nm, quando a disperso no um fator limitante para o sistema. No meio da dcada de 80, surgiram os primeiros amplificadores, a fibra dopada com rbium (AFDEs). Esses amplificadores so capazes de amplificar sinais em torno de 1550 nm, coincidentemente a mesma regio espectral onde as fibras apresentam a menor atenuao possvel. Por essa razo, foi interessante migrar a regio de operao dos sistemas de 1310 nm para a regio de 1550 nm, onde os amplificadores

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 23 Rafaela Castelhano de Souza

poderiam ser utilizados e como conseqncia os sistemas poderiam cobrir distncias muito maiores. Por esse motivo, foram desenvolvidas as fibras ITU-T G.653. Essas fibras possuem disperso nula na regio de 1550 nm, i.e., um sinal com comprimento de onda em 1550 nm propagando nessa fibra no sofrer os efeitos da disperso. Somando o efeito nulo da disperso, com o mnimo de atenuao e o uso dos AFDEs, os sistemas baseados em fibras de disperso deslocada puderam cobrir distncias nunca antes imaginadas. As fibras NZDs podem ser encontradas comercialmente apresentando tanto disperso positiva ou negativa na regio de 1550 nm e so uma evoluo das fibras DS. Essas fibras apresentam uma pequena disperso suficiente para evitar os efeitos no lineares, mas ainda pequena o suficiente para no causar penalidades no sistema pelo alargamento dos pulsos.

Vantagens de se utilizar fibras monomodo: Distncias maiores e ilimitadas; Taxas de transmisso muito altas.

Desvantagens de se utilizar fibras monomodo: Torna difcil o alinhamento devido ao ncleo ser muito pequeno; Alto custo.

NOTA *Disperso modal: so atrasos do sinal na fibra multimodo causado pelos diferentes modos de propagao que a luz pode ter no ncleo.

E isso a pessoal. Neste post se encerra a parte onde falei sobre os meios fsicos utilizados no Profibus DP. No prximo post vou falar um pouco mais sobre a Camada de Enlace e os telegramas de mensagens.

At mais!

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 24 Rafaela Castelhano de Souza

Referncias Bibliogrficas: [1] ALBUQUERQUE, P. U. B., ALEXANDRIA, A. R. (2009). Redes Industriais Aplicaes em Sistemas Digitais de Controle Distribudo. Ensino Profissional Editora. [2] http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfoIII/pagina_4.asp [3] http://www.melhorseguranca.info/2009/02/fibra-optica-multimodo-vs-monomodo.html [4] http://www.telcon.com.br/Telcon/Web/Perguntas/Default.aspx?idper=S10110509132753 [5] http://www.melhorseguranca.info/2009/02/fibra-optica-multimodo-vs-monomodo.html [6] http://www.dsif.fee.unicamp.br%2F~rudge%2Fpdf%2FDispers_Complet_f201r.pdf&ei=P23sT6 _UMJSQ8wTbx

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 25 Rafaela Castelhano de Souza

O Protocolo Profibus (Parte IV)

06/08/2012 Redes Industriais Oi pessoal, tudo bem? Continuando nossa srie de artigos sobre o Profibus DP, neste post vou falar sobre as camadas de Enlace e de Usurio deste protocolo. So nessas camadas que so gerados e distribudos os telegramas de mensagens. Ento, neste post, vocs vero sobre endereamento das estaes, o significados dos bits dos telegramas e os tipos e formatos dos telegramas. E no prximo post, ser apresentado o procedimento de transmisso dos telegramas. O texto deste artigo no de minha autoria. O autor o professor do IFSP-Sertozinho, Eduardo Andr Mossin, e o texto parte de sua tese de doutorado. Ento vamos l.

Camadas de Enlace e de Usurio


Neste item so descritos os aspectos da camada de enlace e de usurio. Outros detalhes sobre este assunto podero ser encontrados em [1]. A rede Profibus DP uma rede do tipo multidrop, assncrona, half duplex e utiliza a comunicao do tipo passagem de token (Token Passing) e mestre-escravo. O mecanismo de passagem de token permite a aplicao de mltiplos mestres em uma mesma rede compartilhando o acesso. Somente o mestre pode iniciar a comunicao na rede. Os escravos comunicam somente para responder requisies do mestre. A rede Profibus DP permite a operao permanente com mais de um mestre, desde que configurados individualmente e de maneira adequada nas restries da norma. O nmero mximo de estaes em uma rede Profibus DP 126. Assim, a faixa de endereos disponvel para uso vai de 0 a 125. Os endereos 126 e 127 so de uso especial, sendo o 126 utilizado como valor padro para estaes no endereadas entrarem na comunicao e o endereo 127 (0x7F) reservado para comandos de broadcast. Para a comunicao entre cada estao, o protocolo define alguns telegramas. Cada telegrama formado por um conjunto de caracteres, no qual cada caractere formado por 11 bits, sendo apenas 8 deles utilizados como dado. Este o padro UART e os trs bits extras so utilizados para fornecer uma sinalizao de incio e fim de transmisso de cada caractere (2 bits) e um bit de paridade par utilizado 09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 26 Rafaela Castelhano de Souza

para conferio da integridade da comunicao no receptor. A Figura 1 apresenta um exemplo deste caractere.

Figura 1 Caractere Profibus DP

Nota-se que antes do bit de incio, tem-se o estado de linha desocupada (IDLE) da comunicao que representado pelo nvel de tenso 1. Antes de terminar a transmisso do caractere (bit de fim), tem-se o bit de paridade. O receptor avalia a paridade a cada byte recebido. Caso a paridade avaliada no tenha o mesmo valor que o bit de paridade, o telegrama inteiro ser descartado (no somente o caractere). Um telegrama constitudo por um ou mais caracteres e no so permitidos perodos de linha desocupada dentro da transmisso de um telegrama. Assim, o incio de um telegrama com mais de um caractere exemplificado na Figura 2:

Figura 2 Telegrama contendo os bytes 68H e 27H em sequncia FONTE: [2]

Tipos e formato dos telegramas


Um telegrama composto por 1 a 255 caracteres. Existem alguns tipos de telegramas definidos por [1]. A diferenciao entre os tipos realizada pelo cabealho do telegrama (primeiro caractere), onde cada um dos tipos possui um valor diferente. Os telegramas so especificados de acordo com a natureza do campo de dados:

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 27 Rafaela Castelhano de Souza

Telegramas de tamanho fixo sem campo de dados; Telegrama de resposta curta ou reconhecimento; Telegrama com campo de dados de tamanho varivel; Telegrama de token.

A Tabela 1 apresenta um resumo dos tipos de telegramas e aplicaes:

Tabela 1 Tipos de Telegramas Profibus DP FONTE: [2]

O tamanho mximo de um telegrama so 255 caracteres. O valor do LE (ou LEr) varia de 0 a 249. O LE compreende a quantidade de bytes do campo DATA_UNIT alm do DA, SA e o FC. Portanto o tamanho mximo do campo DATA_UNIT de 246 bytes. O DATA_UNIT a poro do telegrama destinada carga til de dados (payload).

09 de agosto de 2012

Blog Automao Industrial 28 Rafaela Castelhano de Souza

Embora os campos de endereo suportem valores entre 0 e 255 (1 byte), somente os 7 bits menos significativos so utilizados efetivamente para o endereamento das estaes (Figura 3), permitindo o endereamento de at 127 estaes (0 a 126). O endereo 127 conforme explicado anteriormente reservado ao broadcast.

Figura 3 Campos de endereo e uso do bit mais significativo como extenso FONTE: [2]

Bom pessoal,vocs viram neste post alguns detalhes sobre os telegramas de mensagens. No prximo post, vou falar sobre como o procedimento de transmisso desses telegramas. S para lembrar, tudo isto acontece dentro das camadas de Enlace e Usurio.

At mais!!!

Referencias Bibliogrficas: [1] NORMATIVE PARTS OF PROFIBUS FMS, DP AND PA. (1998): according to the European Standard EN50170. v.2. Edition 1.0. [2] TORRES, R. V. (2011). Simulador de redes Profibus DP dedicado ferramenta de diagnostico. Dissertao (Qualificao de Mestrado). Escola de Engenharia de So Carlos, USP. [3] MOSSIN, E. (2012). Diagnstico Automtico de Redes Profibus. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de So Carlos, USP.

Informaes adicionais sobre Eduardo Andr Mossin: - Currculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do metodo=apresentar&id=K4774437D5 - Blog: http://emossin.blogspot.com.br

09 de agosto de 2012

También podría gustarte