Está en la página 1de 4

1 O que a Filosofia? 2 Ser a Filosofia um campo de pensamento esotrico, quer dizer, estranho, misterioso, apenas reservado a algumas pessoas?

as? Como surge o pensar filosfico? 3 4 Qual a importncia da histria da filosofia para a Filosofia? Qual a utilidade da Filosofia?

1 O que a Filosofia? A Filosofia uma forma de pensar acerca de certas questes. (o mtodo de reflexo da Filosofia racional e argumentativo; existem certas questes que so tipicamente filosficas, as quais podem ser definidas como sendo aquelas cuja soluo no se encontra na experincia emprica) A caracterstica mais marcante da Filosofia o uso de argumentos. (os argumentos so o ncleo ou essncia do pensar filosfico; sem argumentos filosficos a Filosofia no poderia progredir e evoluir; sem argumentos no era possvel justificar uma teoria para tentar resolver um determinado problema filosfico; sem argumentos no era possvel analisar, criticar e construir novos argumentos a partir de outros anteriores) Os filsofos constroem argumentos ou criticam argumentos ou fazem ambas as coisas. (fazer Filosofia precisamente o criticar argumentos, com vista ao aperfeioamento destes e respectiva melhor adequao da resposta ao problema colocado; o filsofo no apenas critica, mas geralmente tambm constri novos argumentos) Os filsofos analisam e clarificam conceitos. (ao analisar e criticar os argumentos, os filsofos tambm aperfeioam o sentido de alguns conceitos e a relao entre eles, como por exemplo, os conceitos de bem, mal, mente, corpo, felicidade, amizade, nmero, inferncia, Deus,...)

2 Ser a Filosofia um campo de pensamento esotrico, quer dizer, estranho, misterioso, apenas reservado a algumas pessoas? Como surge o pensar filosfico? 1

No, o pensar filosfico no um campo de pensamento estranho ou misterioso. (no verdade que apenas algumas pessoas possam pensar filosoficamente; toda e qualquer pessoa j pensou e pode pensar filosoficamente, desde que j tenha procurado justificar ou se esforado mentalmente para encontrar uma resposta para um determinado problema filosfico; a grande diferena reside em como pensar acerca de um problema filosfico, sendo neste como pensar que se encontra um dos grandes contributos da Filosofia; a maioria das pessoas no sabe organizar uma linha de raciocnio lgica e coerente para responder a um problema filosfico) O pensar filosfico emerge naturalmente das circunstncias humanas. (podemos afirmar que existe pensar filosfico desde que existe a humanidade; o Homem pela sua natural predisposio para o saber, sempre se questionou acerca de si prprio, dos outros e de tudo aquilo que o rodeia; neste sentido, que o Homem sempre colocou a si prprio desde sempre questes filosficas, como por exemplo, Como que os seres da minha espcie surgiram face da Terra?, o mesmo dizer actualmente, Como surgiu o ser humano?, Como surgiu toda esta extenso de terra na qual me encontro?, o mesmo dizer agora, Como surgiu o Universo?, e por a em diante; o pensar filosfico surge a partir do momento em que eu comeo a questionar as coisas que me rodeiam e cuja soluo ou resposta me apercebo que no posso encontrar na experimentao, que dizer, tocando, cheirando ou simplesmente observando-as, entre outras modalidades possveis de experincia emprica) Quer isso dizer que, a maior parte das pessoas pensa, ou pelo menos j pensou, em alguma das questes filosficas. (a maior parte das pessoas, sendo provavelmente melhor dizer todas as pessoas, j pensou num problema filosfico; ao pensar num problema filosfico j procurou obter uma resposta para ele; neste sentido, todos ns podemos de certa maneira ser considerados filsofos; mas pensar sobre um problema filosfico no propor uma resposta e dizer que ela a nica que pode ser verdadeira, devendo-se antes aceitar a crtica e outra possvel justificao ao mesmo problema com vista ao seu melhoramento, caso contrrio no se est a fazer Filosofia)

3 Qual a importncia da histria da filosofia para a Filosofia?

Sem o conhecimento dos argumentos e erros dos filsofos anteriores, no poderia haver avano e progresso na Filosofia. (os problemas que os filsofos desde Scrates procuraram resolver, so ainda hoje os mesmos em relao aos quais os filsofos procuram obter uma resposta; mas sem o conhecimento dos argumentos dos filsofos anteriores, no poderia haver progresso na Filosofia; a Filosofia progride atravs de um aperfeioamento dos argumentos na resposta ao problema proposto, no sentido em que os argumentos X respondem melhor ao problema do que os argumentos Y) Sem esse conhecimento, a Filosofia arriscava-se a ser uma repetio de erros passados. Muitos filsofos desenvolvem as suas prprias teorias a partir dos erros dos filsofos anteriores. (as teorias so uma tentativa de resposta ao problema filosfico; muitas teorias so aperfeioadas a partir de argumentos de filsofos anteriores; percebese assim a importncia que a histria da Filosofia adquire para a Filosofia; no entanto, histria da filosofia e Filosofia no so a mesma coisa; a histria da filosofia limita-se a enunciar aquilo que os filsofos afirmaram acerca de determinados problemas, dizendo que o filsofo x disse y; a Filosofia a anlise e crtica daquilo que os filsofos afirmaram e, se possvel, a construo de novos argumentos a partir dessa crtica argumentativa)

4 Qual a utilidade da Filosofia? Os filsofos examinam crenas que quase toda a gente aceita acriticamente a maior parte do tempo. (este sem dvida um dos grandes contributos da Filosofia para a humanidade; a maior parte das pessoas vive enredada em crenas e preconceitos que admite convictamente serem verdadeiros e slidos, mas no admite a sua anlise e discusso crtica, o que um erro muito grave e com srias consequncias na vida dessa pessoa e na vida de todos ns; no aceitar a crtica das sua ideias e crenas viver a vida sem orientao, como um barco sem vela que se lana ao mar revoltado, sabendo ns que o mais certo ficar destrudo com a fora das ondas; esta destruio corresponde runa da prpria vida, porque se orienta apenas por aquilo que os outros dizem (como as ondas do mar em relao ao barco), sem pensar por um pouco que seja 3

se isso que lhe dizem o mais correcto; no questionar as suas ideias e preconceitos reflecte-se negativamente na sociedade, concretamente, em ms decises, em ms leis, em ms instituies e em maus hbitos sociais e costumes; aceitar as crticas e repensar as suas ideias estar a contribuir para a construo de um mundo melhor, mais civilizado, mais justo e mais unido, panorama que de todo no se verifica no mundo dos nossos dias) A Filosofia desenvolve uma capacidade para argumentar de forma coerente sobre um vasto leque de temas. (a Filosofia ajuda a saber responder a problemas das mais variadas reas, como a Filosofia da Religio, a tica, a Esttica, a Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia, a Filosofia Poltica, a Filosofia do Direito, a Ontologia ou Metafsica, entre outras; mas a Filosofia no ajuda apenas a saber responder e a justificar problemas filosficos, ajuda tambm a argumentar sobre qualquer outro problema de outra rea que se nos depare, como o direito, a informtica, a consultoria de gesto, o funcionamento pblico, o jornalismo, o cinema, e por a em diante; esta capacidade vem a revelar-se muito frutuosa e til para o nosso quotidiano, porque nos permite apresentar uma justificao lgica e coerente acerca de qualquer problema que nos seja colocado por outra pessoa, seja um amigo, um familiar ou um estranho; assim, a pessoa que se interesse por Filosofia fica capacitada com determinados instrumentos lgicos de raciocnio que lhe permitem justificar outros problemas para alm dos problemas tipicamente filosficos)

También podría gustarte