Está en la página 1de 2

Imprenso :: DOUTRINAS :: UNIVERSO JURDICO

Pgina 1 de 2

NOVAPROLINK www.novaprolink.com.br (32) 4009-2900

UNIVERSO JURDICO www.uj.com.br

CONTEDO DO UNIVERSO JURDICO | DOUTRINAS

Protegido pela Lei n 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais

ADVOGADO: ESSENCIAL A ADMINISTRAO DA JUSTIA E A TICA PROFISSIONAL


No presente artigo, formula-se uma crtica pela falta de tica na atuao de diversos advogados. Com toda certeza, oportunamente, no podemos generalizar, pois em qualquer profisso encontraremos profissionais que no apenas violam regras, mas tambm proporcionam um descrdito social. Nutritivo salientar, para que se possa exercer a advocacia necessrio de no mnimo cinco anos de estudo numa Faculdade de Direito, aps o bacharel dever fazer o Exame de Ordem, que em razo da dificuldade dos testes, a exemplo no Estado de Santa Catarina a mdia de aprovao no passa de 20% dos inscritos; se aprovado, receber seu nmero da identificao profissional registrado na seccional da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil onde ir atuar como advogado. Para tanto, preciso ressaltar ao leitor que a Constituio Federal de 1.988, principal instrumento jurdico de nossa nao, deixa consignado no captulo III do Poder Judicirio no art. 133 que: o Advogado indispensvel a administrao da Justia.... A propsito, o advogado um profissional liberal regularizado pela Lei Federal n 8.904/96 que dispe no apenas seus direitos mas tambm seus deveres, pois tm no Cdigo de tica e Disciplina a regulamentao de sua conduta tica, da qual extramos o art. 31:O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestgio da classe e da advocacia. Vale registrar, quem escolhe a profisso de advogado deve ter um carter integro, honesto, ser uma pessoa digna para poder proporcionar o acesso do seu cliente ao Poder Judicirio amparado pela verdade das palavras e correta aplicao da lei. Mais que um dever profissional, ser honesto uma condio essencial, inerente pessoa do advogado. Como bem enfatiza o desembargador Jos Renato Nalini: Quem procura um advogado est quase sempre em situao de angstia e desespero. Precisa nutrir ao menos a convico de estar a tratar com algum acima de qualquer suspeita(tica Geral e das Profisses, pg. 242). Por isso, cabe informar, que o advogado responde pelos seus atos tanto no mbito cvel e penal, e, ainda, administrativamente na OAB atravs das sanes disciplinares, inclusive a excluso. Para concluir, enfatizamos que a advocacia uma das profisses jurdicas que primeiro se preocuparam com a tica, pois o principal atributo de advogado sua moral, haja vista, ter que zelar pela sua conduta, no apenas perante o poder pblico, sua classe e seu cliente. Mas tambm, imprescindvel que tenha uma postura de bons costumes na sua comunidade e na sociedade em geral, s assim eliminar do contexto social o estigma da profisso, o que efetivamente poder proporcionar respeito e prestigio a nobre funo de advogar.

http://www.uj.com.br/impressao.asp?pagina=doutrinas

27/12/2010

Imprenso :: DOUTRINAS :: UNIVERSO JURDICO

Pgina 2 de 2

Texto confeccionado em Jul 1 2007 12:00AM, por (1) Paulo Roberto Pontes Duarte Atuaes e qualificaes (1) Advogado. Formado na Epampsc - Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico de Santa Catarina; Ps graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal - EPAMPSC/UNIVALI.

Clique aqui e veja mais doutrinas


Copyright Novaprolink. Direitos reservados. Suporte: Matriz: (32) 4009-2900 / Filial: (11) 2526-6451 Produtos Novaprolink: Controle de Processos - CPPro | Informa Jurdico | Site do Advogado | Central Perito Poltica de Segurana e Privacidade

http://www.uj.com.br/impressao.asp?pagina=doutrinas

27/12/2010

También podría gustarte