Está en la página 1de 12

Termoterapia: O calor um excelente mtodo teraputico, melhora o metabolismo e a circulao local, aumenta a elasticidade do tecido conectivo, relaxa a musculatura

a e causa analgesia. Calor superficial: Como exemplo temos: bolsas trmicas, banho de parafina, infra-vermelho e turbilho. Quando se objetiva administrar em extremidade sendo o banho de parafina o mais indicado. O tempo ideal de aplicao de 10 a 15 min.

Calor profundo: Mtodos mais utilizados so o ultra-som, ondas curtas e microondas. A diatermia por microondas e ondas-curtas normalmente utilizada quando determinada regio est sendo preparada para a cinesioterapia, por propiciar o relaxamento msculotendneo. O ultra-som aplicado a intensidade de 0,75 a 1,0 w/cm2 provoca aquecimento profundo, analgesia, melhora a circulao, aumenta a elasticidade, extensibilidade tecidual e reduz a rigidez osteo-msculo-ligamentar. Microondas Conceito: uma forma de tratamento em que se usa uma corrente de alta frequncia (2450MHz), com comprimento de onda eletromagntica de 12,25cm com fins teraputicos. Efeitos Calor Homogneo: Boa termopenetrao. Aquece a nvel muscular, sem superaquecer a pele e tecido adiposo. Hiperemia: Superficial e profunda. Aumento da Circulao Sangunea: Devido vasodilatao decorrente do calor. Aumento do Metabolismo: Leva a uma maior troca e reaes qumicas. Aumento do Aporte de Oxignio Regenerador Tecidual: Devido ao aumento do aporte de substncia nutritivas, enzimas, eletrlitos, oxignio. Analgsico: Aumenta o limiar de excitabilidade dos nervos sensitivos e tambm pelo descongestionamento da rea, bem como pelo relaxamento. Aumenta a Excreo Urinria Diminui a Presso Arterial Espasmoltico Relaxante Reflexo: Ao reflexa Paravertebral sobre segmentos nervosos, que inervam determinada regio. Defesa: Antiflogstico: Aumenta o nmero de leuccitos na rea de anticorpos.

Inibidor da Recuproduo de Microorganismos: O aumento de temperatura cria um meio desfavorvel para sua reproduo. Tipos de Eletrodos: Retangular, Circular grande, Focal ou contato Acessrios Vareta Fluorescente: Serve para verificar a rea que est recebendo as ondas eletromagnticas. Quando usamos o eletrodo retangular ou circular grande, colocamos a vareta entre o eletrodo e a pele. Realizamos movimentos. A rea que est recebendo radiao fica avermelhada. culos Protetores: Usados para proteger os olhos, quando o tratamento for a nvel cervical ou pescoo com eletrodo circular. Cabo de Conexo(Suporte): Serve para ligar o eletrodo ao aparelho. Um para 25watts, outro para 200. Dose - Calor Depende da sensao subjetiva de calor referida pelo paciente e ainda da fase em que se encontra a enfermidade, e baseada na escala de Schiliephake, ou seja: 1-Calor Muito Dbil: Imediatamente abaixo do limiar de sensibilidade. 2-Calor Dbil: Imediatamente perceptvel. 3-Calor Mdio: Sensao de clara de calor. 4-Calor Forte: No limite de Tolerncia. Fase Aguda: Calor muito dbil, calor dbil Fase Crnica: Calor mdio, calor forte Tempo: Fase aguda (cinco minutos), Fase crnica (cinco a dez minutos). Distncia dos Eletrodos/ Pele: Retangular, Circular grande, Circular pequeno (cinco a dez centmetros por pele), Contato (em contato direto com a pele). Potncia: Eletrodo retangular, Eletrodo circular grande (zero a duzentos watts), Eletrodo circular pequeno eletrodo focal ou contato (zero a vinte cinco watts). Escala: Zero a duzentos watts, zero a vinte cinco watts. Quando se usar a escala zero a vinte cinco watts, no exceder a marca vermelha. Quando usamos os eletrodos circular grande, retangular, pequeno ou de contato, a potncia muda automaticamente, uma vez que tambm mudamos os cabos (suporte). H aparelhos que possuem um suporte para troca de eletrodos, o que possuem um suporte para troca de eletrodos, o que mudam tambm a potncia.

Cuidados e precaues: Com sensibilidade, dosagem, tempo, testculos, obesos(pregas), crianas e idosos, olhos, evitar cadeira ou maca de metal. Indicaes: Artralgia, Artrose, Artrite, Ancilose, Fibrose, Bursite, Braquialgia, Contuso, Contratura, Contratura de Dupuytrem-Eletro focal, Ciatalgia, Distenso, Doena de Bechterew, Entorse, Epicondilite, Espasmo muscular, Lombalgia, Mialgia, Neuralgia, Neurite, Sinovite, Tendinite, Ndulo de Heberden- Eletrodo de contato, Miogelose Contra- Indicaes: Sobre implantes metlicos(pinos, placas, hastes), reas com perda de sensibilidade, Sobre tecidos de nilon sintticos, Processos inflamatrio agudo, Antes de quarenta e oito horas pstraumatismo, reas hemorrgicas, Edemas, Osteomielite, Estados febris, Afeco vascular perifrica, reas isqumicas, Sobre gesso ou curativo, Tumores, reas anestesiadas, Desidratao, Marasmo, Flebites, Trombose, Tuberculose pulmonar, Na regio lombar ou abdominal perodo menstrual, Na regio lombar ou abdominal perodo pr- menstrual, Na regio lombar ou abdominal infeco urinria- renal, Marca- passo, Regies expostas ao raio x, antes de quinze dias aps a exposio.

Tcnica de Aplicao: Despir a rea a ser tratada, Paciente posicionado adequadamente, cmodo e relaxado, Usar mesa, maca ou cadeira de madeira ou com material isolante, Examinar a rea, Testar a sensibilidade, Destituir o paciente de materiais metlicos, como relgio, pulseira, anel, corrente, Secar a rea, Verificar se o paciente possui implantes metlicos, Verificar se o paciente possui marca- passo, Explicar ao paciente que ele dever relatar o tipo de sensao de calor que estiver sentindo, Eleger o eletrodo para tratamento, Colocar o eletrodo adequadamente segundo a enfermidade, Fixar corretamente o cabo de conexo ou suporte, Ligar o aparelho rede urbana, Zerar o aparelho, Ligar o aparelho, Esperar dois minutos para seu aquecimento, Colocar o tempo prefixado, Colocar a potncia segundo a escala de Schliephake sensao subjetiva de calor, observar a rea com a vareta fluorescente, Questionar o paciente durante o tratamento, Findado o tempo desligar o aparelho, Examinar a rea, Desligar o aparelho da rede urbana. Ondas Curtas A diatermia uma tcnica que consiste em elevam a temperatura dos tecidos pela passagem de uma corrente de alta freqncia e ondas curtas atravs de uma regio do corpo. O calor produzido pela resistncia dos tecidos passagem da corrente eltrica. Os aparelhos de diatermia por ondas curtas tm trs componentes bsicos: suprimento de energia, circuito oscilador e o circuito de paciente. As freqncias permitidas para operaes de diatermia por ondas curtas so 13, 66, 27, 33, 40 e 98 MHz. Os comprimentos de onda correspondente as freqncias permitidas so 22, 1, 7.5 metros. A freqncia da oscilao de ondas curtas estabelecida pela Conveno de Atlantic City, em 1942, a fim de prevenir transtornos em outras atividades de transmisso.

1 - Definio

Diatermia a aplicao de energia eltrica de afta freqncia que se usa para produzir calor nos tecidos corporais (aumentam a temperatura em at 40 a 45)

Alta Freqncia Uso teraputico de oscilaes eletromagnticas com freqncia superior a 300.000 Hz e possuem a caractersticas de no despolarizarem as fibras nervosas.

Ondas Curtas uma forma de eletroterapia de alta freqncia, sendo considerada as correntes com as seguintes freqncias e comprimentos de onda: 27,12 MHz, com longitude de onda de 11 M (mais comum) 13,56 MHz com longitude de onda de 22 M 40,68 MHz com longitude de onda de 7,5 M

2 - Bases fsicas

Efeito Joule Quando uma energia passa atravs de um condutor, parte da energia eltrica se converte em calor. "A quantidade de calor produzida em um condutor proporcional ao quadrado da intensidade da corrente, e a resistncia e ao tempo que dura a passagem da corrente".

Produo de Calor: As molculas muito prximas (nos tecidos muito densos), aumentam a temperatura mais facilmente, pois os movimentos rpidos das molculas aumentam o atrito e conseqentemente produzem calor organicamente. Pode ser exemplificado pelo tecido sseo muscular.

Produo de Corrente de Ondas Curtas A transformao de corrente alta domstica de 120v e 60 Hz em 500V e 45 MHz conseguida atravs de uma fonte de energia que alimenta um oscilador de radiofreqncia, que em seguida passa por um amplificador de potncia que gera uma potncia necessria para os eletrodos, este amplificador ligado a um depsito ressonente de sada (sintonizador) que sintoniza o paciente parte de um circuito, o que permite transmitir o mximo de energia a ele. Quanto mais curta a longitude de onda, maior a freqncia e maior a penetrao.

Campo Eletromagntico Segundo estudo de Faraday e Maxwell descobre-se que todo campo eltrico gera um campo magntico e vice-versa, e as ondas eletromagnticas se propagam na velocidade da luz (3X 108M/seg). v = (. F.

3 - Mtodos de transferncia de energia ao paciente. Qualquer aparelho que gera corrente eltrica gera tambm um campo eltrico e campo magntico. A produo e a predominncia destes campos depende de algumas caractersticas, como tipo de eletrodos, colocao dos eletrodos. A aplicao de ondas curtas. Pode ser transferida atravs de campo de condensao ou eletrosttico ou campo indutivo ou eletromagnticos. 4 - Efeitos fisiolgicos Todas as correntes de alta freqncia penetram mais profundamente no corpo do que a radiao infravermelha, por conseguir o paciente ser submetido a diatermia nunca deve ter uma sensao de calor to intensa quanto aquela produzida pela energia infravermelha. No caso do aquecimento mais moderado, nota-se aumento gradual na vascularizao que pode ajudar na resoluo de um processo patolgico valioso recurso fsico para o alvio sintomtico da dor, seja ela proveniente de leses agudas ou mesmo decorrentes de processos por um perodo de tempo suficientemente longo para possibilitar que ocorra a troca de calor. A temperatura que ser produzida nos tecidos de um organismo vivo ser modificada por fatores fisiolgicos, como a distribuio da temperatura preexistentes e alteraes no fluxo.

Efeito Fisiolgico sobre os Vasos Sanguneos e Linfticos O principal efeito a vasodilatao, que decorrente de um efeito fsico bsico, a dilatao dos corpos. Quando qualquer corpo sofre interveno do calor; ocorre uma vibrao molecular, que promove um afastamento, levando o corpo a se expandir. A vasodilatao inicialmente ocorre nas arterolas e capilares, que em caso de permanncia atinge atravs, vasos linfticos e veias. A terapia por ondas curtas, aumenta a irrigao sangunea da rea e eliminao da linfa, o que aumenta a capacidade de reabsoro do tecido. Estudos de Barth e Kern indicam que um calor brando por tempo curto favorece a vasodilatao ; ao contrrio, tempos prolongados e intensidades elevadas promovem vasoconstrio.

Efeitos Fisiolgicos sobre o Sangue 1 - Troca dos nveis de glicemia: Aps aplicao direta sobre as glndulas endcrinas, onde ocorreu hiperglicemia nos primeiros 35', sendo seguida de hipoglicemia, que dura vrias horas, no sendo clara a correlao deste fenmeno com o aumento de metabolismo. 2 - Aumento do aporte de leuccitos nos tecidos adjacentes:

Decorre do aumento do fluxo sanguneo local que aumenta a demanda de 02, nutrientes e leuccitos, levando a um aumento da capacidade de fagocitose. Todo este mecanismo traduzse em aumento de metabolismo. 3 - Tempo de coagulao diminuda e diminuio da viscosidade do sangue: A diminuio da viscosidade do sangue decorrente de uma alterao fsica do calor. ) O calor quando incide sobre um corpo diminui a coeso intermolecular, fluidificando os lquidos). Efeitos Fisiolgicos sobre o Metabolismo O aumento do fluxo sanguneo local proporciona o aumento de 02 e nutrientes das regies e acelera a retirada de catablicos, favorecendo a exceo. Efeitos Fisiolgicos sobre o Sistema Nervoso Ao nvel do SNC as aplicaes locais (na hipfise) podem influenciar a atividade das glndulas com a elevao do fluxo sanguneo e disseminao para outras reas at atingir o SNC, onde esta localizado o centro hipotalmico responsvel pelo controle de temperatura corporal. J no sistema nervoso perifrico, as fibras nervosas perifricas tm sua velocidade e conduo aumentada em conseqncia do calor. Efeitos Fisiolgicos do tecido Muscular Relaxa a musculatura, facilita a transmisso nervosa e atravs da vasodilatao promove a captao da toxina no trabalho muscular. Destruio Tecidual Este efeito s ser ativado no caso de calor excessivo, que ir irritar o tecido, promovendo uma coagulao por desnaturao da protenas (queimadura). Diminuio da Dor. Inibio nas terminaes nervosas sensitivas; Relaxamento muscular em decorrncia do aumento do fluxo sanguneo local, que favorece o aumento de metabolismo e drenagem de catablicos. Diminuio da Presso Arterial Em situaes normais, quando o calor incide sobre um corpo, primeiro ocorre vasodilatao, seguida de diminuio da viscosidade do sangue. Efeitos Gerais 1 - Cansao e necessidade de dormir: ocorre em aplicaes gerais e prorrogadas, em decorrncia do aumento de temperatura geral. 2 - Efeitos acumulados: a energia de ondas curtas poder ser acumulada tambm por pequenas doses; o que ocorre facilmente com os terapeutas que manuseiam os equipamentos de diatermia, que so os mesmos sintomas dos tcnicos que trabalham com ondas de radiodifuso, estes so: depresso, ansiedade, cansao cefalia, insnia.

5 - Dosimetria a) Calor muito Dbil - imediatamente abaixo do limiar de sensibilidade imperceptvel. b) Calor Dbil - imediatamente perceptvel c) Calor Mdio - Sensao dar de calor d) Calor Forte - no limite de tolerncia

6- Tempo de aplicao De um modo geral, preconiza-se 20 a 25 minutos de aplicao. 7 Indicaes * Afeces traumticas do tecido mole; * Cervicalgia; * Dorsalgia; * Lombalgia; * Sacralgia; * Epicondilite; * mialgia; * Tendinite, * Fibrose; * Sinovite; * Tenoreaginite * Capsulite; * Periostite; * Bursite; * Miosite; * Ostite; * Tenossinovite * Espasmo muscular; * Miogelose; * Ciatalgia; * Lombociatalgia; * Neuralgia; * Cervicobraquialgia; * Neurite; * Processos inflamatrios crnicos; * Neuropatias, especialmente citica; * Artrite crnica; * Contuses, etc.

- Contra indicaes * Neoplasma * Marcapasso * Gravidez * Tuberculose * Febre * Artrite e artrose * Implantes metlicos * Transtornos de sensibilidade (relativo) * Transtornos circulatrios (flebites, arteriosclerose -relativo) * Cardiopatas descompensados * Fase aguda das patologia * Perodo menstrual * Tecidos expostos a radioterapia * Hemorragia * Regio dos olhos (opacifica o cristalino humos aquoso) * reas com tecido adiposo muito espesso (maior que 3 cm de espessura) * Hemofilia * Frmacos anti-coagulantes.

Ondas curtas pulstil No ondas curtas contnuo a produo de calor ocorre pelo atrito provocado por uma corrente de alta freqncia, sofrendo resistncia ao tentar passar por alguns tecidos, com este atrito e constante, a produo de calor intensa. No ondas curtas pulstil esta vibrao no contnua e o calor que seria somado se dispersa nos intervalos de pausa.

Efeitos Teraputicos Os efeitos alcanados pelo ondas curtas pulstil so mais evidentes, produzindo excelente resposta: * Em acelerar a cicatrizao de feridas * Reabsoro rpida de hematomas e edemas * Analgesia rpida * Potente estimulador da circulao perifrica. Concluso O nosso corpo possui energia bioeltrica, e essa energia, aliada energia dos equipamentos, aumenta a probabilidade de reparao tecidual. Como foi exposto, a Eletroterapia atua de diversas formas auxiliando no tratamento fisioteraputico. Conhecer seus meios, efeitos, indicaes e contra-indicaes de vital importncia para os estudantes e profissionais fisioterapeutas.

Ultra Som Introduo A eletroterapia em suas diversas modalidades largamente utilizada pelos fisioterapeutas no tratamento de vrios distrbios. Nos ltimos anos houve grande evoluo no conhecimento dos efeitos fisiolgicos de correntes da aplicao dos agentes eletrofsicos nos tecidos. O Ultra-som tem efeitos trmicos e mecnicos e age principalmente no processo de cicatrizao e reparo das leses. J o Ondas Curtas tem importantes efeito: o aquecimento do tecido ocasionando diversas alteraes que atuam acelerando o processo de cura.

Ultra-som Movimento ondulatrio na forma de onda mecnica. A onda do Ultra-som tem natureza longitudinal, isto , a direo da oscilao a mesma que a da propagao. Tais tipos de ondas requerem de um meio para sua propagao (no se propagam no vcuo) e causam compresso e expanso do meio. 2 - Bases fsicas

a) Tipos de ondas Transversais - Ex.: corrente eltrica Longitudinais - Ex.: onda sonora b) Natureza do som As ondas sonoras so ondas longitudinais da matria, que consiste em um movimento de vais e vem das molculas, produzem assim uma energia vibratria que mobilizam um milho de molculas medida que se propagam entre os tecidos. O meio que recebe as ondas deve possuir um determinado grau de elasticidade a fim que as partculas resistam a deformidades e mantenham a movimentao das molculas. medida que se movem as partculas promovem zonas de compreenso rarefao.

c) Freqncia o nmero de oscilaes das molculas que determina a freqncia da passagem do som. Que expressa em MHz. O nmero de oscilaes produzidas pelo CRISTAL de PzT, localizado dentro do cabeote do aparelho que determina a freqncia do aparelho. Existem aparelhos que oferecem 2 cabeotes diferentes, um com uma freqncia de 1 MHz e outro com uma freqncia de 3 MHz. d) Propriedade Acstica do Tecido As ondas podem penetrar com mais facilidade em alguns meios em que outros, isto , modificado de acordo com a constituio tecidual (impedncia acstica), pois cada tecido possui densidade diferentes. Sendo assim, quando a onda snica passa plos tecidos ela poder ser "refletida", "refraladas" ou "absorvida".

- Reflexo: ocorre nos limites entre os diferentes tecidos (interfaces). A quantidade de energia refletida depende da impedncia acstica especfica de cada tecido. Quando a onda bate ela retorna partir da superfcie onde foi projetada, depende tambm do ngulo de incidncia - Refrao (Transmisso): quando a onda do ultra-som pode continuar propagando-se a um novo meio. Se incide em ngulo reto e continua na mesma direo.

- Absoro: Os tecidos por onde as ondas Ultra-som passam absorvem sua energia. As ondas de elevada freqncia so absorvidas mais rapidamente que as de baixa freqncia, ou seja, um cabeote de 1 MHz absorvido entre 5 10 cm de profundidade e de cabeote de 3MHz absorvida a mais ou menos 5 cm de profundidade. e) Piezeletricidade E quando aplicamos presso mecnica sobre de determinados materiais e ele desenvolve cargas eltricas em sua superfcie. Tal efeito tambm ocorre no sentido inverso, ou seja, quando aplicamos correntes eltricas alternadas sobre determinados materiais eles so capatazes de vibrar e portando produzir ondas ultra-snicas. So os cristais. f) Principais Geradores Cristais antigos: Quartzo Cristais modernos: PZt cermico (tetnio de piomozirconato, chumbo, zircnio e tetnio) g) Freqncia do som Audveis: 20 20.000 Mz Infrasom: abaixo de 20 Hz Ultra som: acima de 20.000 Hz

3 - Tipos de ultra som

Quanto a freqncia a) de 1 MHz: ultra som profundo - 5 10 cm de profundidade b) de 3 MHz: Ultra som mais superficial - 1,5 3 cm de profundidade Quanto ao tipo de onda a) contnuo: no possui interrupes no fluxo longitudinal das ondas b) intermitente ou pulstil: seriam intercepes no fluxo contnuo de ondas ultra-snicas, onde as seriam intercaladas com pausas, de forma que o efeito trmico minimizado por um atrito menos constante (a vibrao interrompida por pausas), sendo assim o efeito mecnico do Ultra som intermitente superior. Efeitos Efeito trmico O atrito a atividade das clulas promove calor o calibre dos vasos o fluxo sanguneo nutrio tecidual a retirada de catablitos favorece a regenerao tecidual Efeito Mecnico Efeito Mecnico a permeabilidade da membrana acelera a absoro dos fluidos Devido a ao mecnica entre os tecidos que ocorre liberao de aderncia, devido a separao de aderncias, devido a separao das fibras de colgenos, remodelagem das camadas intracelulares, absoro do excesso de ons de Ca++. Mais presente no ultra-som intermitente. Diminuio da dor Devido ao efeito trmico, que aumenta a irrigao sangunea local, leva ao aumento do metabolismo e conseqente retirada de catablitos, levando a uma descompresso das terminaes nervosas de dor local. 4.1 - Tcnica a) Subaqutica b) Bolsa de gua (indireta) c) Gel (direta)

5 - Cuidados a) Limpar a regio b) Usar gel ou medicamentos base de gel (o ultra-som se propaga muito bem na gua ou ambiente aquoso e bloqueado na presena de gordura (vaselina, leos, pomadas, blsamos)). c) Deslizar o cabeote em movimentos circulares d) Manter contato perfeito em ngulo de 90 e) Ligar e desligar o aparelho, mantendo o cabeote em contato com a rea. f) Na tcnica indireta, passar gel na pele e na bolsa de gua. g) No de haver bolhas de ar dentro da bolsa de gua desgaseificada. 6 - Precaues a) Queimaduras: devido ao efeito trmico encacerbado por altas intensidades, algumas tambm delegam ao uso do cabeote parado, por delimitar potenciais de pico em uma pequena rea. b) Hiperdosificao: por produzir diversas leses e estas levam a fibrosos. c) Cavitao: um deslocamento dos tecidos. E ocorre em doses excessivas. Na verdade ocorre um aumento da absoro ao nvel das interfaces, produzindo um aumento do efeito Piezeltrico, destruindo principalmente a mitocndria, que liberar gases, formando caversas gasosas. d) Alterao no aparato: um acoplamento errado do cabeote pode produzir reflexo superficial, no atingindo a terapia os nveis ideais de profundidade. 7 - Contra-indicao i) Cicatrizes em ps-operatrio imediato e mediato/somente aps 10 dias j) Tromboses, flebites k) rea cardaca l) reas tratadas com radioterapia

a) Ouvido b) Olhos c) Ovrios e testculos d) SNC e) Zonas de crescimento sseo f) tero grvido g) Neoplasias h) Processo infeccioso 9 - Dosimetria e tempo de aplicao

Vai depender da natureza da leso e do quadro do paciente: agudo ou crnico. O tempo pode variar de 5 a 8 minutos de acordo com a rea. Para dedos pode ser aplicado em 3 minutos. Concluso O ultra-som onda sonora e portanto, mecnica do campo gravitacional. Eltrico , apenas, o equipamento gerador das ondas. A freqncia empregada em terapia vai de 0,8 a 1.0 MHz. Como a velocidade do som em tecidos biolgicos cerca de 1,5 x 103m 6-1, o comprimento de onda cerca de 1,5 x 10-3 metros (0,15 cm). O mecanismo ntimo de ao do ultra-som a vibrao de estruturas atravs do impacto mecnico das ondas de som. Os choques geram calor, e a elevao da temperatura tissular o agente teraputico.

A intensidade do ultra-som determinada pela potncia do gerador e pela rea da cabea emissora, dividindo a potncia pela rea. A queda do nvel de energia depende e muito, do meio condutor, no ar, cai rapidamente. Por esse motivo, para transmitir suficiente potncia para os tecidos biolgicos, e necessrio colocar as partes em gua, ou usar um lubrificante pastoso como vaselina ou leo mineral. Finalmente, o ultra-som um instrumento muito auxiliar para um profissional da rea de sade e pode ser um fator essencial a um tratamento fisioterpico, porm, tendo que ser conhecido para ser utilizado. Pois procedido desta forma e tambm, conhecendo os seus efeitos e as suas conseqncias de melhora podem vir a ser um importante e esclarecedor passo em uma reabilitao ou tratamento.

También podría gustarte