Está en la página 1de 9

O NAZI-FACISMO (EXERCICIOS) 1) A crise econmica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vrios outros pases,

desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negao dos princpios do liberalismo econmico que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depresso econmica de 1929 existe uma alternativa que no est correta. Assinale esta alternativa: a) Crise de super-produo que resultou em oferta de produtos acima da demanda do mercado consumidor b) Reduo drstica do volume do comrcio externo, provocando a queda da exportaes e desordem no mercado internacional. c) H manifestao de uma desenfreada ciranda especulativa, superaquecendo as Bolsas de Valores e desviando o capital de seu circuito natural de aplicao. d) Foi de carter globalizado , atingindo diretamente ou no vrios pases e atuando sobre os mais diversos setores da economia. e) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se atravs da elevao acentuada dos preos, gerando um violento surto inflacionrio. 2) A crise econmica global em 1929 foi resultado de uma espetacular seqncia de eventos que terminou com a quebra da bolsa de Nova Yorque. Quais as conseqncias deste fato? I- A retrao do comercio mundial. II- Aumento do desemprego. III- Falncia de inmeros bancos. IV- Crise financeira localizada especificamente na Europa. V- Estatizao de empresas do setor industrial. Assinale a alternativa cuja sequncia corresponde as afirmativas verdadeiras : A) I, II, III. B) II, III, IV. C) III, IV, V. D) I, II, V. E)I, II, III, IV.

3) Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reao nacionalista s frustraes de alguns pases, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum, as seguintes caractersticas: A) totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo. B) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. C) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo. D) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo. E) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia. 4) Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econmica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idias reacionrias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audincia. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e

militarista, a raa superior, o espao vital, o unipartidarismo. Sobre a definio destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA: (A) Nacionalismo Resgatar o passado de gloria da nao. Considera que a nao deveria prevalecer sobre a vontade pessoal. (B) Militarismo Pregava a idia que a guerra glorifica o Homem. Constitua de poder para estabelecer e manter a ordem social. (C) Raa Superior - Considera o povo alemo racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo. (D) Espao Vital Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos. (E) Unipartidarismo Em cada nao deveria haver um nico partido poltico. 5) Leia atentamente as afirmativas abaixo. Depois assinale qual a seqncia correta em relao a ser Verdadeira ou a ser Falsa - A crise econmica de 1929 foi provocada pelo superproduo, diminuio das exportaes /importaes e a especulao. - O american way life nos Estados Unidos foi exportado como modelo ideal de sociedade a ser seguido pelos demais paises. - O excesso de oferta acumulou grandes estoques que sem compradores fez os produtos encalharem nas prateleiras. - No livro Minha Luta, escrito por Hiltler, est a doutrina do Nazismo caracterizado: nacionalismo, totalitarismo e anti-semitismo. - O termino da 1 Guerra no representou relevncia no contexto da crise do capitalismo em 1929. A) V-V-F-V-F B) V-F-V-F-V C) V-V-V-V-F D) F-F-F-F-F E) F-V-F-V-F

6) Sobre as semelhanas da crise do capitalismo em1929 e a crise de outubro de 2008 pode-se afirmar que: a) a primeira reforou a concepo de que no se poderia deixar a economia ao sabor do mercado e a segunda que uma economia no funciona sem mercado imobilirio. b) assim com a primeira, tambm a segunda provocou desemprego e frustrao, fez aparecer agitaes fascistas e terroristas contando com amplo respaldo da populao. c) a segunda levou o temor da repetio da catstrofe econmica de 1929 por acontecer no centro do sistema financeiro mundial. d) ambas foram crises perifricas sem grandes repercusses na economia mundial que rapidamente foram controladas. e) enquanto a primeira fez desaparecer a convico dos defensores do capitalismo, a segunda reforou a soluo pelo socialismo. 7) Uma das determinaes de Mussolini dizia que: ... nenhuma questo ser includa na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do lder do Estado. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte caracterstica do fascismo:

a) militarismo

b) totalitarismo

c) unipartidarismo

d) nacionalismo

e) segregacionismo

8) Os regimes totalitrios que polarizaram a poltica europia no perodo entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo: a) Ocorreu na Itlia e seu lder foi Benito Mussoline. b) Ocorreu na Alemanha e adotava o anti-semitismo. c) Racismo e cooperativismo. d) Militarismo e liberalismo econmico. e) Internacionalismo e seu lder foi Adolf Hitler.

9) (Ufsc 96) Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. Os regimes totalitrios, que polarizaram a poltica europia no perodo entre-guerras (19191939), apresentavam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale os aspectos que caracterizam o Nazismo. (01) Ocorreu na Alemanha. (02) Racismo. (04) Anti-semitismo. (08) Internacionalismo. (16) Antimarxismo. (32) Ocorreu na Itlia. Soma ( ) 10) Entre os princpios bsicos do nazismo, pode-se destacar: (01) o individualismo, na medida em que prioriza os interesses pessoais, em detrimento dos interesses da nao. (02) o racionalismo, quando promove o instinto, a vontade primria e o intelectualismo como fatores de coeso do grupo. (04) o expansionismo, apoiado na doutrina do espao vital, visando a ampliar as fronteiras da Alemanha. (08) a hierarquizao da sociedade, criando uma elite dirigente, formada pelos mais fortes, mais aptos e mais decididos. (16) o unipartidarismo, proclamando a existncia de uma s corrente de pensamento como expresso da vontade nacional, identificada com o prprio Estado. (32) o socialismo, procurando a transformao da estrutura da sociedade, a eliminao da propriedade e a implantao de uma sociedade sem classes. (64) o culto ao chefe, transformado pelo fanatismo numa figura mtica de condutor e lder.

Soma (

11) (Uel 2007) O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominao que lhe foi dada no Brasil: a) Nazismo. b) Integralismo. c) Populismo. d) Autoritarismo. e) Totalitarismo. 12) (Fuvest 90) Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trgica destruio dessa cidade basca por: a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. b) republicanos espanhis apoiados pela Unio Sovitica durante a Guerra Civil. c) foras do exrcito francs durante a Primeira Guerra Mundial. d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos. e) bombardeio da aviao alem em apoio ao General Franco contra os republicanos.

13) (UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram: a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregaes em favor de um Executivo forte, totalitrio, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganizao surgida aps a Primeira Guerra; b) da esperana de conseguir estabilidade com a unio das "doutrinas liberais" de tendncias individualistas; c) com a instituio do parlamentarismo na Itlia e na Alemanha, agregando partidos populares; d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo s camadas lideradas pelos sindicatos socialistas; e) do coletivismo pregado pelos marxistas. 14) (FUVEST) A ascenso de Hitler ao poder, no incio dos anos trinta, ocorreu: a) pelas mos do Exrcito Alemo, que quis desforrar-se das humilhaes impostas pelo Tratado de Versalhes; b) atravs de uma ao golpista, cuja ponta de lana foram as foras paramilitares do Partido Nazista; c) em conseqncia de uma aliana entre os nazistas e os comunistas; d) a partir de sua convocao pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizo governamental; e) atravs de uma mobilizao semelhante que ocorreu na Itlia, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

15) 1. "Ao contrrio das velhas organizaes que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini) 2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeiro lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas." (Mussolini) 3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperana de que um dia chegar a hora em que essas tropas desordenadas se transformaro em batalhes, os batalhes em regimentos e os regimentos em divises." (Hitler) 4. "Aqueles que governam devem saber que tm o direito de governar porque pertencem a uma raa superior." (Hitler)

Nas citaes acima, encontramos algumas das principais caractersticas do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo: a) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo. b) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo. c) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo. d) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo. e) Pacifismo, no-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.

16) (FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos histricos relevantes. Merecem destaque a: a) ascenso da Repblica de Weimar, a ecloso da Guerra da Coria e a proclamao da repblica do Egito; b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamao da Repblica Popular da China e a criao do estado de Israel; c) deflagrao da guerra entre Grcia e Turquia, a eleio de presidentes socialistas na Frana e em Portugal e a constituio do Pacto de Varsvia; d) ascenso do nazismo na Alemanha, o incio da Nova Poltica Econmica na Rssia e a deflagrao da Guerra Civil na Espanha; e) ascenso do fascismo italiano, a criao do Mercado Comum Europeu e a invaso do Afeganisto pela Unio Sovitica.

17) (Cesgranrio) Entre Mussolini e Hitler, h em seus programas, pontos em comum, como a: a) mobilizao contnua das massas atravs de apelos nacionalistas e a manuteno de uma poltica de apoio aos socialistas. b) ideia de centralizao administrativa e o fortalecimento dos mercados de troca, principalmente ingleses. c) organizao militar da juventude e a no-interveno do Estado na vida econmica e poltica.

d) necessidade de fortalecimento do Estado e a adoo do corporativismo como base da reestruturao das relaes sociais. e) produo de um ideal blico que acentuasse o gnio militar dos fascistas e a incorporao das minorias tnicas ao Estado com plena liberdade.

18) (FUVEST) O perodo entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarizao ideolgica entre fascismo e comunismo. b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistncia fraterna entre fascismo e comunismo. c) estagnao das economias socialista e capitalista e aliana entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avano fascista na Europa. d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S. e) coexistncia pacfica entre os blocos americano e sovitico e surgimento do capitalismo monopolista. 19) (Puccamp) "O Fascismo italiano e o Nazismo alemo conquistaram o respaldo de muitos setores da populao, conseguindo um financiamento junto alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalao de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos pases tambm atingidos pelos efeitos da Grande Depresso, o totalitarismo a) reforou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a ecloso da Segunda Guerra Mundial. b) transformou a Alemanha no pas mais rico e poderoso da Europa, ameaada em sua supremacia apenas pela Dinamarca. c) organizou e contribuiu para a evoluo do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos. d) desenvolveu a tendncia de cooperao entre os Estados. e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, desde o sculo XIX, entre a Grcia e a Turquia. 20) (UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milho de pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, aps a vitria de Franco, caracterizou-se como: a) Democrtico com tendncias capitalistas. b) Democrtico com tendncias socialistas. c) Populista de esquerda.

d) Totalitrio de direita. e) Totalitrio de esquerda. 21) (UFMG) A experincia nazista alem inaugurou uma nova modalidade na poltica: as grandes manifestaes de massa. Todas as alternativas apresentam afirmaes que contm estratgias utilizadas na mobilizao das massas no perodo nazista, EXCETO: a) O 'Fuhrer' estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenas sociais e projetar a imagem dos alemes como uma nao coesa. b) O governo alemo atribua enorme importncia poltica de rua pela capacidade de ela transmitir sensao de conforto e encorajamento multido. c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos polticos para atrair a multido aos eventos pblicos. d) O governo alemo estimulou linchamentos e execues em praa pblica visando ao incitamento ideolgico e difuso do dio racial contra os muulmanos. e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentraes de rua como grandes espetculos, com a inteno de emocionar e contagiar a multido. 22) (Ufrs) "Os verdadeiros chefes no tm nenhuma necessidade de cultura e cincia". (H. Goering) "Quando ouo a palavra cultura, ponho a mo no revlver." (J. Goebbels) "Os intelectuais so como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A. Hitler) "Sem esprito militar a escola alem no poder existir. Um professor pacifista um palhao ou um criminoso. Deve ser exterminado." (Ministro Schewemm - Bavria) "Professores alemes... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propsito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte." (F. Weachter) Contextualizando historicamente as declaraes anteriores, de lideranas nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que a) o nazismo no tinha nenhum projeto para as reas de educao e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo e da obedincia sem questionamentos, aquelas lhes eram completamente indiferentes. b) ao contrrio da produo cultural, qual eram refratrios, os nazistas permitiram a permanncia das diretrizes educacionais da Repblica de Weimar. c) tanto a educao como a cultura foram reas enquadradas dentro dos pressupostos bsicos do regime transformando-se em instrumentos ideolgicos de controle e propaganda. d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos noarianos e filhos de pais bolcheviques. e) educao e militarizao da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominao.

23) (Unitau) O Nazismo e o Fascismo surgiram: a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregaes em favor de um Executivo forte, totalitrio, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganizao, aps a Primeira Guerra Mundial. b) da esperana de conseguir estabilidade na unio das "doutrinas liberais" de tendncias individualistas. c) com a instituio do parlamentarismo da Itlia e na Alemanha, agregando partidos populares. d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo s camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas. e) do coletivismo pregado pelos marxistas. 24) (FUVEST) Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vrios povos num s Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslovquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslvia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente no aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua populao. (...) Os Estados recm-criados, por sua vez, que haviam recebido a independncia com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condies com as naes ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como bvia quebra de promessa e como prova de discriminao." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO) A alternativa mais condizente com o texto : a) aps a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu atravs dos Tratados das Minorias, o que criou condies de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado. b) o surgimento de novos Estados-naes se fez respeitando as tradies e instituies dos povos antes reunidos nos imprios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial. c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporneo, o sistema de dominao caracterstico da Idade Mdia. d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas caractersticas arbitrrias em relao aos novos Estados-naes do Leste europeu, o desenvolvimento histrico destas regies demonstra que foi possvel uma convivncia harmoniosa e gradativamente ocorreu a integrao entre as minorias e as maiorias nacionais. e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vrios povos do Leste europeu. O que perturbou a convivncia harmoniosa foi o movimento de refugiados das revolues comunistas.

25) (UFRJ) Leia o texto a seguir, sobre o incio do processo revolucionrio na Alemanha, em fins de 1918, e responda questo a seguir. Entre o primeiro dia de agitao das equipagens e o dia da queda do regime imperial e da proclamao da Repblica, passou pouco tempo. O Movimento teve incio nas cidades costeiras como Wilhelmshavem, Kiel e Hamburgo, estendendo-se depois para o interior. Partiu dos marinheiros o brado de rebeldia contra a ordem para retornar a guerra. (...) Rapidamente o movimento se generalizou, com a criao de conselhos de operrios e soldados, com uma fora espontnea e irresistvel. ALMEIDA, . M. "A Repblica de Weimar e a Ascenso do Nazismo". So Paulo: Brasiliense, 1982. p.26. A assim chamada "Revoluo Alem" de 1918/1919 pode ser relacionada a um movimento a) de amplo espectro poltico e de cunho liberal-nacionalista, que objetivava resistir interveno estrangeira e s humilhantes condies impostas pelo tratado de Versalhes. b) que buscava realizar, num momento em que a monarquia se encontrava particularmente fragilizada pela derrota na Guerra, os ideais liberais e democrticos de 1848. c) poltico diretamente inspirado no modelo de revoluo social e poltica seguido pelo partido bolchevique russo, na revoluo de outubro de 1917. d) dirigido por setores da extrema direita nacionalista que, com um programa que combatia o liberalismo e tinha traos claros de antissemitismo, prenunciava o nazismo. e) que buscava atravs de uma revoluo poltica conservadora restabelecer uma ordem social derrubada aps a derrota na Primeira Guerra Mundial: a monarquia parlamentar.

GABARITO 1- [e] 2-[a] 3-[a] 4-[d] 5-[c] 6-[c] 7-[b] 8-[b] 9-[23] 10-[92] 11-[b] 12-[e] 13-[a] 14-[d] 15-[b] 16-[d] 17-[d] 18-[a] 19-[a] 20-[d] 21-[d] 22-[c] 23-[a] 24-[a] 25-[c]

También podría gustarte