Está en la página 1de 60

O Mestre dos que sabem"

ARISTTELES
" do grego, excelente confidente, timo conselheiro

LINHA DO TEMPO
594 C Nebuchadnezar (Nabucodonosor II) invade Israel. Gregos colonizam a Espanha. 563 C Nascimento de SIDARTA GAUTAMA (BUDA).

490 C
483 C 400 C 399 C

O pensamento de CONFCIO comea a se propagar na China.


Morre de SIDARTA GAUTAMA. redigido o Livro de J. Julgamento, condenao e morte de SCRATES.

387 C
384 C 359 C 356 C

PLATO abre a sua Academia, em Atenas.


Nascimento de ARISTTELES. Filipe I, rei na Macednia. Nascimento de ALEXANDRE (Magno) na Macednia.

347 C
343 C 336 C 335 C

Morre de PLATO.
Filipe convida ARISTTELES para preceptor de ALEXANDRE. Filipe assassinado e ALEXANDRE assume o trono. ARISTTELES abre o Liceu, em Atenas.

333 C

ALEXANDRE submete os pases mediterrneos dependentes da Prsia, conquista o Egito e funda Alexandria. Vitria de ALEXANDRE sobre Drio III, Imperador da Prsia. ALEXANDRE penetra no vale do Indo. Morte de ALEXANDRE na Babilnia. Morte de ARISTTELES. Chandragupta firma-se no Pendjab (ndia). Em Roma, construo da Via pia e do Aqueduto. Euclides estuda Geometria Desenvolve-se a escrita snscrita e Maia. Em Alexandria funcionam o Museu e a Biblioteca.

331 C 327 C 323 C 322 C 321 C 312 C 300 C

294 C

Surgiu nos sculos VII - VI C nas cidades gregas situadas na sia Menor uma interpretao desacralizada dos mitos difundidos pelas religies daquele tempo. Os mitos foram segundo Plato e Aristteles o material inicial de reflexo dos filsofos. Tornaram-se um campo comum para religio e a filosofia, revelando que a separao entre estes dois modos de interpretao da realidade no to ntida como parece. O movimento de renovao do pensamento religioso, marcado pela universalizao e a procura de uma razo comum a todas as coisas ocorreu antes do primeiro milnio com a atuao de: - SIDARTA GAUTAMA e Mahiva na ndia. - LAO-TS e CONFCIO na China

- ZARATRUSTRA OU ZOROASTRO, na Prsia


- Herclito, Pitgoras e Empdocles na Grcia - Isaas, Jeremias e EZEQUIEL no cativeiro israelita da Babilnia .

Todos proclamam uma concepo universal do divino encarando uma realidade que ultrapassava as perspectivas particulares das sociedades em que viviam. A obra Aristotlica s se integra na cultura filosfica europia da Idade Mdia, atravs dos rabes, no sculo XIII, quando conhecida a verso (orientalizada) de Averris, o seu mais importante comentarista. Depois, S. Toms de Aquino incorpora muitos passos das suas teses no pensamento cristo. Os escritos de Aristteles perfazem grande nmero de volumes (consta que 150, aproximadamente) e versam sobre assuntos variados: da cincia, poltica e tica crtica literria. Desses trabalhos, cerca de dois teros desapareceram. Mesmo os que chegaram at ns ficaram perdidos por sculos, por vezes em mais de uma ocasio. Muitos deles s atravessariam a Idade Mdia traduzidos Averrois para o rabe. Aristteles pode ser considerado o criador do estudo da Lgica e essa matria, dentre toda a sua obra, foi a nica a continuar sendo estudada na Europa aps a queda do Imprio Romano.

Aristteles nasceu em Estagira (atual Stavro), prximo de Pela, capital da Macednia, portanto era Macednio de origem Grega. Estagiara era colnia fundada pelos calcidenses da ilha Eubia ( na Trcia), no litoral norte do mar Egeu, em 384 a.C . Diz Apolodoro nas Crnicas, que Aristteles nasceu no primeiro ano da nonagsima olimpada em uma regio sob controle da Macednia.

Seu pai, Nicmaco e sua me, Fstias, ao dar-lhe um nome grego, quebram um costume: o filho deveria ter o nome do av, Macaon.

Timteo, nas vidas, comenta que Aristteles, o mais ilustre dos discpulos de Plato, tinha a voz dbil, pernas delgadas e olhos pequenos; que se vestia sempre com esmero, levava anis e cortava a barba" (Digenes Larcio, V, 1). Dois anos depois de Aristteles, nasce Filipe da Macednia. Os jovens vo ser companheiros de infncia nos jardins do palcio real j que Nicmaco, pai de Aristteles, mdico do rei Amintas II. Mas, enquanto o filho de Amintas se exercita na cavalaria, no tiro ao arco, na caa, o de Nicmaco no brilhante nessas artes.
Ambos, no entanto, tm uma paixo pela natureza. Percorrem as florestas, conhecem as plantas, os animais do cho, as aves e os peixes. a que Aristteles desperta para a biologia. As relaes entre as duas crianas so afveis e essa amizade, to cara a Aristteles, embora com divergncias, prolongar-se- at o assassnio de Filipe.

nesse mar, junto ao Monte Athos, que Aristteles inicia a investigao dos animais, em especial, os marinhos. Ensinado pelo pai, ter feito as primeiras dissecaes. Tambm a que, entre a praia e os rochedos, convive com pessoas do porto, pescadores, marinheiros, crianas do cais e absorve os seus conhecimentos. , porm, nos livros que satisfaz completamente a sua curiosidade. Conhece de cor os poetas, sobretudo Homero, conhece os filsofos de Atenas e, mesmo sem compreender tudo, memoriza. Aps a morte de seu pai em 366 C vai para a casa da irm Arimnesta que vive em Msia com o esposo Proxnos, que fica como seu tutor.

Torna-se amigo de Hermias que tambm passara pela Academia, eunuco e escravo liberto, rico, poderoso, amigo da filosofia que mantinha uma comunidade de filsofos.

Aos dezoito anos, em 367, viajou Atenas para prosseguir os seus estudos e entre as vrias opes, escolheu a Academia de Plato, onde ficou por vinte anos e onde tornou-se professor, at morte do mestre em 347.
Nesse perodo estudou tambm os filsofos pr-platnicos, que lhe foram teis na construo do seu grande sistema. Abandonou a Academia provavelmente por divergncias quanto escolha de Espeusito, sobrinho de Plato, para a direo da escola e foi para Atarnia (Assos), na Msia onde havia uma comunidade de alunos da Academia, protegida pelo tirano Hermias, rei de Atrnea j seu conhecido, que possibilita o contato com a organizao interna e externa do Estado (347345). Entretanto, no repete a experincia de Plato, junto aos tiranos de Siracusa, e no procura moralizar Hermias. Casa com Ptias, sobrinha de Hermias, e durante cinco anos gere suas propriedades em um casamento que durou dez anos, mas sua permanncia em Assos foi subitamente interrompida, quando os persas suspeitando que Hermias estava colaborando com os Runas do Templo de Athenas, em ASSOS / macednios, decidem crucifica-lo em Perspolis (345).Turquia

Aristteles foge, refugiando-se em Mitilene, capital da ilha de Lesbos, onde vive Fstias ,sua me, e se dedica ao estudo da biologia. Lesbos localiza-se no mar Egeu, prximo Turquia. Em grego moderno, o nome da ilha Lesvos. Ptia d-lhe uma filha. Mas, pouco depois, Aristteles enviva e passa a conviver com uma concubina, Hrpilis, que lhe dar um filho, que recebe o nome do av paterno como era a tradio, Nicmaco, restabelecendo a tradio.. Em 343, pai de famlia, com 41 anos, foi convidado pelo Rei Filipe conquistador da Grcia - para a corte de Pela, na Macednia, acompanhado da esposa Hrpilis, filho e filha. Foi o professor do Prncipe Alexandre, ento jovem de quinze anos, durante trs anos em troca da reconstruo de Estagira, arrasada por Filipe em uma guerra e onde teve a oportunidade de organizar as leis. Alexandre revelou-se um aluno apaixonado pelos autores clssicos e manifestou igualmente interesse pelas discusses filosficas, a investigao da natureza, medicina, zoologia, botnica, fazendo-se acompanhar nas suas expedies militares por um grupo de investigadores.

Felipe II

Quando Alexandre subiu ao trono (em 335 C), treze anos depois da morte de Plato, Aristteles regressou Atenas, onde criou a sua prpria escola, a sudoeste da cidade, com apoio de Alexandre, junto ao templo dedicado a Apolo Liceano, o caador de lobos. Chamada Liceu ou Escola Peripattica, porque o mestre dava suas lies passeando com os alunos da classe exotrica, que era mais numerosa, em amena palestra, no sombreado das colunas (peristilos) atravs das alamedas (os peripatos) do ginsio comprado junto ao templo. Esta escola seria a grande rival e a verdadeira herdeira da velha e gloriosa academia platnica e teve a presena de Aristteles por doze anos. Os estudos concentravam-se sobre o que hoje poderamos denominar "cincias naturais", ao contrrio da Academia, onde era dada grande importncia geometria. Tinha dois tipos de cursos, os "exotricos" para o pblico, e os "esotricos" destinados apenas ao pequeno nmero de alunos iniciados nas vrias matrias. No Liceu Aristteles e os seus discpulos recolhiam informaes sobre tudo, organizando depois estes dados num sistema global.

Runas de Pella

Os tratados de Aristteles provm de notas tomadas por seus ouvintes e constituem um vasto conjunto enciclopdico, dividido posteriormente em quatro grupos de obras. Toda a sua filosofia baseia-se numa observao minuciosa da natureza, sociedade e indivduos, organizada de uma forma verdadeiramente enciclopdica. A sua idia fundamental era a de tudo classificar, dividindo as coisas segundo a sua semelhana ou diferena, obedecendo a um conjunto de perguntas muito simples: Como esta coisa ? (o gnero). O que que a difere de outras que lhe so semelhantes? (a diferena). A partir daqui comeava a hierarquizar todas as coisas, de uma forma to ordenada que at ento nunca ningum conseguira fazer. A respeito do carter de Aristteles, inteiramente recolhido na elaborao crtica do seu sistema filosfico no se deixava distrair por motivos prticos ou sentimentais. Foi essencialmente um homem de cultura, de estudo, pesquisas, pensamento, que foi se isolando da vida prtica, social e poltica, para se dedicar investigao cientfica. A atividade literria de Aristteles foi vasta e intensa, como a sua cultura e seu gnio universal.

Apolo

Escreveu sobre todas as cincias, constituindo algumas os primeiros fundamentos, organizando outras em corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirvel inteligncia.
No lhe faltou nenhum dos dotes e requisitos que constituem o verdadeiro filsofo: profundidade e firmeza de inteligncia, agudeza de penetrao, vigor de raciocnio, poder admirvel de sntese, faculdade de criao e inveno aliados a uma vasta erudio histrica e universalidade de conhecimentos cientficos. O grande estagirita explorou o mundo do pensamento em todas as direes. Pelo elenco dos principais escritos que dele ainda nos restam, poder-se- avaliar a sua prodigiosa atividade literria. A primeira edio completa das obras de Aristteles a de Andronico de Rodes pela metade do ltimo sculo C. autntica, salvo alguns apcrifos e interpolaes.

Monastrio com o Monte Athos ao fundo

Classificao das obras doutrinais de Aristteles conforme a edio de Andronico de Rodes.


I. Escritos lgicos: cujo conjunto foi denominado rganon mais tarde, corresponde muito bem inteno do autor, que considerava a lgica instrumento da cincia.

II. Escritos sobre a fsica: abrangendo a hodierna cosmologia e a antropologia, e pertencentes filosofia Teortica (Pensamentos), juntamente com a metafsica.

III. Escritos metafsicos: a Metafsica, em catorze livros. uma compilao feita depois da morte de Aristteles mediante seus apontamentos manuscritos, referentes metafsica geral e teologia. O nome de metafsica devido ao lugar que ela ocupa na coleo de Andronico, que a colocou depois da fsica.

IV. Escritos morais e polticos: tica a Nicmaco, em dez livros, provavelmente publicada por Nicmaco, seu filho, ao qual dedicada; tica a Eudemo, inacabada, escrito com base na tica de Aristteles. Grande tica, compndio da tica a Nicmaco e, em especial da tica a Eudemo Poltica, em oito livros, incompleta.

V. Escritos retricos e poticos: Retrica, em trs livros; Potica, em dois livros, que, no seu Estado atual, apenas uma parte da obra de Aristteles. As obras e doutrinas que nos restam - manifestam um grande rigor cientfico, sem enfeites mticos ou poticos, exposio e expresso breve e aguda, clara e ordenada, perfeio maravilhosa da terminologia filosfica, de que foi ele o criador.

O Pensamento: A Gnosiologia

Segundo Aristteles, a filosofia deve decifrar o enigma do universo, diante da atitude inicial de assombro com esse mistrio. Sua questo fundamental o problema do ser, no o problema da vida. O objeto da filosofia, onde est a soluo do problema, so as essncias imutveis e a razo ltima das coisas, as formas e suas relaes, o universal e o necessrio, pois no pode haver cincia em torno do individual e do contingente. As formas so imanentes na experincia, nos indivduos, de que constituem a essncia. A filosofia aristotlica conceitual como a de Plato mas parte da experincia; dedutiva, onde o ponto de partida dedutivo tirado pelo intelecto da experincia. Sob o ponto de vista metafsico, o objeto da cincia aristotlica a forma, como idia era o objeto da cincia platnica.

A filosofia, segundo Aristteles, abrange todo o saber humano, racional e divide-se em:

Teortica (Pensamentos)

Prtica
Potica

A Teortica (Pensamentos), por sua vez, divide-se em fsica, matemtica e filosofia primeira (metafsica e teologia);

A Prtica divide-se em tica e poltica;

A Potica em esttica e tcnica.

Aristteles o criador da lgica, como cincia especial, sobre a base socrtico-platnica; denominada por ele ANALTICA e representa a metodologia cientfica. Aristteles trata dos problemas lgicos e gnosiolgicos que tomou mais tarde o nome de rganon. A cincia aristotlica objetiva, realista onde tudo que se pode aprender precede a sensao e independente dela, a deduo do particular pelo universal, explicao do condicionado mediante a condio, porquanto o primeiro elemento depende do segundo. Tambm aqui se segue a ordem da realidade, onde o fenmeno particular depende da lei universal e o efeito da causa. Objeto essencial da lgica aristotlica precisamente este processo de derivao ideal, que corresponde a uma derivao real.

A lgica aristotlica, portanto, bem como a platnica, essencialmente dedutiva, demonstrativa. O seu processo caracterstico, clssico, o silogismo. Os elementos primeiros, os princpios supremos, as verdades evidentes, consoante Plato, so fruto de uma viso imediata, intuio intelectual, em relao com a sua doutrina do contato imediato da alma com as idias a reminiscncia. Segundo Aristteles, entretanto, de cujo sistema banida toda forma de inatismo, tambm os elementos primeiros do conhecimento - conceito e juzos devem ser, de um modo e de outro, tirados da experincia, da representao sensvel, cuja verdade imediata ele defende, pois os sentidos por si nunca nos enganam. O erro comea de uma falsa elaborao dos dados dos sentidos: a sensao, como o conceito, sempre verdadeira. Certamente que, metafisicamente, o universal, o necessrio, o inteligvel, anterior ao particular, ao contingente, ao sensvel: mas, psicologicamente existe primeiro o particular, o contingente, o sensvel, que constituem precisamente o objeto prprio do nosso conhecimento sensvel, que o nosso primeiro conhecimento.

Assim sendo, compreende-se que Aristteles, paralelamente, e em conseqncia da doutrina de deduo, seja constrangido a elaborar, na lgica, a doutrina da induo. No est efetivamente acabada, mas pode-se integrar logicamente segundo o esprito profundo da sua filosofia. Com relao aos elementos bsicos do conhecimento racional, como os conceitos, a induo nada mais que a abstrao do conceito, do inteligvel, da representao sensvel, isto , a "desindividualizao" do universal do particular, em que o universal imanente. A formao do conceito retirada da experincia. Quanto ao juzo, que o elemento constitutivo da cincia, onde temos unicamente ou no temos a verdade, depende do princpio da demonstrao, dos juzos imediatamente evidentes. Aristteles reconhece que impossvel uma induo completa, isto , uma resenha de todos os casos de fenmenos particulares para poder tirar com certeza absoluta as leis universais abrangendo todas as essncias. Ento s resta possvel uma induo incompleta do juzo onde os conceitos so tirados da experincia, e seu nexo analtico, colhido imediatamente pelo intelecto humano mediante a sua evidncia.

Filosofia de Aristteles Partindo como Plato do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a soluo do mestre, Aristteles constri um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande sntese so: 1. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosfica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira sntese.Todas as partes se compem, se correspondem, se confirmam. 2. Observao fiel da natureza - Plato, idealista, rejeitara a experincia como fonte de conhecimento certo. Aristteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio slido s suas mais elevadas especulaes metafsicas. 3. Rigor no mtodo - Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo aplicado em todas as suas obras, substituindo linguagem figurada de Plato, em estilo conciso e criando uma terminologia filosfica de preciso admirvel. Pode ser considerado o autor do mtodo cientfico.

Geralmente, no estudo de uma questo, Aristteles procede por partes:

a) b) c) d) e)

define o objeto; enumera as solues histricas; prope as dvidas; indica, a soluo; refuta as sentenas contrrias.

A Teologia Objeto a teologia o primeiro motor imvel, ato puro, o pensamento do pensamento, isto , Deus, a quem Aristteles chega atravs de uma slida demonstrao, baseada sobre a imediata experincia, indiscutvel, realidade do vir-a-ser, da passagem da potncia ao ato. Os objetos sensveis so constitudos pelo princpio da perfeio (o ato), so enquanto so e pelo princpio da imperfeio (a potncia), atravs do qual se lhes permite a aquisio de novas perfeies. O ato explica a unidade do ser, a potncia, a multiplicidade e a mudana. Esta passagem da potncia ao ato, requer finalmente um no-vir-aser. A necessidade deste primeiro motor imvel no absolutamente excluda pela eternidade do vir-a-ser, do movimento, do mundo. Mesmo admitindo que o mundo seja eterno, isto , que no tem princpio e fim no tempo, enquanto for passagem da potncia ao ato, fica eternamente inexplicvel, contraditrio, sem um primeiro motor imvel, origem extratemporal, causa absoluta, razo metafsica de todo devir.

Deus, o real puro, aquilo que move sem ser movido, aquilo que movido, sem mover a si mesmo. Da anlise do conceito de Deus, concebido como primeiro motor imvel, conquistado atravs do precedente raciocnio, Aristteles, pode deduzir logicamente a natureza essencial de Deus, concebido, antes de tudo, como ato puro, e, como pensamento de si mesmo. Deus unicamente pensamento, atividade Teortica), enquanto que outra atividade teria fim extrnseco, incompatvel com o ser perfeito, auto-suficiente. Se o agir, e o querer tm objeto diverso do sujeito agente e "querente", Deus no pode agir e querer, mas unicamente conhecer e pensar, conhecer a si prprio e pensar em si mesmo. Deus , portanto, pensamento de pensamento, pensamento de si, que pensamento puro. E nesta autocontemplao imutvel e ativa, est a beatitude divina.

Se Deus mera atividade Teortica, tendo como objeto unicamente a prpria perfeio, no conhece o mundo imperfeito, e menos ainda opera sobre ele. Deus no atua sobre o mundo, voltando-se para ele, com o pensamento e a vontade; mas unicamente como o fim ltimo, atraente, isto , como causa final, e, por conseqncia, e s assim, como causa eficiente e formal (exemplar). De Deus depende a ordem, a vida, a racionalidade do mundo; ele, porm, no criador, nem providncia do mundo. Em Aristteles o pensamento grego conquista logicamente a transcendncia de Deus; mas, no mesmo tempo, permanece o dualismo, que vem anular aquele mesmo Absoluto a que logicamente chegara, para dar uma explicao filosfica da relatividade do mundo pondo ao seu lado esta realidade independente dele.

A Moral

Aristteles afirma que todo ser tende necessariamente realizao da sua natureza, atualizao plena da sua forma: e nisto est o seu fim, seu bem, e sua felicidade, e, por conseqncia, sua lei. Sendo a razo a essncia caracterstica do homem, ele realiza sua natureza vivendo racionalmente e sendo consciente. Assim consegue a felicidade e a virtude, isto , consegue a felicidade mediante a virtude, que precisamente uma atividade conforme razo, isto , uma atividade que pressupe o conhecimento racional. Logo, o fim do homem a felicidade, a que necessria virtude, e a esta necessria a razo. A caracterstica fundamental da moral aristotlica , portanto, o racionalismo, sendo a virtude ao consciente segundo a razo, que exige o conhecimento absoluto, metafsico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

As virtudes ticas, morais, no so mera atividade racional, como as virtudes intelectuais, pensamentos; mas implicam, por natureza, um elemento sentimental, afetivo, passional, que deve ser governado pela razo, e no pode, todavia, ser completamente resolvido na razo. A razo aristotlica governa, domina as paixes, no as aniquila e destri, como queria o ascetismo platnico. A virtude tica no , pois, razo pura, mas uma aplicao da razo; no unicamente cincia, mas uma ao com cincia. Uma doutrina aristotlica a respeito da virtude teve muita prtica popular, embora se apresente discutvel onde a virtude precisamente concebida como um justo meio entre dois extremos, isto , entre duas paixes opostas: porquanto o sentido poderia esmagar a razo ou no lhe dar foras suficientes. Naturalmente, este justo meio, na ao de um homem, no abstrato ou igual para todos e sempre; mas concreto, personalizado e varivel conforme as circunstncias.

No que diz respeito virtude, tem, ao contrrio, certamente, maior valor uma outra doutrina aristotlica: precisamente a da virtude concebida como hbito racional. Se a virtude , fundamentalmente, uma atividade segundo a razo, mais precisamente ela um hbito segundo a razo, um costume moral, uma disposio constante, reta, da vontade, isto , a virtude no inata, como no inata a cincia; mas adquiri-se mediante a ao, a prtica, o exerccio e, uma vez adquirida, estabiliza-se, mecaniza-se; torna-se quase uma segunda natureza e, logo, torna-se de fcil execuo - como o vcio. Como j foi mencionado, Aristteles distingue duas categorias fundamentais de virtudes: as ticas, que constituem propriamente o objeto da moral, e as dianoticas, que a transcendem. uma distino e uma hierarquia, que tm uma importncia essencial em relao a toda a filosofia e especialmente moral. As virtudes intelectuais, Teortica, contemplativas, so superiores s virtudes ticas, prticas, ativas. Noutras palavras, Aristteles sustenta o primado do conhecimento, do intelecto, da filosofia, sobre a ao, a vontade e a poltica.

A Poltica A poltica aristotlica essencialmente unida moral, porque o fim ltimo do Estado a virtude, isto , a formao moral dos cidados e o conjunto dos meios necessrios para isso. O Estado um organismo moral, condio e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A poltica, contudo, distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivduo, aquela a coletividade. A tica a doutrina moral individual, a poltica a doutrina moral social. Desta cincia trata Aristteles na Poltica. O Estado, ento, superior ao indivduo, porquanto a coletividade superior ao indivduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no Estado efetua-se a satisfao de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, poltico, no pode realizar a sua perfeio sem a sociedade do Estado.

Visto que o Estado se compe de uma comunidade de famlias, assim como estas se compem de muitos indivduos, antes de tratar propriamente do Estado ser mister falar da famlia, que precede cronologicamente o Estado, como as partes precedem o todo. Segundo Aristteles, a famlia compe-se de quatro elementos: os filhos, a mulher, os bens, os escravos; alm, naturalmente, do chefe a que pertence a direo da famlia. Deve ele guiar os filhos e as mulheres, em razo da imperfeio destes. Deve fazer frutificar seus bens, porquanto a famlia, alm de um fim educativo, tem tambm um fim econmico. E, como ao Estado, -lhe essencial a propriedade, pois os homens tm necessidades materiais. No entanto, para que a propriedade seja produtora, so necessrios instrumentos inanimados e animados; estes ltimos seriam os escravos.

Aristteles no nega a natureza humana ao escravo; mas constata que na sociedade so necessrios tambm os trabalhos materiais, que exigem indivduos particulares, a que fica assim tirada fatalmente a possibilidade de providenciar a cultura da alma, visto ser necessrio, para tanto, tempo e liberdade, bem como aptas qualidades espirituais, excludas pelas prprias caractersticas qualidades materiais de tais indivduos. Da a escravido.

O Estado surge, pelo fato de ser o homem um animal naturalmente social, poltico. O Estado prov, inicialmente, a satisfao daquelas necessidades materiais, negativas e positivas, defesa e segurana, conservao e engrandecimento, de outro modo irrealizveis. Mas o seu fim essencial espiritual, isto , deve promover a virtude e, conseqentemente, a felicidade dos sditos mediante a cincia.

A tarefa essencial do Estado a educao, que deve desenvolver harmnica e hierarquicamente todas as faculdades: antes de tudo as espirituais, intelectuais e, subordinando as materiais e fsicas. O fim da educao formar homens mediante as artes liberais, importantssimas a poesia e a msica, e no mquinas, mediante um treinamento profissional. Eis porque Aristteles, como Plato, condena o Estado que, ao invs de se preocupar com uma pacfica educao cientfica e moral, visa a conquista e a guerra. E critica, dessa forma, a educao militar de Esparta, que faz da guerra a tarefa precpua do Estado, e pe a conquista acima da virtude, enquanto a guerra, como o trabalho, so apenas meios para a paz e o lazer sapiente. No obstante a sua concepo tica do Estado, Aristteles, diversamente de Plato, salva o direito privado, a propriedade particular e a famlia. O comunismo como resoluo total dos indivduos e dos valores no Estado fantstico e irrealizvel. O Estado no uma unidade substancial, e sim uma sntese de indivduos substancialmente distintos.

Se quiser a unidade absoluta, ser mister reduzir o Estado famlia e a famlia ao indivduo; s este ltimo possui aquela unidade substancial que falta aos dois precedentes. Reconhece Aristteles a diviso platnica das castas, e reconhece duas classes: a dos homens livres, possuidores, isto , a dos cidados e a dos escravos, dos trabalhadores, sem direitos polticos. Quanto forma exterior do Estado, Aristteles distingue trs principais: a monarquia, que o governo de um s, cujo carter e valor esto na unidade, e cuja degenerao a tirania; a aristocracia, que o governo de poucos, cujo carter e valor esto na qualidade, e cuja degenerao a oligarquia; a democracia, que o governo de muitos, cujo carter e valor esto na liberdade, e cuja degenerao a demagogia. As preferncias de Aristteles vo para uma forma de repblica democrtico-intelectual, a forma de governo clssica da Grcia, particularmente de Atenas. No entanto, com o seu profundo realismo, reconhece Aristteles que a melhor forma de governo no abstrata, e sim concreta: deve ser relativa, acomodada s situaes histricas, s circunstncias de um determinado povo.

De qualquer maneira a condio indispensvel para uma boa constituio, que o fim da atividade estatal deve ser o bem comum e no a vantagem de quem governa despoticamente.

Aristteles comps dois grandes trabalhos sobre a cincia poltica:


"Poltica" (Politia) que provavelmente eram lies dadas no Liceo e registradas por seus alunos, e a "Constituio de Atenas", obra que s se tornou mais conhecida, ainda que em fragmentos, no final do sculo XIX, mais precisamente em 18801881, quando foi encontrada no Egito; registra as vrias formas e alteraes constitucionais que ela passou por obra dos seus grandes legisladores, tais como Drcon, Slon, Pisstrato, Clstenes e Pricles e que tambm pode ser lida como uma histria poltica da cidade.

A Religio e a Arte Com Aristteles afirma-se o tesmo do ato puro. No entanto, este Deus, pelo seu efetivo isolamento do mundo, que no conhece, no cria, no governa, no est em condies de se tornar objeto de religio, mais do que as transcendentes idias platnicas. E no fica nenhum outro objeto religioso. Tambm Aristteles, como Plato, se exclui filosoficamente o antropomorfismo, no exclui uma espcie de politesmo, e admite, ao lado do Ato Puro e a ele subordinado, os deuses astrais, isto , admite que os corpos celestes so animados por espritos racionais. Entretanto, esses seres divinos no parecem e no podem ter funo religiosa sem a fsica.No obstante esta concepo filosfica da divindade, Aristteles admite a religio positiva do povo, at sem correo alguma. Explica e justifica a religio positiva, tradicional, mtica, como obra poltica para moralizar o povo, e como fruto da tendncia humana para as representaes antropomrficas; e no diz que ela teria um fundamento racional na verdade filosfica da existncia da divindade, a que o homem se teria facilmente elevado atravs do espetculo da ordem celeste.

Aristteles como Plato considera a arte como imitao, conforme o fundamental realismo grego. No, porm, imitao de uma imitao, como o fenmeno, o sensvel, dos platnicos; e sim imitao direta da prpria idia, do inteligvel imanente no sensvel, imitao da forma imanente na matria.

Na arte, esse inteligvel, universal encarnado, concretizado num sensvel, num particular e tornando intuitivo, graas ao artista. Por isso, Aristteles considera a arte a poesia de Homero que tem por contedo o universal, o imutvel, ainda que encarnado fantasticamente num particular, como superior histria e mais filosfica do que a histria de Herdoto que tem como objeto o particular, o mutvel, embora seja real.
O objeto da arte no o que aconteceu uma vez como o caso da histria, mas o que por natureza deve, necessria e universalmente, acontecer. Deste seu contedo inteligvel, universal, depende a eficcia espiritual pedaggica, purificadora da arte.

A Metafsica A metafsica aristotlica "a cincia do ser como ser, ou dos princpios e das causas do ser e de seus atributos essenciais". Ela abrange ainda o ser imvel e incorpreo, princpio dos movimentos e das formas do mundo, bem como o mundo mutvel e material, mas em seus aspectos universais e necessrios. A Metafsica tem como objeto o mundo que vem-a-ser - natureza e homem - e culmina no que no pode vir-a-ser, isto , Deus. Podem-se reduzir fundamentalmente a quatro as questes gerais da metafsica aristotlica:

potncia e ato
matria e forma particular e universal movido e motor. A primeira e a ltima abraam todo o ser, a segunda e a terceira todo o ser em que est presente a matria.

I. A doutrina da potncia e do ato: fundamental na metafsica aristotlica, potncia significa possibilidade, capacidade de ser, no-ser atual; e ato significa realidade, perfeio, ser efetivo. Todo ser, que no seja o Ser perfeitssimo, portanto uma sntese de potncia e de ato, em diversas propores, conforme o grau de perfeio, de realidade dos vrios seres.

Um ser desenvolve-se, aperfeioa-se, passando da potncia ao ato; esta passagem da potncia ao ato atualizao de uma possibilidade, de uma potencialidade anterior. Esta doutrina fundamental da potncia e do ato aplicada - e desenvolvida por Aristteles especialmente quando da doutrina da matria e da forma, que representam a potncia e o ato no mundo, na natureza em que vivemos.

II. Aristteles no nega o vir-a-ser de Herclito, nem o ser de Parmnides, mas une-os em uma sntese conclusiva, j iniciada pelos ltimos pr-socrticos e grandemente aperfeioada por Demcrito e Plato. Segundo Aristteles, a mudana, que intuitiva, pressupe uma realidade imutvel, que de duas espcies. Um substrato comum, elemento imutvel da mudana, em que a mudana se realiza; e as determinaes que se realizam neste substrato, a essncia, a natureza que ele assume. O primeiro elemento chamado matria (prima), o segundo forma (substancial). O primeiro potncia, possibilidade de assumir vrias formas, imperfeio; o segundo atualidade - realizadora, especificadora da matria - , perfeio. A sntese da matria e da forma constitui a substncia, e esta, por sua vez, o substrato imutvel, em que se sucedem os acidentes, as qualidades acidentais. A mudana, portanto, consiste ou na sucesso de vrias formas na mesma essncia, forma concretizada da matria, que constitui precisamente a substncia.

A matria sem forma, a pura matria, chamada matria-prima, um mero possvel, no existe por si, um absolutamente interminado, em que a forma introduz as determinaes. A matria aristotlica, porm, no o puro no-ser de Plato, mero princpio de decadncia, pois ela tambm condio indispensvel para concretizar a forma, ingrediente necessrio para a existncia da realidade material, causa concomitante de todos os seres reais. Ento no existe, propriamente, a forma sem a matria, ainda que a forma seja princpio de atuao e determinao da prpria matria. Com respeito matria, a forma , portanto, princpio de ordem e finalidade, racional, inteligvel. Diversamente da idia platnica, a forma aristotlica no separada da matria, e sim imanente e operante nela. Ao contrrio, as formas aristotlicas so universais, imutveis, eternas, como as idias platnicas.

Os elementos constitutivos da realidade so, portanto, a forma e a matria. A realidade, porm, composta de indivduos, substncias, que so uma sntese de matria e forma. Por conseqncia, estes dois princpios no so suficientes para explicar o surgir dos indivduos e das substncias que no podem ser atuados - bem como a matria no pode ser atuada a no ser por um outro indivduo, isto , por uma substncia em ato.

Da a necessidade de um terceiro princpio, a causa eficiente, para poder explicar a realidade efetiva das coisas. A causa eficiente, por sua vez, deve operar para um fim, que precisamente a sntese da forma e da matria, produzindo esta sntese o indivduo. Da uma quarta causa, a causa final, que dirige a causa eficiente para a atualizao da matria mediante a forma.

III. Mediante a doutrina da matria e da forma, Aristteles explica o indivduo, a substncia fsica, a nica realidade efetiva no mundo, que precisamente sntese de matria e de forma. A essncia - igual em todos os indivduos de uma mesma espcie deriva da forma; a individualidade, pela qual toda substncia original e se diferencia de todas as demais, depende da matria. O indivduo , portanto, potncia realizada, matria enformada, universal particularizado. Mediante esta doutrina explicado o problema do universal e do particular, que tanto atormenta Plato; Aristteles faz o primeiro - a idia - imanente no segundo - a matria, depois de ter eficazmente criticado o dualismo platnico, que fazia os dois elementos transcendentes e exteriores um ao outro.

IV. Da relao entre a potncia e o ato, entre a matria e a forma, surge o movimento, a mudana, o vir-a-ser, a que submetido tudo que tem matria, potncia. A mudana , portanto, a realizao do possvel. Esta realizao do possvel, porm, pode ser levada a efeito unicamente por um ser que j est em ato, que possui j o que a coisa movida deve vir-a-ser, visto ser impossvel que o menos produza o mais, o imperfeito o perfeito, a potncia o ato, mas vice-versa. Mesmo que um ser se mova a si mesmo, aquilo que move deve ser diverso daquilo que movido, deve ser composto de um motor e de uma coisa movida. Por exemplo, a alma que move o corpo. O motor pode ser unicamente ato, forma; a coisa movida - enquanto tal pode ser unicamente potncia, matria. Eis a grande doutrina aristotlica do motor e da coisa movida, doutrina que culmina no motor primeiro, absolutamente imvel, ato puro, isto , Deus.

A Psicologia

Objeto geral da psicologia aristotlica o mundo animado, isto , vivente, que tem por princpio a alma e se distingue essencialmente do mundo inorgnico, pois, o ser vivo diversamente do ser inorgnico possui internamente o princpio da sua atividade, que precisamente a alma, forma do corpo. A caracterstica essencial e diferencial da vida e da planta, que tem por princpio a alma vegetativa, a nutrio e a reproduo. A caracterstica da vida animal, que tem por princpio a alma sensitiva, precisamente a sensibilidade e a locomoo. Enfim, a caracterstica da vida do homem, que tem por princpio a alma racional, o pensamento. Todas estas trs almas so objeto da psicologia aristotlica. Aqui nos limitamos psicologia racional, que tem por objeto especfico o homem, visto que a alma racional cumpre no homem tambm as funes da vida sensitiva e vegetativa; e, em geral, o princpio superior cumpre as funes do princpio inferior.

Segundo Aristteles diversamente de Plato todo ser vivo tem uma s alma, ainda que haja nele funes diversas faculdades diversas porquanto se do atos diversos. E assim, conforme Aristteles, diversamente de Plato, o corpo humano no obstculo, mas instrumento da alma racional, que a forma do corpo. O homem uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funes de forma em relao matria, que constituda pelo segundo. O que caracteriza a alma humana a racionalidade, a inteligncia, o pensamento, pelo que ela esprito. Mas a alma humana desempenha tambm as funes da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas. Assim, a alma humana, sendo embora uma e nica, tem vrias faculdades, funes, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. As faculdades fundamentais do esprito humano so duas: Teortica (Pensamentos) e prtica, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.

Cada uma destas, pois, se desdobra em dois graus, sensitivo e intelectivo, se se tiver presente que o homem um animal racional, quer dizer, no um esprito puro, mas um esprito que anima um corpo animal. O conhecimento sensvel, a sensao, pressupes um fato fsico, a saber, a ao do objeto sensvel sobre o rgo que sente, imediata ou distncia, atravs do movimento de um meio. Mas o fato fsico transforma-se num fato psquico, isto , na sensao propriamente dita, em virtude da especfica faculdade e atividade sensitivas da alma. O sentido recebe as qualidades materiais sem a matria delas, como a cera recebe a impresso do selo sem a sua matria. A sensao embora limitada objetiva, sempre verdadeira com respeito ao prprio objeto; a falsidade, ou a possibilidade da falsidade, comea com a sntese, com o juzo. O sensvel prprio percebido por um s sentido, isto , as sensaes especficas so percebidas, respectivamente, pelos vrios sentidos; o sensvel comum, as qualidades gerais das coisas tamanho, figura, repouso, movimento, etc. so percebidas por mais sentidos.

O senso comum uma faculdade interna, tendo a funo de coordenar, unificar as vrias sensaes isoladas, que a ele confluem, e se tornam, por isso, representaes, percepes. Acima do conhecimento sensvel est o conhecimento inteligvel, especificamente diverso do primeiro. Aristteles aceita a essencial distino platnica entre sensao e pensamento, ainda que rejeite o inatismo platnico, contrapondo-lhe a concepo do intelecto como tabula rasa, sem idias inatas. Objeto do sentido o particular, o contingente, o mutvel, o material. Objeto do intelecto o universal, o necessrio, o imutvel, o imaterial, as essncias, as formas das coisas e os princpios primeiros do ser, o ser absoluto. Por conseqncia, a alma humana, conhecendo o imaterial, deve ser espiritual e, quanto a tal, deve ser imperecvel. Analogamente s atividades Teortica, duas so as atividades prticas da alma: apetite e vontade. O apetite a tendncia guiada pelo conhecimento sensvel, e prprio da alma animal. Esse apetite concebido precisamente como sendo um movimento finalista, dependente do sentimento, que, por sua vez depende do conhecimento sensvel. A vontade o impulso, o apetite guiado pela razo, e prpria da alma racional. Como se v, segundo Aristteles, a atividade fundamental da alma Teortica, cognoscitiva, e dessa depende a prtica, ativa, no grau sensvel bem como no grau inteligvel.

A Cosmologia

Uma questo geral da fsica aristotlica, como filosofia da natureza, a anlise dos vrios tipos de movimento, mudana, que j sabemos ser passagem da potncia ao ato, realizao de uma possibilidade. Aristteles distingue quatro espcies de movimentos:

1. Movimento substancial - mudana de forma, nascimento e morte;

2. Movimento qualitativo - mudana de propriedade;

3. Movimento quantitativo - acrscimo e diminuio;

4. Movimento espacial - mudana de lugar, condicionando todas as demais espcies de mudana.

Biologia: Recusando a separao das idias da natureza, como fazia Plato, Aristteles, apontou como tarefa para o investigador a de descobrir e classificar as formas do mundo material. Os ltimos 12 anos da sua vida foram preenchidos com esta tarefa. Partindo de uma observao sistemtica dos seres vivos, e no desdenhando estudar vermes ou insetos, registrou perto de 500 classes diferentes de animais, dos quais dissecou aproximadamente 50 tipos. Foi o primeiro que dividiu o mundo animal entre vertebrados e invertebrados; sabia que a baleia no era um peixe e que o morcego no era um pssaro, mas que ambos eram mamferos.

Poltica: Sua primeira preocupao foi a elaborar uma listagem to completa quanto possvel sobre os diferentes modelos polticos que existiam no seu tempo. Enumerou um total de 158 constituies de cidades ou pases diferentes. Partindo da sua diversidade procurou depois as suas semelhanas e diferenas, pondo em evidncia o que constitua a natureza de cada regime. Evitou, quanto pode, mostrar as suas preferncias por um ou outro regime poltico.

Fsica: A fsica era a chave da natureza das coisas, no apenas da forma como se comportavam no presente, mas tambm no que potencialmente viriam a transformar-se. Quanto constituio das coisas defendia a teoria dos quatro elementos: gua, terra, fogo e ar.

Os corpos celestes, com exceo da terra, eram constitudos por um quinto elemento puro e incorruptvel. O universo concebido de forma hierarquizada, tendo no centro a terra, girando sua volta todos os corpos celestes. Aristteles explicou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da face da Lua iluminada pelo Sol est voltada para a Terra. Explicou, tambm, os eclipses: um eclipse do Sol ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol; um eclipse da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Aristteles argumentou a favor da esfericidade da Terra, j que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar sempre arredondada. Afirmava que o Universo esfrico e finito. Aperfeioou a teoria das esferas concntricas de Eudoxus de Cnidus (408-355 a.C.), propondo eu seu livro De Caelo, que "o Universo finito e esfrico, ou no ter centro e no pode se mover."

O espao e tempo foi alvo de investigaes profundas, sendo definido como o limite do corpo, isto , o limite imvel do corpo "circundante" com respeito ao corpo circundado. O tempo definido como sendo o nmero - isto , a medida - do movimento segundo a razo, o aspecto, do "antes" e do "depois". Admitidas as precedentes concepes de espao e de tempo - como sendo relaes de substncias, de fenmenos - evidente que fora do mundo no h espao nem tempo: espao e tempo vazios so impensveis. Uma terceira questo fundamental da filosofia natural de Aristteles relativa ao teleologismo - finalismo - por ele propugnado com base na finalidade, que ele descortina em a natureza. "A natureza faz, enquanto possvel, sempre o que mais belo". Fim de todo devir o desenvolvimento da potncia ao ato, a realizao da forma na matria. Quanto s cincias qumicas, fsicas e especialmente astronmicas, as doutrinas aristotlicas tm apenas um valor histrico, e so logicamente separveis da sua filosofia, que tem um valor teortica. Especialmente clebre a sua doutrina astronmica geocntrica, que prestar a estrutura fsica Divina Comdia de Dante Alighieri.

Juzo sobre Aristteles difcil aquilatar em sua justa medida o valor de Aristteles. A influncia intelectual por ele at hoje exercida sobre o pensamento humano no se pode comparar a de nenhum outro pensador tal a envergadura de seu gnio excepcional.

Criador da lgica, autor do primeiro tratado de psicologia cientfica, primeiro escritor da histria da filosofia, patriarca das cincias naturais, metafsico, moralista, poltico, ele o verdadeiro fundador da cincia moderna e "ainda hoje est presente com sua linguagem cientfica no somente s nossas cogitaes, seno tambm expresso dos sentimentos e das idias na vida comum e habitual".
Nem por isso podemos deixar de apontar as lacunas do seu sistema. Sua moral, sem obrigao nem sano, defeituosa e mais gravemente defeituosa ainda que a teodicia, sobretudo na parte que trata das relaes de Deus com o mundo. O dualismo primitivo e irredutvel entre Deus, ato puro, e a matria, princpio potencial, , na prpria teoria aristotlica.

Com Scrates entra a filosofia em seu caminho definitivo. O problema do objeto e da possibilidade da cincia posto em seus verdadeiros termos e resolvido, nas suas linhas gerais, pela doutrina do conceito. Plato d um passo alm, procurando determinar a relao entre o conceito e a realidade, mas encalha, de um lado, nas dificuldades insolveis de um realismo exagerado; de outro, nas extravagncias de um idealismo extremo. Aristteles, com o seu esprito positivo e observador, retoma o mesmo problema no p em que o pusera Plato e d, pela teoria da abstrao e da inteligncia ativa, uma soluo satisfatria e definitiva nas grandes questes. Em torno desta questo com relao metafsica, psicologia e lgica, vi se desenvolvendo harmoniosamente as outras partes da filosofia at constiturem em Aristteles esta grandiosa sntese do saber universal, o mais precioso legado da civilizao grega que declinava diante da civilizao ocidental que surgia.

Alexandre, o Grande, prossegue a campanha da sia cometendo excessos que o filsofo criador da teoria do justo meio, o que se situa entre o defeito e o excesso, enfim, o bom senso, desaprovou e no perdoa a morte de Clstenes, o sobrinho querido que se recusara a aceitar Alexandre como um deus. Mas em 323 a.C. Alexandre morre de febres e a unidade Macednia-Grcia, se desmonta e em Atenas surgem os desejos de independncia, estourando uma reao nacional, chefiada por Demstenes. Aristteles era malvisto pelos atenienses, por causa do apoio macednio. O governador de Atenas foi Antipater, indicado por Alexandre e velho amigo de Aristteles. imperioso expulsar tudo e todos os que tenham ligao com os macednios. Tudo que recorde o domnio de Alexandre, deve ser banido. preciso encontrar um expediente para proscrever Aristteles. Recorda-se Scrates: o melhor uma acusao de impiedade. Vasculha-se o passado para encontrar o "crime", algo que ponha em causa os valores da liberdade e da independncia, como, por exemplo, adorar um homem como se fosse um deus. Um hino, um pan que Aristteles escrevera dedicado a um tirano, Hermias como louvor, tornando heri um exescravo, depravado, eunuco, brbaro, estrangeiro, dspota, serve de pretexto. Prudente, reconhece que no pode esperar a deciso do tribunal.e prevendo a condenao morte pelo Arepago, refugia-se voluntariamente em Clcis, na Eubia (Eugia).

Com os manuscritos, a esposa Hrpilis, os filhos Ptia e Nicmaco parte para o ltimo exlio. Aos 61 anos. Dir, pensando em Scrates: "no quero que os Atenienses cometam um novo assassnio contra a filosofia". Fstias, a me, era de Clcis, a principal cidade da ilha Eubia, a norte de Atenas. Aristteles e a sua troupe atravessam o estreito de Euripo que separa a ilha da tica. Instala-se na casa que fora de sua me, uma propriedade de dimenso razovel. Regressar a Estagira seria cortar definitivamente com Atenas. A direo do Liceu, aps a sua sada foi confiada ao seu discpulo Teofrasto. Na casa da me, Aristteles est doente. H muito que sofre do estmago, provavelmente da blis, do fgado. O corpo que sempre preservara, cuidadosamente, abandona-o. A casa da me o regresso ao tero. Em Atenas humilham-no, vexam-no, retiram-lhe as honras, degradam-no.

Quando Antipater desbarata as foras gregas e retoma o poder em Atenas, Aristteles j no tem foras para regressar. Ter de deixar-se a si mesmo e entrar na morte no vero de 322, aos 62 anos.

Citaes:

"Todos os homens desejam por natureza saber" O nosso carter o resultado da nossa conduta. S fazendo o bem se pode realmente ser feliz. O amor s se d entre pessoas virtuosas.

Busto de mrmore (Museu Spada, Roma).

Obras de Aristteles q Livros de lgica ("organon" ou instrumento): Categorias; Sobre a Interpretao; Primeiros Analticos ( 2 livros),; Segundo Analticos (2 Livros); Tpicos (8 livros); Refutaes Sofsticas.

q Livros de fsica e a concepo do universo: Fsica (8 livros); Sobre o Cu (2 livros); Sobre a Gerao e a Corrupo (2 livros); Meteorolgicos (4 livros).
q Livros de psicologia: Acerca da Alma (3 livros); "Parva Naturalia" (4 tratados), incluindo os seguintes livros: Acerca da da percepo dos sentidos; Acerca da memria e reminiscncia; acerca do sono; acerca dos sonhos; Livros de biologia: Histria dos Animais (10 livros, com partes de autoria duvidosa); Acerca das partes dos animais (4 livros); acerca do movimento dos animais; acerca da marcha dos animais; acerca da gerao dos animais (5 livros).

Livros de metafsica: Foi Andronico que atribuiu a estes livros (14) a denominao de Metafsica (literalmente "depois da fsica), por os mesmo se seguirem aos seus apontamentos que tratavam da fsica. Livros de tica: tica a Nicmaco (organizada por Nicmaco, filho de Aristteles); tica a Eudemo (7 livros, organizados por Eudemo, discpulo de Aristteles); a Grande Moral ( 2 livros, com fragmentos das ticas anteriores e de autoria duvidosa): Livros de Poltica: Poltica (8 livros); Constituio de Atenas. Livros sobre a linguagem e a esttica: Retrica e Potica. Lgica: o primeiro sistema lgico, que permitiu estabelecer um conjunto de princpios e regras formais por meio das quais se tornou possvel distinguir as concluses falsas das exatas. Na Idade Mdia os seus escritos sobre lgica foram os manuais mais importantes usados nas universidades, sobretudo na forma que lhes deu o filsofo portugus Pedro Hispano ( Papa Joo XXI).

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

http://afilosofia.no.sapo.pt/AristotelesBib.htm

http://afilosofia.no.sapo.pt/Aristoteles.htm

http://www.vidaslusofonas.pt/aristoteles.htm

http://paginas.terra.com.br/educacao/fisicavirtual/grandes/aristoteles.htm

http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm

Fim

También podría gustarte