Está en la página 1de 16

Apontamentos Sociologia Vida Quotidiana

O quotidiano constitui um lugar privilegiado da anlise sociolgica e revela determinados processos do funcionamento e da transformao das sociedades e de determinados conflitos que opem os agentes sociais. - Razes que fundamentam a reserva quanto definio de quotidiano partindo do senso-comum a) No devemos reduzir o quotidiano ao rotineiro, ao repetitivo e ao ahistrico. O quotidiano o cruzamento de mltiplas dialcticas entre o rotineiro e o acontecimento. b) O conceito no deve ser tomado no sentido banal do termo. Deve e pode ser tomado como fio condutor do conhecimento da sociedade. - Duas consideraes prvias para conceber o quotidiano 1) Uma viso exclusivamente macro no pode dar conta de todos os pequenos jogos sociais que constituem a trama social. necessrio accionar paradigmas que permitam ligar os planos micro e macro, i.e., o plano dos comportamentos dos indivduos com os planos que resultam de variveis macro como o poder, a ideologia, a autoridade, a desigualdade social, etc. A SVQ dever evoluir entre duas margens distintas: - Tradio positivista Privilegia a amplitude das generalizaes, ilude a observao detalhada considerada trivial, optando por resumos globais - Anlise micro e empirista Para evoluir deve socorrer-se das teorias de mdio alcance (Merton) situadas entre as perspectivas e as hipteses mais detalhistas da investigao e as especulaes e teorizaes mais integrais e globalizantes

Mais do que ligar o micro e macro, importa vincular a historicidade absoluta de um acto generalidade da estrutura social, ressaltando a imbricao de um acto ou de um acontecimento individual ou interaccional com uma estrutura social global, atravs de uma rede de mediaes sociais. 2) A indefinio do objecto da SVQ passa pela prpria indefinio do que se entende por quotidiano ou vida quotidiana.

- Algumas perspectivas sobre a especificidade da SVQ

Balandier Afirma que a sua especificidade deriva de duas caractersticas: a) Centra a sua interrogao sobre o sujeito individual, as suas relaes prximas e regulares, e no sobre grandes dispositivos sociais (agrupamentos, organizaes ou sistemas); b) Estuda as prticas e representaes atravs das quais esse sujeito prepara e negoceia quotidianamente a sua insero social Como possvel negociar quotidianamente a insero, sem recorrer s instituies sociais? A insero desenvolve-se tambm ao nvel dos grandes dispositivos sociais. Javeau Defende que a SVQ toma como objecto as manifestaes da actividade humana desenvolvida de forma regular, dia aps dia, no seio de determinados grupos de dadas sociedades. A sua unidade de anlise a actividade de tipo relacional, comportando interaces explcitas ou implcitas. As actividades no regulares da vida social no fazem parte, por esta ordem de ideias, da vida quotidiana.

Nota: Para este autor o quotidiano no pode ser tomado como categoria distinta do social. Nele experimentam-se tenses, conflitos, posies ideolgicas, mudanas, crises necessrio chegar a ele com uma teoria geral, cujos quadros e categorias nos permitam a sua apreenso. O termo quotidiano, no seu sentido vulgar, refere-se aquilo que sucede habitualmente, nesse sentido tem o significado de banalidade, monotonia. Contudo, a identificao do quotidiano com monotonia implica um juzo moral. Quando se pensa o quotidiano como uma esfera parte da vida social, dotada de uma larga autonomia, est-se a atribuir um estatuto de veracidade cientfica a uma definio de contedo que o resultado de uma produo social. Se o objecto da vida quotidiana, o quotidiano, h que precisar, caracterizar e delimitar esse objecto em termos tericos. Heller Afirma que a caracterstica da vida quotidiana a espontaneidade. O ritmo fixo, a repetio, a regularidade do quotidiano, no esto em contradio com essa espontaneidade, uma coisa implica a outra. O quotidiano no apenas o espao de realizao de actividades repetitivas tambm um lugar de inovao. A produo e a reproduo das rotinas conduzem ao estabelecimento de uma quotidianeidade e est sujeita a um processo de socializao. Cada individuo aprende a manipular os objectos que lhe so imprescindveis para a sua vida quotidiana. Esta assimilao da manipulao dos objectos acaba por constituir uma assimilao das relaes sociais, inserindo-se num processo de socializao e ritualizao. Todo o ritual implica necessariamente uma linguagem que convm ser aprendida e que consiste na atribuio de significaes particulares a comportamentos habituais.

Goffman O seu modelo explcita as normas que regulam as manifestaes da vida quotidiana, nomeadamente: - movimentos que permitem iniciar um encontro de forma ritual - normas que permitem manter uma definio comum de uma dada situao e as que permitem manifestar uma recproca acessibilidade entre os intervenientes num dado encontro social.

O ritual, segundo Wolf, o conjunto de actos atravs dos quais o sujeito controla e torna visveis as implicaes simblicas do seu comportamento quando se acha directamente exposto perante outro indivduo. O ritual assume, assim, uma funo reguladora da interaco na vida quotidiana, motivo pelo qual se fala em ritualizao do quotidiano. Para a SVQ no somente importante aquilo que fixa a regularidade da vida social, tambm importante aquilo que a perturba.

RITO definio de Cazeneuve Acto individual ou colectivo que apesar de flexvel permitindo a improvisao se mantm fiel a certas regras que so precisamente as que constituem o que nele h de ritual. O rito a condio de possibilidade do ser. O quotidiano mobilidade, fluxo e temporalidade. Fundamenta-se na repetio. H no quotidiano repetio de motivos, de temas, de combinaes de intervalo, de emoes, de sentimentos e de evocaes.

Identificao do quotidiano com a rotina

Esta identificao tem arrastado a sua identificao com esferas do social tidas como alienatrias: Consumo e Vida Privada. No se pode negar que a vida quotidiana tem uma certa afinidade com o consumo. Nem sempre os consumidores tero uma atitude passiva, e portanto alienada, perante os objectos consumidos. Certeau, defende, que produo racionalizada, estridente, expansionista, centralizada e secularizada se contrape uma outra produo secundria, que se esconde no seu processo de utilizao qualificada de consumo (quase invisvel) produo esta que se caracteriza pelas distintas maneiras de uso dos produtos impostos por uma ordem econmica dominante. Uma parte substancial das actividades quotidianas faz, no plano emprico, parte da esfera privada, sendo do mesmo modo grosseira a identificao do quotidiano com a vida privada. Muitas formas de actividade que geralmente se inscrevem na vida privada no so, de facto, rigidamente catalogveis como actividades quotidianas. necessrio que as prticas quotidianas cessem de figurar como o fundo nocturno da actividade social. Se certo que o quotidiano se pode manifestar por um elevado nmero de regularidades regularidades que geralmente se aceitam de uma forma passiva, como fazendo parte da vida, havendo pois uma acomodao irreflexiva na maneira mais ou menos automtica e imediata como a vida quotidiana assumida tambm verdade que a vida no pode ficar limitada ao que se denomina de quotidianeidade: exige sempre algo mais que o pequeno valor de suportar o tempo. A vida quotidiana tambm o espao do ingovernvel de onde pode surgir o imprevisvel, o aleatrio, o imprevisto. No apenas possvel encontrar a aventura na rede de dependncias, proibies e obrigaes que constitui a quotidianeidade, como, por outro lado, a par da rotina,

existem na vida quotidiana zonas de turbilhes, de turbulncias, onde tambm se cruzam os acontecimentos aleatrios. O quotidiano no mais que um aspecto da vida quotidiana, porque as actividades produtivas e reprodutivas do quotidiano constituem um processo de dialcticas entre o acontecimento e a rotina, i.e., do quotidiano tambm faz parte o excepcional, a aventura, o inesperado, o sonho. A constituio de uma SVQ impe que o seu objecto ultrapasse a ordem das trivialidades, de tal forma que seja possvel compreender a vida social nos seus mltiplos aspectos. Um dos desafios que se coloca o estabelecer de uma ligao entre os grandes dispositivos sociais e os dispositivos microssociais que regulam ou informam a vida social. Faz todo o sentido, portanto, falar em historicidade do quotidiano no limitando a anlise da vida quotidiana aos tomos sociais e a fraces cronolgicas e efmeras como a jornada e o dia.

Os Espaos e as Temporalidades do quotidiano

Uma anlise crtica do quotidiano implica uma perspectiva histrica. O presente um produto histrico. A vida quotidiana aparece-nos como um espelho em que normalmente nos vemos sempre legitimados. Tempo e espao tambm se organizam em torno do presente. Ainda que, a existncia seja sempre um projecto que ultrapassa o horizonte do presente a sua dimenso temporal tem de ser vivida no diaa-dia. As prprias formas de rotinarizao constituem um processo repetido de apropriao de um tempo e um espao. Os actores sociais estabelecem

uma relao de uso com o tempo e o espao e nessa relao de uso que emerge a apropriao do tempo e do espao. - Caractersticas dominantes da temporalidade do quotidiano (Balandier)

a) Repetio contra o acontecimento a trivialidade de cada dia obedece a uma diviso de tempo relativamente estvel. uma propriedade do quotidiano. O tempo repetitivo aparece ainda como factor de segurana, de proteco, contra os acasos da existncia. b) Ruptura contra a repetio cujos efeitos contribuem para o reavivamento do quotidiano (festas, frias, viagens, etc.) c) Quotidiano contra o tempo atravs da sua gesto, do domnio dos seus efeitos contra a rotina De acordo com estas caractersticas, o indivduo interessa-se sobretudo pelo sector do mundo quotidiano que est ao seu alcance e que, do seu ponto de vista, se ordena espacial e temporalmente em volta de si como centro. A realidade da vida quotidiana organiza-se em torno do aqui do meu corpo e do agora do meu presente. Este aqui e agora o foco de ateno que presto realidade da vida quotidiana. (Berger e Luckman) O indivduo aparece, nesta perspectiva, como a origem do sistema de coordenadas a partir das quais as dimenses de orientao, as distncias e perspectivas dos objectos acabam por ficar determinadas no campo que rodeia o indivduo. este sector da vida quotidiana, espacial e temporalmente determinado, que Schutz define como o mundo de alcance efectivo este mundo est associado quilo que se designa como zona de operao, conceito que no anda muito longe de um outro desenvolvimento de Mead = zona manipulativa (abarca aqueles objectos que podem ser tocados e vistos, em contraste com a zona das coisas distantes. Tanto para Schutz como para Mead, o quotidiano parece resumir-se a esta zona manipulativa.

A vida quotidiana desenvolve-se e refere-se sempre ao ambiente imediato. Todas as objectivaes que no se refiram ao particular ou ao seu ambiente prximo transcendem o quotidiano. (Heller) Na prtica o que se verifica, que o indivduo fixa muitas vezes sectores da vida quotidiana que transcendem o seu alcance efectivo. A vivncia quotidiana transcende aquilo que concerne vida no apenas enquanto extenso, como tambm enquanto durao. Vive-se o tempo da vida como transcendendo o tempo de cada um. Esta vivncia, ainda que individual, encontra-se determinada pela estrutura do quotidiano. A alternncia das noites e dos dias opera necessariamente uma sequncia temporal da nossa existncia. Todas as actividades que fazem parte da existncia da vida quotidiana se distribuem, dia aps dia, de uma forma geralmente repetitiva. Contudo, a estrutura temporal do quotidiano no se impe apenas nas sequncias preestabelecidas. So actos como olhar para o relgio, ou para o calendrio que orientam os indivduos e os fazem ingressar na realidade da vida quotidiana. No obstante, a realidade da vida quotidiana no se esgota nas presenas imediatas, abarcando fenmenos no presentes aqui e agora. Experimentamos a vida quotidiana em graus diferentes de proximidade e afastamento, tanto espacial como temporal. O mais prximo de ns a zona directamente acessvel nossa manipulao corporal, apesar de sabermos que a realidade da vida quotidiana inclui zonas que no nos resultam acessveis desta maneira. Esta disperso de espaos do quotidiano, permite efectuar a distino entre centro e periferia do quotidiano. Centro = define-se como um lugar de relaes de forte intensidade, quotidianamente vividas, de carcter predominantemente privado e electivo. Diz respeito quelas relaes, duravelmente estabelecidas, tendo por base diferentes tipos de proximidades: familiar, amizade, vizinhanaSo relaes pessoais, directas, de interaco regular e relativamente cerradas. O afecto associado ao espao (ex: a minha casa) a maneira de viver o presente nos variados gestos do quotidiano. Todos

eles materializam certas formas de existncia e de relao social inscrevendo-as num lugar, sendo factores inegveis de sociabilizao e socializao. O que tem importncia social no o espao, mas as vivncias sociais que nele decorrem e que o convertem de um vazio em algo com significado sociolgico. A SVQ instrumentaliza o tempo e o espao como fenmenos sociais totais, enquanto conceitos reveladores da sociedade. O quotidiano consegue impor novas dimenses temporais: para alm do tempo linear a progressivo, homogneo e exterior, surge o tempo da repetio, da circularidade. A sociedade contempornea, conseguiu impor a passagem da jornada equivalente rotina (independentemente da sua durao real) jornada equivalente unidade peridica trata-se de uma imposio social especfica das sociedades onde o desenvolvimento est fortemente condicionado pelo factor tecnolgico. O tempo que se articula em torno da jornada de trabalho , antes de mais, o tempo inventarivel. A polarizao do quotidiano em torno da jornada de trabalho reveste, assim, o significado de uma rendabilizao do tempo. O quotidiano converte-se num objecto a que se dedicam grandes cuidados: campo de organizao, espao-tempo de auto-regulao voluntria e planificada. Bem organizado, o quotidiano tende a constituirse num sistema fechado sobre si mesmo. um tempo que viaja entre os espaos da subjectividade e do objectivo, do histrico.

Berger e Luckman Construo social da realidade

Partem dos indivduos e das suas interaces, considerando entidades mais vastas que estes indivduos e respectivos encontros face-a-face (instituies, organizaes, redes, normas, etc.) que se tornam nesse caso constrangedoras para as actividades quotidianas de construo do mundo social. Podemos associ-los a um construtivismo fenomenolgico, que parte dos indivduos e das suas interaces, contrariamente a Pierre Bourdieu que parte das estruturas sociais (construtivismo estruturalista). Alargam a sociologia do conhecimento, limitada ao conhecimento terico, ao conhecimento comum e, desse modo, ao conjunto de processos de construo social do conhecimento na vida quotidiana. Inspirando-se em Schutz, partem do conhecimento na vida quotidiana e da sua activao nas situaes de face-a-face. A realidade da vida quotidiana contm esquemas de tipificao em funo dos quais os outros so apreendidos e tratados nos encontros face-aface. Estas tipificaes recprocas entre actores fazem parte de uma negociao contnua no interior da situao face-a-face. Na vida quotidiana uma tal negociao , provavelmente, ela prpria, pr-ordenada de uma forma tpica como no processo tpico de mercado que se elabora entre os compradores e os vendedores. Para os autores, a sociedade uma produo humana. A sociedade uma realidade objectiva. O homem uma produo social. A sociedade indiscutivelmente uma realidade objectiva, i.e., emancipando-se aos actores que a produzem (exteriorizada) e constituda por mundos de objectos autnomos dos sujeitos (objectivada). este duplo processo de exteriorizao e de objectivao, naquilo que ele se sustenta no conhecimento comum tipificador e nas interaces face-aface, que alimenta o processo de institucionalizao, em sentido lato: esta

manifesta-se cada vez que classes de actores efectuam uma tipificao recproca de aces habituais. necessrio sublinhar a reciprocidade das tipificaes institucionais e a tipicicidade das aces mas tambm a dos actores nas instituies. A prpria instituio tipifica simultaneamente os actores e as aces individuais. (Exemplo: a instituio da leu estabelece que as cabeas sero cortadas em circunstncias especficas, e que certos tipos especficos de indivduos executaro a sentena). no devir da histria, atravs de fenmenos de cristalizao das tipificaes e dos hbitos e da sedimentao no decorrer do tempo (em reservas comuns de conhecimentos, das quais a linguagem nomeia a realidade) que as instituies adquirem uma certa solidez e estabilidade. As instituies acompanhando um movimento de diviso do trabalho, so levadas a especializarem-se, ocupando os prprios actores, em funo (e no seio) de cada instituio, papis sociais diferentes. Os universos institucionais requerem, ento, para melhor se manterem e preservarem, legitimaes, simultaneamente de ordem cognitiva e normativa, i.e., formas simblicas que permitam o seu conhecimento (prtico e terico) e que os valorizem. A institucionalizao no , contudo, irreversvel, donde a possibilidade de surgirem e se efectivarem formas de desinstitucionalizao. Esta leitura ope-se aos modelos sistmico-funcionalistas, no sentido em que a integrao no assenta nas prprias instituies, mas na sua legitimao, no existe funcionalidade ou coeso sistmica a priori intrnseca s instituies ou entre as instituies de uma mesma sociedade, mas um trabalho simblico para lhes conferir uma coerncia. A sociedade igualmente uma realidade subjectiva, quer dizer, interiorizada atravs da socializao. Esta socializao definida como a instalao consistente e extensa de um indivduo no interior do mundo objectivo de uma sociedade ou de um sector desta.

A socializao primria desenvolve-se na infncia, por isso a mais marcante e decisiva, e a socializao secundria nas aprendizagens posteriores. A socializao ento caracterizada, tal como a institucionalizao, atravs de um duplo processo de conservao e de transformao. Um dos seus vectores o aparelho da conversao que mantm continuamente a realidade e, simultaneamente, modifica-a continuamente. So abandonados ou acrescentados elementos, enfraquecendo certos sectores da realidade e reforando outros. Enfim, tanto no plano do mundo objectivo como no do mundo subjectivo, a anlise pe o acento na diversidade, enquanto caracterstica dos nossos contextos contemporneos, naquilo que chamado um pluralismo das realidades e das identidades. Crticas: O facto de colocarem como fundamento de toda a objectivao as relaes interindividuais, e de ignorarem ao situarem-se num sociologia do conhecimento, em que o objecto da sociologia se estende bem para l da cultura de senso comum dos actores.

Alfred Schutz algumas notas

Na base do conhecimento erudito do mundo social, encontra-se pois o conhecimento comum desse mesmo mundo. Qualquer interpretao baseia-se numa reserva de experincias prvias, as nossas prprias e as que nos transmitiram os nossos pais ou os nossos professores, estas experincias sob a forma de conhecimentos disponveis, funcionam como esquemas de referncia, no contexto de uma reserva de conhecimentos disponveis. Este conhecimento comum, manifesta-se pela sua tipicidade o que experienciado na percepo efectiva de um objecto transferido para qualquer outro objecto similar, apercebido somente quanto ao seu tipo. Os actores dedicam-se ento, nomeadamente atravs da linguagem que herdaram das geraes anteriores, a uma actividade de tipificao do mundo social. O mundo que o conhecimento quotidiano visa simultaneamente um mundo intersubjectivo e cultural, porque ele no somente o meu mas tambm o de outros homens, entre os quais aqueles que me precederam, e porque ele constitudo por significaes que se sedimentaram atravs da histria das sociedades humanas. No existe homogeneidade no mundo social e nos actores, a reserva de conhecimentos disponveis no a mesma para cada actor, h uma distribuio social do conhecimento ligada situao biograficamente determinada de cada um. O mundo da vida quotidiana est estruturado em diversas camadas de realidade, em realidades mltiplas. A noo central da aco entendida, no sentido da conduta humana prevista antecipadamente pelo seu actor, quer dizer, a conduta baseada num projecto pr-concebido. noo de projecto, orientado para o futuro, so associadas as noes de conscincia e de motivos. Distingue conhecimento erudito do mundo social, prprio do socilogo, do conhecimento comum, no qual este se apoia. O investigador em cincias sociais que observa o mundo social orientado por um sistema

de pertinncias diferente do do actor que participa directamente na aco (o que pertinente para um, no o necessariamente para o outro). O erudito, que quer conhecer e no agir na situao observada, levado a destacar-se dela e mergulhar, para o conseguir, na reserva de conhecimentos disponveis especifica da sua disciplina cientfica (corpus de regras de procedimento, de mtodos, de tcnicas, de conceitos e de modelos). Crticas: Risco de centramento demasiado exclusivo no actor individual, na sua conscincia e nos seus projectos para a interpretao do mundo social, e por outro lado a tentao de reduzir todo o campo das cincias sociais a uma construo de segundo grau. Para interpretar e explicar a aco e pensamento humanos preciso descrever as estruturas fundamentais do pr-cientfico = realidade que parece evidente aos olhos do senso comum = mundo da vida quotidiana.

Harold Garfinkel

Para o autor os dilemas que se impem SVQ so as relaes entre a interpretao dos smbolos e a explicao dos factos, entre o texto e o contexto, entre o deliberado e o determinado, entre teoria e prtica, entre objectividade e compromisso. O enfoque reside nos significados subjacentes s relaes sociais do mundo do sentido comum. Os etnometodologistas insistem na natureza activa e consciente das formas de conduta social, na determinao contextual do significado, o qual no se deve deduzir de um conjunto de normas ou de uma coleco de dados induzidos nas experincias e perspectivas do sentido comum compartilhadas pelos participantes na vida social. Esta corrente de pensamento configura uma especificao da sociologia do conhecimento, o seu interesse centra-se nas modalidades com que os actores sociais atribuem significados s aces prprias e s de outrem, no mbito das mltiplas situaes de interaco social. Parte do pressuposto de que a ordem em que a vida social se desdobra o produto das aces coordenadas dos participantes, baseadas nos conhecimentos de senso comum que eles partilham enquanto membros de um mesmo contexto cultural. No procura fornecer explicaes abstractas e gerais do funcionamento da sociedade, nem tenta garantir os seus prprios resultados mediante o recurso cientificidade dos mtodos, mas prope concentrar-se em episdios singulares de interaco social e observar os mtodos concretamente usados pelos membros de uma sociedade para definir, de um modo comum, o que est a acontecer na interaco em curso. Afirma que as comunicaes entre indivduos e grupos sociais, desde a linguagem ao sistema das normas e das obrigaes, nunca so explcitas e de decifrao intuitiva, como sugere a aparncia. Torna-se necessrio

desvelar as regras no declaradas comportamentos da vida quotidiana.

que

presidem

aos

nossos

Dedica especial ateno linguagem no verbal, desde a mmica indumentria, das estratgias de seduo ou de competio ao jogo, at construo de situaes em que o normal desenrolar das relaes do grupo artificialmente perturbado. Torna-se ento possvel mostrar, na reaco dos sujeitos interessados no acontecimento imprevisto que desestrutura a rotina, a trama subterrnea que regula o nosso sistema de valores e de convenes.

También podría gustarte