Está en la página 1de 19

Universidade Federal do Paran Setor de Cincias Exatas Departamento de Qumica

CQ 119 FUNDAMENTOS DA QUMICA ANALTICA I


Curso de Bacharelado e Licenciatura em Qumica

Roteiros de aulas prticas

Prof. Claudio Antonio Tonegutti

Curitiba
2012

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Prtica 1 Solubilidade e Mascaramento


1.1- Fundamentos A anlise qualitativa de uma substncia tem por objetivo determinar a identidade dos constituintes presentes. Para tal, so observadas as caractersticas fsicas da amostra e as diversas evidncias de transformao qumica. Caractersticas Fsicas A observao das caractersticas fsicas de uma substncia pode revelar indcios que auxiliam durante a anlise qualitativa. So elas: estado fsico, colorao, odor, solubilidade, etc. Evidncias de Transformao Qumica: a) Formao de um eletrlito fraco Quando a combinao de ons em soluo aquosa d origem a compostos solveis com baixo grau de dissociao (eletrlitos fracos), a ocorrncia da reao pode ser indicada por alguma propriedade organolptica, isto , uma propriedade que impressiona os sentidos e o organismo, da substncia produzida, como no caso da formao de sulfeto de hidrognio na reao abaixo: S2-(aq) + 2H3O+(aq) H2S(aq) + H2O(l) O sulfeto de hidrognio um gs incolor, solvel em gua, que possui odor bastante desagradvel. este cheiro que impressiona o olfato e que evidencia imediatamente a formao do eletrlito fraco na mistura da reao. Sem esta propriedade a ocorrncia da reao poderia passar despercebida ao observador, uma vez que no h outra indicao macroscpica da transformao. b) Obteno de produtos insolveis Outro aspecto a considerar quando se verifica a ocorrncia de uma determinada transformao solubilidade de todos os compostos que podem ser formados a partir dos reagentes. A precipitao de um slido pouco solvel uma das evidncias mais comuns de reao qumica. As seguintes regras gerais de solubilidade em gua so utilizadas para a previso de formao de precipitados: Todos os cidos inorgnicos so solveis. Todos os sais de metais alcalinos so solveis, com exceo do perclorato de potssio, que pouco solvel. Todos os sais de amnio so solveis. Todos os sais contendo nitrato, clorato, perclorato e acetato so solveis. Excees: acetato de prata e acetato de mercrio. Todos os cloretos, brometos e iodetos so solveis, exceto os de Ag +, Pb2+ e Hg2+. O cloreto de chumbo (II) ligeiramente solvel. Todos os sulfatos so solveis, exceto os de chumbo (II), estrncio e brio. Os sulfatos de clcio e de prata so pouco solveis. Todos os xidos metlicos so insolveis, exceto os de metais alcalinos e os de clcio, estrncio e brio.
2

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Todos os hidrxidos so insolveis, exceto os de metais alcalino e os de brio e estrncio. O hidrxido de clcio ligeiramente solvel. Todos os carbonatos, fosfatos, sulfetos e sulfitos so insolveis, exceto os de amnio e os de metais alcalino. c) Outras evidncias de transformao qumica Alm do fenmeno de precipitao, outros sinais da ocorrncia de reaes qumicas em soluo aquosa so a obteno de compostos gasosos, a mudana de colorao, a mudana de temperatura e a dissoluo de slidos, com formao de sais simples ou de complexos solveis. So exemplos desses processos: Formao de gs: HSO3-(aq) + H+(aq) SO2(aq0 + H2O(l) Mudana de colorao (com formao de on complexo): Fe 3+ (aq) + 6SCN-(aq) [Fe(SCN-)6]3- (aq) Amarelo Mudana de temperatura: H2SO4(aq) + H2O(l) HSO4- (l) + H3O+(aq) + calor Dissoluo de precipitado (com formao de on complexo): Al(OH)3 (aq) + OH- (aq) [Al(OH)4]- (aq) 1.2 Objetivo Identificar solues desconhecidas mediante ensaios qumicos e fsicoqumicos. (H<0) incolor vermelho

1.3 Materiais, equipamentos e reagentes. Cada equipe receber seis solues aquosas, em tubos de ensaio numerados, sem conhecer a ordem de distribuio destas solues. As solues para o experimento sero: Soluo de hidrxido de sdio; Soluo de hidrxido de amnio; Soluo de carbonato de sdio; Soluo de cido sulfrico; Soluo de sulfato de cobre (II); Soluo de acetato de zinco.
3

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

1.4 Parte Experimental Misture em um tubo de ensaio alquotas de cerca de 1mL (20 gotas) das solues, duas a duas, observando se h diferena entre os estados inicial e final de cada mistura de reao. Uma vez que o experimento a ser realizado tem carter qualitativo, no necessrio medir volumes com preciso. Por outro lado, importante minimizar o consumo de reagentes e a produo de resduos. Anote em uma tabela todas as observaes referentes a cada mistura de reao (formao de precipitado, cor do precipitado, produo de gs, etc.). Escreva as equaes qumicas (global e inica simplificada) correspondentes a cada transformao ocorrida. Analise os resultados obtidos para os diversos sistemas qumicos e associe o nmero do tubo de ensaio soluo correspondente. 1.5 - Bibliografia KOTZ, J. C.;TREICHEL, P. M. Qumica Geral e Reaes Qumicas, vol. 1 e 2. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. BACCAN, N.; ALEIXO, L. M.; STEIN, E.; GODINHO, O. E. S. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. Campinas: Editora UNICAMP, 7 a ed., 1997. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa; So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Prtica 2 Separao e identificao dos ctions: Ag+, Hg22+ e Pb2+.


2.1 - Introduo Podemos separar as metodologias utilizadas na anlise qualitativa de ctions e nions em dois grupos: Mtodos de identificao individual ou fracionada; Mtodos de identificao sistemtica. Nos mtodos de identificao individual ou fracionada, os ctions ou nions so identificados mediante reaes seletivas diretamente em pores retiradas da amostra original. Nestas metodologias a ordem de anlise no tem importncia. Um exemplo da metodologia de identificao individual a anlise de toque (spot tests em ingls) criada pelo qumico austraco Fritz Feigl (1891-1971). A anlise de toque uma metodologia simples e eficiente na qual as anlises so realizadas utilizando-se gotas de amostra e reagentes usando como suporte uma placa de toque ou tiras de papel de filtro (ou, em alguns casos, aparatos especialmente projetados para uma anlise especfica). Feigl estudou na Universidade de Viena, onde, em 1920, se doutorou e ingressou em seu corpo docente, onde atuou at 1938. Por conta da segunda guerra mundial, acabou se refugiando com a famlia no Brasil, em 1940, onde foi contratado para organizar e dirigir um grupo de pesquisa em microanlise no Laboratrio de Produo Mineral, no Rio de Janeiro (na poca, vinculado ao Ministrio da Agricultura), onde atuou at seu falecimento. Os mtodos de identificao sistemtica, por outro lado, se caracterizam por separar, mediante a utilizao de reagentes chamados reagentes de grupo, os analitos em grupos com alguma propriedade em comum (em geral a solubilidade). Separado o grupo, procede-se a anlise de cada um dos analitos componentes do mesmo. Para que a separao seja completa, necessrio utilizar quantidades suficientes de reagente e criar condies timas para a precipitao, devendo-se verificar se a separao foi completa mediante a adio de um excesso do reagente de grupo. Esta prtica exemplifica esta metodologia, sendo que o grupo de ctions possui como caracterstica em comum o fato de formarem cloretos insolveis. Nas prticas 3 e 4 sero apresentados dois outros grupos de ctions a serem identificados, de modo a expor o funcionamento e dinmica da anlise qualitativa sistemtica de ctions. Protocolos mais completos para um conjunto maior de ctions e nions podem ser encontrados em algumas das referncias indicadas no final deste roteiro. 2.2 Objetivos Separar e identificar os ctions Ag +, Hg22+ e Pb2+. 2.3 - Parte Experimental Colocar em um tubo de ensaio cerca de 10 gotas da soluo contendo os ctions deste grupo, adicionar cerca de 10 gotas de HCl 0,2 mol L -1, agitar e centrifugar. Verificar se a precipitao foi completa pela adio de 1 ou 2 gotas de HCl ao lquido sobrenadante. Transferir o sobrenadante para outro tubo de ensaio (no caso de uma amostra contendo outros ctions alm de Ag+, Hg22+ e Pb2+, eles estaro neste sobrenadante que seria utilizado, ento, para dar continuidade anlise), lavar o precipitado com 2 mL de gua contendo 3 gotas de HCl 6 mol L -1. Agitar bem.

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Centrifugar e desprezar o lquido sobrenadante. Denominar o precipitado (ppt.) de precipitado I. Ao Precipitado I adicionar 4 mL de gua destilada. Aquecer em banho-maria pelo menos durante 3 min, agitando constantemente. Centrifugar rapidamente e transferir o lquido sobrenadante para outro tubo de ensaio. O slido que restou no primeiro tubo pode ser chamado de Precipitado II. Ao tubo de ensaio contendo o sobrenadante, adicionar 2 gotas de cido actico 6 mol L-1 e 4 gotas de K2CrO4. A formao de um precipitado amarelo de PbCrO 4 confirma a presena de Pb 2+. Em seguida, lavar o Precipitado II com 4 mL de gua destilada e aquecer em banho-maria. Centrifugar e testar a presena de Pb2+ no lquido sobrenadante, conforme o procedimento anterior. Continuar a lavagem at que no ocorra reao positiva para chumbo. Ao precipitado lavado adicionar cerca de 2 mL de NH 3 6 mol L-1 e agitar bem. O aparecimento de um precipitado de cor negra ou cinza escuro indica a presena de Hg22+. Centrifugar e decantar o lquido sobrenadante, que pode conter Ag(NH 3)2+, em um tubo de ensaio. A presena de Ag + pode ser confirmada pela adio a esse lquido de cerca de 3 mL de HNO3 6 mol L-1. Verificar com o papel tornassol se a soluo est cida. A formao de um precipitado branco de AgCl indica a presena de Ag +. 2.4 - Resumo das reaes Elaborar um quadro resumo do resultado das reaes realizadas (ver abaixo), escrever as reaes completas em forma inica e montar um fluxograma das operaes.

Reagente HCl K2CrO4 NH3

Ag+

Hg22+

Pb2+

2.5 - Referncias Bibliogrficas ALEXEEV, V. Anlise Qualitativa. Porto: Lopes da Silva Editora, 1982. FEIGL, F. Spot Tests in Inorganic Analysis. Amsterdam: Editora Elsevier, 5 ed., 1958. BACCAN, N.; ALEIXO, L. M.; STEIN, E.; GODINHO, O. E. S. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. Campinas: Editora UNICAMP, 7 a ed., 1997. JIMENO, S. A. Analisis Cualitativo Inorgnico. Madri: Editorial Paraninfo, 4 ed., 1990. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa; So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.
6

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Prtica 3 Identificao e Separao dos ctions Fe3+, Cr3+, Al+3, Mn2+.


3.1 Objetivos

Separar e identificar os ctions Fe3+, Cr3+, Al+3, Mn2+.


3.2 Parte Experimental Colocar em um tubo de ensaio cerca de 20 gotas da amostra (ou, se for o caso, utilizar o sobrenadante da precipitao dos cloretos dos ctions Ag+, Pb2+ e Hg22+) e adicionar 10 gotas de HCl 6,0 mol L-1 e em seguida NH3 6,0 mol L-1 gota a gota com agitao, at o meio ficar bsico (verifique com papel tornassol). Colocar duas gotas de NH3 6,0 mol L-1 em excesso. Aquecer com cuidado durante 1 minuto, centrifugar e retirar o sobrenadante rapidamente, colocando-o em outro tubo de ensaio. Lavar o precipitado duas vezes com cerca de 2 mL de NH 4Cl 2,0 mol L-1. O precipitado conseguido ser denominado Precipitado I e o lquido sobrenadante denominado Sobrenadante I. O Precipitado I pode conter Fe(OH)3, Cr(OH)3, Al(OH)3 e Mn(OH)2, enquanto o Sobrenadante I pode conter os ons Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+ (ver a prtica 4) Precipitado I Adicionar ao precipitado 1 mL de NaOH 4 mol L-1 e 1 mL de H2O2 3%, agitar bem e aquecer em banho-maria por cerca de 5 minutos at cessar o desprendimento de O2. Centrifugar e transferir o lquido sobrenadante para outro tubo de ensaio, denominando-o de sobrenadante II. O slido restante no primeiro tubo pode-se denominar de precipitado II. Sobrenadante II No sobrenadante II, uma cor amarela da soluo serve para identificar a presena de crmio. Adicionar ao tubo de ensaio HCl 6 mol L-1 at o meio ficar cido (use papel tornassol) e em seguida adicionar algumas gotas de NH 3 6 mol L-1 at o meio ficar alcalino, agitar bem e aquecer com cuidado. A formao de um precipitado branco gelatinoso indica a presena de alumnio. Precipitado II Lavar o Precipitado II duas vezes com gua destilada quente e desprezar o sobrenadante. Dividir o precipitado em duas pores. A uma delas, adicionar cerca de 3 gotas de HCl 6 mol L-1 e juntar 2 gotas de soluo de NH4SCN 1 mol L-1. O aparecimento de uma cor vermelha intensa devido ao complexo Fe(SCN)63-, indica a presena de ferro. outra poro do precipitado, adicionar HNO 36 mol L-1 at dissolv-lo e, em seguida, PbO2 slido. Agitar e aquecer cuidadosamente diretamente na chama do bico de bunsen durante 1-2 minutos. Diluir com gua e deixar em repouso. O aparecimento de uma cor violeta na soluo devido ao on MnO4- indica a presena de mangans.

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

3.3 - Referncias Bibliogrficas ALEXEEV, V. Anlise Qualitativa. Porto: Lopes da Silva Editora, 1982. FEIGL, F. Spot Tests in Inorganic Analysis. Amsterdam: Editora Elsevier, 5 ed., 1958. BACCAN, N.; ALEIXO, L. M.; STEIN, E.; GODINHO, O. E. S. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. Campinas: Editora UNICAMP, 7a ed., 1997. JIMENO, S. A. Analisis Cualitativo Inorgnico. Madri: Editorial Paraninfo, 4 ed., 1990. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa; So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Prtica 4 Identificao e separao dos ctions Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+


4.1 Objetivos

Separar e identificar os ctions Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+.


4.2 Parte Experimental Colocar em um tubo de ensaio cerca de 20 gotas da amostra (ou, se for o caso, utilizar o sobrenadante I da separao e identificao dos ctions da prtica 3), adicionar 5 gotas de HCl 6 mol L -1 e em seguida NH3 6 mol L-1 gota a gota com agitao at o meio se tornar bsico. Aquecer a soluo em banho-maria e juntar cerca de 15 gotas de soluo de (NH 4)2CO3 1,5 mol L-1. Agitar vigorosamente a soluo para homogeneizar, aquecer o tubo cerca de 5 minutos e centrifugar o precipitado. Testar se a precipitao foi quantitativa juntando algumas gotas de (NH4)2CO3 1,5 mol L-1 ao lquido sobrenadante. Se ainda houver precipitao, repetir esse procedimento at no haver mais precipitao pela adio de carbonato de amnio ao sobrenadante. Transfira o sobrenadante para outro tubo (chamaremos de sobrenadante I). Ao slido no primeiro tubo chamamos de precipitado I. Sobrenadante I O sobrenadante I deve conter Mg2+ e sua presena deve ser confirmada pela reao com fosfato de sdio com a conseqente formao de um precipitado branco cristalino de MgNH4PO4.6H2O. Precipitado I Lavar o precipitado, que deve conter os carbonatos de clcio, estrncio e brio, com cerca de 2 mL de gua quente, centrifugar e desprezar o sobrenadante. Ao resduo adicionar cido actico 6 mol L -1 gota a gota at completa dissoluo. A seguir, juntar 5 gotas de acetato de sdio 3 mol L -1 e 10 gotas de K2Cr2O7 0,2 mol L-1 e agitar a soluo. Aquecer em banho-maria, centrifugar e verificar se a precipitao foi completa. Aps a precipitao quantitativa, centrifugar e separar o Sobrenadante II. O precipitado amarelo (Precipitado II) formado deve ser o BaCrO 4, enquanto o Sobrenadante II deve conter os ons Ca 2+ e Sr2+. Precipitado II Lavar o precipitado vrias vezes com gua destilada, centrifugar e desprezar o sobrenadante. Dissolver o resduo com algumas poucas gotas de HCl concentrado e confirmar a presena de Ba 2+ pelo teste de chama, cuja colorao dever ser verdeamarelada. Sobrenadante II Ao lquido sobrenadante, adicionar 3 gotas de NH 4OH6 mol L-1, cerca de 10 gotas de (NH4)2SO4 2,5 mol L-1, agitar e aquecer ebulio. Centrifugar o Precipitado III e testar se a precipitao foi quantitativa adicionando-se mais uma gota de sulfato de amnio 2,5 mol L-1 ao sobrenadante. Se houver formao de mais precipitado,

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

agitar, aquecer ebulio e centrifugar. O precipitado branco formado deve ser o sulfato de estrncio e o Sobrenadante III deve conter os ons Ca 2+. Precipitado III Lavar o precipitado diversas vezes com gua destilada quente, centrifugar e desprezar o sobrenadante. Dissolver o resduo com algumas poucas gotas de HCl concentrado e fazer o teste de chama, cuja colorao vermelho-carmim confirma a presena de estrncio. Sobrenadante III Ao lquido sobrenadante, adicionar 3 gotas de (NH 4)2C2O4 0,25 mol L-1, agitar e deixar o repousar cerca de 2 minutos. A formao de um precipitado branco de CaC2O4, confirma a presena de clcio. Centrifugar e desprezar o sobrenadante. Lavar o precipitado vrias vezes com gua destilada e desprezar a gua de lavagem. Dissolver o resduo com algumas poucas gotas de HCl concentrado e fazer o teste de chama, cuja colorao vermelho-tijolo, indica a presena de clcio. 4.3 - Referncias Bibliogrficas ALEXEEV, V. Anlise Qualitativa. Porto: Lopes da Silva Editora, 1982. FEIGL, F. Spot Tests in Inorganic Analysis. Amsterdam: Editora Elsevier, 5 ed., 1958. BACCAN, N.; ALEIXO, L. M.; STEIN, E.; GODINHO, O. E. S. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. Campinas: Editora UNICAMP, 7 a ed., 1997. JIMENO, S. A. Analisis Cualitativo Inorgnico. Madri: Editorial Paraninfo, 4 ed., 1990. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa; So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

10

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Prtica 5: Soluo-Tampo
5.1 - Introduo Uma soluo tampo aquela que dentro de certos limites sofre apenas ligeiras variaes de pH quando recebe a adio de pequenas quantidades de ons H + ou OH-. constituda por um cido fraco e sua base conjugada ou por uma base fraca e seu cido conjugado, em concentraes aproximadamente iguais. Exemplos: NaC2H3O2 e HC2H3O2; NH3 e NH4Cl; Na2HPO4 e Na3PO4. 1) Considerando o equilbrio existente entre um cido fraco genrico (HA) e a gua, temos uma pequena concentrao do on A-, bem como de H3O+ no meio, predominando a espcie HA na forma molecular. HA(aq) + H2O(l) A-(aq) + H3O+(aq) (eq. 1) Admitindo que a essa soluo seja adicionada uma dada quantidade da base conjugada A-, as concentraes de HA e A- sero predominantes, ao passo que a concentrao de H3O+ ser ainda menor do que antes da adio de A -. Se uma pequena concentrao de um cido forte adicionada a esse meio,esse cido ser consumido pela base, formando mais HA e gua, mantendo dessa forma o pH inalterado. H3O+(aq) + A-(aq)HA(aq) + H2O(l) (eq. 2)

Analogamente, se uma pequena concentrao de base forte adicionada a esse meio, a OH-ser consumida pelo cido do tampo, sendo mais HA dissociado para repor o H3O+ consumido (eq.1) e o pH mantido constante: OH-(aq)+ H3O+(aq)2H2O(l) (eq. 3)

Na soluo tampo estar em equilbrio o cido e sua base conjugada segundo a equao 4: HA (aq)+
cido

H2O(l)

A-(aq)
Base conjugada

H3O+(aq)

(eq. 4)

A constante de dissociao cida (Ka) desta reao ser: Ka = [A-] [H3O+] / [HA] (eq. 5)

Dessa forma, de posse do valor de K a e conhecendo-se as concentraes de HA e A-, pode-se determinar a concentrao de H3O+ e o valor de pH da soluo tampo formada, com base na equao 5. Alm disso, pode-se calcular a variao de pH em decorrncia da adio de uma certa concentrao de um cido ou uma base forte. 2) Considerando agora a base conjugada A -, derivada de um cido fraco (HA) A-(aq) + H2O(l) HA(aq)+ OH-(aq)
11

(eq. 6)

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

De forma similar ao caso 1, se uma certa quantidade do cido fraco HA adicionada ao meio, haver o predomnio de maiores concentraes de HA e A- e consequente diminuio da [OH-]. Se uma pequena concentrao de cido forte adicionada ao meio, esse reagircom os ons OH - livres, e mais A- reage com a gua para repor a concentrao de OH- que reagiu, e assim o pH se mantm inalterado. De modo semelhante, ao adicionar ons OH- provenientes de uma base forte ao meio, esses ons iro reagir com o HA presente, sendo o pH tambm mantido constante. De forma anloga a equao 5, tem-se a expresso envolvendo a constante de dissociao bsica (Kb), com base na equao 6: Kb = [HA] [OH-]/ [A-] (eq. 7)

Normalmente os valores de K a so tabelados, podendo facilmente ser obtido o valor de Kb com base no produto inico da gua (K w) = 1,00 x 10-14, onde: Kw = Kax Kb (eq. 8)

Assim possvel calcular a [OH-], utilizando o valor de Kb e as concentraes de HA e A-, e consequentemente determinar o valor de pH da soluo tampo formada. Alm disso, pode-se calcular a variao de pH em decorrncia da adio de uma certa concentrao de um cido ou de uma base forte. 5.2 Objetivos Preparar uma soluo tampo e verificar a alterao de pH pela adio de um cido forte. 5.3 Procedimento experimental Parte A) - Preparo das solues Em quatro bqueres de 100 mL, adicione as seguintes substncias: Bquer A: 75 mL de soluo de cido clordrico (HCl) 0,01 mol L -1 . Bquer B: 75 mL de soluo de cido actico (CH3COOH) 0,01 mol L-1. Bquer C: 1,5 g de cloreto de sdio (NaCl) Bquer D: 1,5g de acetato de sdio (CH3COONa)

Adicione 3 gotas da soluo de mistura de indicadores aos bqueres A e B. Determine o pH das solues consultando a Tabela 1. Anote os resultados na Tabela 2. Transfira metade da soluo do bquer A para o bquer C. Observe se houve mudana de colorao e anote o pH da soluo resultante na Tabela 2. Transfira metade da soluo do bquer B para o D e verifique se h alterao de pH. Anote na Tabela 2.

12

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Tabela 1: Cores observadas na mistura de indicadores a ser utilizada

Cores: pH aproximado

Vermelho laranja amarelo Amarelo esverdeado verde azul 1,5 1,8 2,3 4,6 5,2 7,6

Tabela 2: pH das solues preparadas

Bquer: Soluo presente pH medido com a mistura de indicadores A B C D

Parte B) Teste da capacidade de tamponamento das solues acima preparadas: Adicione 5 gotas de soluo HCl 6,0 mol L -1 a cada um dos quatro bqueres acima Observe o que ocorre com as cores dos indicadores e anote o pH na Tabela 3. Entre todas as solues verifique aquela que no apresentou mudana de pH aps a adio de HCl 6,0 mol L -1. A este bquer adicione HCl 6,0 mol L -1, gota a gota, at que a mistura de indicadores mude de cor. Conte o nmero de gotas que foram adicionadas.
Tabela 3. pH das solues preparadas aps a adio de HCl 6,0 mol L-1

Bquer: Soluo presente pH medido com a mistura de indicadores A B C D

5.4 Referncias Bibliogrficas RUSSEL, J.B., Qumica Geral, Solues Aquosas: Equilbrios cido-Base, 1982. SKOOG, D. A., WEST, D. M., HOLLER, J. F., Crouch, S.R. Fundamentos de Qumica Analtica, traduo da 8a edio norte-americana, Thomson, 2006.

13

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

ANEXOS 1. Testes de pH, de meio cido e de meio bsico Para a medida de meio cido-bsico ou do pH de uma soluo so muito teis os papeis indicadores. Eles so fabricados impregnando-se papel filtro de alta qualidade com solues indicadoras ou misturadas. O papel ento, seco, cortado e embalado nos tamanhos correspondentes. Para usar um papel indicador, introduza a ponta do basto de vidro na soluo, retire-o cuidadosamente da soluo e toque o papel com a ponta do basto at que um pouco da soluo seja transferida para o papel. Tome cuidado para no encostar o basto nas paredes internas do tubo, pois elas podem estar umedecidas com cido ou base em decorrncia de um processo de mistura inadequado. Os papis indicadores nunca devem ser imersos na soluo para evitar alguns convenientes, tais como, perda de soluo por absoro do papel, especialmente quando o volume for pequeno, e contaminao com indicador e com fibra de papel. Para determinar se uma soluo acida ou bsica utiliza-se o papel de tornassol, em geral disponvel em tiras montadas em cartelas (figura 1.1). Quando o papel de tornassol est vermelho-alaranjado indica meio cido e quando est azul indica meio bsico. Para realizar as medidas indiferente a utilizao do papel vermelho ou o azul. Basta lembrar o que significa o vermelho-alaranjado e o azul. Por exemplo, se fizemos o teste utilizando o papel azul, ento aps o papel ser umedecido com a soluo, pelo toque do basto de vidro, temos apenas duas possibilidades para o resultado: 1) se o papel continua azul significa que a soluo bsica; 2) se o papel muda de azul para vermelho-alaranjado ento a soluo testada bsica.

Figura 1.1: Papel de tornassol em cartela.

Se o objetivo ter uma medida aproximada do pH de uma soluo ento utilizamos o papel indicador universal. Ele est disponvel no comrcio em fita (embalagem em rolo), em tiras de papel acondicionadas em cartelas de papelo ou montado em pequenas tiras de material polimrico (geralmente, embalagem em caixa com 100 tiras). Em todos os casos, vem acompanhado de uma carta de escala de pH com a correspondncia de cores, com a qual se compara o teste realizado para obter a leitura do pH correspondente (figura
14

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

1.2). Esto disponveis no comrcio papis indicadores que cobrem a faixa inteira de pH (1-14) numa mesma medida ou os que cobrem faixas menores (que fornecem maior preciso dentro da faixa coberta).

Figura 1.2: Indicador universal em tiras.

2. Testes de Chama Para os chamados testes de chama em qumica analtica utiliza-se o bico de Bunsen, que principalmente usado para o aquecimento de solues em laboratrio (para esta finalidade, utiliza-se uma tela de amianto montada sobre um trip metlico em baixo da qual se coloca o bico e acima da tela de amianto o frasco com a soluo a ser aquecida). Ele composto por um tubo com orifcios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se mistura com o gs que entra atravs do tubo de borracha, o que permite a queima em segurana de um fluxo contnuo de gs (sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo at o depsito de gs). O bico de Bunsen pode queimar gs natural (basicamente metano) ou um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos.

Figura 2.1: Bico de Bunsen

15

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Antes de acender o bico de Bunsen deve-se primeiramente fechar a entrada de ar, rodando o anel existente na parte inferior do tubo (figuras 2.2.1 e 2.2.2).

Figura 2.2.1: Entrada de ar aberta

Figura 2.2.2: Entrada de ar fechada

Um fsforo (ou um isqueiro) deve ser aceso perto da abertura superior do tubo e, em seguida, abre-se a vlvula de gs, o que deve dar origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Na sequencia, pode-se ajustar a entrada de ar pelos orifcios da parte inferior do tubo mediante o giro do anel metlico (figuras 2.2.1 e 2.2.2) para a obteno de uma chama oxidante, que a utilizada na maioria das aplicaes (figura 2.3).

Figura 2.3: Tipos de chama no bico de Bunsen (1) da mais redutora (menor temperatura) para (4) a mais oxidante (maior temperatura).

O aparato leva esse nome devido a Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (1811-1899), qumico alemo que o desenvolveu a partir de um aparato inventado por Michael Faraday (1791-1867). Bunsen e o fsico alemo Gustav Kirchhoff (1824-1887) so considerados os fundadores da espectrometria de emisso atmica, atravs da qual descobriram, em 1861, os elementos csio e rubdio e tambm puderam estudar a composio qumica do Sol. Os eltrons dos tomos ou ons podem absorver energia fornecida por uma fonte externa e passarem a orbitais atmicos de maior energia, chamado de estado
16

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

excitado, que uma situao instvel no que decorre que na sequencia tendem a voltar ao estado fundamental. No processo de retorno ao estado fundamental, a passagem para nveis de menor energia pode ocorrer mediante a perda de energia na forma de emisso de ftons, de comprimentos de onda correspondentes diferena de energia entre o nvel inicial e final. Como a estrutura eletrnica de cada um dos elementos qumicos distinta entre si, os seus espectros de emisso (a combinao da luz emitida na passagem dos eltrons pelos vrios nveis eletrnicos com a emisso de ftons) tambm so diferentes, o que permite, aps registro e anlise, a identificao dos elementos qumicos presentes na amostra e a sua quantificao, pela tcnica denominada de espectrometria de emisso atmica. No caso de elementos qumicos com menor energia de ionizao (alguns dos metais dos grupos 1 e 2 da tabela peridica) pode-se usar como fonte externa de energia uma chama convencional numa tcnica denominada de espectrofotometria de chama. Para a anlise de um conjunto mais extenso de elementos qumicos, utiliza-se uma fonte de energia de excitao de plasma de argnio de alta temperatura (7.000 a 10.000 K) numa tcnica denominada de ICP-AES (Inductively Coupled Plasma Atomic Emission Spectrometry), ou, em portugus, Espectrometria de Emisso Atmica por Plasma Acoplado Indutivamente. A amostra nebulizada e introduzida no centro do plasma e os tomos presentes emitem radiao na faixa de 125 a 950 nm, caractersticas dos elementos presentes. O teste de chama uma tcnica de anlise elementar que recorre ao aquecimento de uma pequena poro de amostra slida na chama de um bico de Bunsen. A temperatura da chama do bico de Bunsen suficiente para excitar uma quantidade de eltrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental, que pode ser observada visualmente. Para este teste usa-se um bico de Bunsen ajustado para produzir uma chama azul. A amostra introduzida na chama mediante um fio de platina (cerca de 5 cm de comprimento) fixado num basto de vidro. Pode-se fazer uma pequena ala na ponta do fio de platina para facilitar a fixao da amostra. O fio deve ser limpo aquecendo-se ao rubro na chama, em seguida mergulhando a sua ponta (ou ala) em cido clordrico concentrado contido num vidro de relgio ou cpsula de porcelana. Repete-se a operao s que ao invs de mergulhar em HCl utiliza-se agora gua destilada. Esta sequencia de operaes deve ser repetida at que no haja emisso significativa de luz quando se coloca o fio de platina na chama. O teste feito colocando-se uma pequena poro da amostra na ponta do fio de platina e levando-se ao topo da chama no bico de Bunsen. Os metais que se podem identificar por teste de chama so listados na tabela 2.1 e as cores observadas so apresentadas nas figuras 2.4 a 2.9.

17

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Tabela 2.1: Metais que podem ser identificados por teste de chama

Metal Ltio Sdio Potssio Clcio Estrncio Brio

Cor Vermelho carmim Amarelo Violeta Laranja-avermelhado Vermelho Amarelo-esverdeado

Figura 2.4: Ltio

Figura 2.5: Sdio

18

CQ 119 Fundamentos da Qumica Analtica I

Figura 2.6: Potssio

Figura 2.7: Clcio

Figura 2.8: Estrncio

Figura 2.9: Brio

19

También podría gustarte