Está en la página 1de 8

IBP1842_12 QUALIFICAO PROFISSIONAL DO ALUNO EMPRESA DO PROMINP: REFLEXES E INTRODUO DE UM NOVO MODELO PBLICO PRIVADO AJUSTADO AOS EMPREENDIMENTOS

DE CONSTRUO E MONTAGEM DA CADEIA DE P & G Anderson Magalhes Lula1


Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Ao longo dos anos, o Prominp tem qualificado milhares de pessoas em diversas categorias profissionais por todo o Brasil em cursos gratuitos mediante seleo pblica. No incio, foram criadas duas modalidades de qualificao: os alunos pblicos e os alunos empresa. O segundo modelo, lanado nos primeiros ciclos, no obteve um nmero expressivo de alunos indicados pelas empresas. Os problemas relacionados ao programa so apresentados de forma a compreender como potencializar um novo modelo de parceria pblico privada que seja mais adequado s obras de construo e montagem do setor de petrleo e gs. O novo modelo aluno empresa se apresenta mais ajustado s necessidades, ao observar as especificidades e o momento adequado para a qualificao, que passaria a ser determinado pelas empresas. O comparativo entre os modelos apresentado, ressaltando as modificaes pertinentes. Em Pernambuco, o novo modelo j apresenta 342 qualificados at maio de 2012 e espera-se que outros 500 sejam qualificados at o final do mesmo ano, com a replicao do modelo em outras empresas da regio. Futuras aplicaes do modelo em todo o pas podero aprimor-lo, tornando-o adequado diversidade das obras e caractersticas distintas dos empreendimentos de petrleo e gs.

Abstract
Over the years, Prominp have qualified thousands of people in various professionals categories throughout Brazil in free courses through public selection. In the beginning, were created two types of qualifications: public students and company students. The second type, launched in the first cycles, did not obtain a significant enrolled number of company students. The problems related to the program are presented in order to understand how to leverage a new model of public-private partnership that is most suitable for the construction and assembly of the oil and gas. The new company student model appears more suited to the needs, noting the specific and appropriate time for the qualification, which would be determined by the companies. The comparison between the models is presented, highlighting the appropriate changes. In Pernambuco, the new model has already trained 342 people until May 2012 and it is expected that another 500 would be qualified by the end of that year, with the reproduction of the model in other companies in the region. Future applications of the model throughout the country could improve it, making it suitable for the diversity of works and characteristics of oil and gas ventures.

1. Introduo
Criado em 2003, por meio do decreto n 4.925 do dia 19 de dezembro, o Prominp Programa de Mobilizao da Indstria Nacional de Petrleo e Gs Natural tem como principal objetivo o de maximizar a participao da indstria nacional de bens e servios em bases competitivas e sustentveis na implantao de projetos de petrleo e gs natural no Brasil e no exterior. Este um programa dentro do mbito das polticas sociais do Governo Federal, uma vez que o Prominp possui o foco na ampliao do Contedo Local (Lula e Petkovic, 2010). Dentre sua esfera de atuao, o Prominp nacionalmente conhecido por ofertar cursos gratuitos de qualificao profissional, mediante processos seletivos, que tem como proposta a equidade de oportunidades para que novos indivduos ingressem na rea de construo e montagem de grandes empreendimentos, especialmente aqueles oriundos

______________________________ 1 Mestre em Administrao pela UFPE, Administrador Pleno Petrobras

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 dos investimentos da Petrobras. Os cursos so oferecidos ao menos uma vez ao ano, nas localidades onde existem empreendimentos do setor de petrleo e gs natural (Prominp, 2012). O primeiro edital foi lanado em 02 de junho de 2006, onde foram disponibilizadas vagas para alunos pblicos, como tambm vagas para alunos das empresas, os chamados Alunos Empresa. Estes seriam profissionais contratados e indicados por empresas para cursos de qualificao (Prominp, 2006). Para participar, as empresas deveriam fazer parte dos empreendimentos da carteira de projetos do setor de petrleo e gs, estar inscritas nos cadastros de fornecedores da Petrobras ou da Onip ou fazerem parte do convnio entre o Sebrae e Petrobras e, assim, cadastrarem-se no Prominp para indicar profissionais a serem treinados como alunos empresa. Nesse caso, os custos dos cursos oferecidos aos alunos empresa eram financiados 50% pela empresa responsvel pela contratao dos candidatos e 50% restantes pelo Prominp, numa parceria pblico privada. Assim como no primeiro ciclo de qualificao, tambm foram lanadas vagas para alunos-empresa no segundo edital que foi publicado em 2007. A baixa procura pelas vagas destinadas s empresas, tanto no primeiro como no segundo edital fizeram o Prominp no mais ofertar vagas no modelo alunos empresa, passando a oferecer somente vagas pblicas nos editais subsequentes. A retomada do modelo, com a adequao realidade empresarial torna-se estratgico para o estabelecimento de uma parceria pblico privada que seja eficiente e que efetivamente contribua para a oferta de mo de obra qualificada e no consequente desenvolvimento empresarial, fruto da iniciativa. No total, o Prominp j lanou seis ciclos de qualificao profissional, sendo o ltimo no ano de 2012. Para Pernambuco, no ltimo ciclo, foram oferecidas o total de 384 vagas em diversas categorias para o nvel fundamental, mdio e superior (Prominp, 2012).

2. Processo de aprendizado: compreendendo as empresas do setor e o mercado de trabalho


Ao longo dos anos, o Prominp tem aperfeioado seu modelo de qualificao, por meio do estudo dos resultados das suas aes, num processo de ajuste contnuo para melhora da eficincia. Como exemplo, possvel citar a eliminao da experincia exigida para os cursos onde, em substituio, o aluno passou a receber um nivelamento tcnico, por meio de complementao especfica por rea de estudo, que pode ser de mecnica de dutos ou montagem, soldagem e revestimento, como tambm de eltrica e eletrnica. O nivelamento tem o intuito de preparar o aluno para os conhecimentos especficos da categoria que decidiram se inscrever. Essa exigncia se fez necessria, tendo em vista o cenrio nacional com falta de mo de obra experiente e a grande quantidade de vagas no preenchidas nos dois primeiros editais por falta de candidatos com a experincia mnima exigida. A ilustrao da substituio da experincia profissional pelo mdulo de nivelamento est representada na Figura 1.

Fonte: PROMINP, 2012 Figura 1. Substituio de Experincia Profissional por Mdulo de Nivelamento 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Por outro lado, para as categorias de encarregado, a experincia ainda exigida em edital, mesmo que o tempo requerido tenha sido consideravelmente reduzido (Prominp, 2012). A etapa de nivelamento de Qualificao ou Formao foi a alternativa encontrada pelo Prominp, tambm chamada de fase 1 do Ciclo de Educao Profissional. A segunda fase do ciclo compreende a qualificao profissional e a fase complementar seria a experincia profissional (Nascimento Filho et al, 2010), conforme apresentado na Figura 2. Outro aprendizado se deve a reduo da exigncia de desempenho nas provas. No primeiro edital, o aluno seria eliminado caso no obtivesse 50% dos pontos das provas. A partir do segundo, em virtude do baixo ndice de aprovao, a exigncia de eliminao foi reduzida para 20% dos pontos. Esse resultado se deveu, possivelmente, a deficincias histricas de escolaridade encontradas no Brasil, comumente observado nesse tipo de mo de obra (Santos et al., 2012; Costa e Tomasi, 2009). Para o caso dos alunos-empresa, no houve at ento uma rota alternativa eficaz e atrativa para as empresas, resultantes do aprendizado nesses editais, sendo essa modalidade preterida em detrimento do aluno pblico, a partir do edital lanado em 2008, referente ao terceiro ciclo de qualificao do Prominp.

Fonte: Nascimento Filho et al (2010) Figura 2. Ciclo de Educao Profissional 2.1. Resultados dos editais do aluno empresa do PROMINP 2006 e 2007 Os primeiros editais lanados pelo Prominp, com vagas destinadas a alunos empresa, foram lanados em 2006, sendo o n 02/2006 para os cargos de nvel bsico, mdio, tcnico e inspetor; e o n 04/2006 para o nvel superior. Os resultados apontaram para um ndice de 6,38% de aprovao, nmeros que demonstram que o resultado esteve muito aqum das vagas disponveis, conforme pode ser observado na Tabela 1. Tabela 1. Comparativo de vagas disponveis e aprovao para os alunos empresa em 2006 Processo Seletivo Pblico - Editais n 02/2006 e n 04/2006 do Prominp Total de vagas para os cursos de qualificao profissional para os alunos-empresas no 1 Ciclo Nvel Bsico Mdio Tcnico Inspetor Superior Vagas 677 859 181 438 1215 Aprovados 19 57 14 47 78 Percentual 2,81% 6,64% 7,73% 10,73% 6,42%

Total 3370 215 6,38% 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Os segundos editais, lanados em 2007, seguiram a mesma tendncia dos primeiros. Neste, ocorreu um aumento substancial no nmero de vagas, j que em 2006 foram oferecidas 3.370 vagas para todo o Brasil e em 2007, o nmero de vagas aumentou para 6.257, o que representou 85,66% a mais de vagas disponveis no comparativo com os editais do ano anterior. No entanto, apesar do nmero crescente de procura e aprovao para o nvel superior, o mesmo no ocorreu para as categorias de nvel bsico, mdio e tcnico e para os inspetores. Sendo assim, o impacto do no preenchimento foi ainda mais acentuado, conforme pode ser visto na Tabela 2. Tabela 2. Comparativo de vagas disponveis e aprovao para os alunos empresa em 2007 Processo Seletivo Pblico - Editais n 02/2007 e n 04/2007 do Prominp Total de vagas para os cursos de qualificao profissional para os alunos-empresas no 2 Ciclo Nvel Bsico Mdio Tcnico Inspetor Superior Vagas 2451 2052 180 759 797 Vagas portadores de nec. especiais 0 16 2 0 0 Total de Vagas 2451 2068 182 759 797 Aprovados 41 44 11 38 140 Percentual 1,67% 2,14% 6,11% 5,01% 17,57%

Total 6239 18 6257 274 4,39%

2.2. Possveis razes para a estagnao do modelo original do aluno empresa do PROMINP O mundo empresarial mostra-se bastante dinmico, sendo essa caracterstica um aspecto estratgico a ser considerado, independente do negcio. Isso se mostra com maior evidncia, quando se observam as empresas de construo e montagem de grandes empreendimentos. Nesse caso, elas possuem prazo para concluso das obras e esto propensas a diversidades, que incluem efeitos climticos etc. Assim, parece ter sido inexequvel prever que a necessidade de vagas, com a preciso exigida, pudesse ser configurada para editais a serem lanados em uma data definida e nica, igualitria para todas as empresas e que coincidisse com o perodo em que se mostrariam imediatamente necessrias. No entanto, ainda assim, os dois editais revelaram um quantitativo razovel de vagas, provavelmente ainda reduzido em comparao a necessidade das empresas, ao se considerar os grandes investimentos na cadeia de petrleo e gs desde o lanamento do Prominp. O nmero reduzido de aprovados se mostrou um dos grandes entraves replicao do modelo, j que os percentuais de vagas preenchidas em comparao com a expectativa corroboraram para o baixo crdito no modelo. Na realidade, com a reduo do ponto de eliminao na prova, que era de 50% e passou a ser de 20% (Prominp, 2007), imaginou-se que a aprovao e o consequente preenchimento das vagas seria substancialmente superior. No entanto, conforme demonstrado nas Tabelas 1 e 2, apesar de ter ocorrido um crescimento no nmero absoluto de aprovados, houve uma reduo mdia em percentual de vagas preenchidas, o que denota um resultado contrrio expectativa gerada. Considerando esse resultado, surge a necessidade de se avaliar as razes pelas quais o modelo no alcanou a participao efetiva das empresas do setor, conforme idealizado pelo programa. Para isso, preciso inicialmente ressaltar que, ao indicar seus funcionrios para participar do edital dos cursos, a empresa se comprometeria com os custos at o final, mesmo que houvesse evaso do aluno, por qualquer motivo. Sendo assim, caso houvesse demisso do empregado aprovado no curso, a empresa se responsabilizaria pelo custo correspondente ao aluno, independente de no mais poder usufruir do empregado qualificado. Aps a aprovao, o empregado aprovado no curso teria que aguardar a ordem de chamada para que pudesse efetivamente ser qualificado. Isso poderia resultar em um tempo considervel de espera, a depender da colocao em que o candidato tivesse sido aprovado. Neste caso, a empresa aguardaria a convocao do empregado para que comeasse a custear o valor referente a 50% do curso. Outro ponto a ser considerado se deve s diferenas entre os perfis profissionais das empresas, mesmo que essas estejam atreladas a cadeia de petrleo e gs. H uma diversidade de materiais e processos, o que acaba por diferenciar cada perfil dos empregados das empresas, mesmo que certa categoria possua uma mesma denominao. Ainda vale lembrar que existem os aspectos da cultura organizacional que interferem na maneira de executar as atividades nas empresas. Como exemplo, pode ser citado a diversidade de tarefas associadas categoria de soldador, com suas especificidades, o que acaba por se tornar um gargalo na tentativa de modelar um contedo nacional, que seja nico e abrangente, sem incorrer em excessos. Sobre o assunto, Goldman (2002) relata diversos tipos de processos de solda diferentes, a saber: Solda de Arco ou Solda Eltrica, Solda de Baixo Teor de Hidrognio, Solda de Gs Inerte MIG, Solda Com Gs Inerte TIG, Solda de Arco Submerso, Solda Plasma, Solda a Gs ou oxiacetilniaco, Solda a Ponto, Solda a laser etc. Com essa diversidade, parece ser improvvel que os cursos gerais de soldador de tubulao e de soldador de estrutura possam ser adequados to distintas necessidades. Considerando todos esses fatores, possvel pressupor que somente quando o contedo dos cursos apresentava4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 se adequado empresa e s funes necessrias, alm de cumprir o prazo esperado, que a indicao de empregados para as vagas efetivamente aconteceria.

3. Ponderaes para a construo de um novo modelo para o aluno empresa


A discusso de metodologias para uso de recursos em igualdade, com benefcios para o setor pblico e privado, sempre esteve presente em diversas esferas sociais, onde projetos bem sucedidos so exaltados como modelos de excelncia. Isso se deve ao fato de que nem sempre fcil estabelecer essas parcerias, onde muitas vezes os interesses so controversos. Di Pietro (1999), ao tratar das parcerias na administrao pblica, define as parcerias pblico privadas como sendo todas as formas de sociedade que, sem formar uma nova pessoa jurdica, so organizadas entre os setores pblico e privado, para a consecuo de fins de interesse pblico (Di Pietro, 1999). A construo de um novo modelo de parceria que seja adequado tanto s exigncias de flexibilidade e agilidade, conforme requer o meio empresarial, mas ainda atente para os critrios legais, sociais e isonmicos, conforme exigem as instituies do poder pblico, no se mostra uma tarefa simples e requer uma reflexo ponderada. Parece razovel que o modelo no pode basear-se nos moldes utilizados para o aluno pblico. Assim, no seria congruente que o candidato ao aluno empresa necessite participar de uma chamada pblica ou processo seletivo pblico. No entanto, apenas deix-lo mais flexvel ainda no responderia a todas as peculiaridades necessrias a cada empresa. Como cada empreendimento apresenta suas especificidades, o Prominp e as respectivas entidades executoras dos cursos como, por exemplo, o Senai, Instituto Federal e Universidades Federais precisariam estar em constante adequao s necessidades das empresas. Por outro lado, estas constantemente dariam subsdios para atualizar as entidades de qualificao profissional, fazendo com que a sinergia fosse estratgica no desenvolvimento de ambos. Com isso, os cursos seriam cada vez mais adequados necessidade de cada regio e os profissionais seriam mais bem preparados para os demandantes. Por meio dessa proposio sinrgica, poderia existir um compromisso maior em absorver a mo de obra qualificada por essas instituies, j que a empresa contribuiria profundamente com o processo, num contexto de pertencer a este. A literatura corrobora com a afirmativa de que em qualquer categoria profissional, existem perfis adequados que resultam em maior rendimento na funo (Faissal, Passos e Mendona, 2006; Santos, 1985). Ento, de se pressupor que a mxima seja adequada tambm para as funes de obras civis e de montagem de equipamentos. Essa discusso aparenta ser mais ampla, j que os cursos de qualificao se propem a preparar o indivduo para o mercado de trabalho, no entanto, alguns no possuem o perfil adequado para a funo e, mesmo que tenham se capacitado, no exercero suas atividades com a eficincia esperada. importante ressaltar que as empresas do setor esto habituadas a identificar os trabalhadores com os perfis apropriados. Esses, em geral, comeam a trabalhar nas grandes construes em categorias mais simples que so, por exemplo, os ajudantes de obras. Durante o perodo previsto para a construo, eles so capacitados, levando-se em conta os aspectos psicolgicos, habilidades fsicas e mesmo os aspectos comportamentais que so determinantes para a elevao de categoria, de forma similar ao que ocorre em outras empresas de bens ou servios, podendo ocorrer em curto espao de tempo, tendo em vista o dinamismo natural de obras de construo e montagem. 3.1. Proposta de um novo modelo para aplicao do aluno empresa do Prominp Ao se tratar de contedo local, tendo em vista as questes da indstria nacional, possvel fazer, de forma simplista, uma correlao com a mo de obra regional. O contedo regional para a mo de obra seria o incentivo para que mais pessoas que residem prximo s construes, sejam aproveitadas nas obras. No entanto, qualquer ao neste sentido poderia indicar algum privilgio em detrimento a outros trabalhadores oriundos de localidades distantes e que estariam aptos a ocupar essas funes. A reflexo se mostra importante ao se considerar os impactos sociais decorrentes da migrao da mo de obra, com efeitos que podem ser medidos nos indicadores sociais pblicos. Assim, considerar o pblico local sem limitar a mo de obra de outras localidades tem se mostrado comum e habitualmente empregado em obras dessa natureza. Como experincia profissional prtica no se adquire em cursos de qualificao, a alternativa seria incentivar a elevao de categorias profissionais para que, durante as obras, novos profissionais sejam capacitados e adequados s funes. Em parte, isso sempre acontece em obras, mas o Prominp pode ser um grande incentivador dessa iniciativa. Na Figura 3, apresentado um exemplo de como o Prominp pode ser um incentivador da elevao de categorias profissionais em obras de construo e montagem na rea de petrleo e gs natural. A princpio, a empresa seria responsvel por identificar o perfil e contratar o empregado sem experincia. Aps a experincia adquirida na funo de ajudante ou outra atividade afim, o empregado estaria apto a participar da elevao de categoria, com o apoio do Prominp. A figura ainda alerta para os aspectos da escolaridade, fundamental para o aprimoramento em categorias que exigem maior nvel de complexidade cognitiva. Assim, recomenda-se a aplicao de programas de elevao de 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 escolaridade em conjunto a este modelo como prerrogativa para a continuidade da elevao de categorias profissionais.

Curso Prominp

Curso Prominp

Curso Prominp

Curso Prominp

Fonte: Adaptado do Prominp, 2006a Figura 3. Exemplo de uso modelo Aluno Empresa como incentivador da elevao de categorias profissionais Iniciado nas obras da Refinaria Abreu e Lima, o novo modelo do programa aluno empresa do Prominp apresenta-se mais coeso e adequado s necessidades das grandes construtoras, pois parte do princpio de que a empresa indica os empregados com perfil. Eles so qualificados no curso que remodelado e adequado pela empresa, com o aval pedaggico da instituio de ensino e o Prominp se responsabiliza por 50% dos custos. A empresa, que j realiza treinamento e qualificao, tendo disponvel essa verba, se sentir impulsionada em realizar novas elevaes de categorias. Por outro lado, dessa forma os custos de qualificao para o Prominp so reduzidos e o pblico alvo plenamente aproveitado. Nesse modelo, a empresa indica sua demanda de qualificao com certa antecedncia, para que o Prominp apresente o pleito ao Senai, por exemplo, e eles disponibilizem o professor e a estrutura para o curso. Dessa forma, o custo mdio de um aluno do Prominp mostra-se bem menor em comparao ao praticado para o aluno pblico, j que alm dos custos normais relativos ao curso, no so necessrios os pagamentos de bolsas de estudo para desempregados. Os cursos passam a custar ao Prominp somente cinquenta por cento do valor, na comparao com o aluno pblico. Alm disso, o emprego do recurso retorna plenamente para as obras ligadas a cadeia de petrleo e gs, objeto do programa.

Figura 4. Modelo Aluno Empresa original formatado pelo Prominp O modelo antigo do aluno empresa do Prominp previa que a empresa contrataria o funcionrio e o indicaria para a formao, conforme demonstrado na Figura 4. O X% representa o percentual de vagas que o Prominp disponibilizaria 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 para ser aplicada na modalidade de aluno empresa, no perodo da execuo dos cursos. A questo central sempre foi o comprometimento na contratao dos alunos antes de atestar a sua habilidade e capacidade profissional. Isso ampliava o receio em participar do modelo. Como a premissa de se aplicar o modelo aluno empresa de que seja ofertado a funcionrios j empregados, a exigncia da contratao parecia um srio entrave, j que a empresa preferiria ver o resultado da qualificao e optar pelos melhores, o que no era possvel no modelo. No novo modelo, as empresas fariam o mapeamento das demandas e indicariam os funcionrios que tivessem aptido para realizar o curso, ou seja, teriam habilidades e perfil psicolgico e comportamental conforme exige a categoria. O curso seria realizado totalmente ou parcialmente dentro da empresa e poderia se dar em formato de qualificao, aperfeioamento ou reciclagem. O X, da Figura 5, representa o total de alunos da empresa que seriam qualificados no modelo. O diferencial que o programa passa a se apresentar como um estimulador da elevao de categorias profissionais, onde a empresa no mais contrataria algum para a formao, mas passaria a indicar seus empregados que tivessem aptido para as categorias que exigem maior especializao, considerando as habilidades necessrias e os perfis adequados para a funo.
A Empresa fica responsvel por selecionar, contratar e aprimorar os novos ajudantes

Responsabilidade do PROMINP e execuo do SENAI

O Prominp passa a atuar como parceiro para a elevao de categorias profissionais

Figura 5. Modelo Aluno Empresa aplicado nas Obras da Refinaria Abreu e Lima A grande modificao, ao se comparar com o modelo inicial, se deve ao fato de que no mais preciso um edital pblico comum para todas as empresas decidirem participar, com categorias generalizadas e pouco especficas. No novo modelo, os cursos so customizados para atender s especificidades, sem perder o controle das comprovaes legais exigidas ao se utilizar verba pblica. As empresas escolhem a data, definem o perfil e assumem o valor correspondente aos cinquenta por cento previstos no modelo, que poder ser negociado diretamente com a instituio de ensino. Para o caso de Pernambuco, um contrato complementar entre a empresa e o Senai se fez necessrio para quitar o pagamento restante, o que deu as garantias para a empresa que a demanda seria cumprida no tempo requisitado. Nesse novo modelo, 342 empregados foram qualificados at 28 de maio de 2012, nos cursos de fundamentos de mecnica e montagem e fundamentos de eletricidade e montagem, respectivos s categorias de Mecnico Montador e Eletricista Instalador. Espera-se que ainda em 2012, mais 500 novos empregados sejam qualificados pelo modelo em Pernambuco.

4. Consideraes Finais
A construo de um novo modelo perpassa pela premissa do aprendizado num intuito de formatar um modelo pblico privado adequado e que resultar na maturidade e na perpetuao do programa. Com a reformulao do modelo aluno empresa, o Prominp passa a resgatar essa modalidade e novamente aprender com as aes desenvolvidas, como j o fez em diversos momentos ao longo dos ciclos do PNQP Plano Nacional de Qualificao Profissional. O programa aluno empresa apresenta-se mais flexvel e ajustado s necessidades das empresas, em comparao ao modelo anterior. Com isso, uma nova perspectiva se abre ao Prominp em todo o territrio nacional. Nesse caso, esperase que novas empresas venham a aderir ao programa e que o uso dos recursos seja cada vez mais focado no 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 desenvolvimento estratgico da mo de obra local, o que implicar em reduo de impactos sociais e um maior benefcio no mbito pblico e privado. O modelo pioneiro que tem sido aplicado em Pernambuco contempla somente as categorias que exigem o fundamental completo, como requisito para o curso. Os demais requisitos para escolha e indicao do funcionrio so estabelecidos pela empresa. Vale lembrar que possvel replicar o modelo para categorias com nvel escolar maior e naquelas que requeiram outros requisitos, quer sejam escolares ou no. A aplicao do modelo em outras unidades da cadeia de petrleo e gs poder atestar a sua eficcia. A experincia com o aluno empresa em novos contextos trar a consolidao do modelo e aprimoramento dos processos inerentes. Futuros estudos podero aferir quais os impactos sociais e econmicos que este modelo prope sociedade e a sua contribuio para as empresas contempladas pelo Prominp.

5. Referncias
COSTA, L. R., TOMASI, A. P. N. O canteiro de obras escola? Formao e qualificao profissional na construo civil. Teoria e Sociedade, n 17, v. 2, 2009. DI PIETRO, M. S. Z. Parcerias na Administrao Pblica: concesso, permisso, franquia, terceirizao e outras formas. 3. ed. 328f, p. 31, So Paulo: Atlas, 1999. FAISSAL, R.; PASSOS, A. E. V. M.; MENDONA, M. C. F. Atrao e Seleo de Pessoas, Ed. FVG, Rio de Janeiro RJ, 2006. GOLDMAN, C. F., Anlise de acidentes de trabalho ocorridos na atividade da indstria metalrgica e metal-mecnica no estado do rio grande do sul em 1996 e 1997 breve interligao sobre o trabalho do soldador. Porto Alegre, 2002. 133f, Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. LULA, A. M., PETKOVIC, M. A. L. Os desafios de qualificao profissional do Prominp para o setor de petrleo e gs: Caso do Frum Prominp de Pernambuco. Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, IBP2446_10, Rio de Janeiro, 2010. NASCIMENTO FILHO, L. P., CHAVES, A. L. P., CAMPOS, M. F., FURTADO, S. R., MELO, J. H. S., FREIRE, L. G. M., LOPES, R. R. Capacitao profissional como fator crtico de sucesso para a implantao de empreendimentos da indstria de leo e gs natural. Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, IBP3357_10, Rio de Janeiro, 2010. PROMINP. Apresentao do 4 Workshop Nacional do Prominp: Resultados de 2006. 2006a. Disponvel em <http://antigoprominp.petrobras.com.br>. Acesso em 25 de maio de 2012. _________. Stio eletrnico do Programa de Mobilizao da Indstria Nacional de Petrleo e Gs Natural. Disponvel em <http://www.prominp.com.br>. Acesso em 20 de abril de 2012. _________. Edital N 4/2006 Programa De Mobilizao Da Indstria Nacional De Petrleo E Gs Natural Prominp: Processo seletivo pblico para ingresso alunos-empresas. 2006b. Disponvel em <http://antigoprominp.petrobras.com.br>. Acesso em 20 de maio de 2012. _________. Edital N 4/2007 Programa De Mobilizao Da Indstria Nacional De Petrleo E Gs Natural Prominp: Processo seletivo pblico para ingresso alunos-empresas. 2007. Disponvel em <http://antigoprominp.petrobras.com.br>. Acesso em 28 de maio de 2012. SANTOS, I. E. R.; SOUZA, M. A. B.; ARRUDA, J. S.; MACIEL, D. E. A.; MACIEL, D. L. A.. Levantamentos das condies de segurana no trabalho em um canteiro de obras em Aracaju, Sergipe. Scire Salutis, Aquidab, v.2, n.1, p.35-48, 2012. SANTOS, O. B. Psicologia Aplicada Orientao e Seleo de Pessoal. So Paulo, Pioneira, 1985.

También podría gustarte