Está en la página 1de 6

DIOCESE DE FRANCA

Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica

1. ORAO INICIAL (invocao do Esprito Santo) 2. LEITURA ORANTE DA BBLIA: MC. 10. 17-31 (pg. 5-6) 3. CATEQUESE: Vocao Para que estamos no mundo?
Estamos no mundo para conhecer e amar a Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir 1 para o cu. Ser uma pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Ns vimos de mais longe que dos nossos pais. Ns vimos de Deus, do qual provm toda a felicidade do Cu e da Terra, e somos esperados na sua eterna e ilimitada bemaventurana. Entretanto, vivemos neste mundo. De vez em quando, sentimos a proximidade de nosso Criador; frequentemente, no sentimos mesmo nada. Para encontrarmos o caminho para casa, Deus enviou-nos o Seu Filho, que nos libertou do pecado, nos salvou de todo mal e nos conduz inefavelmente verdadeira Vida. Ele o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6)

O que o amor?
O amor a fora com que nos entregamos a Deus, que nos amou primeiro, para nos unirmos a Ele e assim acolhermos os outros como a ns mesmos, por amor a Deus, sem reservas no corao. Jesus coloca o amor acima de todos os mandamentos, sem contudo os abolir. Santo Agostinho afirmava neste sentido: Ama e faz o que quiseres!, o que no to fcil como parece... O amor , portanto, a maior de todas as energias, aquela que anima e aperfeioa todas as outras foras com a vida divina.

Por que est Jesus associado ao cognome Cristo?


Na frmula breve Jesus o Cristo exprime-se o cerne da f crist: Jesus, o filho de um simples carpinteiro de Nazar, o Messias e Salvador esperado. Tanto o adjetivo grego Cristhos (Cristo) como o particpio hebraico mashiah (messias) significam ungido. Em Israel, eram ungidos reis, sacerdotes, e profetas. Os Apstolos perceberam que Jesus tinha sido ungido com o Esprito Santo (At. 10,38). Na sequncia de Cristo, chamamo-nos cristos, para exprimir a nossa elevada vocao.

Como edificada a Igreja una, santa, catlica e apostlica?


Na Igreja, h leigos e clrigos que, como filhos de Deus, tm a mesma dignidade. Tm tarefas de igual valor, mas distintas. A misso dos leigos construir e reconstruir o mundo segundo o modelo do Reino de

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

DIOCESE DE FRANCA
Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica Deus. Para eles esto ordenados ministros (clrigos) com o servio do governo eclesial, do ensino doutrinal e da santificao sacramental. Em ambos os estados tambm h cristos que, de modo especial, em castidade e pobreza e obedincia, se colocam disposio de Deus (por exemplo, os membros das ordens e das congregaes religiosas). Cada cristo tem a misso de testemunhar o Evangelho com a prpria vida. Mas Deus percorre, com cada pessoa, um caminho prprio. A uns envia como leigos, para construrem o Reino de Deus no meio do mundo, numa famlia e com uma profisso; para isso, concede-lhes, no Batismo e na Confirmao, todos os dons do Esprito Santo necessrios. A outros carrega com o ministrio pastoral, para guiar, ensinar e santificar o Seu Povo; ningum pode reclamar a si esta misso, pois o prprio Senhor que os envia e d, mediante o sacramento da Ordem, a Sua fora divina para o caminho, para, no lugar 2 de Cristo, atuar e celebrar os sacramentos.

Em que consiste a vocao dos leigos?

A palavra vocao vem do latim vocare, que significa chamar; e vocatio, que significa chamamento.

Vocao um chamamento de Deus.

Os leigos so enviados para se comprometerem na sociedade, para que o Reino de Deus possa crescer no mundo. Um leigo no um cristo de segunda classe, porque ele participa do ministrio sacerdotal de Cristo (sacerdcio comum dos fiis). Ele empenha-se para que as pessoas do seu meio (escola, faculdade, famlia e profisso) aprendam a conhecer e a amar Cristo. Ele cunha com a sua f a sociedade, a economia e a poltica. Ele promove a vida eclesial assumindo ministrios, como o acolitado e o leitorado, disponibilizando-se para dirigir grupos e aderindo aos movimentos e conselhos eclesiais (por exemplo, os conselhos paroquiais, pastoral ou econmico). Tambm os jovens devem refletir seriamente sobre o lugar em que Deus os quer.

Que misso tem os bispos?


Os bispos tm a responsabilidade pela Igreja local a eles confiada, assim como a corresponsabilidade pela Igreja universal. Exercem a sua autoridade em comunho mtua e em proveito de toda a Igreja, sob a orientao do Papa. Os Bispos devem ser, antes de mais, apstolos, isto , testemunhas fiis de Jesus, que pessoalmente os chamou Sua intimidade e os envia. Por isso, eles trazem Cristo humanidade e a humanidade a Cristo, mediante o seu anncio, a celebrao dos Sacramentos e a conduo da Igreja. Enquanto sucessor dos apstolos, o Bispo exerce o seu ministrio por fora da autoridade apostlica que detm; ele no um funcionrio ou uma espcie de assistente do Papa, mas atua com ele e sob a sua orientao.

Porque quer Jesus que haja pessoas que vivam para sempre em pobreza, em castidade celibatria e em obedincia?
Deus amor. Ele tambm deseja o nosso amor. Uma forma de entrega amorosa a Deus viver como Jesus, ou seja, pobre, celibatrio e obediente. Quem assim vive tem cabea, corao e mos livres para Deus e para a humanidade. Surgem continuamente indivduos que se deixam conquistar, verdadeira e totalmente por Jesus, a ponto de, por causa do Reino dos Cus (MT 19,12) entregarem tudo a Deus, mesmo coisas boas, como as suas riquezas, a

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

DIOCESE DE FRANCA
Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica autodeterminao e o amor conjugal. Esta existncia segundo os conselhos evanglicos em pobreza, castidade celibatria e obedincia, mostra a todos que o mundo no tudo. No fundo, s o encontro face a face com o esposo divino far a humanidade feliz.

O que acontece na confirmao?


Na confirmao marcado na alma do cristo batizado um selo indelvel e eterno, que s se pode receber uma vez. O dom do Esprito Santo a fora do Alto em que esse cristo realiza a graa do seu Batismo ao longo da vida, como testemunha de Cristo. Ser confirmado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: sim, eu 3 creio em Ti, meu Deus; d-me o Teu Esprito Santo, para que eu te pertena totalmente, nunca me separe de Ti e Te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: sim, Eu tambm creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Esprito at a Mim mesmo; pertencer-te-ei totalmente; nunca Me separarei de Ti, nesta e na vida eterna; estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras; mesmo que Me esqueas, estarei sempre aqui, em bons e maus dias.

O que entende a Igreja por sacramento da Ordem?


Os sacerdotes da Antiga Aliana encararam a sua misso como uma mediao entre o celeste e o terreno, entre Deus e seu povo. Sendo Cristo o nico mediador entre Deus e a humanidade (ITM 2, 5), Ele aperfeioou e concluiu este sacerdcio. Depois de Cristo, o sacerdcio s pode existir em Cristo, na imolao de Cristo na cruz e atravs do chamamento e do envio apostlico. Um ministro catlico ordenado no celebra os sacramentos por fora prpria ou por perfeio moral (que ele, frequentemente infelizmente, no tem), mas in persona Christi. Pela sua ordenao, cresce nele a fora de Cristo. Que transforma, cura e salva. Porque o ministro ordenado de si nada tem, acima de tudo um servo. Por isso, o sinal de reconhecimento de um autntico ministro ordenado o humilde assombro pela sua prpria vocao.

Quem pode receber o sacramento da Ordem?


admitido Ordem do Diaconado, do Presbiterado e do Episcopado qualquer homem batizado e catlico que a Igreja chamar a esse ministrio.

Porventura todas as pessoas esto vocacionadas para o Matrimnio?


Nem todas as pessoas so chamadas ao Matrimnio. Tambm tem pessoas que vivem ss podem ter uma vida plena. A algumas delas Jesus revela um caminho especial; Ele convida-as a viverem solteira por causa do Reino dos Cus (Mt 19,12). Muitas pessoas que vivem ss sofrem da sua solido, entendem-na apenas como carncia e desvantagem. Porm, uma pessoa que no tenha de preocupar com o conjugue ou com a famlia goza de liberdade e independncia e tem tempo para coisas interessantes e importantes que uma pessoa casada no conseguiria fazer. Talvez seja da vontade de Deus que ela se preocupe com pessoas que no contam com o apoio de

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

DIOCESE DE FRANCA
Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica ningum. No raramente at, Deus chama tal pessoa a uma especial proximidade de Si; o caso, portanto, do desejo de renunciar um parceiro, por causa do Reino dos cus. No entanto, no Cristianismo no existe uma vocao ao desprezo do matrimonio ou da sexualidade. O celibato livre s pode ser vivido no amor e do amor, enquanto sinal poderoso de que Deus o mais importante. O celibatrio renuncia a relao sexual, mas no ao amor; ele vai, cheio de desejo, ao encontro de Cristo, esposo que vem (MT 25,6).

4. Visita ao Seminrio
Seguindo a dinmica do encontro catequtico os catequistas so incentivados a marcarem uma visita ao seminrio diocesano. Esta visita ao seminrio dever ser agenda no ms de agosto. Cada um dos seminrios 4 diocesanos (Seminrio Maior em Franca e Seminrio Propedutico em Sales Oliveira) receber os catequistas e catequizandos da forania mais prxima. Para isso sugerimos a seguinte diviso: Seminrio Maior Franca: 1) Nossa Senhora da Conceio; 2) Santa Gianna; 3) Nossa Senhora Aparecida ; Seminrio Propedutico Sales Oliveira: 1) Beata Madre Rita; 2) So Joaquim; Agendamento. Ligar para os seminrios comunicando a quantidade de crismandos (grupo com at 50 pessoas). O grupo ser acompanhado por um seminarista. A visita consiste em trs momentos: 1) orao na capela; 2) visita aos outros ambientes; 3) testemunho vocacional do seminarista. Caso queiram, podem providenciar um cafezinho ao final. Ps-visita. Verificar se algum jovem gostaria de ser acompanhado vocacionalmente. Se algum manifestar este desejo, deve ser encaminhado primeiramente para conversar com o proco e, posteriormente, participar dos encontros vocacionais da diocese. CONTATO Seminrio Diocesano N.Sra. do Patrocnio (Franca) Rod. Franca Ribeiro Corrente km 1 (16) 3701 02 22 Reitor: Pe. Adilson Aparecido Fortunato. Seminrio Diocesano Propedutico (Sales Oliveira) Rua XV de Novembro, 63 (16) 3852 27 44 Reitor: Pe. Leonaldo Cardoso Beneti

pvocacional@diocesefranca.org.br www.diocesefranca.org.br

Imaculada Conceio, Rogai por ns!

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

DIOCESE DE FRANCA
Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica

LEITURA ORANTE
1. Orao Inicial Senhor Jesus, envia teu Esprito, para que ele nos ajude a ler a Bblia no mesmo modo com o qual Tu a leste para teus discpulos no caminho de Emas. Com a luz da palavra escrita na Bblia, Tu os ajudaste a descobrir a presena de Deus nos acontecimentos dolorosos de tua condenao e morte. Assim, a cruz, que parecia ser o final de toda esperana, apareceu para eles como fonte de vida e ressurreio. Cria em ns o silncio para escutar tua voz na Criao e na Escritura, nos acontecimentos e nas pessoas, sobretudo nos pobres e nos que sofrem. Tua palavra nos oriente a fim de que tambm ns, como os discpulos de Emas, possamos comunicar a fora de tua ressurreio aos outros, testemunhar que Tu ests vivo entre ns como fonte de fraternidade, de justia e de paz. Isto o pedimos em teu nome, tu que vives e reinas pelos sculos dos sculos. Amm. 5 2. Leitura - Mc 10, 17-30
17. Jesus saiu caminhando, quando veio algum correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? 18. Disse Jesus: Por que me chamas de bom? S Deus bom, e mais ningum. 19. Conheces os mandamentos: no comenters homiccio, no cometers adultrio, no roubars, no levantars falso testemunho, no prejudicars ningum, honra teu pai e tua me! 20. Ele ento respondeu: Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude 21. Jesus, fitando-o, com amor, lhe disse: S te falta uma coisa;. Vai, vende tudo o que tens, d o dinheiro aos pobres e ters um tesouro no cu. Depois, vem e segueme. 22. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possua muitos bens. 22. Olhando em volta Jesus disse aos seus discpulos: Como difcil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus 24. Os discpulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: Filhos, como difcil entra no Reino de Deus! 25. mais fcil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!! 26. Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: Quem ento poder salvar-se? 27. Olhando bem para eles, Jesus lhes disse: Para os homens impossvel, mas no para Deus. Para Deus tudo possvel! 28. Pedro comeou a dizer-lhe: Olha, ns deixamos tudo e te seguimos. 29. Jesus respondeu: Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmos, irms, me, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, 30. recebe cem vezes mais agora, durante esta vida casas, irmos, irms, mes, filhos e campos, com perseguies, - e no mundo futuro, vida eterna.

I.

LEITURA DO TEXTO: O que diz o texto?

Este evangelho conta a histria de um jovem que pergunta a Jesus qual o caminho para a vida eterna. Jesus lhe d uma resposta, porm o jovem no a aceita, porque era muito rico. A riqueza oferece certa segurana s pessoas e estas encontram dificuldade para desapegar-se desta segurana. Atados aos benefcios de seus bens, estas pessoas vivem preocupadas em defender seus prprios interesses. O pobre no tem esta preocupao, e por isso se sente mais livre. Porm existem pobres com mentalidade de ricos. So pobres, porm no so pobres em esprito (Mt 5,3). No somente a riqueza, mas tambm o desejo de riqueza pode transformar a pessoa e torna-la escrava dos bens deste mundo. E tero dificuldades para aceitar o convite de Jesus: Vende tudo que tens e d aos pobres, e ters um tesouro no cu; depois, vem e segue-me (v. 21). No dar o passo que Jesus pede. E eu, sou capaz de deixar tudo pelo Reino? No texto que agora escutamos, diversas pessoas de aproximam de Jesus para pedir-lhe um conselho? O jovem rico, os discpulos e Pedro. Durante a leitura tentemos estar atentos preocupao de algumas destas pessoas e s resposta que Jesus d a cada uma delas. a) Uma diviso do texto para ajudar na leitura: Mc 10,17: a pergunta da pessoa que quer seguir Jesus Mc 10, 18-19: a resposta inesperada e exigente de Jesus Mc 10, 20-21: a conversa entre Jesus e o jovem Mc 10, 22: o jovem se assusta e no quer seguir Jesus

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

DIOCESE DE FRANCA
Pastoral Vocacional (SAV PV) e Pastoral Catequtica
Mc 10, 23-27: Conversa entre Jesus e os discpulos sobre a entrada dos ricos no Reino Mc 10,28: a pergunta de Pedro Mc 10,29-30: a resposta de Jesus. II. a) Momento de silncio orante Para que a Palavra de Deus possa entrar em ns e iluminar a nossa vida. b) Algumas perguntas MEDITAO: O que o texto diz a mim?

6 - Qual o ponto deste texto que mais chamou a tua ateno? Por qu? - Qual a preocupao do jovem e qual o seu engano? - Que significa para ns hoje: Vende tudo o que tens, d o dinheiro aos pobres? possvel colocar em prtica esta palavra? - Como entender a comparao da agulha e do camelo? - Como entender o cntuplo nesta vida, porm com perseguies? - como entender e praticar hoje os conselhos que Jesus d ao jovem rico?
III. ORAO: O que o texto me faz dizer a Deus? Orao do Salmo 15 (14) SENHOR, QUEM MORAR EM VOSSA CASA? aquele que caminha sem pecado e pratica a justia fielmente; que pensa a verdade no seu ntimo e no solta em calnias sua lngua. Que em nada prejudica o seu irmo, nem cobre de insultos seu vizinho; que no d valor algum ao homem mpio, mas, honra os que respeitam o Senhor; No empresta seu dinheiro com usura, Nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilar quem vive assim! IV. CONTEMPLAO:

Coloco-me ainda mais consciente na presena de Deus. admirvel o amor de Jesus por cada um de ns! Ele continua me chamando, animando e me ajudando a responder! So tantos jovens que esto em busca de vida plena. Jesus os conhece e os ama. Quer chegar aos seus coraes. a) Que compromisso fao diante desta Palavra? Quero fazer tambm a experincia do desapego para estar mais disponvel ao servio da catequese.

Este material foi elaborado a partir do catecismo jovem YOUCAT para a catequese de crisma sobre o tema vocao a ser tratado em Agosto. (ms vocacional).

También podría gustarte