Está en la página 1de 3

ESCOLA EB/S DE CELORICO DE BASTO

TESTE DE AVALIAO DIAGNSTICO


CINCIAS NATURAIS 8 ANO

PROFESSOR ________________

NOME: __________________________________________________ N:_____ ___.SET.2012

ENC. EDUCAO

________________

A Terra um sistema formado por vrios subsistemas interligados. Um desses subsistemas a biosfera que, por seu lado, compreende tambm diversos subsistemas, os quais se encontram hierarquizados.

1- Analisa com ateno a figura 1, onde se encontram representados vrios subsistemas terrestres.

Fig. 1

1.1. Identifica os subsistemas terrestres assinalados pelas letras A, B, C e D. 1.2. Refere um exemplo de interaco que ocorre entre os subsistemas: 1.2.1. A e D.

1.2.2. C e D.

1.3. Refere de que modo a interferncia do Homem no subsistema A poder implicar alteraes nos restantes subsistemas.

2. Coloca por ordem crescente de complexidade os seguintes nveis de organizao. Biosfera / Organismo / Ecossistema / Populao / Comunidade 3. O coelho, quando no seu ambiente, est sob a influncia de dois tipos de fatores, os biticos e os abiticos.

Fig. 2

3.1. Completa o quadro que se segue, escrevendo na coluna A os fatores biticos e na coluna B os fatores abiticos.

Coluna A
(fatores biticos)

Coluna B
(fatores abiticos)

4. Os seres autotrficos so seres que: (Assinala com um X a opo correta) ____ se alimentam de outros seres vivos; ____ produzem matria mineral a partir de matria orgnica; ____ produzem matria orgnica a partir de matria mineral; ____ produzem matria orgnica a partir de matria inorgnica e de luz solar. 5. Os seres consumidores so seres que: (Assinala com um X a opo correta) ____ se alimentam de outros seres vivos; ____ produzem matria mineral a partir de matria orgnica; ____ produzem matria orgnica a partir de matria mineral; ____ produzem matria orgnica a partir de matria mineral e da luz solar. 6. Dos materiais que circulam nos ecossistemas, a gua destaca-se pela sua importncia. 6.1 Comenta a seguinte afirmao: A gua tem um percurso cclico na biosfera.

7. A intensa atividade do sistema Terra pode originar catstrofes naturais, acontecimentos de origem natural com consequncias graves para o equilbrio dos ecossistemas e para as populaes humanas. 7.1 D dois exemplos de catstrofes naturais. 7.2 Menciona duas medidas de proteo das populaes em caso de sismo. 8. A destruio da camada de ozono uma consequncia da poluio atmosfrica. Refere a importncia da camada de ozono para a vida na Terra.

9. Assinala com um X, nas seguintes questes, a opo correta: 9.1 Um recurso : ____ o que a Natureza nos oferece; ____ tudo aquilo que o Homem constri; ____ tudo aquilo que o Homem precisa; ____ nenhuma das opes anteriores. 9.2 Os recursos naturais so: ____ no renovveis; ____ renovveis e no renovveis; ____ renovveis; ____ nenhuma das opes anteriores. 9.3 Um resduo : ____ material que, desde a produo ao consumo, no apresenta interesse econmico; ____ material que no se desperdia; ____ tudo o que necessrio para viver; ____ nenhuma das opes anteriores. 10. D dois exemplos de recursos naturais. 11. Identifica dois meios de preservao da Natureza. Bom Trabalho!

También podría gustarte