Está en la página 1de 4

SALRIO BASE

Em todo o territrio nacional onde houver um cidado trabalhando , fica estabelecido que o rendimento no poder ser menor que um Salrio Base, de carter mensal, que ser a renda mnima de um trabalhador em qualquer cargo ou profisso, por qualquer trabalho executado, sendo este pago por um mnimo de 40 horas de trabalho semanal. O Salrio Base fixado pelo Governo , conforme clculos da necessidade mensal mdia de um trabalhador para seu sustento e da famlia, e da riqueza gerada pelo conjunto de trabalhadores para a nao. O Estado fixa compromisso em elevar o Salrio Base na medida que a nao prospera perante o cenrio mundial. O Salrio Base no poder ser diminudo, exceto em caso de grave situao financeira do Estado, com aprovao do povo atravs de plebiscito e referendo do Senado.

O Clculo do SB ser efetuado pelo valor de: 01 Cesta bsica 20 Passagens de nibus Municipal. 01 Prestao de moradia. 30 KW Energia Eltrica 15 M gua Acrscimo de 10% sobre o apurado.

GORJETA
Gorjeta no salrio, no sentido estrito que a lei confere palavra, fazendo parte, tosomente, da remunerao do trabalhador. No se h falar, portanto, em integrao para clculo de parcelas de aviso prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado. GORJETA - INTEGRAO. (TRT-RO-18070/99 - 2 T. - Rel. Juiz Fernando Antnio de Menezes Lopes - Publ. MG. 26.04.00) Gorjeta um ttulo em pecnia que se paga de forma separada ao garom, por conta do seu servio prestado. H duas espcies de formalizao da gorjeta: as de carter espontneo e as consideradas "compulsrias". Entende-se por espontnea, aquela gorjeta dada diretamente pelo cliente ao empregado, que lhe prestou um servio sem necessariamente passar pelo conhecimento do empregador. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/10799/1/Gorjeta/pagina1.html#ixzz1FBZZJQ00 Por Roberto Victor Pereira Ribeiro COMISSES Comisso uma recompensa, na maioria das vezes financeira, oferecida pela intermediao de negcios ou cumprimento de metas ou objetivos definidos previamente com o intuito de motivar manter a lucratividade comercial. Existem numeras formas de comisso, como por exemplo sobre corretagem de imveis, venda de mercadorias,

economia de recursos entre outros. Existem ainda comisses cumulativas, tambm conhecidas como comisso em cascata. Nestes casos, uma pessoa recebe comisso sobre as vendas ou metas de outras pessoas de sua equipe

GRATIFICAO
A gratificao, em sentido amplo, prevista no artigo 457, 1, da Consolidao das Leis do Trabalho. O ajuste, expresso ou tcito, requisito para que a gratificao seja considerada parcela salarial, motivo, alis, de polmica na doutrina e na jurisprudncia. Deveras, no que tange natureza jurdica do instituto, para a corrente minoritria, o ajuste contratual deve ser expresso. Para outra corrente, basta que o instituto seja pago regularmente (ajuste tcito). Assim, se a gratificao paga de forma habitual, malgrado ter sido, ou no, pactuada formalmente, considerada parcela salarial. Parece-nos mais acertada, juridicamente, a segunda corrente. A mesma inferncia se aplica ao prmio. Enfim, pagando o empregador prmio ou gratificao, por mera liberalidade[1], isto , de maneira diversa da prevista no artigo 457, 1, da CLT, sem ajuste que os identifique como ttulos salariais e, principalmente, inexistindo habitualidade, no h de se falar em incidncia de encargos trabalhistas (13 salrio, frias, acrescidas do tero constitucional, FGTS, etc.) Leia mais: http://www.juslaboral.net/2009/09/premio-e-gratificacao-remuneracaoou.html#ixzz1FBbDuZSP Marcos Fernandes Gonalves

Dirias
So provises em dinheiro ou em gnero destinados viagem. So valores atribudos ao empregado, destinados a compensar despesas de viagem e os desconfortos dela derivadas. Distino: a)dirias prprias: carter compensatrio, no integrando a remunerao; b)dirias imprprias: rendimento adicional; integrando a remunerao . Critrio distinto: dirias prprias so aqueles no excedentes a 50% do valor do salrio; Media:Smula 101 do TST: Integram o salrio, pelo seu valor total e para os efeitos indenizatrios, as dirias de viagem que exedam a cinqenta por cento do salrio do empregado.

Participao nos lucros e/ou resultados


A participao nos lucros e/ou resultados est prevista na CF, no seu art. 7o, XI, e regulamentada atravs da Lei 10.101 de dezembro de 2000. definida como um ganho adicional varivel alcanado no resultado econmico final, apurado contabilmente, num determinado perodo de tempo. Cabe empresa, neste caso, estabelecer um percentual desse resultado para distribu-lo de acordo com critrios pr-estabelecidos. O Programa de Participao nos Lucros e/ou resultados uma excelente ferramenta de gesto de pessoas, pois, alm de ter a capacidade de aumentar o ganho dos trabalhadores, pode melhorar o clima interno da empresa, detectar deficincias gerenciais, aumentar o lucro e melhorar a qualidade dos produtos.

O resultado do programa dever ser pago no perodo mnimo de 6 meses, e sobre seu valor no incidem encargos de qualquer natureza, com exceo do imposto de renda na fonte, se for o caso.

Prmios
Muito embora no previstos na legislao brasileira, os prmios so pagos com habitualidade, sendo um salrio vinculado a fatores de ordem pessoal do trabalhador, como produo, eficincia, pontualidade, assiduidade, no podendo ser forma nica de pagamento. Quando o prmio eventual no integra o salrio, mas ao contrrio, se for habitual. Muito embora no se confunda com participao nos lucros, que paga um percentual sobre o lucro do empregador, contm as regras para o programa de participao nos resultados, que leva significativas vantagens para as partes sobre o primeiro.

Salrio famlia
Benefcio pago aos trabalhadores com salrio mensal abaixo de valor determinado pelo Ministrio da Previdncia Social, para auxiliar no sustento dos filhos de 0 a 14 anos ou invlidos. So equiparados aos filhos, os enteados e os tutelados que no possuem bens suficientes para o prprio sustento. Tm direito ao salrio-famlia os trabalhadores empregados e os avulsos. Os empregados domsticos, contribuintes individuais, segurados especiais e facultativos no recebem salrio-famlia. Para a concesso do salrio-famlia, a Previdncia Social no exige tempo mnimo de contribuio. (Fonte Ministrio da Previdncia Social) Nota: O pagamento do salrio-famlia devido a partir da comprovao, por parte do empregado, perante a empresa, do fator gerador do benefcio, e ser pago proporcionalmente aos dias trabalhados nos meses de admisso e demisso do empregado.

Salrio maternidade
A trabalhadora que contribui para a Previdncia Social tem direito ao salrio-maternidade nos 120 dias em que fica afastada do emprego por causa do parto. O benefcio foi estendido tambm para as mes adotivas. A segurada que adotar uma criana ou ganhar a guarda judicial para fins de adoo beneficiada na seguinte proporo: se a criana tiver at 1 ano de idade, o salrio-maternidade ser de 120 dias; se tiver de 1 ano a 4 anos de idade, o salrio-maternidade ser de 60 dias; se tiver de 4 anos a 8 anos de idade, o salrio-maternidade ser de 30 dias. Abonos Existem dois entendimentos para abono: a) subsdio monetrio sem natureza salarial. Ex. abono de frias (art. 143 e 144); no integrao para efeitos da legislao do trabalho e previdncia social; b) adiantamento por conta da remunerao = natureza salarial (art.457 , pargrafo 1, CLT.

Quebra de caixa

um adicional pago ao trabalhador que exerce controle sobre ativos do empregador. Caso haja uma diferena a menos no caixa, o empregado dever prestar conta da quantia. Exemplo de trabalhador que recebe este adicional so os caixas de banco.

Dcimos terceiro salrio ou gratificao natalina


A gratificao de Natal, ou subsdio de Natal, popularmente conhecida como dcimo terceiro salrio (13o salrio), uma gratificao instituda em alguns pases a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora varivel, geralmente aproximado ao de um salrio mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestaes, de acordo com a legislao laboral de cada pas.

Adicionais
Adicional o acrscimo salarial que tem como causa o trabalho em condies mais gravosas para quem o presta, sendo obrigatrio nos casos de: Horas extras Adicional de 50% de segunda a sbado, e de 100% em domingos e feriados, ou maior que isso em caso de contrato de trabalho, acordo ou conveno coletiva e sentena normativa. Adicional noturno Pago com acrscimo de 20% para trabalho entre as 22h e 05h. Se passar das 05h, a jornada continua sendo paga como noturna. Insalubridade Devido ao empregado que trabalha em ambiente considerado insalubre, podendo ser de 10% (mnimo), 20% (mdio) e 40% (mximo), tendo como base de clculo o salrio mnimo. regrado pelo art. 192 da CLT. Os servios insalubres so definidos atravs da NR-15 do Ministrio do Trabalho, porm dever ser feita avaliao pericial para definir sua existncia, e em caso positivo, o seu grau. Caso este venha a ser eliminada, no ser mais devido mais o adicional. Periculosidade Devido ao empregado que presta servios em contato permanente com explosivos ou inflamveis em condies de risco acentuado (art. 193 - CLT), na proporo de 30% sobre o salrio contratual, ou seja, no contam os adicionais, participaes nos lucros, etc. Os servios considerados perigosos so enumerados na NR-16 do Ministrio do Trabalho. Nota: No se cumulam periculosidade e insalubridade.

También podría gustarte