Está en la página 1de 4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO P R O C E S S O: TC- 07194/09

Prefeitura Municipal de Piles. Concurso Pblico. Atos de pessoal. Cumprimento Parcial. Declarao da legalidade das admisses em que no se vislumbraram pendncias com a concesso dos registros respectivos. Assinao de Prazo.

ACRDO AC1 TC- 001981/2012


RELATRIO
Cuidam os presentes autos da verificao de cumprimento da Resoluo RC1 TC 0041/2011, expedida em sede de anlise da legalidade dos atos de admisso de pessoal em decorrncia de concurso pblico realizado pela Prefeitura Municipal de Piles no exerccio de 2006. Na supracitada Resoluo, os membros da 1 Cmara desta Colenda Corte de Contas, unanimidade de votos, resolveram: 1. Assinar o prazo de 30 (trinta) dias, para que o atual Prefeito do Municpio de Piles, Sr. Felix Antnio Menezes da Cunha, apresente a este Tribunal toda a documentao referente ao Concurso Pblico realizado pela Edilidade, no exerccio de 2006, e reclamada pela Auditoria, em seu Relatrio, s fls. 141/142, sob pena de aplicao de multa pessoal ao gestor em epgrafe, com fulcro no art. 56, IV da LOTCE-PB, em caso de descumprimento. A autoridade responsvel foi devidamente cientificada da deciso, tendo encaminhado vasta documentao, consubstanciada no Documento TC n 06393/11, anexado aos autos do presente processo s fls. 182/561. O rgo Tcnico de Instruo, em Relatrio de fls. 564/568, concluiu pelo cumprimento, em parte, da Resoluo RC1 TC 0041/2011, haja vista a permanncia de algumas irregularidades. Em seguida, os autos tramitaram pelo Ministrio Pblico Especial que, em parecer da lavra da Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz (fls. 570/572) pugnou pela intimao do Sr. Flix Antnio de Menezes da Cunha e do Dr. Miguel de Farias Cascudo para juntos providenciarem a digitalizao da respectiva procurao junto ao TRAMITA e remeterem a documentao de h muito solicitada pela DIGEP, sob pena de aplicao de multa por descumprimento de Resoluo. Ademais, a representante do Parquet deixa de pugnar pela aplicao de multa pessoal, em decorrncia da determinao contida na RC1 TC 41/2011, porque o interessado veio aos autos e, ainda que parcialmente e por meio de causdico sem instrumento de mandato, promoveu o encarte de documentos. Sendo assim, promoveu-se a citao das autoridades elencadas, que providenciou o instrumento procuratrio solicitado, bem como Boletim de

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Ocorrncia, tratando de problemas ocorridos na sucesso entre gestes em 2009, encartados s fls. 576/579 dos presentes autos. A Auditoria, aps anlise da documentao apresentada, concluiu, em relatrio s fls. 582/590, pela manuteno das seguintes eivas: 1. Nomeao, para os cargos de Gari e Vigilante, de candidatos que no constam da lista dos aprovados (Manoel Messias Almeida da Silva, Gari, Portaria 035/2008, fls. 48; Marcelo Aparecido dos Santos, Vigilante, Portaria 041/2008, fls. 54; Iranildo David da Silva, Vigilante, Portaria 042/2008, fls. 55; Renato Eduardo Muniz de Farias, Vigilante, Portaria 043/2008, fls. 56); 2. Nomeaes de dois candidatos excedendo o nmero de vagas disponveis na lei para o cargo de Vigilante e de um candidato excedendo o nmero de vagas disponveis na lei para o cargo de Gari; Ademais, concluiu o rgo Auditor pela necessidade de notificao do gestor para publicao das portarias indicadas no item 3.1.5 e de correo das portarias constantes do item 3.6, alm de que lhe seja recomendado o respeito aos princpios da Administrao Pblica e s normas referentes ao concurso pblico, em especial, aos critrios de aprovao e desempate analisados nos itens 3.2 e 3.3. Por fim, a Auditoria concluiu pela legalidade das admisses de pessoal decorrentes do concurso em exame, elencadas em tabela constante do item 4 do Relatrio mencionado, e conseqente concesso do respectivo registro. Os autos tramitaram novamente pelo Ministrio Pblico Especial, que proferiu Cota (fls. 592/593) pugnando pela concesso de registro aos atos listados pela Unidade Tcnica de instruo c/c a assinao de prazo, atravs de baixa de resoluo, ao atual Prefeito de Piles, Sr. Flix Antnio Menezes da Cunha, para apresentar documentao e esclarecimentos atinentes s irregularidades ratificadas em relatrio do rgo Tcnico, fl. 590, sob pena de cominao de multa pessoal prevista no artigo 56 da LOTC/PB em caso de omisso ou descumprimento da determinao e denegao de registro aos atos objeto de restrio pela Unidade Tcnica. O Processo foi includo na pauta desta sesso, tendo sido realizadas as notificaes de praxe. o relatrio.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


VOTO DO RELATOR Compulsando-se os presentes autos, que trata de concurso pblico promovido pela Prefeitura Municipal de Piles em 2006, verifica-se que, apesar de restar comprovada a legalidade das admisses de pessoal elencados na tabela constante do item 4 do Relatrio de Auditoria (fls. 387/389), cabendo, pois, a concesso do respectivo registro destes, ainda existem algumas pendncias a serem regularizadas pelo atual Prefeito Municipal, Sr. Flix Antnio Menezes da Cunha. Sendo assim, cabvel a assinao de prazo ao gestor em epgrafe para que demonstre a regularidade da nomeao de candidatos para o cargo de gari e vigilante, apontados pela Auditoria, que, supostamente, no constam da lista dos aprovados, a saber: Manoel Messias Almeida da Silva, Gari, Portaria 035/2008, fls. 48; Marcelo Aparecido dos Santos, Vigilante, Portaria 041/2008, fls. 54; Iranildo David da Silva, Vigilante, Portaria 042/2008, fls. 55; Renato Eduardo Muniz de Farias, Vigilante, Portaria 043/2008, fls. 56. Ademais, verificou-se a nomeao de dois candidatos excedendo o nmero de vagas disponveis na lei para o cargo de Vigilante e de um candidato excedendo o nmero de vagas disponveis na lei para o cargo de Gari, alm da necessidade de notificao do gestor para publicao das portarias indicadas no item 3.1.5 e de correo das portarias constantes do item 3.6 do Relatrio de Auditoria s fls. 583 e 585, respectivamente. Ante o exposto, este Relator vota pela:

Declarao de cumprimento parcial da Resoluo RC1 TC 0041/2011; Declarao de legalidade das admisses de pessoal em que no se vislumbraram pendncias, elencadas na tabela constante do item 4 do Relatrio de Auditoria s fls. 387/389, com a consequente concesso dos respectivos registros; Assinao de prazo de 30 (trinta) dias ao atual Prefeito Municipal, Sr. Flix Antnio Menezes da Cunha para que demonstre a este Tribunal que tomou as providncias solicitadas s fls. 590, sob pena de cominao de multa pessoal prevista no art. 56, IV da LOTCE/PB, em caso de descumprimento. o voto.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

DECISO DA 1 CMARA Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC-07194/09, acordam os MEMBROS DA 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-PB), unanimidade, na sesso realizada nesta data, em: Declarar o cumprimento parcial da Resoluo RC1 TC 0041/2011; Declarar a legalidade das admisses de pessoal em que no se vislumbraram pendncias, elencadas na tabela constante do item 4 do Relatrio de Auditoria s fls. 387/389, com a consequente concesso dos respectivos registros; Assinar de prazo de 30 (trinta) dias ao atual Prefeito Municipal, Sr. Flix Antnio Menezes da Cunha para que demonstre a este Tribunal que tomou as providncias solicitadas s fls. 590, sob pena de cominao de multa pessoal prevista no art. 56, IV da LOTCE/PB, em caso de descumprimento.

Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 1. Cmara do TCE-PB. Joo Pessoa, 06 de Setembro de 2012.

________________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente da 1a Cmara e Relator

_______________________________________

Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB


acal

También podría gustarte