Está en la página 1de 2

Profa. Rosngela de A.

Epifanio

02/maro/2005

Instituto de Qumica - Universidade Federal Fluminense

Qumica Orgnica III Experimental e Segurana no Laboratrio


Segurana no laboratrio

Algumas regras devem ser sempre


seguidas sem exceo, tais como os procedimentos bsicos de segurana em um laboratrio de qumica.

O cumprimento de algumas normas


bsicas de segurana garantem no s a integridade de quem as cumpre mas a de todos os seus colegas e da Instituio.

Veja na pgina 2 uma lista com 10


regras bsicas para serem utilizadas no laboratrio. (cont. pg. 2)

Qumica Orgnica III Experimental


A disciplina de Qumica Orgnica III experimental
consiste na realizao de pequenos projetos envolvendo produtos naturais e/ou sntese orgnica. O objetivo principal deste curso , alm de aprimorar os conhecimentos em qumica orgnica, orientar os alunos na pesquisa bibliogrfica, leitura critica de artigos, elaborao e execuo de projetos e apresentao de resultados de forma escrita e oral. Os alunos normalmente recebem no primeiro dia de aula o projeto que ser desenvolvido durante o curso. Na verdade, so fornecidas apenas algumas informaes como o nome ou estrutura das substncias de partida e produtos finais a serem obtidos. A partir da o aluno ter cerca de trs semanas para realizar pesquisa bibliogrfica e propor o melhor mtodo para chegar ao resultado pretendido. Antes de dar incio ao trabalho em laboratrio, os alunos devem apresentar um seminrio inicial descrevendo o seu projeto, comparando os mtodos publicados e justificando a sua escolha. Alm disso, devem apresentar um cronograma de atividades e entregar cpias dos artigos utilizados e lista dos reagentes necessrios para a realizao do projeto. Ao final do curso os alunos so avaliados por dois professores atravs do relatrio final e da apresentao de um seminrio.

Profa. Rosngela de A. Epifanio

Segurana no laboratrio (cont. pg. 1)


Para evitar acidentes no laboratrio seja, antes de tudo, responsvel. Mantenha-se sempre atento, no brinque de cientista maluco, nem faa o papel do aluno que no est nem a.... Uma simples distrao sua pode, na melhor das hipteses, levar ao desperdcio de tempo e de reagentes ou arruinar o trabalho de seu colega. Como exemplo, distraes na ordem ou velocidade de adio dos reagentes, usar pipetas sujas (mesmo que apenas com gua) em reagentes de uso comum ou a troca de frascos na hora do descarte podem ter conseqncias graves. A seguir listamos dez regras bsicas para a segurana de todos no laboratrio: 1) Ler previamente informaes sobre toxicidade, segurana no manejo das substncias utilizadas e o que fazer com o lixo qumico obtido; 2) Sempre saber o que est fazendo e ter todas as anotaes necessrias no caderno de laboratrio. Mantenha todos do laboratrio informados sobre seus experimentos; 3) Saber onde esto e como usar mscaras, extintores, areia, cobertores, lavador de olhos e chuveiro; 4) Rotular devidamente todas as funcionam e sua voltagem antes de utiliz-los. Na dvida, leia sempre o manual; 5) Colocar os culos de segurana antes de entrar no laboratrio e s retir-los aps sair. Os culos devem ter filtro de UV para serem usados na visualizao de placas de ccd na cmara de UV; 6) Usar jaleco sempre e luvas quando necessrio; 7) Nunca pipetar com a boca (nem mesmo gua). No cheirar e no provar suas amostras. No comer e no beber no laboratrio; amostras e lixo qumico; 5) Nunca jogar restos de solventes/reagentes ou de suas amostras na pia. 6) Colocar vidros quebrados em recipiente apropriado e no na lata do lixo. 7) Lavar e secar bem toda a vidraria utilizada. Manter a bancada e equipamentos sempre limpos; 8) Saber como os equipamentos 8) Sempre lavar as mos; 9) Se cometer algum engano ou erro, avise!!! No tenha medo ou vergonha. Todos podem cometer erros, voc no conseguir manter o segredo por muito tempo e as conseqncias da sua omisso podem ser graves; e, finalmente,
O caderno de laboratrio pea fundamental para o bom andamento do trabalho e para a segurana do laboratrio. Organize, projete e use melhor seu tempo no laboratrio e na anlise dos resultados com o caderno de laboratrio:
http://www.uff.br/lapromar/Cursos/ organica3.htm

10) Na dvida, sempre pergunte !

Materiais de uso individual e coletivo no laboratrio


(para os alunos de Qumica Orgnica Experimental III)
Para realizar seus experimentos em laboratrio, trs itens de uso individual so fundamentais: o caderno de laboratrio contendo as anotaes para a prtica, os culos de segurana e o jaleco. Alm destes, outros materiais de uso individual ou coletivo e que a UFF no est fornecendo, so importantes e solicitamos que sejam, na medida do possvel, providenciados pelos alunos: De uso individual - sabonete e toalha; - pano para limpeza de bancadas; - esptula pequena; - frascos de vidro com tampa para estocagem das amostras (frascos de remdio, maionese, etc.); - luvas descartveis. De uso coletivo - detergente para lavagem de vidraria; - etiquetas para amostras; - fita de teflon; - papel alumnio. Todos estes itens podero ficar guardados na caixa da turma e sero devolvidos aos alunos ao trmino do curso.

Pgina 2

También podría gustarte