Está en la página 1de 3

Contabilidade Geral (Fundamentao Terica) aula 24/03/2010.

. PROCEDIMENTOS CONTABEIS BASICOS SEGUNDO O METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS CONTAS Na Apostila anterior era preparado um balano aps a ocorrncia de cada operao da empresa. Tal procedimento visava a demonstrar a continua igualdade da Equao do Patrimnio (A = P + PL) e explicar os efeitos de alguns eventos sobre os elementos do patrimnio. Na pratica, porem, h dificuldade de se prepara um balano aps cada operao. Em qualquer empresa, tais operaes se sucedem a cada instante e muito oneroso, atualmente, um processo de registro que permita a apresentao instantnea de seus resultados. Por outro lado, as pessoas interessadas nos balanos, como administradores, acionistas, governamentais etc. contentam-se apenas com os balanos peridicos que so confeccionados com dados fornecidos pelos registros das operaes. Em geral, as operaes ocasionam aumentos e diminuies no Ativo, no Passivo e no Patrimnio Liquido, como j vimos. Esses aumentos e diminuies so registrados em contas. Damos, abaixo, um dos modelos de conta.

RAZAO Antigamente, as contas eram registradas na paginas de um livro chamado Razo. Depois, passaram a ser registradas em folhas ou fichas soltas. Hoje, esto na memria do computador. No entanto, sem seu conjunto, mantidas em livros, ou arquivo, ou numa memria. Continuam com a mesma denominao, Razo. O importante que em cada conta se mantenha a memria, a historia da movimentao do componente do ativo, do passivo ou do patrimnio liquido a que se refere. Utilizam-se contas separadas para representar cada tipo de elemento do Ativo, do Passivo e do Patrimnio Liquido. Cada uma dessas contas ser distinguida das demais por sua denominao. Por exemplo, o dinheiro em mos ser representado pela conta Caixa. Podemos, tambm, e o que ocorre na pratica, representar diversos elementos de caractersticas semelhantes em uma mesma conta, a qual receber o nome que melhor represente os elementos agrupados. Exemplificando, podemos dizer que: a) o conjunto formado por cadeiras, mesas, maquinas de escrever, maquinas de somar etc. poderia ser registrado em uma nica conta, que teria por nome Moveis e Utenslios; b) o conjunto de pequenas despesas, sem necessidade de discriminao, receberia o nome de Despesas Diversas ou Despesas Gerais etc.; c) diversos valores a receber, sem necessidade de representao isolada, poderiam ser registrados na conta Valores a Receber ou Contas a Receber etc.; d) diversos valores a pagar, sem necessidade de representao isolada, poderiam ser registrados na conta Valores a Pagar ou Contas a Pagar etc. A pratica aconselha a numerao ou codificao das conta, de forma racional e bem planificada. Exemplo de codificao:

Para simplificar as ilustraes, explicaes e resolues de problemas, utilizaremos uma representao grfica de conta bastante simples, que ser denominada Conta em T ou Razonete em T ou, simplesmente, Razonete. A forma grfica, cujo funcionamento explicaremos mais tarde, a seguinte: + DEBITO E CREDITO O lado esquerdo de uma conta chamado o lado do debito; o lado direito chamado o lado do credito. Um lanamento no lado esquerdo de uma conta denominado lanamento a debito ou debito; um lanamento no lado direito de uma conta chamado lanamento a credito ou, simplesmente, credito. Utilizam-se tambm os verbos creditar e debitar. Quando se faz o lanamento esquerda da conta, dizemos que estamos debitando essa conta.

Os leigos em Contabilidade, geralmente, so levados a pensar que debito significa algo desfavorvel, e credito algo favorvel. Na realidade, isto no ocorre, pois tais denominaes so, hoje, simplesmente convenes contbeis, com uma funo especifica em cada conta, como veremos adiante. A diferena entre o total de dbitos e o total de crditos feitos em uma conta, em determinado perodo, denominado saldo. Se o valor dos dbitos for superior ao valor dos crditos, a conta ter um saldo devedor. Se acontecer o contrario, a conta ter um saldo credor. LANAMENTOS A DEBITO E A CREDITO DAS CONTAS Como j vimos, as operaes ocasionam aumentos e diminuies do Ativo, do Passivo e do Patrimnio Liquido. As contas possuem dois lados(esquerdo e direito); dessa forma, os aumentos podem ser registrados em um lado e as diminuies no outro. A natureza da conta que ir determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuies, como veremos a seguir. CONTAS DE ATIVO Os elementos que compem o Ativo figuram no lado esquerdo do Balano. Em coerncia, as contas de Ativo (Bens e Direitos) sempre devem apresentar saldos devedores, isto , no lado esquerdo. Convm notar que uma empresa possui ou no bens e direitos; no existem bens negativos e tampouco direitos; portanto, as contas de Ativo possuem saldo devedor ou nulo. Para que uma conta de Ativo (Bens ou Direitos) tenha saldo devedor, necessrio que os aumentos e as diminuies nela ocorridos sejam assim registrados:

(Existem contas retificadoras de ativos, mas isto ser visto mais frente.)

CONTAS DE PASSIVO E DE PATRIMONIO LIQUIDO DE PASSIVO Como as contas do Passivo aparecem sempre no lado direito do Balano, deve acontecer com elas o inverso do que acontece com as do Ativo, isto , os aumentos e diminuies do Passivo (obrigaes) devem ser registrados da seguinte maneira:

DE PATRIMONIO LIQUIDO Como o Patrimnio Liquido Positivo ocupa o lado direito do Balano, o funcionamento de suas contas ser igual ao funcionamento das do Passivo, ou seja:

Quando o Patrimnio Liquido em seu valor for negativo, estar no lado esquerdo do Balano, junto com o Ativo, ou subtrado do Passivo(lado direito do Balano), com o saldo devedor. Aumentlo com o sentido de melhor-lo significa diminuir esse saldo devedor, o que s pode ser feito mediante um lanamento a credito. Logo segue-se que qualquer aumento em Patrimnio Liquido, seja este positivo ou negativo em determinado momento, ser regido por credito, e qualquer diminuio, por debito. Logo:

Observaes: 1) uma empresa possui ou no Passivo (obrigaes); no existem dividas negativas. 2) O Patrimnio Liquido(Ativo-Passivo), entretanto, pode ser positivo, nulo ou negativo. RESUMO DO MECANISMO DE DEBITO E CREDITO Resumindo o mecanismo acima, podemos dizer que:

Fonte: Contabilidade Geral (Fundamentao Terica) Prof. J.Oscar de Melo Contabilidade Introdutria Equipe de Professores FEA/USP Editora Altas 11 edio

También podría gustarte