Está en la página 1de 15

CARDERNO DE PROPOSTAS

CHICO BRASILEIRO NANCI RAFAIN

Coligao Foz Unida e Forte


PCdoB, PDT, PT, PMDB, PP, PPS, PSD, PR, PTB, PTN, PPL e PHS

Construir um Futuro
Este caderno traz algumas das propostas de Chico Brasileiro e Nanci para Foz do Iguau. Elas foram retiradas do Programa de Governo da Coligao Foz Unida e Forte, protocolado no TSE em 05 de julho de 2012, e das cartas de propostas enviadas por partidos da coligao. Todo o material aqui publicado resultado de um profundo estudo de conjuntura da cidade, atravs de um olhar de desenvolvimento social, econmico e ambiental sustentveis.

A Cidade que Queremos


Morar em uma cidade acolhedora, organizada, bonita, justa, segura, sem misria e acessvel a todos. Esse o grande sonho dos cidados de Foz do Iguau. As pessoas querem uma cidade desenvolvida e com oportunidades para todos. As pessoas querem mais parques para praticar esportes e levar seus filhos, e querem a presena do Poder Pblico nesses locais, dando segurana e opes de atividades de esporte, lazer e cultura. As pessoas querem um trnsito mais organizado, para chegarem ou voltarem mais rpido ao trabalho e, assim, terem mais tempo para sua famlia e para sua qualidade de vida. As pessoas querem um transporte coletivo eficiente, barato, seguro, rpido e confortvel. Assim, poderem optar por no utilizar um veculo particular todos os dias.
1|Pgina

As pessoas querem ciclovias. Querem a preferncia ao pedestre. E querem mais rvores e sombra para caminhar. As pessoas querem sim mais segurana. Mas querem, tambm, o policiamento comunitrio, para ajudar na vida de todos e preservar a paz e o patrimnio dos iguauenses. As pessoas querem teatros, salas de cinema, estdios musicais, museus, bibliotecas, palcos para dana e espaos culturais pblicos e acessveis. As pessoas querem uma sade ainda melhor. As pessoas querem uma educao continuada para dar s crianas que saem de nossas escolas municipais outras oportunidades, sejam de lazer, cultura, esporte ou cidadania. As pessoas querem ter voz. Para isso, a cidade precisa aprimorar seus mecanismos de participao popular. Precisa, tambm, fortalecer os Conselhos Municipais e Comunitrios, ampliar os canais de dilogo, dando a eles um carter progressivo de proposio no universo das contas pblicas, e, principalmente, dar condies para que todos participem das escolhas, para serem estas efetivas e atenderem as verdadeiras necessidades dos iguauenses. A cidade que queremos no deve sair da cabea de uma pessoa, de um candidato, de um Prefeito, ou de um partido poltico. Ela deve sim sair do sonho de cada um e da realidade concreta, a partir do que possvel de se fazer e da noo de que uma sociedade melhor demanda tempo, trabalho, dedicao e amor. A cidade que queremos Foz do Iguau, basta, apenas, continuarmos acertando nas escolhas.

2|Pgina

O Futuro
Chico Brasileiro e Nanci trabalharo pelo desenvolvimento, ambiental, social e econmico sustentvel de Foz. Vo ouvir, conversar, buscar conhecer as peculiaridades e respeitar a opinio do cidado. De todos. Construiro um governo de dilogo, da tica e da total transparncia. A cidade vai, aos poucos, escolher seus rumos, no para quatro anos, mas para um longo futuro. Conhea agora algumas das propostas de Chico Brasileiro e Nanci para Foz avanar ainda mais:

Desenvolvimento Econmico e Regional e Gerao de Empregos Depois de diversas fases, ciclos, econmicos de curta durao e que pouco deixaram de concreto cidade, Foz do Iguau vive um novo momento. Mas preciso sensibilidade para se entender o contexto e diagnosticar nossas vocaes atuais. Alm do Turismo e do Polo Educacional, a cidade precisa investir em seu Setor de Servios, Comrcio vai: 1 Trabalhar para alcanar a anuncia da Receita Federal para criao de um CLIA (Centro Logstico e Industrial Aduaneiro) em Foz do Iguau, com parte de uma plataforma de Exportao, Importao, Processamento e Reprocessamento de Mercadorias Nacionais e Estrangeiras e como alternativa para atividades de entrepostamento aduaneiro e industrial (RECOF). Com ele, produtos como arroz, azeitona, farinha, feijo, alho, salmo chileno e outros frigorificados, etc., recebero valor agregado na cidade e ganharo uma marca brasileira. 2 Colocar na agenda do Governo Municipal a implantao dos Portos Intermodais nos rios Iguau e Paran e no Lago de Itaipu, facilitando a
3|Pgina

e,

de

forma

ponderada

sustentvel,

em

uma

industrializao limpa. Para isso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci

transposio da barragem de Itaipu e permitindo a implementao e operacionalizao plenas das Hidrovias Tiet-Paran e ParanParaguai. 3 - Atuar frente criao da Regio Metropolitana de Foz do Iguau (Santa Terezinha de Itaipu, So Miguel do Iguau, Medianeira, Missal, Itaipulndia, Serranpolis do Iguau, Matelndia, Ramilndia e Vera Cruz do Oeste), visando a integrao dos municpios em sade, segurana, desenvolvimento urbano e social, gerao de emprego e renda e planejamento econmico. 4 Lutar pela transformao do Aeroporto Internacional Foz do Iguau Cataratas em HUB Internacional e, assim, transformando a cidade em uma porta de acesso ao MERCOSUL, Amrica do Sul e sia. 5 - Consolidar o Distrito Industrial e fomentar a implantao de indstrias de alta tecnologia, visando a contratao da mo-de-obra qualificada. Assim, nossos jovens tero mais oportunidades e a cidade ganhar com uma indstria limpa e competitiva. 6 Fortalecer o comrcio, dando mais oportunidades ao cidado e apoiando os empresrios e empreendedores, pois eles geram emprego e renda em nossa cidade. 7 Apoiar e participar ativamente do Projeto Beira Foz, do Governo Federal, visando mudana do perfil social, econmico e urbano das margens do Rio Paran.

8 - Desenvolver Foz do Iguau como cidade prestadora de servios especializados, transformando a cidade em polo de servios nas reas da sade, gastronomia, turismo de eventos, educao, conhecimento e tecnologia, dentre outras.

4|Pgina

Mobilidade Urbana e Estrutura da Cidade


Se pensar a cidade como um organismo vivo e em constante movimento. Esta a viso de Chico Brasileiro e Nanci. Assim, preciso uma gradativa melhora no planejamento de trfego de veculos particulares e de servios, o replanejamento de ruas e avenidas, a separao entre nibus e carros nas principais vias de transporte, o incentivo ao uso da bicicleta e a remodelao do modelo de transporte pblico. Assim, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 Construir o Sistema Integrado de Ciclovias. Um Sistema eficiente, permitindo o deslocamento rpido e seguro em duas rodas, alm de outras formas de utilizao da trao humana, como patins, skates e longs. Implantar ciclofaixas bem sinalizadas e seguras, alm da possibilidade de deslocamentos hbridos bicicleta/nibus. Alm disso, levar ao legislativo leis com punies severas aos motoristas que desrespeitarem o direito dos ciclistas. 2 Atuar nas adequaes virias e de fluxos, como a execuo do projeto da Perimetral e as obras das trincheiras e viadutos da BR 277. Fazer grandes investimentos virios na cidade: duplicar da Jos Maria de Brito, entre a Avenida Paran e a Rodoviria, terminar a Joo Paulo II, e fazer um grande programa de asfalto nos bairros. 3 Replanejar o trnsito, atravs de novos modelos e aes, como as Regras por Horrio, em que determinadas vias tem sentidos, trajetos e permisses alteradas para permitir o rpido acesso ou sada reas da cidade, principalmente quelas de maior concentraes de fluxos, com portas de escolas, faculdades, eventos e grandes estabelecimentos comerciais. 4 Expandir as caladas adaptadas, dando condies de

acessibilidade e deslocamento a todos os cidados. 5 - Reformular o modelo de transporte coletivo, atravs de estudos sobre o custeio da operao e a exigncia da melhoria dos servios
5|Pgina

prestados populao. Implantar de aparelhos de ar-condicionado nos nibus, aumento do nmero de linhas, utilizao de veculos maiores e confortveis e melhoria da infraestrutura de atendimento ao usurio.

O Turismo e o Cidado
O Turismo a grande vocao de Foz do Iguau. E merece ser valorizado. Hoje, o setor gera mais de 18 mil empregos e, atravs de uma poltica concreta de governo, pode ajudar a cidade a crescer ainda mais e melhor. Entendendo o Turismo como uma pea fundamental na engrenagem de Foz do Iguau, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 - Aprimorar, fortalecer e institucionalizar a Gesto Integrada do Turismo. 2 - Aumentar a permanncia mdia do Turista em Foz do Iguau de trs para, pelo menos, quatro dias. Tal incremento vai trazer enormes benefcios cidade, sendo o principal deles a gerao de milhares de novos empregos. 3 - Apoiar e incentivar a implantao de empreendimentos tursticos, como o Parque Temtico a ser feito pela iniciativa privada, com viveiros, orquidrio, parque aqutico e outras atraes. 4 - Atrair e executar grandes eventos esportivos, como os X-Games, e preparar a cidade para receber aportes tursticos da Copa do Mundo e das Olimpadas, dando Foz mais e melhor visibilidade nacional e internacional. 5 Agir de forma efetiva na definio de uso do Centro Internacional de Convenes de Foz do Iguau, dando a ele uma destinao adequada, a partir de um debate com a sociedade e com o setor do turismo de eventos.

6|Pgina

6 - Implantao do Mercado Municipal na Regio da Vila Portes, dando ao turista mais um atrativo de convivncia com o morador. 7 - Criao de pontos de convivncia social e urbana. Locais que, durante o dia, esto incorporados cidade, como ruas, avenidas, praas e acessos prdios pblicos mas, noite, nos feriados ou nos finais de semana, podem ser ocupados por feiras, grupos culturais, comunidades esportivas e entidades civis. Para isso, preciso se melhorar a Feirinha da JK e da Praa da Bblia, alm de se pensar em outros pontos, no Centro e nos bairros, para interdies peridicas e, assim, permitir a convivncia entre cidados e turistas, dando todas as condies estrutura e segurana. 8 Revitalizar a Regio do Marco das Trs Fronteiras, na regio da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, dando condies adequadas de acesso, segurana e organizando os servios de atendimento ao turista. 9 - Criar o balco de oportunidade de negcios negociao com empresrios e investidores, atraindo novos empreendimentos para a cidade e expandindo a oferta de vagas no mercado de trabalho. 10 - Implementar o Calendrio Municipal de Eventos, visando oferecer populao e ao visitante uma diversificada srie de eventos esportivos, culturais e artsticos e buscar apoio para a construo do Autdromo Municipal, que ir incorporar cidade grandes eventos de automobilismo. 11 Construo de uma arena multiuso com possibilidade de eventos esportivos e culturais.

12 - Embelezar a Cidade, com ordenao dos canteiros das avenidas, pintura e manuteno da sinalizao indicativa (para veculos e pedestres), controle da poluio visual, fiscalizao na limpeza dos terrenos baldios ou subutilizados, efetiva limpeza pblica, melhor
7|Pgina

comunicao ao turista e ao cidado, benefcios aos proprietrios que melhorarem o visual de seus imveis e um grande programa de cuidado com a arborizao e nveis de sombra.

Educao
Foz do Iguau tem uma das melhores educaes municipais do Brasil. E isso fruto de um trabalho incansvel do Governo Municipal visando a maior qualidade e qualificao no atendimento s crianas. Mas esse trabalho precisa continuar no rumo certo, para isso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 Zerar a demanda por atendimento s crianas de 4 e 5 anos e zerar a demanda por creches municipais (CMEIs), atravs da construo de novas unidades e reforma e ampliao das em atual funcionamento. Dessa forma, nossas crianas tero um atendimento de qualidade e as mes podero trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos esto bem cuidados e seguros. 2 Integrar e tornar parceiras as Redes Municipal e Estadual, visando oferecer melhores resultados pedaggicos dos jovens e adolescentes e a continuidade do ensino de qualidade. 3 - Construir Novos Centros de Convivncia: construo em regies como AKLP, CAIC do Porto Meira, Vila Carim e Novo Horizonte, Morumbi III e Portal e Vila C Nova (projeto).

Polticas Sociais
Uma cidade sem misria, justa e com condies dignas para toda a populao. Este o caminho para a sustentabilidade social e econmica. Uma cidade s desenvolvida se seus moradores tm a oportunidade de exercerem plenamente sua cidadania e dignidade. A partir disso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai:

8|Pgina

1 - Aprimorar o SUAS (Sistema nico de Assistncia Social) no municpio, atravs de investimentos em recursos humanos e infraestrutura, atravs da estruturao fsica das Unidades de Servios Scio Assistenciais (CRAS, CREAS, CRAM, CCI). 2 Implantar ou ampliar Programas voltados para a proteo de crianas, adolescentes e jovens com direitos violados ou em situao de vulnerabilidade social. 3 Expandir a oferta por cursos de capacitao e qualificao oferecidos atravs do PROVOPAR, dando ao cidado mais oportunidades e melhorando sua autoestima. 4 - Apoiar indstria da agricultura familiar e ampliar o Compra Direta, visando o apoio agricultura familiar e uma merenda mais saudvel para as crianas da rede municipal. 5 - Criar, nos bairros, dos Centros Esportivos e Culturais da Juventude. Sendo cada regio da cidade uma indutora de potencialidades no esporte e na cultura, auxiliando os novos atletas com a estrutura de permanncia nos centros.

Sade
O bom atendimento da populao deve ser o norte de qualquer gestor preocupado com a sade. A construo do Hospital Municipal foi um marco histrico para a cidade, assim como a implantao de importantes programas como o Brasil Sorridente, o SAMU e o Programa Sade da Famlia. Porm, ainda preciso se avanar mais e, para isso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 - Construir novas Unidades Bsicas de Sade, Ampliando a rede com postos no Jardim Itaipu, Jardim So Roque e Jardim Jupira, alm da ampliao das Unidades do Profilurb I, Porto Belo, Vila Adriana e CAIC. Este ltimo beneficiando os moradores do Boa Esperana e Morenitas.

9|Pgina

2 - Implantar o nibus da sade, uma linha que auxiliaria nos deslocamentos cidade. 3 - Ampliar o Hospital Municipal, possibilitando grandes cirurgias hoje feitas fora da cidade e um ainda melhor atendimento populao. 4 Buscar mais mdicos com a contratao de especialistas e criar o Centro de Residncia Mdica (em convnio com a Escola Paulista de Medicina) no Hospital Municipal, aumentando a oferta de profissionais de sade e contribuindo para a formao de mdicos e especialistas. 5 - Agir firmemente visando a melhoria dos servios de sade. Aprimorar a Intersetorialidade da Sade e implantar a telemedicina e a confirmao de consultas via SMS. s Unidades de Sade, UPAs, Centros de Especialidades e Hospital Municipal, alm de atender a rea rural da

Gesto
Gerenciar com transparncia, tica e respeito ao patrimnio da cidade. dessa forma que Chico Brasileiro e Nanci vo Governar Foz do Iguau. Para isso, o Governo da Coligao Foz Forte e Unida vai: 1 - Criar o Conselho Poltico, com participao de representantes da sociedade civil, com o papel de aconselhar a gesto municipal em temas relevantes. 2 - Implantar o Sistema de Planejamento de Ao Integrada das Secretarias Municipais, visando otimizar recursos, tempo e aes e buscar a maior eficcia nas aes de Governo. 3 Instituir o Ncleo de Captao de Recursos do Municpio, dinamizando a elaborao, o gerenciamento e a prestao de contas de Projetos e Convnios da Prefeitura com empresas e Governos Estadual e Federal.

10 | P g i n a

4 Fortalecer e dar ainda mais transparncia ao Departamento de Compras da Prefeitura, valorizando as importantes conquistas como o Prego Eletrnico e o modelo de gerenciamento de licitaes, compras e almoxarifado. 5 Construir o Centro Cvico Municipal, aproximando os rgos do Poder Municipal, tal como os prestadores de servios, e facilitando a vida do cidado. 6 Criao da Agncia de Desenvolvimento Regional, abrangendo toda a Regio Metropolitana de Foz do Iguau, coordenada pela sociedade civil, poderes Municipal, Estadual e Federal e Itaipu. 7 Aproximar a cidade do Governo Estadual, abrindo portas.

Cultura
A cultura uma ferramenta de libertao do povo. Uma arma, to poderosa quanto a educao e a participao popular, na emancipao do indivduo e no entendimento de seu papel social e de sua histria. Uma cidade com cultura uma cidade mais feliz e mais atenciosa com sua populao. A cultura aproxima, d identidade ao cidado e institui um estado de pertencimento ao morador. Alm disso, a valorizao da produo artstica local permite a

profissionalizao dos agentes culturais. Com esta viso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 - Consolidar o Sistema Municipal de Cultura, aprimorar a Gesto Cultural e fortalecer os mecanismos de gesto cultural, como o Conselho Municipal de Polticas Culturais (CMPC), o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. 2 - Construir o Teatro Municipal e adequar os espaos culturais da cidade, dando uma outra dinmica produo e difuso artsticocultural e permitindo aos agentes uma maior autonomia de trabalho.

11 | P g i n a

3 - Agir efetivamente na Poltica Cultural com a Criao do Programa Municipal de Preservao do Patrimnio Histrico Material e Imaterial e a valorizao da Banda e Coral Municipais, alm das Escolas/Ofcio de Circo, Teatro, Dana e Msica. 4 - Apresentar uma reforma administrativa da Fundao Cultural, modernizando a gesto da autarquia.

Meio Ambiente
As polticas ambientais devem fazer parte da pauta de todo o Governo. Desde a melhoria do Transporte Pblico, a limpeza das ruas, a coleta seletiva e at a poltica habitacional, todos os departamentos da gesto municipal devem atuar de forma responsvel na preservao ambiental e na sustentabilidade. Dessa forma, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai: 1 - Concluir a remoo de moradias em reas verdes e margens de rios com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores e despoluir e limpar as margens, facilitando obras de infraestrutura urbana e tursticas como ciclovias, campos esportivos e centros lazer. (Parques Lineares) 2 - Utilizar tecnologias limpas e sustentveis na operao do aterro e destinao final de resduos slidos. 3 - Apoiar implantao do projeto Foz Carbono Zero, idealizado pelo Fundo Iguau, que permitir aos turistas a compensao de suas emisses de dixido de carbono de suas viagens ao Destino.

Habitao
Permitir ao morador de baixa renda e que vive em condies insalubres ou irregulares a condio de uma viver em uma moradia digna e em condies adequadas fundamental para uma cidade que quer ser desenvolvida. Pensando nisso, o Governo Chico Brasileiro e Nanci vai:
12 | P g i n a

1 - Zerar o dficit habitacional de Foz do Iguau e proporcionar o completo desfavelamento das reas atingidas por enchentes. 2 - Ampliar a estrutura operacional, de atendimento e administrativa do FozHabita, permitindo ao cidado um acesso rpido e eficaz a servios e assistncia. 3 - Diminuir, atravs de parcerias, os custos de impostos, cartrio, regularizao e construo. 4 - Atuar junto ao Governo Federal na busca de recursos Habitao de Interesse Social. Coordenar, de forma integrada, o Plano Local de Habitao de Interesse Social com o Plano Estadual, atravs de parcerias com o COHAPAR e FOZHABITA. 5 Incentivar a pesquisa, junto s Universidades e Centros Tcnicos, por novas tecnologias, visando aperfeioar custos e tempo e melhorar a qualidade construtiva, de conforto trmico e o resultado social dos Programas de Habitao.

Segurana Pblica
A segurana pblica um dos assuntos mais importantes e um dos maiores anseios da populao de Foz do Iguau. As peculiaridades que envolvem esta rea da gesto municipal, principalmente em uma cidade de fronteira, com a nossa, exigem a conjugao de esforos e a integrao entre a Guarda Municipal e as foras Federais e Estaduais no combate violncia e na preveno da criminalidade. Para buscar oferecer uma cidade segura a todos, o governo Chico Brasileiro e Nanci vai fazer atravs de: 1 - Fortalecer o Gabinete de Gesto Integrada Municipal (GGIM) para atuao continua em rede, proporcionando aes preventivas e reativas e incrementar o Policiamento Comunitrio. 2 - Concluir a execuo do Projeto Vdeo-monitoramento, levando mais segurana ao Cidado atravs da utilizao de cmeras e
13 | P g i n a

instalar a Central nica de Atendimento s Ocorrncias Policiais atravs do Centro Integrado de Operaes de Segurana Publica CIOSP/GGIM. 3 Fortalecer a Guarda-Municipal e articular politicamente junto ao Governo do Estado do Paran para criao do Batalho Metropolitano de Foz do Iguau e complementao do efetivo do 14 Batalho da Polcia Militar do Paran.

Foz para todos: a cidade que queremos


Essas so algumas das propostas para nossa cidade. A Foz do Iguau do cidado. E ela deve ser construda a cada dia. Deve ser construda por seu povo, por sua gente. Deve gerar empregos, trabalho, renda e justia social. Deve se desenvolver de forma sustentvel e dinmica.

Nossa cidade ira completar 100 anos e deve estar pronta para os prximos 100 anos.

Foz do Iguau mudou e vai mudar ainda mais com Chico Brasileiro e Nanci.

14 | P g i n a

También podría gustarte