Está en la página 1de 8

Trotsky e o Trotskismo

Edies Maria da Fonte

TROTSKY E A GUERRA

81 83 84 86

O kautskismo (V. I. Lenine) Sobre o derrotismo durante a guerra imperialista (V. I. Lenine) Os objectivos da oposio em Frana (V. I. Lenine)

TROTSKY E A GUERRA

A guerra no modificou sensivelmente os agrupamentos da social-democracia russa. Enquanto que, desde o princpio, os bolcheviques adoptaram uma posio resolutamente hostil guerra (transformao da guerra imperialista em guerra civil), os mencheviques, na sua maior parte, enfileiraram do lado da burguesia e tornaram-se sociais-patciotas. Trotsky ocupou uma posio de conciliao, (unem vitria nem derrotai), quando toda a conciliao entre estas duas atitudes radicalmente opostas era no s impossvel, mas ter-se-ia mesmo revelado funesta causa do proletariado revolucionrio. No fundo, Trotsky (como Kaustsky na Alemanha, Longuet na Frana) apenas entravava a obra de clarificao ideolgica dos bolcheviques e prestava assim o seu apoio aos sociais-chauvinistas mais desesperados. Nos textos que seguem, que no necessitam de quaisquer outros comentrios, Lenine precisa com uma clareza admirvel a posio de Trotsky e as consequncias que esta acarreta.

KAUTSK1SMO

... Este erro fundamental que o kautskismo toma formas diversas' conforme os pases... Na Rssia, Trotsky, embora refutando esta ideia, preconiza a uni-

83

dade com o grupo oportunista e chauvinista da Nacha Zaria. Na Romnia, Rakovski declara a guerra ao oportunismo, ao qual imputa a falncia da Internacional, mas ao mesmo tempo est pronto a reconhecer a ideia da defesa da ptria. Tudo isto a manifestao do mal a que os marxistas holandeses (Horter, Pannekoek) chamaram o radicalismo passivo e que conduz, em teoria, a substituir o ecletismo ao marxismo revolucionrio e, na prtica, a rojar-se diante do oportunismo. Agosto de 1915. V. I. LENINE: O socialismo e a guerra, Obras completas, tomo XVIII, p. 203, ed. r.

SOBRE O DERROTISMO DURANTE A G U E R R A IMPERIALISTA Numa guerra reaccionria, a classe revolucionria apenas pode desejar a derrota do seu governo. Isto um axioma. Apenas contestado pelos partidrios conscientes {') ou pelos servidores impotentes dos. sociais-chauvinistas. Entre os primeiros, pode citar-se Semkovsky, do C. O.; entre os segundos, Trotsky e Boukvoed, e na Alemanha, Kautsky. Desejar a derrota da Rssia, escreve Trotsky, uma concesso injustificada metodologia politica do social-patriotismo, que substitui por uma orientao arbitrria, no sentido do mal menor, a luta revolucionria contra a guerra as causas que a engendraram (nmero 115 do Nach Slovo).

Da Interveno da

guerra.

84

Eis uma amostra das frases enredadas por meio das quais Trotsky no cessa de justificar o oportunismo. A expresso luta revolucionria contra a guerra absolutamente vazia de sentido se no se entende por ela a aco revolucionria contra o governo do seu pais durante a guerra... Esperando sair-se bem com algumas frases, Trotsky enreda-se ainda mais. Parece que desejar a derrota da Rssia, desejar a vitria da Alemanha (Boukvoed e Semkovsky exprimem francamente esta ideia, que partilham com Trotsky). E nisto que Trotsky v a metodologia cio social-patriotismo. A fim de vir em socorro das pessoas que no sabem pensar, a resoluo de Berna explica (nmero 40 do SotsialDemokrat) que, em todos os pases imperialistas, o proletariado deve desejar agora a derrota do seu governo. Boukvoed e Trotsky preferiram calar-se sobre esta verdade... A renncia ao derrotismo faz do revolucionarismo uma palavra vazia ou uma hipocrisia... O nosso voto de 4 de Agosto significa que no somos pela guerra, mas que somos contra a derrota, escreve o lder dos oportunistas, E. David, no seu livro. Os membros do C. O., com Boukvoed e Trotsky, adoptam inteiramente a plataforma de David assumindo a defesa da palavra de ordem: Nem vitria, nem derrota. Quem reconhece esta palavra de ordem no passa de um hipcrita quando declara que pela luta de classe e pela ruptura da unio sagrada. De facto, renuncia a uma poltica proletria independente e subordina o proletariado dos pases beligerantes a um objectivo puramente burgus: evitar que o seu governo imperialista seja derrotado. Para o proletariado, a nica poltica de luta de classe e de ruptura da unio sagrada . a que consiste em explorar as dificuldades do seu governo e da sua burguesia para

85

os derrubar, e no 6 possvel aspirar nem atingir este objectivo sem desejar a derrota do seu governo, sem colaborar nesta derrota... Quem defende a palavra de ordem: Nem vitria, nem derrotai um chauvinista consciente ou inconsciente, quanto muito um pequeno-burgus conciliador,' mas, em qualquer dos casos, um inimigo da poltica proletria, um partidrio dos governos e das classes dirigentes actuais. 26 de Julho de 1915. V. I. LENINE: Sobre o derrotismo durante a guerra imperialista, Obras completas, p. 169-173, ed. r.

OS

OBJECTIVOS

DA

OPOSIO

EM

FRANA

A ciso do movimento operrio e do socialismo no mundo inteiro um facto patente. Na questo de guerra, esto em presena duas tcticas e duas polticas' opostas da classe operria. Seria ridculo fechar os olhos a este respeito. Tentar conciliar o inconcilivel equivale a condenar-se impotncia... No mundo inteiro, o quadro o mesmo. Os diplomatas impotentes, os homens do pntano, como Kautsky .na Alemanha, Longuet na Frana, Martov e Trotsky na Rssia, causam o maior prejuzo ao movimento operrio defendendo a fico da unidade e impedindo assim a unio indispensvel da oposio de todos os pases, a criao da III Internacional.* 10 de Fevereiro de 1916. V. I. LENINE: Sobre as tarefas da oposio em Frana, Obras completas, tomo XIX, pp. 21-22, ed. r.

86

C o m u n i d a d e E n v d e / e s & d o

J o s 0 f

S t l l n

M i ^ i s m i k J U u u n i s n i c

http:// WWW.CO

com

También podría gustarte