Está en la página 1de 14

Princpios e Propsito da Vedanta1

Por Swami Paramananda2

Introduo Um princpio verdadeiro aquele que no pode ser influenciado pelo tempo, espao ou causalidade. Qualquer verdade fundamental pode suportar igualmente o teste de todas as pocas, pois a verdade auto-existente e no limitada ou dependente de estado, nao ou autoridade individual. Nem pode ser propriedade exclusiva de qualquer povo ou perodo. No h verdadeira existncia no que irreal e o real jamais pode ser inexistente; os Sbios da Verdade conhecem a natureza de ambos (Bhagavad Gita). Portanto qualquer verdade que brilhou no passado remoto ser igualmente verdadeira hoje e nas eras que viro. Qualquer cultura, seja fsica, mental ou espiritual, que foi conseguida uma vez pelos esforos humanos, ser sempre atingvel por outros que viro depois. A verdade permanece, no por vs declaraes ou imaginaes, mas pelo testemunho dos sbios Profetas de todas as pocas e climas. Portanto, por mais vago ou apagado um ideal possa tornar-se, ele no pode morrer, mas revela-se repetidas vezes atravs de poderosos caracteres, que buscam a realizao do real. Nem mesmo uma simples verdade perdida jamais. Ela pode por um tempo ficar escondida sob a superstio ou preconceito, mas brilhar com efulgncia novamente quando a oportunidade certa chegar. Deste modo os princpios fundamentais dos Vedas, a religio e filosofia iluminada dos Arianos, podem ter sido diminudos e considerados

1 2

Este texto traduo do original em Ingls Principles and Purpose of Vedanta edio de 1910. Swami Paramananda (1884-1940), um discpulo de Swami Vivekananda, foi um dos pioneiros na

divulgao da Vedanta no Ocidente.


como meras lendas, mas por isso teriam sido menos efetivos para guiar as almas humanas meta ltima da verdade e sabedoria?

A Vedanta e Sua Origem Vedanta origina-se de duas palavras snscritas, Veda (sabedoria) e anta (fim), e significa fim da sabedoria ou suprema sabedoria. o nome dado aos ensinamentos dos Vedas, que tm sido transmitidos a ns desde tempo imemorial. A caracterstica especial da Vedanta que ela livre de todas as idias exclusivas e sectrias e por essa razo tem espao infinito para a tolerncia. No baseada em qualquer personalidade, mas em princpios; portanto propriedade comum de toda a raa humana. O estudo sincero, desta forma, nos capacita a reconhecer que todos os ensinamentos morais e espirituais das filosofias dos Gregos, Alemes e outras, no so novos ou originais, mas so encontrados na Vedanta; pois a Vedanta em si mesma a revelao dos princpios fundamentais do universo. Ela surge, no de qualquer ser humano, mas de uma fonte divina. Ela no representa qualquer livro ou doutrina especial, mas explica os fatos eternos da natureza. Ela permanece como o registro da percepo espiritual direta dos antigos Rishis ou Profetas da Verdade, que no foram os fundadores de uma religio ou filosofia, mas os reveladores das leis eternamente existentes do universo. Como a lei da gravidade no se originou com Sir Isaac Newton, assim tambm estas leis no se originaram com os Rishis, mas tm existido desde o incio do tempo e tinham sem dvida sido descobertas por prvios Profetas da Verdade, pois os Vedas como os conhecemos esto cheios de referncias ainda mais antigas autoridades. Assim vemos que os princpios da Vedanta seguem em linha paralela com a prpria criao e como a criao eterna, so tambm assim estes princpios.


Concepo de Deus Como fonte de todos estes princpios, a Vedanta reconhece um Ser Supremo, uma lei, uma essncia, a quem os sbios chamam de Satchidanandam, Existncia Absoluta, Conhecimento absoluto, Bemaventurana Absoluta. A partir desta substancia nica manifesta-se estes mltiplos fenmenos. Ele o cordo no qual as diferentes prolas de vrias cores e formas esto amarradas juntas. Deus, o Absoluto, este cordo ou essncia. Ele mora no corao de todos os seres como conscincia; do menor tomo ao maior dos mortais, Ele est presente em tudo. Nele ns vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Sem Ele no pode haver nada. Ele o Um sem um segundo. No pode haver mais do que um Ser infinito, pois infinito significa sem limite, sem uma segunda coisa. Tal a concepo vdica de Deus e a realizao deste Deus a meta ltima de seu ensinamento.

Deus Pessoal e Impessoal Apesar de que o Ser Supremo Um, Ele aparece diante de ns em muitas formas. Como est dito no Rig-Veda, A Verdade nica, os homens sbios A chamam de vrios nomes (e A adoram de diferentes formas de acordo com sua compreenso). Aqui jaz o segredo da tolerncia, que constitui a especial caracterstica da Vedanta. Um Ser Infinito deve ter infinitos caminhos que levam a Ele. Estes infinitos nomes, formas e caminhos existem para se adequar as vrias tendncias de Seus inumerveis filhos. Portanto Ele algumas vezes pessoal e algumas vezes impessoal. Aqueles que buscam realizar a Ele como um ideal impessoal e abstrato, seguindo o caminho da discriminao filosfica, O veem no Ser e veem o Ser em todos os seres. Atravs disto eles transcendem todas as limitaes humanas e encontram a paz e felicidade absoluta na unidade.


Quando o conhecedor do Ser v todos os seres dentro de si mesmo, como poder haver mais sofrimento ou iluso para ele que v esta unidade? (Upanishads) Para aqueles que no podem seguir o ideal abstrato, Ele aparece como um Deus pessoal, um Deus de infinito amor, infinita beleza, a fonte de todas as benditas qualidades. Com estes Ele estabelece a relao pessoal de Me amorosa, Pai amoroso, Filho ou Amigo; e aquele que sinceramente luta atravs deste caminho de adorao pessoal com amor e devoo verdadeiros, tambm atinge a realizao do Supremo. Para isto deve ser sempre lembrado que a adorao de Deus Pessoal ou Impessoal leva-nos a mesma meta. Qualquer um que venha a Mim (o Senhor) por qualquer caminho, Eu vou a ele. Todos esto lutando atravs de caminhos que ao final chegam a Mim. (Bhagavad Gita)

A Relao do Homem com Deus De acordo com o ensinamento da Vedanta, esta realizao de Deus ou reconciliao com Ele, a meta da vida humana; mais ainda, nosso direito inato. O esquecimento de nossa verdadeira natureza ou Divindade a fonte de todo o sofrimento. No h diferena real entre Jivatman (ser individual) e Paramatman (Ser Supremo), exceto que o indivduo cobriu-se de limitaes na forma de nome, forma e vrias qualidades, enquanto que o Ser Supremo mora alm destas. o mesmo esprito consciente que existe em ambos; apenas que em um caso ele brilha parcialmente, devido s limitaes, enquanto que no outro ele brilha livre e completamente. Portanto quando pela pureza e sabedoria o homem encontra seu Ser real, ento este vu cai e homem e Deus tornam-se um e inseparveis. O conhecedor de Brahman (Verdade) torna-se um com Ele; ou como Jesus disse, Eu e meu Pai somos um. Esta relao do homem com Deus tem sido claramente estabelecida em um dos Upanishads assim: Dois inseparveis
4


pssaros de plumagem dourada esto sentados na mesma rvore; um deles come os frutos da rvore, algumas vezes doces e outras vezes amargos; o outro pssaro, no provando os frutos, senta-se logo acima como uma testemunha, calmo, majestoso e mergulhado em sua prpria glria. Assim tambm o Jiva (Ser individual) e Deus (Ser Supremo) esto sentados na rvore da vida. O Jiva, depois de provar os diferentes frutos da experincia, doces e amargos, e sofrendo com sua prpria impotncia, torna-se perplexo; mas quando ele olha para o outro pssaro o Senhor, contempla Seu poder e realiza que eles so realmente um, ento seu sofrimento e iluso desaparecem. Esta viso do Ser remove todo sentido de dualidade e o nico brilha s como o infinito, onipotente Ser. O homem jamais ser subtrado de seu direito por nascimento. Nenhuma quantidade de ms aes jamais poder destru-lo. Suas ms aes podem causar iluso e faz-lo sofrer, mas depois de passar por muitas experincias, doces e amargas, com certeza ao final encontrar sua divindade e estar livre de toda a escravido.

Lei do Karma Apesar de que todos ns possumos o mesmo germe da divindade dentro de ns, no somos todos iguais. Qual a causa destas diferenas? Por que uma pessoa nasce feliz e a outra miservel, uma inteligente e a outra estpida? A diferena est no grau de manifestao ou desenvolvimento do mesmo divino poder, que faz algum grande em sabedoria e o capacita a ir atravs das variadas condies da vida com coragem e serenidade, enquanto outro, cuja mente est coberta por um vu, constantemente comete erros e sofre. Deus no envia felicidade para uma alma e sofrimento para outra arbitrariamente. O Todo-Penetrante no compartilha nem do mal ou do bem de qualquer criatura. A sabedoria est coberta pela ignorncia, assim os mortais so iludidos.


Os Hindus no culpam uma Providncia invisvel por todo sofrimento neste mundo, mas o explicam atravs da lei natural de causa e efeito. Se um homem nasce afortunado ou infeliz, deve haver alguma razo para isto. Se, contudo, no podemos encontrar a causa para isto nesta vida, deve ter ocorrido em alguma existncia prvia, pois nenhum efeito possvel sem uma causa. Todo o bem que chega a ns o que ganhamos atravs de nosso prprio esforo; e qualquer mal que haja o resultado de nossos prprios erros passados. Como nosso presente tem sido moldado pelo nosso passado, assim tambm nosso futuro ser moldado pelo nosso presente. Isto trs grande esperana e conforto, pois o que ns mesmos fazemos, tambm podemos desfazer. Por isso, ao invs de nos afligirmos sobre os erros passados, se dirigirmos nossas energias atuais com um anelo de todo o corao para neutralizar os resultados das aes passadas, podemos fazer nosso futuro melhor e mais brilhante. Esta a lei do Karma, que levando em considerao todas as diferenas entre os seres humanos como algo natural, no faz de Deus parcial ou injusto.

Recompensa ou Punio A ideia de recompensa ou punio tambm surge desta lei. O que plantamos, devemos colher. No pode ser de outro modo. Uma macieira no pode ser produzida de uma semente de manga, nem uma mangueira de uma semente de ma. Se algum gasta toda sua vida em maus pensamentos e ms aes, ento intil para ele procurar a felicidade para depois desta vida, pois nossa vida futura no uma questo de acaso, mas ela vir como reao (ou resultado) de nossa ao atual. Da mesma forma um homem de aes virtuosas deve colher como seu resultado a felicidade, que ningum pode tirar dele. A natureza do pecado, que pode ser definida como a soma total de todos os pensamentos e aes egostas e malvadas, fazer o vu que nos separa de Deus mais espesso. A
6


natureza da virtude fazer deste vu mais e mais fino. E como Deus a fonte de toda bem-aventurana, o primeiro (pecado) deve trazer inevitavelmente sofrimento fsico e mental enquanto que o segundo (virtude) deve trazer paz e felicidade. No devemos, contudo, perder de vista o fato de que todas as ideias de recompensa e punio existem no plano da relatividade e transitoriedade. Nenhuma alma pode jamais ter a danao eterna atravs de suas finitas ms aes; pois a causa e o efeito devem ser sempre iguais. Assim vemos que atravs do bom senso a teoria da perdio eterna e do paraso eterno impossvel e ilgica, visto que nenhuma ao finita pode criar um resultado infinito. Por isso, de acordo com a Vedanta, a meta da humanidade no prazer ou dor temporal, mas Mukti ou liberdade absoluta e cada alma est consciente ou inconscientemente marchando em direo a sua meta atravs das vrias experincias de vida e morte.

Reencarnao A teoria da evoluo est inteiramente baseada na lei do Karma, pois evidente que algo no pode evoluir do nada. Esta lei tambm oferece uma explicao satisfatria e lgica para todas as tendncias mentais e fsicas que temos ao nascer. Sempre que um homem nasce com qualquer poder extraordinrio e sabedoria, saiba que ele o possua mesmo antes de vir a este corpo; pois no adquirimos qualquer poder ou qualidade acidentalmente, mas todo nosso conhecimento e habilidade esto baseados em experincias passadas ou sries de causas. Assim tambm com aquele que desde seu nascimento desprovido de um fsico ou faculdades intelectuais adequadas. De acordo com a teoria da Reencarnao, todas as almas passam atravs de vrias experincias de nascimentos e renascimentos at que atinja sua perfeio original. Cada vez que uma alma nasce aqui traz consigo o fruto de todas suas existncias prvias, que determina
7


seu carter e ambiente nesta vida. Visto que estes so o resultado do prprio esforo do homem, no pode ser dito que herda suas tendncias virtuosas ou viciosas de seus pais, mas as almas so atradas para aquele ambiente que est de acordo com seus mritos e melhor adequado para o seu crescimento. Alm disso, como os iguais se atraem, ns frequentemente encontramos filhos e pais semelhantes uns aos outros. A Vedanta reconhece que a teoria da evoluo no est completa se confinada apenas aos fenmenos materiais. Ela deve tambm se estender pelos planos superiores da conscincia espiritual do homem. Cada indivduo tem dentro de si o germe da perfeio, e este no atinge seu total desenvolvimento ao se conseguir um corpo humano ou no perodo de uma vida. Por isso necessrio para a alma encarnada continuar a evoluir atravs de mltiplas experincias de prazer e dor at que este germe atinja a manifestao total de sua conscincia espiritual. O objetivo de nossa vinda como seres humanos atingir o autoconhecimento e quando isto conseguido as correntes da escravido se quebram para sempre, o homem tornase divino e no ter que vir aqui novamente como um escravo. A teoria da Reencarnao, como vemos, no nada mais do que a teoria da evoluo levada sua concluso lgica.

A Imortalidade da Alma A imortalidade da alma outro princpio fundamental da filosofia Vedanta. O Ser do homem no est sujeito mudana, mais ainda, no nasce jamais e imortal. Nascimento, morte e tudo o que se encontra no intervalo disso, tm a ver apenas com o corpo fsico, que tem um incio e deve necessariamente ter um fim. Eles no tocam a alma. O Ser no nasce, nem Ele morre, mesmo existindo no cessa de existir. No-nascido, eterno, imutvel, sempre existente, Ele no destrudo quando o corpo destrudo. (Bhagavad Gita)


O corpo decai, mas no a alma, que apenas mora dentro do corpo e o permeia com vida e conscincia, que no maculada por qualquer ao ou condio corprea, assim como o sol no afetado pela janela coberta de poeira atravs da qual ele brilha. Para um verdadeiro Sbio o corpo apenas uma moradia ou um instrumento que ele usa para a realizao de seu estado original de conscincia de Deus. A morte no nada seno ir de uma casa para outra, at que a alma liberte-se do apego s coisas efmeras e ganhe sua libertao das correntes do Karma. O Karma no tem nenhum poder sobre o Ser real. Ele prende apenas o homem aparente ou externo, que se identifica com a natureza e assim cai sob a lei da ao e reao ou causa e efeito. Somente pela sabedoria o individuo pode transcender esta lei e erguer-se acima das dualidades de calor e frio, prazer e dor, e realizar sua natureza imortal. A ideia da imortalidade necessariamente pressupe nossa prexistncia, pois a eternidade no pode se estender apenas em uma direo. evidente que aquilo que no tem fim no pode ter um incio. Como esta vida atual ser uma vida pr-existente para nossa vida futura, do mesmo modo, a vida atual deve ter sido precedida por outras vidas. O Ser o mesmo sempre, no passado, presente e futuro; mas somente quando nosso corao se desenvolve percebemos Sua glria eterna e assim conquistamos nosso ltimo inimigo, a morte.

Yoga A parte prtica do ensinamento da Vedanta chamada Yoga, que literalmente significa juntar ou unio entre o ser inferior e o Ser Supremo. Ela oferece certos mtodos para o treinamento da mente e do corpo para torna-los instrumentos adequados para a manifestao da perfeio j existente em todos os seres. Quando o limitado homem aparente descobre seu Ser interno ilimitado e se une com ele, torna-se iluminado. Jesus expressa a mesma ideia quando
9


fala da comunho com Deus. Este mtodo de comunho com o Divino o que significa Yoga. No h nenhum mistrio nela, como muitos supem. uma cincia inteiramente baseada na observao e experincia direta de Yogis perfeitos, ou almas iluminadas, e um sistema lgico e claro para o desenvolvimento de nossa natureza espiritual. Ela nos ensina como cessar de desperdiar nossas energias desnecessariamente e como us-las corretamente para nosso maior bem. Seu principal objetivo unir todas as nossas foras fsicas e mentais em uma forte corrente, que nos levar realizao do Supremo. A Yoga est dividida em quatro principais caminhos adequados aos diferentes temperamentos:

Karma Yoga Karma Yoga o caminho da ao e nos ensina como executar todos os nossos deveres sem criarmos apego e dependncia. A atividade uma tendncia inerente em todos os seres vivos, mas aprender a dirigi-la atravs do canal apropriado sem desperdcio a meta da Karma Yoga. Um seguidor fiel deste caminho trabalha como os outros, mas abandona todo o apego e desejo egosta, portanto evita reao e sofrimento. Seu ideal trabalhar pelo amor ao trabalho, sem qualquer outro motivo. Se um bom resultado (da sua ao) chega, ele no toma para si o crdito por isto, nem toma sobre si mesmo o descrdito se fracassar; mas oferece todos os frutos de suas aes, boas ou ms, ao Senhor, que o verdadeiro Autor de toda ao. Este o segredo ensinado por Sri Krishna no Gita quando Ele diz: Ao trabalho tu tens direito, mas no aos seus frutos. Aquele que conhece este segredo, para ele todas as aes se tornam um ato de adorao e o conduz Suprema Realizao.

10


Raja Yoga A Raja Yoga nos ensina como controlar nossa natureza interna e externa. O primeiro passo governar as foras que se manifestam atravs de nosso corpo fsico e focaliz-las de forma nica. Com isto ns conseguimos equilbrio correto ou sade perfeita em nossa natureza exterior. Sade absolutamente necessria para nosso crescimento espiritual, pois o corpo o instrumento para a manifestao do esprito e se no estiver em condio apropriada, torna-se um obstculo. Por isso os Yogis prescreveram certas posturas e mtodos de respirao, atravs dos quais podemos purificar nosso sistema e prevenir doenas. O prximo e mais importante passo controlar nossa mente e sentidos, nossa natureza interna. Isto feito atravs da prtica da concentrao e meditao. O estudo de Raja Yoga gradualmente nos conduz assim, das foras mais grosseiras s foras mais sutis de nosso organismo e nos mostra como traz-las sob nosso controle e uni-las em uma nica energia concentrada. O propsito disto, contudo, no meramente conseguir sade ou poder psquico, mas ganhar absoluto autodomnio.

Bhakti Yoga Bhakti Yoga o caminho do amor e da devoo. o caminho mais natural para ser seguido, pois todos temos amor em nossos coraes. Enquanto este amor for entregue s coisas mutveis e efmeras deste mundo, causar desapontamento, sofrimento e escravido para ns. Mas quando ele retirado destas coisas e voltado para Deus, ento ele se torna Bhakti. Assim Bhakti Yoga nos ensina como podemos dirigir toda nossa emoo e sentimentos ao Supremo, que a fonte de toda beleza e bem-aventurana. Visto que Ele o Ser nico e Imutvel, nele apenas podemos encontrar felicidade constante. Portanto Bhakti significa devoo a Deus; apego
11


a qualquer objeto do mundo no Bhakti. Este amor ideal quase inconcebvel enquanto houver sede por dinheiro, nome, fama, poder, ou prazeres sensrios; mas quando todo trao de egosmo ou desejo mundano for apagado, realizamos que nada externo ou transitrio pode satisfazer a fome de nosso corao e que Ele o nico objeto digno de ser amado. Para um devoto Deus no uma mera teoria ou ideal abstrato, mas um Ser real e vivo, com quem ele conversa intimamente e com quem tem uma relao definida, como filho, ou amigo, ou servo. Todas estas relaes so estabelecidas para que possamos sentir que temos um direito sobre Deus e um sentido de proximidade com Ele. O amor tem um maravilhoso poder de unio e quando este amor surge no corao do devoto ele sente o contato direto com o Ideal e todos os seus pensamentos, palavras e aes so oferecidas como um servio ao Bem-amado.

Jnana Yoga Jnana Yoga o caminho do discernimento filosfico e especialmente adequado para aqueles de tendncia intelectual. Sua meta encontrar o espirito luminoso no interior, pois o Jnani no aceita qualquer outro Deus alm de seu prprio Ser, que o Ser de tudo. Isto realizado pelo processo de Neti, Neti (Isto no, Isto no), ou distinguindo o real do irreal, o verdadeiro do falso. Para encontrar este ego csmico ou Ser universal, ele primeiro remove todo egosmo limitado, diferenciando-se do corpo, mente, sentidos e todos os objetos grosseiros deste mundo perecvel. Isto pode ser feito apenas pela constante e rgida negao do ser inferior, mas aquele que persevera com anelo e determinao deixar gradualmente para trs de si todas as irrealidades do universo fenomenal e encontrar em seu interior seu verdadeiro Ser. Ento ser capaz de declarar com convico Eu sou Ele, Eu sou a Verdade, Eu sou o Absoluto Brahman, Eu e meu Pai somos Um.
12


Isto no necessariamente significa que havendo quatro mtodos distintos, no podemos combin-los todos em nossa prtica da Yoga. Nenhum carter perfeito na falta de algum destes. De fato, no podemos seguir um (Yoga) com sucesso sem a ajuda dos outros. Ningum poder ser um verdadeiro trabalhador sem discernimento, autocontrole e devoo a seu trabalho. Nem poder algum se tornar um verdadeiro seguidor do caminho do amor sem possuir uma atividade corretamente dirigida, um julgamento correto e autocontrole. Portanto todos estes devem seguir de mos dadas. Mas em cada carter uma tendncia predomina invariavelmente e isto determina o caminho especial. Mas devemos ter em mente que todos estes caminhos levam a mesma meta.

Universalidade da Vedanta

Da mesma forma que diferentes crregos, tendo suas fontes em diferentes lugares, todos juntam suas guas no grande mar, de forma similar os diferentes caminhos que os homens seguem por diferentes tendncias, por mais divergentes que possam parecer, retos ou cheios de curvas, todos levam a Ti, Senhor. Da forma mais crua de adorao simblica a mais sublime concepo de verdade abstrata, todas as fases da religio tm um lugar na religio da Vedanta. Ela capacita um dualista a encontrar seu supremo ideal de auto entrega aos ps do Senhor; e tambm a um monista realizar seu verdadeiro Ser interno como o Ser de tudo, sem depender de nenhuma forma externa de Deus. Um Ser Infinito deve ser com forma e sem forma. Os sbios O definem como Desconhecido e No Conhecvel, porque impossvel para a mente finita compreender o Infinito completamente. Por isso o ensinamento da Vedanta nunca rotula o caminho de Deus por um nome ou seita, mas reconhece a necessidade de inumerveis formas de adorao apropriadas aos vrios graus de desenvolvimento entre
13


os seres humanos. Ela no interfere com qualquer modo natural de pensamento do homem, mas acelera seu crescimento dando a ele ajuda e simpatia onde quer que ele se encontre. Ela aceita todas as Escrituras Sagradas do mundo e reverencia todos os Salvadores e profetas. Acredita que o mesmo Evangelho da Verdade pregado por todos, a nica diferena a da linguagem e no do significado essencial. Por isso, no existe lugar na Vedanta para o proselitismo. A Vedanta ensina a cada um como atingir o mais elevado em sua prpria religio, mas diz a ele que deve permitir o mesmo privilgio ao seu irmo, que pode estar seguindo algum outro aparentemente diferente caminho. Na religio da Vedanta todos somos filhos de Deus e temos direitos iguais sobre Ele. Assim no h lugar para discrdias; mas vendo o nico Divino Poder detrs de todas as formas de adorao, ela proclama a tolerncia e assimilao universal, e a toda humanidade d esta bno: Que Ele que o Pai nos Cus dos Cristos, Allah dos Maometanos, Buddha dos Buddhistas, Ahura Mazda dos Zoroastrianos e a Divina Me e Brahman dos Hindus, d a todos paz e bnos . Paz! Paz! Paz para ns e para todos os seres vivos!

14

También podría gustarte